xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 fevereiro 2010

BlogCiência - Cientistas descobrem arma secreta de células cancerígenas contra quimioterapia


Proteína ajuda a reparar os danos criados pelo tratamento no DNA delas. Uma equipe de cientistas britânicos identificou a "arma secreta" que as células cancerígenas usam para combater e sobreviver aos tratamentos com quimioterapia. A descoberta feita por especialistas da Cancer Research UK, uma ONG dedicada à pesquisa de câncer, relaciona-se com a estrutura de uma proteína que se encontra no coração do sistema de defesa dos tumores cancerígenos. Identificada como FANCL, essa proteína ajuda as células malignas a reparar o dano sofrido por seu DNA em consequência do tratamento do doente com quimioterapia, explicou Helen Walden, a principal responsável pelo estudo.

- Investigamos a estrutura do motor do sistema de funcionamento. Se conseguirmos detê-lo, seria possível conseguir células muito mais receptivas à quimioterapia. A cientista disse que sua equipe conseguiu a primeira fotografia atômica completa de uma proteína envolvida no caminho da reparação de uma célula, justo ao próprio coração da rota pela qual as células cancerígenas se defendem de tratamentos que têm como objetivo destruí-las. Walden acrescentou que, com a descoberta, "é possível melhorar os tratamentos tradicionais". Ela ressaltou que a descoberta pode se transformar em uma linha de pesquisa para a criação de um medicamento específico. A conclusão principal deste estudo, que se publica na revista Nature Structural and Molecular Biology é que um tratamento preciso contra a proteína pode ajudar a combater o câncer.

A doutora Lesley Walker, que também faz parte do Cancer Research UK, ressaltou que se trata de uma pesquisa muito importante porque atinge o cerne da tática após a proteção das células do câncer frente ao tratamento de quimioterapia.

- Esta descoberta nos dá um objetivo promissor para potenciais medicamentos que ajudem a debilitar a resistência das células cancerígenas enquanto se administra a quimioterapia, para fazer com que este tratamento seja o mais eficaz possível.

Copyright Efe - Fonte: R7

Proposta limita a 8 horas jornada de trabalho de idoso


A Câmara analisa o Projeto de Lei 6685/09, do Senado, que limita a carga de trabalho dos empregados com mais de 60 anos a oito horas diárias. Esse limite, conforme a proposta, poderá ser prorrogado em até duas horas, desde que as horas excedentes sejam compensadas no dia seguinte. Pelo texto, caso o idoso trabalhe em condições penosas, perigosas ou insalubres, a jornada será reduzida em 30 minutos, sem prejuízo do adicional a que tem direito. O projeto estabelece ainda que a prorrogação do horário de trabalho do idoso somente será permitida quando a presença dele for imprescindível ao funcionamento da empresa. Nesse caso, o empregado terá direito a receber aumento salarial de, pelo menos, 50% sobre o valor da hora normal.

Saúde

De acordo com a proposta, a cada seis meses, os empregadores deverão realizar exames laboratoriais e teste de acuidade visual dos funcionários maiores de 60 anos. Todos os resultados serão obrigatoriamente comunicados ao trabalhador. O idoso não poderá ainda, conforme o projeto, ser submetido a serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 quilos, para o trabalho contínuo, ou a 25 quilos, no caso de trabalho ocasional. O empregador que infringir qualquer uma dessas determinações ficará sujeito a multas, de R$ 300 a R$ 3 mil.

Proteção ao idoso

A autora do projeto, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), afirma que a proposta busca adequar a legislação brasileira à Recomendação 162/80, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa norma determina que os Estados integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) - como o Brasil - adotem medidas para proteger os trabalhadores idosos. A parlamentar lembra ainda que o Estatuto do Idoso (Lei 8.842/94) garante às pessoas com mais de 60 anos o direito de exercerem atividades profissionais condizentes com suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43).

Tramitação

O projeto, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira
Via Blog de farias Brito - Dr. Cazuza

Os Diferentes Olhares do Cariri Cangaço 2009 - Por: Manoel Severo

Casarão do Padre Cícero
na Colina do Horto
em Juazeiro do Norte
e Capela da Fazenda Padre Cícero
em Missão Velha
Fotografias de Dário Castro Alves



O Enrrolador de fumo da Fazenda Piçarra
e os Tocadores de Missão Velha
Fotografias de Chagas Nascimento



Banda Cabaçal da Casa Grande em Nova Olinda, Fotografia de Afrânio Cysne
Ruínas da Casa do Beato Zé Lourenço, Fotografia de Antônio Vilela



O "Oitão" sobreado e a Pedra Tosca
da bela e acolhedora Barbalha,
Fotografias de Pedro Henrique Barbosa


NOTA CARIRI CANGAÇO: Fotografias feitas durante o Cariri Cangaço 2009; pertencentes ao acervo de seus autores, e gentilmente cedidas à Produção do Cariri Cangaço.

Fonte: Blog Cariri Cangaço, de Manoel Severo. E em breve, Cariri Cangaço - Edição 2010

Várzea Alegre dá exemplo de boa vontade e faz o maior Carnaval do Interior !

30.000 pessoas apenas na abertura!

Foi aberto oficialmente o carnaval de Varzea-Alegre. Divulgado como o maior carnaval da Região sul do Estado do Ceara. O prefeito Jose Helder passou a chave da cidade as mãos do Rei Momo, Willes as 22 horas deste dia 13.02.2010. Bem Como a faixa a Rainha do carnaval, Kalinka, no Parque Civico São Raimundo. Antes, no inicio da noite, a Mocidade Independente do Sanharol apresentou a Ala das crianças. São aproximadamente 300 crianças, dentre elas algumas especiais. Veja no video precario de um celular a concentração das crianças antes do desfile pelas ruas da cidade. As estimativas são de que Varzea-Alegre receba algo em torno de 30 mil visitantes por noite durante o periodo momino.

video


Por A. Morais - Blog do Sanharol - Rede Blogs do Cariri

Como Entrar e Sair do Blog do Crato - Guia de Referência Rápida


Muitas pessoas escrevem solicitando informações de como podem entrar para o Blog ( Escritores ). Outros pretendem sair, mas não sabem como fazê-lo. Outros ainda pretendem ser comentaristas. Esta postagem visa esclarecer em parte alguns desses questionamentos. O Blog do Crato é um site coletivo, feito por muitas mãos. Temos atualmente 85 escritores cadastrados ( com senha ) e vários outros que enviam textos para publicação, e que no futuro poderão se tornar membros efetivos ( com senha ) do Blog.

Perguntas Básicas:

01 - Como se tornar um escritor do Blog ?

O primeiro passo é escrever bem, e ter boa vontade para com a nossa cidade. O Blog do Crato visa a divulgação da boa imagem da cidade. Temos um conjunto de regras de postagem, que foram disponibilizadas há poucos dias. O primeiro passo para se tornar um escritor, é começar a enviar textos para publicação para o nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com
Estes textos serão analisados e SE aprovados, serão publicados. Com o tempo, e dependendo do comportamento do escritor e o seu direcionamento, ele pode ser convidado para fazer parte do nosso quadro geral. Mas isso não significa nenhum passo superior ou inferior sobre aqueles que já escrevem via e-mail. É só uma questão de praticidade na postagem. O Blog do Crato já concedeu senhas até para comentaristas que não são escritores. Então, o primeiro passo: Escrevam matérias, reportagens, e enviem para nosso e-mail. Elas poderão ser publicadas.

02 - Como se Tornar comentarista?

Essa é uma das perguntas mais comuns. Qualquer pessoa pode escrever comentários. Se eles irão aparecer no Blog ou não, é outro departamento! Há algumas regras básicas: Comentários anônimos não são permitidos. Cada comentarista deve se identificar logo abaixo da mensagem, e se desejar escrever vários comentários, deve preencher o cadastro de comentarista, informando o nome completo, endereço, trabalho, cargo que ocupa, e contatos telefônicos e encaminhar para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

O Administrador se reserva o direito de publicar os comentários que julgar convenientes ao Blog e vetar outros, conforme consta no conjunto de regras do Blog, mesmo de pessoas ditas conhecidas, reconhecidas, e se reserva também o direito de apagar qualquer comentário a posteriori também ( depois de publicados ).

Para se tornar um comentarista, você precisa ter uma conta no Google - www.google.com - Qualquer pessoa pode abrir a qualquer momento uma conta no google. É grátis e fácil. Ao abrir a conta, guarde bem a senha, pois é com o Login e senha que você irá poder escrever os seus comentários em qualquer blog da rede Blogspot ( Google ) e do qual o Blog do Crato faz parte.

03 - Como Sair do Blog ?


Esta é outra pergunta que até mesmo alguns membros têm dúvida. Qualquer membro, a qualquer momento, pode cancelar a sua inscrição se assim o desejar, por qualquer motivo que seja. Aqui nós respeitamos o ponto de vista de quem deseja sair. E até ajudamos aos que desejam assim proceder. É simples: Ao abrir o Blog, cada membro vê no canto superior direito ( se estiver logado ), a palavra "configurações". Basta clicar em configurações, ( ou no "B" da palavra Blogger ) e ir até a sua conta do Blog, e cancelar a inscrição. Simples! Se houver alguma dificuldade em concretizar a tarefa, basta pedir ao administrador o descadastramento, que será feito imediatamente, escrevendo um e-mail para blogdocrato@hotmail.com ou enviando um comentário que não será publicado.

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

BlogHumor - Antes e depois - Por: Samuel P. Teles

Fonte: www.amarildo.com.br

Por: Samuel P. Teles

Blog Humor: A desconfiança do cearense - Recebido por e-mail

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de tanto ouvir falar dos CEARENSES, decidiu convidar um grupo deles para visitar os Estados Unidos. Para mostrar o quanto desejava conhecer os CEARENSES, ele mandou o seu próprio avião apanhá-los em Fortaleza e, ainda, preparar uma grande recepção no hangar presidencial, onde foi instalado um palanque, com banda e cartazes de boas-vindas.
Quando o avião chegou, a banda começou a tocar, os coros a cantar, abriu-se a porta do avião, mas os convidados... não desceram. O presidente, sem entender a demora, mandou seu secretário averiguar. O secretário foi ao avião e regressou dizendo ao presidente: "Senhor, os CEARENSES não querem descer porque estão com medo do Wel". O presidente, mais confuso ainda, perguntou ao Secretário: "Mas, quem é Wel"? Para saber quem era, o Secretário regressou ao avião e disse aos CEARENSES: "O Presidente quer saber quem é Wel"? E o porta-voz do grupo responde: - Nós também não sabemos. Mas, naquele cartaz tá escrito:
WELCOME CEARENSES...

Tentando compreender...


Um dos nossos comentaristas escreveu uma frase muito interessante, que nos leva a pensar no modo como as coisas acontecem. Na verdade, é mais uma daquelas frases criadas pelos homens, que o verdadeiro "DEUS" em sua infinita bondade, pode nem estar a par das atrocidades que os homens escrevem sobre ele, assim como aquela outra que diz que "um domingo sem missa, é uma semana sem deus", e "deus ajuda quem cedo madruga" ( Aliás, esta última atenta até contra a saúde dos que dormem tarde ). Mas trago esta pequena frase apenas como reflexão para que as diferentes correntes de pensamento ( se quiserem ) possam analisar o seu conteúdo.

"Deus não escolhe os capacitados. Capacita os Escolhidos"

Ok. Deus capacita os escolhidos.
Eles fora escolhidos por quem ?
Por quais méritos foram escolhidos ?
Não são todos filhos ? Porque a discriminação ou predileção por alguns ?

Abraços,
Boas reflexões.

Dihelson Mendonça

Distrito de Ponta da Serra dará entrada ao seu projeto de emancipação logo após carnaval - Por Antonio Correia Lima


Dando prosseguimento às discussões sobre o processo de emancipação política a AMEPS - Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra realizou mais uma Assembléia Geral Extraordinária para deliberá sobre o modo como será enviado à Assembléia Legislativa de Estado do Ceará o pedido formal de emancipação do Distrito de Ponta da Serra.
Por maioria dos associados presentes, foi aprovado que o Projeto será dado entrada na Assembléia via deputado Sineval Roque, com o apoio do deputado Vasques Landim e outros deputados que deverão ser contatos.
Devemos destacar a presença do Deputado Estadual Vasques Landim que fez questão de está presente à Assembléia para confirmar o seu apoio.
Esteve presente também o Alex Lacerda assessor do Deputado Federal Manuel Salviano, que veio trazer a informação do apoio do deputado. O Sangiorgy Ribeiro , além de membro da associação esteve representando o Deputado Sineval Roque.
Outra liderança política que esteve presente ao evento foi o vereador cratense Fernando Brasil que levantou a discussão de possibilidade de se agregar ao mesmo projeto os Distritos de Monte Alverne e Dom Quintino, discussão essa que ficou para a próxima reunião da AMEPS, agendada para o dia 28 deste no mesmo lugar de sempre.
É importante ressaltar, que independente dessa discussão de inclusão dos outros dois distritos, o movimento irá dar entrada ao nosso projeto logo após o carnaval.


Assembleia já recebeu pedidos de criação de 26 novos municípios


12.02.2010
Assembleia já recebeu pedidos de criação de 26 novos municípios
A Assembleia Legislativa já recebeu, até esta sexta-feira (12/02), 26 pedidos de emancipação de distritos. A entrega da documentação dá início à tramitação no Legislativo, quando serão analisadas as condições necessárias para a emancipação e será solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a realização de uma consulta popular, por plebiscito, que definirá ou não criação do novo município.

Os distritos que solicitam a emancipação são: Jurema (Caucaia),
Pajuçara (Maracanaú); Iratinga (Itapajé), São Pedro do Norte (Jucás), Icozinho (Icó), Lima Campos (Icó), Matriz de São Gonçalo (Ipueiras), Icaraí de Amontada (Amontada), Antônio Diogo (Redenção), Monte Nebo (Crateús), Ibiapaba (Crateús), Aranaú (Acaraú), Juritianha (Acaraú), Mundaú (Trairi), Mineirolândia (Pedra Branca), Almofala (Itarema), Santa Felícia (Acopiara), José de Alencar (Iguatú), Iguape do Ceará (Aquiraz), Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte), Pecém (em São Gonçalo do Amarante), Palestina do Cariri (Mauriti), São João de Aruarú (Morada Nova), Jamacaru
(Missão Velha), Itapebussú (Maranguape) e Sítio Alegre (Morrinhos).

O pedido de emancipação protocolado junto à Presidência da Casa é encaminhado à Comissão de Triagem, Elaboração de Propostas e Emancipação de Novos municípios, para checagem da documentação exigida. Em seguida, o pedido é encaminhado à Mesa Diretora que solicita informações sobre o distrito junto ao IBGE, Ipea, Tesouro Nacional, Sefaz, prefeitura e TRE.

Esses dados serão repassados aos relatores dos processos escolhidos entre os deputados da Casa. Depois de votado e aprovado este parecer, a Mesa Diretora elabora o Decreto Legislativo que deverá ser lido em plenário e apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa. Aprovado na CCJR, o decreto segue novamente para votação em plenário e só então, se aprovado, o decreto será encaminhado ao TRE para a realização de plebiscito para ouvir a opinião da população do município.

Hoje, o terceiro secretário da Casa, deputado Hermínio Resende (PSL), informou, que foi indicado para ser o relator do processo de emancipação do distrito de Pajuçara, pertencente ao município de Maracanaú. O parlamentar recebeu toda a documentação na última terça-feira (09/02), durante reunião da Mesa Diretora da Casa.

De acordo com Hermínio, Pajuçara nascerá já sendo o 22º município mais importante do Estado. “Conheço muito bem e sei da importância que tem esse distrito. Ele preenche todos os requisitos que a lei exige. A independência é um desejo antigo daquela população”, disse o parlamentar.
CV/JU

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Evolui na avenida o Carnaval da Unidos do Plebiscito - Por: Samuel P. Teles


Esqueça Mangueira e Salgueiro. Dê de ombros para Beija-flor e Portela. Não perca o seu tempo com Vila Isabel e Mocidade. A grande sensação do Carnaval de 2010 é o desfile da Escola de Samba Unidos do Plebiscito.

Em vez do enredo único, dois. Um par de puxadores divide o carro de som. O presidente-puxador grita:

“Olha a continuidade aí, geeeeeeeeeente!. A gente já fez muito. Mas vai fazer muito maisssssssss!”

Irrompe na avenida, abrindo o desfile, o carro alegórico do “Redescobrimento”. Uma imensa caravela. No lugar da vela, um bigode de Sarney posicionado na vertical. Grudados no casco da embarcação, várias caras de papelão: Renan, Jucá, Jáder, Collor...

No alto do carro, acomodado numa plataforma rotativa, um boneco de Cabral estilizado. Ele acena para as arquibancadas. E os foliões: “Ohhhhhh!”

O neo-Cabral é barbudo. Veste um macacão de operário –feito de papel marchê marrom e adornado com lantejoulas vermelho-sangue.

Acima da cabeça do Cabral pós-pós pisca um letreiro. Reproduz o refrão do samba que o presidente puxador despeja sobre o microfone:

“Nunca antes/na história do Brasil/Que os vacilantes/Vão pra ponta do funil”.

Girando em volta do carro, sertanejos banguelas aceleram motocas novas em folha. Os faróis piscam. Ao acender, expõem uma inscrição: “Sem IPI”. Vestidos de baianas, mensaleiros com máscaras de Dirceus e Genuinos equilibram sobre a cabeça maquetes de obras do PAC. Hidrelétricas, ferrovias, barragens...

Atrás das baianas, a ala dos “coligados”. Pemedebês, pedetês, pecedobês e pepês sambam em círculo. No centro da roda, uma jaula com um boneco Ciro dentro. Súbito, o boneco Cabral abre a bocarra. Salta de dentro dele o torso de uma boneca menor. “Olha a candidata aí, geeeeeente!”, berra o presidente-puxador. Numa das mãos, a boneca-candidata traz um grande cartão de plástico. Traz escrito, em maiúsculas: BOLSA FAMÍLIA. Movimentos mecânicos, a boneca-candidata recolhe no bolso do macacão do boneco-Cabral a alegoria de um tucano.

Sacode-o. Arranca-lhe o bico. Depena-o, enfurecida. E o presidente-puxador: “Mata, esfola, deita e rola...” A arquibancada, em transe, repete: “Mata, esfola...”

Logo atrás, outro carro alegórico gigantesco. Desliza pelo asfalto revestido de notas de Real. Nas laterais, negros fortões com as vergonhas em riste.

Estão nus, os falos embrulhados em papel celofane. Erguem os braços, exibem os mísculos, como a realçar o vigor da velha nova moeda.

O desfile ganha atmosfera saudosista. Vestido de doutor honoris causa, um mulatinho pé-na-cozinha aciona o gogó:

“Olha a volta da estabilidade aí, geeeeeeeeeente!”

A essa altura, já familiarizada com o samba-enredo da “continuidade”, a bugrada canta, adaptando a letra:

“Nunca antes/na história do Brasil/Que os vacilantes/Vão pra pu...”

Voz firme, o mulatinho-puxador não se dá por achado. Ele entoa o novo refrão: “Tucano sim/não urubu/Melhor champanhe/Que cachaça com caju”.

Os foliões se animam. Cantam junto. Mas substituem a rima de urubu por um vocábulo menos doce que caju. O multatinho-puxador, refinado, finge que não ouve. E segue na sua toada. No centro do carro do Real, ladeada pelos negões viris, uma grande cabeça calva. A careca começa a rodopiar. Tem olhos de peixe morto, o olheiras tingidas de carvão. Não traz nenhuma identificação. É o não-candidato, todos imaginam. O tampo da careca se abre repentinamente. Saltam de dentro dela índios pelados falando ao celular, mendigos sorvendo iogurte, operários devorando frangos...

No asfalto, tentando sambar, uma ala de economistas engomadinhos. Sacodem diplomas da USP, canudos da PUC do Rio, certificados de Harvard.

Mais atrás, na ala do “quanto pior, dezenas de figurantes. Estão fantasiados de esquerda raivosa. Carregam a alegoria de um grande pênis. Traz duas letras ponta: PT. Os figurantes avançam em direção aos economistas engomados. Depois, recuam. Avançam. E recuam...

De acordo com a programação, o desfile seria encerrado com um carro batizado de “Alternativa”. Um locutor avisa pelo alto-falante:

“Senhoras e senhores, a ala passadista da Unidos do Plebiscito manda avisar que não deu tempo de terminar o último carro. Assim, não teremos a prometida Alternativa”.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Por: Samuel P. Teles

Um rosto na multidão - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Alguém me enviou por e-mail essa fotografia de uma grande demonstração de fé do povo cratense. Não acrescentava nenhum esclarecimento sobre o evento, assim como não identificava os rostos de pessoas conhecidas que aparecem participando desse grande encontro. Que festa seria essa? Vou fazer minhas conjecturas Se alguém que nasceu antes da década de 1950 se lembrar dos detalhes, por favor, me corrija. Vou atirar no escuro, pois dos presentes tenho plena certeza do rosto de um homem que me é muito caro.
O local é fácil de identificar: é a Praça da Sé, depois de 1953, pois ela recebeu a configuração que possui hoje após o centenário da cidade. Lembro-me vagamente como a Praça da Sé era antes: apenas um quadro coberto por uma densa camada de capim de burro onde a rapaziada jogava futebol à tardinha e durante as manhãs por lá pastavam ovelhas, cavalos e algumas vacas.
Que evento seria esse? Vou arriscar dando vários chutes. Acredito que o ano deveria ser 1955 ou 1956. Vemos uma procissão do Santíssimo Sacramento, provavelmente em direção ao palanque centro de uma festa celebrativa. Seria o cinqüentenário de ordenação do Bispo Dom Francisco de Assis Pires?
E que pessoas conhecidas que vemos em primeiro plano? Identifiquei apenas o Padre Antonio Feitosa, o famoso Monsenhor Feitosa, uma das maiores culturas do clero cearense. Por trás um seminarista. Não será outro, senão Huberto Cabral? No cantinho da direita, à frente da mocinha de véu, destaca-se a imagem de um senhor austero de paletó e gravata, usando óculos. Foi por causa dele que alguém me enviou essa foto. Este á a pessoa que me é muito cara. Vocês advinham quem é?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

O “Mensalão do DEM” foi apurado. Os culpados estão presos! Enquanto isso o “Mensalão do PT”... – postado por Armando Lopes Rafael


Réus no processo do mensalão podem voltar à cúpula do PT
Fonte: Portal Terra
SÃO PAULO - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e os deputados federais José Genoíno e João Paulo Cunha foram indicados pela corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil, para compor o Diretório Nacional que tomará posse em fevereiro, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O ex-ministro e os deputados, que estariam afastados do diretório, são réus no processo do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgará o mensalão, que seria um esquema de transferência de verbas públicas para congressistas da base aliada.

O presidente eleito do PT teria dito à reportagem que a experiência de Dirceu, Genoíno e João Paulo é muito importante para a campanha de Dilma Rousseff à Presidência. As indicações teriam sido aclamadas em plenário, no congresso da chapa que venceu as eleições ao PT em novembro. As correntes Novo Rumo e PT de Lutas e de Massas também teriam participado do congresso, em São Roque (SP) e apoiado as indicações. A campanha de Dilma também poderá contar com um grupo de sindicalistas bancários que teve envolvimento, em 2006, com o "escândalo dos aloprados".
Na ocasião, petistas teriam comprado um dossiê que envolvia o PSDB na "máfia dos sanguessugas", para utilizar na campanha eleitoral daquele ano. Posteriormente, Lula descreveu os responsáveis pela operação como "bando de aloprados". Entre os responsáveis estariam o atual presidente do PT Ricardo Berzoini e João Vaccari Neto, tesoureiro da sigla. Ambos podem participar no núcleo de arrecadação e gestão de recursos da campanha.

DEM(O) : Eis a Vestal !


PF apreende recibos do DEM nacional na casa de Arruda
Folha On Line

A Polícia Federal apreendeu durante a Operação Caixa de Pandora recibos de doações ao DEM no anexo da residência oficial do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), informam Felipe Coutinho, Fernanda Odila e Hudson Corrêa em reportagem publicada neste domingo na Folha .

Segundo a reportagem, os recibos estavam no armário que era usado por Domingos Lamoglia, ex-chefe de gabinete de Arruda, suspeito de arrecadar propina. A PF quer saber por que os documentos estavam no armário de Domingos quando deveriam ficar com os doadores.

As empresas que doaram têm contratos com o governo do DF. Os recibos somam R$ 425 mil.

Mandados

Ontem, a PF cumpriu 21 mandados de busca e apreensão da Operação Caixa de Pandora, que investiga o suposto esquema de arrecadação e distribuição de propina entre os aliados de Arruda.

A ação envolveu pessoas ligadas ao governador, como o ex-chefe de gabinete de Arruda Fábio Simão. A residência do policial aposentado Marcelo Toledo, também teria sido vasculhada.

Toledo aparece em imagens gravadas pelo ex-secretário Durval Barbosa (Relações Institucionais) e faz referência ao governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM). No mês passado, o policial conseguiu um habeas corpus para permanecer calado em depoimento à Polícia Federal sobre o esquema.

Ontem foi a quarta vez que a Polícia Federal realiza busca e apreensão da Operação Caixa de Pandora, deflagrada no dia 27 de novembro passado.

Na quinta-feira, quando Arruda foi preso por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a PF vasculhou a residência oficial de Águas Claras, a casa particular de Arruda e o Buritinga, sede provisória do governo em Taguatinga.

O governador e mais cinco pessoas estão presas acusadas de tentar subornar o jornalista Edson do Santos, o Sombra, testemunha do esquema.

Os frutos do socialismo - postado por Armando Lopes Rafael


Rodízio de racionamentos na Venezuela remete ao Haiti
FABIANO MAISONNAVE
da Folha de S. Paulo, em Caracas (Venezuela)

"Ontem faltou água/ anteontem faltou luz/ teve torcida gritando quando a luz voltou." A música da Legião Urbana bem que poderia ter saído da Venezuela sob Hugo Chávez, que, nos últimos anos, convive com um rodízio de racionamentos.

Em 2007, quando cheguei, havia filas de até quatro horas para comprar dois quilos de leite em pó. À custa de muita importação o governo minimizou o problema, mas o desabastecimento continua à espreita e, às vezes, volta a assombrar, com o desaparecimento temporário de produtos como açúcar, café e até papel higiênico.
Agora, é a vez da crise energética. As duras medidas têm provocado situações haitianas, com cidades inteiras às escuras por até quatro horas. Só que, ao contrário do miserável país caribenho, a Venezuela boia num mar de petróleo e tem um presidente pra lá de hiperativo.
Caracas foi poupada dos cortes, mas sofre com a falta de água e com uma crescente violência --é a cidade com a quarta taxa de homicídios mais alta do mundo, diz um estudo mexicano. No perigoso centro, à noite, o trânsito caótico dá lugar a um deserto.
As incertezas sobre o que acontecerá amanhã estão por todo lado. Entre os estrangeiros, o esporte favorito é discutir a enorme e imprevisível flutuação do câmbio paralelo, pois muitos recebemos o salário em dólar ou euro.
Nestes três anos, o câmbio já desceu a 3,40 bolívares fortes por dólar e já bateu os 7 bolívares, com o salário variando na mesma proporção. Só na semana passada, foi de 7%.
Com tantos problemas, parte da oposição torce para que a situação piore e deixe a governabilidade insustentável. A lógica de derrubar Chávez de qualquer forma já virou piada.
No Twitter, a personagem fictícia María Ale López, espécie de velhinha de Taubaté às avessas, pede que todos deixem as torneiras abertas. Desconfio de que muitos levam o pedido a sério.

Fonte: Folha de S.Paulo, 14-02-2010
Postado por Armando Lopes Rafael

Boletim de Notícias Chapada do Araripe - 14-02-2010 - 07:00


Estas são as últimas notícias...

Estamos retornando um antigo projeto que existia aqui no Blog do Crato, que é o Boletim de Notícias. A Rádio Chapada do Araripe está instalada em mais de 45 websites em todo o mundo. A quantidade de ouvintes é muito grande.Vamos aproveitar essa base já instalada de players e ouvintes, para transmitir programas de notícias, Arte & Cultura, variedades, entrevistas, etc. Espero contar com a ajuda de algumas pessoas para levar esse projeto adiante. O boletim é apresentado automaticamente na Rádio Chapada do Araripe às 09h, 11h, 15h, 20h, 23h, 02h ou em edição extraordinária. Também transmitimos ao vivo. A Rádio Chapada do Araripe pode ser sintonizada em qualquer um dos Sites da Rede Blogs do Cariri ou diretamente no site da estação:

www.radiochapadadoararipe.com

Clique no player abaixo para ouvir as últimas notícias, e o último boletim.
Atenção: para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe na entrada do Blog do Crato, no canto superior direito:



Produção e Apresentação: Dihelson Mendonça
Repórter: Wilson Bernardo

CRATO - Previsão do Tempo - Hoje - Dia 14 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

CRATO - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Mourão

O OVO DE PÁSCOA

O Dr. Gesteira, por ser vizinho e amigo do Luís, era um devedor crônico da Sorveteria Glória. A estima, a admiração, o reconhecimento devotados ao Dr. Gesteira, mantinham o seu cadastro sempre sem restrições de crédito. Um belo dia, entrou na Sorveteria uma senhora da sociedade cratense. Queria comprar um ovo de páscoa. O Dr. Gesteira estava presente. Conversaram animadamente, enquanto a senhora escolhia o ovo. No momento em que ela ia entregar o dinheiro para pagar, o Dr. Gesteira, gentil e elegante como sempre, disse:
- “Não, não, não, isso aí, deixe comigo”.
E dirigiu-se para o Luís:
- “Ponha na minha conta”.
O Luís prontamente aquiesceu. Mas, pensou consigo: “este dinheiro eu não vejo mais é nunca!...”
Dias depois o Dr. Gesteira entrou na Sorveteria e disse:
- “Luís, vim pagar!... A conta não, mas o ovo!...”

O NAMORO

Da mesma forma que o Dr. Gesteira não dava a mínima para o dinheiro, também desprezava as convenções sociais. Manteve, durante certo período, um namoro com uma moça da sociedade. Era um escândalo, por ser ainda casado. Naquela época não havia divórcio. Casou uma vez e nunca mais deixava de ser casado. E o Dr. Gesteira estava pouco se lixando para isso. Aliás, esse namoro nem poderia ser considerado como tal, nos dias de hoje. Apenas costumava sentar-se num banco, no prédio da Estação de Trem, e conversar com a sua pretensa namorada. Prédio, aliás, de uma beleza ímpar, com belos detalhes construtivos. Os mosaicos, por exemplo, tinham vindo da Inglaterra. O casal sentava-se no salão da Primeira Classe, comportadamente. Não pegava nem na mão! Mas isso não evitou que um falso puritano emitisse conceito, repudiando tal procedimento do Dr. Gesteira:
- “Estava enxovalhando a honra da sociedade cratense.”
Teve o desplante de ir ao Agente da Estação fazer uma reclamação, solicitando que ele impedisse aquele absurdo, não permitindo o namoro naquele recinto. O Agente, homem educado e de bom senso, repudiou e disse que nunca iria impedir que sentassem no banco e conversassem o tempo que quisessem...

Visão do Cristo Redentor que o Dr. Gesteira e sua namorada tinham do interior do salão de Primeira Classe da Estação.

O RÁDIO INGLÊS

Dr. Gesteira chegou à Sorveteria pela manhã, como era seu costume, e pediu um café. Servia-se sempre em pé, no balcão, e bebia apenas dois goles. Nesse dia pediu ao Luís para acompanhá-lo até o seu apartamento. Chegando lá, mostrou-lhe um rádio inglês, de excelente qualidade. Então, falou:
- “Luís estou precisando ir urgentemente a Fortaleza e queria que você me comprasse esse rádio, por mil e quinhentos cruzeiros. Pode perguntar ao José Cirilo, que ele vale muito mais”.
- “Não, Doutor Gesteira. Eu adianto o dinheiro. Se o senhor faz questão, eu posso até ficar com o rádio, mas quando o senhor me pagar eu o devolverei.”
- “Não, não! O negócio já está encerrado! Me dê os mil e quinhentos e pode levar o rádio”.
E, de fato, durante muitos anos, o Luís pode ouvir, com absoluta nitidez, a programação em português, da Rádio de Moscou. E pensava no desprendimento e generosidade daquele médico, para quem o dinheiro não tinha a menor importância!


O rádio do Dr. Gesteira era semelhante a este, pertencente ao meu tio Hermógenes Martins e guardado como uma relíquia por suas filhas.

A ALMA

O Aloísio era um daqueles que ficava em volta dos grupos de figurões que constituíam as duas Câmaras da Praça: Comuns e Lordes. Era baixinho e muito inteligente. Mais ouvia, do que falava. Correu um dia a estória de que o Aloísio tinha visto uma alma. Pra quê! Foi expulsão sumária, por parte do Júlio Saraiva. Não podia nem mesmo chegar próximo do grupo.
- “Mentiroso safado! Com estória de alma. Onde já se viu isso”, sentenciava o Júlio.
Participava da “Câmara dos Comuns” o Dr.José Nilo, dentista, pessoa de finíssimo trato, muito inteligente. Dono de uma biblioteca invejável e de um senso de humor inigualável. O Dr. “Zé” Nilo, querendo botar fogo na fogueira, falou:
- “Ô Júlio, você é homem inteligente, de opinião formada. Por que não deixa o Aloísio voltar pra perto do nosso grupo! Talvez ele possa até esclarecer essa estória da alma!”
E o Júlio, irredutível. Até que um dia permitiu que o “vidente” voltasse, mas com a condição de não falar nessa estória besta e mentirosa dele! Assim, o Aloísio pôde voltar “aos quadros constituintes vigentes”, como dizia o General Lott.
Passados alguns dias, o Dr. Zé Nilo voltou à carga:
- “Aloísio, que estória estranha essa tua de ter visto alma?”
- “Não Doutor, eu vi mesmo! Não sou de mentir, não!”.
E o Júlio já começou a ficar nervoso! Quando isso acontecia, começava a coçar os ombros. Com o braço direito, passando por sobre a cabeça, coçava o ombro esquerdo. E o contrário, com o braço esquerdo. O Zé Nilo, percebendo o mal estar do Júlio, insistiu:
- “Ô Júlio, deixa o homem contar a estória dele!”
- “Vai, conta a tua estória mentirosa!”.
E o Aloísio, humildemente e crente, contou a sua estória:
- “Uma noite saí daqui da praça e fui à Glorinha. De lá fui para casa”.
Morava numa baixada de terreno que existia depois da Igreja de São Francisco. Embora fosse uma região pouco habitada e com muito mato, tinha uns postes que iluminavam o caminho. Prosseguiu o Aloísio:
- “Quando eu ia na vereda, eis que avisto um vulto, vindo na direção contrária! Tinha uma cabeça muito comprida e feia! Não era coisa deste mundo! Comecei a tremer. Quando eu já estava pensando em voltar correndo, eis que alma entra de mato adentro...”
Neste momento, o Júlio interrompe a fala do Aloísio, fica de pé, abre bem os braços e, aos berros diz:
- “JÁ SEI, JÁ SEI! TUA ALMA FOI CAGAR...”


O BATALHÃO

Padre Gomes

Padre Gomes de Araújo, professor de História, foi um dos principais historiadores do Crato. Ele e o Dr. Irineu Pinheiro são os autênticos “Capistrano de Abreu” da cidade. Gostava muito de uma polêmica, principalmente quando o assunto versava sobre o Padre Cícero. Considerava o milagre da hóstia uma grande farsa. Sobre a batina usava uma capa que estava sempre esvoaçante, tendo nas mãos uma inseparável pasta preta. Nela, diziam ter um revolver. Um dia a minha mãe indagou se era verdade. Ele, rindo, abriu a pasta e mostrou para ela, que viu não ter revolver coisa nenhuma! Pela manhã, quando passava pela Praça Siqueira Campos rumo ao colégio, gostava de um dedo de prosa com o Júlio Saraiva. Era um dos poucos padres que falava com o Júlio, famoso por ser um pesquisador da vida privada dos padres e divulgar as suas fraquezas. E o Padre Gomes:


- “Como vai Júlio, já se converteu?”
- “Não, padre, vou esperar pela outra vida, que dizem que existe, para eu me converter! Eu vou lá me converter, padre! Lá vem você, agora, querer me converter!”
E o Padre Gomes achava graça! E o Júlio continuava:
- “Na certa o senhor já celebrou uma missa e invocou, com essas mãos pecaminosas, a presença de Cristo na hóstia. O senhor acredita, padre?”
E o Padre Gomes, sabendo que não ia nunca mudar a opinião do Júlio e nem querendo polemizar:
- “Não, também não”.


A CONVERSÃO

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, tendo ao lado o Padre que a acompanhava.

O Crato estava se preparando para receber a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Cada rua fazia uma decoração especial. Lembro-me que, no quarteirão da Rua Nelson Alencar, onde eu e o Luís morávamos, tinha um enorme terço, idéia do meu irmão Raimundo, localizado quase em frente à casa do Luís. Ou seja, toda a cidade estava numa grande expectativa. Era o comentário em todas as rodas.


Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorrendo as ruas da cidade. Observamos a rua toda engalanada. O meu tio-avô Hermógenes Martins aparece à direita, de terno.

Fonte: Livro "Só no Crato" de Ivens Mourão - Direitos de Publicação concedidos ao Blog do Crato pelo autor - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Homenagem ao mestre Vitorino - Por: Carlos Rafael

Há 1 ano, Carlos Rafael escreveu:



Nesse clima de pré-carnaval misturado com o de pró-saudosismo que parece estar se instaurando entre os participantes deste blog (principalmente após a matéria postada por José Flávio), nada mais justo do que rendermos homenagem aos antigos foliões cratenses. São muitos, mas gostaria de começar por uma pessoa que deu (e ainda dá) uma grande contribuição para que o carnaval do Crato ainda seja lembrado como um dos mais alegres do Estado (apesar dos pesares, creio). Trata-se do mestre Vitorino, que manteve por longos anos a famosa e histórica Escola de Samba de Vitorino. Ele continua vivo, alegre e com o fôlego de jovem folião que o fez conhecido e admirado por todos os cratenses. Esta foto é recente. Foi feita na campanha eleitoral de 2006 e mostra o mestre em pleno vigor, fazendo aquilo que se tornou uma marca característica sua: animando o povo à frente da sua escola, tendo como palco as ruas do centro da cidade. A propósito, o carnaval de rua do Crato, com seus blocos, corsos e escolas de samba, merece um capítulo à parte. O desfile das escolas de samba ainda resiste, apesar de todas as dificuldades e descasos.

Aqui vale uma pergunta: como andam os preparativos para o carnaval do Crato? De certo, sabemos que o Carnaval da Saudade, na sua terceira edição, acontecerá no dia 26 de janeiro, no Crato Tênis Club. Mas, de resto, nada mais foi divulgado sobre a programação momesca na terra de Frei Carlos. Quem tiver mais informações, please...

Por: Carlos Rafael Dias

Rio tem mais de 30 blocos e bandas neste Carnaval


O Carnaval no Rio conta neste ano com mais de 30 blocos e bandas para cariocas e turistas. A concentração maior é na zona sul da cidade. Só em Copacabana, são quatro blocos: pela Avenida Atlântica seguia pelo lado da praia o bloco Ulalá Balance, com cerca de 300 pessoas. Entre os postos 5 e 6 de Copacabana, duas bandas tradicionais animaram os foliões: a banda da (rua) Bolívar e a Banda da (rua) Sá Ferreira, que neste ano faz uma homenagem a dois importantes personagens do rádio brasileiro: os jornalistas Luiz Mendes, da Rádio Globo, e Daisy Lucidi, da Rádio Nacional. Eles foram eleitos padrinho e madrinha da Banda da Sá Ferreira, que toca há 39 anos. Daisy Lucidy ressaltou o papel fundamental das bandas e blocos no resgate do Carnaval de rua da cidade: "Eu já brinquei muito o carnaval de rua e andava por toda a cidade. A festa não pode ser elitista, fechada só dentro de clubes caros ou no Sambódromo. O bonito é isso, ver todo mundo sambando, de forma democrática". Outra banda importante na história do resgate do Carnaval carioca é a de Ipanema, que desfilou na região da Praça General Osório, no próprio bairro, arrastando uma multidão de foliões fantasiados com muita originalidade e bom humor.

Fonte: Folha OnLine

Dilma visita terreiro em Salvador, e nega Campanha


A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, esteve na noite deste sábado (13) no Carnaval de Salvador. Ela negou que esteja em clima de campanha, mas distribuiu sorrisos, acenos e abraços em visita ao terreiro de Mãe Hilda, no bairro da Liberdade. No terreiro, Dilma foi apresentada aos herdeiros de mãe Hilda --matriarca do Ilê Aiyê, no bairro; ganhou um lenço com a estampa usada pelo bloco no Carnaval deste ano; recebeu uma chuva de pipocas e ainda soltou uma pomba branca. Pouco antes de libertar a ave, a ministra foi questionada pela Folha Online se faria algum pedido especial e ela respondeu: "É segredo...shhh".

Durante a visita, a ministra cometeu uma gafe ao se referir ao grupo, conhecido como "o mais belo dos belos", de "o mais lindo dos lindos". Dilma foi prontamente corrigida pela primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, que sussurrou o verso correto ao pé do ouvido. Na chegada, Dilma ficou ofegante ao subir a íngreme ladeira que leva ao terreiro. Na saída, disse que sua saúde estava "ótima", mas admitiu cansaço. "Pra baixo todo santo ajuda, mas pra cima foi difícil."

Questionada sobre o clima de campanha, a ministra disse que fazia a visita porque queria ver o Carnaval da Bahia. "É uma agenda de brasileira essa. O Carnaval é uma data que todos temos direito, desses três dias para curtir o Carnaval [...], acima de tudo é reconhecer que o Carnaval da Bahia é uma manifestação muito forte, muita autêntica do povo baiano".

Durante o dia, a ministra assistiu em Recife (PE) ao desfile do Galo da Madrugada. Ela chegou ao local por volta das 12h30 (horário de Brasília) acompanhada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do deputado Ciro Gomes (PSB).

GABRIELA MANZINI
da Folha Online, em Salvador

Piano, percussão e folia em Guaramiranga - Jazz & Blues


Os alunos das oficinas de música fizeram um cortejo carnavalesco pelas ruas de Guaramiranga. A erudição das salas de apresentação transformou-se em folia nas ruas da pacata cidade serrana

Guaramiranga Vieram do piano do cearense Antonio José Forte os primeiros acordes do Festival Jazz & Blues 2010. A 11ª edição do evento teve início com o Ensaio Aberto, reunindo no Teatro Rachel de Queiroz, além do pianista, o clarinetista cearense Carlinhos Ferreira e o percussionista e baterista carioca Robertinho Silva. Os muitos objetos espalhados pelo palco davam origem a sons surpreendentes nas mãos do veterano músico internacionalmente reconhecido. Mostrando disposição para compartilhar alguns dos segredos sonoros de seus instrumentos, Robertinho ajudou o trio a se aproximar mais do público - ainda tímido diante do convite para fazer perguntas aos músicos.

"Serve também pra aparar o suor no show", brincou Robertinho, que fez questão de ressaltar o infinito leque de matizes rítmicas da música brasileira. "A diversidade dos ritmos do Brasil é enorme. Eu, com 50 anos de estrada, ainda estou estudando os ritmos do Brasil", destacou. "Americano é muito cheio de pose: tem isso, tem aquilo... Mas, quando a gente faz o batuque, tem que parar pra ouvir". O público gostou mesmo quando o trio mostrou a que veio, tocando o belo choro "Conversa de Pinguim", com espaço de sobra para o clarinete de Carlinhos Ferreira passear por tema e improviso. Para aplausos, entre histórias sobre o curioso batismo da música. "Eu tomava muita Antarctica nessa época e pensava: ´O que é que esses pinguins ficam conversando?´", contou Antonio José.

DALWTON MOURA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30