xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 fevereiro 2010

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Bar(bara)lha - Postado por José Flávio Vieira


PMs são assassinados em cumprimento de mandado


Um cabo do 2º Batalhão e um soldado do Ronda do Quarteirão foram mortos a tiros, ontem à noite, quando tentavam prender homem que respondia por homicídios

04 Fev 2010 - 01h46min
Fonte UOL

O cabo Francisco Chagas Leal (2º Batalhão) e o soldado José Wallison Alves Lisboa (Ronda do Quarteirão) foram mortos a tiros, ontem à noite, na localidade Sítio Estrela, em Barbalha, no Cariri, a 538 quilômetros de Fortaleza, por um homem com dois mandados de prisão por homicídio, segundo a Polícia. Francisco Alvacir Alves de Sousa, 48, fugiu após o duplo homicídio, mas acabou morto ao tentar romper a tiros o cerco policial, de acordo ainda com a Polícia. A morte dos dois policiais comoveu a região. Hoje, a Polícia deverá colher o depoimento da mãe de Francisco Alvacir, que teria mentido aos policiais sobre a presença do filho em sua residência. Segundo a Polícia, o cabo Leal, o soldado Lisboa e um outro policial do Ronda foram chamados para uma ocorrência de ameaça de morte, feita por um vizinho de Francisco Alvacir. Ao descobrirem os dois mandados contra o acusado, os policiais foram ao local e chamaram por ele. De acordo ainda com a Polícia, a mãe de acusado teria dito que o filho não estaria no sítio. O cabo e o soldado então entraram na residência para checar a informação. Mas foram atingidos por disparos. O cabo foi ferido no pescoço e o soldado acabou baleado na testa. Ambos morreram no local. Sem respeito Após o anúncio da morte dos dois policiais, outros militares passaram a lamentar a falta de respeito para com a Polícia, enquanto trocavam informações durante o cerco ao acusado. ``A vida está banalizada, estão matando por qualquer besteira. Não há mais respeito com a gente (PM)``, reclamou um sargento, ao falar no rádio com outro policial. ``Tomara que as famílias (dos PMs mortos) sejam amparadas``, respondeu o outro policial. Essas informações foram repassadas ao O POVO por telefone. Nos últimos 20 dias, um soldado foi assassinado em Caucaia e dois outros foram assaltados enquanto realizavam o policiamento em uma praça no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Todos eram do Ronda. Ninguém foi preso.

OFICIALMENTE DIGO NÃO AO NÃO

É uma pena, mas se tornou impraticável continuar participando desse blog.

Há um tempo, fui "inxirido" de postar um pensamento que tinha sobre Bárbara de Alencar - aleluia, aleluia, glória, glória. Literalmente axincalhado - meu querido e admirado MÚSICO Dhielson me chamou de MENTIROSO! - sofri e me exasperei, até mesmo postei comentários indevidos. Resolvi não mais paritcipar desse veículo, por ter sofrido a mais pura falta de respeito.

Há uns dias, senti um clima melhor por essas páginas, aliás muito raramente visitadas por mim. Resolvi postar novamente. Mais uma vez decepção. Um cidadão que não conheço - e faço questão de nunca conhecer - me chama de fanático! Logo ele que é um típico representante do que há de mais anacrônico! Logo ele, apaixonado e exaltado defensor da Monarquia! Monarquia! Não sr. Armando Lopes Rafael, não sou fanático. Não, caríssimo MÚSICO Dhielson, não sou mentiroso. Chega, cansei. Não quero mais ser alvo de distorções, de agressões, de cansaço... Fiquem em paz. Porém, sem nada mais pessoal a acrescentar, a não ser que reitero meu apreço, admiração e respeito pelo MÚSICO - músico, ok? - Dhielson e minha completa e total aversão às observações do sr. Armando Lopes Rafael. Amém... Neste Blog, vocês podem ficar sem mim e sejam felizes.

Professor Hugo Esmeraldo Sobreira - Crato, Ceará

Verdade ou lenda ? - "Quem manda neste país é o meu pai"


OS DONOS DO BRASIL
- Ou melhor, O NETO DO BRASIL

"Você sabe com quem está falando?"

Em uma viagem tomei conhecimento sobre um episódio deprimente, ocorrido durante uma apresentação do Cirque du Soleil. Foi relatado por um dos organizadores. A cena foi protagonizada pelo filho do filho do Brasil, aquele que quer ser técnico de futebol. Exaltado e bêbado, Luiz Cláudio Lula da Silva teve que ser retirado pelos seguranças do Cirque du Soleil, porque ele acredita ser o dono de tudo, até mesmo de um espetáculo estrangeiro que tem as garantias legais para atuar em qualquer lugar do mundo, sob a proteção das leis de seu país originário, no caso, do Canadá.

Aos fatos: O filho de Lula, o mais novo, no Cirque du Soleil

“Quem manda nesse país é o meu pai, eu sento onde eu quiser e mando minha turma bater em você, porque descubro onde você mora”.

E repetia mil vezes: "Você sabe com quem está falando? Também, posso fazer você perder seu emprego." É assim que os “silvas” pensam: o Brasil é deles. Esse cretino tomou o assento de três senhoras que haviam pagado seus ingressos, e não queria sair do lugar delas de jeito nenhum. Ele estava acompanhado de duas garotas. O coordenador chamou o segurança e o fez sair. O cafajeste estava bêbado e se recusava a tomar o assento que ele havia comprado, queria aquele lugar porque ele era o filho do Lula. Pois bem, ele pediu para chamar o presidente do Cirque du Soleil. O canadense veio atendê-lo; ai... ele dizia ao coordenador :"Duvido que você conte a ele, que mandou o segurança retirar o filho do presidente do Brasil, que manda em tudo"...

Isto ele dizia aos berros e intercalado com palavrões. O funcionário respondeu:

"Eu falo sete idiomas e vou traduzir do jeito que você falar, mesmo falando mal de mim...' Bom, uma das amiguinhas dele falava inglês, e foi ouvindo o coordenador traduzir literalmente a conversa do imbecil.

Resumindo: O diretor canadense, disse: “Aqui mando eu, e meu funcionário obedeceu rigorosamente as leis que regem o Cirque du Soleil, portanto, você se dirija ao seu lugar ou retire-se”

Ele se retirou, e tornou a voltar porque as moças estavam chorando e queriam ver o Show.
Muitos da platéia diziam: Ele é igual ao pai, vejam como está bêbado. Palhaço!!!
Lógico que foi solicitado ao público que parasse com as manifestações. Mas o vagabundo-juniorzinho da Silva é baixo igual ao PAI. (não é o ex-funcionário de zoológico, Lulinha Jr., é o anão que quer ser técnico de futebol, sem talento para a coisa!

Lembrei-me dos filhos de Saddam Hussein!

Observação importante:
Para os dirigentes do Cirque du Soleil, a montagem do espetáculo, seja em qualquer país, obedece as leis canadenses. Para facilitar o entendimento: é como a nossa Embaixada em Honduras. Lá, manda o governo brasileiro, que deve obedecer as regras diplomáticas; por sinal, coisa que o Lula não fez, pois transformou aquele “território” na Casa da Mãe Joana. O ocorrido, relatado acima, foi no Brasil e a história nos foi contada por um dos organizadores do Cirque. O filho do filho do Brasil teria pago R$ 700 pelo ingresso, e sua fileira era bem melhor que a fileira onde estavam as três senhoras, pois oferecia uma visão mais ampla para o espetáculo. Porém, ele invocou que queria o lugar delas.

PS I - O organizador nos explicou que nem com uma liminar ele poderia quebrar as regras du Cirque. E confessou-nos, que pela arrogância e violência do “neto” do Brasil, ele tremeu nas bases quando foi ameaçado, justamente porque sua família reside no Brasil.

Por Gabriela/Arthur
Postado por Movimento da Ordem Vigilia Contra Corrupção às 1/22/2010 11:10:00 PM

Texto enviado por e-mail por: Jair Rolim

Alpinismos - Por : J. Flávio Vieira


De onde terá vindo, afinal, esta necessidade de observar o mundo dos píncaros? Sem quaisquer instrumentos disponíveis para ampliar a observação do mundo, além do olho nu, nossos antepassados escalaram montanhas e montes, talvez pela curiosidade de contemplar horizontes até então inescrutáveis. Do alto, quem sabe, seria possível perscrutar o universo em toda sua extensão! Por outro lado, a montanha sempre foi uma fábrica de mitos. O Olimpo era a residência dos deuses helênicos; as pirâmides egípcias, incas, maias e aztecas erguiam-se em busca dos céus; no Monte Arará, a Arca de Noé desembarcou a bicharada para reinício da obra da criação. Escalar o monte trazia não só a possibilidade de ampliar os limites físicos, mas trazia atrelada, uma força transcendental, uma aproximação com o sagrado . Do topo o homem mistura-se a deus, bebe nas fontes do divino.

A partir do Século XVIII, já em plena égide do iluminismo, o montanhismo começou a untar-se menos do ritualístico. Os homens abandonaram, aparentemente, seu caráter mais primitivamente sagrado e uma certa laicidade lhe deu características de esporte. Pouco a pouco, se tomou como desafio pisar em picos jamais alcançados anteriormente pelo pé humano. O Mont Blanc nos Alpes alcançado, em 1786, talvez demarque o ponto chave desta ânsia desbravadora , batizada de Alpinismo, que já se fazia presente desde os finais do Século XV. Em 1953, por fim, o Ocidente tocou o Everest, o teto da terra. Transformado em esporte, o montanhismo, no entanto, não perdeu de todo suas mitológicas nuances originais. Existe alguma coisa de radical , além da mera dosagem de adrenalina ,pulsando nas veias dos alpinistas.

Quando escalamos a montanha mais alta, no fundo, simulamos o nosso alpinismo vital. O pico parece inatingível. Pomo-nos a subir, lentamente, pedra por pedra, fincando grampos e pítons de segurança nas fendas disponíveis. Abaixo, a todo momento, o abismo ávido nos espreita. Existem muitos outros companheiros de escalada, mas cada um segue seu caminho único e pessoal. A cada momento, num vacilo : uma queda seca para o nada. O gelo, o cansaço, a fome corroem a esperança. E o paredão lá permanece: desafiador, zombeteiro, impávido. À medida que subimos a temperatura se torna mais insuportável e o ar mais rarefeito. Se a morna sorte nos bafeja a face, um dia, em meio a todas as intempéries, chagamos no topo. Observamos o mundo ao derredor com um ar cansado e vitorioso. Algumas fotos guardarão a memória deste momento único. E nem nos perguntaremos o que ali fomos buscar, qual prêmio almejávamos. Chegamos: é hora de voltar! E o caminho de volta é tão terrível como o de ida, com os mesmos riscos e precipícios. Se , por acaso, conseguirmos chegar no acampamento original, outras escaladas nos esperam, outros picos já nos chamam. Até o dia em que a sapatilha escorregará à beira do abismo e será a nossa vez de ensaiar o vôo de Ícaro. No final, perceberemos que o sentido do alpinismo encontra-se escondido não na alegria efêmera do pico, mas no suor derramado penosamente durante a travessia.

Por: José Flávio Vieira

Símbolos da Pedofilia - Por: José Flávio Vieira






ATENÇÃO A ESSES SIMBOLOS DE PEDOFILIA



FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores. Homens são triângulos, mulheres corações. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,.. .) entre outros objetos."Acho os pedófilos a pior escoria da humanidade e conhecer esses símbolos para poder identificar essas pessoas é o mínimo que podemos fazer. Ao encontrar um símbolo desses, avisar a policia."Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas investigações. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo e o escambau. Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.


























Por: José Flávio Vieira

Carnaval e Olival Honor no próximo Cariri Encantado

Cariri Encantado é um programa radiofônico semanal que acontece todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, com transmissão pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e pela Internet através de cratinho.blogspot.com. A sua linha musical e literária é praticamente dedicada aos autores caririenses. Quase sempre, o programa convida uma pessoa identificada com o fazer cultural e artístico da região para falar algo de interesse coletivo.

Nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o programa Cariri Encantado entrevistará o escritor cratense Olival Honor (foto), que falará sobre os antigos carnavais cratenses e lerá uma crônica sua inédita.

Com apoio do Centro Cultural BNB Cariri, o programa é produzido pelas Oficinas de Cultura e Artes (OCA) e revista virtual Cariricult.

Ficha técnica
Redação e seleção musical: Carlos Rafael Dias, José Flávio Vieira e Luiz Carlos Salatiel;
Apoio logístico Jackson “Bola” Bantim;
Participação especial: Jorge Carvalho e Huberto Cabral;
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias;
Operação de áudio: Iderval Silva.

Se ligue!

Amigos do CRATO, vamos salvar a CHAPADA.-Por Moisés Rolim




Me impressiona os acontecimentos na CHAPADA DO ARARIPE.A falta de FISCALIZAÇÃO está fazendo com que a chapada se transforme no centro de DESTRUIÇÃO em massa da natureza aqui no NORDESTE.

Queimadas, corte de árvores e a extração de carvão é o que predomina em uma das mais lindas áreas verdes do Brasil.Estive fazendo uma visita a chapada quando percebi a quantidade de camionetes, caminhões e reboques carregando carvão e madeira fiquei preocupado com aquilo que presenciei.Agora faço a seguinte pergunta: Onde está a CPMA(COMPANHIA DE POLICIA MILITAR AMBIENTAL)? Lembro-me que na realização da EXPOCRATO do ano passado eles apareceram realizando apreensões de sons contribuindo assim para a campanha contra a POLUIÇÃO SONORA, mas o que preocupa mesmo é o que está acontecendo na nossa cidade e as autoridades não tomaram conhecimento da gravidade em que se encontra a situação.Quer conhecer o lado obscuro da CHAPADA? É só subir a estrada que vai em sentido ao PERNAMBUCO via BELMONTE.Deparei-me com tocos de pau queimados e que não foram aproveitados, sem contar os caminhões totalmente lotados e em carga excessiva de peso.Eles transitam de forma livre e nem uma BLITZ para conter esse crescimento que a cada dia aumenta em nossa cidade.Se não me engano aqui no blog já foi mostrado essa situação pelo amigo Pachelly Jamacaru e aquelas fotos que por ele foram postadas me chamaram muita ATENÇÃO e assim procurei ir a fundo nessa situação.
Procurei os órgãos responsáveis para ver como poderíamos resolver esse problema e fazer uma campanha para pelo menos termos a garantia de fiscalização de que essas madeiras e esses carvões estão sendo tirados de forma regular e se existe algum período para que isso aconteça só que não obtive sucesso.Peço o apoio de todos os amigos do BLOG DO CRATO e em especial do administrador do blog o amigo Dihelson Mendonça para que ele interceda juntamente ao secretário do meio ambiente do município e ver o que podemos fazer para que isso seja investigado e se essas queimadas que acontecem estão sendo feitas de forma regular.Em breve irei postar as fotos e um conteúdo completo sobre essa situação da chapada.Desde já agradeço a atenção de todos.Não vamos desistir pois a CHAPADA DO ARARIPE também é patrimônio dos cratenses.

Postado por: Moisés Rolim(Colaborador do BLOG DO CRATO)


Demagogia e Populismo – por Armando Lopes Rafael


O Sr. Hugo Esmeraldo Sobreira publicou ontem neste blog a matéria “Recorde de Universidades” que começa assim: “Com a sanção por parte de José Alencar, presidente da República em exercício, do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o governo Lula atingiu nesta quinta-feira (5) a marca de 12 universidades criadas”
Mas, o Sr. Hugo omitiu o texto completo da notícia, a parte que diz: “O novo campus será inaugurado na primeira semana de dezembro de 2010” (sic). Ou seja, a Ufopa ainda vai ser construída embora já esteja servindo de propaganda eleitoral.
Uma coisa é criar no papel. Outra é ver uma universidade funcionando...
Para mostrar a cara da educação no Brasil, a Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) lançou, recentemente, em Brasília, a revista “Retratos da Escola”, onde apresenta a real situação da escola brasileira. E os números preocupam, principalmente, os que tratam do atual salário dos profissionais em educação, da violência na sala de aula, da evasão escolar e das desigualdades regionais, dentre outras.

Consta na matéria que mesmo a educação sendo apontada como uma das grandes realizações do governo Lula, em 84% dos lares brasileiros não há um integrante da família com diploma universitário. A taxa de evasão no país é de 6,9% sendo que no Nordeste o índice é ainda maior: 8,8%. No ensino médio a proporção de alunos que deixam de estudar é de 55%.
Mesmo São Paulo – o estado mais rico da federação –, 39% dos estudantes deixam de ir à aula porque se sentem inseguros. No próprio Distrito Federal – sede do governo da República – dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que 72,88% dos colégios registram casos de furtos, 52,2% de lesões corporais e 35% de porte de arma.

Daqui pra frente – com o objetivo de eleger Dilma Vana à presidência – toda semana o presidente vai “inaugurar” obras não construídas ou inacabadas...
O leitor sabia que 40% das obras do PAC estão suspensas pelo TCU por irregularidades nos orçamentos? Por exemplo: a transposição do Rio São Francisco não tem nem 20% da obra concluída. O previsto para o “Programa Minha Casa” só foi feito 8%.
A bem dizer “nunca antes na história deste país” um governo utilizou tanto marketing para divulgar seus anunciados programas sem que tenha concluído nenhum deles: Cadê o “Fome Zero”? foi inviabilizado pelo mau planejamento.
Onde anda o “Primeiro Emprego”? Onde anda as “Parcerias Público Privadas”? Onde andam as alardeadas obras do PAC (aí incluídas a Ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco)? Só propaganda e mais propaganda.
Na prática, na prática mesmo, o que funcionou nos oitos anos do governo de Lula foram as leis e diretrizes deixadas por FHC. As mesmas, mantidas pelo “O Cara” de Obama: Lei de Responsabilidade Fiscal, estabilização da economia com o Plano Real, Bolsa-Escola (este teve o nome travestido para “Bolsa-Família”, na prática “bolsa-compra” de 40 milhões de votos com dinheiro do contribuinte).
O resto é o que se vê: 26 mil nomeações feitas pelo atual governo federal sem concurso para beneficiar filiados do PT; elevação do número de ministérios para 42 com o objetivo de aliciar apoio político. Sem falar no aparelhamento do Estado, que é o mais preocupante...

Texto de Armando Lopes Rafael

CRATO - Notícias do dia 04 de Fevereiro de 2010



Workshop com missão do Banco Mundial destacará projetos a serem desenvolvidos em Crato e região

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa, na manhã de hoje, do workshop com missão do Banco Mundial, que se encontra no Cariri desde a última segunda-feira, e integrantes da Secretaria das Cidades, tendo à frente o secretário Joaquim Cartaxo. Também estarão presentes gestores das nove cidades que integram a Região Metropolitana do Cariri. O evento acontece no Verdes Vales Lazer Hotel. Na oportunidade serão apresentados os projetos a serem desenvolvidos na região. À noite, a partir das 19 horas, o governador Cid Gomes e o representante do Banco Mundial, Sameh Wahba, irão assinar, em Juazeiro do Norte, o acordo de financiamento no valor de R$ 92 milhões para serem investidas nas ações do projeto Cidades do Ceará.

O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo e uma equipe de técnicos do Banco Mundial (Bird) e da Secretaria das Cidades visitaram a encosta do bairro do seminário São José, no município do Crato. A área será beneficiada com uma ação de recuperação ambiental e requalificação urbana, que faz parte da carteira de investimentos do projeto Cidades do Ceará. Também acompanharam a visita, o prefeito Samuel Araripe, o secretário de Infraestrutura do município, José Muniz e técnicos da prefeitura. A encosta do seminário sofre com um grave problema de erosão, o que coloca em risco um grande número de famílias que hoje residem no local. De acordo com Joaquim Cartaxo, a idéia do projeto é promover a recuperação ambiental da área, por meio de ações de drenagem, recuperação do solo e reflorestamento.

O prefeito Samuel Araripe afirmou que a realização da obra é uma reivindicação antiga da comunidade e fez questão de destacar o empenho do Governo do Estado e da prefeitura em solucionar o problema. “Depois de concluída a obra, a encosta do seminário será um importante atrativo para os turistas que visitam o município”. Samuel falou ainda sobre as outras obras que estão na carteira de investimentos do projeto Cidades do Ceará. “Gostaria de destacar o projeto de requalificação das praças centrais do Crato e a implantação do aterro sanitário consorciado da Região Metropolitana do Cariri”. Além da encosta do seminário, a equipe do Banco Mundial e da Secretaria das Cidades também visitou as praças do Crato. Durante a tarde de ontem, o prefeito do Crato esteve participando de reuniões relacionadas ao Aterro Consorciado, que será implantado na Região Metropolitana do Cariri. Todos os pontos relacionados ao andamento do consórcio e os avanços obtidos até o momento foram colocados durante a reunião.

Miss Ceará estará em Crato nesta quinta e concederá coletiva à imprensa caririense

A Miss Ceará, Eugênia Justino estará em Crato nesta quinta-feira, e concederá entrevista coletiva para todos os meios de comunicação, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Crato, às 15h30. O Governo Municipal do Crato convida os representantes de todos os meios de comunicação a se fazerem presentes. Eugênia Justino, natural do Crato, venceu o concurso Missa Ceará 2010 e será a representante do Estado, no concurso para Miss Brasil, em maio. Em Crato, a Miss será recepcionada pelo prefeito Samuel Araripe e a Primeira-Dama, Mônica Araripe, além de secretários municipais, assessores e amigos.

Primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura conta com grande representatividade

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizou, último dia 26 de janeiro, a primeira reunião de 2010 do Conselho Municipal de Cultura, eleito na II Conferência de Cultura do Crato, no final do ano de 2009. A Conferência Municipal de Cultura em sua segunda edição, articulada e promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude contou com a participação de 130 representantes dos mais diversos setores do meio cultural do município. O evento coroado pela diversidade de sua representatividade reuniu Agentes culturais, Músicos, Artesãos, Atores, Diretores de Teatro, ONGS, Associações, dentre outros, que possibilitaram de forma democrática discussões sobre Ações e Políticas Públicas Culturais para o município do Crato. Dentro da Conferência, após amplo debate e discussão, foi aprovado pela Assembléia Plenária, organismo legítimo da Conferência, o Plano Municipal de Cultura. Ao final foi eleito democraticamente o Conselho Municipal de Cultura, composto paritariamente por 10 membros; sendo 5 do poder público municipal e 5 representando a sociedade civil. Para a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, “a realização desta II Conferência contou com boa representatividade e isso dá a certeza de estarmos trilhando o caminho certo, vencendo desafios na direção de fortalecer o meio cultural de nosso município, além de construir mecanismos para efetivamente desenvolvermos o nosso Plano Municipal de Cultura.”

Para o Diretor e Ator teatral Flávio Rocha, “a II Conferência foi uma festa e quem não veio realmente perdeu uma oportunidade ímpar de contribuir para o engrandecimento de nossa cultura, neste que, sem dúvidas, é o principal Fórum de construção de nossas políticas públicas e de nosso Plano Municipal de Cultura”. Nesta primeira reunião do ano de 2010, estiveram presentes ao Auditório do Centro Cultural do Araripe, sete conselheiros de um total de dez membros, portanto 70% de presenças confirmadas. O objetivo deste primeiro encontro foi um estudo aprofundado do Plano Municipal de Cultura, aprovado pela Assembléia, como também discussões acerca das Leis de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. No evento também foi apresentado Calendário Cultural Anual para 2010, dentro do Plano Municipal de Cultura.

Ação Social convida mulheres grávidas dos bairros São Miguel e Pinto Madeira a fazerem parte de Grupo de Gestantes

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social convidam todas as mulheres que estejam grávidas e que residam nos bairros São Miguel e Pinto Madeira para fazerem parte do GRUPO DE GESTANTES, que irá funcionar na Secretaria de Ação Social. Este grupo terá como objetivo proporcionar orientações sócio-educativas, ensinando como cuidar de bebês, como ter uma gestação saudável e instruções para o planejamento familiar. Este cadastro poderá ser feito na Secretaria de Ação Social, sito à Av. Perimetral Dom Francisco S/N no bairro São Miguel. Para maiores informações, procurar na referida Secretaria à coordenadora Monnalliza, sua auxiliar Rouliênia, ou ligar para os telefones: 3521-6321/3521-6425.

Secretaria de Ação Social comunica abertura de inscrições para cursos em diversos bairros do Crato

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social, comunica que no CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS do bairro Muriti, estão abertas as inscrições para os cursos de CORTE E COSTURA, para todos da comunidade com idade acima de 25 anos e o curso de INFORMÁTICA, para adolescentes acima de 12 anos de idade: todos devem ateder aos critérios de estarem cadastrados no referido CRAS, onde os interessados só precisa comparecer munidos de toda documentação pessoal.

O GM e a SAS, comunica ainda que no CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS do bairro do Seminário tbm estão abertas as inscrições para os cursos de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, CUIDADOR DE IDOSO,JARDINEIRO E INFORMÁTICA PARA ADOLESCENTES,os interessado deverão comparecer ao referido CRAS munidos de todos os documentos pessoais. Comunica também que no referido CRAS já está sendo realizados o curso de CAMAREIRA de segunda à sexta das 8 às 11hs. da manhã e o de MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS, de segunda à sexta-feira das 18 às 22:00Hs no centro deste município do Crato, com o instrutor Marciel.

Ação Social comunica abertura de inscrições para o programa PROJOVEM ADOLESCENTE

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social comunica que continua aberta as inscrições do PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE nos Centro de Referência da Assistência Social-CRAS dos bairros ALTO DA PENHA, BATATEIRA, SEMINÁRIO, VILA ALTA E MURITÍ, para jovens com idade entre 15 à 17 anos de idade, os interessados deverão comparecer a um dos CRAS munido de xérox dos documentos pessoais.Lembrando que as vagas são limitadas.

Prefeito do Crato participou de workshop com missão do Banco Mundial e gestores da RMC

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, nesta quinta-feira, de workshop sobre o Projeto Cidades do Ceará, com a presença de uma missão do Banco Mundial, técnicos da Secretaria das Cidades e gestores da Região Metropolitana do Cariri (RMC). O evento aconteceu no Hotel Verdes Vales, às 8 horas. Na pauta foi apresentado o Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Desde o início da semana os integrantes da missão do Banco Mundial se encontram na Região. O objetivo é realizar visitas técnicas nas áreas onde estão sendo propostas intervenções, a exemplo do projeto Encosta do Seminário, em Crato, uma das grandes obras da administração Samuel Araripe, além do Consórcio do Aterro Sanitário, do qual o Crato tem uma participação importante, já que o prefeito foi eleito como presidente do consórcio. No dia 5, sexta-feira, o governador Cid Gomes lançará o projeto na região, em solenidade às 19 horas, no Memorial Padre Cícero. Durante a visita também será celebrado o financiamento assinado em dezembro de 2009, na ordem de US$ 46 milhões (R$ 92 milhões), com contrapartida de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões) do Governo do Estado. Os recursos serão investidos nos nove municípios que compõem a Região Metropolitana, em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos do turismo e de calçados e fortalecimento institucional das administrações municipais e da gestão regional. A reunião tem como finalidade prestar esclarecimentos aos gestores de como serão desenvolvidos esses projetos e melhor forma de dar encaminhamento aos serviços da parte das prefeituras, em conjunto com o estado.

Prorrogado recadastramento de servidores

Foi prorrogado até o dia primeiro de março o recadastramento dos servidores municipais do Crato. Como forma de facilitar mais ainda esse processo para o servidor, a Secretaria de Administração do Município solicitou do fórum o encaminhamento das certidões de antecedentes. Com essa lista das certidões dos servidores já enviadas para a prefeitura, haverá todo um adiantamento no processo, segundo afirma o secretário de Administração, Christiano Siebra. O cadastramento foi iniciado no mês de dezembro do ano passado e cerca de 40% dos integrantes quadro dos servidores municipais já foram recadastrados. De acordo com o secretário, o objetivo desse recadastramento de todos os servidores é uniformizar a base de dados da prefeitura, com a finalidade de estabelecer políticas de valorização do servidor público.

Mobilização contra a dengue nos bairros

Continua sendo realizado em Crato o processo de mobilização contra a dengue. A equipe do setor de Endemias está realizando as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, no intuito de fazer a pesquisa ‘in loco’ dos focos do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população sobre os riscos no aumento da infestação, em virtude das chuvas. A Secretaria de Saúde do Crato está intensificando os serviços, com mutirões nos bairros, mobilização, limpeza de terrenos baldios e palestras, além de atuar com os ciclos permanentes de combate ao mosquito. No último ciclo, encerrado no mês de novembro, foram visitadas 45 mil residências em todo o município. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, destaca a importância da colaboração da população para conter o avanço do mosquito, principalmente nessa fase invernosa. O alerta está voltado principalmente para os recipientes que possam acumular água limpa e parada, lugares propícias de reprodução dos focos.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

SANTO DO NORDESTE: Imagem do Padre Cícero é colocada na Sé Catedral - Postado por Océlio Teixeira

NA ENTRADA DA SÉ Catedral, as imagens do Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores recepcionam os romeiros

O "Roteiro da Fé" no Padre Cícero poderá ser ampliado com a inclusão da Sé Catedral nos pontos de visitação

Crato. Mesmo antes de ser reabilitado de suas ordens sacerdotais, o Padre Cícero já está na porta de entrada da Sé Catedral deste município. As imagens do "Padim" e de Nossa Senhora das Dores estão juntas na entrada da Igreja, ao lado da pia onde o sacerdote foi batizado, no dia 8 de abril de 1844. É a primeira vez que a imagem do "santo do Nordeste" é colocada dentro de um templo católico. Nem mesmo em Juazeiro, onde o "Cearense do Século" é venerado como santo, a Igreja acolheu o Padre Cícero em seus altares.

O escritor Lira Neto, autor do livro "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão", afirma que, "apesar da imensa fé dos sertanejos, a imagem do sacerdote ainda não está nas igrejas de Juazeiro". "Encontramos, apenas, um vitral dele na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o corpo do religioso foi sepultado", complementa.

O cânon 1.188, do Código de Direito Canônico, uma espécie da Carta Magna da Igreja Católica, recomenda que "mantenha-se a praxe de propor imagens sagradas nas igrejas, para a veneração dos fiéis; entretanto, sejam expostas em número moderado e na devida ordem, a fim de que não se desperte a admiração no povo cristão, nem se dê motivo a uma devoção menos correta". O problema é que, oficialmente, o Padre Cícero ainda não foi reconhecido como santo pela Igreja Católica. "Ao contrário, ele morreu proibido de ministrar os sacramentos", questiona um religioso que prefere não se identificar.

"Sinal dos novos tempos, essa atitude do Cura da Sé, padre Edmilson Neves, apoiado por dom Fernando, é extremamente significativa não apenas do ponto de vista religioso, mas também social, econômico e político", diz o professor de história da Universidade Regional do Cariri (Urca), Océlio Teixeira, destacando que, com essa atitude, a Diocese está abrindo caminhos para a superação da tradicional cisão entre as duas maiores cidades do Cariri. "Oxalá, que os poderes políticos e a população de ambas as cidades se sensibilizem com esse exemplo e passem a agir de forma semelhante", diz o historiador.

Océlio sugere às autoridades municipais e eclesiásticas que procurem incluir a Igreja da Sé - local de batismo do Padre Cícero e que tem atraído muitos romeiros - no chamado "Roteiro da Fé", em elaboração pela Secretaria das Cidades do Ceará e Secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte.

Romeiros

Enquanto o roteiro não é oficializado, alguns romeiros já incluíram o Crato na programação de visitas. A "frotista" Teresinha de Jesus diz que saiu de Recife, num ônibus com 50 passageiros, com o Crato incluído no roteiro. A devota Maria da Conceição Monteiro ficou impressionada com o que viu. O que mais lhe chamou a atenção, segundo afirmou, foi a pia onde o Padre Cícero foi batizado.

Para os romeiros, a presença da imagem do Padre Cícero dentro da igreja é um fato normal. Eles desconhecem os acontecimentos históricos que resultaram na suspensão das ordens do sacerdote. Indiferentes às rivalidades entre os municípios de Crato e Juazeiro, por questões religiosas, eles cantam, rezam e passeiam na Praça da Sé. O paraibano de João Pessoa, Antônio Vieira Cristino que, pela primeira vez visita o Crato, diz que tudo é muito bonito. "Dá gosto sair de casa para ver os locais por onde o Padim passou".

MAIS INFORMAÇÕES
CúRIA Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631
(88) 3521.1110
curia@diocesedecrato.org.br

SEDE DO BISPADO

Pastoral das Romarias acolhe devotos do "Padim"

Crato. Além das imagens do Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, foi colocada uma faixa ao lado da Sé Catedral com o seguinte convite: "A Pastoral das Romarias da Sé Cátedra acolhe, com todo amor, os romeiros da Mãe de Deus que visitam o berço do Padre Cícero". A cada ano que passa, aumenta o número de romeiros que visitam a Catedral de Nossa Senhora da Penha, sede do Bispado da cidade do Crato.

Atento a esse fato e seguindo a orientação do bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, o cura da Sé, padre Edmilson Neves, criou a Pastoral das Romarias e tem dado toda a atenção aos devotos que visitam a Igreja onde Padre Cícero foi batizado. Já foi instituída na Catedral a Missa do Romeiro.

A visita dos fiéis à Sé Catedral é acompanhada por jovens da Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que rezam com os devotos. O presidente da organização religiosa, Meridiano Rodrigues, diz que a orientação é no sentido de que o romeiro seja bem acolhido. Para isso, até uma lanchonete foi montada ao lado da igreja para evitar, segundo afirmou, que os romeiros sejam explorados.

Processo no Vaticano

A eventual canonização do Padre Cícero passa primeiro pela reabilitação. O processo solicitando deu entrada no Vaticano no dia 1º de junho de 2006. Na carta ao papa Bento XVI, por ocasião da entrega dos documentos à Congregação para a Doutrina da Fé, dom Fernando afirmava: "Venho, com toda esperança e humildade, suplicar a Vossa Santidade que se digne reabilitar canonicamente o Padre Cícero Romão Baptista, libertando-o de qualquer sombra e resquício das acusações por ele sofridas". A visita da caravana do Cariri ao Vaticano foi acompanhada pelo Diário do Nordeste, que publicou reportagens exclusivas sobre o tema. Para reforçar os argumentos, a comitiva levou também um abaixoassinado com 150 mil nomes e um documento assinado por cerca de 270 bispos brasileiros, que estavam reunidos em Itaci, São Paulo, pedindo a revisão histórica e eclesial do caso.

O mais importante dos documentos entregues ao Vaticano foi uma petição assinada por dom Fernando Panico. No final do ano passado, por ocasião da visita ad limina dos bispos Nordeste a Roma, o papa Bento XVI prometeu mandar apressar a análise dos documentos, o que aumentou as expectativas dos católicos devotos. Até o momento, de acordo com a Cúria Diocesana, não chegou nenhuma informação sobre o resultados dos estudos. O próprio bispo dom Fernando admite que o processo é lento.

ENQUETE

Nos passos da fé

TEREZINHA DE JESUS
Frotista
Além de visitar a Igreja da Sé, estive também no Museu do Crato que funciona nas proximidades da Catedral.

Marisa Lucas Régis
Dona-de-casa
O Padre Cícero é filho do Crato. Foi aqui onde ele nasceu. Por isso, eu dou uma "esticadinha" até esta cidade

Antônia Vieira Cristina
Agricultora
Tudo é muito bonito. Dá gosto sair de casa para ver os locais por onde o "Padim" passou e viveu. Rememoramos tudo.

ANTÔNIO VICELMO - Repórter
Fonte: Diário do Nordeste / Regional

Crato Perde em Casa e Sai da Zona de Classificação - Futebol - Com Amilton Silva

Pela segunda vez, jogando nos seus domínios, o Crato foi derrotado desta feita pela equipe do Maranguape pelo placar de 3 X 2. A partida foi realizada na noite de ontem no Mirandão, com a presença de um bom público, apesar da derrota no último domingo para o Guarany de Sobral. O Azulão peca muito nas finalizações e isto vem trazendo prejuizos a equipe. Apesar de um primeiro tempo equilibrado, com a expulsão do lateral direito do Crato Eduardo aos 33 minutos do primeiro tempo o Maranguape partiu pra cima do adversário e aos 40 minutos abriu o marcador com o atacante Danilo Pitbull. Após algumas mudanças para segunda etapa, o Azulão voltou mais ofensivo , empatando a partida aos 9 minutos , com gil de cabeça. A virada veio aos 24 minutos com um golaço do atacante Careca. Danilo Pitbull mais uma vez e Julinho viraram para o Maranguape. Com o resultado o Crato sai do G 4 , e Terá duas pedreiras fora de casa diante do Ceará e Ferroviario.No Romeirão em Juazeiro o Guarani sobre o Comando de Raimundinho chegou a sua segunda vitória , diante do Fortaleza por 2 X 1.Outras três partidas foram realizadas na noite de ontem:

GUARANY DE SOBRAL 1 X 1 FERROVIÁRIO
QUIXADA 3 X 2 HORIZONTE
BOA VIAGEM 1 X 2 ITAPIPOCA

CLASSIFICAÇÃO

Clube P J V E D GP GC S
Ferroviário 15 8 4 3 1 10 4 6
Guarany (S) 14 8 3 5 0 11 8 3
Guarani (J) 13 8 4 1 3 10 12 -2
Quixadá 13 8 4 1 3 16 19 -3
Crato 12 8 4 0 4 13 8 5
Horizonte 11 8 3 2 3 14 12 2
Fortaleza 11 8 3 2 3 12 12 0
Itapipoca 11 8 3 2 3 13 14 -1
Maranguape 9 8 3 0 5 11 12 -1
10º Boa Viagem 8 8 2 2 4 10 14 -4
11º Ceará 7 7 2 1 4 8 8 0
12º Limoeiro 6 7 1 3 3 10 15 -5


Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


CRATO EM TEMPO REAL ?: O PIQUI NAUFRAGA NO MAR... - Por: Wilson Bernardo


CRATO 2 X 3 MAranguape


NOITE DE BREU, quer dizer o Crato não amarelou mas de preto, foi escuro, apagado, penumbra diante de uma frágil equipe, gols perdidos que fizeram falta, expulsão no inicio do jogo de um arbitro rigoroso, não com o Maranguape, mas com as regras disciplinares com muitos pesos e apenas uma dose de medida, o placar não diz a verdade do jogo, mas o Crato teve lá suas dificuldades, infantis diga-se de passagem , em que um setor defensivo medíocre e um goleiro relativamente bom, mas estátua ao não sair do gol em bolas cruzadas na pequena área, é o que se esperava? claro que não mas a falta de atitude se faz desnecessária, louvável o empenho do atacante CARECA, se entrega de corpo e alma e compensa ainda ir ao MAR RA GUAPE...tOMAR BANHO DE MARES E BATER nas pernas de VOÔVÔ.


A formação do time o que depois darei a escalação.


Como sempre a torcida sempre faz a diferença


O jogo

Eis o careca mais cabeludo, porem incansável, e reconhecido pela luta


Substituições, o que as vezes trocar quatro por meia dúzia é bem mais filosoficamente um acerto


A noite se desenhava como e o que foi uma noite de BREU


A FESTA FOI DOS BESOUROS, Apaixonados torcedores


O que não se tinha de Luz nas cabeças sobrou em uma única, e o que se espera dos atletas


E o tempo fechou, noite escura, dormir e refletir...FECHEM A PORTA o ultimo Passageiro.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Crato perde para Maranguape por 3 a 2 no Mirandão


A
fase dos grandes clubes no Ceará não é boa e isso não é segredo desde o início do Campeonato Cearense. Depois de o Vozão colher resultados negativos, nesta quarta-feira foi a vez do Fortaleza protagonizar um fracasso e se afastar da liderança do estadual. Atuando fora de casa, o Tricolor de Aço acabou sendo derrotado pelo Guarani pelo placar de 2 a 1. A derrota deste meio de semana deixou o Fortaleza com 11 pontos na competição, quatro atrás do Ferroviário, que empatou também nesta quarta-feira com o Guarany de Sobral, vice-líder do estadual, por 1 a 1. Em contrapartida, o Guarani de Juazeiro do Norte chegou aos 13 tentos e subiu à terceira colocação.

Na próxima rodada, o Fortaleza terá simplesmente pela frente o Ferroviário, melhor equipe do Ceará neste início de temporada. O confronto será realizado no sábado, a partir das 16 horas (de Brasília). Por sua vez, o Guarani recebe no domingo, no mesmo horário, o Horizonte. Também nesta quarta-feira, o Crato perdeu a oportunidade de ocupar a parte de cima da tabela ao perder dentro de casa para o Maranguape: 3 a 2. Mesmo placar da vitória do Quixadá sobre o Horizonte. O Itapipoca bateu o Boa Viagem fora de casa por 2 a 1.

Confira os resultados pela oitava rodada do Cearense:

Quarta-feira
Boa Viagem 1 x 2 Itapipoca
Quixadá 3 x 2 Horizonte
Crato 2 x 3 Maranguape
Guarany 1 x 1 Ferroviário
Guarani 2 x 1 Fortaleza

Quinta-feira
Limoeiro x Ceará

Fonte: Gazeta Press - Grupo Abril

Logo mais, a visão do nosso editor de Esportes Amilton Silva aqui no Blog do Crato


COMPOSITORES DO BRASIL - Por: Zé Nilton Figueiredo


“A mulher mente brincando
E às vezes brinca mentindo
Quando ri está chorando
E quando chora está rindo” (Nuvem que passou)
NOEL ROSA
Parte dois

Postado por Zé Nilton

Seu companheiro do Conjunto Bando de Tangarás, o músico, compositor, locutor e escritor Henrique Fores Domingues – Almirante – conviveu com Noel Rosa desde antes de descobrirem os caminhos da música. Escreveu belas páginas sobre o gênio da Vila, e enfeixou no livro clássico “No Tempo de Noel Rosa”, Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1977.

Em suas páginas escreveu passagens hilárias sobre Noel, com esta que se segue:

“O sono de Noel era dos mais extraordinários do mundo: duro, pesado, impenetrável.
Certa vez, João de Barro, tendo emprestado seu violão a Noel, necessitou buscá-lo no chalé da Teodoro e Silva (residência do poeta da Vila). Ás volta com sua escolinha, Dona Marta (mãe de Noel), dada a intimidade dos dois, indicou:- Pode apanhar seu violão que está no quarto. E pode acorda Noel. – Noel ressonava e o amigo pensou que pudesse despertá-lo facilmente. Primeiro, tocou levemente o seu ombro. Nenhum resultado. Em seguida balançou-o, dando-lhe sacudidelas, fortes a princípio e fortíssimas no final. E Noel não acordou de maneira alguma.

Arnaldo e Oswaldo Araújo, velhos alfaiates, velhos amigos da família, noutra ocasião receberam encomenda de um terno que Noel necessitava com pressa. A primeira prova pode ser feita na alfaiataria, mas a última forçosamente se realizou na casa de Noel, que não pôde ser despertado. Com a ajuda de Dona Marta ele foi colocado de pé, à força, sem tomar conhecimento de si próprio. Assim ocorreu aquela estranha prova de calça e paletó

Noel reconhecia a própria resistência para abandonar o leito. Quando necessitava acordar em horas prefixadas a fim de cumprir obrigações importantes, ao chegar em casa alta madrugada, distribuía por todos os cantos – sobre a mesa, em cordas estiradas pelos corredores, pendurados nas lâmpadas, pelo chão, à porta do quarto, à vista do fogão, à entrada do banheiro – avisos alertadores, em letras garrafais, com abundância de exclamação, deixando clara sua preocupação em não faltar ao compromisso assumido.

ATENÇÃO!!!
MUITO IMPORTANTE !!!
NÃO SE ESQUEÇAM !!!
PRECISO ACORDAR CEDO!!!
CEDÍSSIMO!!!
GRAVAÇÃO ÀS 10 HORAS!!!
É IMPORTANTÍSSIMO !!!
NÃO ACREDITEM EM DESCULPAS!!!

Na manhã do embarque de Noel para o Sul, Dona Marta viu-se em apuros. Por felicidade, Graça Melo Surgiu. Pouco faltava para o Itaquera zarpar e Noel na cama, insensível aos berros, aos solavancos, à retirada violenta de todas as roupas. (...) Noel foi posto de pé, a muque; enfiaram-lhe as calças, a camisa, o paletó. Atabalhoadamente, Dona Marta completava a mala. À porta, o carro que deveria conduzi-lo ao cais buzinava aflito. E Noel, meio carregado por Graça Melo, Dona Marta e pelo Calulá (o seu amigo para assuntos de acordar), foi atirado dentro do taxi, como um trapo, semi-inconsciente. No trajeto, ia completando suas roupas à medida que os solavancos do automóvel em disparada permitiam.

Os companheiros – Chico Alves, Mário Reis e outros – o aguardavam, já sem esperanças. E ele subiu, sobraçando a mala entreaberta, desgrenhado, camisa fora das calças, olhos empapuçados, mas feliz.” (pp. 107-109).

Coisas de gênio.

Hoje, a segunda parte da homenagem a Noel Rosa.

Vamos falar mais um pouco de sua obra, ouvindo:

O orvalho vem caindo, de Noel Rosa e Kid Pepe, com Aracy de Almeida, gravação de 03/11/1933
João Ninguém, de Noel Rosa, com Noel Rosa, gravação de 24/07/1935
Tenho raiva de quem sabe, de Noel Rosa, Kid Pepe e Zé Pretinho, gravação de 25/04/1934
Século do Progresso, de Noel Rosa com Isaura Garcia, gravação de 28/07/1937
São coisas nossas, de Noel Rosa, com Noel Rosa, gravação de 1932
Pierrô Apaixonado, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, com Maria Betânia, gravação original de 1936, para o filme “Alô, alô Carnaval !
Tarzan, o filho do alfaiate, de Noel Rosa e Vadico, com Noel Rosa, gravação de 1936
Por causa da hora, de Noel Rosa, com Noel Rosa, gravação de 10/10/1931
Mentir (ou mentira necessária) de Noel Rosa, com Mário Reis, gravação de 28/09/1932
A.B. Surdo, de Noel Rosa e Lamartine Babo, com Olga Jacobina e Lamartine Babo, gravação de 1930, para o carnaval de 1931.
Fita amarela, de Noel Rosa, com Francisco Alves e Mário Reis, gravação de 29/12/1932
Pastorinhas (ou Linda Pequena), de Noel Rosa e João de Barro (Braguinha), gravação de 13/12/1937
Cem mil Réis( ou você me pediu), de Noel Rosa e Vadico, Chico Buarque e Luiza Buarque, gravação original de 05/03/1936
Cordiais saudações, de Noel Rosa, com Noel Rosa e o Bando de Tangarás, gravação de 18/08/1931.

Quem ouvir, verá !

Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri – 1020 khz
Apoio. CCBN

Pense Nisso ! - Vicente Lopes


... a procura para soluções dos problemas ambientais tem que incluir como preocupação central a transformação do humano nos padrões conceituais, psicológicos e culturais que se tornaram um perigo iminente à saúde da comunidade da Terra inteira. O cultivo de novas estruturas da experiência humana e a ação devem ser alinhadas mais harmoniosamente com o mundo natural e a ordem cósmica, dentro das quais nós moramos...

... uma Ecologia Integral tem que utilizar o espectro inteiro de investigação humana, inclusive as ciências (humanas, sociais e naturais), as tradições espirituais (asiático, ocidental e indígena) do mundo, a sabedoria coletiva e as perspicácias de experiência individual...

... a separação entre humanidade e natureza é o que o economista e sociólogo Alemão Max Weber (1864-1920) chamou de “desencantamento do mundo.” O “desencantamento do mundo” é o desencantamento do ser humano, visto como um ser autonômo, separado não somente da natureza, mas de outros seres humanos...

Fonte: Vicente l Lopes
professor da Texas State University
http://www.integral-ecology.net
Divulgado por Fábio Oliveira

O Surgimento da vida - Luz Invasora! - Por: Luiz Domingos de Luna*


O Planeta terra gira no espaço sideral, perdido na infinitude da existência, um show apoteótico no cosmo, surge à vida, nasce um problema, se o planeta terra propiciou condições para o surgimento da vida, fonte de vida, fica os seres vivos como terminal do processo existencial, assim, o planeta depende da vida e a vida do planeta – Certo – Errado. Como errado? A extinção da vida no planeta terra, não significa a extinção do planeta em si, mas, somente a vida como processo existencial no espaço tempo.

- Qual o interesse do planeta terra em criar a vida para depois extingui-la, de forma tão cruel e violenta. Se a própria bola sideral pode sobreviver sem o sopro vital.

-O Planeta Terra não é idiota.

Como?
- A vida invadiu a terra, todo o processo existencial, no silêncio cósmico teve que se dobrar aos caprichos dos seres vivos no planeta dos humanos, mas isto não quer dizer que esta luz invasora existe somente aqui.
Qual á dúvida?
- Os elementos químicos que formam a massa universal são constantes, coeso e uno, a probabilidade de se ter ou não vida é apenas uma questão dados amostrais, em seqüência, ou não.
Qual a certeza?
-Se o cálculo da mediana do processo químico interativo for apto a vida surge do contrário, não, logo, tudo é somente uma questão de seqüenciamento de elementos químicos em tempo e espaço em doses bem determinas e num percentual de exatidão exata.
- Entendeu
Não
- Por que, sendo assim, a vida poderia surgir em qualquer parte do universo curvo em expansão.
-Exatamente isto!!!!
- Entendeu
-Não

Mas é assim que a coisa funciona.

Por: Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora (CE)

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Dona Almina Arraes, uma das primeiras clientes do Mercadinho Matos:

IMG_5395

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30