xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 março 2010

BLOGHUMOR:SOMOS PALHAÇOS OU PAIAÇOS-Por Wilson Bernardo.


600
TORCEDORES. ACREDITEM...DOCE É PIRULITO


Divulgado o publico no Mirandão na noite de ontem em que jogaram O CRATO E O GUARANI de Juazeiro, lamentavelmente, pairam os mistérios nos ares do cariri, um publico medíocre,e lamentavelmente acreditem, na várzea, é bem melhor e publico superior. POUCO MENOS DE 624 TORCEDORES foram ao Mirandão ontem,vejam um das fotos e contem as seiscentas se for possível...Parabéns senhores do futebol MISTER M.

É triste,o que parece não é....


Wilson Bernardo (Texto& Fotografia)

FUTEBOL: O DINHEIRO SEMPRE VENCE...Por Wilson Bernardo.


CRATO
DINHEIRO 3X1 GUARANI(Juaz.)


Está provado. Onde peia e dinheiro não resolver é porque foi pouco, e ontem, os jogadores do Crato estavam com os bolsos cheios e bem pagos, a diretoria quitou alguns meses ou um mês, não sei bem ao certo, mas a verdade é que estavam todos satisfeitos e o time voou dentro de campo, uma senhora vitoria, em que credencia o Crato um forte candidato a ir para o G4, e quem sabe disputar as finais do returno, dinheiro é dinheiro e atleta é como pintiadeira, liso não se enfeita a prenda.

Um grande jogo
E todos satisfeitos

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

COMPOSITORES DO BRASIL


HAROLDO BARBOSA

Por Zé Nilton

Quem assistisse aos primeiros grandes programas humorísticos no rádio desde o final da década de 1950, sem dúvida encontraria o nome de Haroldo Barbosa na direção, juntamente com outro monstro sagrado em redação e direção humorística, e ainda vivo, Max Nunes.

Com o advento da televisão todos os grandes programas criados por ele migram para a telinha, continuados pelo parceiro Max Nunes. Por exemplo, os tipos e as caricaturas de um Chico Anísio, de um Jô Soares, vieram do rádio e firmaram-se na televisão, sendo aplaudidos ainda hoje.

Haroldo Barbosa, como tantos e tantos, entra para a cena artística através do rádio. O rádio no Brasil começa lá pelos começos dos anos 1920. Chega ao auge a partir da década de 1930/40. Nele se firma não só como humorista, mas também como fino compositor e excelente músico.

Alguns clássicos da bossa nova saíram de suas criações e foram gravados por artista como João Gilberto, Lúcio Alves, Aracy de Almeida, Rosa Passos, Elizeth Cardoso, os Cariocas, e continuam atualizando-se nas vozes de grandes cantores do presente.

Nesta quinta-feira a nossa homenagem a Haroldo Barbosa, que não está mais entre nós, mas que deixou sua marca indelével e definitiva no panteão da Música Popular Brasileira que, enquanto houver um violão, um barzinho e ouvidos sensíveis à música que toca ao coração e desperta o espírito para as coisas boas da vida, decerto a música de Haroldo Barbosa tocará (falará) mais alto.

Vamos falar um pouco de sua obra enquanto ouviremos:

De conversa em conversa, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto gravação original de 1943;
Nossos momentos, de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Rumba de Jacarepaguá, de Haroldo Barbosa, com Emilinha Borba, 1945;
Bar da noite, de Haroldo Barbosa e Bidu Reis, com Nora Ney, 1945;
Tin Tin por tin tin, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto, gravação original de 1946
Canção da manhã feliz, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Não se aprende na escola, de Haroldo Barbosa, com Aracy de Almeida, 1950;
Eu quero um Samba, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Demônios da Garoa, 1961;
Só vou de mulher, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961;
Pra Que Discutir Com Madame, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Rosas Passos, 1975;
Meu nome é ninguém (a lâmpada apagou) Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Doris Monteiro, 1961;
Notícia de Jornal de Haroldo Barbosa, com Chico Buarque, 1975,
Palhaçada.Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961.

Quem ouvir, verá!


Informação:
Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Rádio Educadora do Cariri
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Apoio Cultural: CCBN

BlogHumor - Uma ODE aos Preguiçosos !



Achei o MEU MÉDICO !!!

Dr. Paulo Ubiratan, de Porto Alegre, RS, em entrevista a uma TV local, foi questionado sobre vários conselhos que sempre nos são dados...

Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?

Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?

R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.

P: Devo reduzir o consumo de álcool?

R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela.. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?

R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!

P: Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! ... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?

P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.

P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco? !!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!

E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão - tira-gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente
usado, gritando: VALEU !!! QUE VIAGEM!!!

P S.: SE CAMINHAR FOSSE SAUDÁVEL O CARTEIRO SERIA IMORTAL...!
BALEIA NADA O DIA INTEIRO, SÓ COME PEIXE, SÓ BEBE ÁGUA E É GORDA.....!

LEMBRANDO: COELHO CORRE, PULA E VIVE 15 ANOS, TARTARUGA NÃO CORRE NÃO FAZ NADA E VIVE 450 ANOS

Informar é preciso - Postado Por: José Flávio Vieira

Por : Carlos Heitor Cony


Com a redundância de informações, via jornais, tevês, rádios e agora a internet, vou buscar em folhas antigas alguma coisa que não seja sucessão presidencial e crise no DF. Dou de cara com uma nota que veio de Bombaim: suicidou-se na tarde de ontem um faquir aposentado que abandonara a família para se dedicar à adoração do Sol, do Boi e da Cebola. Tantas fez que descolou um discípulo, Amaro das Vinhas, natural do Crato, a quem o faquir ensinou um modo de preparar carne de boi ao sol com bastante cebola.Amaro morreu de indigestão mas feliz, pois descobrira que praticara a teofagia, ou seja, comera seus deuses.

Em Rangoon, o mais famoso poeta de Burma espantou seus admiradores quando saiu de casa completamente nu.Impelido pela multidão para o interior de um templo, o poeta começou a bradar em altas vozes: “A poesia morreu,deixem-me morrer também!” A polícia tentou negociar, dizendo que o poeta podia morrer mas tinha de se vestir primeiro.Em sinal de protesto,o poeta preferiu continuar vivo e nu. Sacerdotes do templo pediram aos fiéis que orassem pelo bardo em desespero. No Largo dos Pilares, RJ, o menor Francisco Clementino,de 11 anos, foi preso em flagrante quando seduzia uma senhora de 65 anos. Chamado a intervir no caso, o juiz de menores pediu em edital que alguém tomasse conta do garoto. Apresentou-se uma senhora de 65 anos,que o juiz suspeita ter sido a mesma que fora seduzida pelo menor. No Tibete, voltou ao principal convento da maior cidade local um monge budista que fora preso na Via Veneto, em Roma, em atitude de exibicionismo sexual. Repatriado ao Tibete,o monge organizou uma expedição de outros monges para conhecer os perigos daquela cidade cristã e pecaminosa.

Gazeta do Povo - 28/02/10

Comunicado do Sindicato dos Bancários do Cariri

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CARIRI informa a todos os bancários que está ingressando com AÇÃO de cobrança de restituição de Imposto de Renda sobre 1/3 (um terço) constitucional de férias, para aqueles que venderam 10 dias de férias nos últimos dez anos.

Documentos necessários
- Comprovante onde conste a retenção do IR (10 últimos anos);
- Cópia da CTPS (folhas: foto, qualificação, anotação de férias)
- Cópia do CPF e RG;
- Comprovante de residência;
- Procuração e declaração (o sindicato dispõe do modelo).

Maiores esclarecimentos pelos telefones: 3251.2466 – 3521.3717 (Maria ou Ambrósio) ou pelo Email seebcariri@veloxmail.com.br.

Atenciosamente,

Departamento Jurídico
SEEB/CARIRI

BlogHumor - 8 tipos de pessoas que você nunca deve convidar para sua festa - Por: Samuel P. Teles


1. A PESSOA QUE INSISTE EM LIMPAR SUA FESTA ENQUANTO ELA AINDA ESTÁ ROLANDO.
ONDE VOCÊ VAI ENCONTRÁ-LOS
Na sua frente, perguntando se a sua bebida está terminando. Ou, atrás de você se movendo com um saco de lixo e um olhar fixo no seu rosto, como se ele fosse caçar Osama Bin Laden durante os últimos 6 anos.
POR QUE ELE VAI ARRUINAR SUA FESTA:
Beber uma cerveja é muito menos agradável quando alguém está perguntando se você está terminando a cada cinco minutos. É ótimo que eles queiram ajudar a limpar, mas se você decidiu ter uma festa , você já ficou ciente do fato de que quando isso acabar, sua casa vai parecer com o banheiro que Cary Elwes acordou, no filme Jogos Mortais I.

2. O CARA QUE FICA BÊBADO NAS PRIMEIRAS HORAS.
ONDE VOCÊ VAI ENCONTRÁ-LO:
Perto do freezer, óbvio, porque é aí que toda a cerveja está! Ou na sua cama vomitando.
COMO ELE VAI ARRUINAR SUA FESTA:
A partir do momento esse cara aparece, tudo o que ele diz tem um ponto de exclamação no final. “Essa festa é demais, cara!“, “Estou pronto para essa festa!“. Então, uma hora e 13 cervejas mais tarde esse cara é incoerente, quase caindo em seus pés e dizendo coisas como “Essa feeeestgjlskdvm …” Assim, em vez de você chutar para trás e sair com seus amigos, você tem que passar o resto da noite, certificando-se que ele não vomitar no seu sofá ou dar em cima da sua namorada.

3. PESSOA QUE SÓ CONHECE VOCÊ.
ONDE VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LOS:
Cerca de dois metros à direita, de pé em silêncio, olhando para você.
POR QUE ELES VÃO ARRUINAR SUA FESTA:
Você convidou eles, porque durante os quatro minutos e meio do dia que você conversa com eles no trabalho/escola/vida, parecem ser muito legais e fazem a impressão de que você faz mais que um colega: um companheiro. Exceto quando eles chegam na sua festa, ficam tensos como o Dramatic Chipmunk. Você tem duas opções neste momento, 1) Entretê-los e incluí-los em todas as conversas que você tem a noite inteira, como se fossem sua esposa ou marido, mesmo que você provavelmente não sabe o seu sobrenome, ou 2) Deixá-los em a própria sorte em um canto por si só, olhando para você.

4. A MENINA QUE COMEÇA A CHORAR.
ONDE VOCÊ VAI ENCONTRÁ-LA:
Ela geralmente está escondida no banheiro (ocupando este espaço valioso) com três de suas melhores amigas.
COMO ELA VAI ARRUINAR SUA FESTA:
A pior parte é que esta menina não está chorando porque seus pais morreram ou por que perdeu um membro. Ela está chorando porque ela sempre precisa ser o centro das atenções. Se todos não são focados nela, ela começa a chorar mais alto sobre o seu emprego ou algum cara que não vai sair com ela ou o quão gorda está as maçãs de seu rosto. Isto significa que você tem que sentar lá e deixá-la derrubar a vibe da sua festa ou levá-la para fora e ouvi-la choramingar sobre absolutamente nada. Se possível, coloque ela perto do seu amigo bêbado sem saber, ela provavelmente vai pensar que ele está ouvindo tudo.

 

5. A PESSOA QUE LEVOU UM FORA DA NAMORADA/NAMORADO.
ONDE VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LOS:
Em qualquer canto onde eles foram capazes de interromper e forçar alguém para ouvi-los falar sobre “como eles não sabem o que aconteceu“, e como ele via que “parecia que as coisas estavam bem e, em seguida, ela apenas disse que pensou que éramos diferentes agora. O que isso quer dizer? Você sabe porque? Se não, dane-se! Eu sinto muito a falta dela. Meu nome é Marcelo, tudo bem?“
COMO ELES VÃO ARRUINAR SUA FESTA:
Se soubesse que essas pessoas ficariam deprimidas na minha festa, eu gostaria de dar a elas uma cópia do filme Schindler’s. O problema com essas pessoas é que eles não se importam com quem falam, e não há desculpa que você dê que vai impedi-los de falar com você, “Ei, eu tenho que ir no banheiro“, “Não se preocupe, eu vou esperar por você, ao contrário da minha ex-namorada, que não iria esperar, não importa o quão importante era para mim ir ao banheiro, ela não queria nem saber! “

6. O BABACA QUE SE ACHA DJ.
ONDE VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LO:
Perto do som com uma cara de cão sem dono ou com um MP4 xing-ling querendo conectá-lo no amplificador.
COMO ELES VÃO ARRUINAR SUA FESTA:
Ele pensa que a sua coleção de música é uma porcaria e foi muito sábio de sua parte levar seu MP4 com músicas que, para ele, são as melhores para sua festa. A playlist do seu tocador é simples: forró e axé. Se você o proíbe de levar o MP4 ou confisca, este imbecil já trás consigo um instrumento musical, basicamente um violão. Na sua festa ele senta no meio da casa e começa a cantar músicas mais alto que o som ambiente para ganhar toda atenção do público e posteriormente introduzir cânticos como “Você é raio de saudade, meteoro da paixão”.

7. O PRÍNCIPE/PRINCESA DOS CRENTES.
ONDE VOCÊ PODE ENCONTRÁ-LOS:
Sentado no seu sofá, tomando um copo d’água que ele diz ser purificado pelo Senhor ao ser posto em cima da televisão, enquanto ler trechos da bíblia, mas especificamente o Apocalipse.
COMO ELES VÃO ARRUINAR SUA FESTA:
Festas são os melhores lugares para esses crentes pregarem a palavra e converter a maior quantidade de jovens. Deve haver alguma associação na qual quantos mais pessoas eles converterem mais perto do paraíso eles estarão. Haja como se imediatamente ao acabar a festa, todos vão se confessar pedindo perdão pelos prazeres da carne. Amém.

8. O CARA QUE É METIDO A DANÇARINO PROFISSIONAL.
ONDE VOCÊ VAI ENCONTRAR ELE:
Ele está em qualquer canto dançando a mesma dança em todos os ritmos. Não importa, ele vai do bolero ao heavy metal como se estivesse num show dançando “Todo Enfiado”.
COMO ELE VAI ARRUINAR A SUA FESTA:
De todas as formas. Na verdade você chama querendo que ele diga “Obrigado, mas não vai dar, tenho aula de dança, hoje vamos aprender uns passos da Christina Aguilera, valeu mesmo“. Sua dança requer espaço, ao fazer uma festa em casa, o filho da mãe vai derrubar primeiramente o abajur, em seguida vai enrolar o pé no fio do som, parando a sonorização por alguns minutos. Tente não deixar ninguém oferecer nada alcoólico para este elemento, se sóbrio ele insiste em dançar desse jeito... que dirá bêbado.

P.S.: Recebí por e-mail

Por: Samuel P. Teles

Sociedade Melpomenense e o Teatro de Todos os Santos ( Parte II )

Pioneirismo do Crato nas Artes Cênicas cearenses

Por : J. Flávio Vieira

A Comissão Científica de Exploração

Pouco mais de dois anos depois do pretenso desmoronamento do Teatro de Todos os Santos, em 08/12/1859 , há exatos 150 anos, chegaram a Crato os membros da Comissão Científica de Exploração, criada pelo Governo Imperial : Francisco Freire Allemão de Cysneiros(1797-1874), chefe da Seção de Botânica e presidente geral da Comissão e seu ajudante e sobrinho o médico Manuel Freire Allemão; Manoel Ferreira Lagos(1816-1871)(Foto 6), chefe da Seção de Zoologia e seus auxiliares João Pedro Vila Real e João Lucas Vila Real de Capanema;

Manuel Ferreira Lagos


Antonio Gonçalves Dias(1823-1864) (Foto7 ), o grande poeta romântico indianista: “Príncipe dos poetas brasileiros” , chefe da Seção de Etnografia e João Martins da Silva Coutinho;

Antonio Gonçalves Dias

Giacomo Raja Gabaglia(1826-1872), chefe da Seção de Astronomia. Além de José dos Reis Carvalho(1800-1872?), professor de Desenho na Escola da Marinha, aluno de Debret, o responsável pela documentação iconográfica da expedição. A Comissão Exploradora havia sido uma proposta do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1856, ao Governo Imperial, no sentido de “formar uma Comissão de notáveis cientistas e naturalistas com fins de explorar as províncias menos conhecidas do Brasil formando também, para o Museu Nacional uma coleção dos produtos dos reinos orgânico e inorgânico e de tudo que possa servir de prova do estado de civilização, indústria, uso e costumes de nossos índigenas”. Os integrantes permaneceram em Crato até a primeira quinzena de Abril de 1860, com exceção de Gonçalves Dias e Capanema que apressaram a volta por questões burocráticas em fevereiro e Francisco Freire Allemão que por problemas de saúde, voltou à Fortaleza em 08/03/1860. A Comissão Científica de Exploração, como foi chamada, foi um dos marcos para a afirmação de uma ciência nacional, compreendida como ciência feita por brasileiros, a fim de conhecer os temas brasileiros


Freire Allemão – O elo inesperado da corrente

Francisco Freire Allemão de Cysneiros(Foto 8) , filho de humildes lavradores, nascera em Campo Grande, Rio, em 24/06/1797.Formou-se em Medicina na mesma cidade e doutorou-se em Paris, defendendo tese sobre o uso do iodo no combate à papeira.Voltando ao Brasil foi catedrático de Botância e Zoologia da Faculdade Médica do Rio de Janeiro e presidente por duas vezes da Academia Imperial de Medicina e é considerado o maior botânico brasileiro do Século XIX. Contribuiu de maneira inequívoca para a grande obra de Von Martius : Minervas Brasiliensis. A Freire Allemão foi entregue a presidência geral da Comissão Científica Exploradora por D. Pedro II, sob orientação do Marquês de Sapucaí, então presidente do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Chegou ao Crato em plena maturidade intelectual, aos 63 anos de idade. Aqui permaneceu de 08/12/1859 até 08/03/1860, por exatos três meses. Francisco Freire Allemão não apenas chefiou uma Expedição polêmica com compretência e firmeza. A ele devemos um delicioso diário da viagem empreendida , tendo nos deixado um preciosíssimo relato do Crato dos meados do Século XIX : seus costumes, seu cotidiano, suas paisagens. Por incrível que possa parecer “O Diário de Viagem de Freire Alemão” ficou inédito até 2007, quando foi publicado numa edição muito bonita, pelo Museu do Ceará. Lá, qual não foi minha surpresa, quando li atônito, entre seus afazeres num domingo, dia 18/12/1859:
“Às Aves Marias, estando-nos aprontando para irmos ao teatro, onde representa um politiqueiro baiano, chegou o Brígido com um moço do Jardim, muito bem-parecido e bem trajado; este fez oferecimento para quando fôssemos ao Jardim. Fomos o ao teatro, mas não ficamos até o fim, porque não valia a pena. Havia muita gente masculina, mas senhoras poucas e, destas, poucas bonitas. O teatro é pequeno, estava muito escuro, mas me pareceu melhor que o da capital, o que prova nele mais efeito é o teto de telha vã; tem duas galerias para senhora, uma baixa, que estava vazia, a de cima só metade tinha famílias, a outra metade, estando vazia foi invadida pelos homens e nós ficamos para lá também.”

Este texto me pareceu revelador. O Crato desta época, no dizer de Irineu Pinheiro(Cidade do Crato-1955), possuía pouco mais de 2000 habitantes. Estendia-se de Norte a Sul da Rua do Pisa ( atual D. Quintino) até a Travessa das Olarias , depois chamada de Fundo da Maca, ali no Canal do rio grangeiro próximo ao atual mercado da carne. De nascente a poente , da Rua Boa vista ( atual Nélson Alencar) até à da Pedra Lavrada ( hoje, Pedro II). O abastecimento de água se fazia através de uma levada trazida do Rio Grangeiro e que chegava à Rua do Pisa, se estendendo por toda Rua grande( hoje João Pessoa), forrada de Pedra e Cal. A cidade já tinha o seu primeiro jornal : “O Araripe”, fundado por João Brígido em 07/07/1855. As casas eram de telha e tijolo de adobe , de taipa ou de palha de babaçu de cima a baixo. Há pouco se havia inaugurado o primeiro sobrado da cidade( 1857) e o cemitério da vila(1853). Era muito baixo o nível intelectual da sociedade, o Bê-a-Bá era ensinado em poucas escolas públicas e particulares. O ensino Secundário só chegaria em 1875, com o Seminário São José.
Pois bem, mas o relato de Freire Allemão, a que não teve acesso Irineu Pinheiro, demonstra que em dezembro de 1859 o Teatro de Todos os Santos ainda estava de pé. A menos que pensemos na improbabilidade de se ter na cidade uma outra casa de espetáculos naquelas épocas tão remotas. E mais, o teatro era pequeno, mas tinha galerias masculinas e femininas (estas em piso superior e inferior) e mais: o teatro já era maior que o da capital do estado. A peça em pauta parecia uma comédia que explorava a politquice crônica brasileira, não tão diferente dos temas atuais. Estes fatos reforçam o pioneirismo da cidade culturalmente: em 1857 já tínhamos um teatro melhor que o de Fortaleza . Apenas 17 anos depois da invenção do cinema pelos irmãos Lumière, já existia em Crato( em pleno interior do Ceará) , o “ Cinema Paraíso”(1911).

Texto e Pesquisa : J. Flávio Vieira

CRATO - Notícias do dia 03 de Março de 2010



Programa Projovem Trabalhador abre 500 novas vagas para o Mercado de Trabalho em Crato.

Com o objetivo de qualificar, preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho em Crato, serão abertas nos dias 04, 05 e 06 de Março as inscrições para a seleção do programa Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã. Neste ano de 2010, serão oferecidas 500 vagas para cursos que variam desde Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, atendendo às demandas do Município. O programa Projovem Trabalhador/Juventude cidadã é um projeto amparado pelo ministério do Trabalho e Emprego, e que no município do Crato, através de um grande esforço do Prefeito Samuel Araripe e da Secretária de Ação Social Liduína Alves, que manteve contatos com o Ministro Carlos Luppi, conseguiu aumentar de 125 para 500 vagas no município, a fim de que jovens, entre 18 e 29 anos estejam se qualificando para as diversas modalidades. Vale salientar que em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. As inscrições do projeto ProJovem trabalhador acontecerão nos dias 04, 05 e 06 de Março, e a divulgação do resultado, no dia 12. Não há nenhum custo de inscrição. Os interessados devem apenas se enquadrar no perfil do público alvo, entre 18 e 29 anos, NÃO ter emprego formal, e comparecer à Secretaria de Ação Social munidos de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista ( para os Homens ), e Comprovante de Residência.

Prevest do Município consegue bons resultados em aprovações

Mais uma vez, o vestibular oferecido pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação, obteve êxito. Mais 28 jovens conseguiram ingressar na Universidade. O Secretário de Educação do Município, Valentim Dantas, comemora o resultado. O Prevest do Município funciona na Escola São Francisco, antiga Alexandre Arraes, e oferece vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e de baixa renda, que não podem pagar um curso particular. A Secretaria de Educação parabeniza os jovens aprovados, e agradece o empenho de todos os professores que fazem o Prevest funcionar.

Crato será contemplado com Casa de Mediação Comunitária

O município do Crato será beneficiado a primeira das 20 casas de mediação que serão instaladas no Ceará, pelo Governo do Estado. Foi realizada na manhã da última sexta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Crato, o curso de mediação comunitária, que terá continuidade hoje, durante todo o dia. As casas de mediação serão concedidas por meio do Governo do Estado. A informação foi repassada pelo Centro Comunitário de Defesa Social – CCDS. Diversas autoridades estiveram presentes na abertura do evento. As Casas de Mediação Comunitária do Estado do Ceará que têm contribuído para a efetivação dos direitos constituintes da cidadania e do acesso à justiça; considerada um dos mais eficientes desses instrumentos pode ser empregada, extrajudicialmente,na solução de conflitos transacionáveis e, judicialmente, como um valioso instrumento auxiliar da Justiça. É um instrumento consensual e não-adversarial e uma forma de acesso à justiça de forma facilitada. A Mediação é um mecanismo de resolução de controvérsias pelas próprias partes, construindo estas, uma decisão ponderada, eficaz e satisfatória para todos.

Governo do Crato promove Curso de Informática e incentiva os cidadãos para o Mercado de Trabalho

A Secretaria de Ação Social do Crato por meio do Centro de Referencia em Assistência Social- CRAS, Alto da Penha inicia hoje, quarta-feira, 3 o Curso de Informática para inscritos acima de 16 anos. O curso é gratuito e oferecido pela Prefeitura Municipal do Crato e tem o objetivo de promover a educação, inclusão social e capacitação para o mercado de trabalho. O treinamento em informática é composto por 5 turmas em um total de 50 pessoas que terão aulas na Tec Center Informática, no centro da cidade, nos turnos manhã tarde e noite.

Escola da Serra do Cruzeiro passa por ampliação

Atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da Serra do Cruzeiro, a Secretaria de Educação, através ordem de serviço do prefeito Samuel Araripe, ampliou a escola Josefa Salviano, construindo uma sala de aula para educação infantil, além de depósito e banheiro. A população daquela comunidade, conforme o Secretário Valentim Dantas, fica, dessa forma, melhor assistida e em melhores condições de desenvolver a atividades escolares.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Reunião da Associação Cearense de Forró


Ontem, dois de março, aconteceu a primeira reunião da ACF - Associação Cearense de Forró aqui na região do Cariri. O evento, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, teve lugar no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA) e contou com a presença de boa parte de artistas da região do Cariri. Na realidade sentimos a falta ainda de muitos artistas, produtores e empresários do ramo da música, mas as pessoas que lá tiveram puderam conferir os propósitos que tem a ACF e quais os projetos futuros que se pretende implantar no Ceará. Na oportunidade foi marcada uma nova reunião, no mesmo local, para o dia 10 de março, quarta-feira, onde procuraremos fazer maior mobilização do setor da música caririense, já que não foi possível a presença da grande maioria, o que foi totalmente entendido por todos, pela urgência com que foi marcada essa primeira reunião. Portanto, fica aqui já feito o convite para o nosso próximo encontro e gostaríamos muito da presença de todos os envolvidos.
"Obrigado ao Kaika pelo convite e pela oportunidade de estar aqui presente e creio que esse é começo de uma nova realidade que está se dando ao verdadeiro forró cearense", afirmou o poeta e músico Ermano Morais, um dos participantes da reunião de ontem, assim como o Galvão, Saraiva, Expedito e outros.
Dissemine essa idéia e participe desse momento super importante para a preservação do nosso verdadeiro forró.

História do Crato - Mensagem do Ex-Prefeito Raimundo Bezerra sobre a Internet - O Pensamento do Dia


"Se você quiser ser eterno, Plante Idéias !"


NE - Em 1998, tive o prazer de fazer parte da equipe que criou o primeiro website oficial da Cidade do Crato na Internet, uma idéia do prefeito Visionário Raimundo Bezerra, que naquela época, já previa os frutos que hoje estamos a colher. Guardo com muito carinho as suas palavras, eternizadas no site "O Crato Virtual", que está desativado no momento, mas que em breve, pretendo disponibilizar como um documento da história da cidade. ( Dihelson Mendonça ).

"Temos a responsabilidade de criar condições favoráveis para nossa gente, garantindo a todos o pleno direito de exercício da cidadania, buscando o objetivo maior, que é a vida tranquila, de boa qualidade. A plenitude desse direito é revigorada no acesso do homem aos meios da saúde, a educação e ao mercado de trabalho. Crato por tradição histórica, política, social e cultural, sempre se destacou por seu potencial natural e sua exuberante paisagem que encanta quantos o visitam. É nosso dever como poder público manter acesa a chama da história deste município que sempre se destacou como geo-centro do Nordeste do Brasil com suas particularidades e seu forte potencial produtivo. O reconhecimento do cidadão nas ações públicas está na segurança de poder nascer, crescer e construir uma família com a certeza de demonstrar, que lhe foi permitido garantias reais a esse mister, e, finalmente justificar seu dever como cidadão participativo que contribui para o engrandecimento da sociedade. Cabe a todos esse direito de participar, para que o futuro seja o resultado do nosso presente. O Crato, no seu histórico pioneirismo, não poderia ficar de fora dos modernos avanços da tecnologia das comunicações eletrônicas e do já existente aldeamento global. Com o advento da Internet, podemos projetar ao mundo de maneira rápida, realista, e moderna, o legado dos nossos antepassados gloriosos de suas causas nobres, que tornam o Crato um ponto referencial único dentro da história sócio - política do nordeste brasileiro, e as suas projeções altivas para a cultura e a Cyber - Cultura do próximo milênio. Sejam bem vindos, "nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade. "

Por: Dr. Raimundo Bezerra

Dilma tem 40% entre beneficiados do Bolsa Família; Serra, 25% - Por Moisés Rolim


Pesquisa Datafolha mostra que a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa entre os eleitores beneficiados pelo Bolsa Família. Dilma alcança 40% dos votos entre os inscritos no Bolsa Família, contra 25% de José Serra (PSDB) e 10% de Ciro Gomes (PSB). Marina Silva (PV) tem 8% nesse universo. A liderança da petista chega a 46% dos votos entre os inscritos no Bolsa Família no cenário sem Serra nem Ciro. No domingo, o Datafolha revelou que a diferença entre José Serra (PSDB) e a pré-candidata petista caiu de 14 para 4 pontos desde dezembro. O tucano tem 32% contra 28% de Dilma no principal cenário. A Folha informa, no entanto, que a vantagem da petista não se mantém entre os contemplados por financiamentos de habitação popular do programa Minha Casa, Minha Vida.

O Datafolha entrevistou 2.623 brasileiros de 16 anos ou mais em 144 municípios nos dias 24 e 25 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Folha de São Paulo
Postado por: Moisés Rolim

Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão em homenagem ao Seminário são José de Crato

Seminário Diocesano São José de Crato - foto de Dihelson Mendonça

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará
Postado por Armando Lopes Rafael

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em conjunto com o Fórum Permanente pela Educação da Assembleia Legislativa prestou homenagem, na tarde desta terça-feira, 2 de março, Seminário São José do Crato, pelos 135 anos de sua fundação. A iniciativa foi do deputado Professor Teodoro Soares (PSDB). “O seminário mostra a preocupação da igreja com a boa formação dos jovens", afirmou o parlamentar.

Professor Teodoro lembrou ainda que até hoje o Seminário continua participando da educação, promovendo cursos superiores de Filosofia e Teologia, contribuindo assim para a formação pessoal e profissional da população do Cariri.

O Seminário do Crato foi criado em caráter transitório pelo Bispo Dom Antonio Luiz dos Santos em março de 1875. Após 10 anos fechado, em 1909 passou a funcionar no Colégio São José, com direção do padre Pedro Esmeraldo da Silva.
Durante a solenidade o desembargador Francisco Suenon Bastos, falou da sua passagem pelo Seminário, entre 1957 e 1960. Ele explicou que estudando na instituição aprendeu a tratar as pessoas reconhecendo-as como cidadãs e fez amizades fraternais que ainda hoje mantém contato. "Tenho o Cariri como minha terra, muito embora não tenha nascido lá, mas foi lá que alimentei e formei em mim os fundamentos humanistas", afirmou.

O desembargador Celso Albuquerque de Macedo leu um texto que denominou "aula da saudade", lembrando a sua ida para o Seminário e a rígida disciplina que era imposta aos alunos. Já o desembargador José Eduardo Machado de Almeida, afirmou que trouxe o estudo do Seminário para o vestibular de direito, para a sua especialização e para toda a sua vida. "Ainda hoje trago o que aprendi no seminário São José do Crato e aplico na minha vida", concluiu.

O desembargador Lincoln Araújo, expressou o orgulho de ter passado pelo Seminário São José e disse ter consciência de que foi nesta época que formou sua moral. Por sua vez, o Dr. João de Aquino Lima Verde, disse que sempre que lembra do Seminário, vêm à mente muitas lições que deveriam estar presentes nas disciplinas escolares ainda hoje. "O Seminário São José do Crato ensina como assumir a postura de estudo e o Brasil deveria assumir essa postura", sugeriu.

Também esteve presente o padre Francisco Ivan de Souza, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o professor da Universidade Regional do Cariri, José Nilton Figueiredo.

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

CRATO - Previsão do Tempo - Hoje - Dia 03 de Março de 2010


Fonte: Climatempo

TSE aprova regra que impede doações ocultas na campanha

BRASÍLIA - Contrariando os principais partidos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira uma regra que impedirá doações ocultas nas campanhas de 2010. Essa decisão deve contrariar também as empresas doadoras. Até as últimas eleições, pessoas e empresas costumavam doar aos partidos que, por sua vez, repassavam aos candidatos. Na prestação de contas, os candidatos não especificavam a origem dos recursos, mantendo o sigilo do colaborador. Neste ano, a prática estará proibida: todos os candidatos deverão informar à Justiça Eleitoral o real doador de dinheiro, dos bens ou dos serviços prestados ao longo da campanha.

O TSE também aprovou o uso de cartão de crédito para pessoas físicas contribuírem para as campanhas, pelos sites dos candidatos na internet ou pessoalmente, nos comitês financeiros. Todas as doações serão feitas mediante identificação do doador, com nome e CPF. Ao fim da campanha, os candidatos e partidos deverão enviar cópias desses recibos à Justiça Eleitoral como prestação de contas.

A ideia vinha sendo defendida pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, desde a campanha do democrata Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos.

- Não queremos fechar as torneiras das contribuições. Pelo contrário, queremos abri-las. A Justiça Eleitoral não tem por que se opor à amplitude do financiamento. O ideal seria inverter a lógica tradicional, em que um pequeno número de pessoas doam grandes quantias. Seria melhor um grande número de doadores com pequenas quantias, porque aí ninguém ficaria refém de ninguém - disse Ayres Britto no julgamento. O TSE também aprovou a regra que permite o voto em trânsito para presidente da República. No dia da votação, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, mas se estiver em uma das capitais brasileiras, poderá votar para presidente da República.

Fonte: Jornal "O Globo"

Empresa estava desmatando uma APP, na Serra do Araripe. Sem autorização, ICMBio interrompeu a ação - Reportagem: Antonio Vicelmo


Desmatamento é embargado

Técnicos do ICM-Bio foram até a área que estava sendo devastada, no Sítio Jenipapo, distrito de Santas Fé, em cima da Serra do Araripe, localizado na Área de Proteção Ambiental - ANTÔNIO VICELMO

Crato. O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM-Bio) embargou o desmatamento de 230 hectares de mata nativa, no Sítio Jenipapo, distrito de Santa Fé, em cima da Serra do Araripe, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA-Araripe), ao lado da "Mata dos Cavalos", onde ocorreu o massacre contra os moradores do Caldeirão do beato José Lourenço. Foi embargada também a perfuração de um poço profundo que estava sendo aberto na Área de Preservação Permanente (APP) pela empresa "Água Viva Poços Artesianos", que vai responder a inquérito administrativo. O proprietário da área devastada é o empresário Albino Callou Barros, residente em Fortaleza, que foi enquadrado no Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008, Lei de Crimes Ambientais, que pune com multa e sanções administrativas o infrator. De acordo com o auto de infração, assinado pelo técnico ambiental Raimundo Macedo Leite, o desmatamento estava sendo feito sem autorização e sem licença ambiental. O proprietário é acusado de causar danos à unidade de conservação e supressão de vegetação na zona de amortecimento da Floresta Nacional do Araripe.

Devastação

O desmatamento com a utilização de dois tratadores, equipados com grades, foi iniciado no começo do mês de fevereiro, mas, somente no dia 22, os técnicos do ICM-BIO tomaram conhecimento da devastação. O proprietário do terreno foi notificado para apresentar a documentação que autoriza o que seria um Plano de Manejo para o plantio de capim e criação de gado. Os documentos apresentados, segundo os técnicos, não cumpriram as exigências dos órgãos ambientais. O proprietário apresentou apenas um projeto, a localização, a área a ser utilizada, que era apenas de 59 hectares e uma autorização parcial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizando o roço do capim já plantado na área. A autorização adverte quanto à necessidade de preservação de árvores de grande porte, a não utilização de fogo e, também, a manutenção da floresta nativa. Quando os técnicos chegaram ao local, encontraram apenas alguns pequizeiros de pé. Os tratores arrancaram e trituraram o que encontraram pela frente. "As árvores maiores foram transformadas em estacas para cerca", diz o engenheiro civil e analista ambiental Pedro Augusto Carlos Monteiro, funcionário do ICM-BIO.

Prazo

Ele acrescenta que, além dos tratores, um batalhão de operários estava plantando sementes de capim andropogon. O proprietário do local tem um prazo de 20 dias para pagar, ou recorrer da multa, no valor de R$ 20 mil, e, ainda, responder pelas sanções criminais. Pedro Carlos explica que o desmatamento, mesmo na Área de Proteção Ambiental, em propriedade particular, pode ser legal. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, 80% da floresta em cada propriedade podem ser utilizadas com uma licença fornecida por órgãos ambientais. "O problema foi à falta de autorização", esclarece ele. e complenta: "no casa do desmatamento em questão, o proprietário ainda pode regularizar a situação", basta cumprir a Lei. A advogada do empresário, Miriane Callou, informou que vai para Fortaleza com o objetivo de colher toda a documentação para provar que o projeto foi executado dentro da Lei.

Fique por dentro
APA Araripe

A Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA Araripe) foi criada por Decreto Federal em 04/08/1997, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Possui uma área de 1.063.000ha e um perímetro de 2.658,55km. Está localizada na biorregião do Complexo do Ibiapaba Araripe, que se distribui pelos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, abrangendo 35 municípios. Segundo os técnicos do ICM-Bio mais de 505ha desta área já foi devastada com a retirada de lenha, carvão, planos de manejo, queimadas e incêndios. O chefe da APA, Willian Brito, reclama da falta de entendimento de órgãos que fiscalizam e fornecem autorizações para planos de manejo. Cada um tem um pensamento diferente sobre o desenvolvimento sustentável.

MAIS INFORMAÇÕES

APA-Araripe
Praça Joaquim Fernandes Teles
S/N, Crato, Cariri
(88) 3521.5138

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Crato Vence de Virada Guarani de Juazeiro e Assume Liderança - Futebol - Com Amilton Silva


O Crato conseguiu sua segunda vitória no segundo turno do campeonato cearense, desta feita diante do Guarani de Juazeiro, no Mirandão. Com a vitória o Azulão assumiu a liderança isolada do returno com seis pontos ganhos. Num jogo bastante movimentado, tendo em vista a rivalidade que envolve as duas equipes. O Crato iniciou a partida partindo para o ataque, porém , o Guarani abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo após cobrança de escanteio através do zagueiro Henrique.O empate cratense veio ainda no primeiro tempo , aos 35 minutos com uma cabeçada de Careca. Gil aos noves minutos e Batata aos 26 minutos do segundo tempo , deram cifras finais a partida. O Crato com os 3 X 1 , ensaiou um olé levando o torcedor ao delíro. Beneficiado com os outros resultados da rodada, o representante cratense assume isoladamente a liderança do segundo turno, e volta a atuar na competição no próximo domingo , desta feita , fora de casa diante do Fortaleza campeão do primeiro turno. O Ceará não passou de um empate em 1 X 1 diante do Horizonte. Boiadeiro abriu o placar para o vovô enquanto Gledson empatou para o Horizonte.O Boa Viagem que perdeu a primeira partida para o Crato, se recuperou da derrota e venceu o Quixadá por 2 X 0. O Ferroviário venceu fora de casa por 3 X 2 , o Itapipoca, após a perda do título do primeiro turno , o Guarany de Sobral estrou com uma vitória fora de casa. O Bugre superou o Maranguape por 2 X 0. Com a perda do título do primeiro turno, a diretoria do Guarany dispensou o treinador e o atacante Valdir Papel. A rodada será completada nesta quarta feira com a partida entre Limoeiro e Fortaleza.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30