xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 fevereiro 2010

Um bom exemplo que vem do Irã - Postado por Océlio Teixeira

video

Ao ler o post do Fernando Graziani e ver o vídeo por ele postado, senti uma sensação de felicidade enorme. Como é bom saber que existem pessoas no mundo, independentemente de cor, sexo, religião, ideologia política ou qualquer outra coisa, que pensa no ser humano. Mais do que isso: que abre mão de uma vantagem(no caso aqui marcar um gol) em benefício de um colega de trabalho que está caído. Uma simples atitude como essa me lembra que sou um simples passageiro nesse mundo de meu Deus. E que o mais importante da vida é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

Fernando Graziani:

"Para explicar: o goleiro Majid, do Steel Azin, se machuca numa saída de bola e fica caído. Amin Zadeh, do Moghavemat Sepas, fica com o rebote, domina, dribla um adversário e na hora de tentar fazer o gol (não era um gol certo, mas a chance era ótima), vendo o goleiro caído, chuta para a lateral e mostra a todos que o goleiro ainda estava caído. Aplauso geral no estádio, numa atitude belíssima.

Agora, uma pergunta simples: se o jogador fosse do seu time e fizesse isso, você apoiaria a decisão?"

Fonte: Blog Gol

DULARE MÓVEIS - Uma grande loja se instalou em Crato !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Missa de Sétimo dia de falecimento do Dr. Raimundo de Oliveira Borges - Por: Dihelson Mendonça


As homenagens a um grande mestre!

IMG_9549

Aconteceu na noite de ontem ( 02 ) às 19h, na Sé Catedral em Crato, a missa de sétimo dia de falecimento do grande jurista Cratense Dr. Raimundo de Oliveira Borges. A solenidade foi marcada pela emoção e por inúmeras homenagens rendidas ao ilustre filho do Crato, que em seus 102 anos de idade, ajudou bastante a elevar o nome do Crato e de todo o cariri. A missa foi ministrada pelo Pe. Edimilson, cura da Sé Catedral, e leituras realizadas por familiares, amigos e autoridades marcaram a cerimônia. Estiveram presentes o Prefeito do Crato, Dr. Samuel Vilar de Alencar Araripe, o magnífico Reitor da Universidade Regional do Cariri, Plácido Cidade Núvens, o chefe de gabinete do município, Dr. Cícero frança, além de secretários de governo, outras autoridades, amigos, profissionais do direito, e admiradores. Embora se tratasse de uma cerimônia triste, a princípio, havia um ar de Paz, de esperança e de profundo respeito à vida e ao legado deixado pelo Dr. Raimundo de Oliveira Borges. O ex-Governador do estado Lúcio Alcântara, que esteve recentemente em reunião com o jurista ( registrado pelo Blog do Crato ), enviou um texto, que foi lido pelo jornalista e memorialista Huberto Cabral, de quem era grande amigo. Dr. Cícero França, chefe de gabinete, também leu um texto da autoria do prefeito do Crato. O Padre Edimilson, em diversas oportunidades, ressaltou o caráter, o humanismo e a sabedoria do ilustre escritor, citando fragmentos da sua vida, e lembranças pessoais. Ao final da cerimônia, os familiares receberam a solidariedade e o conforto dos presentes.

Depoimentos

Ouça os depoimentos do que representa a perda do Dr. Raimundo de Oliveira Borges segundo personalidades do nosso município. Para ouvir, clique no player logo abaixo de cada foto. Nota: A fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe na entrada no Blog, no canto superior direito.

Segundo o Prefeito Samuel Araripe:

IMG_9611


"Uma perda irreparável. Uma lacuna que fica impreenchível.Exemplo de vida, exemplo de família, de jurista, de bem-querer pelo Crato e pela região do cariri. Uma grande saudade que fica. Mas, deixa também um grande legado. Um legado que todas as pessoas de boa vontade devem seguir a orientação de Dr. Raimundo de Oliveira Borges. Eu, particularmente, tanto no dia do sepultamento, quanto da missa, ( fiquei ) profundamente emocionado porque poucas pessoas sabem que existia um respeito, uma amizade muito grande dele com meu saudoso pai. Inclusive, trabalharam juntos, à época em que meu pai foi prefeito municipal do Crato em 1954. E o Dr. Raimundo de Oliveira Borges não foi somente um exemplo para o prefeito Samuel, como o cidadão Samuel. Foi o exemplo também para o meu pai, Ossian de Alencar Araripe, que eu tenho certeza que uma hora dessas, estão ambos lado a lado colocando os assuntos em dia, e olhando por todos nós que ficamos aqui a seguir o exemplo desses dois grandes homens públicos e dois exemplos de chefe de família."






Segundo Dr. Cícero França, chefe de Gabinete do Governo Municipal:

IMG_9627





Segundo o Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho:

IMG_9616




Segundo Dr. Roberto de Oliveira Borges ( Filho ):

IMG_9560



Segundo Manoel Patrício de Aquino ( Presidente do ICC ):

Image2



Segundo o Jornalista Huberto Cabral:

IMG_9672



Outras Fotos da Cerimônia:

IMG_9631



IMG_9562


IMG_9571


IMG_9659


IMG_9645

Reportagem: Dihelson Mendonça

Lula em pa©mício: oposição ‘vai ficar doida de raiva’ - Postado por Océlio Teixeira

Abra-se o texto em voz baixa, para que o TSE não ouça: Lula voltou a sapatear sobre a legislação eleitoral.

Em novo pa©mício, Lula inaugurou um gasoduto na baixada fluminense, no Rio. Fez-se acompanhar, obviamente, de Dilma Rousseff. Foi a primeira vez que Lula levou a candidatura de Dilma para passear fora de Brasília depois da crise hipertensiva da semana passada.

Em tom de galhofa, atribuiu a hipertensão aos infortúnos do Corinthians, não à azáfama administrativo-eleitoral. Lula fez questão de provocar: “Quem esperar que eu vá ficar sentado em Brasília pode tirar o cavalo da chuva...” “...Nós vamos inaugurar obra esse ano que tem gente que vai ficar doida de raiva”.

Depois da cerimônia pseudoadministrativa, Dilma falou aos repórteres. Cobriu de elogios Ciro Gomes. Nesse ponto, falou abertamente como candidata. Admira Cira, tem respeito por ele, gostaria de tê-lo em seu palanque. Blá, blá, blá... Súbito, tomou-se de recato. “Eu não posso falar aqui: Ah, eu sou candidata”. Por quê? Por razões legais e também políticas, Dilma explicou:

“Ninguém é candidato de si mesma. Não tenho nenhum processo que me legitime como candidata...”

“...Se eu for indicada em algum momento, no futuro, num Congresso do PT aí eu poderei dizer que sou não candidata, mas pré-candidata”.

Feita a ressalva, votou ao lero-lero de candidata. “Pesquisas não podem ser tomadas como resultados definitivos [...]...”

“...Ninguém põe sapato alto e sai por aí subindo na vida...”

Baixinho, para não acordar o TSE: c-a-m-p-a-n-h-a pura!.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Para Refletir: Um Exemplo de Notícia Fantasiosa produzida pela Mídia

"Presidente Lula entrega 78 escolas federais em 1 dia"

Isso leva a uma indução muito utilizada pela mídia, para induzir a mente do leitor a pensar que se num só dia, 78 escolas foram abertas, imagine em um ano.

78 X 365 = 28.470 Escolas ?

O que poderíamos deduzir desse método de confusão da massa: Lavagem Cerebral ?

Dihelson Mendonça

O desarmamento como instrumento ineficaz para conter a criminalidade (Archimedes Marques)

Nota: Mais uma excelente matéria do nosso colaborador Archimedes Marques


Estamos em verdadeira guerra urbana e social contra a violência diária, contra a marginalidade que cresce assustadoramente, contra a criminalidade que aumenta gradativamente a todo tempo no nosso País. O Estado protetor, visando resgatar a ordem social ferida mostra-se ineficiente para debelar tão afligente problemática. Ações consideradas miríficas, pirotécnicas, projetos e programas emergentes surgem e insurgem sem atingir os seus reais objetivos. A população assiste atônita aos remédios e as ações miraculosas que quase sempre restam inócuas. O projeto desarmamento estudado e executado pelo Governo Federal desde 2003 demonstra ser no âmago do seu curso mais uma dessas ações que agem infrutuosamente na tentativa de reduzir a criminalidade no País. Quando a campanha do desarmamento começou naquele ano as autoridades constituídas apresentaram que o Brasil era detentor de 17 milhões de armas de fogo e que por tal fato gerava-se o alto índice de criminalidade, em especial o número de homicídios, vez que o cidadão em posse de tal arma por qualquer desavença eliminava o seu opositor, ou seja, associaram de maneira simplista a relação entre a criminalidade e posse de arma de fogo, quando na verdade a problemática é muito mais complexa.

Com o passar dos anos os defensores do desarmamento, sempre apresentaram números de redução de homicídios por arma de fogo para sustentarem suas posições esquecendo-se, entretanto, de computar em tais estatísticas os homicídios praticados por outros meios ou instrumentos, ou seja, na verdade houve no País a diminuição dos homicídios provindos de arma de fogo e aumentou o número do mesmo crime por outros meios perpetrados. Deduze-se assim que o cidadão comum por não mais possuir arma de fogo mata de qualquer jeito o seu desafeto. No geral, o índice do crime de homicídio não diminuiu e continua aumentando junto com a população.

Ademais, outros grandes malefícios também não são associados ao desarmamento em tais estatísticas, ou seja, o aumento estúpido do crime de roubo, conhecido popularmente como assalto à mão armada, e o mais grave: o latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Só em São Paulo o número de latrocínios subiu agora mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje um cidadão é morto pelo assaltante mesmo sem reagir ao ato só pelo simples fato de estar portando pouco dinheiro.

Os fatos demonstram que os discursos e as noticias desarmamentistas parecem ser apenas meras cortinas de fumaça tendo na linha de frente a diminuição dos homicídios eventuais por desavença perpetrados nas comunidades por via de arma de fogo a querer encobrir o recrudescimento da criminalidade dos outros tipos penais. O povo vive acuado, desarmado e preso por grades, cercas elétricas, alarmes, nas suas próprias residências e os diversos criminosos andam soltos nas ruas a caça das suas vítimas, aumentando de forma geométrica o número de latrocínios, roubos e sequestros relâmpagos em todos os lugares. A Polícia por mais diligente que seja, em virtude da falta de contingente adequado, de uma maior estrutura e por não ser Onipotente e Onipresente para estar em todos os lugares a todo tempo para evitar o crime não pode ser a única culpada por tal problemática.

É fato presente que o crime organizado, placenta que forma e alimenta o tráfico de drogas, os criminosos perigosos e contumazes, consegue transitar e abastecer a marginalidade com metralhadoras, fuzis, bazucas, granadas, escopetas, pistolas... Tais armamentos provindos de diversas nacionalidades ingressam pelas nossas gigantescas e mal guarnecidas fronteiras e chegam às mãos das facções criminosas, quadrilhas ou criminosos diversos de maneira inexplicável.

Atacam-se carros blindados com armamento pesado e potente, derrubam-se helicóptero com tiros de fuzis ou metralhadoras antiaéreas, inúmeros assaltos se valem de armas de guerra no País inteiro, policiais são frequentemente mortos no labor das suas funções por criminosos possuidores de armas poderosas adquiridas no câmbio negro do crime organizado.
O cidadão nas ruas literalmente virou um alvo em determinados locais. Um alvo que tem que ser um maratonista, velocista, contorcionista, trapezista e até mágico para se esquivar das balas perdidas. Um alvo que tem que optar por dar apoio aos traficantes de drogas sob pena de morte. Um alvo no seu veículo ultrapassando os sinais de transito e recebendo multas para não ser seqüestrado ou assaltado e morto. Um alvo desarmado sem direito a defesa própria contra o marginal sempre bem armado. Um alvo que tem que contratar segurança particular. Um alvo que ainda tem que agradecer ao criminoso por apenas lhe levar seus bens materiais. Um alvo esperando sempre que apareça algum policial para lhe salvar.

A Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, mais conhecida como o ESTATUTO DO DESARMAMENTO que surgiu como instrumento mirífico para enfrentar o surto da violência e criminalidade trouxe no bojo do seu artigo 35 a seguinte redação transcrita in verbis:
Art. 35. É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei.
§ 1º Este dispositivo, para entrar em vigor, dependerá de aprovação mediante referendo popular, a ser realizado em outubro de 2005.
§ 2º Em caso de aprovação do referendo popular, o disposto neste artigo entrará em vigor na data de publicação de seu resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Então, na data marcada houve o referendo popular em que 63,94% da população que foi às urnas votou a favor da comercialização de armas de fogo, ou seja, implicitamente, por maioria absoluta o povo decidiu contra o DESARMAMENTO. A nossa Constituição Federal estabelece que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido, contudo, a vontade popular em possuir uma arma de fogo para se defender praticamente fora barrada, ou pelo menos extremamente dificultada. A comercialização continuou permitida, mas permaneceram em vigor todas as restrições ao porte e à compra de armas de fogo previstas no Estatuto do Desarmamento. Hoje em dia, para alguém ter uma arma de fogo registrada e para mantê-la apenas em sua residência, passa por grande burocracia e protocolo que quase nenhum trabalhador consegue sobrepor.
O desarmamento veio para o seio da sociedade como uma espécie de gigantesca medusa. O temor de ser atingido pela Lei vem matando a esperança do povo por uma segurança justa. A demagogia tenta liquidar a democracia através da ação insidiosa de tirar-lhe o direito de defesa própria e da sua família. O projeto desarmamento tornou-se pérfido na medida em que foi contra a vontade popular. A criminalidade se combate através de um conjunto de políticas públicas sérias e efetivas nos planos do desenvolvimento social, além das medidas administrativas no âmbito dos órgãos ligados à segurança pública com a ajuda da comunidade e a força da adesão da própria sociedade, destinando de forma firme e constante os projetos inerentes, não com a simples deposição ou apreensão das armas de fogo dos cidadãos de bem, dos trabalhadores, deixando-os cada vez mais vulneráveis às ações dos marginais.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) Fonte: www.infonet.com.br

Nota para a Imprensa - Prestação de Contas - Secretaria de Cultura do Município de Crato

A Secretaria da Cultura Esporte e Juventude realizou, nesse último dia 26 de janeiro, a primeira reunião de 2010 do Conselho Municipal de Cultura eleito na II Conferência de Cultura do Crato, no final do ano de 2009.

A Conferência Municipal de Cultura em sua segunda edição, articulada e promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude contou com a participação de 130 (cento e trinta) representantes dos mais diversos setores do meio cultural do município. O evento coroado pela diversidade de sua representatividade reuniu Agentes culturais, Músicos, Artesãos, Atores, Diretores de Teatro, ONGS, Associações, dentre outros, que possibilitaram de forma democrática discussões sobre Ações e Políticas Públicas Culturais para o município do Crato.
Dentro da Conferência, após amplo debate e discussão foi aprovado pela Assembléia Plenária, organismo legítimo da Conferência, o Plano Municipal de Cultura. Ao final foi eleito democraticamente o Conselho Municipal de Cultura, composto paritariamente por 10 membros; sendo 5 do poder público municipal e 5 representando a sociedade civil.

Para a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, “a realização desta II Conferência nos encheu de entusiasmo pois contar no debate e nas discussões com 130 participantes nos dá a certeza de estarmos trilhando o caminho certo, vencendo desafios na direção de fortalecer o meio cultural de nosso município e de forma democrática e amplamente discutida, criar e mais do que isso, construir mecanismos para efetivamente desenvolvermos o nosso Plano Municipal de Cultura.”
Para o Diretor e Ator teatral Flávio Rocha, “a II Conferência foi uma festa, quem não veio realmente perdeu uma oportunidade ímpar de contribuir para o engrandecimento de nossa cultura, neste que sem dúvidas é o principal Fórum de construção de nossas políticas públicas e de nosso Plano Municipal de Cultura”.

Nesta primeira reunião do ano de 2010, estiveram presentes ao Auditório do Centro Cultural do Araripe, sete conselheiros de um total de dez membros, portanto 70% de presenças confirmadas. O objetivo deste primeiro encontro foi um estudo aprofundado do Plano Municipal de Cultura aprovado pela Assembléia, como também discussões acerca das Leis de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, e em consonância com esse mesmo PMCULT (Plano Municipal de Cultura) ali também foi esboçado o Calendário Cultural Anual para 2010.

Na oportunidade, a secretária Danielle Esmeraldo, apresentou aos demais membros do Conselho, o Plano, os Programas e Projetos de sua pasta, fazendo um retrospecto dos últimos três anos. Para Danielle “a grande preocupação de nossa gestão é justamente fazer um grande esforço na direção de contemplar o maior número de manifestações culturais, como também trabalhar fortemente na descentralização e acesso aos bens culturais, sejam materiais ou imateriais, ao maior número de pessoas de nosso Crato”.

Ao final da reunião, ficou decidido pelo Conselho que seria realizada um grande encontro, reunindo o maior número possível de agentes culturais do município, para apresentação e discussão minuciosa do Plano Municipal de Cultura, que por sua vez está em consonância com o Plano Nacional de Cultura. Para o prefeito Samuel Araripe “o trabalho do Conselho Municipal de Cultura é de importância fundamental, uma vez que temos aprovados pela nossa Câmara Municipal a Lei de Incentivo e o Fundo Municipal de Cultura, mecanismos que juntos têm tudo para criar condições para o desenvolvimento e fortalecimento de nosso bem maior que é nossa cultura”. O município de Crato é um dos poucos do estado do Ceará que possuem o Sistema Municipal de Cultura, fato que o torna apto a receber recursos quando a PEC 150 entrar em vigor.

No âmbito institucional tivemos através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude ações efetivas para o engrandecimento, fortalecimento e promoção da cultura de vários segmentos culturais no município, sempre voltadas para a democratização do acesso e dos bens culturais.
Na Música: com a criação da EMMA, Escola Municipal de Música Maestro Azul que conta com a participação de mais de 100 (cem) crianças e adolescentes; o resgate do Festival da Canção, palco para a divulgação de novos talentos e consolidação de nossos consagrados artistas; o fortalecimento de nossa Banda de Música Municipal, além de apoio na gravação e lançamentos de CD´s de inúmeros artistas renomados da nossa terra.

Nas Artes Cênicas: Com a criação do EMCART (Escola Municipal de Cultura e Arte) Com aulas de Teatro e Dança para a formação de mais de 80 (oitenta) crianças, em pleno funcionamento. A consolidação do Musical Anual Doce Natal, que reúne numa grande manifestação cultural mais de 200 crianças dos muitos projetos sociais mantidos pela Prefeitura Municipal.

Na Cultura de Tradição: Em pesquisa realizada pelo SEBRAE, Crato foi identificado como o município que mais apoiou a Cultura Popular na região do Cariri, sendo forte indutor do fortalecimento das ações dos Mestres da Cultura e seus respectivos grupos (reisados, côco, maneiro pau, banda cabaçal, quilombolas, etc) no município. Nesse contexto vamos encontrar também o incremento e o fortalecimento dos festejos juninos nos quatro cantos da cidade; as atividades do Crato São João Festeiro, um dos maiores da região, acontecem de forma descentralizada com atividades na Sede e distritos de nosso município, novamente priorizando os artistas locais. As Quadrilhas Municipais, com o apoio e incentivo forte da Secretaria de Cultura, continuam a disputar seus passos nos muitos Festivais de Quadrilhas, inclusive no realizado pelo poder público municipal. A Malhação do Judas, com seus mais de 100 (cem) anos de existência nos confirmam que a tradição se mantém cada vez mais forte.

Na Literatura: conseguimos melhorar o acesso e as condições de uso da Biblioteca aos leitores, modernizando em parte a Biblioteca Municipal do Crato, ainda em fase de estruturação.
Patrimônio Material: Com a Restauração das Obras Sacras do Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e na Construção da primeira etapa do Parque Histórico do Caldeirão, sendo Museu, Biblioteca, Videoteca, Cantina e Balcão de Artesanato, além da construção da casa do morador e restauração da Igreja e da casa construída pelo Beato, unido às obras de melhoria do próprio acesso ao lugar proporcionará sem dúvidas o fortalecimento de nossa memória, além de criar condições reais para o turismo responsável, tanto histórico cultural quanto religioso.

Artes Integradas: Seminário Cariri Cangaço, integrando e fazendo a interseção da pesquisa, conhecimento, música, dança, turismo e história num só evento, reunindo participantes de todo o Brasil e fortalecendo o conceito da Região Metropolitana do Cariri.

A Secretaria da Cultura Esporte e Juventude realizou, nesse último dia 26 de janeiro, a primeira reunião de 2010 do Conselho Municipal de Cultura eleito na II Conferência de Cultura do Crato, no final do ano de 2009.

A Conferência Municipal de Cultura em sua segunda edição, articulada e promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude contou com a participação de 130 (cento e trinta) representantes dos mais diversos setores do meio cultural do município. O evento coroado pela diversidade de sua representatividade reuniu Agentes culturais, Músicos, Artesãos, Atores, Diretores de Teatro, ONGS, Associações, dentre outros, que possibilitaram de forma democrática discussões sobre Ações e Políticas Públicas Culturais para o município do Crato.
Dentro da Conferência, após amplo debate e discussão foi aprovado pela Assembléia Plenária, organismo legítimo da Conferência, o Plano Municipal de Cultura. Ao final foi eleito democraticamente o Conselho Municipal de Cultura, composto paritariamente por 10 membros; sendo 5 do poder público municipal e 5 representando a sociedade civil.

Para a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, “a realização desta II Conferência nos encheu de entusiasmo pois contar no debate e nas discussões com 130 participantes nos dá a certeza de estarmos trilhando o caminho certo, vencendo desafios na direção de fortalecer o meio cultural de nosso município e de forma democrática e amplamente discutida, criar e mais do que isso, construir mecanismos para efetivamente desenvolvermos o nosso Plano Municipal de Cultura.”
Para o Diretor e Ator teatral Flávio Rocha, “a II Conferência foi uma festa, quem não veio realmente perdeu uma oportunidade ímpar de contribuir para o engrandecimento de nossa cultura, neste que sem dúvidas é o principal Fórum de construção de nossas políticas públicas e de nosso Plano Municipal de Cultura”.

Nesta primeira reunião do ano de 2010, estiveram presentes ao Auditório do Centro Cultural do Araripe, sete conselheiros de um total de dez membros, portanto 70% de presenças confirmadas. O objetivo deste primeiro encontro foi um estudo aprofundado do Plano Municipal de Cultura aprovado pela Assembléia, como também discussões acerca das Leis de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, e em consonância com esse mesmo PMCULT (Plano Municipal de Cultura) ali também foi esboçado o Calendário Cultural Anual para 2010.

Na oportunidade, a secretária Danielle Esmeraldo, apresentou aos demais membros do Conselho, o Plano, os Programas e Projetos de sua pasta, fazendo um retrospecto dos últimos três anos. Para Danielle “a grande preocupação de nossa gestão é justamente fazer um grande esforço na direção de contemplar o maior número de manifestações culturais, como também trabalhar fortemente na descentralização e acesso aos bens culturais, sejam materiais ou imateriais, ao maior número de pessoas de nosso Crato”.

Ao final da reunião, ficou decidido pelo Conselho que seria realizada um grande encontro, reunindo o maior número possível de agentes culturais do município, para apresentação e discussão minuciosa do Plano Municipal de Cultura, que por sua vez está em consonância com o Plano Nacional de Cultura. Para o prefeito Samuel Araripe “o trabalho do Conselho Municipal de Cultura é de importância fundamental, uma vez que temos aprovados pela nossa Câmara Municipal a Lei de Incentivo e o Fundo Municipal de Cultura, mecanismos que juntos têm tudo para criar condições para o desenvolvimento e fortalecimento de nosso bem maior que é nossa cultura”. O município de Crato é um dos poucos do estado do Ceará que possuem o Sistema Municipal de Cultura, fato que o torna apto a receber recursos quando a PEC 150 entrar em vigor.

No âmbito institucional tivemos através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude ações efetivas para o engrandecimento, fortalecimento e promoção da cultura de vários segmentos culturais no município, sempre voltadas para a democratização do acesso e dos bens culturais.
Na Música: com a criação da EMMA, Escola Municipal de Música Maestro Azul que conta com a participação de mais de 100 (cem) crianças e adolescentes; o resgate do Festival da Canção, palco para a divulgação de novos talentos e consolidação de nossos consagrados artistas; o fortalecimento de nossa Banda de Música Municipal, além de apoio na gravação e lançamentos de CD´s de inúmeros artistas renomados da nossa terra.

Nas Artes Cênicas: Com a criação do EMCART (Escola Municipal de Cultura e Arte) Com aulas de Teatro e Dança para a formação de mais de 80 (oitenta) crianças, em pleno funcionamento. A consolidação do Musical Anual Doce Natal, que reúne numa grande manifestação cultural mais de 200 crianças dos muitos projetos sociais mantidos pela Prefeitura Municipal.

Na Cultura de Tradição: Em pesquisa realizada pelo SEBRAE, Crato foi identificado como o município que mais apoiou a Cultura Popular na região do Cariri, sendo forte indutor do fortalecimento das ações dos Mestres da Cultura e seus respectivos grupos (reisados, côco, maneiro pau, banda cabaçal, quilombolas, etc) no município. Nesse contexto vamos encontrar também o incremento e o fortalecimento dos festejos juninos nos quatro cantos da cidade; as atividades do Crato São João Festeiro, um dos maiores da região, acontecem de forma descentralizada com atividades na Sede e distritos de nosso município, novamente priorizando os artistas locais. As Quadrilhas Municipais, com o apoio e incentivo forte da Secretaria de Cultura, continuam a disputar seus passos nos muitos Festivais de Quadrilhas, inclusive no realizado pelo poder público municipal. A Malhação do Judas, com seus mais de 100 (cem) anos de existência nos confirmam que a tradição se mantém cada vez mais forte.

Na Literatura: conseguimos melhorar o acesso e as condições de uso da Biblioteca aos leitores, modernizando em parte a Biblioteca Municipal do Crato, ainda em fase de estruturação.
Patrimônio Material: Com a Restauração das Obras Sacras do Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e na Construção da primeira etapa do Parque Histórico do Caldeirão, sendo Museu, Biblioteca, Videoteca, Cantina e Balcão de Artesanato, além da construção da casa do morador e restauração da Igreja e da casa construída pelo Beato, unido às obras de melhoria do próprio acesso ao lugar proporcionará sem dúvidas o fortalecimento de nossa memória, além de criar condições reais para o turismo responsável, tanto histórico cultural quanto religioso.

Artes Integradas: Seminário Cariri Cangaço, integrando e fazendo a interseção da pesquisa, conhecimento, música, dança, turismo e história num só evento, reunindo participantes de todo o Brasil e fortalecendo o conceito da Região Metropolitana do Cariri.

Projetos Sócio-Culturais: Temos hoje em média quinhentas crianças que participam de projetos de formação e incentivo à cultura, idealizados pela Primeira Dama Mônica Araripe e desenvolvidos através da Secretaria da Cultura Esporte e Juventude. A Casa Harmônica funciona como um anexo da cultura, que gerencia todas as ações. Dentre os projetos podemos citar: O Crateando (Escola de Teatro), O Crato KIDança (Escola de Música), Criart (Escola de Artes), Bola na Rede (Escolhinha de Esportes), Amigos da Leitura (Formação de agentes de leitura), AABB Comunidade (Artes Integradas, realizado em parceira com a Fundação do Banco do Brasil). Vale ressaltar que esses projetos contemplam crianças de todos os bairros e distritos do nosso município.

Instituições culturais conveniadas: Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC), Sociedade Cariri das Artes, Fundação do banco do Brasil.

Uma das metas para 2010 será um forte trabalho na estruturação de todos os espaços culturais do município, torná-los aptos a receber nossos artistas e colocá-los em pleno funcionamento. Esse será um desafio a ser vencido. Para a Secretária Danielle Esmeraldo “é importante compreendermos que precisamos unir forças, e, apesar das muitas limitações e das próprias dificuldades inerentes aos municípios brasileiros, temos com muita humildade aceitado o desafio. Trabalhar pela cultura é algo que nos fascina, e em meu caso principalmente, pois aprendi a amar e respeitar a cultura durante toda a minha existência. E é assim que procuro tratar os acontecimentos da cultura, com zelo e cuidado, como cuido da minha vida. Espero que tenhamos condições, forças e recursos, para a concretização de tudo que estamos nos propondo. Disposição para realizar não falta, nem humildade para reconhecer, que muito ainda falta para fortalecer a Cultura do nosso Crato”.

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte de Juventude do Crato

Serra celebra na web êxito que os fatos desmentem - Postado por Océlio Teixeira

Na madrugada desta quarta (3), plugado ao computador, José Serra indicou a uma de suas seguidoras no twitter um vídeo.

Quem pressiona no link fornecido pelo governador, chega a uma entrevista que ele concedera ao Superpop, programa da apresentadora Luciana Gimenez.

Na peça (disponível aqui), Serra discorre sobre investimentos que seu governo fez no setor de segurança. Ele celebra o êxito.

No instante em que Serra dialogava no twitter, encontrava-se no prelo uma péssima notícia. Foi pendurada na manchete da Folha.

Informa que, depois de dez anos, cresceu o número de homicídios em São Paulo. Em 2009, foram à cova 4.771 pessoas.

Exatos 81 cadáves a mais do que os 4.690 registrados nas estatísticas de 2008. Na capital, manteve-se a tendência de queda. Porém...

Porém, a coisa piorou nas cidades do interior e no litoral. Ali, os indicadores recuaram aos níveis de 2007.

Para desassossego de Serra, presidenciável do PSDB, reverteu-se também em 2009 a queda em outros tipos de crime: furtos e roubos, furtos de veículos.

Até aqui, o governo vinha atribuindo a redução generalizada nos índices de criminalidade de São Paulo ao reforço nos investimentos.

Instado a comentar a reversão do quadro, o delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, não soube o que dizer.

Alegou que precisa reunir os delegados sob seu comando para analisar os dados que apontam para o aumento dos homicídios no interior do Estado.

De concreto, apenas uma evidência: a autopromoção que Serra protagonizara no SuperPop ganhou ares de superlero-lero.

Em tempos normais, já não seria coisa que os adversários deixariam passar em branco. Em ano de eleição, muito menos.

Que o diga o senador Aloisio Mercadante (PT-SP), nome preferido de Lula para assumir a candidatura do PT ao governo de São Paulo.

Como Serra, Mercadante é adepto do twitter. Horas antes de o governador indicar no microblog o vídeo que viraria fumaça, o líder petê também tratara de segurança.

Mercadante relatara: “Estive com integrantes da associação dos PMs com deficiência, que, assim como toda a polícia de SP, precisa de mais apoio e valorização”.

Criticara: “Dados de segurança pública de SP em 2009 são trágicos. Roubos cresceram 18% ante 2008, recorde histórico. Latrocínio 14%. Sequestro 42%”.

Acrescentara: “Mais de 528 mil furtos, aumento de 8%. São muitas razões, mas a desvalorização do policial é a principal”.

Sob esse cenário, o vídeo com a entrevista na qual Serra enaltece sua atuação na área de segurança vai acabar virando matéria-prima para os programas eleitorais petistas.

Fonte: Blog do Josias de Souza

A Injustiça que mata – por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Deus fez um plano para toda a humanidade e os homens fogem desse plano. O ser humano é tão imperfeito, que em vez de fazer a vontade de Deus, persegue os mais fracos e humildes. E o que é pior, comete as maiores barbaridades contra os seus irmãos inocentes quando estão no poder, com a desculpa de defenderem a ordem. Esquecem até que o sol nasceu para todos.

No pequeno livro “O Beato José Lourenço e sua Ação no Cariri” de José Alves de Figueiredo muito me sensibilizou a maneira como o escritor fez a defesa do Beato José Lourenço. Embora já tenha lido sobre o Caldeirão, para mim, esse depoimento foi marcante, pois foi feito por alguém que viveu na época do beato e, era proprietário de um sítio vizinho ao Caldeirão e o conheceu de perto.

O Beato José Lourenço chegou ao Juazeiro muito jovem, com apenas 20 anos de idade, em l890, vindo da Paraíba, sua terra natal. Era um verdadeiro fanático do Padre Cícero e o enxergava como um santo superior, uma vez que em sua mentalidade estreita, a figura do padre se engrandecia. Quando o beato chegou ao Juazeiro, a beata Maria de Araújo ainda vivia e o fanatismo estava no auge. Em vez de ir explorar as pessoas como alguns faziam, preferiu pegar na enxada, dirigindo-se ao campo, para viver de modo honrado da profissão de agricultor. Com esse objetivo, foi se instalar numa parte do Sítio Baixa Dantas, arrendando essa terra ao seu proprietário, senhor João de Brito.

Dentro de pouco tempo transformou alguns hectares de terra seca, num lindo pomar com frutas variadas, como também uma cultura de algodão, cereais e mais outras qualidades de plantas e hortaliças. O beato José Lourenço com o seu trabalho foi prosperando e ganhando fama. E também, com seu elevado espírito de caridade, começou a acolher numerosas famílias pobres e encher de órfãos o seu próprio lar. Tinha tanto desprendimento, que não se incomodava de gastar o fruto do seu trabalho com essas pessoas que passaram a constituir a sua família.

Durante muitos anos, viveu tranquilamente na Baixa Danta, e ninguém o incomodou por levar uma vida de ajuda humanitária.

Na revolução de 1914, foi recolher-se em Juazeiro. Mas, mesmo estando disposto a morrer pelo Padre Cícero, não tomou parte na luta, porque tinha um coração extremamente sensível e não desejava fazer mal a ninguém.

Após o movimento ter acalmado, o beato voltou à sua lavoura, encontrando-a destruída em parte. Recuperou as perdas com muito trabalho em curto período de tempo.
O Padre Cícero ganhou de presente um touro de raça e o entregou a José Lourenço para este cuidar. Como o beato tinha afetividade para com os animais, empregou pessoas para cuidar do touro que se tornou um belo animal admirado por todos. Alguns fanáticos mais exagerados, achando que iam agradar ao Padre Cícero, enfeitavam os chifres do boi com grinaldas de flores. Além do mais acreditavam que a urina do boi servia de remédio.

A lenda do boi santo foi deturpada pela imprensa e José Lourenço acusado injustamente de estimulador de um grosseiro fetichismo. Foi preso e obrigado a comer a carne do boi “Mansinho” que era muito estimado por ele. Suportou todas as humilhações sem protestar. Quando solto, sem guardar mágoas de quem o perseguia, voltou a Baixa Danta para o seu trabalho.

O proprietário do sítio precisou vendê-lo e o novo dono queria receber a terra imediatamente. Com o seu desprendimento perdeu todo o seu trabalho, e sem causar confusão foi para o Caldeirão dos Jesuítas, terreno do Padre Cícero que fica situado entre os sítios Lagoinha e Cruzinha. Isso ocorreu no ano de 1926.

O Caldeirão era uma terra sem nenhuma benfeitoria, mas o beato, assim como na Baixa Danta, construiu sua casa, um engenho de madeira e fez roças. Simultaneamente, diversas casas foram sendo construídas ao redor. O Caldeirão se tornou uma bela propriedade com uma população trabalhadora e obediente ao beato que, na mais rigorosa ordem a orientava para o bem. Não existiam armas, só instrumentos de trabalho.

O Beato José Lourenço sofreu inúmeras perseguições injustas como se fosse perigoso a ordem. Era mal compreendido e não sabia se defender, sendo preso várias vezes injustamente.
Tinha um grande coração, pois num período de seca sustentou por vinte e três meses dando uma refeição diária, além do pessoal que já morava com ele, a mais quinhentas pessoas, com alimentos que tinha guardado nos depósitos do Caldeirão.

José Alves de Figueiredo foi preso no tempo do Estado Novo, por ordem do chefe de Polícia da época, simplesmente por ter defendido José Lourenço com o artigo publicado no jornal “O Povo, de Fortaleza em 07.06.1934.

O Caldeirão foi uma experiência comunitária baseada na mensagem igualitária da Bíblia. As autoridades temendo que essa experiência se tornasse uma nova Canudos destruíram o Caldeirão em 1936 com muita crueldade, realizando um grande massacre, cujos números mortos nunca se soube quantos.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo
Tendo como fonte: “O Beato José Lourenço e sua ação no Cariri” de José Alves de Figueiredo, Museu do Ceará, Fortaleza, 2006

Poemas - João Nicodemos ( Em Áudio )

João Nicodemos - Crato


Chefe do Demutran - CRATO - Fala sobre um problema crucial - Carga e Descarga de Caminhões no Centro do Crato

IMG_7785


Em uma pequena entrevista concedida ao Blog do Crato, o Chefe do Demutran Crato abordou dois problemas cruciais no nosso município, e que merece uma discussão mais aprofundada por parte da sociedade. O primeiro deles se refere a problemas no Trajeto das Vans:




E o segundo é muito mais importante: Como tratar dos caminhões que realizam carga e descarga no centro da cidade em pleno dia, atrapalhando o trânsito ?



Por: Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do dia 03 de Fevereiro de 2010



Prefeito do Crato participa de workshop com missão do Banco Mundial e gestores da RMC


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa, nesta quinta-feira, de workshop sobre o Projeto Cidades do Ceará, com a presença de uma missão do Banco Mundial, técnicos da Secretaria das Cidades e gestores da Região Metropolitana do Cariri (RMC). O evento acontecerá no Hotel Verdes Vales, às 8 horas. Na pauta estará sendo apresentado o Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Desde o início da semana que os integrantes da missão do Banco Mundial se encontram na Região. O objetivo é realizar visitas técnicas nas áreas onde estão sendo propostas intervenções, a exemplo do projeto Encosta do Seminário, em Crato, uma das grandes obras da administração Samuel Araripe, além do Consórcio do Aterro Sanitário, do qual o Crato tem uma participação importante, já que o prefeito foi eleito como presidente do consórcio. No dia 5, sexta-feira, o governador Cid Gomes lançará o projeto na região, em solenidade às 19 horas, no Memorial Padre Cícero. Durante a visita também será celebrado o financiamento assinado em dezembro de 2009, na ordem de US$ 46 milhões (R$ 92 milhões), com contrapartida de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões) do Governo do Estado. Os recursos serão investidos nos nove municípios que compõem a Região Metropolitana, em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos do turismo e de calçados e fortalecimento institucional das administrações municipais e da gestão regional. A reunião tem como finalidade prestar esclarecimentos aos gestores de como serão desenvolvidos esses projetos e melhor forma de dar encaminhamento aos serviços da parte das prefeituras, em conjunto com o estado.

Prorrogado recadastramento de servidores

Foi prorrogado até o dia primeiro de março o recadastramento dos servidores municipais do Crato. Como forma de facilitar mais ainda esse processo para o servidor, a Secretaria de Administração do Município solicitou do fórum o encaminhamento das certidões de antecedentes. Com essa lista das certidões dos servidores já enviadas para a prefeitura, haverá todo um adiantamento no processo, segundo afirma o secretário de Administração, Christiano Siebra. O cadastramento foi iniciado no mês de dezembro do ano passado e cerca de 40% dos integrantes quadro dos servidores municipais já foram recadastrados. De acordo com o secretário, o objetivo desse recadastramento de todos os servidores é uniformizar a base de dados da prefeitura, com a finalidade de estabelecer políticas de valorização do servidor público.

Mobilização contra a dengue nos bairros

Continua sendo realizado em Crato o processo de mobilização contra a dengue. A equipe do setor de Endemias está realizando as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, no intuito de fazer a pesquisa ‘in loco’ dos focos do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população sobre os riscos no aumento da infestação, em virtude das chuvas. A Secretaria de Saúde do Crato está intensificando os serviços, com mutirões nos bairros, mobilização, limpeza de terrenos baldios e palestras, além de atuar com os ciclos permanentes de combate ao mosquito. No último ciclo, encerrado no mês de novembro, foram visitadas 45 mil residências em todo o município. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, destaca a importância da colaboração da população para conter o avanço do mosquito, principalmente nessa fase invernosa. O alerta está voltado principalmente para os recipientes que possam acumular água limpa e parada, lugares propícias de reprodução dos focos.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Regras Básicas do BLOG do CRATO


Prezados Escritores,

Visando um melhor esclarecimento da filosofia do nosso Blog, elaborei há muito tempo ( 2008 ), um conjunto de regras que já estão em voga há muitos meses, mas que por uma razão ou outra, alguns podem ainda não estarem a par. Sugiro uma leitura, a fim de não haver depois qualquer mal-entendido.

Das Postagens e da Diagramação

01 - Nunca copie um texto de um site diretamente para o Blog. Passe antes para o bloco de notas do windows, eliminando toda a diagramação existente, as fotos, fontes, etc. Em seguida, copie do bloco de notas para a janela de postagem. Aí pode acrescentar as fotos que desejar, tendo salvo previamente em seu computador.

02 - Nunca link uma foto de outro site para o Blog do Crato. Isso consome a banda do outro site, e nos gera problemas imensos com os administradores.

02a - Links ativos são proibidos nos comentários.

03 - No Título da postagem deve conter ao final: Por: Fulano ou se o texto for de um jornal ou outra fonte, coloque: "Postado por: Fulano" sem aspas. Isso é importante para os leitores que lêm através de agregadores de mensagens.

04 - Não use longos textos em negrito nem Itálico. Não encha o texto de cores. Basta ressaltar certas partes, se isso for necessári, aplicando negrito.

05 - JAMAIS escreva um texto em caixa alta ( Maiúsculo ). textos em maiúsculo revela ignorância, desconhecimento de que escrever em caixa alta significa que se está berrando.

06 - Sempre que posível, mencione a fonte das fotos utilizadas, ou o endereço de onde as pegou

07 - Não use links ativos nas postagens, a não ser em casos extremos. pode postar o link para certas matérias, mas não link vivo ( aqueles azuis em que se clica diretamente ).

07a - É proibido o uso de fotos pornográficas ou de caráter erótico/sexual no avatar, ou no quadro de seguidores, bem como de qualquer tipo de falsidade ideológica ( como o uso de fotos de autoridades e inverdades )

Publicidade e Auto-Promoção

08 - Qualquer forma de publicidade é proibida aos membros do Blog. A publicidade deve se restringir apenas para reverter-se para o sustento do próprio Blog. Enfrentamos dificuldades de manter o site funcionando, e não podemos desperdiçar espaço de publicidade com terceiros. Se alguém desejar fazer alguma publicidade, entre em contato via e-mail, para estudarmos caso a caso.

09 - É proibido aos autores a divulgação de sua própria foto na sua reportagem, sendo permitido apenas ao administrador adicionar posteriomente a título de cortesia, mas não em demasia, a fim de evitar a auto-promoção. Tivemos problemas no passado com pessoas que queriam usar o Blog para se promover perante a opinião pública colocando a sua própria foto em cada postagem. Há uma excessão: É permitida a postagem da própria foto ( mas não em demasia ) se o escritor é PATROCINADOR mensal do Blog, e de qualquer forma, vende um produto, ou está associado á venda de um produto.

Dos Objetivos do Blog do Crato:

10 - O Blog do Crato é um site sem fins lucrativos. Não cobramos de nenhum escritor, nem pagamos a nenhum pelas matérias fornecidas. Temos prazer em publicar assuntos relativos ao Crato.

11 - O Blog do crato se destina a promover a cidade do Crato e a sua boa imagem no mundo. Não nos interessa aqui mostrar cenas de violência, acidentes com vítimas, destruição, brigas, mortes, como existe em outros sites como o site Miséria. Primamos pela notícia, mas descartamos toda notícia não edificante, e que fomente a doentia mentalidade das pessoas que se aprazem em ver sangue. Isso não faz parte da nossa meta. Também, a promoção da nossa cidade se dá de forma positiva, enaltecendo os valores da cidade. Postagens predominantemente derrotistas, que pretendem mostrar um Crato decadente não é do nosso interesse, pois partimos do pressuposto de que estamos aqui para mostrar o que o Crato tem de melhor, e não o que tem de PIOR.

11a - O Blog do Crato não se responsabiliza por nenhuma postagem de seus membros, especialmente sobre aquelas cujo autor possui uma senha própria. Qualquer implicação jurírica deverá ter o postador/escritor por alvo que deverá responder judicialmente, e nunca o Blog do Crato. Mesmo nas postagens de qualquer membro, se posteriormente o administrador constatar que esta vai de encontro a alguma das regras do Blog, esta poderá ser suspensa ou excluída ( vide artigo 14.

Da convivência em grupo:

12 - Presume-se que estamos aqui reunidos num grupo de amigos que possuem a mesma finalidade, e são movidos pela educação básica. Estão proibidos todos os ataques pessoais, calúnias, difamações, entre os membros do blog e a terceiros, personalidades publicas, sejam eclesiásticas, políticas e outras. Críticas podem ser feitas, mas há um claro limite entre uma crítica e uma difamação. Os responsaveis por difamações, calúnias, podem responder em juízo e o Blog do Crato não se responsabiliza pelas postagens de seus membros, mas desencoraja-os a fazerem esse tipo de postagem. Estão vedados palavrões também, e os únicos palavrões ou parecidos que podem ser ainda utilizados são aqueles que podem ser usados na imprensa, e são aceitos na grande mídia. A penalidade para a transgressão dessa regra varia da advertência à Suspensão e Expulsão.

As Discussões

13 - É incentivada a tolerância entre as pessoas que fazem parte do Blog. As discussões podem se tornar acaloradas, desde que não hajam ataques pessoais à honra e a dignidade dos contendores. respeito é essencial nas relações humanas.

Da Censura

14 - O Blog do Crato funciona através de dois conjuntos de membros. Os que possuem senha de postagem, e portanto, em tese, escrevem sobre qualquer assunto e da forma que desejarem, e os membros que escrevem para o Editor via e-mail ( que é também o administrador do Blog ). Este tem a função de analisar os artigos enviados e decidir se irá publicar ou não. Mesmo nas postagens existentes, o administrador se reserva o direito de exercer a censura pré e pós postagem, editando a postagem, ou mesmo excluindo-a, se entender que determinado artigo, fotografia, ou frase fere alguma das regras do Blog, ou se seguem interesses outros que não a filosofia conduzida pelo Blog do Crato.

Do Anonimato

15 - É vedado o anonimato em todas as suas formas. Presume-se que aqui se trata de uma comunidade de pessoas idôneas que tem objetivos comuns de engrandecimento do ser humano e da cidade do Crato. É pois, incompatível que aceitemos qualquer postagem apócrifa, que não possa ser identificado o autor, tanto mais grave quanto essas postagens ( na forma de comentários ) sirvam meramente de ataques gratúitos sem provas a personalidades, e a membros do próprio Blog. Se alguém deseja fazer algum comentário e nos é desconhecido, sugiro preencher o cadastro de comentarista, enviando para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Nome completo
Endereço
Telefone residencial e do trabalho
trabalho e cargo que ocupa

16 - Os artigos de capa do Blog jamais devem ser usados para destilar ódio pessoal contra outra pessoa em particular. Questões pessoais, rancores, mágoas devem ser resolvidas por outros meios. É diferente discutir-se nos comentários uma discussão saudável, e até mesmo acirrada, mas é muito diferente denegrir a vida e a honra de outras pessoas. pode-se debater nos comentários. Jamais dentro de um artigo de capa.

Regras gerais

17 - Seria de bom alvitre que cada membro, colaborador e comentarista zele pelo bom nome do Blog, e tente promover o engrandecimento humano e a Paz entre as pessoas. O uso do bom Senso determina se muitas outras coisas não previstas ainda nesse pequeno conjunto de regras podem ser usados ou não. o bom-senso é um dos melhores guias.

Quaisquer dúvidas sobre algum dos ítens pode ser esclarecido escrevendo-se para o nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Por: Dihelson Mendonça

A EDUCAÇÃO DO "ANALFABETO" - Por: Hugo Esmeraldo Sobreira


BLOG DO PLANALTO

Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 às 20:30

Recorde de universidades

Com a sanção por parte de José Alencar, presidente da República em exercício, do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o governo Lula atingiu nesta quinta-feira (5) a marca de 12 universidades criadas – recorde histórico no Brasil. A marca anterior era do presidente Juscelino Kubitschek, com 10 universidades federais. O novo campus será inaugurado na primeira semana de dezembro e abrigará 1,4 mil universitários. Segundo Alencar, quando assumiu o governo teve uma conversa com o presidente Lula na qual ressaltava o fato de não terem curso superior: “O presidente Lula sempre diz asim: isso vai ficar para a história porque os brasileiros elegeram dois políticos que não têm curso superior. Por isso, nos compete fazer algo especial pela educação”.

O ministro Fernando Hadad (Educação) refroçou o discurso de José Alencar ao informar que até dezembro de 2010, o governo Lula terá inaugurado mais duas universidades. Hadad explicou também que o governo federal vem agindo em outras áreas, como a construção de escolas técnicas e creches. “O compromisso com a educação foi trazido para a agenda nacional e o País vem vivendo com os novos marcos”, explicou. Hadad informou também que houve a desvinculação da DRU o que permite ao Ministério da Educação contar com aporte de R$ 10 bilhões no próximo ano. Além disso, o Ministério terá mais R$ 5 bilhões proveniente do Fundeb.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, destacou a luta das lideranças políticas da região oeste do Pará para a aprovação do projeto de lei que resultou na nova universidade. “É a primeira universidade no interior da região amazônica”, disse. A UFOPA atua numa área com 18 municípios e um milhão de habitantes.

Presidente Lula entrega 78 escolas federais em 1 dia

Calma... o presidente não irá visitar 78 cidades em um único dia.

A inauguração de 78 escolas federais de educação profissional, contemplando todas as regiões do país, será de forma simultânea, em Brasília, de onde será transmitida para todo o país pelas TVs MEC e NBR, a partir das 17h. Com as 63 escolas já entregues antes, desde o início de seu governo, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado. Até 2002, a rede contava com 140 escolas. As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005. Outras 99 estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de escolas de educação profissional chegará a 380 até o final do ano, com mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 1,1 bilhão. As 78 escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Para ver a lista completa das 78 escolas, cidades em que estão, e vagas oferecidas, clique aqui (aquivo em PDF). Quando estiverem em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia. Concursos para 8.900 profissionais de educação. Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Os cargos foram aprovados pelo Congresso Nacional.

(http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/02/presidente-lula-entrega-de-78-escolas.html)

POR HUGO ESMERALDO SOBREIRA

Censura no Blog do Crato?!!? Por Océlio Teixeira

Fiquei preocupado quando li duas postagens e os comentários feitos pelo administrador e idealizador do Blog do Crato, nosso estimado amigo Dihelson.

Na postagem/matéria com a primeira dama do município do Crato sobre a política cultural desenvolvida no município, intitulada "Esclarecendo um Equívoco - Primeira Dama Mônica Araripe fala sobre a Cultura no Crato - Reportagem: Dihelson Mendonça", o nosso administrador postou o seguinte comentário:
"A fim de evitar outros mal-entendidos, este tópico será trancado para novos comentários.

O material publicado só poderá ser usado por veículos de imprensa sob autorização do administrador do Blog.

Qualquer e-mail deverá ser enviado para:

Dihelson mendonça
blogdocrato@hotmail.com
"

Em outro post, desta feita do colaborador Moisés Rolin, intitulado "JORNALISMO PARA O POVO... BREVE AQUI", Dihelson voltou a fazer um comentário que cheira a censura:

"Prezado Moisés Rolim,

O Blog do Crato tem por filosofia mostrar a beleza do Crato lá fora e nunca denegrir nossa cidade perante a opinião pública e os Cratenses. Para isto existe o Site Miséria, o DATENA, etc, que retratam o que de pior existe no Ser humano.

Espero que você possa agir dentro da nossa linha editorial, e me coloco à sua disposição para ajudar naquilo que for possível, fazendo reportagens conjuntas, entrevistas, esclarecimentos à população, etc
."

Ora, com todo respeito e admiração que tenho por vc meu caro Dihelson, isso pra mim é censura. Sei do seu imenso trabalho. Sei das suas dores de cabeça, chateações, aborrecimentos, etc. Agora, atitudes como essas podem afastar leitores e colaboradores. O Blog hoje é um sucesso e isso se deve principalmente ao seu incansável trabalho. Nós, como o próprio termo diz, somos apenas colaboradores. Você é o guia, o mestre, o líder. E como um bom líder, quanto mais democrático for melhor para o blog e para o Crato. Agora, como você mesmo costuma dizer, o Blog é um projeto coletivo. Então que o coletivo, com todas as diferenças políticas, religiosas, sociais, econômicas possa ser de fato o sentido do nosso trabalho.

RESPOSTA:

Censura Sim! Pré e Pós - E está vigorando há muitos meses. Aqui precisa de organização, de controle. Não vou admitir que transformem o Blog do Crato numa bandalheira como alguns cabeças ôcas pretendem. Aqui é um local de respeito, de amizade, de consideração. temos regras a serem seguidas. Temos um imenso público que merece respeito, e não poderemos deixá-los à mercê de quem não tem responsabilidade para com a sociedade. leiam os comentários dessa postagem para mais detalhes. ( Por: Dihelson Mendonça - Administrador ).


Médico Dr. Marcos Cunha foi agraciado com XI Prêmio Brasil de Medicina

O renomado médico cratense, neurologista Marcos Cunha acaba de ser agraciado com o XI Prêmio Brasil de Medicina, homenagem que é feita aos mais admirados e prestigiados médicos do Brasil. A cerimônia terá lugar no dia 10 de Abril em São Paulo.

Nota: Nós que fazemos o Blog do Crato gostaríamos de parabenizar o nosso prezado amigo Dr. Marcos Cunha e expressar a nossa alegria e satisfação em saber dessa premiação mais do que merecida, não só pelo enorme grau de conhecimentos na área de medicina, mas como um ser humano extraordinário, desses que permanecerão para sempre no coração de todo o seu povo. Ao querido e admirado Dr. Marcos Cunha, os nossos sinceros parabéns!

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Interesses individuais X Interesses coletivos - Por Océlio Teixeira

No último domingo, dia 31, após a missa das 9h, na Igreja da Sé, resolvi circular pela cidade sem compromisso. Meu objetivo era apreciar a beleza das nossas praças, ouvir os pássaros cantar e refletir um pouco sobre a vida. Aos poucos, porém, meus olhos foram ficando espantados com a quantidade de bares com cadeiras nas calçadas, dificultando a passagem dos transeuntes e obrigando-os a se deslocarem para as ruas. Então, pus a me indagar: qual o espírito de coletividade que existe entre nós, cidadãos que habitamos uma mesma cidade, no caso o Crato? Como estamos cuidando da nossa cidade? O que temos feito para deixar nossa cidade mais bonita, humana e civilizada?

Nesse sentido resolvi postar as imagens abaixo para que nós possamos fazer uma reflexão. É fácil falarmos mal da cidade, criticar a administração do município, falar mal da Igreja, dos partidos, etc. Mas o que temos feito pela nossa cidade? Não estou querendo atirar pedras em ninguém. Apenas quero contribuir para que nossa cidade fique mais bonita, mais organizada, mais humana. Assim, quero também fazer a seguinte pergunta: existe alguma lei que normatiza essa questão?

Vejam as imagens e, se possível, reflitam e contribuam com a discussão.

Obs: Os bares fotografados não foram escolhidos, apenas foram os que encontrei ao longo da minha perigrinação pela cidade. Como esses, devem existir diversos outros espalhados pelos bairros da cidade.






Fotos: Océlio Teixeira

Encosta do Seminário será Recuperada


seminario 02

O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, e uma equipe de técnicos do Banco Mundial (Bird) e da Secretaria das Cidades visitaram nesta terça-feira (2) a encosta do bairro do seminário São José, no município do Crato. A área será beneficiada com uma ação de recuperação ambiental e requalificação urbana, que faz parte da carteira de investimentos do projeto Cidades do Ceará. Também acompanharam a visita, o prefeito Samuel Araripe, o secretário de infraestrutura do município, José Muniz e técnicos da prefeitura.

A encosta do seminário sofre com um grave problema de erosão, o que coloca em risco um grande número de famílias que hoje residem no local. De acordo com Joaquim Cartaxo, a ideia do projeto é promover a recuperação ambiental da área, por meio de ações de drenagem, recuperação do solo e reflorestamento. Além disso, segundo ele, as famílias que hoje residem em situação de risco serão reassentadas pela prefeitura em locais adequados e a área ganhará uma requalificação urbana. “O projeto prevê a implantação de uma via paisagística, áreas de mirantes e mobiliário urbano”.

O prefeito Samuel Araripe afirmou que a realização da obra é uma reivindicação antiga da comunidade e fez questão de destacar o empenho do Governo do Estado e da prefeitura em solucionar o problema. “Depois de concluída a obra, a encosta do seminário será um importante atrativo para os turistas que visitam o município”. Samuel falou ainda sobre as outras obras que estão na carteira de investimentos do projeto Cidades do Ceará. “Gostaria de destacar o projeto de requalificação das praças centrais do Crato e a implantação do aterro sanitário consorciado da Região Metropolitana do Cariri”.

Além da encosta do seminário, a equipe do Banco Mundial e da Secretaria das Cidades também visitaram as praças do Crato. À tarde, eles se reuniram para discutir o projeto de complementação da obra do Centro Multiuso de Juazeiro do Norte. A agenda da missão do Bird no Cariri prossegue até a próxima sexta-feira. Amanhã (3), serão realizadas discussões sobre a obra do aterro sanitário regional e a implantação do Centro de Inovação Tecnológica para o setor de calçados (CITE). Já na quinta-feira (4), pela manhã, será realizado um workshop de lançamento do projeto, que contará com a presença de técnicos do Governo do Estado e das nove prefeituras do Cariri Central e da sociedade civil.

Na noite de quinta-feira, a partir das 19 horas, o governador Cid Gomes e o representante do Banco Mundial, Sameh Wahba, irão assinar, em Juazeiro do Norte, o acordo de financiamento no valor de R$ 92 milhões para serem investidas nas ações do projeto Cidades do Ceará.
Cidades do Ceará

O projeto Cidades do Ceará/Cariri Central é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que prevê investimentos da ordem de US$ 66 milhões (R$ 122 milhões), sendo US$ 46 mihlhões ( R$ 92 milhões ) financiados junto ao Banco Mundial e contrapartida de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões ) do Tesouro Estadual.

Os recursos serão investidos nos nove municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC), em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos do turismo e de calçados e fortalecimento institucional das administrações municipais e da gestão regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cidades

Crato e Cariré realizarão audiências públicas sobre regularização fundiária

Crato, na região do Cariri, e Cariré, na região Norte do Estado, são os dois próximos municípios a realizarem audiências públicas para divulgar e debater o Programa de Cadastro Georreferenciado e Regularização Fundiária do Governo do Estado. Em Crato será quinta-feira, dia 04/02, e em Cariré, será sexta-feira, dia 05/02. As audiências serão realizadas às 9 horas, nas Câmaras Municipais das respectivas cidades.

Crato tem uma área de 101.045 hectares, com estimativa de cadastrar 6.306 imoveis rurais, emitir 3.784 títulos de terras e beneficiar 4.351 famílias. Cariré tem uma área de 75.548 hectares, previsão de cadastrar 1.433 imóveis rurais, emitir 860 títulos e beneficiar 989 famílias.

As audiências estão sendo realizadas nas Câmaras Municipais das respectivas cidades, às 9 horas, com as presenças de representações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Idace, Incra, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, sindicatos rural e patronal, donos de cartórios, e demais segmentos dos municípios. Para este mês estão previstas até o momento audiências públicas em Senador Pompeu, dia 09/02, terça-feira; Itapipoca, dia 10/02, quarta-feira; e Itarema, dia 11/02, quinta-feira. Já foram realizadas audiências públicas em Catunda, Tauá e Tamboril.

A estimativa para Senador Pompeu é cadastrar 1.583 imóveis rurais, emitir 950 títulos e beneficiar 1.092 famílias. Itapipoca tem uma área de 160.980 hectares, com estimativa de cadastrar 1.844 imóveis rurais, emitir 1.107 títulos e beneficiar 1.273 famílias. Em Itarema, com uma área de 71.790 hectares, a previsão é cadastrar 876 imóveis rurais, emitir 526 títulos de terras e beneficiar 604 famílias.

O programa de regularização fundiária é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. No ano passado, o Idace realizou o cadastro georreferenciado de 34.746 imóveis rurais, a concessão de 21.047 títulos de propriedade de terras, o que beneficiou 24.204 famílias, em 18 municípios.

02.02.2010
Fonte: Assessoria de Imprensa do Idace

A POÉTICA DOS DESENHOS DE WILSON BERNARDO...


AS INDIFERENTES MULHERES VACAS.



A diferença entre as
Mulheres e as vacas
É que os Ruminantes
Não menstruam...
A Vaca!
É indiana e não latina.
Se dorme com mugidos
E a carne é santa.


Wilson Bernardo (Poema & Desenho)

CRATO - Previsão do Tempo Dia 03 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

CRIAR É RESISTIR - Nota de Solidariedade ao Blog do Crato por Carlos Pontes da Revista MAMBEMBE

Caro Dihelson,
Abraços sempre

Estou enviando um texto que ressalta a insignificância dos medíocres. Esses que tentam botar farofa no ventilador, mas, que ficam na verdade é submersos o tempo todo, boiando.

Título: CRIAR É RESISTIR

O Blog do Crato surgiu legal nesses tempos de noticiários sinistros. Dihelson é criador de uma idéia, e assim resiste. O Blog do Crato além de tudo tem vitalidade, visões diferentes, conceitos de dobras do mundo, poesias visuais, palavras... É certo que tem os medíocres de plantão que aperreiam o juízo do Dihelson, mas aconselho-os veementemente que isso sai na urina. Mesmo porque os medíocres se entendem. Eles ficam o tempo todo sumersos com os seus cérebros ocos. Mas, não se intimide com isso, Dihelson, vá em frente com esse projeto lindo. Ele (o blog) aponta dificuldades, ouve com respeito as autoridades, dá o seu palpite para que as coisas melhorem, colabora e zela por uma causa essencial: a cidade do Crato. Portanto, não se incomode com gente que finge que é humano de vez em quando (rsrs). Talvez a metafísica já tenha uma missão destinada a eles: estrume. Ou na pior das hipóteses são berros de suínos. E nunca o clamor humano que precisamos. Ou seja, gente para derrubar tem aos milheiros, mas para acrescentar, enaltecer (hum, hum).

O Blog do Crato é comunicação. Merece aplausos. As imagens do Blog na cidade do Crato, pelo menos para aqueles que tem o mínimo de discernimento, se assemelha ao pensamento de Geoffrey Blainey: "é como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento". Inclusive ele serve para matar a saudade de muitos que estão distante, ou para aqueles que ainda acreditam em alguma gota de orvalho, ou mesmo que a poesia ainda faz sentido. E principalmente imagino que o Blog do Crato se inscreveu na diferença de sua personalidade: mostra a cara de todos. De patrícios e plebeus. Mas, quem de nós não contraria a ninguém. Que atire a primeira pedra. Caro Dihelson, acostume-se com os animais viventes que habitam o nosso planeta, já que eles estão dispostos a tudo. Inclusive a nada. Desejo que o Blog do Crato adquira o seu engrandecimento cada vez mais, subsistindo a toda espécie de obstáculo que surja. Isso é inevitável. Mas, o Blog já tem uma cara própria, uma estrutura e um gostinho de quero mais por todos que o frequentam.

Abraços a você, Dihelson
pela arte de criar e resistir,
e a todos os leitores do Blog do Crato

Carlos Pontes
Revista Mambembe

Uma Resposta:

Meu prezado ( posso chamá-lo de amigo ) Carlos Pontes. Muito obrigado pelas palavras de solidariedade, que faço questão de estender a todos os escritores que mantém o Blog do Crato há 5 anos, que são em número de 85 pessoas ( Eu sempre gosto de agradecer em nome da maioria, porque acredito que eu sozinho não dou de conta disso aqui e sei ser pelo menos grato a meus companheiros ). Mas de modo geral, quero estender a sua solidariedade aos que postam mais, uma lista incompleta, mas que vale a pena lembrar até para incentivar: Armando Rafael, Océlio Teixeira, Vicente Almeida, Carlos Eduardo Esmeraldo, Alessandra Bandeira, Wilson Bernardo, Samuel Teles, Moisés Rolim, Mônica Araripe, Antonio Morais, Carlos Rafael, Amilton Silva, Demétrius Silva, Darlan Reis, João Paulo Fernandes, e os nossos apoiadores: José Milton Arraes, Carlos Eduardo Esmeraldo, Jair Rolim, Valdemir Correia de Sousa, Araújo Sat...

Agradeço profundamente pelas palavras doces e solidárias e reiteramos nosso compromisso em levar a Boa imagem do Crato para os mais longínquos locais do planeta. Uma imagem que exalta nossa cidade, nossa gente, nossos pensadores.

Resistir sempre, apesar de tudo!

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Mudas de Juazeiro para os fiéis das Romarias

Tornar o sertão "uma mata só" era o conselho ecológico do Padre Cícero, como incentivo à arborização do campo. Assim sendo, começa a arrancada, neste município, para a distribuição de um milhão de mudas da árvore Juazeiro, em todo o Nordeste brasileiro. A planta símbolo da terra do Padre Cícero está sendo distribuída por meio do Projeto Árvore do Centenário e a meta é cumprir com a distribuição total até julho de 2011.

Nesta primeira etapa, foram distribuídas 3 mil mudas entre os romeiros.Uma equipe esteve na Praça Padre Cícero e na sala de informações da Paróquia, preenchendo os cadastros dos romeiros que pegaram as mudas. A ideia é já fazer um acompanhamento a partir da próxima romaria para verificar como está sendo o desenvolvimento das plantas. Junto com a muda, os fiéis do Padre Cícero também levam um cartão com os 10 preceitos ecológicos do Padre Cícero.

Um deles aconselha o plantio a cada dia de uma árvore de algaroba, caju, de sabiá ou de qualquer outra árvore, até que o sertão todo seja "uma mata só". O trabalho tem o acompanhamento de técnicos e está sob a responsabilidade da Fundação Mussambê, de Juazeiro do Norte. A parceria se estende às secretarias de Turismo e Romaria, Meio Ambiente, Banco do Nordeste e Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).

Segundo o coordenador de Núcleo Agrário da Fundação, Erisvaldo Figueiredo, foram investidos, nessas primeiras mudas, cerca de R$ 50 mil, com recursos da SDA. As próximas mudas terão incentivo do Banco do Nordeste, que repassará mais R$ 50 mil para a aquisição das novas mudas. A ideia inicial era fazer a entrega das mudas em tubetes biodegradáveis, mas, segundo o coordenador, o projeto acabou ficando inviável. O valor ficou alto, em torno de R$ 800 mil. Nessa primeira etapa da entrega, conforme Erisvaldo, estão sendo repassadas poucas mudas, mas na próxima grande romaria a perspectiva é distribuir 200 mil ou até 300 mil mudas. O mês de maio é o mais propício para a coleta de sementes. As primeiras mudas estão com três meses.

Mesmo aparentemente pequenas, o coordenador de Núcleo Agrário afirma já estarem em condições boas para o plantio. "Já tem acima de seis folhas e isso facilita a sobrevivência da planta, típica do semiárido", diz ele. A árvore do Juazeiro, com o nome científico de Ziziphus joazeiro, é a única planta que fica verde no verão. Serve como pasto apícola, oferece boas condições de sombreamento e garante pasto para os animais de pequeno porte no sertão, como ovinos e caprinos. Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste Comentário da postagem:

Provavelmente mais de 90%, ou até mais, destas pequenas mudas morrerão antes mesmo de serem plantadas. Infelizmente o porte das mudas que é de dimensão diminuta indica isto. Não existe tecnologia agrícola nenhuma aplicada que indique possibilidades de sobrevivencia às mesmas. Postado por José Sales

BlogHumor: Perguntas cretinas que nunca devem ser feitas - Por: Samuel P. Teles

Na selva do escritório e na vida cotidiana há uma classe de pessoas portadoras do incontrolável transtorno de falar tudo o que pensam e fazer perguntas inconvenientes que costumam jogar gasolina no inferno existencial das suas vítimas. Na realidade, tais criaturas agem como vampiros psicológicos sempre dispostos a sugar toda a vitalidade das presas que lhes caem sob as garras.

Você não fez Backup?
Assim, você dá um tiro de misericórdia na sua vítima, que já está sofrendo suficientemente com a tragédia de perder os seus dados.

Você ainda não arranjou um emprego?
Deus meu! Essa maldição costuma se abater como as 7 pragas do Egito sobre os desempregados. Não bastasse a tragédia e a vergonha do desemprego, eles ainda são submetidos à curiosidade mórbida, que longe de ajudar, só lhes suga a desgraça.

Por que você não fez seguro?
Fazer esta pergunta para quem teve o carro roubado e que não nao tinha seguro está nos níves mais altos na escala do sadismo. É quase o mesmo que enfiar alfinetes debaixo das unhas da vítima. Só sofrimento e dor.

Nossa, você engordou?
Quem faz isto, se denuncia imediatamente como um chato de galochas, pois é uma atitude deselegante, deseducada, simplória e jamais ajuda ninguém.

Já vai sair?
Pergunta comumente feita por funcionário invejoso ao colega mais eficiente do que ele, que consegue se desvencilhar das suas tarefas antes do fim do expediente.

Nossa, como você envelheceu!?!?
Nada mais deselegante do que este tipo de sinceridade corrosiva, afinal, como quem com ferro fere, com ferro será ferido, o interlocutor deve pensar a mesma coisa, não obstante, por obsequiosa educação, opta permanecer calado com seus botões.

Qual é a sua idade?
Até aos 18 anos, as pessoas anseiam chegar à maioridade, ter carteira de motorista, independência, etc. Depois dos 20, elas só conseguem se enfadar diante de tal indiscrição.

Você estava dormindo?
Ninguém, absolutamente ninguém tem a menor vontade de colocar no ventilador detalhes íntimos da sua vida, tais como a hora em que que acorda, ou deixa de acordar. Só alguém com sutilidade elefantina adota a iniciativa inconveniente de colocar a carapuça de preguiçoso no seu interlocutor e, futuramente, um provável inimigo.

Chegou cedo para o expediente da tarde?
Este tipo preocupação só escancara uma monumental capacidade de estar no bico dos outros. Admita que as pessoas podem ter muitos problemas para chegar pontualmente ao serviço, que não serão amenizados com piadinhas infames.

Pensei que tivesse abandonado o emprego?!!
Perguntinha capciosa feita por chefes imbecis por ocasião da volta ao serviço de funcionário que temerariamente se permitiu tirar 30 dias de férias

Vocês vão querer ter filhos?
Quem não tem filhos tende a usar diferentes estratégias para suprir tal pergunta infame: não, porque não queremos aumentar a quantidade de esgoto no planeta, não, porque nossos parentes já se deram ao trabalho de livrar a humanidade do risco de extinção, não, porque não somos portadores do gene egoísta. Coloco este tipo de pergunta ao nível da impertinência pura, já que o estado de não ter filhos pode envolver aspectos dolorosos, tais como esterilidade e morte de crianças. Ademais, o processo de adoção de crianças neste país é assunto tão complexo, impalpável e improvável, que quem envereda por ele certamente tem maiores chances de ganhar sozinho na loteria.

Considerações finais.
Se você se reconheceu nessas linhas como portador do transtorno de falar tudo o que pensa, saiba que se trata de um problema grave o suficiente para fechar caminhos, emperrar promoções e queimar definitivamente chances futuras, porque você pode estar aporrinhando hoje um colega, que será seu chefe amanhã. Portanto, como cautela e sopa de galinha não fazem mal a ninguém, a melhor coisa a fazer é morder a língua e colocar as barbas de molho.

À vítima desse transtorno, nada mais resta do que o afastamento rápido da sua peçonha, antes que ele envenene o seu dia.

“Qualidades” tipicamente associadas à ave de mau agouro abordada neste texto: impertinência, imperturbabilidade, despropósito, simploriedade, inconveniência, truculência, indiscrição, impassividade e o mais importante, implacabilidade.

Fonte: Blogpédia

Por: Samuel P. Teles


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31