xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/01/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 janeiro 2010

Programa COMPOSITORES DO BRASIL - Convidado: Cleivan Paiva


Programa Compositores do Brasil
Toda Quinta-feira - 14:00 - Rádio Educadora do Cariri

Por Zé Nilton

Cleivan Paiva é de Simões, no Piauí. Veio para o Crato na década de setenta. Aqui encontrou um movimento efervescente liderado por muitos artistas, e logo encontrou um jovem rebeldista de talento e armado até os dentes com muitas poesias, músicas e propostas, o excelente e hoje premiadíssimo cineasta Rosenberg Cariri. E com ele iniciou uma sequencia de prestigiadas parcerias.

Cleivan foi um dos primeiros violonistas e principalmente guitarrista do maravilhoso conjunto Ases do Ritmo, que fez a alegria da danceteria dos anos setenta nos bailes e tertúlias da região.

Sem dúvida, houve na região, no final da década de sessenta e em toda década de setenta, verdadeiras escolas musicais, formadoras de uma variedade de músicos que estão aí até hoje palmilhando os caminhos da arte, infelizmente nem sempre devidamente reconhecidos, mas orientam e produzem os novos talentos no registro de suas composições. Cito alguns: Edilberto, Lifanco, Hugo Linard, Jayro Stark, Libério, Divane Cabral, Cleivan Paiva, Maestro Felipe, Rosenberg Cariri, Batista...

Guardo comigo uma passagem hilária quando do segundo Festival da Canção em Crato, já que o primeiro fora em Juazeiro do Norte, em dezembro de 1968, quando um concorrente precisou acompanhá-lo em seu bolerão nostálgico.

- Vai Cleivan, vai Zé Nilton, pediu a apresentadora do Festival, Fátima Barreto, aos únicos instrumentistas imediatamente à disposição da comissão organizadora.

Cleivan disse: não vou!

Sobrou pra mim. Lembro-me que acompanhei ao violão, vaiado pela platéia, o desafinado concorrente no seu bolero fora de moda. Alguns compositores presentes acharam que a música seria de minha autoria. Havia como sempre houve uma rivalidadezinha das turmas, sendo que a turma da Quadra era a mais afoita.

Cleivan seguiu mundo a fora mostrando sua arte musical, e chegou a se apresentar em casas noturnas na capital paulista. Como disse o músico e cineasta Firmino Holanda, também atuou em festivais: na Tupi classificou “Perímetro Urbano” (Nota: Na ocasião defendida por Marku Ribas, incluída [no disco “Guerra e Paz”] nele rende tributo a Victor Assis Brasil, tocando-a com arranjo do genial saxofonista). Antes disso, participou do Festival Universitário de SãoPaulo, com trabalhos em parceria com Rosenberg Cariry e Ivan Alencar.

O nosso ilustre compositor procurou nas frestas da MPB, no sul maravilha, exercitar sua arte em movimentos vanguardistas formando com músicos de origem de todas as tendências do século XX o conjunto “Ave de Arribação”. Foi para o meio do povo, para as feiras e periferias da paulicéia desgraçada, mostrar o que infelizmente o povão nem sempre capta, por estar com os ouvidos impregnados de sons que todas as mídias lhe incutem como valor imediato.

Cleivan acompanhou grandes músicos como Djavan e outros, em shows e gravações. É o compositor das trilhas sonoras dos filmes do cineasta caririense Rosenberg Cariry. É referência no cenário musical do Ceará e do Brasil.

Preferiu ficar no Crato, ao lado da sua família, dispensando a sua gravadora para os músicos de várias tendências, sem preconceitos, mas sempre atento em mostrar caminhos que primem pela elevação da música de qualidade.

Nesta perspectiva, termino este texto citando a poeta Socorro Moreira declarando seu respeito e reconhecimento ao grande compositor brasileiro:

“Até um dias desses, Cleivan era meu vizinho.
Cruzávamos no dia a dia, nas calçadas e na bodega da esquina.
Conheço e admiro o seu trabalho desde nem sei quando.
Quando mudou de endereço, a rua sentiu faltas daquele violão no batente,
Quando a noite fazia silêncio
Sem dúvidas, um dos mais talentosos violonistas brasileiros!
E pensar que ele é nosso, mora no Crato...
Merece ser prestigiado e homenageado com todo o nosso entusiasmo.”

Nessa quinta-feira, no programa Compositores do Brasil, na Rádio Educadora do Cariri, Cleivan vai falar e tocar ao vivo a sua arte, merecedora de todos os aplausos pelo que representa para a identidade da música popular brasileira.
Quem ouvir, verá !

Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri – 1020 khz
Apoio. CCBN


Sábado é no café estação!

Jornal da AABNB homenageia José Nilton Mariano. – por Carlos Eduardo Esmeraldo


E
m sua edição de dezembro último, o Jornal da AABNB, órgão da Associação dos Aposentados do Banco do Nordeste do Brasil, em sua seção “Nossa gente” prestou significativa homenagem ao nosso amigo José Nilton Mariano pelos relevantes serviços por ele prestados à instituição do Banco do Nordeste do Brasil. Eis alguns tópicos da homenagem:

“José Nilton Mariano Saraiva é natural do Crato-CE, e ingressou no BNB em Santa Cruz no Rio Grande do Norte em 1968. Trabalhou também em Juazeiro do Norte e em seguida na Direção Geral do BNB em Fortaleza, no Departamento Financeiro como Analista Administrativo e por mais de dez anos foi Chefe do Setor de Pagamentos do Departamento Financeiro do BNB.”

A nota de homenagem destaca a graduação de José Nilton em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e acrescenta que ao aposentar-se, irmanou-se à AABNB e AFBNB em defesa dos funcionários e aposentados através de mais de 120 cartas e artigos publicados nos jornais de Fortaleza, no período de 1996 a 2005.

Foi mencionada também a publicação de dois livros, “por conta dos quais ele foi denunciado à Polícia Federal e intimado lá comparecer (sozinho), a fim de prestar esclarecimentos sobre as graves denúncias ali contidas.” Após duas horas de interrogatórios por experientes delegados, José Nilton Mariano foi parabenizado pelo “exercício pleno da cidadania”.

Daqui formalizo meus votos de parabéns ao ilustre cratense.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Está claro que o PAC é apenas uma peça de ficção, diz Marisa Serrano, Senadora - RS

PSDB reage à declaração de Dilma e diz que PAC é slogan publicitário

O PSDB reagiu nesta terça-feira à declaração da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de que a oposição ameaça acabar com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) se vencer as eleições presidenciais em outubro deste ano. Em nota, a vice-presidente do partido, senadora Marisa Serrano (MS), disse que o PAC é um "slogan publicitário" sem "foco nem objetivo", num sinal de que os tucanos realmente pretendem extingui-lo caso sejam eleitos. A senadora diz, porém, que a oposição vai manter programas sociais do governo Lula, como o Bolsa Família, caso venha a vencer as eleições. Em relação ao PAC, Serrano afirma que o programa não pode ser "levado a sério".

"Está claro que o PAC é apenas uma peça de ficção. E isso ficará cada vez mais demonstrado este ano, à medida que a propaganda e o discurso eleitoral não corresponderão aos fatos concretos. O PSDB quer verdade, transparência, coerência e honestidade. Sem isso, a democracia e o povo brasileiro serão os verdadeiros derrotados", diz a nota. Segundo a senadora, o PAC "não passa de um amontoado de obras sem foco nem objetivo". A inauguração de obras do programa, na opinião de Serrano, servem para fazer palanque à candidatura de Dilma à Presidência da República.

"As raras inaugurações têm servido, apenas, para o treinamento intensivo do uso de palanques eleitorais para a ministra. Não convence nem pode ser levado a sério", diz na nota.

A senadora afirma, ainda, que Dilma tem "reconhecida falta de experiência política", por isso segue "artimanhas do PT" para ganhar as eleições. "Ela adota as conhecidas artimanhas do PT que, historicamente, aprimorou de maneira nunca vista a retórica do medo e da mentira. Foi assim em 2006, quando criou a fantasia sobre o fim dos programas sociais e da privatização de empresas estatais. Felizmente, não se consegue enganar o povo o tempo todo", afirmou. A nota do PSDB foi assinada por Serrano uma vez que o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), está fora do país.

Discurso

Ao discursar hoje durante inauguração de obra do governo federal em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, a ministra e pré-candidata do PT afirmou que o governo não vai permitir que a oposição acabe com projetos como o PAC. 'O próprio presidente do partido de oposição disse que acabaria com o PAC como uma das medidas que seriam tomadas, porque o PAC não existe. O que é muito grave, porque nós estamos aqui inaugurando uma obra concreta e essa é uma questão que nós não podemos deixar', disse Dilma em discurso na entrega de barragem na cidade de Jenipapo de Minas, região do empobrecido Vale do Jequitinhonha. Ela afirmou que seus opositores 'vira e mexe' querem acabar com os programas do governo, citando o Bolsa Família, além do PAC.

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

CRATO - Notícias do dia 20 de Janeiro de 2010


Prefeito e equipe se reúnem para tratar de implementação de projetos em Crato com Secretaria das Cidades

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, secretários e equipe técnica da administração, estiveram reunidos durante a tarde de ontem, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, para tratar de etapa de implementação do Projeto Cidades do Ceará, do qual o Crato contará com várias obras nas áreas de infraestrutura urbana e saneamento. Esteve presente uma equipe da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado. Na ocasião foram discutidos os componentes de fortalecimento institucional e a gestão regional.

Obras como a Encosta do Seminário, Aterro Sanitário e revitalização das praças do município, além do fortalecimento institucional, com capacitação de pessoal e modernização dos serviços foram debatidos. Serão investimentos oriundos da administração, Banco Mundial e Governo do Estado. Esses projetos foram contemplados no Plano de Requalificação Urbana, e justificam um investimento nos próximos anos para o município no valor de R$ 50 milhões.

Segundo a técnica da Secretaria das Cidades, Liliana Oliveira, do Projeto Cidades do Ceará, a reunião teve como foco, a validação dos programas de capacitação do fortalecimento institucional com o quadro técnico da prefeitura, além do convite ao prefeito e secretários para estarem presentes no lançamento do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. O evento acontecerá de 1 a 5 de fevereiro, com a participação de uma comissão de técnicos do Banco Mundial, que repassarão os procedimentos de como o projeto será desenvolvido. “Uma forma de tornar os gestores aptos a participar dos projetos”.

A técnica da Secretaria das Cidades ressaltou a receptividade do Crato em relação ao projeto e destacou que o município está à frente de muitas reivindicações que se necessita. Isso, para que os projetos sejam implementados, com uma equipe técnica envolvida, com respostas às demandas. No caso do Bairro Seminário, por exemplo, ela ressalta o envolvimento da comunidade e o interesse da administração para que a obra se efetive.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, disse que o Crato está cumprindo o cronograma e esta é mais uma etapa vencida. Já se está discutido a redação final dos projetos, incluindo as praças centrais do Crato, Encosta do Seminário, aterro e fortalecimento institucional, no município. Inclui também capacitação com os servidores públicos nas áreas de licitação e também da comunicação, com aperfeiçoamento do site, aquisição de equipamentos, para que os servidores possam trabalhar com modernidade, conforto. Em breve o Crato estará recebendo uma missão do Banco Mundial, quando já se vai discutir a parte licitatória da obra e ordem de serviço.

Secretária da Ação Social se reúne com Deputado para discutir avanços do Sistema Único de Assistência Social

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social, informa que aconteceu no último dia 18, reunião entre a secretária Liduína Andrade, juntamente com a sua equipe técnica e o deputado federal, Raimundo Gomes de Matos. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde. Foram discutidos os avanços do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, recebendo orientações sobre a lei que rege a certificação de entidades nas áreas de saúde, assistência Social e Educação. O plano de cargos e salários dos profissionais do SUAS também foi debatido durante a reunião. O encontro contou também com a participação de representantes de vários municípios circunvizinhos, como Juazeiro do Norte, Missão Velha, Araripe e Farias Brito.

Efetivação de carga-horária de professores é debatida em Crato

O Secretário de Educação do Município do Crato, professor Valentim Dantas, esteve reunido, na última terça-feira, com a comissão de avaliação que trabalhará os critérios para efetivação da carga-horária dos professores. A comissão é constituída de representantes da própria Secretaria, Procuradoria, Câmara Municipal, Secretaria de Administração e Sindicato dos Servidores do Município. Na reunião, ficou estabelecido um cronograma de trabalho. Segundo o secretário, certamente, até o final do semestre, o processo deverá estar concluído.

Outras fotos da Reunião do Projeto Cidades do Ceará:

Acima: Técnica da Secretaria das Cidades, Liliana Oliveira




Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

NOVO TREMOR NO HAITI- POR ALESSANDRA BANDEIRA

WASHINGTON (Reuters) - Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o Haiti nesta quarta-feira, oito dias após um tremor mais forte devastar o país caribenho, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos.Não havia informações imediatas sobre danos ou vítimas do tremor desta quarta que, segundo o centro norte-americano aconteceu às 9h03 (horário de Brasília) e teve seu epicentro 42 quilômetros a oeste-noroeste de Jacmel.

Fonte REUTTERS

MIRANDÃO:Os Seus Fiéis Torcedores e as Crianças-Por Wilson Bernardo.

CRATO 1 X 0 EITAPIPOCA
É muito peculiar os Jogos no Mirandão,onde o que prevalece,além do Futebol é claro,são os seus torcedores tradicionais de carteirinha,e o clima aconchegante,que é o Mirandão o tornando único nas suas características,que é a cordialidade do povo do CRATO para com seus visitantes,mas o que mais se viu,foram as Crianças e seus familiares,e futebol sem as suas presenças,com certeza o futuro do futebol seria NEGRO,Deus salve o mundo das crianças e o futuro de um esporte saudável,convido a todos ,que levem seus filhos e se divirtam com a felicidade deles.

Esse Trio já é tradicional..."Vai lavar a boca Nubia chamadeira de nomes"

A galera sempre fiel a sua tradições de não abandonar o barco

Edilberto Lobo,o que com certeza o Mirandão é o seu melhor Tratamento.

A lourinha sempre atenta aos lances de perigo

Um olhar fixo e a esperança de uma PAZ longa no Futuro do Futebol

A JOVEM CRATO,sempre presente e com certeza decisiva para os jogos do Crato
Samuel Araripe,concentrado no jogo e D.Ivanir sonhado com o LEC na Primeira com o total apoio do nosso Prefeito.

A família reunida simbolizando o companheirismo da mística do Futebol

A felicidade do Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool


Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)


HOJE! As 19h

Ceará usa vantagens competitivas

Em 1998, o Estado do Ceará representava, apenas, 1% das exportações brasileiras de frutas. Algo em torno de US$ 800 mil. Uma insignificância. Hoje, 22 anos depois, o Ceará responde por 18% das vendas de frutas do Brasil para o estrangeiro. Como isso foi possível? Quem responde é Carlos Matos, considerado, digamos assim, o pai do agronegócio cearense:

"Naquele tempo, nem o Governador Tasso Jereissati, de cujo Governo eu era o secretário de Agricultura Irrigada, acreditava nesse projeto. Ao mesmo tempo em que duvidava, ele, com a visão de estadista, mandou-me tocar a bola pra frente. Fui adiante e o que era um sonho se tornou realidade graças à continuidade do projeto e ao apoio que o Governo tem emprestado ao setor". Carlos Matos, muito admirado pelos empresários do agronegócio, aconselha: "O caminho agora é investir pesado no cultivo protegido" (sob estufas).

A Holanda gasta 1,3 mil euros para produzir 1 hectare de rosas; o Ceará gasta apenas US$ 250. Em S. Paulo, produzem-se 130 rosas por m²; no Ceará, 250 rosas. Uma rosa consome 70 dias antes de ser cortada; aqui, só 41 dias. Isto quer dizer que a floricultura cearense está transformando em competitiva as suas vantagens comparativas, como a insolação. "O Sol é o nosso maior aliado, pois ajuda o agronegócio e incentiva o turismo", diz Carlos Matos.

Fonte: Coluna do Egidio Serpa

Comentário da postagem: A Região do Cariri tem pelo menos cinco grandes vantagens competitivas ainda não potencializadas: o excelente posicionamento geográfico em relação a todo o Nordeste, uma região metropolitana históricamente implantada, um conjunto significativo de reservas ambientais como a Floresta Nacional do Araripe que podem nos proporcionar desenvolvimento da biotecnologia, um impressionante registro de fósseis do Período Cretáceo, um dos maiores do mundo que nos levou ao reconhecimento da UNESCO e por fim, um contexto de memorabilidade cultural. Falta um conteúdo estratégico que amarre estas vantagens e as transformem em desenvolvimento economico e social. Postagem por José Sales

Placa da Missão Resgate continua a Poluir o Visual do Crato !


Foto Missão Resgate

Algumas pessoas parece que se acham mesmo acima da Lei no Crato. Há muitos meses, quase 1 ano, o Blog do Crato denuncia essa placa da Missão Resgate localizada na Rua Pedro II, como uma verdadeira afronta ao plano de despoluição visual do município. Na época em que todos os empresários da cidade deram sua colaboração para limpar nossa cidade desse grande mal que é a poluição Visual, alguns poucos se opuseram, e ainda hoje mantém suas placas. Gostaríamos de saber o motivo porque essa placa ainda não foi retirada daquele local.

Opção A - Seria falta de Caminhão Muque ?
Opção B - Seria falta de Tempo ?
Opção C - Eles são Intocáveis, por serem da Missão Resgate ?
Opção D - Estão acima da Lei ?

Quando todo o resto da cidade fez o dever de casa para despoluir o Crato, é muito estranho mesmo que essa "Missão Resgate" além de poluir a cidade com o visual da placa, ainda fazia as reuniões numa Zona de Silêncio, PASMEM: AO LADO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Em Plena Quadra Bicentenário.

Parece que até agora, o principal resgate dessa missão tem sido mesmo é o resgate da Poluição.

Por: Dihelson Mendonça
Foto de ontem, dia 19 de Janeiro de 2010

Lula é o terceiro com maior aprovação na América Latina

Ricardo Martinelli, do Panamá é o primeiro da lista, com 91% de aprovação, e Mauricio Funes, de El Salvador, com 88% é o segundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o terceiro presidente das Américas com a melhor avaliação dos eleitores, segundo um ranking divulgado pela Consulta Mitofsky, empresa mexicana de pesquisas de opinião pública. Lula aparece com 83% de aprovação e perde apenas para Ricardo Martinelli, do Panamá, primeiro colocado da lista, com 91% de aprovação, e para Mauricio Funes, de El Salvador, com 88%.


O ranking classifica os líderes das Américas de acordo com o nível de aprovação que recebem da população de seus países.O nível mais alto da classificação engloba presidentes com mais de 75% de aprovação. Lula é destacado pela Consulta Mitofsky por ser "um presidente que há muito tempo está no nível sobressalente, com o grande mérito de estar há mais de sete anos no poder".


Michelle Bachelet, que não conseguiu eleger seu sucessor no governo do Chile na votação realizada no último domingo, também está no nível mais alto de classificação da Consulta Mitofsky, com 81%. Com aprovação entre 55% e 75%, estão Álvaro Uribe, presidente da Colômbia (64%); Tabaré Vazquez, do Uruguai (61%); Evo Morales, da Bolívia (60%), e Felipe Calderón, do México (55%).

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, aparece na classificação média, com 50%, mesmo nível em que se encontra o presidente dos EUA, Barack Obama, com 48% de aprovação. Álvaro Colom, com 46%, também integra o grupo de líderes com aprovação entre 45% e 55%.

Oscar Arias, da Costa Rica, com 44%, e Rafael Correa, do Equador com 42%, aparecem no nível de aprovação considerado baixo, entre 35% e 45%. No último nível de classificação, abaixo de 35% aparecem Stephen Harper, do Canadá (32%); Alan García, do Peru (29%), e Daniel Ortega, da Nicarágua (25%).

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, tem a pior avaliação na pesquisa, com apenas 19% de aprovação de seus eleitores.

Fonte: Agência Estado

E Agora. Quem é Ricardo Martinelli que tirou o Primeiro Lugar ?

( notícia da vitória de Martinelli )

Cidade do Panamá, Panamá — O empresário do setor de supermercados, o opositor Ricardo Martinelli ganhou no domingo, dia 3, com folga as eleições presidenciais do Panamá sobre a adversária governista Balbina Herrera, contrariando a tendência de vitórias de líderes voltados para a esquerda na América Latina, geralmente corruptos e irresponsáveis. O presidente do Tribunal Eleitoral, magistrado Erasmo Pinilla, informou que Martinelli foi o vencedor "indiscutível" da disputa. A proclamação oficial do resultado será feita somente na quarta-feira.

Após as apurações, Martinelli pediu unidade no país, para o combate à pobreza e à insegurança e propôs governo de união nacional. Pediu inclusive que adversários se unissem ao esforço:
Cquote1.png Somos todos panamenhos e temos de mudar esse país para que tenha uma boa saúde, boa educação, bom transporte e boa segurança.

Vitória

A experiência empresarial do candidato conservador de oposição conquistou os eleitores que estão preocupados com seu sustento em meio à crise econômica global que afetou o recente crescimento do Panamá. O tribunal eleitoral declarou Martinelli vencedor quando a apuração mostrou uma vantagem inalcançável de 61 por cento dos votos, ante 37 por cento de Balbina Herrera, do partido da situação de centro-esquerda Partido Revolucionário Democrático (PRD). "Não podemos continuar a ter um país onde 40 por cento dos panamenhos são pobres", disse ele em seu discurso da vitória.

Martinelli, um filho de imigrantes italianos de 57 anos educado nos Estados Unidos, prometeu aumentar o gasto público construindo um trem subterrâneo na Cidade do Panamá e apoiando a habitação popular para estimular a construção civil. O empresário disse ainda que pretende criar um imposto único, com alíquota de 10 a 20 por cento, para atrair investidores estrangeiros que demandam um sistema fiscal mais claro.

Derrota

Balbina Herrera já admitiu a derrota e disse que respeitará o resultado, mas não felicitou o adversário. A candidata derrotada prometeu uma oposição responsável, "mas muito enérgica, porque deixamos um país com crescimento econômico, a casa em ordem e com a ampliação do canal (do Panamá) em marcha". O governo Herrera não conseguiu combater o crime e os preços altos, e Martinelli conquistou a vitória com apoio dos eleitores mais pobres. Martinelli sucederá em julho o moderado Martín Torrijos, que apoiou Herrera, sob cujo governo o país alcançou taxas de crescimento de até dois dígitos, apoiado principalmente na exploração do Canal do Panamá.

A crise financeira internacional, iniciado em 15 de setembro do ano passado, no entanto, fará com que o Panamá cresça apenas cerca de 3 por cento este ano, segundo analistas, por conta do esfriamento do comércio mundial e também por uma menor demanda do setor de construção, outrora pujante. O país, que usa o dólar como moeda, sofreu no ano passado a inflação mais alta desde o início da década de 1980. "A cada 15 dias que eu vou ao mercado o preço da comida está mais caro. Você não consegue mais comprar carne", disse Oreida Sánchez, professora de 36 anos, após votar em Martinelli no bairro de Calidonia, na capital.

Coalizão

A coalizão de quatro partidos de Martinelli também dominava as eleições de deputados para a Assembléia Nacional. Estava com 37 deputados, frente aos 23 da aliança de Balbina. Os restantes 71 cargos de congressistas em disputa deveriam ir para outros partidos. Foi a quarta eleição geral desde a queda do regime de Manuel Noriega, em 1989.

O futuro presidente, que é conservador, deve assumir o cargo em 1º de julho para um mandato de 5 anos, tem como metas incentivar o investimento estrangeiro e firmar acordos de livre comércio, particularmente com os Estados Unidos, principal parceiro econômico do país. Terá que enfrentar uma economia que retrocederá neste ano, por causa da crise global, após crescer sustentadamente nos últimos cinco anos. Também terá como responsabilidade o projeto de ampliação do Canal de Panamá, previsto para terminar em 2014.

Martinelli, 57 anos, já havia disputado a presidência em 2004, mas na época obteve apenas 5,3% dos votos. Ele é apoiado pelos mais pobres e pelos moradores da periferia da capital, Cidade do Panamá. Já Balbina, 54 anos, ex-ministra da Habitação do atual presidente, Martín Torrijos, era vista com desconfiança por alguns por um passado identificado com o antiamericanismo.

Esquerda na América Latina

Líderes de esquerda como o venezuelano Hugo Chávez avançaram na América Latina nos últimos 10 anos, mas o Panamá tem uma ligação próxima com os Estados Unidos, que construíram o Canal do Panamá e derrubaram o general ditador Manuel Noriega em 1989. Porém, a esquerda enfrenta crises, com várias denúncias de corrupção entre os dirigentes e até não ter conseguido combater crise econômicas, como Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e o próprio Hugo Chávez (Venezuela).

Fonte: Wikinotícias

Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação


NE - Essa notícia tem a ver com a posterior ?

O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o País na 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.
PUBLICIDADE

Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.

Educação no mundo

O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015, e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.

O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos. Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo. Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Trinta 30 estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.

Fonte: Yahoo Notícias

Ministro assinará ordem de serviço dia 30 em Barbalha

A Prefeitura já disponibilizou o terreno para a construção da agência, que ficará localizada no bairro Santo Antônio.

O Governo Federal por intermédio do Ministério da Previdência Social determinou, ontem (18), através de ordem de serviço a construção das agências do INSS nas cidades de Senador Pompeu e Pedra Branca e anunciou que estão assegurados os recursos para a construção da agência da cidade de Barbalha, cuja ordem de serviço deverá assinada no próximo dia 30 durante visita que o ministro José Pimentel fará a esta cidade.

A Prefeitura Municipal já disponibilizou o terreno para a construção da agência, que ficará localizada no bairro Santo Antônio, anexo ao prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), antigo CSU. A agência do INSS de Barbalha hoje funciona num prédio alugado e insuficiente para o atendimento a contento de todos os procedimentos. Por dia, a agência do INSS de Barbalha atende uma média de 140 beneficiários.

Por: Josélio Araújo - Blog de Barbalha

Crato vence Itapipoca por 1 X 0 no Mirandão. Se vencer mais uma será o novo líder


Uma noite inesquecível para o time do Crato. A abertura da 4° rodada do Cearense modificou a tabela e apontou como novo líder o time caririense, que bateu o Itapipoca pelo placar de 1 a 0 no Estádio Mirandão. O resultado levou o Crato da 8° para o topo da competição, agora com seis pontos. Na outra partida da rodada, o Limoeiro e o Boa Viagem empataram em 2 a 2, jogando em Limoeiro do Norte, e mantiveram-se em colocações intermediárias, na 8° e 9° colocação, respecitvamente. Confira abaixo os primeiros e últimos colocados do momento.




>> G-4: Crato, Ceará, Quixadá e Guarany de Sobral

>> Z-2: Guarani de Juazeiro e Fortaleza

________

-_PRÓXIMOS JOGOS_-


: FERROVIÁRIO x GUARANI - Juazeiro do Norte
20/01 - 20h
Estádio Elzir Cabral - Fortaleza

: GUARANY-Sobral x HORIZONTE
20/01 - 20h
Estádio do Junco - Sobral

: FORTALEZA x QUIXADÁ
20/01 - 20h
Estádio Alcides Santos - Fortaleza

: MARANGUAPE x CEARÁ (Transmissão TV Verdes Mares)
20/01 - 20h50
Estádio Moraizão - Maranguape

: BOA VIAGEM x CRATO (Jogo que foi adiado)
21/01 - 20h15
Estádio Moraizão - Maranguape

Por: Yuri Guedes - Icó é Notícia
Fotos: Amilton Silva


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31