xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 fevereiro 2010

ATÉ DEUS CHOROU - Postado por João Marni


Basta a visão de uma cachoeira ou da terra a partir do espaço, para imaginarmos um criador para tanta beleza. Aquele único olho azul no pano de fundo preto do firmamento, nos arrebata, nos encanta. O palco dos seres vivos, lugar privilegiado, talvez único em todo o universo. Não aconselho- nem- compactuo,- aquem quer que seja, atribuir a Deus as desgraças emanadas do próprio homem que, a exemplo de todos os viventes, encontra-se em evolução e, portanto, sujeito a imperfeições. Somos ainda capazes de realizarmos gestos e atitudes bipolares: ora extraordinariamente belos e agremiantes, solidários, ora brutais e desagregantes. Na nossa caminhada rumo à leitura do plano divino, acertamos e também erramos.
Recentemente, minha alma tumultuada passou por mais duas experiências marcantes: a primeira diz respeito ao resgate do garoto Kiki Joachin do terremoto do Haiti. Saiu dos escombros após dias soterrado, com um semblante de pura vitória da vida sobre a morte. Não havia medo em seus olhos, apenas alegria, euforia, apesar dos sinais da sede e da fome em seu corpinho frágil. Os gritos e as lágrimas dos bombeiros traduziram e transcreveram a correta interpretação dessa leitura do que Deus espera de todos nós. Foi tudo o que uma criança representou para humanidade, naquele momento: a solidariedade que deveria nos acordar todos os dias, sem que tivéssemos que passar por algum tipo de sofrimento ou provocação, pesadelo do nosso dia a dia.
O segundo episódio revela o quanto estamos longe na nossa busca. Alcides, jovem negro e filho de uma catadora de lixo no Recife, (ela teria outra condição se tivéssemos vergonha na cara e não elegêssemos quem não presta para nos governar), tirou o 1º. Lugar na faculdade de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco, sem nunca haver visto um computador em sua escola pública. Amado por todos do campus da universidade, por ser símbolo de inclusão social e por seu largo sorriso e insuperável determinação. Era um resiliente. Mas foi abatido por assassinos, em sua casa pobre, comovendo todo o Brasil em pranto. Era ainda uma crisálida, deixando a humanidade órfã e envergonhada, sem saber das cores de suas asas em vôo por sobre os jardins da vida.
Quem sabe, um dia escreveremos que estas foram lembranças de um tempo pretérito, que já vai longe, e que a vida seja de fato tão bela como um sim, em meio a tantos nãos... Que não se configure só como um jogo de encontros aleatórios e improváveis, onde um fica com o maior pedaço, em detrimento do outro: como na fúrcula das aves (o osso da sorte), quando o disputamos. Que os vãos disfarces do homem, que tanto nos punge o coração, só ocorram em bailes de carnaval!
O homem é o único animal que chora. Talvez seja uma esperança. As minhas não costumo enxugar; deixo-as desabarem sobre o peito e depois que ganhem o chão. A vida nos foi dada para que a tornemos sempre mais bela e feliz para todos, pelo que precisamos urgentemente ser artífices e artistas deste projeto divino.

Crato, 11/02/2010
João Marni de Figueiredo(do ICC)

Projeto de Tasso prevê aumento do valor do Bolsa-Família - Postado por Océlio Teixeira


A Comissão de Educação do Senado iniciou, nesta terça-feira, a discussão do projeto de Lei do Senado 247/09, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que estabelece benefício adicional aos alunos atendidos pelo programa Bolsa Família que tenham obtido “resultados positivos em avaliação oficial”. O projeto será votado em decisão terminativa pela Comissão, provavelmente na próxima reunião da comissão.

Ao defender seu projeto, Tasso observou que a instituição de um benefício adicional poderá ajudar a elevar a qualidade do ensino fundamental no país, especialmente nas regiões mais pobres. A relatora da matéria, Marisa Serrano, apresentou voto favorável e previu que a instituição do novo benefício variável estimulará o “público alvo a buscar melhores resultados educacionais, como forma de permanecer apto a receber mais benefícios do Programa Bolsa Família”.

SOCIAL

Outro projeto de autoria do Senador cearense, e que deve ter ampla repercussão é o que altera o índice de correção do FGTS. A matéria encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos, e tem como relator o senador Garibaldi Alves (PMDB/RN). Tasso propõe a mudança da TR para o INPCA como índice oficial para a correção. A mudança tem apoio do Instituto FGTS Fácil, que coordena um movimento nacional contra as perdas registradas pelo FG TS, nos últimos anos.”

Fonte: Agência Senado, Via Blog do Eliomar

O Planalto Central, se rendeu à literatura caririense. por Elmano Rodrigues Pinheiro

Numa noite que Brasília, parecia sofrer os efeitos de um terremoto com a crise política da renúncia de seu Governador, a comunidade cearense prestigiou um evento que abrilhantou o mundo cultural da cidade. O lançamento do romance “Levado ao Vento”, do escritor caririense Geraldo Ananias Pinheiro.
Com um acabamento esmerado, e cuidando com dedicação de todas as etapas da construção dessa obra literária, Geraldo Ananias nos mostrou sua inspiração gerada no sopé da Serra do Araripe, nos trazendo imagens reais de um enredo onde os personagens desfilaram na realidade de um mundo onde viveu seus melhores momentos, e que soube transladar com esmero para esse romance, que sucede seus dois belos contos, Foi assim...., e Réstias do Tempo.
Ler mais essa obra de Geraldo Ananias, é viajar por um mundo tão familiar, que nos sentimos co-autores de todas essas passagens, que de certa forma é um pouco da nossa vida, e de nossas belas recordações interioranas.







Paulo Octávio deixa governo; aliado de Arruda assume - Por: Samuel P. Teles

Octávio é citado nas investigações e nega envolvimento no esquema. Após a prisão de Arruda, o DEM pediu que todos os filiados deixassem o governo do DF. Sem apoio de antigos aliados e do próprio partido, Octávio optou pela desfiliação seguida pela renúncia. Ele é alvo de quatro de pedidos de impeachment na Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Paulo Octávio deve deixar a política para se dedicar apenas às empresas dele, muitas delas com contratos com o governo. "Saio da cena político e me incorporo às fileiras da cidadania", escreveu na carta-renúncia.

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada na semana passada mostra que o governo do DF pagou ao menos R$ 10,4 milhões para empresas do empresário veicularem publicidade oficial. O valor se refere aos últimos três anos, quando ele já era vice de Arruda. Octávio disse, por meio de seu advogado, que deixou o comando de todas as suas empresas quando foi eleito vice-governador na chapa de Arruda, em 2006.

Desde a prisão de José Roberto Arruda, em 11 de fevereiro, o vice Paulo Octavio atua como governador interino do Distrito Federal.

Eleito em 2006 na chapa dos Democratas, Paulo Octávio Alves Pereira também presidia, desde 2008, a Regional do DEM-DF, cargo do qual se licenciou quando assumiu o governo.

Ao tomar posse como vice, Octávio também deixou o mandato de senador, cujo cargo ficou para o primeiro-suplente, Adelmir Santana (DEM-DF). Octávio foi eleito por duas vezes deputado federal, em 1990 e 1998, e eleito senador pelo Distrito Federal em 2002.

Como empresário, ele é dono de um dos maiores grupos de construção civil do Centro-oeste que leva seu nome, fundado em 1975. Segundo os números oficiais da empresa, a Paulo Octávio Investimentos Imobiliários contabiliza 38 mil imóveis entregues e tem 400 mil clientes no Distrito Federal com seus 2,7 milhões de m² de obras construídas.

O mineiro de Lavras é casado com Anna Christina Kubitschek Barbará A. Pereira, neta do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, com quem tem dois filhos.

Fonte: UOL Notícias

Por: Samuel P. Teles


11 perguntas que a ciência ainda não respondeu - Por: Samuel P. Teles

11) Como surgiu o Universo?
Como poderíamos responder à essa pergunta? Se concordarmos com os cientistas, diríamos que o cosmo foi criado a partir de uma grande explosão, que deu origem a tudo. É isso que diz a teoria do Big Bang. Apesar de ser a mais aceita pela ciência, o Big Bang nunca foi comprovado e talvez nunca seja. E, o conceito-base de praticamente todas as religiões acreditam que o mundo foi criado por uma entidade suprema. Mas, o que existia antes do Big Bang? Na opinião do astrofísico Marcelo Gleiser, autor do livro "A Dança do Universo", antes do Big Bang não havia nada. "Não existia um antes. Esse tipo de pergunta nasce do preconceito comum de querer encontrar um evento anterior a tudo. O tempo simplesmente não existia. Ele surgiu com a criação", diz Gleiser. "A verdade é que, no que se refere à descrição dos fenômenos do início do Universo, ainda não há uma teoria que possa ser dada como certa e definitiva", afirma José Ademir Sales de Lima, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

10) Quando começa a vida?
A polêmica sobre essa pergunta é tão intensa que até hoje a ciência não conseguiu chegar a uma única resposta. São diversas as teses a respeito do exato momento em que se inicia a vida humana. Duarante a Idade Média, imperava a teoria de que ela só começava no instante do nascimento. Hoje essa idéia e totalmente descartada. As mais aceitas (e discutidas) pela comunidade científica afirmam que a vida começa:
* Com a fecundação;
* Com o início da atividade cardíaca;
* Com a formação do sistema nervoso central;
* Com início da atividade cerebral;
* Com a nidação (ou implantação) - o momento em que o embrião se firma na parede do útero;
* Com o surgimento do feto, ou seja, a partir da 9ª semana de gestação.

9) Quanto usamos do nosso cérebro?
Será que podemos alcançar 100% do potencial de nosso cérebro? Durante um bom tempo acreditava-se que usávamos apenas 10% da capacidade cerebral. O fato é que, até hoje, a ciência não sabe precisamente quanto utilizamos de nosso potencial cerebral. "Embora existam especulações sobre o assunto, já sabemos, graças ao estudo de imagens funcionais do órgão, que nos valemos de todas as suas áreas, de maneiras diferentes. Mas o percentual que utilizamos ainda é uma incógnita", afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

8) A alma existe?
Em 1907, o médico americano Duncan MacDougall dedicou-se a comprovar a existência da alma. Com base em experimentos, ele chegou a afirmar que a alma não apenas existe como também tem peso específico. Sua teoria diz que todo ser humano, não importa o tamanho ou a idade, perde exatamente 21 gramas no momento exato da morte. Para MacDougall, seria esse, portanto, o peso da alma. Pessoas que passam por Experiências de Quase Morte (EQM), tem a sua alma projetada para fora do corpo, quando vive um trauma de quase morte. Algumas pessoas chamam de alma, outras de consciência. Independente da nomenclatura, trata-se de algo inexplicável e que gera embates. "Não temos uma definição precisa do que vem a ser a alma. Mas pelas pesquisas realizadas, entendemos que ela não é o cérebro nem um tipo de energia conhecida pela física, o que torna sua busca um desafio maior para a ciência", afirma Marcelo Silva, coordenador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

7) Animais pensam?
A informação é contundente: o cérebro dos golfinhos tem maior concentração de neurônios do que o nosso. Para que tudo isso e como esses cetáceos utilizam todo esse potencial ainda é um mistério. Mas já é sabido que eles estão entre os animais mais inteligentes da Terra: são capazes de se reconhecerem, lembram de fatos do passado, têm linguagem muito similar a nossa (com palavras, gestos e movimentos) e até ajudam humanos em perigo. Uma história interessante: é comum nas regiões habitadas por golfinhos, grupos de machos seguirem os barcos. Durante muito tempo, prevaleceu a idéia de que era um tipo de brincadeira. Ledo engano. "Os macho fazem isso para afastar o barcos das fêmeas e filhotes. Já que as embarcações invariavelmente seguem os golfinhos, é uma excelente estratégia", diz o oceanógrafo José Martins da Silva Júnior.

6) É possível viajar no tempo?
"Nunca pense no futuro. Ele chega rápido demais." Quando disse a frase, o físico alemão Albert Einstein provavelmente não fazia uma alusão à possibilidade de viajar no tempo. No entanto, todas as hipóteses formuladas atualmente sobre o tema sustentam-se na Teoria da Relatividade, formulada por ele em 1905. Segundo tal teoria, o tempo passa mais devagar à medida que um objeto se aproxima da velocidade da luz (cerca de 300 mil km/s). "Isso significa que, se passarmos um ano viajando pelo espaço a uma velocidade muito próxima à da luz, quando voltarmos à Terra terão se passado 100 anos aqui", diz o astrofísico Richard Gott, da Universidade de Princeton, nos EUA. "A viagem para o passado não existe. A idéia viola o princípio da casualidade, que entende que toda série de eventos depende de uma ordem de causa e consequência", diz o astrofísico Marcelo Gleiser.

5) Existe premonição?
Quando o analista de sistemas Rodolfo Rossi, 24 anos, partiu de São Paulo para Santa Catarina, num ônibus de excursão, sua mãe (a dona de casa Divina Andrade, 54 anos) sentiu um aperto no coração, uma sensação pesada, como se algo de ruim estivesse para acontecer ao filho. Para o psicoterapeuta Ascânio Jatobá, Divina estava tendo uma premonição. Os cientistas, obviamente, não acreditam em avisos vindos do além ou coisa do gênero e explicam o sentimento da mãe de Rodolfo de uma forma mais racional. "Nosso cérebro tenta ver o futuro o tempo todo. Em situações de conflito e stress, calculamos as probabilidades de algo ruim acontecer", diz a neorocientista Suzana Herculano-Houzel. No caso da dona de casa Divina, sua intuição funcionou. Durante a viagem do filho, houve uma ação da polícia contra brigas localizadas e o rapaz, mesmo sem estar envolvido na confusão, acabou sendo ferido por uma bala de borracha. "Creio que tive uma premonição", diz a mãe.

4) O que define nossa sexualidade?
"Nasci Gay", afirma o estilista Isaac Ludovic, 22 anos. Ele se lembra de sua infância em Barreiras, interior da Bahia, e diz que já naquela fase era convicto de que pertencia ao universo feminino. "Minha diversão era me vestir de menina e brincar com bonecas." Já o namorado de Isaac, que prefere não se identificar, a história foi diferente. Já haviam passado a infância e a adolescência quando ele descobriu que era homossexual. De acordo com a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, "o interesse sexual é definido biologicamente no início da gestação e não há nada que se possa fazer." Mas e o caso do namorado de Isaac que até os 22 anos pensava ser heterossexual? Para o psicólogo Oswaldo Rodrigues Júnior, do Instituto Paulista de Sexualidade, o indivíduo não nasce com a sexualidade definida e pode mudar de orientação.

3) A fé pode curar?
Existe milagres? Uma pessoa pode ser curada simplesmente pela força de sua fé? É muito provável que essas perguntas nunca sejam respondidas. Pelo menos, não de uma forma que agrade a religiosos e cientistas. Mas uma coisa já é consenso entre estudiosos: a fé pode, sim, auxiliar na recupeção de um doente. Estudos comprovam que a devoção ativa partes do cérebro que causam bem-estar, dão mais esperança e positivismo ao paciente e deixam o enfermo relaxado (fatores que auxiliam na recuperação). "Quando a mente se envolve no processo de cura por meio da fé, ela ativa mecanismos que influenciam o corpo, auxiliando. Mas isso não quer dizer que a fé possa curar alguém", afirma o neurocientista Alfredo Pereira Júnior.

2) Por que nos apaixonamos?
Aparência física, instinto de preservação da espécie, hormônios à flor da pele ou uma flechada aleatória do cupido. As hipóteses são muitas, mas a pergunta acima persiste. É um mistério que há muito tempo os cientistas tentam explicar, no entanto, não há uma resposta definitiva. Tudo indica que a paixão não tem um motivo isolado, mas, sim, um conjunto de razões. De acordo com pesquisas, o ser humano define uma cara-metade. E, quanto maior a semelhança com o alvo desejado, mais chance de rolar uma paixão.

1) Quando e como o mundo vai acabar?
Estamos a cinco minutos do apocalipse. Pelo menos é o que diz o Relógio do Fim do Mundo uma criação do Bulletin of the Atomic Scientists, grupo de cientistas que avalia a proximidade de uma catástrofe global. Independente da ação do homem, fato incontestável, sabemos que a extinção do planeta é um acontecimento inevitável e, muito provavelmente, o responsável por isso será o Sol, cuja energia permite a vida na Terra. Em cerca de 5 bilhões de anos o Sol se tornará uma estrela gigante, vermelha, que se expandirá e destruirá os planetas que encontrar pelo caminho (inclusive o nosso). "Portanto, se até lá o homem não destruir a Terra, o apocalipse ocorrerá de qualquer maneira", diz José Ademir Sales de Lima, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Claro que tudo pode acabar com a colisão de um asteroide com a Terra ou (por que não?) uma invasão extraterrestre. Teorias não faltam.

Fonte: Diário da Teresa

Por: Samuel P. Teles

Nota pra quem quiser fazer Proselitismo aqui no Blog!


A Salvação não está à Venda no Blog do Crato com VISA nem MASTERCARD !


Ontem eu havia feito um pedido. Vendo que as guerras religiosas parecem querer voltar ao Blog do Crato, e vendo que já tínhamos aí 4 postagens abordando o assunto, eu pedi que não se abrissem mais tópicos referentes a isso. Para minha surpresa, vejo que hoje, mais 2 tópicos foram abertos. Bem que eu poderia deletá-los sumariamente, mas prefiro ir pelo caminho do diálogo e pensar que sempre podemos nos sentar à mesa das negociações. Nosso Blog é acessado por pessoas de diferentes crenças, de diferentes religiões. Não é problema se vez por outra conversarmos e até debatermos sobre esses assuntos aqui, mas o que estou vendo é o mais barato dos proselitismos, afinal, a favor da maior empresa do mundo, maior do que a CocaCola. E a bem da verdade, o Blog do Crato não é para isso, por entender que Deus não vende nada a ninguém. Não temos Igreja por patrocinador e nem queremos. E não queremos arrecadar GRANA pra quem já é bilionário. Deus é um só em todas as religiões. Não confundir com mercadores do templo, que pedem na TV dentes de ouro de defuntos para encher seus cofres. Aqui não faremos nem aceitaremos esse tipo de comércio, arrebanhamento e proselitismo. Tudo demais, é veneno! Já há postagens demais aí na página principal sobre Igrejas. Basta disso, por enquanto! Pelo visto, o Kilograma do Bom Senso, continua sendo a peça mais cara do mercado. Para quem quiser continuar debatendo esses assuntos e fazendo Proselitismo, solicito debater nos Blogs da Canção Nova:

http://blog.cancaonova.com

E pra quem for contrário ( evangélico ), este aqui tem de tudo:

http://www.cristaosite.com.br

Abraços,
Agradeço a Compreensão.

Dihelson Mendonça
Administrador

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental - Postado por Océlio Teixeira

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas:
• Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;
• Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade;
• Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;
• Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;
• Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;
• Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;
• Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristão como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa.

Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.

Fonte: https://www.livrarialoyola.com.br/livros

Docentes das estaduais em vigília pelo piso - Postado por Océlio Teixeira

Um grupo de professores da Uece, UVA e Urca vai realizar, a partir das 17 horas desta terça-feira, uma vigília com o objetivo de pressionar a Justiça a fazer cumprir a lei do piso salarial da categoria. Essa lei foi implantada pelo então governador Gonzaga Mota, mas nunca viabilizada nos demais governos, o que resultou numa ação trabalhista que durou 24 anos.

Agora, com o processo julgado em todas as instâncias, os docentes das universidades estaduais tentam pressionar para ver se o Governo Cid Gomes paga o piso, cujo valor continua em estudos por parte a Procuradoria Geral do Estado.

A vígília dos professores das estaduais começa às 17 horas e será seguida de missa na Igreja de Fátima em memória, segundo lideranças do movimento, de 185 docentes que morreram ao longo desse processo.

DETALHE – O governo GM nunca pagou o piso

Fonte: Eliomar de Lima
 
Nota: Quem quiser ter mais informações sobre essa questão do piso salarial dos professores das universidades estaduais pode acessar: http://pisosalarial.blogspot.com/

Odorico Monteiro assume Instituto CENTEC - Postado por Océlio Teixeira


O ex-secretário da Saúde de Fortaleza, Odorico Monteiro, vai assumir na próxima segunda-feira o cargo de presidente do Instituto Centec, organismo gestor da rede de centros vocacionais e faculdades tecnológicas do Estado. Ele vai substtuir o professor Samuel Brasileiro, que estava com seu mandato prorrogado desde novembro ultimo. Samuel continua nos quadros docentes do Centec, mas deve retomar seu curso de Doutorado na UFC. Odorico retornou do Canadá recentemente, onde fez doutorado na ára de Saúde Pública. Antes porém de sua posse, o Conselho do Instituto Centec fará reunião para sacramentar o nome de Odorico, que já foi indicado pelo governador Cid Gomes (PSB).

DETALHE – Odorico Monteiro foi secretário de Saúde de Sobral na época em que Cid Gomes era prefeito.

Fonte: Eliomar de Lima

Nota: Na realidade, Odorico Monteiro concluiu recentemente no Canadá seu Pós-Doutorado.

Internet aumenta inteligência, conclui pesquisa

COMPORTAMENTO

em 23/2/2010

Uma pesquisa online concluiu que mais de ¾ dos entrevistados acreditam que a internet irá tornar as pessoas mais inteligentes nos próximos 10 anos, noticia Dan Whitcomb [Reuters, 19/2/10]. A maior parte dos participantes disse ainda que a web melhorará a capacidade de leitura e escrita até 2020. "Ainda assim, há muitas pessoas que são críticas ao impacto do Google, da Wikipedia e de outras ferramentas online; 21% disseram que a internet irá diminuir o QI de quem a usa muito", afirma Janna Anderson, diretora da Universidade da Carolina do Norte, que, junto com o Pew Internet and American Life, conduziu a pesquisa.

Participaram do estudo 895 cientistas, empresários, consultores, escritores e internautas – deles, 371 eram considerados especialistas da rede. A ideia surgiu de uma matéria da revista americana Atlantic Monthly, escrita em 2008 por Nicholas Carr, cuja manchete era "O Google está nos tornando estúpidos?". No artigo, Carr sugeria que o uso excessivo da internet estaria diminuindo a capacidade de concentração e de pensamento aprofundado. "O que a internet faz é mudar a ênfase da nossa inteligência de contemplativa para utilitária. O preço de condensar tantas informações é a perda de aprofundamento", disse o jornalista, que também participou da pesquisa. Para o fundador do popular serviço de classificados online Craigslist, Craig Newmark, as pessoas já estão usando o Google como um complemento à própria memória.

Ainda segundo a pesquisa, 42% dos especialistas acreditam que a atividade anônima online será "eliminada drasticamente" até 2020, graças às preocupações com segurança e os sistemas de identificação mais rigorosos, enquanto 55% acreditam que será relativamente fácil navegar na web de forma anônima dentro de 10 anos.

Fonte: Observatório da Imprensa

Reativação da Telebrás beneficiará ‘cliente’ de Dirceu - Por: Samuel P. Teles


Sob Lula, o governo promete reativar a Telebras, estatal que geria a rede de telefônicas privatizadas na era FHC. O negócio interessa vivamente a um cliente do deputado cassado José Dirceu, réu no processo do mensalão e recém-reconduzido à direção do PT.

Dirceu foi contratado por um grupo empresarial que será o principal beneficiário da eventual ressurreição da Telebras. O ex-mandachuva da Casa Civil já recebeu, a título de consultoria, pelo menos R$ 620 mil, informam os repórteres Marcio Aith e Julio Wiziack, na Folha. A cifra foi desembolsada, entre 2007 e 2009, por um empresário chamado Nelson dos Santos. Ele é dono da logomarca Star Overseas, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal do Caribe.

Em 2005, Nelson dos Santos comprara, na bacia das almas, 49% de uma empresa chamada Eletronet. Pagou um valor simbólico: R$ 1. Com a reativação da Telebras, Santos pode sair do negócio com notáveis R$ 200 milhões. Por quê? Falida, a Eletronet possui entre seus ativos 16 mil km de cabos de fibra óptica, ligando 18 Estados brasileiros. Embora valiosa, a mercadoria não cobria as dívidas da empresa, avaliadas em R$ 800 milhões. Depois do contrato firmado entre Nelson dos Santos e José Direceu, o governo decidiu utilizar as fibras ópticas da Eletronet na “nova” Telebras.

A Viúva dispôs-se a assumir sozinha a caução judicial necessária à liberação da rede de fibras, que serve de garantia a credores da Eletronet. Em discurso feito no Rio, em julho do ano passado, Lula referiu-se publicamente à transação. Não mencionou nem Dirceu nem o cliente dele. Mas citou a Eletronet: "Nós estamos brigando há cinco anos para tomar conta da Eletronet, que é uma empresa pública que foi privatizada, que faliu, e que estamos querendo pegar de volta".

Dirceu também tratou do tema em artigos que veiculou em seu blog e no jornal “Brasil Econômico”, do qual é articulista. Em seus textos, o ex-ministro não menciona o nome de seu cliente. No blog, Dirceu começou a tratar do tema em março de 2007, mês em que foi contratado por Nelson dos Santos. Num das mensagens levadas ao blog, Dirceu anotou: "Do ponto de vista econômico, faz sentido o governo defender a reincorporação, pela Eletrobrás, dos ativos da Eletronet. Uma rede de 16 mil quilômetros de fibras ópticas, joint venture entre a norte-americana AES e a Lightpar, uma associação de empresas elétricas da Eletrobrás".


Procurado, José Dirceu preferiu não comentar. Sua assessoria limitou-se a dizer o seguinte: "Se, por ventura, o ex-ministro tivesse dado consultoria ao sr. Nelson dos Santos, não poderia confirmar, por cláusula de confidencialidade, comum a contratos de consultoria". Ouvido, Nelson dos Santos confirmou ter feito pagamentos à empresa de Dirceu, a Consultoria JD. Disse que a firma de Dirceu “nunca foi contratada para fazer qualquer intermediação de negócios ou serviços relacionados a transações específicas". Fazia o quê? Segundo o empresário, realizava projeções do cenário político e econômico brasileiro e latino-americano.

Ainda de acordo com Nelson dos Santos, o contrato que o uniu a Dirceu vigorou de março de 2007 a outubro de 2009. Disse, por e-mail, que os pagamentos feitos a Dirceu constam de notas fiscais e foram devidamente contabilizados. Informou que desembolsou R$ 20 mil por mês. Considerando-se o prazo de vigência do contrato, foram à caixa registradora da consultoria de Dirceu R$ 620 mil.

No último sábado (20), José Dirceu desfilou seu prestígio pelo Congresso do PT, o encontro que aclamou Dilma Rousseff como presidenciável do partido. Em entrevista, o ex-ministro declarou que vai participar da campanha de Dilma. “Às claras”, ele disse. “Meu tempo de clandestinidade acabou”. Referia-se não aos negócios, mas à sua fase guerrilheira, durante a qual, sob ditadura militar, teve de retornar ao Brasil, procedente de Cuba, sob disfarce. Nesse período, a única confidencialidade que interessava a José Dirceu preservar era sua identidade política.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Por: Samuel P. Teles


CRATO - Notícias do dia 23 de Fevereiro de 2010



Continua programa de georeferenciamento em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura do Município, está dando apoio ao processo de georeferenciamento no município, que irá beneficiar pequenos proprietários de terra. O cadastramento foi iniciado no mês passado e os técnicos estão em campo realizando o cadastro dos minifúndios. Os agricultores não terão nenhum custo a bancar com as despesas de cartório, que ficarão por conta do Governo Federal e Governo do Estado. O trabalho faz parte do Programa de Cadastro de Georeferenciamento e Regularização Fundiária do Governo do Estado. Crato tem uma área de 101.045 hectares, com estimativa de cadastrar 6.306 imóveis rurais, e emitir 3.784 títulos de terras e beneficiar 4.351 famílias. O programa de regularização fundiária é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. O Secretário de Agricultura do Crato, Erasmo Ferreira, solicita aos moradores das diversas localidades do município, que recebam bem os cadastradores que estão no campo, com o objetivo de beneficiar os pequenos agricultores, com o registro de suas terras.

Crato é o único no Cariri com Centro de reabilitação

A Secretaria de Saúde do Crato irá inaugurar em breve o Centro de Reabilitação do Município, o único na região, que já se encontra em funcionamento, para atender uma demanda local, mas com uma perspectiva regional, já que é o único na região. Essa segunda etapa de funcionamento, irá depender de verbas a serem enviadas pelo Ministério da Saúde. Um projeto nesse sentido já foi enviado para o Governo Federal. No local, estão sendo realizados serviços voltados para a adaptação ao uso de órteses e próteses nos pacientes. Para isso, profissionais como fisioterapeutas estão atuando. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, informa que o centro é referência regional.

Secretaria de Cultura do Crato está com inscrições abertas para cursos em dança, teatro, musica, literatura e esporte

A Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato comunica que estão abertas as inscrições para os Projetos Sociais que acontecem no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, Escola de Música Maestro Azul - EMMA e Casa Harmônica.
No Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva acontecem cursos de Teatro do Projeto Crateando e Dança do Projeto Crato Ki Dança. Na Escola de Música Maestro Azul - EMMA acontecem cursos de Flauta Doce, Instrumento de Sopro, Percussão e violão.

Na Casa Harmônica acontecem os Projetos: Amigos da Leitura, Criarte e Bola na Rede.
As inscrições dos Projetos estão abertas desde ontem, segunda, 22 de fevereiro e irão até o próximo sábado, dia a 27 nos locais onde os mesmos acontecem, nos períodos manhã e tarde.Para obter mais informações é só ir na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, localizada no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA ou pelo telefone (88) 3523-2365. Não perca essa oportunidade, participe!

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Notícias da URCA - Dia 23 de Fevereiro de 2010


Inscrições de curso preparatório para vestibular PREVEST/PROEX terminam hoje

A Pró-Reitoria de Extensão informa que estão abertas as inscrições para seleção de instrutores do Curso preparatório para o Vestibular – PREVEST/PROEX, até hoje, dia 23 de fevereiro de 2010, no horário de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 hs, na Pró-Reitoria de Extensão. Serão selecionados 08 candidatos para ministrarem aulas junto ao Curso Pré-Vestibular da URCA nas seguintes disciplinas: Literatura, História, Geografia, Gramática/Redação, Biologia, Física, Química e Matemática. As inscrições estão abertas desde o último dia 10. Maiores informações: PROEX – Tel. (88) 3102.1200 – Rosy e Goretti.

Abertas inscrições de Processo Seletivo para Professor Substituto da URCA

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, da Universidade Regional do Cariri (URCA), informa que estão abertas de hoje, dia 23 de fevereiro, a 08 de março de 2010, das 09 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, as inscrições do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto. As vagas existentes são para: Ciências Biológicas, Enfermagem, Artes Visuais, Engenharia de Produção e Matemática. Os candidatos serão submetidos a uma Prova Escrita de caráter eliminatório e a uma Prova Didática, ambas de caráter eliminatório. As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de março de 2010. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, conforme Edital 005/2009-GR, publicado no Diário Oficial no dia 17 de fevereiro de 2010.

URCA realiza reunião com a presença do presidente do Geopark Arouca, de Portugal

Será realizada na manhã de hoje, 23, na Universidade Regional do Cariri (URCA) reunião com a presença de Pró-Reitores, Diretores de Centro, Chefes de Departamentos de Geociências, Ciências Físicas e Biológicas, História, Economia, Pedagogia e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da URCA. Na ocasião, acontecerá discussão e apresentação de projetos para o Geopark Araripe, com a presença do Presidente do Geopark Arouca, dr. Arthur Agostinho de Sá e Membro da Rede Global UNESCO.

Atividades acadêmicas de Iguatu iniciam no próximo dia 01 de março

O Presidente da Comissão Gestora do Campus Avançado de Iguatu, Prof. José Ivo Ferreira de Souza, com o objetivo de dirimir possíveis dúvidas, informa à Comunidade Acadêmica que as atividades letivas do Semestre 2010.1 iniciam neste dia 01 de Março, segunda - feira.

Comissão da Estatuinte da URCA volta a se reunir na primeira semana de março

A Comissão da Estatuinte da URCA esteve reunida na última semana. Durante o encontro,ficou decidida a retomada das atividades na primeira semana de março, de 1 a 5 do mês. Na oportunidade foram discutidos vários aspectos relacionados a dinâmica de funcionamento das reuniões da estatuinte. Foram preenchidos os cargos de Vice-Presidente da Comissão, onde foi empossado o Professor José Cavalcanti da Silva Filho, do Departamento de Educação Física da URCA e também atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, e o de 2º Secretário, que ficou com o Professor Roberto Siebra, do Departamento de Ciências Sociais, atual Diretor da Unidade Descentralizada de Iguatu.

Contato:
Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 23 de fevereiro de 2010

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Xilique da imprensa demo-tucana à vista!!!!!



Lula desembarca em Cuba na terça e encontra Fidel Castro
O Presidente partirá de Cancun para Havana na noite de terça-feira

Na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, o Presidente visitará as instalações do porto de Mariel.

À tarde, se encontrará com o comandante Fidel Castro, estará presente no encerramento de reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Cuba para Assuntos Econômicos e Comerciais, se reunirá com o Presidente de Cuba, Raúl Castro.

Trata-se da quarta visita do Presidente a Cuba em seu Governo. Neste período, as relações entre os dois países cresceram notavelmente.

A participação nas obras de ampliação do Porto de Mariel, que é vital para expandir a infraestrutura cubana e incrementar o comércio exterior do país, demonstra o apoio decidido do Brasil ao esforço de desenvolvimento e abertura comercial em Cuba.

O intercâmbio comercial entre os dois países alcançou 330 milhões de dólares em 2009.

O saldo em favor do Brasil permanece elevado, em torno de 223 milhões, e o Presidente deseja ajudar Cuba a equilibrar a balança comercial.

Na quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o Presidente partirá para Porto Príncipe, no Haiti, onde participará da cerimônia de formatura das tropas brasileiras, almoçará com a tropa brasileira da Minustah e visitará às instalações do Contingente brasileiro da Força de Paz e visita ao Hospital de Campo da Força Aérea Brasileira (HCAMP).
fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31