xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 fevereiro 2010

Pela educação o povo se libertará! - Por: José de Arimatéa dos Santos


A escola tem uma difícil tarefa hoje em dia fruto de um sem números de projetos que seus profissionais tem que trabalhar junto com os alunos e/ou com a comunidade. Projetos que contemplem assuntos que vão da violência, sexualidade até a convivência entre nós seres humanos e o meio ambiente. Aquela escola que visava tão unicamente os conteúdos de cada disciplina parece que morreu. Não é que os conteúdos programáticos tenham sidos eliminados de sala de aula. Agora o professor procura passar os conteúdos de cada matéria e trabalhar assuntos pertinentes que citei acima. E hoje mais do que nunca a escola é talvez o único local de debate e exposição dos grandes problemas que aflige a juventude brasileira.

Acontece que em muitos lares brasileiros não há o diálogo franco e aberto entre pais e filhos. E com isso os problemas vão se avolumando e desemboca tudo isso nas nossas escolas. O governo não está nem aí. Com isso o povo se acha num mato sem cachorro. Sucateamento das escolas, baixos salários e o mais importante e mais preocupante é a progressiva desvalorização do professor. O professor procura heroicamente repassar seus conhecimentos e seus valores de vida que serve pra qualquer pessoa de uma forma que essa realidade seja revertida a médio prazo. Valores que a juventude deve estudar mais, ler, interpretar os grandes vultos da literatura nacional e internacional e o mais importante que sejam homens e mulheres com ética na vida a fora.

O que vemos na televisão e que reflete infelizmente na nossa sociedade é a verdadeira e cruel inversão de valores que a maioria dos pais e professores tanto combate. Simplesmente ao assistir um capítulo de uma novela ao lado de minha mãe e meu irmão fiquei com vergonha. A novela no seu enredo passa valores deturpados que não representa a maioria de nós e de nossas famílias. Por que não passa a verdadeira realidade do povo? A televisão deseduca. É um crime. Nessa confusão toda os gestores da educação querem que a escola resolva o prolema da sexualidade precoce entre as adolescentes, gravidez na adolescência, problemática da AIDS, violência, drogas e o desajuste familiar, entre outros. Como a escola vai resolver esses e mais outros problemas? A realidade é mais embaixo. E muito complicada.

A escola não corre de sua missão e com todos problemas estruturais que persistem e a persegue, sobrevive e vai em frente levando ensino, aprendizagem e exemplos de amor pelo próximo. Trabalha todos esses problemas juvenis e aponta saídas que fatalmente no futuro serão resolvidos. Pra se resolver a problemática da educação a escola sempre procura envolver seus entes principais que são o professor, funcionário de escola, alunos e pais. A comunidade educacional tem que participar ativamente, pois assim a verdadeira cidadania se faz presente e cobrará a fatura aos nossos representantes eleitos. Pela educação o povo se libertará!

José de Arimatéa dos Santos

Milhares de Livros, Pinturas, Mp3 - Tudo Grátis !


LIVROS EM PDF - ISSO NINGUEM DIVULGA

A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....
Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!

É MELHOR FAZER PROPAGANDA DOS BBBs E DAS NOVELAS, POIS, O POVO ASSISTE E FICA BURRO, E ASSIM É MAIS FÁCIL DE SER ENGANADO!

VAMOS COLABORAR !!!

( Texto recebido via E-mail )

Olha a Chuuuuvaaaaaaaaaa!!! - Postado por Océlio Teixeira


Fonte: Blog do Eliomar

A URCA merece respeito! - Postado por Océlio Teixeira

Órfã de uma liderança capaz de articular seus interesses junto às diversas esferas do governo e dos mais variados segmentos da sociedade, a Universidade Regional do Cariri (URCA) continua sobrevivendo da benevolência do Governo do Estado, que, diga-se de passagem, tem sido generoso e investido na URCA o dobro do seu antecessor. Falta um representante legítimo, que tenha relação direta com a URCA, alguém que leve as demandas dos estudantes e professores a quem de direito e seja uma voz em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Essa falha decai sobre os que estão a frente da URCA, bem como sobre os políticos da região que ainda não abriram os olhos para a densidade eleitoral que a URCA representa, com milhares de estudantes espalhados pela maioria das cidades do Cariri. Tampouco para a importância da universidade como agente transformador da sociedade e da educação como instrumento para o desenvolvimento das pessoas.

Texto de Felipe Santana
Fonte: Blog do Felipe Santana

FHC rebate críticas de Lula, e o rotula de ‘tosco’, ‘mentiroso’ e ‘dissimulado’ - Postado por Océlio Teixeira ( Ed. DM )


Submetido a ataques de Lula e ao silêncio dos “aliados”, Fernando Henrique Cardoso decidiu cuidar, ele próprio, de sua defesa. Aceitou o desafio “plebiscitário” de Lula: “Se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer”. Levou às páginas de vários jornais, neste domingo (7), um artigo que resume no título o que lhe vai na alma: “Sem medo do passado”. No texto, anota que “Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades”.

Afirma que seu sucessor converteu a eleição de 2010 numa “guerra imaginária”. E acusa: Lula “distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos”. Enxerga por trás do que chama de “bravatas” de Lula “o personalismo e o fantasma da intolerância”. Aposta que, ecoando um “autoritatismo mais chegado à direita”, Lula dirá cedo ou tarde: “O Brasil sou eu!” Lamenta que “Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos”. Acha que o presidente tem “méritos”. Poderia defender qualquer candidatura. Afirma que Lula “deu passos adiante no que fora plantado” antes dele. E pergunta: “Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira?” Acha que a estratégia eleitoral de Lula e do PT é “simples: desconstruir o inimigo principal, o PSDB e FHC”. Ironiza: “Muita honra para um pobre marquês”.

Sustenta que Lula elegeu o tucanato como “inimigo principal” pela singela razão de que o PSDB pode “ganhar as eleições”. No esforço para “desconstruir” o PSDB, diz FHC, Lula e o petismo negam “o que de bom foi feito” e apossam-se de “tudo que dele herdaram como se deles sempre tivesse sido”. Antevê que Lula adotará na campanha um mote: “O governo do PSDB foi ‘neoliberal’”. Prevê que ele vai mirar em dois alvos principais: “A privatização das estatais e a suposta inação na área social”.

Anota no artigo que a realidade desautoriza a tática. E volta a ironizar: “Os dados, ora os dados... O que conta é repetir a versão conveniente”. Recorda que, há três semanas, Lula disse que “recebeu um governo estagnado, sem plano de desenvolvimento”. Em seguida, como que decidido a dar resposta à provocação do plebiscito, FHC passa a empilhar os fatos que, segundo afirma, Lula esqueceu de mencionar:

1. “Esqueceu-se da estabilidade da moeda, da lei de responsabilidade fiscal, da recuperação do BNDES, da modernização da Petrobras...”

Uma Petrobras “que triplicou a produção depois do fim do monopólio e, premida pela competição e beneficiada pela flexibilidade, chegou à descoberta do pré-sal”.

2. “Esqueceu-se do fortalecimento do Banco do Brasil, capitalizado com mais de R$ 6 bilhões” e da Caixa Econômica, libertada da “politicagem”.

3. “Esqueceu-se dos investimentos do Avança Brasil, que, com menos alarde e mais eficiência que o PAC, permitiu concluir um número maior de obras”.

4. “Esqueceu-se dos ganhos que a privatização do sistema Telebrás trouxe para o povo brasileiro”: democratização do acesso à internet e aos celulares:

5. Esqueceu-se “do fato de que a Vale privatizada paga mais impostos ao governo do que este jamais recebeu em dividendos quando a empresa era estatal”.

6. Esqueceu-se “de que a Embraer, hoje orgulho nacional, só pôde dar o salto que deu depois de privatizada”.

7. “Esqueceu-se de que o país pagou um custo alto por anos de ‘bravata’ do PT” e do próprio Lula. Menciona o “temor que tomou conta dos mercados em 2002”.

Nesse ponto, FHC diz ter sido “obrigado” a pedir socorro ao FMI. Foi ao Fundo, segundo diz, “com aval de Lula”, já eleito, para prover-lhe “um colchão de reservas”.

Escreve que o “temor” que o petismo despertara “atiçou a inflação”, forçando Lula a “elevar o superávit primário e os juros às nuvens em 2003”.

Para quê? “Para comprar a confiança dos mercados, mesmo que à custa de tudo que haviam pregado, ele e seu partido, nos anos anteriores”.

Mais adiante, FHC escreve: “É mentira dizer que o PSDB ‘não olhou para o social’.” O Real, diz ele, diminuiu a população pobre de 35% para 28% do total.

O índice continuou caindo, até chegar a 18%, já sob Lula, graças “ao efeito acumulado de políticas sociais e econômicas” adotadas antes.

Cita, por exemplo, o salário mínimo: no governo dele (1995 a 2002), “aumento real de 47,4%; na gestão Lula (2003 a 2009), de 49,5%”.

Sobre o Bolsa Família: diz que os programas de treansferência de renda começaram em Campinas e no DF. “E ganharam abrangência nacional em meu governo”.

Compara: “O Bolsa-Escola atingiu cerca de 5 milhões de famílias, às quais o governo atual juntou outras 6 milhões, já com o nome de Bolsa-Família [...]”.

No último parágrafo do artigo, que pode ser lido aqui, FHC anota: “Eleições não se ganham com o retrovisor”. E escreve a frase já reproduzida lá no alto:

“Mas se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer”.

O curioso é que o tucanato, a julgar por seu comportamento, teme.

- PS.: Siga o blog no twitter.
Fonte: Blog do Josias de Souza

Coluna CARIRI - por Tarso Araújo - "O POVO", 7/2/2010

Cariri
Tarso Araújo

CRESCIMENTO VERTIGINOSO
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, encerrou 2009 com aumento de 45% na demanda de passageiros em relação a 2008. Foram 247.696 embarques e desembarques. Com esse resultado, o aeroporto da Região Metropolitana do Cariri se consolida como um dos que registra maior crescimento na rede Infraero. O aeroporto também obteve incremento no número de pousos e decolagens: 5.339 em 2009 contra 4.517 em 2008. Entre os 50 maiores aeroportos brasileiros, o crescimento do aeroporto de Juazeiro do Norte em 2009 só foi suplantado pelo de Campinas (SP) e o Navegantes de Itajaí (SC). O terminal aéreo de Juazeiro do Norte ultrapassou o Aeroporto Internacional de Boa Vista, capital do estado de Roraima.

AQUÉM DAS NECESSIDADES
Segundo o superintendente da Infraero, Roberto Germano de Souza Araújo, um dos motivos apontados pela administração do Aeroporto Orlando Bezerra para o crescimento do movimento é o turismo religioso. “A cada ano, as romarias atraem mais e mais devotos. Além disso, Juazeiro do Norte está inserida numa região industrial e possui várias universidades”, Ainda de acordo com o superintendente, a administração do aeroporto tem acompanhado o crescimento da região para atender à demanda local. Menos, menos. Atualmente, o aeroporto juazeirense vira um caos na hora do embarque/desembarque dos passageiros.

ANDAR COM FÉ
Disparadamente, Juazeiro do Norte foi a cidade brasileira onde as relíquias de Dom Bosco receberam maior número de visitas. A Terra do Padre Cícero (além dos 245 mil habitantes residentes na cidade) registrava (no dia da chegada das relíquias) com uma população visitante de cerca de 200 mil romeiros que vieram para a Romaria das Candeias. A previsão dos padres salesianos é que a devoção a São João Bosco agora vai se espalhar pelas cidades do interior nordestino, onde residem os habitantes da nação romeira.

HAJA PÉ-DE-JOÁ
Durante a Romaria das Candeias foi iniciada a distribuição de mudas da árvore Juazeiro ((Ziziphus joazeiro), também conhecido com pé-de-joá, escolhida como símbolo do Centenário de Juazeiro do Norte. Cerca de três mil romeiros receberam as primeiras mudas. Trata-se de iniciativa da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte que prevê a distribuição de um milhão dessas mudas para lembrar o Padre Cícero e permitir que o sertão nordestino ganhe um milhão de novas árvores...

CURTAS
> A Congregação dos Camilianos, administradora do Hospital São Francisco, conseguiu um tento: reconstruiu a Maternidade de Crato dotando-a de modernos equipamentos.

> Na última sexta-feira, o governador Cid Gomes apresentou, no Memorial Padre Cícero, projeto do Banco Mundial e Estado para investimentos nos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri. Tudo orçado em R$ 132 milhões.

> A Escola de Artes Violeta Arraes permanecerá em Barbalha. O município avançou nas negociações junto ao Governo no sentido de que seja construído um prédio para abrigar a Escola de Artes, a qual, provisoriamente, poderá usar as instalações da Escola Senador Martiniano de Alencar.

> Nada como o tempo. O jovem empresário cratense tem uma postura diferente do antigo. Por exemplo: reconhecem a importância da Igreja Católica no desenvolvimento do Cariri e consideram a diocese de Crato como parceira no crescimento da conurbação Crajubar.
> O Cariri vai ganhar nova rodovia. Trata-se da estrada que irá interligar o município de Caririaçu à BR-230, próximo a Lavras da Mangabeira, dentro da futura Estrada Padre Cícero.


3º G.E.Baden Powell- Sempre Alertas! Por: Alessandra Bandeira

Todos os sábados a partir das 14h os escoteiros do Crato se reúnem no Parque de Exposições.Sempre alertas e atuantes, os escoteiros vem passando de geração a geração ensinamentos de amor ao próximo, respeito aos homens e mulheres, valorização da natureza.Parabéns a todos os membros do 3º G.E Baden Powell, em especial, a Fafá e ao Diego!!Parabéns pelo trabalho!
Fica ai uma excelente dica para os pais e uma ótima atividade para os filhos!

Ao centro está João Vilar, que é um dos responsáveis pelos escoteiros e o Lorenzo Alfaro aprendendo a ser um escoteiro.
Olha que coisa linda o Gabriel, faz parte dos lobinhos!
A turma toda reunida!
Tia Fafá, coordenadora dos Lobinhos e o Filipi (lobinho)
Tia Fafá e os lobinhos


Por: Alessandra Bandeira
Fotos: Alessandra Bandeira

HOJE - Carnaval da Saudade do Crato Tênis Clube

carnaval da saudade 2010-2

Uma das mais tradicionais festas carnavalescas do interior cearense, o Carnaval da Saudade do Crato Tênis Clube consolida-se nessa sua 5ª edição como o evento mais esperado do ano. É através do Carnaval da Saudade que buscamos o resgate das antigas marchinhas, frevos e sambas dos carnavais que marcaram época e o "clube do pimenta" fica lotado de pessoas alegres e com muita energia, indo a festa terminar em um cortejo até a Praça Siqueira Campos,por volta das 6 da manhã. Esse ano o tema da festa é a ecologia, porque preservar a nossa querida Chapada do Araripe é obrigação de cada um de nós.

Venda de mesas e ingressos avulsos.
Informações: (88) 3523.3793 ou 8816.3

Apoio: Blog do Crato

Homenagem aos outros profissionais da Fotografia - Por: Dihelson Mendonça


O
ntem no evento de posse da diretoria da OAB, tive a grata satisfação de encontrar pelo menos seis colegas de profissão ( de fotógrafo profissional, pessoas dignas que tem seu ganha-pão no grande esforço de tentar mostrar a melhor imagem das pessoas ). Embora o clima sempre foi entre os fotógrafos, de extrema concorrência, pelo melhor ângulo, pela melhor foto ( afinal, em noite de gala, os serviçais são sempre os fotógrafos e os garçons ), faço aqui esta homenagem aos colegas, que de todas as classes ( afora os advogados ), são os que mais brigam entre si: Os fotografos. Aqueles que nunca são lembrados, nem pelas copeiras... Saudações, prezados colegas trabalhadores:

Tentando captar o melhor ângulo:


Os profissionais da fotografia e da filmagem trabalham. Nem sempre valorizados como deveriam


Esperam, esperam, e esperam para obter o melhor ângulo, enquanto todo mundo se diverte:


A festa não existe. Só existe o trabalho, o silêncio e o duro suor !


Homenagem: Dihelson Mendonça Fotografias

Cid diz que não aceita ameaças e Ciro ataca PT - Postado por Océlio Teixeira

Diante da suposta estratégia do PT de minar nos Estados a candidatura de Ciro, o irmão Cid diz que não será intimidado. Ciro já havia afirmado que mandaria petista "pastar"

Os irmãos Ciro e Cid Gomes & deputado federal e governador do Estado, respectivamente & reagiram com veemência a uma suposta estratégia lançada pelo Planalto para minar a candidatura do PSB à Presidência da República. Segundo a edição de ontem do jornal O Globo, o Governo teria desistido & por enquanto - de tentar convencer Ciro a abandonar a disputa, e começará a pressionar os estados comandados pelo PSB com o apoio do PT. A ideia é reforçar que as alianças regionais serão inviabilizadas com a entrada de Ciro na corrida eleitoral.
Ontem, durante solenidade de entrega de ônibus escolares, o governador Cid Gomes afirmou que não aceita nenhum tipo de ameaça vinda do PT. ``Quem pensa que com ameaça vai intimidar a gente está redondamente enganado``, exclamou.
O governador enfatizou ter ``absoluta convicção`` de que Lula não tem ``essa posição``, mas voltou a falar em tom de reação. ``Se alguém em nome dele está fazendo isso, eu digo como o Ciro disse a um outro: vá pastar, cuidar da sua vida``. O recado foi para o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, acusado por Ciro de ser ``golpista``.
Na última segunda-feira, Dirceu tentou marcar uma audiência com Cid Gomes, mas o governador alegou que não poderia recebê-lo.
Novos ataques
Paralelamente, Ciro, que ontem encontroou-se com o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, voltou a atacar o PT. Ele acusou a legenda de tratar os aliados não-fisiológicos como ``bucha de canhão`` e ``chiqueiro de ovelha``. Reafirmando que continua pré-candidato à sucessão presidencial, Ciro disse não ser contra alianças, mas questionou: "Que tipo de cimento, quais são as bases dessa aliança de desiguais? Alhos com bugalhos, gato, sapato, ouro, diamante, galinha, cachorro, pena, tudo misturado como estamos hoje? Para o quê? Para reformar o país?``. (Colaborou Diego Lage)
EMAIS
- A prefeita Luizianne Lins já disse que o PT terá candidato próprio ao Governo do Estado, caso Ciro concorra à sucessão de Lula. Tudo para garantir um palanque forte para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
- Os deputados estaduais do PT cearenses afirmaram ontem que são favoráveis a negociações com as autoridades regionais do PSB.
Reportagem de Ítalo Coriolano
Fonte: O POVO

Cobertura Completa - Festa de Posse da nova Diretoria da OAB Crato


Olá, amigos. Aconteceu ontem ( 5 ), no salão do Crato Tênis Clube, festa de posse da nova diretoria da OAB Crato. Belíssima, por sinal, contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre Juízes, Promotores, Advogados, o Prefeito Samuel Araripe, a primeira Dama, o Secretariado, a Miss Ceará Eugênia Justino, amigos e admiradores. Foi um evento fabuloso, conduzido ao som da melhor orquestra de baile atualmente no Ceará: A orquestra Sonata, que conta com alguns dos melhores músicos do Cariri, e um repertório pra lá de excelente. A presença do Presidente da OAB - CE, Dr. Valdetário Andrade Monteiro foi marcante, além do nosso querido amigo Fabrício Callou, pessoa de uma simpatia e caráter incontestáveis. Depois de inúmeros discursos na solenidade, a festa prosseguiu com um jantar, música dançante, e muita gente bonita. Basta revelar aos nossos leitores que eu fiz mais de 300 fotos deste evento ( que estão à disposição mediante consulta ).

Seria interessante que nossos colegas de Blog ( muitos que estiveram na festa ), possam escrever aqui as suas próprias matérias: Océlio Teixeira ( O REI DA NOITE , rs rs ) , repórter Wilson Bernardo, Mônica Araripe, Ernani Brígido, Carlos Alberto ( Carlão advogado ), Luiz Wellington, Emerson Monteiro... todos grandes amigos, e que estavam lá também para prestigiar e fazer brilhar. Por enquanto é só, pessoal. Há muito mais fotos do que essa pequena amostra.

Cobertura Fotográfica

No salão do Crato Tênis Clube...

IMG_0077

Cerimônia de posse. Na foto abaixo, Fabrício Callou

IMG_0252

Valdetário

IMG_0319



IMG_0250

Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro...

IMG_0152



IMG_0099



IMG_0105

Com a presença de autoridades...

IMG_0083



IMG_0080

Juízes...

IMG_0084



IMG_0353



IMG_0379

Luiz Wellington e Iana:

IMG_0091

Um dos mais brilhantes advogados do Ceará: Ernani Brígido ( Procurador do município ), e o não menos brilhante, Carlos Alberto ( Carlão ):

IMG_0384

O cantor Júnior Rivadavio, que com a orquestra Sonata agitou a noite:

IMG_0051



IMG_0245

A primeira-dama Mônica Araripe e a Miss Ceará Eugênia Justino:

IMG_0295



IMG_0062



IMG_0072

Cerimônia do Juramento dos novos advogados:

IMG_0224


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça

Atenção: É proibida a reprodução, salvamento e qualquer outra utilização das fotos sem o prévio consentimento do autor. Os infratores serão processados segundo as leis de propriedade intelectual e direitos autorais até as últimas consequências. Quem desejar obter cópias das fotos, inclusive em alta resolução, basta consultar o autor pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com - temos mais de 300 fotos do evento.

Dihelson Mendonça Fotografias - A sua melhor cobertura fotográfica em Casamentos, Batizados, Festas de Formatura, e Eventos em Geral - Tel: 088-3523-2272 - Quando a Qualidade e o Profissionalismo são o mais importante.

Roberto Carlos recusa convite para cantar em Brasília - Por: Samuel P. Teles



Roberto Carlos recusou convite para se apresentar nas festividades do cinqüentenário de Brasília, em abril. O empresário do cantor, Dodi Sirena, não fez segredo do motivo da recusa: José Roberto Arruda (ex-DEM) e o escândalo que o rodeia. “Houve o convite e chegamos a considerar a possibilidade [de aceitar], porque Roberto estará no Brasil”, disse Sirena. Ele explicou que os 50 anos da Capital serão celeberados na mesma semana em que Roberto Carlos fará aniversário. Porém...

Porém, “o convite foi feito pelo comitê de José Roberto Arruda. E decidimos interromper o contato. O Brasil está indignado com essa situação. E há uma prova de que houve desvio de dinheiro público”, Sirena acrescentou, referindo-se ao panetonegate. O empresário de Roberto Carlos acrescentou: “Se o governo federal assumisse o convite, tudo bem. Mas dessa maneira, não”.

Nesta sexta (6), às voltas com uma nova denúncia de tentativa de suborno, Arruda participou da cerimônia de lançamento da logomarca do cinqüentenário de Brasília. Durante o evento, o governador anunciou a liberação de R$ 20 milhões. Verba destinada à preparação da festa. O comitê de organização foi confiado ao vice-governador Paulo Octávio (DEM), também sob investigação no panetonegate. Informou-se que já foi acertada a acertada a “contratação” da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. A escola carioca desfilará na Esplanada dos Ministérios. “Vamos realizar uma festa à altura do que a nossa cidade merece”, disse Paulo Octávio. “Essa é uma festa de todo o Brasil, já que estamos falando da capital do país”, ecoou Arruda. Pena que o Brasil, ao lançar um olhar sobre Brasília, não consiga enxergar razões para festejar. Seja como for, a presença de uma escola de samba não poderia ser mais apropriada. Em Brasília, como no Brasil, tudo acaba em samba.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Por: Samuel P. Teles

Biblioteca da Faculdade de Filosofia do Crato-Seu Mozin IV-Por César Mousinho.


Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais.
Faculdade, em Portugal, é uma das denominações adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgânicas. No Brasil, é possível também a faculdade ser desvinculada de uma universidade ou instituição maior - principalmente em instituições particulares de ensino superior. Cada faculdade de uma universidade está vocacionada para uma área do conhecimento, eventualmente para duas ou mais áreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + Sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo .
A povoação de Miranda elevou-se à categoria de vila em 16 de dezembro de 1762, tendo sido instalada em 21 de junho de 1764 como Vila Real do Crato, no século XVIII, constituindo um dos mais importantes núcleos de povoamento na época colonial no interior do Nordeste. Ao longo de sua história, já recebeu as denominações de Missão do Miranda (aldeamento religioso tendo a frente o frei italiano Carlos Maria de Ferrara), Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato, última denominação esta em homenagem ao município português de mesmo nome, segundo a mais aceita toponímia. Foi tornada cidade pela Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853.
CRATO é um município brasileiro do interior do estado do Ceará. Localiza-se no sopé da Chapada do Araripe no extremo-sul do estado e na Microrregião do Cariri, integrante da Região Metropolitana do Cariri.
A Faculdade de Filosofia do Crato, criada em 1960 pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, Prof. Antônio Martins Filho, vem responder ao desafio de formar recursos humanos - intelectuais no interior do Estado. Com efeito, a Faculdade de Filosofia do Crato, adentando-se na polimorfia cultural do interior de nosso Estado, repositório de uma riqueza diversificada de valores humanos e naturais, formando uma individualidade própria inconfundível, era a regionalização da Universidade e traduzia, experimentalmente, o lema – O Universal pelo Regional – com que esse extraordinário Reitor definira sua política universitária (CHAGAS, 1993, p. 98).
Cedo, já saindo para as minhas aulas no Diocesano meu pai me chamou e disse: -Cesinha, faça-me um favor, depois das suas aulas vá lá na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e devolva esse livro.- Ta bom papai, minha benção e fui assistir aulas dos professores: William Batista – Matemática, César Bandeira – Física, Hermógenes – Português, Fausto – Biologia, Jaime Milfon – Historia. Já no Científico, depois mudou para Colegial. Particularmente eu torcia para não furar o pneu do carro de nenhum professor nesse dia, não sei hoje com todo respeito, mas na minha época de Diocesano só tinha Craque, poucos professores e a maioria de EDUCATORES.Por que o Monsenhor substitua-os com aulas – palestras e uma dessas, ele sempre pedia sugestões nossa e solicitamos que ele falasse sobre Cidadania e aí foi aquele show, aquele espetáculo de aula-palestra. Lembro-me que no final ele fez a seguinte pergunta! Onde vocês moram? Claro que todos nós respondemos, eu mesmo falei: Rua José Alves de Figueiredo, Vila Silvestre. Ok estão todos certos, mas querem mesmo tornarem-se Cidadãos Cratense na essência e rigor da palavra entendam que ali é seu lar, mas todos moramos na Cidade do Crato, por tanto devemos através de nossas atitudes, defendê-la e honrá-la. O Crato é a Mansão de todos NÓS.

-Boa tarde moça, muito bonita e mais ainda educada; o meu pai seu Mozin, pediu-me que lhe devolvesse esse livro era “Alexandre o Grande, e solicitou que pegasse outro. Essa passagem fiz um capitulo no meu segundo livro: “A FÉ E A PSICOLOGIA”. Pegou o livro, olhou atentamente com a ficha do lado. - ok, assine aqui, um minuto, entrou e demorou-se pouco e já voltou,-Como é seu nome?, - César,-Olha César fale pro seu Mozin, que com esse livro ele leu todos o nosso acervo e qual o que ele gostaria de reler. Passou até a fome. Nossa sai da Faculdade e cheguei na Vila sem perceber. Como é que alguém ler todos os livros de uma biblioteca. Que maravilha. Mesmo assim cheguei em casa com a cabeça quente, pois da Faculdade até a Sé, não tinha uma árvore se quer e hoje acho que deveriam plantar muitas árvores em toda Crato.Passei em frente do Santa Tereza que nem vi.Cesinha, cadê o livro, - Cachimbão, a moça mandou avisá-lo que o senhor leu todos os livros de lá, (1976) parabéns e para o senhor não ficar sem ler vou lhe emprestar o meu livro de historia geral de Armando Souto Maior. Que o Veim adotou para as aulas de história. Bem, qual vai ser o dito pra fechar.
Chegar de mãos abanando-Significado: Chegar em algum lugar sem levar nada, de mãos fazias. Histórico: Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Fontes: Wikipédia - FONTES PARA HISTÓRIA EDUCACIONAL DA CIDADE DO CRATO – CE -Juscelândia Machado Vasconcelos e Zuleide Fernandes de Queiroz – Artigo VI – São Paulo, 06/02/010 – www.Sosdrogasealcool.org

BBB 10 - A Vergonha - Postado por Glória Pinheiro


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização dos valores morais. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos ?heróis? como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre heterossexuais ou não. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um ?zoológico humano e divertido?. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de glichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os ?animais? do ?zoológico?: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista boazuda, o negro com suingue, a nerd tímida, a ?não sou piranha mas não sou santa?, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen, e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a queda do Muro de Berlin, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficientes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns.

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade, ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o ?escolhido? receba um milhão e meio de reais. E aí vem um psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).

Essas palavras não são de revolta ou protestos mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou Neruda ou qualquer outra coisa, ir ao cinema, estudar, ouvir boa música, cuidar das flores e jardins, telefonar para um amigo, visitar os avós, pescar, brincar com as crianças, namorar ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta de valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Autor Desconhecido
Recebido por e-mail: site http://www.otimismoemrede.com/

Postado por: Glória Pinheiro

US$ 165 milhões na recuperação costeira do litoral

Ações de recuperação de infra-estrutura, investimentos na melhoria de moradias e ações em prol do meio-ambiente. É o que prevê o Projeto Aldeia da Praia, o trunfo da prefeita Luizianne Lins (PT) para contra-argumentar com os que defendem a construção de um estaleiro da praia do Titanzinho.

Segundo o Secretário de Infraestutura do Município, Luciano Feijão, através do Aldeia da Praia deverão ser investidos US$ 165 milhões na recuperação costeira do litoral que vai do espigão da avenida Beira Mar à altura da praia do Náutico e da praia do Titanzinho à praia do Caça e Pesca. "Requalificando essas faixas de litoral, teremos uma potencialização do turismo e a consequente geração de emprego e renda, além do aumento de arrecadação de IPTU e ISS, devido à valorização imobiliária", defende Luciano.

Ao longo desta semana, Luizianne tem sofrido pressão política para que a Prefeitura se manifeste em relação à seus projetos para o Titanzinho. Isso porque, ao se posicionar contrariamente à construção de uma fábrica de navios no local, Luizianne afirmou que a Prefeitura possui projetos para a região e disse que criaria empregos para os moradores. Com essa posição, Luizianne bateu de frente com o Governador Cid Gomes (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), por exemplo, - que têm defendido a instalação do estaleiro no Serviluz. Durante esta semana, Salmito criticou a ausência de informações sobre o projeto da Prefeitura e pediu ao líder do Executivo, Acrísio Sena (PT), que leve à Câmara uma cópia do projeto.

Fonte: Pedro Alves/ Especial para O POVO


CRATO - Notícias do dia 06 de Fevereiro de 2010




Audiência pública da Ceasa conta com representação cratense

O incentivo à fruticultura no Crato tem sido um dos trabalhos desenvolvidos junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos no município. Esse trabalho poderá ter um novo impulso a partir da inauguração da Central de Abastecimento do Cariri – Ceasa, que deverá acontecer no mês de maio, no Cariri. Ontem, foi realizada audiência pública, em Juazeiro do Norte, que contou com a participação do Vice-Prefeito do Crato, Raimundo Filho, e do secretário de Agricultura, Erasmo Ferreira. O evento teve a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, e do especialista e consultor, pioneiro na instalação de Ceasa no Brasil, o cratense Ivens Mourão. Ele fez uma abordagem sobre o assunto, envolvendo questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e acima de tudo do setor agrícola da região. Erasmo destacou a importância de se dar mais espaço ao pequeno produtor, que terá a oportunidade de comercializar os seus produtos e atuar de forma mais organizada. A meta é que a Central, que está sendo construída no município de Barbalha, venha beneficiar os produtores da região.

Continua Programa de Georeferenciamento e Regularização Fundiária, em Crato

O programa de cadastro de georeferenciamento em Crato foi intensificado, com a atuação de diversos técnicos, que estão em campo desenvolvendo trabalho de reconhecimento das pequenas áreas que precisam ser registradas do ponto de vista legal. É a regularização fundiária, que deverá beneficiar, somente em Crato, cerca de 5 mil pequenos proprietários de terras. O principal objetivo desse trabalho é dar o título das terras a cada proprietário de área rural, sem ônus para o agricultor. Alguns critérios estão sendo analisados. O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, por meio da Secretaria de Agricultura, está dando apoio às equipes de trabalho. Uma audiência pública sobre o assunto foi realizada durante esta semana, em Crato, para debater o Programa de Cadastro de Georeferenciamento e Regularização Fundiária do Governo do Estado. Crato tem uma área de 101.045 hectares, com estimativa de cadastrar 6.306 imóveis rurais, emitir 3.784 títulos de terras e beneficiar 4.351 famílias.

O programa de regularização fundiária é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. O Secretário de Agricultura do Crato, Erasmo Ferreira, solicita aos moradores das diversas localidades do município, que recebam bem os cadastradores que estão no campo, com o objetivo de beneficiar os pequenos agricultores, com o registro de suas terras.

Crato é o único no Cariri com Centro de reabilitação

Já está em funcionamento no município do Crato o Centro de Reabilitação, localizado no Centro de Especialidades do município. É o único no Cariri, representando uma conquista da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde. No local, estão sendo realizados serviços voltados para a adaptação ao uso de órteses e próteses nos pacientes. Para isso, profissionais como fisioterapeutas estão atuando no local, único na região a oferecer os serviços. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, informa que o centro é referência regional, mas deverá atender outros municípios após a liberação de verba solicitada ao Ministério da Saúde. Os serviços, no momento, estão voltados apenas para o Crato. A data de inauguração do Centro de reabilitação ainda será marcada.

Ação Social convoca idosos dos bairros São Miguel e Pinto Madeira

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social,convidam à todos os idosos acima de 60 anos de idade que residam no bairro São Miguel e Pinto Madeira, à fazerem parte de um GRUPO DE IDOSOS à se formar na referida Secretaria, situada à Av. Perimetral Dom Francisco S/N no bairro São Miguel os interessados deverão procurar Salma no endereço citado, do dia 08 à 12 de fevereiro no horário de 8:30min. às 13:00hs.Contaremos com a participação de todos.

CRAS Batateira anuncia sua programação carnavalesca

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social, comunica que o Centro de Assistência Social - CRAS do bairro da Batateira anuncia a sua programação carnavalesca:

Dia 09 de fevereiro às 8:00 da manhã no salão paroquial do referido CRAS,terá um carnaval com CRISTO e os IDOSOS. E às 9:00 da manhã no mesmo local o carnaval com CRISTO e os ADOLESCENTES.

Dia 10 de fevereiro às 9:00 da manhã, no salão paroquial o carnaval com CRISTO e as CRIANÇAS. E às 10:00 da manhã no mesmo local o carnaval com CRISTO e as GESTANTES.

Dia 11 de fevereiro às 15:00, à tarde o carnaval com CRISTO e os ADOLESCENTES (com o GRUPO CASULO). Dia 12 de fevereiro às 16:00, à tarde o carnaval com CRISTO e a INCLUSÂO PRODUTIVA. O MESMO DESEJA À TODOS UM FELIZ CARNAVAL.........

Secretária de Ação Social comunica atendimento do programa BOLSA FAMÍLIA

O Governo Municipal e a Secretária de Ação Social,a Sra. Liduína Alves de Andrade comunica que o atendimento do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, só poderá ser realizado à partir do mês de Março, em virtude da reforma da sala.Agradecemos à compreenssão.

Ação Social convoca jovens para o Programa PROJOVEM Adolescente

O GM em parceria com a SAS, solicita aos jovens com idade de 15 a 17 anos à fazerem parte do PROGRAMA FEDERAL PROJOVEM ADOLESCENTE, este referido projeto tem como objetivo assegurar direitos para gerar oportunidades para os adolescentes, junto aos facilitadores capacitados para área de trabalho,com cursos profissionalizantes,aulas e oficinas de ESPORTE E LAZER e aulas e oficinas de ARTE E CULTURA, os interessados deverão procurar um dos CRAS mais próximo de sua casa,os CRAS ficam situados nos bairros BATATEIRA, VILA ALTA,SEMINÁRIO, MURITÍ E ALTO DA PENHA. Agradecemos à todos que tiverem interesse.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Cariri - Greve paralisa obras da transposição - Reportagem: Antonio Vicelmo


NO CANTEIRO DE OBRAS, em Mauriti, os 40 caçambeiros pararam de fazer o carregamento de areia. Caso a falta de pagamento persista, o cronograma da obra pode atrasar. Ontem de manhã, começou nova paralisação de caçambeiros nas obras da transposição

Mauriti. Mais uma vez, foram paralisadas as obras de construção do canal de transposição das águas do São Francisco, no lote-6, entre Mauriti e Brejo Santo. Os 40 caçambeiros que prestam serviços ao Consórcio Nordestino, formado pelas construtoras EIT, Delta e Getel, que administra a obra, entraram em greve. Eles argumentam que não estão recebendo o pagamento e que o consórcio não está cumprindo o acordo feito, no mês de dezembro, para pagar os vencimentos atrasados. Segundo afirmam, o valor está em torno de R$ 3 milhões.

"Dos 85 caminhões e máquinas que trabalhavam no lote-6 restam apenas 40", diz o terceirizado José Maurício Porto Júnior, proprietário de quatro máquinas, esclarecendo que os outros pediram desligamento por falta de pagamento. Ele garante que só volta ao trabalho quando for assinado outro acordo com a presença de um representante do Ministério da Integração Nacional. Além da greve, os manifestantes fecharam os acessos para as jazidas com o objetivo de impedir o acesso de veículos.

Por enquanto, as máquinas do consórcio ainda estão operando no trecho de 40 quilômetros, espalhando terra e retirando pedras. "No entanto, se a greve tiver continuidade, a paralisação será total", afirma um dos operários, que prefere não ser identificado. Esta é a segunda paralisação que ocorre no lote-6. No mês de dezembro, os caçambeiros cruzaram os braços durante cinco dias em protesto contra a falta de pagamento. Na oportunidade, a culpa foi colocada na Tenit Terrapalagem de Locação, uma construtora terceirizada que sublocou parte das obras.

Entre os caçambeiros, a revolta é geral. Eles dizem que estão cansados de esperar. O caçambeiro Ricardo Artur Pereira esclarece que, anteriormente, prestavam serviços à Tenit, empresa que foi desligada da obra. Agora, o contrato foi feito diretamente com o consócio, mas o pagamento continua em atraso. Os manifestantes afirmam que está havendo um descompasso entre a medição feita pelo consórcio e os números apresentados pelos terceirizados.

O maranhense Sami Cosme Araújo, que representa outros caçambeiros do Rio de Janeiro, engrossa a lista de críticas ao Consórcio, dizendo que eles pagaram apenas 10% do que foi acordado no fim do ano passado, depois que um representante do Ministério da Integração Nacional esteve no canteiro de obras em Mauriti.

O gestor do contrato do Consórcio Nordestino, Lamarque de Melo Oliveira, disse que as reivindicações são exclusivamente dos empreiteiros credores da Tenit. "Portanto, o Consórcio Nordestino reafirma que todos os compromissos do contrato com a Tenit foram honrados e que, no momento, o contrato com a empresa está rescindido", afirma, acrescentando que a decisão foi tomada pelo Consórcio, mesmo acarretando prejuízo de cerca de R$ 600 mil para o mesmo. Completa que os representantes do Consórcio estão tomando todas as providências para que não aconteça qualquer tipo de paralisação.

TERRAPLANAGEM

"Sem o trabalho das caçambas, não tem como dar prosseguimento à terraplanagem na obra"
RICARDO ARTUR PEREIRA
Caçambeiro

MAIS INFORMAÇÕES
Consórcio Nordestino Empresa Industrial Técnica
(EIT)
(85) 3924.8719

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Cariri - Ceasa deve iniciar em maio - Reportagem: Elizângela Santos


A AUDIÊNCIA PÚBLICA objetivou apresentar e debater o projeto da nova Central de Abastecimento. Mais de R$ 7 milhões estão sendo investidos na Ceasa do Cariri, já em obras no município de Barbalha

Juazeiro do Norte. Prevista para começar operar na região do Cariri no mês de maio, a Central de Abastecimento do Cariri deverá ter uma movimentação anual de produção, de início, de mais de 70 toneladas de hortifrutigranjeiro e, em curto espaço de tempo, chegar a 150 mil toneladas. Pelo menos, é essa previsão do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, que ontem participou, em Juazeiro, de audiência pública que discutiu assuntos relacionados à nova Ceasa. O debate ocorreu no Memorial Padre Cícero. Uma palestra do especialista no assunto, o cratense e professor, Ivens Mourão, pioneiro na implantação de Ceasas no Brasil, destacou a importância econômica da Central de Abastecimento para a região. A nova unidade vai centralizar o comércio do setor atacadista, dinamizando toda a economia, até o consumidor final, por meio do varejo. Ele ressaltou em números o potencial econômico, além de dizer que as Ceasas no Brasil vendem mais do que as farmácias. "Vamos implantar aqui uma central que é tão importante como uma fábrica de automóveis ou uma siderúrgica", acrescenta.

A audiência teve como principal finalidade expor o projeto de implantação, com apresentação de maquete em três dimensões do empreendimento, no qual estão sendo investidos mais de R$ 7 milhões, e mostrar o potencial de absorção da produtividade da região. Prefeitos de várias cidades da região, secretários de Agricultura, técnicos agrícolas e pequenos produtores rurais estiveram presentes na audiência pública em Juazeiro do Norte. Segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município do Crato, Zilcélio Alves, esse é o momento dos agricultores começarem a se organizar para aproveitar esse potencial de absorção da produção que a região poderá ter, por meio do comércio atacadista na Ceasa. Ele destaca a produção de frutas como banana e manga no município do Crato, que deverá ser comercializada na Central, dando um retorno mais favorável aos pequenos produtores do município.

As concessões dos espaços para os comerciantes locais estão sendo planejadas, para que, segundo Camilo Santana, sejam estabelecidos critérios legais para ocupação, e se possa estabelecer prioridades a setores que já atuam nessa área. "A Ceasa tem o papel de regular produtos, preços, evitando o atravessador. Os municípios devem manter os seus mercados para abastecer os seus consumidores. O papel da Central não é vender diretamente para o consumidor", explica.

Produção local
O secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário destaca a importância do estímulo à produção local, principalmente de hortifrutigranjeiro, na qual ele considera de grande potencial. São esses os espaços que os produtores locais terão, de acordo com Camilo Santana, para garantir comercialização. Há mais de seis meses uma equipe vem desenvolvendo um estudo de mercado, verificando os números relacionados à comercialização nos três maiores municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), Crato, Juazeiro e Barbalha, e nas outras cidades.

A Ceasa deveria ser inaugurada no mês de março deste ano, mas, de acordo com Camilo, houve alguns atrasos na obra, inclusive com a mudança de construtora, no início. O secretário disse que o governador pediu que fosse acelerado o ritmo de construção, para colocar a Central em funcionamento em cerca de três meses. Para o consultor Ivens Mourão, com a Central haverá a possibilidade do comércio de atacado - hoje já existente em mercados como o do Pirajá, em Juazeiro do Norte; e Walter Peixoto, no Crato - acontecer de forma mais racional e organizada, com preços mais acessíveis e com condições de trabalho mais favoráveis. Ele ressalta a boa localização geográfica do empreendimento, no município de Barbalha, aproximando as três principais cidade da região, que juntas já possuem mais de 400 mil habitantes.

De acordo com o consultor, somente os mercados dos três municípios já movimentam 70 mil toneladas por ano de alimentos. As expectativas são as melhores possíveis, acredita ele.

ENQUETE

Qual a sua expectativa em relação à nova Central?

ERASMO FERREIRA
Secretário de Agricultura do Crato
A Ceasa vai estimular a produção agrícola na região, dar mais espaço ao produtor e tirar o atravessador da cadeia produtiva

Adonias Sobreira
Gerente regional da Ematerce
É um implemento que tem grande importância na consolidação produtiva da fruticultura, olericultura e agroindústria

ZILCÉLIO ALVES
Presidente do Sind. dos Trab. Rurais do Crato
É um sonho que está prestes a ser realizado. Acho que vamos ter grande produção de hortifrutigranjeiro na região do Cariri

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Agricultura de Barbalha, Rua Adão Apolinário, 90
Centro - Cariri
(88) 3532.1189

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

CRATO - Previsão do Tempo Dia 06 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30