xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 fevereiro 2010

Pensamento do Dia


"No Crato, parece que o povo pensa que calçada foi feita para os carros, e por isso, andam nas ruas, atrapalhando o tráfego e correndo risco de acidentes..."


Fon
te: Dihelson Mendonça


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Por Maria Otilia

Nos últimos anos vimos muitas mulheres assassinadas pelo seus companheiros. Outras que são diariamente agredidas e que não tem coragem de denunciar seus agressores por medo, ou até mesmo pela dependência financeira. Constatamos assim que não adianta mais somente levantar a bandeira da justiça, da punição dos culpados. Está na hora da sociedade como um todo, repensar quais políticas sociais serão necessárias para criar uma outra cultura que não seja de uma sociedade machista.
Nós educadores também devemos repensar uma nova proposta pedagógica para as nossas escolas ,onde seriam inseridos competências e habilidades que trabalhassem os novos valores tais como: respeito mútuo, respeito as diversidades, questões de gênero, preconceito,etc.
Acredito que todas as instituições educativas, revendo a sua função social, podem contribuir para que nossas crianças e adolescentes sejam no futuro, adultos mais humanos, mais compreensivos, mais tolerantes, menos preconceituosos. A Escola pode e deve ultrapassar os seus muros e oferecer além dos conteúdos, ações educativas que interfiram na educação da sua clientela. Inclusive dando a oportunidade dos nossos jovens construírem novas posturas. Para que mais tarde na sua vida adulta possa conviver em harmonia com o seu companheiro ou companheira, de modo saudável, sem violência, sem machismo.
Não adianta apenas criar leis, decretos, sem antes refletir qual a sociedade estamos inseridos. Quais são os seus valores, sua concepção de homem, de mundo,etc.
Lembremos de que não precisaria construir tantos presídios se toda a sociedade civil e organizada realmente cumprisse com a sua função social. Todos os segmentos trabalhando com um mesmo objetivo: prevenção antes de tudo. E isso começaria dentro da família e chegando a escola onde as crianças aprenderiam que o ser humano é igual, tanto nos seus direitos como nos seus deveres. Que homens e mulheres são iguais, respeitando é claro as especificidades de cada gênero.

Texto postado por Maria Otilia

Lula diz que Telebrás será reativada para acesso à banda larga


"Presidente não deu detalhes sobre o papel da estatal na oferta de acessos. Governo retoma em março discussão do Plano Nacional de Banda Larga."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (19) que o governo vai recuperar a Telebrás para usar a antiga estatal de telecomunicações para ampliar a oferta de acesso à rede de internet de banda larga no país. A afirmação foi feita durante visita a uma fábrica de papel e celulose do Grupo Votarantim em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

A declaração foi em resposta a uma pergunta sobre a valorização das ações da companhia, que teria sofrido um aumento de 35.000% desde o início do governo Lula devido aos boatos de reutilização da infraestrutura da empresa para a ampliação do serviço de banda larga, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo".

“Se ela cresceu 35.000% é novidade. Agora que ela vai crescer vai, porque nós vamos recuperar a Telebrás, disse Lula. “Vamos utilizar [a empresa] para fazer banda larga nesse país.” Ele não deu mais detalhes de como a empresa vai ser utilizada para aumentar a oferta de acessos. No início do mês, reunião ministerial para definir as bases do Plano Nacional de Banda Larga, de universalização do acesso à internet rápida no país, terminou sem decisões tomadas. Uma nova reunião foi marcada para o começo de março. Na última reunião, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a reativação da Telebrás, que teve suas funções reduzidas após a privatização do setor de telecomunicações, não estava definida. “Isso só será possível definir após a reunião de março também”, disse.

Costa havia revelado que um dos pontos debatidos na reunião de fevereiro foi a desoneração tributária dos aparelhos de modem. “É muita informação e muita coisa sendo apresentada e precisa de um detalhe de cada ministério. Por exemplo, no caso da desoneração, que começa pelo modem e que é fundamental no processo de implantação da banda larga, temos a Fazenda que tem que avaliar cada detalhe”, afirmou Costa.

Fonte: R7

19 de agosto: dia do Historiador - Postado por Océlio Teixeira

A proposta de homenagear os historiadores é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos caras mais capacitados prá falar de educação neste país deseducado. A data escolhida de início era o dia 12 de setembro. Mas aí o senador Augusto Botelho (PT-RR) propôs uma emenda, apovada pela comissão, que alterava a data para hoje, 19 de agosto.

O motivo? Aproveitar a data para homenagear Joaquim Nabuco, que nasceu dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, prá quem dormiu naquela aula marota de História do Brasil (dependendo do professor eu não os culpo), foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista(!), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e... Historiador!

Portanto, parabéns prá todos os malucos historiadores deste Brasil.

E para o post não ficar muito meia-boca, vou copiar e colar aqui um trecho da justificativa do senador para criar o Dia do Historiador:

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.

E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."

Por Vinicius Cabral
Fonte: http://ohistoriadorperdido.blogspot.com

LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

DOU - 18/12/2009

Ministério Público denuncia magistrados suspeitos de venda de sentenças no ES

O Ministério Público Federal denunciou magistrados do TJ-ES (Tribunal de Justiça) do Espírito Santo suspeitos de envolvimento em um suposto esquema de venda sentenças. Além de juízes e desembargadores, a denúncia apresentada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Vasconcelos, no último dia 5 inclui integrantes do Ministério Público do Espírito Santo, advogados e empresários. Ao todo, 26 pessoas foram acusadas de participação no esquema.

A denúncia foi apresentada com base na investigação da Polícia Federal durante a Operação Naufrágio, que apura o esquema de venda de sentenças e nepotismo. A denúncia indica a participação dos denunciados em um "esquema de corrupção sem precedentes, que tinha por objeto a comercialização de decisões judiciais". Entre os denunciados está o desembargador Frederico Guilherme Pimentel, ex-presidente do TJ-ES que foi preso em dezembro passado com mais seis pessoas sob a acusação de participação do suposto esquema de venda e manipulação de sentenças em troca de favores e vantagens pessoais. Pimentel foi solto depois de quatro dias, após prestarem depoimento na Polícia Federal.

A reportagem não localizou Pimentel para comentar a denúncia. O site do TJ-ES informa que o desembargador está afastado de suas funções.

"Não resta dúvida de que o motivo para a formação da quadrilha e a consequente prática de outros crimes reside na busca do lucro fácil: uma prestação jurisdicional em que o que menos conta é o melhor argumento. As vultosas quantias em litígio levadas à apreciação do TJ-ES tornavam a atividade da quadrilha extremamente lucrativa, proporcionando aos envolvidos um poder econômico e padrão de vida superiores ao que eram capazes de realizar com suas atividades profissionais lícitas", diz o subprocurador na denúncia. Os denunciados são acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, exploração de prestígio, prevaricação, falsidade ideológica, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional qualificado, entre outros.

Fonte: Folha OnLine

Bares do município de Catarina agora têm horário para fechar - Postado por Océlio Teixeira

Nota: já pensou se essa moda pega?
A juiza substituta Ana Celina Monte Studart Gurgel, titular da Comarca de Catarina, assina portaria determinando o horáro de fechamento de bares, restaurantes, boates e comércios afins. A Portaria Nº 02/2010, estabelece três horários diferentes para o fechamento: de segunda a quinta-feira, esses estabelecimentos devem cerrar as portas às 23 hrs. Nas noites de sexta-feira e sábado, o limite de funcionamento vai até 1h da madrugada seguinte. Na noite de domingo, a tolerância se encerra à 0h.

Segundo nota da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará, quando houver festejos específicos no município, o caso é tratado como exceção e não é estabelecido horário para o fechamento dos bares, boates e afins. A Portaria foi assinada no último dia 20 de janeiro, considerando a "necessidade de garantir a tranquilidade e a ordem pública local".

Outro argumento utilizado pela juíza para estabelecer a Portaria é o artigo Nº 42 do Decreto-Lei Nº 3.688, de 1941, a chamada Lei das Contravenções Penais. O texto legal tipifica como contravenção penal a perturbação do sossego alheio.

Texto de Luciano Augusto
Fonte: Ceará Agora

Tiroteio e morte, fuzis e dinamite apreendidos

NE - Icó Sitiada

Dois presos: Carlos Eduardo Sobrinho, 31, paulista, e Miguel Costa Teixeira, 41 anos, pernambucano, estavam com Gilvandro Reis, morto no tiroteio. A Polícia prendeu dois homens e matou outro em troca de tiros. O trio estava escondido em um motel da cidade

Icó. Denúncia, tiroteio, morte, prisões e a apreensão de um verdadeiro arsenal. Tudo isso aconteceu no município de Icó (a 360 quilômetros de Fortaleza), entre a tarde e a noite de ontem. Uma denúncia anônima resultou em diligências e investigações que levaram a Polícia a descoberta do que poderia ser a preparação para um grande assalto no Interior do Ceará. Em confronto com a Polícia, um homem foi morto e dois outros foram presos com fuzis, pistolas, munição, lanternas, bananas de dinamite, roupas camulfadas, cocaína e crack.

Segundo a Polícia, as primeiras investigações davam conta de que três homens passaram a madrugada de sexta-feira (19) em um motel daquela cidade e, quando saíram, deixaram vestígios de que armas tinham sido manuseadas no local.

Logo pela manhã, policiais estiveram no motel mas não encontraram os suspeitos. Durante todo o dia, equipes de policiais civis e militares rondaram a cidade e, no fim da tarde de ontem, uma pista levou a Polícia a outro motel, desta vez às margens da rodovia CE-282, na localidade de Cascudo, a poucos quilômetros da sede de Icó. A diligência estava sendo conduzida pelo capitão Erick, comandante do Pelotão da PM no município. Ao chegarem no segundo motel, os PMs foram recebidos a tiros. Houve tiroteio e um dos bandidos foi morto. Ele foi identificado como Gilvandro Matos dos Reis, 38, natural de Juazeiro do Norte. Segundo a Polícia, Gilvandro era conhecido pelo apelido de ´Malhado´.

O confronto entre policiais e bandidos se intensificou e foi solicitado reforço da PM de Iguatu, município vizinho. O efetivo daquela outra cidade foi então mobilizado pelo coronel Gomes Filho - comandante do Quartel da Polícia Militar em Iguatu. Policiais civis de Iguatu - sob o comando do delegado Agenor Queiroz - e policiais rodoviários federais, que tinham a frente o inspetor Misceno, também foram acionados e reforçaram o policiamento que estava em confronto com os marginais. O delegado de Lavras da Mangabeira, Pedro Viana, ajudou no combate aos criminosos.

Os policiais que cercavam o local conseguiram que os bandidos se entregassem. Para isso, os atiradores exigiram a presença de um advogado.

Dentro do motel em que estavam os três homens, a Polícia encontrou cinco fuzis, sendo dois AR-15, um fuzil Rugger (de fabricação alemã) e dois Fal 762. Também foram apreendidas quatro pistolas, muita munição, lanternas, roupas camufladas, crack, cocaína e até bananas de dinamite. Foram presos Carlos Eduardo Sobrinho, 31, natural de São Paulo, e Miguel Costa Teixeira, 41 anos, natural de Lagoa Grande, em Pernambuco. Todo o arsenal apreendido e os acusados foram conduzidos a presença do delegado regional de policia civil de Icó, José Gonçalves de Almeida, para o procedimento policial. A chegada de dezenas de viaturas da PM, da Polícia Civil e da PRF levou uma multidão de curiosos à porta da delegacia local.

De acordo com a Polícia, o trio circulava na cidade em um veiculo Gol e numa Saveiro. Para o coronel Gomes Filho, o trio se preparava para fazer um grande assalto na Região Centro-Sul do Estado. "Pelo material encontrado, acreditamos que os bandidos se preparava para atacar um carro-forte um uma agência bancária", avaliou o oficial.

NATHÁLIA LOBO / RICHARD LOPES
REPÓRTER / COLABORADOR

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Dona Almina Arraes, uma das primeiras clientes do Mercadinho Matos:

IMG_5395

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Dona Almina Arraes, uma das primeiras clientes do Mercadinho Matos:

IMG_5395

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

CRATO - Notícias do dia 20 de Fevereiro de 2010


Crato em alerta contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua realizando o trabalho de combate à dengue no município e solicita à sociedade permanecer alerta nesse período em que ocorrem chuvas, isoladamente, propício para o Aedes aegypti se reproduzir. As visitas domiciliares dos agentes de Endemias estão sendo realizadas, no intuito de prevenir a população e combater os focos do mosquito, além de orientar a população. A Mobilização Social, da Secretaria de Saúde, vem realizando divulgação nas comunidades, por meio de palestras e trabalhos nas escolas. A ação integrada de combate à dengue, em Crato, envolve secretarias do município, como a Educação, e o setor de limpeza pública. Os terrenos baldios e a capinação também estão sendo priorizados, como forma de impedir que novos casos de dengue surjam no município.

Testes rápidos de HIV continuam sendo realizados em Crato

O Município do Crato continua realizando testes rápidos de vírus HIV, no Centro de Especialidades. O trabalho foi iniciado no último dia 9 de fevereiro, período que antecedeu o carnaval, como forma de levar prevenção à população. A Campanha Fique Sabendo é uma iniciativa do Ministério da Saúde com a parceria da Secretaria de Saúde do Município. No caso do Crato, a cidade foi contemplada com 400 exames rápidos, com resultados em 15 minutos, por contar com uma equipe multidisciplinar, que atua no centro, junto ao setor de Saúde Sexual. Médicos, assistente social, psicólogo e enfermeiro fazem parte da equipe, que tem dado acompanhamento aos que chegam para realizar o exame, com orientações antes e depois, além do trabalho de aconselhamento.

Desratização dos mercados públicos será feita através do Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses do município do Crato realizará trabalho de desratização dos mercados públicos do Crato, incluindo os dois principais: o Wilson Roriz e o Walter Peixoto. A medida visa, além de higienizar esses ambientes e imediações, impedir a disseminação de doenças que podem ser transmitidas como a leptospirose, que é repassada por meio da contaminação da urina do rato.

CRAS Alto da Penha promove curso de arte, diversão e inclusão social para os idosos do bairro.

O Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Alto da Penha inicia na próxima segunda-feira, 22 a partir das 13 horas e 30 minutos curso de pintura em cerâmica para os idosos que fazem parte do centro. O Curso que promove conhecimento em arte, interação e sobretudo inclusão social terá a duração de dois meses e acontecerá as segundas e quintas.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O Crato Merece uma Secretaria do Turismo - Por Océlio Teixeira

Uma discussão que circulou recentemente aqui no Blog, levantada pelo nosso amigo Dihelson, foi desenvolvimento da atividade turística do Crato. Num comentário que fiz, e depois num texto postado, defendi a idéia de que o Prefeito Samuel Araripe crie uma Secretaria do Turismo. Nada contra o Secretário Duda, do Desenvolvimento Econômico, pasta a qual está ligado o Departamento de Turismo. Duda é uma pessoa séria e tem desempenhado seu trabalho com bastante competência. Mas me parece que ao turismo não tem sido dada a devida atenção. E como o Crato tem um potencial enorme neste setor, acredito e defendo a criação de uma Secretaria dedicada ao turismo.

No municipio de Crato podemos desenvolver o turismo histórico cultural, o turismo ecológico, o turismo religioso, o turismo rural, o turismo científico, o turismo de base comunitária, o turismo de eventos, dentre outros. O que está faltando?, nos perguntou o Dihelson. Pra mim falta uma Secretaria, com uma equipe devidamente qualificada, que coordene esse trabalho, faça projetos, dialogue com a sociedade, vá atrás de recursos, etc. Tenho certeza que o Crato ganharia e muito com uma pasta destinada a pensar e planejar o turismo no município.
Fica assim minha sugestão. Gostaria de ler a opinião dos leitores do Blog, dos colaboradores e, se possível, dos gestores da cidade. O turismo, feito de forma sustentável, é um vetor fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e uma região.  Vamos pensar nisso?

Por fim, só uma informação: o pólo indutor do turismo no Cariri, criado pelo Ministério do Turismo, é Nova Olinda. Vocês sabiam disso? Pois é, nada contra a cidade dos meus amigos Alemberg Quindins e Sr. Expedito Seleiro, mas o Crato tem uma tradição histórica, cultural, política e turística muito maior que a cidade de Nova Olinda. E porque Nova Olinda foi escolhida pelo MTur?

Fotos: Internet

Em show, Rita Lee sugere que presidenciáveis vão ao "Big Brother" - Postado por Océlio Teixeira

Nota: Taí uma boa idéia. Pelos menos o BBB serviria pra alguma coisa.
 
Na estréia do show "Yê Yê Yê de Bamba" em São Paulo, a cantora Rita Lee sugeriu à Rede Globo que tranque os candidatos à Presidência da República, cujas eleições acontecerão em outubro próximo, no programa "Big Brother Brasil".

No show em que apresenta algumas músicas do seu novo CD e que canta os Beatles, a cantora brincou com o público e divulgou sua sempre consciente maneira de pensar, especialmente sobre política. Ela ironizou a novela das oito da Globo e falou do "Big Brother". "Aquilo é horrível, nunca vi tanta gente sem sal lá dentro", afirmou.

Na platéia, vips, para quem ela disse ter descoberto que adora cantar, ouviram ao desabafo da roqueira de 54 anos. "A Globo poderia prestar um serviço para nós, eleitores: confinar numa casa os presidenciáveis Ciro, Lula, Roseane (sic), Itamar, Enéas, Serra, põe o Brizola também, só pra... Teríamos a oportunidade de conhecer os caras. Daí a gente sabia em quem votar."

À essa altura, Rita Lee estava na platéia, onde sentou no colo das pessoas, disse que bebida alcoólica não fazia bem e encontrou sua irmã.

"A gente também ia votar, mas não por telefone. Ia para a urna. Eu faria este esforço", disse ao público.

"Eu queria ver o Maluf pegando uma lata de leite condensado e mandando para Jersey", afirmou, se referindo ao episódio ocorrido no "reality show" global no qual dois participantes discutiram por causa do doce.

Ainda sobre "Big Brother", disse que "quando crescer" quer ser a Xaiane, uma das participantes do programa que já foi eliminada e que agora ganha a fama nua em revistas.

No final do show, depois de cantar seus maiores sucessos, Rita Lee, que se apresenta no DirecTV Music Hall até o dia 3 de março, agradeceu à platéia e pediu um voto consciente nas próximas eleições.

Texto de Marcelo Bartolomei
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

CRATO - Previsão do Tempo - Hoje - Dia 20 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

Brejo Santo - Bodega "Caldeira do Inferno" mantém tradição há 50 anos


Chico Sinésio, proprietário de uma das mercearias mais populares do Cariri, transformou a cordialidade na principal ferramenta para atrair freguesia em seu comércio. 20/2/2010

No contexto do tempo atual cada vez mais veloz, uma pequena mercearia do Interior mantém uma realidade bem diversa. Brejo Santo. Uma mistura de bar, botequim, clube social, varanda aconchegante da nossa casa. Assim é o pequeno comércio Caldeira do Inferno que, este ano, está comemorando 50 anos de idade. A Caldeira do Inferno é mais do que o reduto dos boêmios, notívagos que varavam as madrugadas do Brejo de antigamente. É o aconchego, o referencial, o ponto de encontro de uma cidade que foi esmagada pelo progresso, o fascínio da modernidade. É um dos poucos patrimônios de uma sociedade sem memória. Ao contrário dos bares convencionais, que oferecem um cardápio variado, o único tira-gosto da caldeira é um caju, cortado em cima do balcão, ou uma laranja. A atração principal é o clima de cordialidade, a conversa amiga, descontraída, no pé do balcão, ou na sombra de uma árvore em cima da calçada. Ponto de distribuição do Diário do Nordeste na região, a Caldeira é também o balcão de informações do cotidiano.

Nas comemorações do cinquentenário, o velho prédio da Caldeira foi restaurado, contra a vontade do seu proprietário Francisco Gomes Feijó, conhecido como "Chico de Sinésio", que sempre resistiu à ideia de mexer nas lembranças do passado. A vontade dos filhos foi mais forte do que o saudosismo do pai. As portas foram substituídas, o prédio foi pintado e o velho balcão de madeira foi coberto de novo material, a fórmica. Permaneceram nas paredes as fotos de políticos e artistas famosos que visitaram a Caldeira. As lembranças da antiga barbearia, onde Sinésio Gomes fazia a barba e cortava o cabelo da sociedade brejo-santense e, às vezes, suspendia o atendimento para instalar na cadeia de barbeiro um bêbado amigo que não tinha condições de voltar para casa em estado de embriaguez.

"Com o coração safenado e sacolejado pelo tempo, Chico de Sinésio transformou a Caldeira na sala de visita de nossa casa, com o seu jeito brejo-santense de ser", diz o farmacêutico Ivan Landim, um dos frequentadores da Caldeira. "Sem a Caldeira, o Brejo perde a sua identidade. Ali, naquele pedaço de chão, entre quatro paredes, estão guardadas as mais gratas recordações da nossa juventude", completa ele.

Já para outro consumidor fiel, o engenheiro Gilson Leite Quental, a Caldeira transformou-se no "sacrário de emoções". "Hoje, cinquentona, ela ainda nos seduz com o seu charme e simpatia. O tempo, a idade e a modernidade não conseguiram destruir este caso de amor que todos nós temos pela Caldeira", destaca o engenheiro, lembrando que não é fácil manter a tradição de um estabelecimento comercial no mundo em mudanças cada vez mais aceleradas. Nos últimos tempos, a velocidade das tecnologias teve um impacto dramático sobre as pessoas. Inconscientemente, a humanidade parece perder os valores tradicionais e, principalmente, o convívio entre amigos. Este é o valor preservado na Caldeira do Inferno.

Apelo aos sentidos

A sociedade moderna, por um estado de coisas, se tornou uma sociedade estética onde o valor da beleza e os apelos aos sentidos contaminam a cultura: as formas de pensar, de agir, sentir e organizar a vida comunitária se individualiza cada vez mais. A cultura de consumo, sustentada pelo fenômeno da moda, modificou em profundidade a sensibilidade dos consumidores. Tudo se tornou volátil, até mesmo as velhas amizades, que foram atropeladas pela velocidade do cotidiano. As relações humanas não são mais tangíveis e a vida em conjunto, familiar, de casais, de amigos, perde consistência e estabilidade. Porém, na Caldeira do Inferno, a realidade é bem diferente.

ENQUETE
Clientela fiel

"A Caldeira do Inferno é o paraíso de todos os clãs do passado e do presente. Eu sou um desses remanescentes"
FRANCISCO FEIJÓ
71 ANOS
Motorista


"Sem a Caldeira, o Brejo Santo perde a sua identidade. Ela faz parte da nossa cultura e é ponto para preservar nossa memória"
IVAN LANDIM
78 ANOS
Farmacêutico


"A Caldeira é o sacrário das nossas emoções. Hoje, cinquentona, ela ainda nos seduz com o seu charme e simpatia"
GILSON LEITE QUENTAL
67 ANOS
Engenheiro


MAIS INFORMAÇÕES
Caldeira do Inferno
Praça Dionísio Lucena, S/N
Centro, Brejo Santo
(88) 9928.1116


LEMBRANÇAS
Mercearia é ponto de preservação da memória

Brejo Santo. A mercearia Caldeira do Inferno resistiu heroicamente a esta avalanche de progresso que leva ao individualismo. O tradicionalismo da mercearia é uma resposta ao modernismo que transforma a cidade num brinquedo eletrônico. Rever a Caldeira é restaurar a memória de tipos populares que, na verdade, constroem no cotidiano a identidade dos moradores da cidade. É relembrar figuras como Pedro "Cilião" que, apesar de não ter entrada para a história oficial, é tema de conversa nas mesas de bares.

Conta-se que, na seca de 32, Pedro Cilião entrou numa fila para falar com um emissário do governo que veio fazer o alistamento dos flagelados para socorrê-los. Enquanto aguardava ser atendido, Cilião perguntava aos amigos: "O que foi que ele ti deu?". A resposta era sempre a mesma: "nada, ele anotou meu nome para levar para o governo". Mesmo assim, Cilião permaneceu na fila. Quando chegou em frente ao emissário permaneceu de braços cruzados. O funcionário do governo perguntou: "O que é que o senhor quer?". Foi quando Cilião respondeu: "Eu não quero nada. Eu num tô vendo o senhor dar nada a ninguém".

Nem só de saudosismo vive a Caldeira. A antiga barbearia, que foi o centro de informações da cidade, continua cumprindo a sua missão. É uma espécie de sala de redação da cidade. Ali se sabe de tudo: futebol, política, religião. A Caldeira é o polo catalisador de poetas, seresteiros, intelectuais que encontram na Caldeia o ambiente ideal para seus devaneios.

Resiste à realidade onde, aos poucos, as pessoas vivem sozinhos na multidão, enganadas por falsas ideias de relações duradouras. Mesmo em grupo, o homem urbano parece se sentir só. É preciso sentir o mundo, ir às ruas, misturar-se a todo tipo de gente. Nenhuma conversa virtual substitui a emoção do olho no olho, na mesa de um bar, numa banca de bebida, onde inúmeros temas se mesclam e se alternam.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Dilma defenderá atual política econômica na campanha


BRASÍLIA (Reuters) - A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) defenderá durante a campanha presidencial a manutenção da atual política econômica, afirmou nesta sexta-feira o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. Dilma será lançada pré-candidata à Presidência da República do PT no sábado, quando o Congresso Nacional do partido será encerrado.

"A Dilma vai dizer durante a campanha que vai manter a política econômica, que é bem sucedida, tem aprovação e viabilizou o crescimento, os investimentos e a inclusão social", disse Bernardo a jornalistas ao chegar ao evento, rebatendo as críticas de que as diretrizes do programa de governo aprovadas no congresso do PT teriam um tom estatizante.

"A política econômica do governo, mesmo com críticas pontuais, é reconhecida pelos nossos militantes. Ela foi base para tudo o que nós fizemos", concluiu.

(Reportagem de Fernando Exman) - Reuters - Via Yahoo Notícias

Falta de chuvas já preocupa agricultores de Barbalha

De acordo com previsões da Funceme o clima pode continuar assim até o mês de maio. A onda de calor que se registra no município de Barbalha está levando agricultores a ficarem desapontados com relação ao inverno. Em anos anteriores, nessa época do ano já havia sido registrado um volume de chuvas suficiente para o início do plantio de diversas culturas. Os 50 primeiros dias de 2010 estão quentes e estão deixando a população desconfortável.

O calor escaldante tem levado muitas pessoas a procurarem atendimento nos hospitais da cidade. É a falta de chuva que aumenta a sensação de calor, e de acordo com previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o clima no Cariri pode continuar assim até o mês de maio. Além disso, as chuvas que poderão ser abaixo do normal poderão contribuir para que as temperaturas fiquem mais altas ainda.

Por: Josélio Araújo - do Blog de Barbalha - Rede Blogs do Cariri

Centro Cultural Banco do Nordeste promove Seminário

Cultura e Desenvolvimento em Debate


Divulgação: CCBNB

Computador e internet - Por: José de Arimatéa dos Santos


Nesse mundo atual é um prenchimento de formulários pela internet para tudo. É senha e mais senhas que temos que decorar. Depois começa-se a preencher as fichas que querem saber quase tudo da nossa vida. E haja paciência, pois às vezes a internet está lenta e tome a esperar para responder o próximo tópico. Parece até que não se tem mais papel. Tudo tem que ser on line. Vai no banco, correios, em casa ou no trabalho, tá lá o computador. Parece até, parece não, o mesmo já faz parte da nossa família. Sem ele não conseguimos viver. Até o celular já virou computador.

É, quem lê pensa que sou contra ou faço parte da turma que é a favor da máquina de escrever, vídeo cassete, cassete ou LP. Acredito sempre que as novas tecnologias estão aí para ajudar o homem nos mais variados ramos de atividade e desenvolvimento. Agiliza muita coisa e facilita o encontro de pessoas que moram em pontos variados e distantes da nossa casa, do planeta terra. Se não fosse essa maravilha não tinha como compartilhar essas ideias minhas com muita gente que nesse momento lê essas linhas. Vivemos novos e bons tempos. Em que a comunicação é o agora e que ficamos sabendo notícias ou fatos que acontecem nesse instante em qualquer quadrante do planeta.

O lado negativo é a pervesidade que alguns seres humanos teimam ainda em fazer com o seu semelhante. Aproveita dessa maravilha para difamar, atacar ou tentar se esconder no anonimato para covardemente emitir opiniões preconceituosas e mentir entre outras coisas, infelizmente. Tudo tem o seu lado negativo.

Quero somente terminar fazendo minhas homenagens ao computador e a internet que foram inventados, tenho certeza, para fazer fazer o bem e melhorar nossas vidas. Seja em casa, no trabalho e no lazer. Ferramenta super democrática. Ditaduras não gostam dessas ferramentas. Nossas ideias correm o mundo em segundos e faz com que não haja fronteiras. Acredito que a internet é o verdadeiro antídoto contra a falta de liberdade e contra a solidão. Que novas tecnologias o homem descubra. Assim é a vocação da humanidade para a democracia que significa liberdade, responsabilidade e paz.

Por: José de Arimatéa dos Santos

Reunião da Frente Sul de Prefeitos na Próxima Segunda-Feira

A Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará estará realizando nessa segunda feira, 22 de fevereiro, ás 09 horas no Verde Vale Hotel em Juazeiro do Norte à primeira reunião de trabalho da FRENTE SUL nesse ano de 2010. Será um encontro com os 44 municípios membros e contará com a presença do Secretário de Estado da Fazenda Dr Mauro Filho que falará aos presentes sobre o tema arrecadação. Foram convidados para o evento Secretários de Finanças, Procuradores, Contadores, Chefes de Tributos, Encarregado de Licitações dos municípios.

A Frente Municipalista do Sul do Ceará é uma associação de prefeitos, sem fins lucrativos, tem suas atividades centradas no fortalecimento dos municípios membros, buscando recursos e melhorias, que contribuam para o crescimento da região. Debater problemas comuns, trocar experiências administrativas e buscar apoio no âmbito estadual e federal são objetivos da Frente Municipalista. Maiores Informações ou dúvidas favor contactar:

(88) 3541 1864 – Frente Sul de Prefeitos
(88) 9231 6673 – Adriana Suad

CRATO - Armazém do Som - João Nicodemos - Dia 26, Sexta-Feira


Armazém do Som & Perfórmance Poética
c/ JOÃO NICODEMOS:

João Nicodemos de Araujo Neto, músico instrumentista e poeta interessado na Cultura Popular Nordestina, criou e participou de inúmeros trabalhos nesta área, fazendo arranjos, tocando instrumentos, criando trilhas para teatro, produzindo Cordel e xilogravura. Toca Rabeca, Viola de 10 cordas (Viola Caipira), Saxofone e Cavaquinho. Neste trabalho apresenta seus poemas e músicas utilizando as mídias digitais como formas de expressão poética. Com animações, edições de imagem – som e texto poéticos, busca criar uma atmosfera de lucidez e poesia conduzindo o espectador num passeio por seu imaginário.

26/02/2010 (Sexta) - Às 20h
Local: Teatro Adalberto Vamozi - SESC Crato
Entrada Franca!

CRATO - Programação SESC - Curtas número 2


Arte Retirante
CURTAS Nº 2
(Grupo 3x4 de Teatro)

Curtas Nº2 é o segundo espetáculo do Grupo 3x4 de Teatro composto por esquetes: são três solos baseados na obra de Caio Fernando Abreu, frutos de uma pesquisa de campo sobre a interpretação e transcrição da Literatura para o teatro. Os esquetes demonstram ás investigação que o ator faz, utilizando-se de partituras corporais para construção de cena com interpretação realista, tendo o ator como centro da cena com poucos recursos técnicos. Ademais, o espetáculo aborda o uso da literatura como texto teatral e suporte para dramaturgia, identificando elementos convergentes e divergentes entre essas duas formas de linguagem.

25/02/2010 (Quinta) - Às 20h
Local: Teatro Adalberto Vamozi - SESC Crato
Entrada Franca!
Informações: 3586.9150

Abaixo os impostos sobre a música! - Por: Otávio Leite


Artigo do Deputado Federal Otávio Leite no Jornal o Globo


OTAVIO LEITE (Artigo publicado em 19/02 no Jornal O Globo)

Muito se tem falado sobre crise. Em sentido amplo. Crescimento econômico abalado, desemprego, instabilidades etc. Ao mesmo tempo muito se tem ouvido sobre medidas que visam a combater depressões pontuais. Vide as desonerações de tributos no setor automotivo, nas linhas branca e azul de equipamentos e utilidades domésticas, construção civil, nos setores de exportação etc. Mas há um segmento de formidável potencial econômico, que representa em si incalculável valor cultural: a indústria da música brasileira, que vive um delicado e preocupante momento, a se agravar a cada instante.

Urge socorrê-la.

O diagnóstico é simples. As pessoas prosseguem ouvindo e cultivando música, mas por outro lado o “mercado oficial” vem sendo cruelmente dominado pela perversa informalidade e pelo câncer da pirataria. Não é de hoje que assistimos as quedas abruptas nas vendas de CDs, concomitante ao crescimento exponencial dos downloads não remunerados. Curiosamente, mercê da convergência digital, vimos avançar o campo da telefonia como mercado de música. Esta é a equação a que se submetem milhares de brasileiros (conhecidos e anônimos) que atuam e procuram se sustentar como profissionais da música. E que hoje, basicamente, sobrevivem de shows.

Por entender que se trata de um produto de profundo valor cultural — a MPB —, é que propusemos, ao lado de diversos deputados e que representam todas as regiões do país, a chamada PEC da Música (98/07). A ideia consiste em classificar a música produzida no Brasil como imune a qualquer imposto. Implantar na Constituição o mesmo tratamento que foi concedido ao livro. O que faz sentido, pois se equivalem em importância para a nação.

Avançamos na tramitação. Foram dois anos e meio de profundos debates, estudos, inúmeras audiências públicas (para as quais estiveram dezenas e dezenas de artistas, músicos , gravadoras, produtores independentes e profissionais da música em geral ). Todos do mesmo lado. Em uníssono, conclamando o Congresso a fazer algo diante desta galopante decadência. Chegamos a fazer uma ressalva no texto, para dissipar as preocupações do Amazonas de que as fábricas (hoje são apenas seis) pudessem ser estimuladas a se transferirem de Manaus para outra região do país. Enfim, tudo pronto para votar. Com acordo de liderança e aquiescência do presidente Michel Temer, para tal.

Eis que o governo, através de suas lideranças — possuem maioria — , freou a votação e reivindicou “um tempo” para o Ministério da Fazenda examinar os impactos da proposta. Junto ao ministro Guido Mantega estivemos, deputados de governo e da oposição (a bandeira é suprapartidária), artistas e profissionais a fim de sensibilizá-lo para a causa. Concebe mos alternativas. Aguardamos o seu pronunciamento. O que nos interessa é adotar procedimentos que permitam a queda do preço na venda ao consumidor final.

Seja para os CDs e DVDs (até quando existirão?), seja nas vendas pela internet que, se não tributadas, podem migrar para a formalidade justamente remuneradas a um preço convidativo; seja para extinguir os tributos nas músicas adquiridas no âmbito da telefonia e em qualquer outro meio digital por vir. O fundamental é que as pessoas possam, cada vez mais, consumir música. Para todos os gostos. Acarretando dinamização e aquecimento do mercado da indústria fonográfica , gerando mais emprego, renda e, sobretudo, promovendo o fortalecimento de um bem maior: a cultura nacional .

Todos ao “front” na Câmara dos Deputados ! A ideia é classificar a música popular brasileira como imune a impostos

Liliam Rezende
Assessora Parlamentar
Deputado Federal Otavio Leite

SER OU NÃO AMIGO! - Por: Antonio paiva Rodrigues

Ser ou ter amigos será uma arte ou um dom divino? O que podemos chamar de amizade pura? Sabemos que em nosso rol encontramos ou fazemos novas amizades. Será que através de novas amizades poderemos arregimentar novos amigos? Uma boa amizade hoje em dia é coisa rara. Não existindo requisitos, mas uma boa educação familiar e espiritual favorece a construção de uma nova e excelente amizade. Senhor! Dá-nos este dom, as condições necessárias para que sejamos amigos e leais ao bem e vacinados contra o mal. A preocupação não deve fazer parte de nossa vida, visto que o ser preocupado não chega a lugar algum. Dizem os mais conscientes que o amigo tem um comportamento exemplar e mesmo sendo traído nada cobrará. Confie em si mesmo. Tudo é melhor quando você confia na sua inteligência, no seu sentimento, no seu poder de reconciliação.

Um bom amigo deve ser paciente, indulgente, compreensivo, fraterno, Um bom amigo jamais exigirá acertos de contas e nem pedirá justificativas, é isento de caprichos e não se deixa iludir pelos erros dos outros. O perdão é um dom específico das pessoas de bom coração. Outra importante qualidade do amigo é saber ouvir não impondo opiniões e tendo no coração os aconselhamentos para usá-los na hora certa. Desenvolva a sua esperança, pois a felicidade pede ação para a construção das boas obras. Impor e exigir são substituídos por conselhos e sugestões. Perdoar é compreender sempre. Repelir jamais, devemos sim afagar e renunciar na hora exata. Ajuste o seu interno com o externo, de modo que o externo colabore com o seu interno e o seu interno realize maravilhas no externo. Suba na escada da felicidade firme e não pense em cair.

Ela está à sua disposição, é infinita e quer você nos seus belos degraus. A ameaça não existe na vida do amigo e sim o alerta. Além das boas ações o amigo ajuda, consola, ao invés de criticar, dispensa agradecimentos e não esperam por retribuições ou recompensas. Não reprime, liberta. Maria Cotroni Valenti na verdade é uma grande amiga que nos ensina nos alerta para as boas ações e como devemos viver em paz com nossos irmãos. É muito perigoso o mergulho no oceano do pessimismo. Não tenha medo. Nem do futuro, nem do futuro, por isso seja um bom amigo para todos. A vida sorri para as pessoas boas, amigas e corajosas com certeza.

Meu amigo Lourival Lopes tem uma mente aberta e sempre será mais um amigo para contarmos com sua amizade, seus ensinamentos e a sua experiência de vida. Ser amigo é ser leal, reconhecer os próprios erros, não falar da vida dos outros, sorrir sempre, ajudar os mais necessitados e os estropiados. Senhor ajuda-nos a sermos bons amigos e que o mal não passe jamais pela nossa mente e que o bem jamais se ausente do nosso coração. Para ter bons resultados, dê uma olhada para dentro de si, pense em Deus, adquira confiança e vá à luta. (No bom sentido). Quando você acredita que pode fazer boas ações, as coisas ficam fáceis. Pense Nisso e será feliz a vida inteira.

“Depois da tempestade vem a bonança”, diz a ditado. Levante o ânimo, a cabeça e olhe para frente com coragem. O mundo hoje recheado de violência de todos os matizes está necessitado de homens de boa vontade e de trabalhadores da última hora, que infelizmente são os amigos que podemos contar com certeza. Deus nos abençoe e que Jesus, o Cristo esteja sempre em nossos corações para que as boas ações surjam sempre.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA AOUVIRCE-DA ALOMERCE E DA UBT (UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES).

A Arrogância do Ser Humano em ainda se achar o Centro do Universo! - Por: Dihelson Mendonça



Acima: Nossa Galáxia: "Via Láctea", com 200 Bilhões de estrelas iguais ao nosso sol. No universo inteiro existem Bilhões de outras galáxias iguais à Via Láctea... resultado bilhões de bilhões de estrelas.

Na idade média, o homem se achava o centro do universo. Afirmava que o mundo girava em torno do nosso planeta. Com Galileu Galilei e Copérnico, constatou-se o sistema heliocêntrico e a ciência passou a se chocar com as crenças religiosas, ao se verificar que a Terra era um simples planeta que girava em torno do sol. Até meados do Século XX, os cientistas, com sua arrogância característica, afirmavam que "Tudo bem! a terra não é o centro do universo, mas é muito improvável que haja outro sistema solar com planetas girando em torno de uma estrela. De lá pra cá, já foram descobertos MILHARES deles.

Depois, os cientistas afirmaram: "Ok, existem milhares ou milhões de planetas, mas é praticamente impossível existir um que contenha água que abrigue vida, pois esse é um fator essencial" . Há poucos meses, aqui, nesta porcaria de sistema solar ainda, bem ali num satélite de Júpiter chamado EUROPA, descobriu-se que há um oceano de água embaixo da superfície do planetóide. Será que somos tão prepotentes assim em achar que somos os únicos seres vivos entre milhões de milhões de sóis apenas nesta mísera galáxia, que faz parte de um universo formado por BILHÕES de galáxias muito maiores do que a nossa ?

É muita pretensão, Meu Deus!

"O Ser Humano continua no obscurantismo de se achar o centro do Universo !"

Por: Dihelson Mendonça

Civilização Extraterrestre, uma realidade absolutamente possível - Por: José Cícero


Ao meditar sobre a possibilidade absurdamente científica, astronômica, matemática, espiritual dos mundos pluralizados/habitáveis na vastidão do universo, fico a indagar o meu Eu profundo, acerca do porquê de haver tanta negativa, ceticismo e preconceito no tocante à questão que trata da existência de vidas(inteligente e não) em outros planetas. Ora, a Terra assim como a nossa galáxia representam apenas uma fração ínfima diante da infinitude côsmica. Então, qual a razão para que só imaginemos vida no nosso planeta, um grão de areia perdido no éter espacial? Seria ingrato demais termos que suportar pela história afora toda esta solidão. O que temos de tão especial para em bilhões de galáxias e trilhões de planetas( se é que podemos quantificar o cosmos em números) sejamos apenas nós os viventes. E, ainda por cima, não tão inteligentes assim?

É provável que o conceito de vida não sirva apenas para o que conhecemos de modo, digamos tão rudimentar. Outras formas de vidas, tanto atrasadas quando avançadas em comparação com a humanidade é algo absolutamente possível. Até pouco tempo, não se acreditava no mundo microscópico...Nos microorganismos biológicos...

Penso que sinceramente, a ignorância, o preconceito assim como, a necessidade de uma mente mais aberta somada a uma visão alargada tenham atrapalhado em muito a compreensão de tão palpitante e interessante assunto. O apego a leitura e a pesquisa. O esforço mental no sentido de se entender as coisas da vida e produzir conhecimento é tudo que falta para que possamos aceitar o fantástico, bem como aquilo que se encontra além da ótica fácil, preestabelecida, funcional, enfim, sejamos capazes de enxegar e conceber tudo o mais que se encontra além de nós. Noutro nível geográfico, mental e até suprafísico. Portanto, afastado da mesmice que nos toca fundo e às vezes até nos cega para outros fatos.

Não dar para acreditar que num universo infinito e, em contínua expansão somente nós os terráqueos possam dispor deste suposto privilégio à vida, de forma isolada e solitária na imensidão das plagas estelares. Sabemos das condições especiais da Terra, bem como das incomensuráveis distâncias interplanetárias e galaxiais. Porém, é possível que as condições fundamentais para à vida na terra não sejam as mesmas para outros seres. Afinal tudo foi resultado de uma evolução lenta e paciente. Ainda, não podemos avaliar tudo o mais, tão somente pelos princípios da nossa ciência que para a idade do universo ainda permanece bastante subdesenvolvida. A questão do espaço-tempo por outro lado, poderá não ser a mesma para todo o universo. Assim como as exigências biológicas etc.

Algumas leis naturais podem já estar vencidas por outras civilizações como a questão da gravidade, da velocidade da luz, da energia com tal conhecemos, enfim, dos nossos modos(quem sabe) atrasados de viajar e de vencer as distâncias. E não me venham como perguntas absurdas, tais como: como podemos provar? Por que as supostas civilizações extraterrestres não se comunicam de vez conosco? Tudo isso como mera negativa ou conceitos preestabelecidos não ajudam muito quanto à necessária compreensão do assunto e, tampouco na quebra de velhos preconceitos. “Eles” devem ter razões de sobra para não manter de modo explícito contatos com os humanos. Penso que não estamos, ainda, devidamente preparados para um fenômeno como este. Caso isso ocorresse de modo abrupto, creio que a humanidade entraria num verdadeiro estado de choque, num frenesi total, numa alucinação coletiva. As instituições passariam a não ter mais nenhum poder sobre os cidadãos. A humanidade perderia seus principais referenciais. Os poderes públicos, a igreja tudo passaria a não ter mais nenhum valor e, sequer nenhuma influência sobre a vida social das pessoas.

Muitos até se suicidaria, dada a força desta situação nova e surreal. Muitos valores éticos, morais, religiosos, políticos e culturais seriam postos em xeque. De modo que nada disso seria interessante para a civilização humana. No entanto estatísticas recentes comprovam que em cada 5 minutos uma pessoa em todo o mundo mantém algum tipo de contato com entidades extraterrestres. O que cumpre ressaltar que a comunicação vem sendo feita desde as eras imemoriais, paulatinamente, quem sabe, até que tenhamos a capacidade necessária para uma comunicação e um contato mais direto. Nossa capacidade do diálogo, bem como da compreensão está aquém do que é minimamente preciso para este contato mais direto e quem sabe, definitivo com nossos irmãos universais.

Quem sabe ainda não seja a hora. A mesma noção do tempo, talvez não seja o mesmo para outras civilizações. Por isso esta demora só seja válida para nós. Possivelmente uma lei cômica também os impedem de realizarem intervenções bruscas noutros mundo, como é caso da Terra. Tudo é possível. O difícil é aceitar que estejamos sozinhos, desgraçadamente solitários num universo tão amplo e infinito. Prova de contatos visuais, comunicativos e físicos é o que não falta. Basta abrir nossas mentes e jogar fora todos os tipos de preconceitos que só promovem o desconhecimento e a ignorância da humanidade e desta maneira começaremos a entender melhor tão significativo assunto. Muitos governos mantêm ainda hoje em sigilo absoluto(Top Secret) informações importantíssimas sobre a suposta presença de seres alienígenas e Ovnis(objetos voadores não identificados) sobre os céus da terra, inclusive o governo brasileiro.

A Bíblia, notadamente no livro de Izequiel, os Vedas dos Hindus e tanto outros livros sagrados espalhados pelos povos do mundo contêm no seu interior narrações interessantes que nos remetem a presença de seres extraterrestres ao logo da história humana. Quantas não foram os relatos de pessoas que foram abduzidas por ETs? Quantas não são os relatos de contatos visuais comprovados por imagens de naves espaciais fazendo algum tipo de evolução por diversos países, inclusive no Brasil.

Nesses últimos dias o governo britânico liberou parte dos seus arquivos secretos atinentes a presença dos discos voadores em terras inglesas. Ufólogos do mundo todo estão iniciando uma campanha mundial para que os governos liberem os arquivos secretos que tratam do tema. Os pesquisadores brasileiros também já estão pressionando o governo Lula também a fazer o mesmo. Portanto, a verdade sobre a presença de entidade extraterrestre no mundo não tarda a parecer. Tudo não passa de uma questão de tempo.

Por José Cícero

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30