xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 fevereiro 2010

Para todos os que amam o Cariri. Marcos Farias e Sheilami. por Elmano Rodrigues Pinheiro

A Definição de Globalização - Recebido por E-mail

O QUE É GLOBALIZAÇÃO ?


SIMPLESMENTE FANTÁSTICA A DEFINIÇÃO.

Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?

Resposta: A Morte da Princesa Diana..

Pergunta: Por quê?

Resposta:
Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês,conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas.
A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates), e, provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia. Isto é, caros amigos,

*GLOBALIZAÇÃO !!!*

Essa charge é muito boa!!! -Por Moisés Rolim



postado por: Moisés Rolim

Créditos da charge: Nanihumor.blogspot.com

Daqui a Pouco, 19:00 - Palestra de Wilson Bernardo no Auditório da RFFSA

Não Perca !!! - Hoje, 11 de Fevereiro - Auditório da RFFSA - 19:00

Arte Marginal com Wilson Bernardo na REFSA


Poeta e professor Wilson Bernardo palestra sobre Arte Marginal na Fotografia nessa quinta-feira a partir das 19:00 no Auditório do Centro Cultural.

Palestra sobre "Arte marginal na Fotografia" será a primeira será a primeira das mais 15 palestras que serão oferecidas no ano de 2010 para o publico em geral dentro das mais varidas linguagens artisticas.


WILSON BERNARDO

Nasceu no Crato em 1965, é poeta,desenhista,escultor e Fotografo auto didata,é formado em História,professor de literatura.Já fez inumeras exposições de fotografia e recitais no SESC-Crato,e consequentemente empraças publicas,tentando aprocimar o publico de uma arte contestadora e engajada.

A palestra faz parte do Fazendo Arte que é desenvolvido pela instituição Nova Vida e visa oferecer a comunidade do Gesso e de outras localidades da cidade do Crato o maior número de linguagens artísticas, visando gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte, proporcionando assim, formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética, objetivando combater os índices de violência, consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil, fatores presentes na comunidade, e criando condições de acesso a arte e a cultura, através de oficinas, debates, visitas aos espaços de circulação das artes como museus, galerias, teatro, cinema, centros culturais, ateliês e terreiros de brincantes, utilizando esses instrumentos para promover transformações favorecendo o desenvolvimento do aprendizado e da cidadania.

Para o presidente do Projeto Nova Vida essa é uma grande oportunidade para que a juventude associe seus conhecimentos a uma prática efetiva. Para Fatinha Gomes a palestra será de suma importancia ,pois essa é uma oportunidade para que a juventude entre busque sua identidade artistica dentro do contexto de seu espaço de convivio. A coordenadora pedagógica do Fazendo Arte e integrante do Coletivo Camaradas, Fatinha Gomes. O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida e a parceria da Universidade Regional do Cariri - URCA, Secretárias Municipais da Educação e da Cultura,Coletivo Camaradas e SESC.

Sineval Roque solicita recuperação asfáltica da perimetral CE - 292


O deputado estadual Sineval Roque (PSB), enviou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, um ofício solicitando ao Departamento de Edificações e Rodovias (DER) para que seja feita a recuperação asfáltica da perimetral CE – 292 – acesso leste para o Crato, entre o viaduto e o posto fiscal da batateira com extensão de 4,5 Km. Segundo o parlamentar, esse é um dos trechos mais importantes do município do Crato. “A perimetral CE - 292 serve de passagem do município do Crato para outros municípios da Região do Cariri. Com o recapeamento, o posto de fiscalização que funciona no local poderá exercer melhor sua função, já que o fluxo de carros e caminhões é intenso” avalia Roque.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque

No mato, sem Serra e sem cachorro


Aécio desiste de ser o vice de Serra e desaparece




Aécio Neves abriu a sua semana política num encontro com uma trinca de grão-tucanos: Sérgio Guerra, Tasso Jereissati e Teotônio Vilella Filho.
Guerra é o atual presidente do PSDB. Tasso e Teotônio o antecederam na direção da legenda.
Foi à mesa, de novo, a posição de vice na chapa presidencial de José Serra. Aécio repetiu que prefere concorrer ao Senado.
Na noite passada, o signatário do blog perguntou a um dos participantes do encontro: Afinal, Aécio será o vice de Serra?
“Essa hipótese é, hoje, muito improvável”, eis a resposta.
Lero vai, lero vem, Aécio informou aos interlocutores que sairia de cena por alguns dias.
Nesta quarta (10), o governador remeteu à Assembléia Legislativa de Minas um pedido de licença.
Ausência de 11 dias. Só volta ao batente em 22 de fevereiro. Informou que viajará para o exterior. Coisa particular, sem ônus para as arcas estaduais.
O pedido é mera formalidade. Só precisaria ser aprovado pelos deputados se a fuga estratégica de Aécio perdeurasse por mais de 15 dias.
Aécio voltará a dar as caras uma semana antes do início de março, o mês em que José Serra promete assumir-se como candidato.
Em privado, Aécio ainda rumina uma dúvida. Acha que, na hora de a onça beber água, Serra pode trocar a arenga nacional pela disputa à reeleição em São Paulo.
Algo que o devolveria à condição de alternativa presidencial. “A essa altura, a chance de isso acontecer é nula”, disse ao repórter um dos tucanos que foram a Aécio.
Durante os 11 dias de ausência de Aécio, vai à cadeira de governador de Minas o vice Antonio Anastasia.
Vem a ser o tucano que Aécio escolheu para tentar converter em seu sucessor.
Desde dezembro, Aécio mimetiza em Minas a tática adotada por Lula no Brasil.
Assim como o presidente desfila a candidatura de Dilma Rousseff país afora, Aécio leva Anastasia à vitrine Minas adentro. No mesmo ritmo frenético.
A exemplo da condição que Lula ostenta no Brasil, Aécio desfruta em Minas de altos níveis de popularidade. Assim como Dilma, Anastasia escora sua candidatura no prestígio do patrono.
O discurso mineiro de Aécio é idêntico à pregtação nacional de Lula. Ambos enfatizam que suas gestões vão de vento em popa. E pregam a continuidade.
Na última terça (9), enquanto Lula e Dilma entregavam obras nas cidades mineiras de Teófilo Otoni e governador Valadares...
...Aécio e Anastasia, faziam o mesmo no município mineiro de Montes Claros.
A despeito da ausência momentânea de seu cabo-eleitoral, Anastasia não vai interromper o calendário de inaugurações.
Nesta quinta (11), já na condição de governador em exercício, vai ao interior. Entregará 50 casas populares e abrirá uma Unidade Básica de Saúde.

por Folha Online - 11/02/10

De Sangue e Rosas Por : J. Flávio vieira

Há poucos dias, em pleno centro de São Paulo, aconteceu uma cena emblemática dos tempos em que vivemos. O filho de um dos maiores empresários do país parou o carro em um sinal de trânsito e um jovem dele se aproximou ,com um ramalhete de rosas vermelhas. Em poucos instantes estabeleceu-se uma praça de guerra: os seguranças do rico rapaz, sacaram das armas e incontinente dispararam contra o “romântico” jovem, enquanto este, fazendo aparecer um revólver, por entre as flores, como num passe de mágica, retribui as balas, violentamente. O Faroeste urbano termina com um trágico final: as rosas vermelhas e o sangue, tingindo a negra tela do asfalto, com um rubro tom de espanto e perplexidade.
Difícil imaginar o que passou pela cabeça dos personagens e espectadores daquela cena , nos fugazes instantes que esta durou. Certamente os seguranças ,vendo se aproximar do empresário o rapaz do bouquet ,devem ter entendido, imediatamente, que aquele quadro era surrrealista nos dias de hoje, ninguém oferece rosas a ninguém, numa selva de concreto e cimento, e dispararam sem que precisassem de maiores conclusões. O filho do empresário deve ter concluído ter chegado o dia do acerto de contas, aquele em que o preço da desigualdade social brasileira é cobrado a chumbo e lágrimas. O pretenso assaltante ao ser atingido pelos disparos, deve ter se surpreendido mais que a sua vítima, incapacitado de entender como um plano, aparentemente tão bem arquitetado ,pôde ser tão rapidamente destruído. E os transeuntes , num misto de surpresa-medo-assombro, caíram tocados e aflitos na dura violência quotidiana, em meio ao sangue e às rosas.
Impossível alguém oferecer flores nos nossos dias, sem que por entre as pétalas e os botões se escondam a pólvora e o chumbo. Os poucos poetas que ainda tentem se arriscar nesta perigosa tarefa, hão de receber os tiros e disparos dos guardiões da sociedade, aqueles que preestabeleceram, no mundo, o reinado do medo e da infelicidade. Aquela cena é um brasão dos tempos modernos: Rosas fenecendo, embebidas em sangue ,medo e espanto, no negro asfalto da nossa crua realidade...

Programa Cariri Encantado em ritmo de carnaval


O carnaval está chegando e o programa Cariri Encantado entra no seu ritmo. Nesta sexta-feira, 12, o programa será um especial sobre o carnaval com duração de duas horas, das 14 às 16 horas. O jornalista Huberto Cabral (foto)será o responsável pelo roteiro musical e falará sobre os antigos carnavais do Crato. O cantor e compositor Abidoral Jamacaru cantará ao vivo marchinhas carnavalescas e frevos de sua autoria, a exemplo da música “são lembranças de um carnaval que passou”, que participou dos primeiros festivais da canção que ocorreram no Crato na década de 1970. Abidoral cantará ainda uma música que compôs em homenagem a Zé Maia, um dos mais tradicionais foliões cratenses.

O programa Cariri Encantado conta apoio do Centro Cultural BNB Cariri e é veiculado semanalmente, todas as sextas-feiras, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e transmitido na Internet por cratinho.blogspot.com.

Ficha técnica
Redação e seleção musical: Carlos Rafael Dias, José Flávio Vieira e Luiz Carlos Salatiel.
Apoio logístico Jackson “Bola” Bantim.
Participação especial: Jorge Carvalho e Huberto Cabral.
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.
Operação de áudio: Iderval Silva.
Produzido pela OCA (Oficinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados) e revista eletrônica Cariricult.

Se ligue!

E o carnaval ta chegando!!!!! - Mônica Araripe



O Carnaval esta chegando....Tomara que o carnaval da nossa cidade ocorra dentro da Paz, do Amor e da tranquilidade!! Vamos brincar com responsabilidade, sem se machucar, respeitando as pessoas e com muita saúde!Vamos brincar sem exageros....

A todos um maravilhoso Carnaval com muita PAZ!!!!!!!

Mônica Araripe

CENTRO CULTURAL BNB CARIRI - PROGRAMAÇÃO DIÁRIA


Dia 11 de fevereiro, quinta-feira
Diversos -Artes Cênicas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
15h Música e Corpo. 240min.
Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Noções Básicas de Utilização da Internet. 180min.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE
Rua São Pedro, 337 - Centro – Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63010-010
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582

CRATO - Notícias do dia 11 de Fevereiro de 2010


Testes Rápidos para vírus HIV/AIDS são realizado em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Programa Municipal de prevenção das DST/HIV/AIDS, lançou em Crato a campanha fique sabendo, desde o último dia 09. A campanha tem o objetivo de incentivar o teste rápido para o vírus HIV/AIDS. O resultado do exame pode ser obtido em apenas 15 minutos. Na ocasião, é ofertada orientação pré e pós-teste. A Secretaria de Saúde também disponibiliza uma equipe interdisciplinar composta de assistente social, enfermeiro, psicólogo, para as orientações. Também estão disponíveis para a população material informativo e preservativos masculinos e feminino. O atendimento está sendo realizado no período da manhã, das 7h30 às 11 horas, no Centro de Especialidades, no setor de “Saúde Sexual”, também conhecido como Posto da Grota. O Crato é o único município da região a contar com o projeto, por estar preparado para dar assistência aos pacientes, com uma equipe multidisciplinar.

Prefeito decreta Ponto Facultativo nos dias 15 e 17 de fevereiro

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, decretou ponto facultativo na Prefeitura Municipal e nos seus diversos órgãos, nos próximos dias nos dias 15 e 17 de fevereiro, em virtude do período de Carnaval. O decreto leva em consideração o feriado nacional do dia 16 de fevereiro. Também prevê o princípio da economicidade. Com isso, a administração objetiva com a medida reduzir gastos inerentes a atividade administrativa. Excetua-se o ponto facultativo para os servidores municipais lotados em serviços essenciais, como o fornecimento regular de água e atendimento médico-hospitalar de urgência e o Departamento Municipal de Trânsito.

Bloco das Virgens sai amanhã com cerca de 10 mil foliões

Irreverência nas ruas do Crato. Cerca de 10 mil pessoas estarão nas ruas do município, na tarde de amanhã, para a abertura do carnaval na região, com o desfile do Bloco das Virgens, pelas principais ruas do centro da cidade. A concentração dos foliões acontece a partir das 15 horas. O organizador do bloco, o promoter André Lacerda, esteve com integrantes da Secretaria de Cultura, setores de segurança, além do Departamento Municipal de Trânsito, para os acertos finais em relação ao aparato de segurança que será dado à festa, como forma de possibilitar um carnaval tranqüilo na cidade. A Prefeitura Municipal do Crato está dando apoio para a realização do evento, que há vários anos, dá o primeiro grito de carnaval na região. Este ano, os foliões passarão pelo Centro Cultural do Araripe.

Aviso importante aos servidores lotados na Secretaria de Ação Social do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato solicita aos funcionários que são lotados na Secretaria de Ação Social, cujos nomes serão citados abaixo, o comparecimento com urgência ao setor pessoal da referida prefeitura para regularização das situações pendentes:


- ADRIANO ALVES SILVA
- ANTÔNIA DE SANTANA PINHEIRO
- ANA MARIA DA SILVA FRANÇA
- ANTÔNIA DOS SANTOS SILVA
- BELINA PEREIRA LEITE
- CARMEM LÚCIA ALVES JUSTINO
- CÍCERO MARCONDES ALVES DE SALES
- DANIEL ÂNGELO DAMASCENO TOMÉ DOS SANTOS
- ELIVÂNIA MENDES DE ALENCAR
- FÁBIO SALES SANTOS
- FRANCISCO MARCOS CÂNDIDO DA SILVA
- GEANE VIEIRA BRASIL
- JACKELINE DE SOUSA DUARTE
- JESUALDO SILVA DA COSTA
- JOSIANA RICARDO DA SILVA
- LÚCIA ALVES VIEIRA
- LUIZ PEREIRA MAIA
- MARIA DO SOCORRO CORREIA DE ANDRADE
- MARIA ISABEL DE SOUZA
- MARIA JOSÉ PAULINO GONZAGA
- MARIA LOURA VIEIRA DE ANDRADE
- MARIA LÚCIA MONTEIRO
- FRANCISCO WALTER PEIXOTO


CRAS Alto da Penha promove hoje reunião para planejamento de ações

A Secretaria de Ação Social realiza hoje às 15 horas reunião ampliada no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do bairro Alto da Penha,para Planejamento das atividades do ano de 2010.


CRAS Seminário abre seleções para cursos profissionalizantes

O Governo Municipal do Crato em parceria com a secretaria de Ação Social, informam que no Centro de referencia em Assistência Social CRAS, Seminário está aberta a seleção para os cursos profissionalizantes de GARÇOM E GARÇONETE,JARDINEIRO, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E CUIDADOR DO IDOSO.Os interessados que façam parte da comunidade do Seminário devem procurar o CRAS que fica enfrente à praça dona Ceicinha no referido bairro,munido dos seguintes documentos:CARTEIRA DE IDENTIDADE,CPF E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, e ter idade acima de 21 anos.


Governo Municipal do Crato

Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO:Terra de Bom Futebol...Um Baú de Lembranças-Por Wilson Bernardo.

Voltar o Tempo não é Impossível,preservar os amigos ao tempo se faz necessário...

Em Pé:Novo (Dr.Marcos Saraiva),Neneca,Iranildo,Adriano Saraiva,Ernane Banana,Nonato.
Agachados:Etinho,Veriano(Falecido),Deca o Macaco,Robim,Renato.
Wilson Bernardo
Fotografia(Arquivo Pessol de Deca Saraiva)

Homenagem a Dona Bárbara! Por Alessandra Bandeira


Hoje aniversário da grande mulher Bárbara Pereira de Alencar, uma mulher forte e de fibra, corajosa, mãe , defensora de seus ideais.
Dedico essa homenagem ao seu tataraneto legitimo, pois, ele descende de dois filhos dela , Joaquina e Tristão, o cidadão e prefeito do Crato , Samuel Vilar de Alencar Araripe.
Que essa mulher de quem tens o sangue , continue te guiando sabiamente e que mesmo diante das injustiças e perseguições sua fé e seus ideais, permaneçam inabalados!
Esse ano temos muitos motivos para comemorar, afinal há um ano Dona Bárbara , através de um projeto idealizado por Alessandra Bandeira, através da Fundação Cultural J de Figueiredo Filho e encaminhado ao presidente da Câmara Municipal, Francisco Hélder França e aprovado com unanimidade, Bábara recebeu seu títulode cidadã cratense de fato e de direito!

E a todos que fazem parte do Blog do Crato ,em especial a Mônica Araripe e Dihelson Mendonça, e aos cidadãos de bem dessa cidade que amamos, que hoje seja um dia iluminado assim como Bárbara foi!


Por Alessandra Bandeira
Ilustração Oscar Araripe

CRATO - Previsão do Tempo Dia 11 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

Juazeiro do Norte - Retirada de feira vira polêmica - Reportagem: Elizângela Santos



NA FEIRINHA DA TROCA os vendedores dizem que o local torna-se mais central para o fluxo de compra e venda. Porém, a Prefeitura de Juazeiro quer ordenar o comércio informal. A possível transferência de vendedores ambulantes em Juazeiro é motivo de reclamação para alguns

Juazeiro do Norte. A retirada de vendedores informais de espaços públicos privilegiados no Centro da cidade ou em bairros tem gerado polêmica, neste município, além de manifestações públicas dos vendedores. Desta vez, o alvo da administração de Juazeiro tem sido a tradicional Feirinha de Troca, na Praça Edward Teixeira Férrer, em frente ao Romeirão. A feira de quase quatro décadas deverá sair do local, mas as alternativas oferecidas parecem não estar agradando os informais. Quanto à Prefeitura, está dando segmento ao cumprimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade, desobstruindo os espaços públicos. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Roberto Sampaio, há a intenção do prefeito local, Manoel Santana, fazer a retirada do pessoal da feira e construir no espaço um centro comercial, com estrutura adequada. Mas, ele afirma que isso só será feito após um acordo com os vendedores, da mesma forma que aconteceu com os comerciantes informais da Rua São Paulo, que vendiam frutas e verduras há mais de três décadas. Com o crescimento da cidade, esses espaços têm sido repensados pela atual administração.

Atualmente, os vendedores da Rua São Paulo se encontram no Bairro Franciscanos e foram transferidos em acordo firmado com a administração, no início do mês de janeiro. Ano passado, o mesmo ocorreu com os vendedores da também tradicional feirinha de peixe, do Pirajá, que atuavam, com suas barracas, no meio da rua. Eles foram remanejados, após negociação, para o Mercado Gumercindo Ferreira Lima, no Bairro João Cabral, onde, inicialmente, foi proposta a mudança para os vendedores da Ferinha de Troca do Bairro Romeirão. Conforme o secretário, já estava praticamente acertado com os vendedores que o espaço seria o adequado para a mudança da feira, mas o presidente da Associação Organizada dos Comerciantes e Camelôs da Feira de Troca (AOCCFT), Cícero Ribeiro da Silva, conhecido como Gordinho, disse que o mercado é muito pequeno para a grande quantidade de pessoas da feira. Durante a semana, são mais de 500 pessoas cadastradas que comercializam os diversos produtos na praça, desde novos e usados. Nos fins de semana, ele arrisca estarem nas negociações informações pelo menos quatro mil vendedores, principalmente no domingo.

"Essa é a nossa realidade e esse pessoal deveria deixar a feira onde está mesmo, por ser tradicional na cidade e atrair pessoas de várias localidades, inclusive vendedores de outras cidades da região", explica Cícero. Mas o secretário afirma que o prefeito quer mesmo encontrar uma solução para a retirada do pessoal, apenas após um acordo para que todos fiquem satisfeitos. Inclusive pensa em doar um terreno, no local que os comerciantes escolherem, para construir um espaço adequado. Uma reunião, na tarde de terça-feira, com comissão da associação, prefeito e Secretaria, debateu sobre novas alternativas, como a construção de um centro comercial, por meio de financiamento com o Banco do Nordeste, por meio de projeto voltado para o microempreendedor. Cada espaço poderá ser financiado até R$ 50 mil, com carência de quatro anos e oito anos para pagar, por meio do Banco do Nordeste. Mas o presidente da Associação é relutante em relação a proposta. "Têm vendedores que compram o almoço para pagar a janta", diz ele, ao fazer referência ao nível social dos que comercializam na feirinha. Ele adianta que, após a manifestação, na última terça-feira, que quase terminou em confusão, na praça da Prefeitura, outra manifestação, desta vez em parceria com camelôs do Pirajá, deverá ser feita nos próximos dias, em virtude das mudanças que estão acontecendo com a transferência dos informais.

Para o secretário, não se pode colocar em questão interesses particulares e as medidas partem do princípio de que a feira não vai ficar ali, por ser uma praça pública. "Ainda não há data determinada e isso não vai acontecer sem se fechar acordo com todos", enfatiza Sampaio. Ele afirma que uma nova alternativa para a mudança dos vendedores do fim da Rua Santa Luzia, nas proximidades do Senac, já está sendo estudada. A ideia é transferir para a feira de frutas, nos Franciscanos.

ENQUETE

Pelo melhoramento

GERALDO CARNEIRO LIMA
76 ANOS
Vendedor
Estou aqui desde que iniciou a feira no Pio XII, e para onde for transferida para mim está bom. São 30 anos nessa feira

Francisco José de Oliveira
64 ANOS
Vendedor
Há vários anos querem transferir a feira. Esperamos um espaço digno para a associação administrar com os feirantes

JUSTINO DE MELO FILHO
57 ANOS
Consumidor
A saída deve ser para um espaço adequado e essa passa a ser uma oportunidade da feira se tornar mais organizada

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Juazeiro, Rua Ailton Gomes, S/N, Bairro Timbaúbas: (88) 3512.3512

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

IMPERDOÁVEL É A IGNORÂNCIA. - Por: Carlos Pontes


A cada dia somos surpreendidos de forma enfática do mundo em que vivemos. Claro, só temos ele mesmo(o mundo). Desde que se prove a existência de outro... E uma nova geografia vai se desenhando sem que agente perceba. Hoje, muito raramento ouvimos expressões do tipo: "eu errei", "eu estou equivocado", "eu não fui capaz", etc. Percebam que todos estão absolutamente certos. Ninguém está cometendo abusos, exageros, agressões. Ou seja, todos são vítimas da sociedade (tadinhos desses anjos endemoniados). É preciso autenticidade no acerto e no erro. Todos nós, indistintamente não somos "inocentes" coisa nenhuma. Vivemos numa sociedade cínica que se "queixa" de ser democrática de vez em quando. Disso resulta nos mesmos erros do passado: sede e ânsia de poder, ganância pelo que não lhe pertence, falta de humildade... E respeito, meu amigo, tá ficando cada vez mais raro. Respeito que aliás, exige-se para sí e não para os outros (nesse caso trata-se de respeito fraudulento). Estamos diante da emergência de um mundo melhor.

Talvez não seja tarde para isso. Mas, eu até daria algumas receitas para pessoas agressivas, que imaginam ser o insulto a única solução para os problemas. Música (procure aquelas que acalmem a sua alma), um bom poema porque eles já estão gravitando na terra por milênios e você nem dá importância. Olha que o mestre Platão já dizia aos iniciados o bom pensamento: "a música para a educação da alma". É claro que Platão sabia do que somos afetados: depressões, ansiedades, ódios, rancores, dores emocionais, alegrias, tristezas... e curiosamente são sentimentos que mesmo sendo para o bem ou para o mal são efêmeros, passageiros. A nova história, é a que fazemos. Não adianta fingir, nem mentir pra sí mesmo...
Bola pra frente, para o lado, prá cima e prá traz se for preciso.

Abraços Dihelson e leitores do Blog do Crato
Carlos Pontes/Revista Mambembe

Nordeste tem maior número de selecionados em edital de Cines

Pequenos municípios nordestinos ganham mais 50 salas de exibição audiovisual

O Nordeste foi a região mais contemplada no edital Cine Mais Cultura para municípios com até 20 mil habitantes, com 50 cidades selecionadas. Em todo o Brasil, 150 prefeituras foram escolhidas, sendo 46 no Sudeste, 42 no Sul, sete no Norte e cinco no Centro-Oeste. O resultado do edital será publicado nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, no Diário Oficial da União (DOU).

As administrações municipais receberão kits contendo tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens). O investimento é de R$ 2,25 milhões, por meio do Programa Mais Cultura. A coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca a importância de editais voltados para essas pequenas cidades: “apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema e boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso. O Mais Cultura tem como objetivo principal democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais”.

Primeiros colocados – Entre os dez municípios com maior pontuação final no edital, os sete primeiros colocados são do Nordeste. Palhano (CE) e a Ilha de Itamaracá (PE) receberam as maiores notas do País: 9,83. Empatados em terceiro lugar, Andaraí (BA), Pilar (PB) e Muquém de São Francisco (BA). Completam a lista, Zabelê (PB) e Jaicós (PI).

Estados mais contemplados – A Bahia, com 14 cidades selecionadas, foi o estado nordestino com maior número de contempladas, seguida por Paraíba (11), Rio Grande do Norte (7), Ceará (6), Piauí (6), Alagoas (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Maranhão (1). Ainda esta semana, também serão divulgados os resultados de editais estaduais de Cine Mais Cultura para iniciativas da sociedade civil a serem implantadas no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o que ampliará, ainda mais, o número de municípios com este equipamento cultural. Atualmente, já existem 152 Cines Mais Cultura no Nordeste, além de outros 230 em implantação.

Capacitação – Além de fornecer equipamentos e acervo, o Cine Mais Cultura realiza oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões.

Confira a lista completa dos contemplados

(Cassiano Sampaio, SAI/MinC)

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30