xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 fevereiro 2010

Televisão? É tudo mentira! - Por: Samuel P. Teles



Dedicado aos cinéfilos Dihelson e Demétrius.

Por: Samuel P. Teles

BLOGFesta:FELIZ ANIVERSÁRIO CABO (Sargento)TOUREIRO...Por Wilson Bernardo

Neste 22 d3 Fevereiro José Bernardo da Silva completa 83 anos de compromisso e virtudes para com a família e a sua profissão de militar, sim em um tempo que se amarrava cachorro com linguiça,em que fazer diligencias tinha que ser de Bicicleta,uma velha bicicleta de fabricação alemã,que era parte do património da Policia Militar do Ceará,ainda lembro sua cor,uma robusta alemã preta e desengonçada,mas eficaz na caça as diligencias,assim como um velho Gippe,que botava medo e respeito a bandidagem,não essas RAILUX de hoje em que bandido não respeita "lá prás bandas da capitá",há antes que me esqueça aprendi andar de bicicreta na mesma, a que servia a policia,bons tempos e saudosas dificuldades financeiras em que os policiais passavam até cinco meses sem receber seus vencimentos,mas a honestidade reinava e sobrevivíamos as custas de papa e mungunzás,meu pai a quem tanto me orgulha em ser filho e que me ensinou muito mais do que as universidades e os livros,sabedoria de princípios humanos conceitualizados na moral e na sabedoria do conhecimento e respeito aos meus velhos.Lembro-me das vezes que chorava com piadas de mal gosto,em relação a coragem do meu velho,um estigma de covardia e destreza com seus deveres de força policial,mas o tempo passou e percebi,o caráter e a coragem do meu pai, está vivo e sem inimizades, e isto sim é ser herói,principalmente nos dias de hoje,a América de seus SUPERMEM, a grafia é esta mesma ,anordestinado,o meu herói é do sertão e bem próximo de minha realidade meu pai a quem tanto amo e respeito...Parabéns meu velho senhor de parábolas empíricas.

Dois momentos,quando jovem e aos Oitenta e três anos de labuta
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

VEJAM ISSO: Igreja Católica pede até dente de ouro de defunto - Por: Samuel P. Teles



Depois ainda criticam as Igrejas Evangélicas. Com qual autoridade? Essa Campanha da Fraternidade 2010 é uma piada! Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”

Visite o novo Blog da Fotografia do Cariri - OLHARES DO CARIRI


Fotografia, Criatividade, Estudo, Liberdade...


Blog Olhares do Cariri

Porque o OLHARES DO CARIRI ?

O Olhares significa sobretudo, liberdade nas postagens. No "Olhares do Cariri" não há limitações da quantidade de postagens por dia. Quem irá ditar a quantidade de fotos é a apenas o Bom Senso de cada membro, e o peso final da página principal. A quantidade das vitrines virtuais e outras postagens é livre. Assim, ganham todos os que participam.

É importante frisar, que não fazemos qualquer concorrência ao Blog ZoomCariri, do qual, também faço parte. Pelo contrário. Os que postarem no OLHARES, são encorajados a postarem também no ZOOM e vice-versa. Encorajamos que os postadores, sejam pessoas do CARIRI, e os temas visem o engrandecimento do Cariri. Os grandes temas da Fotografia são incentivados, e eventualmente, as homenagens aos grandes ( e Até Pequenos ) fotógrafos são permitidas e incentivadas.


Respirem LIBERDADE!
Seja um Membro - Divulgue - Participe !

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Olhares do Cariri

Carta aberta de Silvinho Zabisky- Por Moisés Rolim


Direito de resposta de todos os católicos que tiveram sua fé ofendida durante esses dias.

Meus Deus, quem chegará até o fim? quem se conservará incorruptível em sua fé? São juízes, médicos, promotores públicos, gente de bem, estudados, todos criticando a Igreja.Se Deus não abreviar os dias acho que nem eu escaparei desse esfriamento da fé que se levantou com força desde 2009.

Nunca vi um homem, depois de Jesus, ser tão atacado como Bento XVI. Tudo porque ele resolveu dar um valor a vida.

Que ferida de morte é essa que não cicatriza?

Até as televisões de jornalismo, na ânsia de mostrar seu ódio para com a Igreja, resolveram distribuir preservativos. Como se isso atacasse diretamente o papa e os católicos. Este machucado passa longe do Vaticano. Atinge diretamente a humanidade já tão caída.

Se a Igreja não pensa nas meninas estupradas por seus padrastos, como levianamente disseram nos programas televisivos, muito menos os protagonistas do aborto pensam. Seus olhos estão voltados para uma cultura onde “eliminar”, “arrancar”e “matar” fazem parte do cotidiano. Para eles, arrancar uma criança do útero é como tirar uma pessoa do reality-show. Basta votar. E diga-se de passagem que a pessoa que eu votei, também vota hoje pelo aborto.

Traficantes merecem misericórdia. Políticos corruptos vestidos de servidores do povo, merecem tratamento dentário nas instituições. Os ladrões merecem outras chances porque já foram crianças. Mas vamos queimar os católicos. Eles são o atraso da humanidade.

Nenhuma outra Igreja é tão atacada como a Igreja católica. Estão querendo “descascar”a Igreja e jogá-la fora. E eu terei que ir junto. Eu e você que se diz realmente católico. Talvez ainda não tenhamos percebido onde esse espírito do mundo quer chegar mas, sua meta é nos derrubar. Por isso eu fico apreensivo e me questiono: quem chegará ao fim?

Quem não desistirá no meio do caminho? Quem não se apiedará do ímpio e se associará a ele? Quem defenderá a Igreja? Quem continuará a comungar depois destas e das próximas perseguições? Eu tenho medo de falar que ficarei com Deus até o fim. Medo porque sem a Graça da fidelidade eu também desistirei. Sem o poder da Misericórdia eu vou brecar. Não dá.

Estamos nos enfraquecendo dia após dia. Em breve não teremos mais argumentos plausíveis para contrariar as afirmações sobre aborto, preservativo, contraceptivo, sexo antes do casamento…

Os novos perseguidores estão aí. Estão ávidos por carne e sangue de católicos. E o pior é que somos presas fáceis.

Olhando um pouco a história vemos que até o fim só três chegaram: Maria, João e Maria Madalena. Nem os que se sentaram à mesa com o Mestre tiveram a coragem de encarar a “barra pesada” que será “ir até o fim”.

A cada entrevista que eu assisto na TV, mais vejo o carisma da Fidelidade fazendo-se necessário ao mundo de hoje. De fato, somos uma pequena parcela. Um “restinho de Israel”. Mas estamos aí. E devemos estar. Em casa, se formos os únicos fiéis, que assim seja. Se no trabalho formos fiéis, que seja assim. O importante hoje não é ser o melhor e sim, ser fiel. E ser fiel não é privilégio de santos. É exercício de pecadores.

Quando me perguntam quantas pessoas existem na Beatitudes eu respondo assim: Vá numa praia, num dia de muito vento. Com sua mão, pegue o maior punhado de areia e levante acima de sua cabeça. Abra a mão e deixe o vento levar o que ele quiser. Aquilo que sobrar é Beatitudes. Fiéis serão sobras. Contudo, tomarão o vinho do final da festa da Caná eterna.

Silvinho Zabisky (Fundador da comunidade Beatitudes do coração de Jesus.A nação católica agradece a oportunidade)

Postado por: Moisés Rolim

VAMOS DAR UM BASTA AOS "PAREDÕES DE SOM"

Caldeirão das Artes inicia Campanha contra os Paredões de Som


Uma lei do vereador Guilherme Sampaio, em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, quer coibir os paredões de som. No dia 26 de fevereiro, 6ªfeira, às 9 horas, a Câmara Municipal vai realizar audiência pública para discutir a implantação da lei. Os empresários do setor estão mobilizados para derrubar a proposta. Precisamos mostrar nossa força e nosso interesse em que o projeto de lei seja aprovado, por isso, vamos nos organizar, divulgar essa mensagem e comparecer a audiência. Não podemos perder a chance de combater este abuso.

Sobre a Lei do Paredão:

Ø Fica condicionada à emissão de licença pelo órgão municipal competente a montagem de equipamentos de som automotivo cujos alto-falantes não estejam voltados para o interior do veículo.
Ø Para conseguir esta licença, o proprietário do veículo deve enviar requerimento por escrito à autoridade competente, ao qual será anexada cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Ele também deve comprovar a justa necessidade do equipamento de som para uso profissional.
Ø Também terão direito à licença os membros de associações de usuários de sons automotivos, que participam de competições e eventos culturais e desportivos do setor.
Ø Para conseguir a licença de que trata o tópico anterior, terão de ser atendidas as seguintes exigências: somente serão reconhecidas as associações formalmente constituídas e cadastradas no poder público municipal, na forma que dispuser regulamento desta lei e, ainda, os associados deverão passar por curso de educação ambiental, desenvolvidos por entidades reconhecidas pelo poder público municipal, com carga horária não inferior a 15 (quinze) horas.
Ø O deslocamento do equipamento licenciado deverá ser feito obrigatoriamente com o mesmo desligado e protegido com capa acústica, a qual deverá cobrir integralmente os cones dos alto-falantes, sob pena de revogação da licença e aplicação de multa. Fica obrigatória a condução da licença nos veículos com equipamentos licenciados.
Ø Os donos de veículos com equipamentos sonoros já instalados em desconformidade com a presente lei, terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para regularizar a situação perante o órgão municipal competente, a partir das exigências e condições estabelecidas pela Lei do Paredão.

Texto de Izabel Gurgel

Na praia, quero ouvir o barulhinho bom das ondas.
No teatro, só o espetáculo.
No cinema, só o filme.
Em casa, desfrutar silêncio e sons que não acordam os vizinhos.
Na praça, só o buchicho das conversas.
Nas igrejas, rezar baixinho: os deuses não são surdos.
No Passeio Público e no jardim do TJA, quero ouvir cantiga de passarinho.

Vivo em Fortaleza.
Quero viver em outra cidade: Fortaleza sem carro de som nas ruas.

Agora está na nossa mão desligar a violência do som.
Chega de práticas invasivas.
Elas negam meu espaço, que é sempre uma partilha com o outro.

Vamos à Câmara de Vereadores: audiência pública Lei do Paredão
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010, 9h

SAI PAREDÃO DE SOM! VIVA O BOM CENSO!
O barulhão é pago. O silêncio é gratuito.
Eu quero escutar a vida da cidade.

Audiência Pública Lei do Paredão
Data: 26/02/2010
Horário: 9 horas
Local: Câmara Municipal de Fortaleza
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante


(85) 3444.8300

Caldeirão das Artes
fone: 85 3265.1477 | 9997.7378
contato@caldeiraodasartes.com.br
www.caldeiraodasartes.com.br

CRATO - Notícias do dia 22 de Fevereiro de 2010



Centro de Convenções com obras avançadas

O Centro de Negócios e Convenções do Cariri obtém avanços significativos em sua construção. Com quatro pavimentos, o prédio está sendo construído no bairro Muriti, em Crato, com investimentos do Governo do Estado, e terreno doado pela administração municipal. São R$ 7,8 milhões investidos, num espaço que vai abrigar eventos de porte de toda a região e propiciar, segundo o prefeito do Crato, Samuel Araripe, um grande ganho principalmente no setor turístico. Nos grandes eventos, hotéis e restaurantes da cidade ficarão lotados e o Crato terá movimentação maior no comércio. Será um empreendimento importante para a cidade, numa edificação que provavelmente terá funcionalidade a partir do mês de julho deste ano. O total da área construída é de 2,4 mil metros quadrados. No espaço serão construídos um auditório principal com 417 lugares e mais três auditórios complementares de 144 lugares cada, totalizando 849 lugares. Do lado de fora do prédio, um espelho d´água de 922 metros quadrados para garantir a beleza paisagística.

Crato em alerta contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua realizando o trabalho de combate à dengue no município e solicita à sociedade permanecer alerta nesse período em que ocorrem chuvas, isoladamente, propício para o Aedes aegypti se reproduzir. As visitas domiciliares dos agentes de Endemias estão sendo realizadas, no intuito de prevenir a população e combater os focos do mosquito, além de orientar a população. A Mobilização Social, da Secretaria de Saúde, vem realizando divulgação nas comunidades, por meio de palestras e trabalhos nas escolas. A ação integrada de combate à dengue, em Crato, envolve secretarias do município, como a Educação, e o setor de limpeza pública. Os terrenos baldios e a capinação também estão sendo priorizados, como forma de impedir que novos casos de dengue surjam no município.

Testes rápidos de HIV continuam sendo realizados em Crato

O Município do Crato continua realizando testes rápidos de vírus HIV, no Centro de Especialidades. O trabalho foi iniciado no último dia 9 de fevereiro, período que antecedeu o carnaval, como forma de levar prevenção à população. A Campanha Fique Sabendo é uma iniciativa do Ministério da Saúde com a parceria da Secretaria de Saúde do Município. No caso do Crato, a cidade foi contemplada com 400 exames rápidos, com resultados em 15 minutos, por contar com uma equipe multidisciplinar, que atua no centro, junto ao setor de Saúde Sexual. Médicos, assistente social, psicólogo e enfermeiro fazem parte da equipe, que tem dado acompanhamento aos que chegam para realizar o exame, com orientações antes e depois, além do trabalho de aconselhamento.

Secretaria de Ação Social do Crato promove cursos profissionalizantes no distrito de Dom Quintino

O Governo Municipal junto da Secretaria de Ação Social do Crato, solicita a presença de todos os inscritos no curso de auxiliar de serviços gerais. As inscrições foram realizadas no dia 1º de Dezembro do ano de 2009 na Creche Raimundo de Sousa Sobrinho, no distrito de Dom Quintino. É importante que todos procurem a coordenadora Sônia Gonçalves da referida Creche hoje, segunda-feira (22 de fevereiro) à partir das 13 horas 30 minutos para que sejam definidos os devidos horários, turmas e turnos, para que o curso tenha início no próximo dia 1º. de março.

Ainda na Creche Raimundo de Sousa Sobrinho em Dom Quintino, estão abertas às inscrições dos seguintes cursos: pintor predial,pedreiro,bombeiro hidráulico e eletricista predial. Os interessados deverão ter idade acima de 17 anos e procurar a devida creche à partir das 13 horas e 30 minutos munido de toda documentação pessoal, inclusive comprovante de residência e cartão do Bolsa Família, para notificação do número do NIS- Número de Identificação Social.

Pólo de Atendimento do distrito de Ponta da Serra abre nesta segunda-feira inscrições para cursos profissionalizantes

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, avisa que hoje, segunda-feira, 22, a partir das 8 horas no Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva no distrito da Ponta da Serra estarão abertas às inscrições para os cursos de pintor predial,pedreiro,bombeiro hidráulico, auxiliar de serviços gerais e eletricista predial . Os interessados deverão ter idade acima de 17 anos;e procurar no referido pólo à Coordenadora Francisca das Dores, munido das seguintes documentações: identidade,CPF, comprovante de residência e o número do NIS- Número de Identificação Social -(existente no cartão do bolsa família).

Desratização dos mercados públicos será feita através do Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses do município do Crato realizará trabalho de desratização dos mercados públicos do Crato, incluindo os dois principais: o Wilson Roriz e o Walter Peixoto. A medida visa, além de higienizar esses ambientes e imediações, impedir a disseminação de doenças que podem ser transmitidas como a leptospirose, que é repassada por meio da contaminação da urina do rato.

CRAS Alto da Penha promove curso de arte, diversão e inclusão social para os idosos do bairro.

O Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Alto da Penha inicia hoje, ( 22,) a partir das 13 horas e 30 minutos curso de pintura em cerâmica para os idosos que fazem parte do centro. O Curso que promove conhecimento em arte, interação e sobretudo inclusão social terá a duração de dois meses e acontecerá as segundas e quintas.

Secretaria de Ação Social promove cursos profissionalizantes para jovens cadastrados no Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato e a Secretaria de Ação Social por meio do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do bairro Seminário, está realizando desde o ultimo dia 1º. o curso profissionalizante de mecânica de automóveis. O curso tem seu término previsto para dia 09 de março e está acontecendo na oficina Mecânica do Sr. Antônio Maciel, situado no Centro da cidade das 18 ás 22 horas de segunda à sexta-feira, sendo 20 pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família - PBF cadastradas no referido CRAS.

Ainda no CRAS Seminário, está aberta a seleção para os cursos profissionalizantes de garçom e garçonete, jardineiro, auxiliar de serviços gerais e cuidador do idoso. Os interessados que façam parte da comunidade do Seminário devem procurar o CRAS que fica enfrente à praça dona Ceicinha no referido bairro, munido dos seguintes documentos:carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, e ter idade acima de 21 anos.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Mensagem do Dia - Mônica Araripe


Mônica Araripe - Por: Dihelson Mendonça

Um vendedor de balões infláveis fazia ponto numa praça. Toda vez que as vendas diminuíam, ele soltava um balão pra chamar atenção das pessoas. E as vendas reaqueciam por alguns minutos. Ele alternava as cores dos balões que soltava. Primeiro o branco, depois o vermelho, logo em seguida o amarelo... Quando estava para soltar o balão azul, um menino negro puxou a manga do seu paletó e perguntou para o vendedor: - se o senhor soltar um balão preto, ele também sobe? O vendedor pensou muito e respondeu: - filho, o que faz subir o balão é o que ele tem dentro dele. Isso também vale para a vida. O que vai fazer você subir e alcançar seu sonho, é o que você tem dentro de si. A capacidade de pensar. A capacidade de escolher. A capacidade de decidir. Você, Apenas você, exerce um controle pessoal sobre esses poderes que existem dentro de você.

Autor Desconhecido
Texto enviado por Mônica Araripe
Foto: Cortesia do Blog do Crato

Após privatizar a Rodoviária, a Prefeitura de Juazeiro do Norte anuncia a vez dos mercados públicos – postado por Armando Rafael


Fonte: “O POVO”, 22-02-2010

“A empresa Silvio Rui Empreendimentos Imobiliário Ltda. deve investir mais de onze milhões de reais na reforma dos mercados públicos de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.A informação é do secretário de Meio Ambiente do município, Roberto Sampaio. Ele visitou o Mercado de Pirajá para esclarecer aos feirantes que o espaço foi terceirizado para a empresa, mas que a Prefeitura acompanhará o processo de reforma e o reordenamento das bancas. Ficou marcada para hoje à tarde encontro entre comissão de feirantes e representantes da Silvio Rui”.

Meu comentário:
Até que enfim o “Governo da Revolução Democrática”, certamente pressionado – pela cúpula estadual do PT – a apresentar resultados (após um 2009 perdido) está adotando medidas certas. Todo mundo sabe que o Estado é sempre mau administrador. As estatais, na prática, só servem de cabides de empregos para os áulicos que cercam o detentor ocasional do poder. Logo, logo, veremos resultados satisfatórios nos mercados públicos da Terra do Padre Cícero...

Interior - Casos de DST´s preocupam - DN


Lucilene Nobre (2ª da direita para a esquerda) e profissionais da saúde pública fizeram levantamento com jovens de Limoeiro do Norte sobre os riscos de DST´s, principalmente a sífilis. Jovens da escola Lauro Rebouças de Oliveira assistiram à peça O Auto da Camisinha, sobre os riscos de contaminação por DST. 22/2/2010. Jovens do Interior, de pouca escolaridade e da zona rural, são o perfil de principais infectados por doenças sexuais

Limoeiro do Norte.

A desinformação não provoca doenças, mas está presente onde um surto se pronuncia de forma silenciosa, sem diagnóstico e, portanto, sem tratamento. A população, em geral, sabe que os preservativos previnem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), mas em muitos casos o conhecimento sobre a doença não passa do nome que lhe deram. O resultado é que jovens do Interior, de pouca escolaridade, moradores da zona rural, carregam o perfil de principais infectados por vírus e bactérias transmitidas pelo ato sexual, segundo levantamento feito pela pesquisadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece-Limoeiro), Lucilene Nobre, apontando a falta de informações sobre a sífilis por jovens de escolas públicas do município, que registrou, no ano passado, o nascimento de oito bebês com a doença.

A sífilis é um tipo sério de infecção bacteriana que pode causar desde uma pequena lesão nas partes do corpo, parada cardíaca ou morte cerebral ou parada cardíaca. Sua transmissão se dá, principalmente, pelo contato sexual. É, portanto, uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). "Muita gente usa camisinha achando que estão prevenindo apenas da gravidez ou do vírus HIV", afirma Lucilene Nobre, autora da pesquisa realizada com 101 jovens de duas das maiores escolas públicas estaduais de Limoeiro do Norte, sobre o grau de conhecimento da sífilis no município, onde, somente no ano passado, foram confirmados oito bebês que nasceram com a doença, transmitida via placenta pela mãe.

Em 845 nascidos vivos em 2008, seis apresentaram a doença. O número é, pelo menos, seis vezes maior que o aceitável pelo Ministério da Saúde (até um caso de sífilis congênita para cada mil nascidos vivos) e quatro vezes maior que o número de confirmações em 2008. E somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano foram confirmados mais dois casos de sífilis congênita no município. A situação não é análoga nos outros municípios, com a mesma - ou maior - vulnerabilidade.

Os dados de Limoeiro do Norte têm sido levantados desde 2008 porque é um dos 16 municípios do Estado considerados prioritários no Programa de Controle de DST-Aids. A preocupação com os índices de HIV, considerados altos, estende-se para outras doenças transmitidas no contato sexual. O controle de outras DST´s ganhou maior força somente no ano passado. Tanto que a divulgação entre os anos de 2008 e 2009 sobre os riscos da sífilis geraram um resultado, em todo o Brasil de 2.633 casos confirmados da doença em sua forma congênita (transmitida para o bebê ainda na barriga da mãe), contra apenas 192 no ano anterior. No Ceará, em 2009 foram confirmados 217 casos de sífilis congênita, contra 13 em 2008. Em Limoeiro do Norte, foram oito casos em 2009, seis casos em 2008, e só nos primeiros meses deste ano confirmaram-se dois novos casos de sífilis congênita.

No levantamento feito com 101 alunos de duas escolas públicas estaduais de ensino médio de Limoeiro do Norte, a pesquisadora Lucilene Nobre, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) percebeu que pelo menos 32% não tinham qualquer informação sobre sífilis, 67,9% nunca trataram com o médico de dúvidas sobre relações sexuais. Dos que sabiam sobre a doença, pouco mais da metade sabia sobre a principal forma de transmissão da bactéria que causa a infecção. O assunto também não foi tratado pelos agentes de saúde em 73% dos que dizem receber na residência visita desse profissional.

No ano de 2008, o número total de casos confirmados de sífilis em Limoeiro do Norte (congênita e em gestantes) foi de 39 pessoas. Dessas, 89,9% eram mulheres. A pesquisa ainda demonstra que a maioria das pessoas infectadas mora na zona rural, têm entre 14 e 27 anos e não tem mais que o Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Limoeiro do Norte, Gláucia Moura, os casos têm se tornado evidentes porque há uma maior informação e as pessoas "estão começando a se preocupar, buscar o diagnóstico". Desde 2009, o município realiza a campanha "Saiba Mais", para tratar com palestras e atividades culturais a informação sobre sintomas, diagnóstico e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis. O maior público alvo são os jovens com vida sexual ativa.

AUTO DA CAMISINHA
Peça aborda uso de preservativos

Limoeiro do Norte A falta de diálogo em casa com os pais, seja porque nem estes estão instruídos ou mesmo pela timidez na comunicação sobre assuntos considerados tabus, notadamente sobre sexo, os jovens são informados na escola, pelos meios de comunicação, ou pelas campanhas educativas realizadas nos municípios.

Durante o levantamento sobre o nível de conscientização dos jovens de Limoeiro sobre a sífilis, com incidência considerada grave, a pesquisadora Lucilene Nobre, graduanda do curso de Ciências Biológicas realizou seminários e palestras para fazer as mesmas perguntas aos jovens antes total ou parcialmente desinformados sobre os riscos da doença.

No núcleo de mobilização social da Secretaria Municipal da Saúde de Limoeiro, as atividades de divulgação sobre os cuidados com as Doenças Sexualmente Transmissíveis não podem deixar de fora a preocupação com a sífilis. Estima-se que em todo o Brasil existam 937 mil casos de sífilis, enquanto 630 mil casos são de pessoas infectadas pelo HIV.

Uma das peças teatrais mais encenadas nos últimos anos nas diversas regiões do país - e que no Ceará virou filme -, "O Auto da Camisinha" é apresentada até hoje. De forma divertida, fala da importância do preservativo. Os jovens da Escola Lauro Rebouças de Oliveira riram, mas reconheceram que é importante usar preservativo.

Fique por dentro
Como é a sífilis

Os sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença. Assim, durante o primeiro estágio aparecem pequenas vesículas avermelhadas, indolores que se chamam "cancro". As pessoas desenvolvem o cancro geralmente na região próxima aos genitais, entretanto pode aparecer em qualquer lugar do corpo. As mulheres podem não perceber que têm cancro se os mesmos estiverem no interior da vagina. Os cancros localizados no pênis geralmente são visíveis. Estas vesículas podem surgir de dez dias a três meses após o contato com uma pessoa contaminada e duram normalmente de 1 até 8 semanas. Se for infectado e ficar sem tratamento, a doença evoluirá para um segundo estágio. Este segundo estágio é chamado de sífilis secundária que começa então de 6 a 12 semanas após o contato com uma pessoa infectada e pode durar desde algumas semanas até mesmo um ano. Os sintomas deste segundo estágio são: enrubescimento discreto da pele com o aparecimento de feridas e cascas por todo o corpo (exantema) que pode incluir manchas nas palmas da mão, na sola do pé que são altamente contagiosas; gânglios linfáticos (ínguas); sintomas de resfriado comum, tais como febre, corpo dolorido, dor de cabeça, fadiga e falta de apetite; perda de cabelos em tufos; crescimento de verrugas semelhantes a couve-flor na área em volta do ânus; periodicamente o segundo estágio da sífilis é seguido por um estágio de latência. Durante o período, se não tomar a medicação os sintomas irão desaparecer.

Melquíades Júnior
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Canadenses que naufragaram na costa do Rio devem voltar hoje ao país


A assessoria do 1º Distrito Naval do Rio informou na tarde deste domingo que todos os 64 ocupantes do veleiro canadense que afundou na costa brasileira na quarta (17) foram entregues às autoridades canadenses, que estão tratando de seu regresso àquele país. A gerência do hotel Windsor Barra, para onde a tripulação foi levada no sábado (20) após desembarcar no Rio, disse que os canadenses já deixaram a cidade e que retornariam para casa ainda hoje. Os demais estrangeiros devem permanecer no hotel, pelo menos até esta segunda (22), já que dependem de vistos para embarcar para o exterior.

O Ministério das Relações Exteriores informou que entre os ocupantes do veleiro estavam 47 estudantes de ensino médio e superior. A Marinha afirma que há pessoas de nove nacionalidades: canadense, americana, francesa, polonesa, alemã, japonesa, australiana, mexicana e britânica. Os ocupantes do navio foram resgatados pela Marinha e por navios mercantes estrangeiros, após ficarem mais de 30 horas em balsas salva-vidas. Após a Marinha receber um alerta na tarde de quinta-feira (17), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) localizou os naufragos por volta das 20h. "Foi o melhor sentimento do mundo [ter visto o avião]", disse ontem a estudante canadense Olivia Aftergood, 16.


da Agência Brasil
da Folha Online

País de analfabetos... - postado por Armando Lopes Rafael

Fonte: O POVO, edição de 22-02-02010

Cultura
Brasileiro lê cada vez menos, mostra pesquisa

Livros, exposições de arte e espetáculos de dança estão sendo menos vistos pelos brasileiros. O dado é de um levantamento da Federação do Comércio do Rio de Janeiro. Um dos motivos apontados pelos entrevistados é a falta de hábito

O brasileiro hoje lê menos livros, visita menos exposições de arte e assiste a menos espetáculos de dança que em 2007. A queda foi detectada em uma pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, cujo objetivo é mensurar os hábitos de lazer relacionados à cultura. Em compensação, as pessoas aumentaram sua ida ao cinema e mantiveram o mesmo índice de visita ao teatro e aos shows de música.

O levantamento teve alcance nacional e foi realizado em mil domicílios situados em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. As apurações, realizadas em dezembro tanto no ano passado como em 2007, buscavam entender a visão da população sobre atividades culturais de lazer e os motivos que a levam a procurar por essas atividades. Também interessou descobrir a avaliação dos consumidores sobre sua participação no ambiente cultural.

Hábito
As conclusões não foram animadoras. Para a questão a respeito do hábito cultural, como ler um livro, assistir a um filme no cinema, visitar exposições, ir ao teatro e a espetáculos de dança, 60% das pessoas responderam não ter praticado nenhuma daquelas atividades (em 2007, a cifra era de 55%). Motivo: falta de hábito ou gosto.

Já entre aqueles que desfrutaram ao menos um dos hábitos, a maioria (ou seja, 23%) disse ter lido um livro. A leitura, porém, parece estar cada vez mais em desuso pois, dois anos antes, a mesma atividade era confirmada por 31% das pessoas consultadas. A partir dessas cifras, a pesquisa buscou dissecar os motivos daquela queda: 60% das pessoas responderam não ter o hábito da leitura, enquanto 22% foi direta, afirmando não gostar de ler. A restrição econômica não aparece como determinante, uma vez que só 6% confessaram não ter como pagar pelos livros.

O teatro enfrenta situação semelhante, pois 38% das pessoas disseram não ter o hábito de frequentar as salas de espetáculo, enquanto 27% garantiram não gostar de assistir a uma peça teatral.

Quais seriam, então, os hábitos culturais dessas pessoas? As respostas não foram surpreendentes - 68% dos entrevistados declararam-se espectadores da TV, enquanto 14% preferem ir à Igreja ou a algum culto religioso. Encontrar amigos e parentes em um churrasco ou em um almoço é o hábito de 12%. Ir a barzinhos foi a resposta de 9%, enquanto futebol é a preferência de 8% dos entrevistados. Finalmente, ir a restaurantes foi a resposta dada por 4%.

Se pudessem escolher entre as atividades apresentadas, a maioria das pessoas (22%) preferiria ir ao cinema, acompanhada de perto por aqueles que ambicionam ir a um show musical (21%). Curiosamente, 17% dos consultados revelaram desinteresse por todas as opções.

Fonte: O POVO
Postado por Armando Lopes Rafael

O Celibato Forçado e o Comportamento Social Impuro - Por: Dihelson Mendonça


A Igreja, o Desenvolvento Humano Anormal e a Pedofilia
.


Um dos grandes problemas da Igreja Católica, e que já deveria ter sido abolido há muito tempo, é o Celibato Forçado. Embora alguns setores mais esclarecidos desta promovam hoje um claro rompimento com os padrões impostos pela igreja de Roma, que deve ter incorporado essa norma apenas por razões meramente econômicas, faz-se necessário o respeito ao ser humano e à sua higiene mental.

Historicamente, padres não podem casar-se. Em qualquer outra igreja ou denominação, os líderes têm obrigação de casar-se e constituir uma família, porque segundo a própria palavra de Deus, "quem não souber dirigir a sua casa e a sua família, não estará apto a dirigir a casa de meu pai". É, pois, necessário que aqueles que se propõe a serem líderes de um povo, dêm o bom exemplo, mostrando uma casa e uma família de órdem, de Paz e de honestidade.

Ora, os padres não conhecem a experiência de terem um filho, de escolher uma companheira, de constituírem uma família. Falam nos sermões sem terem a mínima experiência do que seja ser o líder de uma família. Podem falar horas sem conhecimento de causa. É como descrever em detalhes o prazer de comer um morango, sem nunca o ter provado. Não fazem a menor idéia do que seja fazer sexo, a não ser por vias consideradas pela própria igreja como pecaminosas. Não me admira a quantidade de padres PEDÓFILOS atualmente, justamente aqueles em que foram privados de exercerem as funções sexuais de uma vida normal de qualquer ser vivo na terra, deixados pelo criador. Foram excluídos, no cárcere da excomunhão, de uma vida regrada de conhecimento acerca daquilo que pregam.

As estórias escabrosas de que se ouvem falar nos mosteiros ao longo da história, provam que a psicanálise e a psicologia estão corretas ao afirmar que para o correto desenvolvimento psico-social do Ser humano, é necessário que este exerça suas funções naturais em toda a sua plenitude, sob o risco de termos na sociedade, indivíduos anormais, de mente doentia e de comportamentos sexuais bizarros e inadequados. Além disso, são provas, os inúmeros casos que vemos diariamente de tentativas de dar vazão a esses sentimentos e pulsões instintivas e que algumas vezes são flagradas pela imprensa e pelas próprias vítimas, que tão logo descobertos, são motivo de grandes repreensões, impostas justamente por aqueles que instituíram o "pecado" de exercer uma vida normal.

Sempre que um ser humano é privado da plenitude das condições naturais em relação ao sexo e à procriação, deles podemos esperar as coisas mais abomináveis. Aí está a história de reis, de príncipes, e de religiosos para confirmar a veracidade desta informação.

"A Neurose obsessiva e compulsiva é uma religião pessoal. E a religião é uma neurose obsessiva e compulsiva em escala mundial" já dizia o mestre da psicanálise S. Freud.

É preciso, pois, rever esta questão do celibato forçado e mantido por séculos, com efeitos danosos aos seus membros, e podemos até especular que pela proibição mundana do externamento de um comportamento social adequado, quantos não devem ter ido por caminhos sorrateiros em busca do crime da pedofilia, da prostituição e de outras coisas igualmente abomináveis no seio da maior instituição religiosa do planeta ?

Uma reflexão se faz necessária, portanto. Rever conceitos antigos, criados por mentes doentias, que "transformaram as relações naturais em antinaturais", "proibem o casamento", e geraram monstros, que sob o manto de regras mundanas, criadas séculos atrás, aterrorizam hoje pessoas inocentes, crianças puras de coração e que uma vez maculadas, jamais poderão expurgar de suas lembranças o abuso, o crime e o verdadeiro "pecado" cometidos contra elas por aqueles que se dizem "servos de Deus" na terra e promovem o mais hediondo dos crimes: O crime contra a inocência!

Por: Dihelson Mendonça

Padre Cícero é o ´Padroeiro das Florestas´


NE - Atendendo a pedidos, estamos publicando novamente esta reportagem do "padre Cícero, o padroeiro das florestas"


Imagem do padre Cícero em artesanato do Centro Mestre Noza. O sacerdote já recomendava aos seus fiéis cuidados básicos para preservar as matas e os animais. 19/2/2010. Mais um reconhecimento é feito para o Padre Cícero. Desta vez, parte da ONG ambiental Greenpeace. Juazeiro do Norte. O Greenpeace recorre ao "Padim". De patriarca dos nordestinos ao "Padroeiro das Florestas". Esta é uma nova denominação dada pelos ecologistas do Greenpeace, Organização Não Governamental (ONG) de caráter internacional. Semana passada, o destaque no site do órgão, na versão nacional, chamou a atenção para os preceitos do Padre Cícero, trazendo mais uma denominação para o sacerdote, além de destacar o projeto "Árvore do Centenário", adotado a partir deste ano até o aniversário de 100 anos da cidade de Juazeiro do Norte, em julho de 2011. Até lá, será distribuído um milhão de mudas da árvore Juazeiro, para todo o Nordeste.

No site, também foi incluída para consulta matéria publicada no Caderno Regional do Diário do Nordeste, sobre o início da distribuição das mudas, na Romaria de Nossa Senhora das Candeias, no último dia 2. No texto, publicado no espaço Greenblog, cita Juazeiro como não só o nome de uma cidade, mas da árvore que se tornou símbolo do sertão e da terra do Padre Cícero.

O sacerdote é citado como defensor das matas e de Juazeiro. E esse ideal de defesa da natureza, que era repassado de forma tão simplificada para os romeiros, é divulgado pelo Greenpeace, por meio dos preceitos que o Padre Cícero deixou para os simples agricultores de todo o Nordeste brasileiro.

A ideia dos que fazem o Greenpeace no Brasil é vir também para Juazeiro do Norte, no segundo semestre, para espalhar os ´santinhos´ do sacerdote. Foram confeccionados mais de 20 mil deles com a imagem do Padre Cícero como "Padroeiro das Florestas", durante as festas religiosas do município. E é no segundo semestre, durante a segunda maior romaria do ano, a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, que a ONG pretende distribuir cerca de 200 mil mudas de Juazeiro. Esta é a perspectiva, já que a campanha começou com um pouco de atraso, distribuindo apenas 3 mil, durante a Romaria das Candeias, no fim de janeiro.

Segundo divulgou na imprensa paulista, o diretor das campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão, a ONG começou a distribuir os preceitos ecológicos com a imagem do Padre Cícero no intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza.

O material também vem sendo repassado durante audiências públicas que discutem mudanças no Código Florestal no Brasil. "Em vários lugares no mundo, a religião ajuda a criar essa relação com o meio ambiente. A força desses ensinamentos é muito importante", disse Leitão. O Greenpeace pretende levar a campanha para outras regiões do Brasil.

O escritor Daniel Walker, integrante da Comissão do Centenário, aplaude a campanha. O novo título dado ao Padre Cícero é mais um que chega, segundo o escritor, e muito bem vindo. Ele considera importante envolver o "Padim" com as campanhas do Greenpeace em defesa da natureza, já que é um órgão internacional. "É um ideal de defesa da natureza que se espalha para mundo", comemora.


FIQUE POR DENTRO
Cuidados ecológicos

Preceitos ecológicos do Padre Cícero adotados pelo Greenpeace:
"1 - Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau; 2 - Não toque fogo no roçado nem na Caatinga; 3 - Não cace mais e deixe os bichos viverem;

4 - Não crie o boi nem o bode soltos, faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer;

5 - Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé, deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza; 6 - Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva; 7 - Represe os riachos de 100 em 100 metros, ainda que seja com pedra solta;

8 - Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só; 9 - Aprenda a tirar proveito das plantas da Caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema, elas podem ajudar você a conviver com a seca; 10 - Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer;

11 - Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só".

MAIS INFORMAÇÕES
Greenpeace no Brasil:
São Paulo: (11) 3035.1155/ 3817.4600
Manaus: (92) 4009.8000/ (92) 4009.8004

A CRIAÇÃO DO HOMEM - Por: Pancrácio Esmeraldo

No primeiro dia o homem queria saber a sua origem. Quem era ele? De onde veio?
Seria parente daquele macaco tão feio, mas que andava em pé como ele?
Não encontrou uma explicação.
No segundo, foi despertado pelo sonoro cantar dos pássaros. Quem lhes teria
Ensinado a cantar? Viu o quanto era bela a natureza: os rios, os mares,
as florestas e as flores. As flores...como são belas as flores.....
Como se não bastasse tanta beleza ainda são perfumadas. Com tanta perfeição, quem as criou?
No terceiro, viu a beleza do por do sol, refletindo a sua luz vermelha como fogo, deitando-se sobre o mar. O sol foi embora e trouxe a noite. Um céu lindo, cheio de estrelas cintilantes e uma lua cheia, de luz prateada que se espalhava sobre a terra. Como era belo o firmamento! Quem o teria criado?
No quarto dia, percebeu que a natureza tão bela, por vezes se mostrava tão
assustadora com suas tempestades, terremotos, maremotos e vulcões a
verterem chamas sobre a terra.Ficou com medo.
Sentiu o frio intenso que lhe fazia tremer todo o corpo e o calor causticante que lhe derretia em suor. Sofreu.
No quinto, viu que os seus pares se matavam por motivos torpes. Viu a
guerra, a fome e a miséria. Viu as pestes e as epidemias. Ficou com mais medo ainda.
No sexto, percebeu o quanto era fugaz a sua passagem nessa terra. Uma terra
com tantos milhões de anos e a sua vida se resumia a tão poucos. Sentiu-se
injustiçado. Era duro admitir que tudo se acabaria com a morte. Se ao menos
tivesse outra vida em algum ponto daquele céu maravilhoso que contemplara?
Estava carente, com medo, inseguro e impotente.
No sétimo dia, o homem não agüentou mais: criou deus.

Por: Pancrácio Esmeraldo

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA!... ( Esses textos de Internet ... )


APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA!...

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali,espiando tranqüilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram- me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma:

-Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara! Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado.
Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.

No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
-Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.

Eu respondi:

- Pensei que tivesse dito que não havia nenhuma viatura disponível.

Texto recebido via E-mail...

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami

Oslo ( Noruega )

OsloSnow-1

Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.


DSC03853



Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30