xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/01/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 janeiro 2010

ATÉ QUANDO ??? - Por: Pachelly Jamacaru


Guardei bem estes dizeres entusiasmados, que pra mim não passam de balelas e de Marketing oficiais da prefeitura. Poderia o Capitão Rabelo fazer algo com O Major Klerton Macambira??? Naaaaaaaaaada! Porque o BUFFET Lagarta Pintada, continua mandando na cidade!!! Hoje, dia 24 janeiro uma festa acontece com som pra lá de abusivo em termos de volume!!! Até quando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Qual Juiz baterá um dia o martelo sobre esta questão????

“conversando esses dias com o Dr. Nivaldo Soares, secretário de Controle Urbano do Crato e estamos firmemente determinados a promover uma grande campanha contra a poluição sonora. O Blog do Crato fará milhares de panfletos alertando a população sobre a legislação em vigor, e a secretaria empregará meios para que a lei seja cumprida. Já estamos marcando uma reunião com o Capitão Rabelo também, que tem sido muito correto e atencioso para com a secretaria de meio ambiente, e estaremos convidando o Ronda do Quarteirão também.”


“É da sabença comum que quem abusa do direito de propriedade, quem a utiliza nocivamente, pondo em risco ou afetando a segurança, o sossego e a saúde dos donos dos prédios vizinhos praticam um ato ilícito.”

Frase


"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!"




George Carlin

O Blog do Crato não aceita comentários anônimos!

Guerra aos Anônimos - Parte 20

Quantas vezes eu terei que repetir esse refrão, de que o Blog do Crato não aceita comentários anônimos ? Já escrevi esse texto aqui, umas 20 vezes, mas tem gente mesmo que ou é desprovido de inteligência, ou quer pensar que somos idiotas para aceitar isso! Nosso Blog publica qualquer comentário, desde que a pessoa se IDENTIFIQUE. Principalmente nas postagens contundentes, nos comentários contundentes, em que há alguma denúncia ou ATAQUES a pessoas reconhecidas da sociedade. Agora há pouco vi um comentário querendo passar por aqui, de uma mulher, tal de Carla não sei das quantas, que fiz questão de ensaiar meus dedos para ter o prazer de deletar logo na entrada. Na verdade, no comentário, ela difamava uma pessoa muito conhecida da nossa cidade. Isso não pode acontecer jamais. Não podemos tolerar que esses covardes, que não tem coragem de escrever o nome completo, que não tem coragem de assumir aquilo que escrevem venham para um forum público denegrir o trabalho, a vida e a carreira de pessoas reais, que vivem no Crato.

Eu não darei trégua a imbecis. Todo aquele que escrever no Mural ao lado, ou em comentários, ou enviar e-mails de comentários mas não se identificar, o caminho das mensagens será sempre um só. A Lata de LIXO. Cansei de dar chance a pessoas que julgava serem gente de bem. Não são. Convivemos com o lixo da sociedade, a escória, que não quer se identificar, mas quer atirar pedras nas pessoas que botam a cara e assumem o que fazem.

Anônimo aqui, só na Pedrada!
A própria constituição Brasileira veda o Anonimato.
Quem quer ser do bem, preenche o cadastro de comentarista e envia para nosso e-mail com:

- Nome Completo
- Endereço
- Local de Trabalho e cargo que ocupa
- Telefones da residência e do Trabalho

Dihelson Mendonça
Administração

Re-escrevendo a História: Seu Mozin III Cuba -Por César Mozin


Joaquim Mousinho de Oliveira nome do meu inesquecível pai, essa homenagem vem de encontros re-escrevendo nosso relacionamento quando pré-adolescente e adolescente no Crato. Enquanto aqui em São Paulo atendo nas psicoterapias individuais, de casais e familiares, adolescentes que não respeitam seus pais, confesso que o meu veio Mozin mesmo depois de ter ido para céu há vários anos é e sempre será o meu maior ídolo, só para vocês terem idéia não tem Senna, Pele, todos os kennedys juntos, Mahatma Gandhi , Winston Churchill; maior que seu Mosin, meu eterno veio do Cachimbão só Jesus Cristo.
A ilha foi descoberta pelo Almirante de lá Mar Oceana Cristóvão Colombo na sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo Mundo, no dia 27 de outubro de 1492. A República de Cuba é um país insular americano localizado no norte do Mar do Caribe (ou Caraíbas). Os territórios mais próximos são as Bahamas, a nordeste, o Haiti, a sudeste, os Estados Unidos da América, a norte, a colônia britânica das Ilhas Caymans, a sul, a Jamaica também a sul, e o território norte americano de Navassa, ainda a sul. A sua capital é Havana (em castelhano, La Habana). Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude, com uma superfície de 2.200 km quadrados.A longa ilha de Cuba é a maior destas ilhas das Caraíbas com uma superfície 104.945 km quadrados.O conjunto do arquipélago cubano possui uma superfície de 110.860 quilômetros quadrados e uma extensão territorial de 1.200 quilômetros.Banhada a norte pelo estreito da Flórida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal da Península de Iucatã, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A república compreende toda a ilha, incluindo muitas ilhas próximas como a ilha da Juventude, com a exceção da baía de Guantanamo, uma base naval que está alugada aos Estados Unidos da América desde 1903. A ilha de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo.A ilha de Cuba está formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas majoritariamente na zona sudeste da ilha.

O ponto mais elevado é o Pico Real Del Turquino com 2 005 m. O clima é tropical, embora temperado pelos ventos Alísios. Existe uma estação relativamente seca de Novembro a Abril e uma estação mais chuvosa de Maio a Outubro. Havana é a maior cidade e a capital, e Santiago de Cuba e Camagüey são outras cidades importantes. O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1º de Janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar. No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos. No dia 1º de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota o governo que governava o país. É a partir desse momento que Cuba obtêm sua total e definitiva independência em relação aos EUA. Atualmente, a República Socialista de Cuba é único país socialista do Ocidente, e um dos poucos países do mundo, como a República Popular da China, República Popular Democrática da Coréia e a República Socialista do Vietnã. Cuba é uma república socialista, organizada segundo o modelo marxista-leninista (partido único, sem eleições diretas para cargos executivos, ou imprensa livres), da qual Fidel Castro foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República), e que governou desde 1959 como chefe de governo e a partir de 1976 também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas. Fidel afastou-se do poder em 1 de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da insurgência, por problemas de saúde. Seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel (secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do Conselho de Estado), exercendo-as até 19 de fevereiro de 2008 nessa condição, quando Fidel Castro renunciou oficialmente. Raúl Castro foi eleito novo presidente de Cuba no dia 24 de fevereiro de 2008 em eleição de candidato único.
Um dos maiores amigos do meu pai foi o seu chefe imediato Dr. Fábio, que sempre emprestava a cada da serra para o meu pai nas férias, onde meus irmãos(Quincas,Francisco, Aracy e amigos como nego Hélio, passavam dias maravilhosos de nossas férias. Em umas das rememoráveis caçadas com o meu pai, estávamos voltando de colocar as cervas para os animais que no dia seguinte iríamos pegá-los nas armadilhas,( Cutia,Tatu) meu pai usava a espingarda mais para defesa pessoal. Eu perguntei: Cachimbão por que o senhor ficou tão nervoso quando seus amigos falaram para o Brasil melhorar tinha que se tornar um Cubão?

Cesinha - em primeiro lugar meus amigos nessa área são uns Bestas, o Brasil nunca se tornará uma Cuba, nem um país comunista, isso é devido nossa história. Não entendi, vou lhe explicar, eles ficam alegando que Cuba tem escola para todo mundo, a saúde lá é de primeiro mundo, eles enaltecem as qualidades de um pais que é menor que o Cariri, em detrimento a nossa política atual que é de Ditadura regime fechado. Veja filho, esse assunto não é assunto para você fala no pátio do Diocesano ou na praça, se você comentar eu vou preso. Nossa papai, é sério filho. Fidel deu um tiro no pé quando presenteou os Russos com a Revolução Cubana, o que com a crise dos mísseis 62/63 quase tivemos a terceira guerra mundial. O Jânio comentou suicídio político quando condecorou a Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, 14 de junho de 1928 — eu voltei nele e todos esse meus amigos, ele teve a maior votação da história da democracia do nosso país. Mas mostrou que não sabia nada de política internacional, ninguém brinca com os Estados Unidos, filho, os gringos não têm aliados e amigos, têm interesses, é com esse gesto infantil do nosso presidente, dando ao guerrilheiro Cubano a nossa maior condecoração “O Cruzeiro do Sul”, aí foi a desculpa política que eles tiveram para financiar o Golpe de 64 e outros na América Latina. Cesinha não tivemos uma revolução, revolução foi a Francesa feita pelo povo, tivemos um Golpe Branco, sem derramamentos de sangue sem levante popular. Filho, hoje você completa 15 anos, você é de 23 de janeiro de 1958 ano que nos tornamos pela primeira vez Campeões do Mundo de Futebol. Aqui no Crato, temos eleições para Vereadores e Prefeitos, essa Ditadura mais cedo ou mais tarde vai acabar e não será preciso pegar em armas, devemos pegar em armas sim se Cuba querer invadir o Brasil. Você daqui a dez anos ou mais estará votando em prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidentes. Esses meus amigos votaram em Vargas, JK Juscelino Kubitschek que para mim foi o maior presidente da história de nossa república e no Jânio. Agora filho, não vá pensar você que saindo da Ditadura, da falta de liberdade de imprensa, universitários sumindo, políticos, intelectuais, cantores, sendo exilados, vamos entrar na Democracia aí vamos virar pais de primeiro mundo do dia para noite; com escola pública de nível para todos, saúde para todos, vagas nos vestibulares para todos, Isso é ilusão filho, nesses governos anteriores tiveram corrupção da braba. Não sei se vamos estar vivos, mais com certeza você e os filhos desses Bestas aí, viveram o fim da ditadura e o retorno a democracia, você vai lembrar dessa conversa aqui na Chapada do Araripe olhando para o nosso Cratim, poucas coisa irão mudar, por exemplo o analfabetismo levará décadas para chegar nos níveis que a ONU exigi. As diferenças de classes, você acha que isso acontece mais rápido só por que estaremos em democracia, você acha que teremos um prefeito aqui no Crato ou governador no Ceará que veio da clasee operária, mesmo daqui a 30 ou 40 anos. Então Cesinha, meus amigos enaltecem Fidel, e esquecem de valorizar o professor que dar aulas para os filhos deles aqui no Zé de Brito ou no Colégio Estadual e ganham uma remuneração sofrível. Nunca a América vai deixar acontece outra Cuba aqui na América do Sul. Foi bom você ter me perguntado sobre Cuba e não ao Monsenhor Montenegro ou ao Fausto seus Diretores. Puxa Cachimbão gostei, mas nem tem como comentar isso como meus colegas e amigos, eles não iam se interessar e com meus professores saberiam de imediato que alguém mais velho haveria comentado comigo. Filho o Monsenhor me chamaria lá e com certeza ia exigir que não mais falasse de política com você enquanto você estudasse no Diocesano. Sendo ele, e outros professores de lá pessoas mais entendidas de política nacional e internacional aqui no Crato. Filho, temos famílias Cratense que sofreram represálias políticas, você não brinque com esse tipo de assunto. Pois bem, qual vai ser o Dito para encerrar o nosso papo. Cesinha você sabe o significado do dito popular “o pior cego é o que não quer ver”, não senhor, então lá vai.

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER:

Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos pra Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou pra história como o cego que não quis ver.

Artigo III/2010- São Paulo 23/01/2010
www.sosdrogasealcool.org - psicocesarmousinho@hotmail.com

Cariri Cangaço 2010 - Começam os Preparativos Por:Manoel Severo


O Cariri Cangaço, evento capetaneado pela SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha e URCA - Universidade Regional do Cariri e apoio do ICC, Fundação Pró Memória e ICVC, e ainda a parceria com o Blog do Crato; que reuniu durante seis dias do mês de Setembro de 2009 aqui no cariri cearense, 79 pesquisadores da temática; entre historiadores, pesquisadores, escritores e professores, e apresentou um total de 498 participantes de 11 estados do Brasil; começa ser trabalhado em sua edição 2010.

Neste ano, teremos o evento entre os dias 17 e 22 de agosto. Com o subtítulo: Coronéis, Beatos e Cangaceiros; o evento já tem confirmados inúmeros conferencistas para o desenvolvimento dos temas acima. Os grupos de trabalho já começam a se movimentar. Nesta última semana a curadoria do evento promoveu reuniões com representantes das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha e Barbalha, como também foram recebidos pelo prefeito Samuel Araripe e pelo presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Professor Renato Casimiro.

O Cariri Cangaço 2010 deve seguir o mesmo formato do acontecido ano passado, serão 16 Palestras, distribuidas em seis noites; serão 13 visitas técnicas e teremos ainda a apresentação de 18 grupos artísticos. Em sua nova edição o Cariri Cangaço contemplará ainda os municípios de Aurora, Jati, Porteiras e Brejo Santo, com visitas acompanhada de palestras durante o dia.

Dentro do esforço de construção do Cariri Cangaço 2010, seus organizadores, representados pela Curadoria através de Manoel Severo, das prefeituras, através da Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e ainda da SBEC, através do diretor Aderbal Nogueira, realizaram um conjunto de visitas pelos principais estados do nordeste, divulgando o evento.

Ainda no primeiro trimestre de 2010, teremos o lançamento do Box DVD Cariri Cangaço 2009. Serão 10 Dvd's contendo o que de melhor aconteceu em sua edição 2009. O lançamento acontecerá nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Fortaleza, Mossoró, Natal, Recife, Maceió, Aracaju, Paulo Afonso, Cajazeiras e Serra Talhada. Num grande esforço de consolidação do evento que se mostra como uma das maiores iniciativas do gênero em todo o Brasil.

A programação completa e as informações posteriores serão divulgadas através de nosso Blog do Crato e também através do blog oficial do evento: cariricangaco.blogspot.com

Manoel Severo.

CRATO - Notícias do dia 23 de Janeiro de 2010


Aulas nas escolas públicas municipais começam nesta segunda-feira, dia 25


A Secretaria de Educação do Município do Crato iniciará, a partir desta segunda-feira, o semestre letivo em todas as escolas da rede municipal. O Secretário de Educação do Município, Valentim Dantas, informa que várias atividades já foram desenvolvidas, no sentido de garantir maior organização para esse semestre que se inicia, por meio de planejamento, com lotação de professores, reuniões e a realização da Semana Pedagógica 2010, com a participação dos professores do ensino infantil e fundamental.

Recadastramento do funcionalismo prorrogado para 1º de março

A Prefeitura Municipal do Crato está realizando a atualização do cadastro de todos os servidores públicos. O prazo final para o recadastramento do funcionalismo foi prorrogado para o dia 1º de março de 2010.

Cadastro Único volta a atender normalmente

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, juntamente com a Coordenação Cadastro Único do Bolsa Família, comunica a todos os usuários do Programa, que os atendimentos foram retomados ao público em geral, na Sala do Cadastro Único, na sede da Secretaria de Ação Social. Já para os casos dos benefícios que estão bloqueados ou cancelados, para atualização de cadastros e outros fins, o funcionamento normal será a partir do dia 01 de fevereiro.

Crato continua realizando trabalho de Combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua realizando de forma efetiva o trabalho de combate à dengue no município. As residências estão sendo visitadas pelos agentes, que também têm orientado a população de como se prevenir contra a infestação do mosquito transmissor da doença. O trabalho de conscientização e educação está sendo realizado por meio da Mobilização Social,com palestras nas escolas e divulgação nos meios de comunicação dos principais cuidados que se deve ter em relação ao mosquito. A secretária de Saúde, Nizete Tavares, ressalta a importância da participação da população com os cuidados que se deve ter para combater a infestação do mosquito. Ele destaca a papel da população, como a principal aliada no combate do mosquito da dengue. Recentemente foi intensificado o combate ao Aedes Aegypti nos bairros onde há reicindência de altos índices de infestação. Palestras e um trabalho nos locais onde foram encontrados focos, além de mobilização na comunidade, foram realizados.

Abertas inscrições do Ciclo do Projovem

Estão abertas as inscrições para o novo ciclo do Projovem Adolescente. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS, dos bairros Muriti, Alto da Penha, Vila Alta e Batateira, das 8 às 14 horas. Os projetos são executados por meio da Secretaria de Ação Social do Município do Crato. Poderão participar todos adolescentes que tiverem a idade entre 15 e 17 anos, inscritos no Cadastro Único para ter o número de Identificação Social - NIS, no Programa Bolsa Família, levando xerox do documento do adolescente, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (caso já tenha) e documentos originais do acompanhante ou responsável legal. O ProJovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). O programa tem como objetivos o fortalecimento da família e promover a inserção e integração social. A coordenação do ProJovem convoca os jovens cratenses interessados em participar do projeto, lembrando que as vagas são limitadas.

Prazo de matrículas para o AABB comunidade prorrogado até o dia 29

A Coordenação do Projeto AABB Comunidade, ligada a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, comunica que o prazo de matrículas para os alunos veteranos do projeto foi prorrogado para o dia 29 de janeiro. As matrículas serão realizadas no período da manhã de 8 horas às 12 horas, na AABB. Os documentos necessários são xerox do registro do aluno, xerox da identidade do responsável, declaração da escola e uma foto 3x4 do aluno.

Crato iniciará planejamento para carnaval popular

O Crato iniciará o planejamento para a realização do carnaval popular na próxima semana. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, estará reunida com os representantes dos conselhos para iniciar o início dos trabalhos de planejamento e ouvir propostas. Ano passado, o Centro Cultural do Araripe foi sede das matinês e à noite foram realizados bailes, no local.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

"A bichinha está palanqueira", diz Lula após discurso de Dilma


Fonte: site Terra

VAGNER MAGALHÃES
Direto de São Paulo


Após o discurso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a pré-candidata do PT à sucessão presidencial como "palanqueira". "A bichinha está palanqueira. Palanqueira de primeira", afirmou. O comentário foi feito para o presidente do sindicato, Antônio Neto, durante os cumprimentos após a fala da ministra, o que provocou risos entre os presentes. Como o local do evento era pequeno, o comentário de Lula foi audível pelas pessoas da plateia que estavam mais próximas. Durante o seu discurso, a ministra afirmou que é preciso discutir "o pós-Lula". "É preciso discutir o que será do País pós-Lula. Isso não significa dizer que será preciso começar tudo outra vez. Será uma continuidade do processo e precisamos de vontade política para mudar o País. Se olharmos para trás, de muitos momentos não reconheceremos o Brasil de hoje. O governo Lula resgatou um país desigual, somos respeitados por ter tirado mais de 20 milhões da miséria e criar uma classe média com quase 30 milhões de pessoas", disse.

Após o discurso da ministra, o presidente Lula afirmou que, "por questões legais", não poderia dizer quem seria seu sucessor. "Espero que vocês adivinhem", disse Lula, provocando risos da plateia. No fim do evento, enquanto os sindicalistas se preparavam para uma foto oficial, Dilma conversava com as pessoas que presenciavam o evento. Como só faltava ela para que a fotografia fosse tirada, o presidente Lula chamou, dizendo: "vem pra cá, até parece que é candidata". O chamado foi prontamente atendido.

Juazeiro do Norte - Fracassa a venda do Hotel Municipal - DN


LOCALIZADO NUMA das áreas mais valorizadas de Juazeiro do Norte, o Hotel Municipal não atraiu o interesse dos empresários da região, como pretendia a Prefeitura. Processo de licitação do Hotel Municipal de Juazeiro do Norte estava em andamento há mais de 30 dias.

Juazeiro do Norte. A tentativa inicial de privatização do Hotel Municipal desta cidade, em sua área mais valorizada, o Centro, fracassou. O imóvel, avaliado em cerca de R$ 7,7 milhões, não teve nenhuma adesão de compradores. Na última segunda-feira, às 9 horas, as cartas-propostas do processo de compra foram disponibilizadas no setor de licitação da Prefeitura. O processo estava em andamento há mais de 30 dias e a ideia era atrair principalmente empresários do setor, por conta da demanda de hóspedes, principalmente por ser um dos pontos centrais da cidade. Atualmente, o imóvel está sendo administrado por permissionário. Juazeiro do Norte tem uma demanda turística maior por conta das romarias.

E foi nesse segmento que o prefeito local, Manoel Santana, apostou para a maior participação dos empresários. "Essa foi uma concorrência pública. O mais importante é que não há favorecimentos, a qualquer que seja o grupo empresarial, por isso esperamos muitos concorrentes", diz. Infelizmente, essa não foi a resposta dada pela classe empresarial. Agora, para que haja a abertura de novas propostas, segundo o setor de licitação, é necessária uma nova abertura do processo. A proposta de privatização do hotel, segundo a administração, será uma oportunidade de investimentos em outros setores, como educação e saúde. Para avaliação do Hotel Municipal, foi composta uma comissão de técnicos e pessoal da administração. Atualmente, o imóvel está sendo administrado pela SR Empreendimentos.

O hotel foi construído há 37 anos, na gestão do prefeito Orlando Bezerra. O presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis, Herllon Ravache, disse que o grupo de trabalho foi composto por cinco pessoas e em sete dias o trabalho de levantamento foi feito no local. Uma pesquisa de mercado para os preços dos terrenos foi feita em Juazeiro. Para o local, segundo Herllon, o metro quadrado chega a R$ 600,00. Essa pesquisa, segundo ele, foi feita junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e também na Caixa Econômica Federal. Ele afirma que o imóvel tem uma conservação regular, já que foram feitos reparos pontuais.

Melhoramentos

O local tem preparação para até um quarto andar. As esquadrias em madeiras estão um pouco desgastadas. Um dos andares serve de depósito. Também deverão ser colocados alguns vidros. Mesmo com algumas situações que merecem reparo ou renovações de piso e louças de banheiros, o presidente da Comissão de Avaliação, também engenheiro civil, afirma que o prédio foi construído com uma boa estrutura e não conta com rachaduras, por exemplo. Dentro da averiguação e análise técnica que foi feita, há depreciação em torno de 30% a 40%, conforme Ravache. A ausência de manutenção efetiva, durante todos esses anos, é o principal motivo. "Nunca houve grandes investimentos no local", afirma. Ou seja, quem comprar o hotel tem que levar em consideração que algumas manutenções devem ser feitas.

"Se vender e aplicar o dinheiro na saúde, nos postos onde há falta de medicamentos, é importante. Os hospitais da cidade também precisam ser melhorados", afirma o taxista Luis José de Sousa. Ele é um dos moradores da cidade que conhece a história do hotel de perto. Para o garçom Faelbe Antônio dos Santos, a venda pode ser um aspecto positivo para a cidade. "Acho que a venda é uma boa alternativa, pelo menos poderá ter reforma e modernização e a oferta no centro da cidade de uma melhor opção de hospedagem para o turista", considera ele.

COTAÇÃO

7,7 milhões de reais é o valor médio estimado para o Hotel Municipal de Juazeiro do Norte. O imóvel está sendo administrado pela SR Empreendimentos e necessita de alguns melhoramentos

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Edição de hoje, 23 de Janeiro de 2010

Candomblé na terra do Padim - Reportagem: Elizângela Santos


Nota do Blog do Crato
- Juazeiro dá um grande exemplo de tolerância religiosa. De que é possível a convivência de pessoas de inúmeras crenças, costumes e tradições. Quiçá esta tolerância e respeito demonstrado nas ruas de Juazeiro do Norte pudesse se espalhar pelo mundo, faríamos deste, um lugar melhor.

OS ADEPTOS DO CANDOMBLÉ saíram pelas ruas centrais de Juazeiro do Norte, seguindo pela Rua São Pedro até chegar na Praça Padre Cícero, onde apresentaram músicas e danças de origem africana. Combater o preconceito contra as religiões de ascendência africana foi o objetivo de manifestação no Cariri

Juazeiro do Norte. O Candomblé sai às principais ruas deste município para a 1ª Caminhada de Combate à Intolerância Religiosa, que marcou o dia 21 de janeiro em lembrança à data de invasão por neopentecostais de uma casa de candomblé na Bahia e uma mãe-de-santo acabou morrendo. Desta vez, apenas um terreiro do João Cabral, com cerca de 50 integrantes, decidiu participar da caminhada. São cerca de 40 terreiros na terra fundada pelo Padre Cícero e que tem como principal marca o Catolicismo popular. A caminha partiu da praça da Prefeitura Municipal, seguindo pela principal rua do Centro da cidade, a São Pedro, terminado com uma apresentação e várias manifestações de apoio ao movimento, na Praça Padre Cicero. As pessoas saiam às ruas para ver as mulheres vestidas de branco, turbante e com colares de conta no pescoço. No trio elétrico, o som dos tambores e a voz do canto que veio da África ecoou pela liberdade de culto sem preconceito.

Influência religiosa
A casa de candomblé Ilê Axé Omindandereci Mutalegi e o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) decidiram fazer o evento pela primeira vez em Juazeiro do Norte, por ser uma cidade de marcante influência religiosa. E não só do Candomblé, mas constantemente são abertas novas igrejas na cidade, principalmente pentecostais. Para a mãe-de-santo do terreiro Ilê Axé Omindandereci Mutalegi, Maria Isabel Galdino, essa forma de manifestação é sagrada e o objetivo de vir às ruas é quebrar o preconceito que existe em relação ao Candomblé. "Não viemos às ruas para afrontar religião nenhuma; pelo contrário, estamos aqui para unir todas as religiões. Queremos paz e união", explica. A questão do preconceito é uma das razões principais da caminhada, segundo os seus organizadores, para a quebra dessa situação que vem desde os primeiros momentos que os escravos chegaram ao Brasil e tiveram segregada a sua forma de manifestação religiosa.

De acordo com a mãe-de-santo, o preconceito faz muito mal a todos. "A gente sai nas ruas e sente isso e temos que quebrar esse preconceito. A gente quer mostrar para as pessoas que o Candomblé é igual a qualquer outra religião", diz. Maria Isabel Galdino acrescenta que todos os grupos foram convidados para participar da caminhada e, por causa do preconceito, eles não saem dos terreiros para as ruas, mesmo mantendo uma prática religiosa frequentemente. O mestre em Sociologia e integrante do Grunec, Ronald Albuquerque, afirma que a principal forma de poder quebrar o preconceito existente contra os praticantes do Candomblé é a divulgação das manifestações religiosas principalmente as africanas. "Até porque a grande maioria da nossa população é de negros e descendentes e essa religião mostra melhor do que qualquer outra a própria história do negro. Foi através da religiosidade que os negros permaneceram unidos", disse.

De acordo com Ronald, há um preconceito por ser uma religião de escravos. Esse tipo de manifestação religiosa foi igualada à magia, até porque era uma forma de defesa de unidade dos negros. "Mesmo assim, alguns grupos que permanecem identificados e não foram assimilados de forma concreta permanecem, às escondidas, mantendo a sua religiosidade e sua tradição", destaca.

Direitos humanos
O advogado da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de Juazeiro, Miguel Ângelo, afirma que é de suma importância defender os diretos humanos, e é com esse objetivo que a OAB tem buscado apoiar os movimentos sociais. O intuito do movimento, segundo ele, é demonstrar que essa pauta é internacional e vem sendo defendida por todos os grupos, pela tolerância das religiões. "A diferença existe e não tem com negar, mas quanto mais ela estiver diferenciada e se aceitar, maior o avanço democrático", afirma.

Registro fotográfico

O registro desses terreiros no Cariri também vem sendo foco de estudo do fotógrafo Rafael Vilarouca. Ele começou a captar imagens dos terreiros de candomblé, nos municípios do Crato e de Juazeiro do Norte.

Com esse material, o fotógrafo pretende escrever uma obra literária, que deve contar também com artigos de estudiosos do tema, e realizar uma exposição da imagens clicadas por sua câmera dessas manifestações religiosas. "É uma forma de contribuir para a quebra desse preconceito e mostrar a beleza existente nesses cultos religiosos", completa Rafael Vilarouca.

RESPEITO

"A caminhada mostrou o respeito da população pelas religiões de origem afro"
RONALD ALBUQUERQUE
Mestre em Sociologia e integrante do Grumec

"Não viemos às ruas afrontar religião nenhuma, mas para unir todas elas"
MARIA ISABEL GALDINO
Mãe-de-santo

FIQUE POR DENTRO

Culto dos orixás

Candomblé é um culto dos orixás, de origem totêmica e familiar. É uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá e México. A religião tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica. Foi desenvolvida por sacerdotes africanos.

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Rua Cel. Secundo, 263
Centro, Crato (CE) - Telefone (88) 3521.0486.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Revista "Forbes" divulga lista de maiores fracassos de bilheteria nos últimos 5 anos


O filme "A Grande Ilusão", dirigido por Steven Zaillian e que tem Sean Penn como protagonista, é o maior fracasso de bilheteria dos últimos 5 anos, segundo uma lista publicada hoje pela "Forbes". A produção, do ano de 2006 e que conta ainda com Kate Winslet, Jude Law, Anthony Hopkins e James Gandolfini, gerou apenas US$ 9 milhões --bem abaixo do orçamento de US$ 55 milhões. O segundo lugar ficou para "The Express - A história de Ernie Davis", de 2008. O filme conta a trajetória de um jogador de futebol americano universitário que sofreu com o preconceito racial. Seu orçamento foi de US$ 40 milhões, contra US$ 10 milhões em bilheteria.

O terceiro lugar é de "Stay - Entre a vida e a morte", produção de 2005 que conta com Ewan McGregor e Naomi Watts no elenco. Foram apenas US$ 8 milhões recuperados, e US$ 30 milhões gastos. Também aparecem na lista "Grindhouse" (2007), de Quentin Tarantino; "Invasores" (2007), com Nicole Kidman; e dois com Eddie Murphy como estrela: "Minha filha é um sonho" (2009) e "O grande Dave" (2008).

da Efe, em Los Angeles - Via Folha OnLine

Sonhos de Poesia - Por: Antonio Sávio


Na contabilidade dos sonhos,
Os medos, as rédias e os freios
Farejam nos calcanhares dos sonhadores.
O sonho no voo da bailarina,
No passo do dançarino,
Na pincelada sensível na tela
Estão os passos que marcam
As pegadas da evolução do homem na terra.
O poema vibra no estalar
Das vagas que se fazem em espumas
Como rendas no ocre da praia.
O sonho está onipresente,
E a poesia vaza seus versos
Em qualquer lugar.

Foto: Rui Pedro Queiróz

A pequenez de todos nós - Por: Luiz Caversan


Somos pequenos, ínfimos, frágeis, pouco mais que pó ou barro, e este ano começou de maneira a sentirmos muito forte e claramente isso: o que sobretudo nos diferencia dos demais também ínfimos seres que habitam este planeta é a nossa capacidade de certificar essa fragilidade e nos compadecermos disso. Mas essa capacidade de constatação e a necessária tristeza que advém e nos assalta torna-nos ainda mais frágeis. Hoje ouço o pai de um soldado brasileiro morto no Haiti, com a voz embargada, tentando convencer o entrevistador de que estava feliz, porque o corpo do filho iria para um memorial do Exército. "Ele sempre quis servir o Exército e agora pode descansar em paz".

Como assim? Tratava-se de um rapaz de 20 anos, a última coisa que ele queria na vida era descansar. Mesmo nesta tentativa de se engrandecer diante da tragédia, procurando alguma coisa que justificasse sua perda, o homem sofria na sua incomensurável fragilidade. Do Haiti para Higienópolis: o zelador do meu prédio é um homem bom. Forte, feliz, mas nos últimos tempos com uma sombra a obscurecer sua fronte, sempre que conversávamos, por conta da netinha, que desde o nascimento vinha e ia de hospitais por conta de uma má-formação.

Hoje, o interfone tocou e, com a voz trêmula, ele me conta: "Ela não aguentou. Minha netinha foi embora". Desci para dar um abraço no meu amigo, com um nó na garganta e, ao sentir o calor e o aperto de mão forte daquele homem grande e tenaz, senti eu a pequenez de que falo. Inexorável.

Já se vai quase um mês, mas ainda resiste na memória a imagem daqueles jovens lindos apesar de sua profunda e inconsolável tristeza, se abraçando junto ao caixão do amigo que sucumbiu ao desmoronamento em Angra. Este foi o "programão" televisivo do comecinho do ano, lembra?, ver aquele paraíso de Angra que conheço tão bem abrindo sua bocarra vermelha de terra e sangue como se fosse a porta do inferno? Essa televisão, viu, vou te contar, é o arauto das desgraças com uma força tão grande e com um impacto tão cruel que só aumenta ainda mais a nossa finitude, aquela...

Haiti de novo: veja que também não sai da retina, de jeito nenhum, aquele menininho negrinho todo sujo e remelento olhando olhão arregalado, com uns olhos que nunca vou esquecer (já sonhei com eles...), a movimentação em sua volta, ninguém dando a menor bola pra ele. Lembra, apareceu na Globo várias vezes? Será que o cinegrafista, depois de cumprir seu triste papel, foi lá e pegou o menininho no colo, amparando-o e acalmando-o ainda que um pouco, tentando em vão fazê-lo se sentir minimamente filho de Deus? Vou morrer sem saber...

Desastres. Angra é longe, o Haiti é outro mundo, mas o Sumaré e a Pompeia são bairros que eu conheço, onde já morei, a menos de três quilômetros daqui e agora, e é isso que dá um frio na espinha e um amargor na boca do estômago, saber que ali morreu gente soterrada, ali tem barranco desabando e levando tudo.

Tudo...

O que é esse tudo que temos e que vemos tanta gente sofrendo quando perde...tudo? Tudo o que temos, ai, é, de verdade, essa nossa pequenez. Essa tal, que vai nos acompanhar até daqui a pouco, nessa nossa curta, curtíssima jornada durante a qual tentamos acumular coisas, na tentativa de dar sentido a uma finitude inescapável.

Por: Luiz Caversan, 54, é jornalista, produtor cultural e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos Cotidiano, Ilustrada e Dinheiro, entre outros. Escreve aos sábados para a Folha Online.

Foto: http://1.bp.blogspot.com/_JvfHU9zw0ns/R8pbhvsywuI/AAAAAAAAAbY/koUkJ5yd6hs/s400/A+CRIAN%C3%87A+FR%C3%81GIL.jpg

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 23 de Janeiro de 2010


Bom Dia!


Há tempos não fazíamos esta coluna, que é uma das minhas favoritas, mas também uma das que mais trabalho dá. E hoje conversaremos sobre... Bem, hoje é sábado. Dia de descontração, final de semana, dia de pensar sobre o que aconteceu na semana. E aqui no Blog do Crato, esta foi uma semana de reclamações. Se os leitores observarem bem, voltamos a publicar a seção de Reclamações e Reivindicações da população que não era feita há algum tempo. Devo frisar que o Blog do Crato, apesar de gozar da simpatia de muitos homens públicos, se coloca sempre do lado da população, e sempre temos por meta fazer a ponte entre o povo e o poder público. Quanto mais forte for os nossos laços entre um e outro, poderemos nos colocar como mediadores de certas questões. Nesta semana tivemos uma questão que continua em aberto, sobre o grande barulho provocado pela sonorização da Igreja da Sé em Crato, bem como reclamações para a retirada dos camelôs daquele logradouro. Em conversas que mantive com o prefeito Samuel Araripe, pelo menos no segundo caso, é intenção da prefeitura promover a reforma das praças centrais da cidade, inclusive com monitoramento através de câmeras de vídeo, e gravação das atividades, a fim de prevenir vandalismos e outros males. E que o ano de 2010 será marcado por campanhas educativas. Uma iniciativa realmente bem-vinda, porque parte-se do princípio de que antes de multar, de punir, é preciso primeiro educar. Mas no caso, quando somente as campanhas educativas não funcionam, o único meio que a população entende é a punição. Até porque ninguém está acima da Lei. As leis foram feitas para serem respeitadas. Bom Dia!

Previsão do Tempo

Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. Você não está se confundindo! É essa a mesma previsão do tempo de ontem, feita pelo mais respeitável site de meteorologia do país. E aí deu certo ? Não! Ontem foi um dia nublado aqui em Crato, mas infelizmente ( Ou felizmente ), não choveu. De qualquer modo, o climatempo tem fornecido bons dados sobre as temperaturas, que a partir do mês de dezembro, como acontece todos os anos, começaram a cair. A máxima prevista para hoje é de 28 graus e a mínima de 18. Tenham um Bom Dia!

ALMANAQUE

23 de janeiro. Dia de Santo Ildefonso

Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade. Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal. Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.

Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados. Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.

Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.

O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.

Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.

EVENTOS HISTÓRICOS

Eventos históricos

* 1368 - Zhū Yuánzhāng ascende ao trono da China como Imperador Hongwu, dando início à Dinastia Ming, que governaria a China por quase três séculos.
* 1556 - Um sismo atinge as províncias chinesas de Shaanxi, Shanxi e Henan, causando a morte de 830 mil pessoas. Este foi o sismo que mais causou vítimas fatais em toda a história.
* 1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Guilherme une os estados protestantes dos Países Baixos, Zeeland, Utrecht, Gueldria e a província de Groningen na União de Utrecht. Mais tarde, esta união desencadeará a separação destes territórios da Espanha.
* 1637 - Chegada de Maurício de Nassau ao Recife.
* 1769 - Decreto que cria, em Pombal, uma fábrica de chapéus finos de propriedade régia.
* 1808 - Desembarque de Dom João VI e a Família Real Portuguesa na Bahia.
* 1827 - Fundação do Condado de Shelby.
* 1857 - Incorporação da cidade de Vancouver.
* 1918 - Beatificação de Nuno Álvares Pereira pelo Papa Bento XV.
* 1960 - O batiscafo Trieste atinge a profundidade recorde de 10 916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas.
* 1986 - Editada resolução que exige Estudo de Impacto Ambiental nos projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição.
* 1993 - Marc Andreessen anunciou em um grupo de discussão da Usenet que estava disponibilizando para download o navegador X Mosaic, precursor do Netscape Navigator.
* 1997 - Entra em vigor a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil.
o 1997 - Guilherme de Pádua é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da atriz Daniela Perez.
* 2003 - Último sinal recebido pela sonda Pioneer 10 antes de mergulhar no espaço exterior.
* 1958 - O jurista Afonso Arinos de Melo Franco é eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
* 1944 - O Avaí Futebol Clube derrota o América de Joinville por 14x3 na final do Campeonato Catarinense.
* 1984 - Hulk Hogan derrota The Iron Sheik no World Wrestling Entertainment Championship em Madison Square Garden.
* 2001 - Fundação do Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura

Nascimentos

* 1350 - Vicente Ferrer, religioso espanhol, que foi beatificado pelo Papa Calisto III (m. 1419).
* 1783 - Henri Beyle (Stendhal), escritor francês (m. 1842).
* 1805 - Dom José Afonso de Moraes Torres, bispo brasileiro (m. 1865).
* 1832 - Édouard Manet, pintor francês (m. 1883).
* 1857 - Andrija Mohorovičić, meteorologista, sismologista e geofísico croata (m. 1936).
* 1862 - David Hilbert, matemático alemão (m. 1943).
* 1864 - Grigori Rasputin, místico russo (m. 1916).
* 1876 - Otto Paul Hermann Diels, químico alemão (m. 1954).
* 1884 - Viriato Correia, jornalista e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras (m. 1967).
* 1898 - Sergei Eisenstein, cineasta soviético (m. 1948).
* 1906 - Deolindo Amorim, propagador do Espiritismo no Brasil (m. 1984).
* 1907 - Hideki Yukawa, físico japonês (m. 1981).
* 1915 - William Arthur Lewis, economista inglês (m. 1991).
* 1918 - Gertrude B. Elion, bioquímica estadunidense (m. 1999).
* 1920 - Gottfried Böhm, arquiteto alemão.
* 1921 - Silvio Gazzaniga, escultor italiano.
* 1923 - Walter M. Miller, Jr., escritor estadunidense (m. 1996).
* 1928 - Jeanne Moreau, atriz francesa.
* 1929 - John Charles Polanyi, químico canadense.
* 1931 - Rubens Corrêa, ator brasileiro (m. 1996).
* 1933 - Joãosinho Trinta, coreógrafo e carnavalesco brasileiro.
* 1941 - João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro.
* 1943 - Vital Farias, cantor e compositor brasileiro.
* 1944 - Rutger Hauer, ator holandês.
* 1946
o Arnoldo Alemán, político nicaraguense.
o Boris Berezovsky, mafioso russo.

Falecimentos

* 1199 - Almançor, califa almóada (n. c. 1160)
* 1516 - Fernando II de Aragão (n. 1452)
* 1744 - Giambattista Vico, filósofo italiano (n. 1668)
* 1820 - Príncipe Eduardo Augusto da Inglaterra (n. 1767)
* 1875 - Marquês de Sapucaí (n. 1793).
* 1883 - Gustave Doré, pintor e ilustrador francês (n. 1832)
* 1905 - Rafael Bordalo Pinheiro, desenhador, aguarelista, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor português (n. 1846)
* 1931 - Anna Pavlova, bailarina russa (n. 1881)
* 1943 - Alexander Woollcott, crítico e comentarista do 'The New Yorker magazine' (n. 1887)
* 1944 - Edvard Munch, pintor norueguês (n. 1863)
* 1976 - Paul Robeson, ator, atleta, cantor, escritor e ativista estadunidense dos direitos políticos e civis (n. 1898)
* 1986 - Joseph Beuys, artista alemão (n. 1921)
* 1989 - Salvador Dalí, pintor espanhol (n. 1904)
* 1991 - Northrop Frye, crítico literário canadense (n. 1912)
* 2002 - Pierre Bourdieu, sociólogo francês (n. 1930)
* 2005 - Johnny Carson, humorista estadunidense (n. 1925)
* 2007
o A. H. de Oliveira Marques, historiador português (n. 1933)
o Ryszard Kapuściński, jornalista polaco (n. 1932)

Fontes: Edições Paulinas, Wikipedia, Climatempo

Pensamento do Dia II - Dedicado aos Céticos


"Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."

Benjamin Franklin

Tragédia de Angra pode repetir-se em Guaramiranga - Por: Egídio Serpa


Pela ausência dos Governos e também por vários outros motivos, incluindo a corrupção, o que se passou no litoral Sul do Rio de Janeiro e ainda se passa na capital e em cidades do interior de São Paulo, deve servir de alerta às autoridades cearenses. Se a estação de chuvas deste 2010 for intensa aqui no Ceará, há a possibilidade de que se repitam na serra de Baturité, principalmente na sede municipal da pequena Guaramiranga, a tragédia de Angra dos Reis e da Ilha Grande. Se alguém duvida, suba aquela montanha e testemunhe o que nela se faz. E o que lá se faz é o mesmo que se fez no Sudeste: derruba-se a mata, desnuda-se a encosta, aplaina-se o terreno e constrói-se a boa casa de alvenaria, com jardim e piscina. A qualquer momento, a natureza encharcada, deslizando de cima para baixo, sem aviso prévio, vai querer de volta o que lhe foi tomado. Aqui mesmo em Fortaleza, na beira dos rios Maranguapinho e Cocó, onde o Poder Público só agora começa a agir, centenas de casebres habitados por famílias paupérrimas e construídos à revelia da Lei, compõem a crônica de uma tragédia anunciada. O Ibama, a Semace, a Defesa Civil, a Polícia e as respectivas prefeituras municipais serão responsabilizados pelo que, por causa das chuvas, vier a ocorrer nos municípios da Serra de Baturité e nas margens dos rios de Fortaleza, cujas áreas foram e permanecem ainda irregularmente ocupadas.

Por: Egídio Serpa - Via Fábio Oliveira

Pensamentos do Dia - 23 de Janeiro de 2010


"Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade."

Aristóteles

"A verdadeira coragem está em fazermos sem testemunha o que seríamos capazes de fazer diante de todo mundo."

François La Rochefoucauld

"Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade."

Bertrand Russell

"Nossos pensamentos mais importantes são os que contradizem nossos sentimentos."

Paul Valéry

"O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele."

Marco Aurélio

Hoje na História homenageia o Pintor Salvador Dali


HOJE NA HISTÓRIA


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.

Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte. Ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

Biografia

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 8h45 da manhã de 11 de maio de 1904, no número vinte da carrer (rua) Monturiolin da vila de Figueres, Catalunha, Espanha. Seu irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), havia morrido de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de agosto de 1903". Seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irrascível e dominador, sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artistícos do filho.. Dalí também teve uma irmã, Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, ela publicou um livro sobre seu irmão, "Dalí visto por sua irmã".

Dalí frequentou a Escola de Desenho Municipal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. Sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.

Em fevereiro de 1921 sua mãe morreu de câncer de mama. Dalí, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte de sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava ela… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas de minha alma" Após a morte Felipa Domenech Ferrés, o pai de Dalí casou-se com a irmã de falecida esposa. Dalí não resentiu este casamento, como alguns pensam, pois ele tinha um grande amor e respeito em relação à tia.

Paris e Madri

Em outubro de 1921, Dalí foi viver em Madrid, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Já então Dalí chamava a atenção nas ruas como um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos cubistas ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento, dado que tudo o que sabia de arte cubista provinha de alguns artigos de revistas e de um catálogo que Ramon Pichot lhe oferecera, visto não haver artistas cubistas, neste tempo, em Madrid).

Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel.[14] Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar[15].Seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, em sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.

Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema catalão "Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") de seu amigo, o poeta Carles Fages de Climent. Foi nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde encontrou-se com Pablo Picasso, que era reverenciado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) O artista mais velho já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Juan Miró. Nos anos seguintes, realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio. Algumas tendências no trabalho de Dalí que iriam permanecer ao longo de toda a sua carreira já eram evidentes na década de 20, principalmente por Raphael, Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. As exposições de seus trabalhos em Barcelona despertaram grande atenção e uma mistura de elogios e debates e causando por parte dos críticos. Nesta época, Dalí deixou crescer o bigode, que se tornou emblemático a ele, estilo baseado no pintor do século XVII espanhol Diego Velázquez.

Em 1929, colaborou com o cineasta espanhol Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou, e conheceu, em agosto, a sua musa e futura mulher, Gala Éluard (cujo nome verdadeiro é Elena Ivanovna Diakonova, nascida em 7 de Setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia), uma imigrante russa dez anos mais velha que Dalí, casada na época com o poeta surrealista Paul Éluard. Juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse (embora o seu trabalho já estivesse há dois anos sendo influenciado pelo surrealismo). Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos deste 1929, casaram-se numa cerimónia civil.

A política desempenhou um papel significativo na sua emergência como um artista. Ele foi por vezes retratado como um apoiante do autoritário Francisco Franco.André Breton, líder do movimento surrealista, fez um grande esforço para dissociar o seu nome do surrealismo. A realidade é provavelmente um pouco mais complexa. Em qualquer caso, ele não era um anti-semita, pois era inclusive amigo do famoso arquiteto e designer Paulo László, que era judeu. Ele também proferiu grande admiração por Freud(a quem ele conheceu), e Einstein, ambos judeus.

Em sua juventude, Dalí abraçou por um tempo tanto anarquismo como o comunismo. Em seu livro, Dalí, em 1970, declara-se um anarquista e monarquista. Enquanto na cidade de Nova Iorque em 1942, ele denunciou o seu colega, o cineasta surrealista Luis Buñuel como ateu, o que levou Buñuel a ser despedido de sua posição no Museu de Arte Moderna e, posteriormente, constar na lista negra da indústria cinematográfica estadunidense. Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, Dalí fugiu e se recusou a alinhar-se a qualquer grupo. Após o seu regresso à Catalunha após a Segunda Guerra Mundial, Dalí se tornou mais próximo ao regime de Franco. Alguns declaram que Dalí apoiou o regime de Franco, felicitando-o por suas ações tendências de "limpar a Espanha de forças destrutivas". Dalí, depois de ter retornado para a religiosidade católica, e cada vez mais à medida que o tempo passava, Dalí certamente referia-se à comunistas, socialistas e anarquistas, que haviam matado quase 7000 religiosos e religiosas durante a Guerra Civil Espanhola. Dalí enviou uma mensagem a Franco, "elogiando-lhe por assinatura a morte e os mandados de presos políticos." Dalí encontro Franco uma vez Dalí sequer reuniu-se pessoalmente Franco para pintar um retrato de sua neta. É impossível determinar se suas homenagens a Franco foram sinceros ou caprichosos, uma vez que ele também enviou um telegrama louvando o romeno Nicolae Ceauşescu, líder comunista. O jornal diário romeno "Scînteia" publicou-o, sem suspeitar seu aspecto de troça.

Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.


Gala morreu em Port Lligat na madrugada de 10 de Junho de 1982 Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou seu sistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos, a "cada vez saudável" Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pelo Mal de Parkinson.

Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Gala. Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras — talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal — mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.

Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um devoto de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989, enquanto o seu favorito e recorde de Tristan Isolde jogava, morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere. onde ocorreram seu funeral, primeira comunhão, e de batismo, a três quarteirões da casa onde nasceu.

Fonte: Wikipedia

Publicidade - DULARE MÓVEIS - Uma grande loja se instalou em Crato !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30