xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 março 2010

CRATO - Abertas as Inscrições para o processo de seleção do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã


500 vagas para o Mercado de trabalho em Crato !




NE - Excelente Notícia: 500 Vagas para Cursos gratúitos de Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, visando qualificar e Inserir Jovens de 18 a 29 anos no mercado de Trabalho no Município de Crato.

Com o objetivo de qualificar, preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho no Crato, serão abertas nos dias 04, 05 e 06 de Março as inscrições para a seleção do programa Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã. Neste ano de 2010, serão oferecidas 500 vagas para cursos que variam desde Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, atendendo às demandas do Município. O programa Projovem Trabalhador/Juventude cidadã é um projeto amparado pelo ministério do Trabalho e Emprego, e que no município do Crato, através de um grande esforço do Prefeito Samuel Araripe e da Secretária de Ação Social Liduína Alves, que esteve todo tempo em contato com o Ministro Carlos Luppi, através do seu secretário executivo André Figueiredo, conseguiu garantir 500 vagas para o município do Crato, a fim de que jovens, entre 18 e 29 anos estejam se qualificando para nas diversas modalidades. Vale salientar que em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos 125 jovens inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. O Blog do Crato esteve conversando com Leonardo Lima, coordenador do centro comunitario Santa Maria, que é a instituição executora do projeto no município do Crato, logo após explanação e detalhamento na Prefeitura Municipal do Crato, com o Prefeito Samuel Araripe e Secretariado:

Blog do Crato: O que é exatamente o Programa Projovem Trabalhador ?

Leonardo Lima: O programa Projovem trabalhador é uma modalidade do grande programa PROJOVEM do Governo Federal. É um programa que é apadrinhado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, onde o seu intuito é fazer qualificação social e profissional para jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os jovens que estão nesta faixa e que não estiverem cursando ensino superior, estarão aptos a participar do programa Projovem Trabalhador. É um público específico, que sendo selecionados para participar do Projeto, irá receber 350 horas/aula, tanto da parte de cidadania, direitos humanos, educação para o mercado de trabalho, constituição, como também de conteúdos técnicos mais específicos, que é a profissionalização, onde são ensinados desde a Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico, etc, atendendo às demandas do Município para o Mercado de Trabalho, no sentido de profissionalizar estes jovens, e incluí-los no Mercado de Trabalho, que é uma das metas do Programa. O programa tem uma meta mínima de que 30 por cento dos jovens que são beneficiados, possam ser inseridos no Mercado de Trabalho formal. Já que vamos abrir 500 vagas, 150 jovens ao final do projeto, em Novembro ou Dezembro, vão estar sendo incluídos no Mercado de Trabalho. Então, essas são as ações principais do projeto: A qualificação profissional, o Lanche, o transporte, a Bolsa de Estudos, ( é importante salientar que os jovens que irão participar do projeto receberão um auxílio financeiro de 100 reais por mês durante 6 meses ).

Blog do Crato: Há alguma diferenciação entre aqueles que participam na sede do município e os da zona Rural ?

Leonardo Lima: Não há diferenciação alguma, inclusive das 20 turmas que serão abertas para o programa, 10 vão ter execução na sede, e as outras 10 turmas serão distribuídas dentre os 9 distritos do município do Crato. No momento da profissionalização, nós podemos capacitar estes jovens nos mais diferentes arcos ocupacionais, inclusive aqueless que têm maior demanda nos distritos, que provavelmente terão um setor mais agrícola, então, nós podemos fazer a capacitação profissional em domesticação de animais, cultivo da terra, agro-estrativismo, em artesanato, em diversos setores que são demandas das áreas agrícolas, para fazer com que esse jovem possa encontrar sua inserção produtiva no local aonde reside, e não vir para a sede do município procurar emprego. ( Na foto ao lado, Rosivane Bezerra, coordenadora municipal ).

Blog do Crato: Quando Acontecem as Inscrições?

As inscrições do projeto Jovem trabalhador acontecem nos dias 04, 05 e 06 de Março. A seleção desses jovens serão nos dias 08, 09 e 10 de Março, e a divulgação do resultado das inscrições acontece no dia 11 ou 12 de Março. Não há nenhum custo de inscrição, o jovem apenas precisa estar dentro do perfil do público alvo, entre 18 e 29 anos, não ter emprego formal, comparecer na Secretaria de Ação Social munido de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista ( para os Homens ), e Comprovante de Residência.

Maiores Informações:
Rosivane Bezerra de Menezes - Coordenadora Municipal - Tel: 9966-8268 Secretaria de Ação Social - 3521-6321
Leonardo Lima - 85 - 8820-3647


Blog do Crato
www.blogdocrato.com

'Governo tem candidata altamente qualificada à sucessão presidencial'


O estranhamento é inevitável: em 21 anos, será a primeira vez que seu nome
não constará da cédula de votação numa eleição presidencial. Mas o ânimo
continua em alta, afirmou o presidente Lula em entrevista exclusiva à emissora
TV Tem, de São Paulo. O motivo?

O governo tem candidata à sucessão e estamos preparados para eleger a Dilma
presidenta da República. Pelos bons momentos que vive a economia brasileira,
Dilma tem condições de encarnar o que está acontecendo no Brasil, porque é
altamente qualificada, coordenou o PAC e o Minha Casa, Minha Vida.
Lula concedeu a entrevista momentos antes de participar, em Sorocaba (SP), da
inauguração da empresa Case New Holland (CNH), fábrica de equipamentos
agrícolas do grupo Fiat, que voltou à atividade cinco anos depois de fechar as
portas. O caso é, segundo o presidente, reflexo da confiança que a economia
brasileira desperta no mundo.

Temos muitos investimentos diretos no Brasil hoje, sobretudo na agricultura.
Por isso eu peço a Deus que tenha cada vez mais chinês comendo, indiano
comendo, africano comendo, latino-americano comendo, porque quanto mais tiver
gente comendo, mais o Brasil vai ter que produzir, porque não existem nenhum
país no mundo que tenha a nossa quantidade de terras agricultáveis.

E - MAIL RECEBIDO DO BLOG DO PLANALTO

Sociedade Melpomenense e o Teatro de Todos os Santos ( Parte I ) - Por: José Flávio Vieira


Pioneirismo do Crato nas Artes Cênicas Cearenses


Por : J. Flávio Vieira

“Assim o Timbira, coberto de glória,
guardava a memória
Do moço guerreiro, do velho Tupi.
E à noite nas tabas, se alguém duvidava
do que ele contava,
Tomava prudente: "Meninos, eu vi!”

Gonçalves Dias ( I-Juca –Pirama)


À memória de Dr. Raimundo de Oliveira Borges

À Guisa de introdução

Quem se debruça sobre a história do teatro no sul cearense tem de frente uma missão hercúlea. As fontes primárias já foram revolvidas por muitos importantes pesquisadores como Irineu Pinheiro, Padre Antonio Gomes, F. S. Nascimento. Quem pretende ir além dos clássicos da nossa historiografia, defronta-se com um trabalho de pesquisa árduo e nem sempre recompensador: Jornais puídos, relatórios antigos, livros que se esfacelam ao simples toque. Um exercício de quebra-cabeças. Até estes dias , na leitura dos nossos clássicos, sempre soube que o Grupo “Os Romeiros do Porvir”, fundado no início do Século XX, teria sido nosso primeiro grupo de teatro. Fundado pelo Dr. Manuel Soriano de Albuquerque(1877, Água Preta-PE – 1941,Fortaleza-CE)(Foto 1), juiz substituto, que chegara em Crato em janeiro de 1900, e trazia nos alforjes a influência marcante de Recife , teria sido ele que, ainda àquele ano, fundou o grupo que revolucionou os costumes da região, ao encenar : “Crato de Alto a Baixo” . Resaltavam-se os primeiros membros do “Romeiros”: Ernesto Piancó, Manuel Belém de Figueiredo, Miguel Limaverde, Raimundo Gomes de Matos, Celso Rodrigues, Joaquim Fernades, José Bizarria, Raimundo e Antonio Norões, , Joaquim Tavares Campos, Celso Gomes de Matos, Henrique Teles, Francisco da Franca , Artur Gomes,Alfredo Nunes, Fantina e Donana Aires, Lica e Maria Garcia, Etelvina Gonçalves, Elisa e Júlio Milfont de Amorim. Fazia ainda parte do grupo Luiz Gonzaga, o Gonzaguinha, muito provavelmente o nosso primeiro fotógrafo. Depois, na Biblioteca Menezes Pimentel, observando a microfilmagem do “Vanguarda”, jornal cratense dos idos de 1870, vi a publicidade de algumas peças de teatro, anteriores pois ao “Romeiros”, mas que me pareceram peças itinerantes e não de grupos locais bem sedimentados. Há alguns meses, o Prof Ricardo Correia me confidenciou que em pesquisa sobre a história do teatro caririense, havia descoberto um grupo cratense de artes cênicas nos meados de 1850, o que me pareceu de todo inverossímil. Recentemente a Fundação Waldemar Alcântara republicou uma edição fac-similar de “O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes”, posto a lume por Irineu Pinheiro(Foto 2) em 1950.

O livro é simplesmente fabuloso, narra deliciosamente, uma história do cotidiano da nossa vila desde os seus primórdios, uma espécie de história da vida privada caririense, com foco no dia a dia das nossas personalidades mais populares, nos nossos costumes e festins. No Capítulo em que se detém sobre a Praça do Rosário de Crato, atual Juarez Távora ou São Vicente(Foto 3), me veio a surpresa que um dia, certamente, já havia tornado também estupefato o Prof Ricardo Correia.



Travessa do Rosário - 1889

Teatro de Todos os Santos

Eram os idos de 1857. A Praça Juarez Távora chama-se, então, Praça do Rosário, pois ali se previa a construção de uma Igreja dos pretos, sob a invocação de N. S. do Rosário. O material da construção do templo foi pouco a pouco sendo depositado no local por uma confraria religiosa de negros , mas que terminou por nunca ser edificada. A Igreja dedicada a São Vicente Férrer, tal qual hoje a conhecemos, só seria erguida em 1942. Pois bem, imaginem a praça apenas com um terreno de terra batida, sem a Igreja, um amplo terreno que terminava junto ao Canal do Rio Grangeiro, nos fundos da atual igreja, chamado de “Fundo da Maca”. À direita da Igreja, se a observássemos de frente, na época, existiam apenas algumas casas até a rua da vala. E á esquerda, onde hoje existe a Associação Comercial, imaginem um largo amplo que se estendia por toda a atual Rua Mons. Esmeraldo( antiga Travessa do Rosário), até à Praça da Prefeitura atual. Este amplo terreno era chamado de Travessa do Rosário. Pois bem, segundo Irineu Pinheiro, teria sido justamente na Travessa do Rosário, entre o prédio da Associação Comercial de Crato, o Edifício do BNB atual e o prédio ainda existente na esquina da Rua hoje Senador Pompeu, onde funcionou a Clínica N. S. da Conceição, do Dr. Antonio Gesteira; neste espaço existiu, por volta da primeira metade do Século XIX , o Teatro de Todos os Santos, mantido pela Sociedade Melpomenense, “destinada a exercitar na arte dramática, a mocidade daquele tempo”. Irineu cita a sua preciosa fonte : uma notícia do Número 103 do nosso primeiro jornal : “O Araripe”, fundado por João Brígido dos Santos(1829-1921)(Foto4 ) :


“O Abaixo-Assinado, Tesoureiro da Sociedade Melpomenense do Teatro de Todos os Santos, faz público aos sócios que, tendo desabado parte do tecto do edifício, prometendo uma completa ruína à toda casa, é de absoluta necessidade que se reúnam todos os sócios no dia 06 de Agosto próximo futuro, a fim de deliberarem a respeito. Crato, 29 de julho de 1857”

Sociedade Melpomenense

Deparei-me em meio à surpresa com uma sensação de estranheza por conta da sociedade mantenedora do teatro : “Melpomenense”. O nome me pareceu esquisito, de onde teria surgido? Corri em busca de outras fontes e descobri uma Academia Melpomenense em Lisboa, num período quase que idêntico. A Academia Melpomenense, criada 1845, por vários músicos, entre estes se destaca João Alberto Rodrigues da Costa (1798-1870) cuja atividade duraria até 1861. Mas como a influência desta academia poderia ter chegado até o Crato, cidade do interior do Ceará, em pleno Século XIX ? Aprofundei a pesquisa e descobri que o nome, etimologicamente, vem de Melpômene, uma das nove musas da mitologia grega , a musa da Tragédia e que é representada com uma máscara trágica e usando botas de couro (coturnos), tradicionalmente usadas por atores trágicos( Foto 5).

Melpômene - Musa grega da Tragédia

O mais provável é que a Sociedade Melpomenense de Crato homenageasse Melpômene, até porque dirigia-se ao ensino das artes cênicas, sendo improvável uma relação maior com a sua congênere lusitana. Revirei as edições outras de “O Araripe” referentes aos anos de 1859-1862 e não encontrei qualquer outra alusão a esta nossa Sociedade. O que teria , finalmente, acontecido com a nossa primeira casa de espetáculos, após a reunião? Ruiu? Foi reparada? Irineu conclui, no seu artigo, que o teatro teria desabado na derradeira metade do ano de 1857, em que fonte teria se baseado para esta conclusão ? Observei, também, que Irineu Pinheiro não registrou o nome do Tesoureiro responsável pela convocação em Agosto/1857, ou seja não temos um nome sequer dos diretores do nosso Teatro de Todos os Santos. A importância de se pesquisar dados relativos ao Teatro de Todos os Santos me parece fundamental. Ele é anterior ao Teatro São Joaõ de Sobral( 1875) e , embora não saibamos ainda o ano de sua fundação, aproxima-se bastante daquele que é considerado o primeiro teatro cearense, o da “Ribeira dos Icós” de 1840.

Texto e Pesquisa : José Flávio Vieira

Amanhã - Sábado de Aleluia - MALHAÇÃO DO JUDAS NO CRATO-CE


SÁBADO DE ALELUIA, no Centro Cultural do Araripe - Largo da RFFSA




PROGRAMAÇÃO

15 horas: Cortejo do Judas: trecho Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Rua Mons. Esmeraldo – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe (RFFSA). Participação do Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista (Mestre Cirilo), Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha, Jaraguá, Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Zé de Baca (Cacá Araújo), Buneca de Lôça (Mª Isaura Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Sivirino Cipó Cravo (Franciolli Luciano), Maria Capionga (Tereza Cândido), Fofolete do Sertão (Gabriela Melo), Zefa Rapa-Côco (Charline Moura), Eufrosina Barraquêra (Lílian Carvalho), Carrim do Bago Mole (Edival Dias), Cabôco Fumadô (Jardas Araújo), Cumade Meropéia (Mônica Batista), Tanajura Cafuné (Jonyzia Fernandes), Perpa Criolina (Lorenna Jéssica), Lôra do Banhêro (Françoi Fernandes), Cão Côxo (Josernany Oliveira), Serpentina Vuadora (Joênio Alves), Mutuca Lombrada (Felipe Tavares), Carrapato de Musquito (Márcio Silvestre), Medusa Bombril (Andecieli Martins), Dona Pomba (Mariana Nunes), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Cabinha do Babado Forte (Paulo Henrique Macêdo), Luizinho Brega Star (Tio Bibi), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos), Raul Canga-Seixas, Jurema Catolé (Carla Hemanuela), Beata do Chafurdo Bom (Kelyenne Maia), Virgulino Goiaba (Danilo Brito), Cipriano Tabaquêro (Veylla Duarte), Vitalino Fura-Fura (Lifanco), Julião Paçoca (Italo Benui), Capeta do Engenho (Willyan Teles), Rodonézio Viramundo (Hamilton Holanda), Maripôsa Cansanção (Aline Pinheiro).

17 horas: 1. Chegada ao Sítio do Judas, no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).

19 horas:
1. Leitura do Testamento do Judas; 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses.

20 horas:
Forró pé-de-serra com Luizinho Brega Star, Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22 horas: Encerramento.

Saudosa maloca

Um bom video. Vale a pena ver.

video

'Lula sabe que Cuba jamais torturou', diz Fidel - Por: Samuel P. Teles

 

N.E.: Como ditador, esse Fidel é um ótimo piadista.

Num instante em que Lula tenta virar a página escrita na semana passada, em Cuba, o ditador aposentado Fidel Castro cuidou de redigir mais um capítulo. Fidel manifestou-se em nota. No texto, remexeu o caldo que mistura a visita de Lula e a morte do dissidente cubano Orlando Zapata. Acusado de “cúmplice” pelos opositores do regime de Havana, o presidente brasileiro foi defendido por Fidel. Divulgada na TV estatal cubana, a nota companheira realça, a certa altura: "Lula sabe, há muitos anos, que em nosso país jamais se torturou alguém, jamais se ordenou o assassinato de um adversário, jamais se mentiu para o povo".

Zapata sucumbiu após 85 dias de greve de fome. Feneceu na terça-feira da semana passada, horas antes da chegada de Lula a Havana. Instado a comentar o episódio, Lula lamentou que “uma pessoa se deixe morrer” por greve de fome, expediente que já adotou e desrecomenda. Não pingou dos lábios de Lula nenhuma palavra que soasse a desaprovação à falta de democracia em Cuba. O silêncio custou a Lula declarações acerbas dos dissidentes que permanecem em Cuba e um protesto barulhento de exilados, no consulado brasileiro de Miami. Inveja pura, segundo Fidel: "Alguns invejosos de seu prestígio e de sua glória, ou pior ainda, os que estão a serviço do Império, o criticaram por visitar Cuba. Utilizaram para isso as calúnias que há meio século usam contra Cuba".

No estágio seguinte de sua fatídica viagem, Lula voou para El Salvador. Ali, levou aos microfones uma declaração que agora ecoa como aprovação prévia à nota de Fidel: "Não podemos julgar um país ou a atividade de um governante em função da atitude de um cidadão que decide fazer uma greve de fome". O que dizer? Com um defensor do porte de Fidel, Lula já não precisa de agressores. Depois de converter o romantismo de de Sierra Maestra num pesadelo de cinco décadas, o protoditador, metido em agasalho Adidas, decidiu matar o tempo como ficcionista. Seus opositores, em trilha inversa, como que convertem Manuel Bandeira em realidade, adaptando-lhe a poesia:

Vou-me embora de Pasárgada
Sou inimigo do rei
Não tenho nada que quero
E sei que jamais terei
Vou-me embora de Pasárgada
Aqui não sou feliz
A cana é muito dura
E os ditadores são senis...

Fonte: Blog do Josias de Souza

Por: Samuel P. Teles

Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 3

Programa radiofônico de música instrumental nas tardes de quarta, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com)

Como é bom poder tocar um instrumento. E como é bom poder expressar pela música os mais belos e sinceros sentimentos.
O instrumento musical é, por assim dizer, uma extensão da alma humana, que serve para preparar até o mais árido terreno e lançar a semente da arte que germine e dê os frutos que alimentem o mundo.
Assim como uma imagem vale por mil palavras, uma só nota musical vale por mil versos. E um acorde é, pois, todo um universo. Enquanto o instrumentista é, simultaneamente, criador e criatura, tocando em sintonia com uma superior regência.
Música que surge na mente e é extraída por dedos, bocas e pés. Música que preenche vazios e abre espaços em muros de concreto ou de aço. Música que prende e ao mesmo tempo liberta e serve como bálsamo para o mais profundo cansaço.

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Baião (Banda Black Rio)
2. We Can Work It Out (Marcello Gonçalves)
3. It’s Deafinitely (David Gilmour)
4. Tommy (Perez Prado)
5. Rabo de Boi (Dr. Raiz)
6. Variações sobre o Juazeiro (Syntagma)
7. Sippin’ At Bells (Miles Davis)
8. Pisa na Fulô (Maribanda)
9. Mr. Motto (The Pop’s)
10. Renegade (Yanni)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult
Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias
Apoio logístico: Guilherme Norões
Apresentação: Carlos Rafael Dias
Operador de Áudio: Iderval Silva
Operador de transmissão: Iran Barreto
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão
Diretor-Gerente da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga


Fique ligado!

Ao lado de Serra, Lula afirma que na política se deve fazer o óbvio


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o melhor tipo de governo é que o que faz o óbvio. "Na política, a gente não inventa", afirmou o presidente, durante a inauguração de uma fábrica de tratores em Sorocaba (SP). O evento contou com a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), os dois principais pré-candidatos à Presidência. Segundo Lula, a política não se aprende na universidade e que fazer o óbvio pode ser difícil. "A arte de governar é exatamente fazer as coisas simples", disse.

Para o presidente, os governos anteriores não agiam com simplicidade. "O Brasil estava naquela época como o time do Corinthians hoje: pesado. Time que ficou assustado com a leveza dos meninos do Santos", afirmou. No domingo, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista. O presidente voltou a defender a continuidade da política econômica do seu governo. "Uma empresa, como essa, se não houver sequência ao que vem acontecendo no Brasil para que essa empresa possa vender mais, da mesma forma que abriu, ela fecha como outros momentos da história do país", disse. Para Lula, a inauguração de uma fábrica, como a nova unidade da CNH (Case New Holand), da Fiat, é como o "nascimento de uma criança".

DANIEL RONCAGLIA
colaboração para a Folha Online, em Sorocaba (SP)
Foto Ilustrativa: http://www.eitapiula.net/wp-content/uploads/2009/09/att000208-1.jpg

Terremoto do Chile encurtou os dias na Terra, diz Nasa - postado por Armando Lopes Rafael

Redação Terra
02 de março de 2010 • 12h22 • atualizado às 12h45


O terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo do equador, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta
Foto: Getty Images

Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa), afirmam que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no dia 27 pode ter reduzido a duração dos dias na Terra. Segundo a Nasa, o terremoto deve ter encurtado a duração de um dia a Terra por cerca de 1,26 microssegundos (um microssegundo é a milionésima parte de um segundo). Os responsáveis pelo estudo fazem parte da equipe do cientista Richard Gross e realizaram um cálculo por meio de complexo modelo computadorizado sobre como o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta.
O dado mais impressionante levantado no estudo é sobre o quanto o eixo da Terra foi deslocado pelo terremoto. Gross calcula que o abalo sísmico deve ter movido o eixo do planeta (o eixo imaginário sobre o qual a massa da Terra se mantém equilibrada) por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros). Esse eixo da Terra não é o mesmo que o eixo norte-sul.
O cientista afirma que o mesmo modelo computadorizado foi usado para estimar que o terremoto de magnitude 9,1 que atingiu Sumatra em 2004 deve ter reduzido a duração do dia de 6,8 microsegundos e deslocado do eixo da Terra em 2,32 milisegundos (cerca de 7 centímetros).
Segundo o cientista, apesar do terremoto chileno ter sido muito menor do que o terremoto de Sumatra, prevê-se que ele tenha alterado mais a posição do eixo da Terra por dois motivos. Primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra localizado perto do equador, o terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta. Em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto Chileno foi mais profunda e em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficaz para deslocar verticalmente a massa da Terra e, portanto, mais eficaz na sua mudança de eixo.
Os cientistas afirmam, porém, que devem aguardar maior refinamento dos dados para que ter resultados definitivos.
Redação Terra

A Paixão que Mudaria o Nordeste Por: Manoel Severo

Carmela Eulina

Um dos personagens mais marcantes da história do nordeste sem dúvidas foi o cearense de Ipu, Delmiro Gouveia; abaixo trazemos um dos capítulos impressionantes da vida desse grande visionário e espetacular empreendedor.

Partimos de seu retorno da Europa, quando em Recife se apaixonou perdidamente pela bela Eulina.

Aqui nasceria uma paixão que iria mudar a história do nordeste. Ao retornar da Europa, com sérias dificuldades financeiras, Delmiro Gouveia se apaixonaria por uma jovem de nome Carmela Eulina do Amaral Gusmão, filha do governador de Pernambuco, Segismundo Gonçalves, (Foto acima) este, forte aliado do senador Rosa e Silva, inimigo declarado de Delmiro Gouveia. De temperamento forte e impulsivo, Delmiro Gouveia resolve raptar Eulina, seria processado e pronunciado em Juízo, assim; foge para Alagoas, mais precisamente para a localidade de Pedra, município de Água Branca, uma pequena estação ferroviária da Great Western, construída por D. Pedro II em 1878, com poucas casas e habitantes, bem próximo às cachoeiras de Paulo Afonso, às margens do Velho Chico.

Dali, Delmiro Gouveia realiza o sonho de ter Eulina e manda um cabra seqüestra-la em Recife e traze-la para Pedra. Naquela época foi acolhido pelas famíl
ias Torres e Luna, a primeira, do lendário Barão de Água Branca, cuja viúva veria a ser em 1922 a primeira vítima de Lampião, investido de chefe do bando de Sinhô Pereira.

Delmiro Gouveia

Estabelecido comercialmente, retoma o negócio de peles e couros e viria novamente a se tornar um dos maiores empresários do nordeste; naquela época a localidade de Pedra recebia cerca de 200 a 400 burros carregados da matéria-prima, só a empresa Iona & Cia. possuía mais de 200 animais que atuavam no transporte de diversas cargas. Foi por essa época que os irmãos Ferreira mantiveram contato com o comércio de couros e peles de Delmiro Gouveia.

Vislumbrando o potencial do Velho Chico e de Paulo Afonso, Gouveia em 1909, trouxe ao Brasil a missão Moore, americana; além de realizar contatos com as empresas Bromberg, do Rio de Janeiro, e W.R. Brand & Company, de Londres; ali encomendava projetos de eletrificação via rio São Francisco. Depois de ver o insucesso de sensibilizar o governador de Pernambuco, Gal. Dantas Barreto, para a empreitada da eletrificação de boa parte do estado e da região, acabaria redeuzindo o seu projeto inicial e mesmo assim, sendo o pioneiro na construção de usinas hidroelétricas, através da usina Angiquinho em 1913, com turbinas e geradores alemães e suíços, instalada num dos saltos da cachoeira de Paulo Afonso. A usina foi fundamental para o empreendimento de Delmiro Gouveia e os irmãos Rossbach, a Fábrica da Pedra; Cia. Agro Fabril Mercantil; unidade industrial que produzia linhas para costura, renda e bordados, da marca “Estrela”.


A fantástica Usina de Angiquinho, sonho e realidade de Delmiro Gouveia


Delmiro Gouveia viria a modificar inteiramente o cenário da antiga Pedra que logo se transformaria em uma próspera comunidade de mais de 250 casa e uma população de cerca de 5 mil pessoas. Já no primeiro ano de seu funcionamento, com uma produção entre 1.500 e 2.000 carretéis/dia, a unidade fabril chegou a empregar cerca de 800 operários, entre homens e mulheres, chegando a trabalhar três turnos diários. Já em 1916 Delmiro Gouveia começava a exportar para países da América Latina, ali a Companhia Agrofabril empregava 3.500 pessoas. Naquela época “se dizia que grande homem no sertão não havia quatro, só três: Lampião, na valentia; Padre Cícero, na grandeza de coração; e Delmiro, no trabalho”.

Delmiro Gouveia viria a ser o responsável por outras inusitadas inovações da modernidade para a outrora pequena vila da Pedra. O automóvel, que possuia cinco; o telégrafo, a máquina de gelo, o carrossel, a tipografia, bandas de música e até o cinema estariam entre as novidades do Midas do sertão.


A Companhia Agrofabril contruiu uma vila operária, a primeira do nordeste, onde Delmiro impunha normas e regras rígidas para seus moradores. Os cuidados e rigor para com a postura e o comportamento de todos muitas vezes era fiscalizado pelo próprio Gouveia. A disciplina, a higiene, o rigor com os horários, até o fato de cuspir no chão era motivo para que o transgressor fosse multado. O estudo dos meninos e meninas era acompanhado severamente, caso faltassem, os pais eram advertidos. Tamanho rigor acabou trazendo para seus funcionários o pânico com a simples presença do coronel da Pedra. Com referência a esse rigor vamos encontrar na obra de Mario de Andrade o curioso trecho: “Macunaíma (...) pensou em morar na cidade da Pedra com o enérgico Delmiro Gouveia, porém lhe faltou ânimo. Para viver lá, assim como tinha vivido era impossível”.


Dentre as Conferências presentes ao Cariri Cangaço 2010; evento de cunho histórico, turistico e cultural, entre os dias 17 e 22 de agosto; aqui na região do Cariri, teremos os conferencistas; Professor David Bandeira, de Maceió e Professora Eloisa Farias do Distrito Federal abordando o tema: Delmiro Gouveia, o coronel dos coronéis.

Por: Manoel Severo
cariricangaco.blogspot.com


CRATO - Notícias do dia 02 de Março de 2010



Prefeito Samuel Araripe recebe Prêmio Selo Município Verde para o Crato


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve durante a manhã de ontem, em Araripe, participando do Governo Itinerante, em que o município do Crato, mais uma vez, foi contemplado com o Prêmio Selo Município Verde, graças ao trabalho que vem desenvolvendo com uma atenção voltada para o meio ambiente. O prefeito Samuel Araripe, esteve recebendo a certificação com o secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares. Para a conquista do Selo, o Crato passou por uma série de avaliações, feitas pelos integrantes do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde – PSMV, que estiveram em Crato para constatar, in loco, os projetos desenvolvidos no âmbito do meio ambiente. As avaliações foram feitas juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Essas avaliações ficaram parte da primeira etapa do programa. O prêmio possibilita a certificação pública do Governo do Estado do Ceará e classifica, anualmente, os municípios cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações. Nos anos de 2007 e 2008 o Crato foi premiado com o Selo Município Verde. Apenas 34 deles se qualificaram, após a análise do Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental, na primeira etapa, respondendo questões referentes à legislação ambiental, instrumentos de gestão, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental.

Obras beneficiam bairros Pinto Madeira e Seminário

Mais obras foram autorizadas para serem desenvolvidas em diferentes áreas do Crato. As solenidades para a autorização das ordens de serviço aconteceram na noite e ontem, nos bairros Seminário e Pinto Madeira, com a presença de diversas autoridades, contando com o Governador, que foi recepcionado pelo prefeito do Município, Samuel Araripe. No Pinto Madeira, foi autorizada a obra de construção de uma escadaria que ligará a Avenida Perimetral à Rua Teopisto Abath. No Seminário, onde ainda este ano deverá ser iniciada a obra da Encosta do Seminário, de mais de R$ 10 milhões, foi assinada ordem de serviço para melhoria do acesso ao alto do Seminário, com a construção de escadaria. Em seguida, assinada ordem de serviço para construção da sede do Geopark Araripe, em área da Universidade Regional do Cariri (URCA). A escadaria da Avenida Perimetral, que garantirá a melhoria da acessibilidade para a população local, terá investimento de R$ 161.208,64, com recursos do tesouro do Estado. Já a obra do Bairro seminário, há muito solicitada pelos moradores do bairro, está orçada em R$ 204.822,21, também com recursos do Governo do Estado.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato participará da I Conferencia Estadual de Defesa Civil

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, representada pelo assessor técnico Wyldevanio Vieira, participará da I Conferencia Estadual de Defesa Civil, que será realizada nos próximos dias 4, 5 e 6 em Fortaleza. A Conferencia Estadual será uma das etapas para a Conferencia Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Brasília e tem como proposta preparar o país para enfrentar os problemas da sociedade e minimizar o sofrimento humano decorrente de suas conseqüências, e assim viabilizar estratégias adequadas de prevenção de desastres e ações voltadas à construção de comunidades mais seguras. O tema central da conferencia será “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a organização da Defesa Civil Brasileira”.

Secretaria da Cultura do Crato e Cine SESI Cultural promovem nesse final de semana exibição de filmes gratuitos para toda a população

No próximo final de semana, mais precisamente nos dias 5, 6 e 7, sexta, sábado e domingo, no Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA em Crato, acontecerá o Cine SESI Cultural, um projeto de exibições cinematográficas gratuitas para toda à comunidade. O projeto vem obtendo sucesso em todos os locais onde está sendo exibido. A etapa no Crato, que corresponde aos dias 5, 6 e 7 de março tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Os filmes começarão a ser exibidos as 18 horas e 30 minutos seguindo a programação dessa forma:

Sexta feira 05 de março - Desenho sócio-educativo do Sesi Filme da Oficina Audiovisual realizada no Crato Curta metragem :Vida Maria. Longa metragem:Tapete Vermelho: a emocionante viagem de pai e filho pelo interior em busca do cinema, com Matheus Nathergalle e Gorete Milagres. Sábado 06 de março - Desenho sócio-educativo do Sesi Filme da Oficina Audiovisual realizada em Icó - CE. Curta metragem; Os filmes que não fiz - Longa metragem: Se Eu Fosse Você 2 As loucuras de um casal que tem seus corpos trocados mais uma vez, com Toni Ramos e Gloria Pires. Domingo 07 de março- Desenho sócio-educativo do Sesi Filme da Oficina Audiovisual realizada no Crato Curta metragem : Câmara Viajante. Longa metragem: A Era do Gelo 3: As aventuras de uma turma de bichos bem diferentes em uma nova era. Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse momento de diversão e apreciação de arte.

Secretaria de Ação Social inicia próximo dia 8 atividades do Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, iniciará na próxima segunda-feira, dia 8 as atividades do Programa Bolsa Família. Os atendimentos estarão sendo realizados na própria secretaria. É importante lembrar que os interessados têm de estar munidos de seus documentos pessoais para que possam resolver assuntos como desbloqueio de cartão e mudança de escola.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30