xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/01/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 janeiro 2010

Verdades ou coisas do "PiG"?

Fonte: Veja desta semana
Radar
Lauro Jardim

A biografia da Dilma e o prestígio do Lula
Nos próximos meses chegará às livrarias uma biografia de Dilma Rousseff – lançada sob medida como linha auxiliar de sua campanha. Mas, se o tão alardeado filme de Lula não emplacou, será que a biografia da ministra vai emplacar?

Comentário do leitor: "Nem o Lula vai ler. Como ele mesmo diz, dá sono".
(Silvia M.)










Fotos Aniversário Pachelly Jamacaru

E foi uma festa e tanto. o Grande artista caririense, Compositor, Instrumentista e Fotógrafo Pachelly Jamacaru comemorou seus 50 anos com muita alegria, e uma turma de amigos do mais alto gabarito, dentre artistas e intelectuais da cidade. Eis algumas das inúmeras fotos...

IMG_8971

Alegria, descontração e uma turma que é amiga há 10, 20, 30, 40 anos...

IMG_8945

L.C. Salatiel, Dr. José Flávio, João Nicodemos e Ana Salatiel são os primeiros da fila...

IMG_8980

O Aniversariante inventou um discurso muito engraçado de como é passar dos 50 anos...

IMG_8999

Lindas e muitas garotas abrilhantaram a festa...

IMG_9003

Descontração total... olha o telefone...

IMG_8956

Monsieur Blandino prova uma das muitas iguarias servidas na festa...

IMG_9033

Toda simpatia: Ana Salatiel e Abidoral Jamacaru

IMG_9041



IMG_9039

Abidoral e L. C. Salatiel - Foto para a capa do Disco... rs rs rs

IMG_9034

Dr. José Flávio, uns 20 Kg mais magro, todo vegetariano, e o Blandino

IMG_9029

Blandino, Socorro Jamacaru, Socorro Moreira representando o Blog Cariricaturas, e o aniversariante Pachelly

IMG_9000

At last, but not least, Mr. Jayro Starkey e Dihelson Mendonça ( da direita para esquerda )

Tem muito mais fotos, mas não dá pra postar tudo aqui..

Fotos: Dihelson Mendonça, Pachelly Jamacaru e L.C. Salatiel

Boa noticia.TSE afirma que DOADORES de campanha em 2010 terão que ser identificados.Por Moisés Rolim

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja exigir neste ano que todos os candidatos informem o nome dos doadores. A medida faz parte de um pacote com seis propostas de resolução para disciplinar as campanhas eleitorais.

Segundo os textos, haverá mais possibilidade de participação direta do eleitor nas finanças dos candidatos, com a autorização de doações financeiras por meio de cartão de crédito e da internet.

A proposta de proibir essa prática será votada pelo plenário do TSE até março, com grande chance de ser aprovada.

Com informações do jornal O Globo.

Moisés Rolim (Em busca da noticia.Colaborador do Blog do Crato)

A Ufologia e a Pluralidade dos mundos habitados - Por José Cícero


Desde os tempos imemoriais o nosso planeta vem sendo sistematicamente visitado por seres de origem extraterrestre através dos chamados Objetos Voadores não Identificados (Ovni´s) ou mais simplesmente, Discos Voadores. A história da humanidade, portanto, está repleta de narrativas que nos remete à idéia de que a presença de entidades alienígenas, incluindo de outras dimensões do espaço-tempo tem nos sido um acontecimento assaz constante. Estatísticas comprovam que a cada 5 minutos uma pessoa em alguma parte do globo mantém algum tipo de contacto com seres extraterrestres. Pesquisa de opinião pública revela que 63% dos norte-americanos acreditam na existência de seres extraterrestres; já 52% dos europeus confessa acreditar na possibilidade de outros mundos habitáveis, inclusive na existência de outras civilizações avançadas não apenas tecnologicamente...

Artistas e várias pessoas públicas brasileiras já presenciaram algum tipo de aparições de cunho ufológico, dentre elas: o ex-presidente FHC, JK e os cantores Sérgio Reis, Zé Ramalho, Raul Seixas, Chitãozinho e Chororó, Elba Ramanho, Fábio Júnior, o apresentador Ratinho, dentre outros....

Livros sagrados de diversas culturas como os Vedas dos hindus e até a própria Bíblia contém tácitas descrições interessantes acerca de múltiplas aparições de seres insólitas não-terrestres. Basta lermos o testemunho do profeta Ezequiel, apenas para citar algumas das escrituras sagradas onde o assunto é mais que palpitante.

Para tanto é preciso manter a mente aberta para a aceitação de toda a casuística ufológica no decurso da história humana, cujos registros ainda hoje estão aí desafiando todos os pseudomodernistas do nosso ferrenho e visceral ceticismo contemporâneo. Malgrado todo o avanço científico a humanidade ainda hoje na sua grande maioria não consegue compreender, razão pela qual não aceita e não acreditar sequer na possibilidade da existência da pluralidade dos mundos habitáveis. Há, sobretudo, uma forte rejeição das pessoas no tocante a probabilidade dos mundos habitados por algum tipo de vida inteligente ou não, como um fato concreto. Objeção esta, inspirada no mais das vezes, por uma infinidade de dogmas e preconceitos religiosos, cujo papel histórico já produzira sérios estragos no próprio avanço da ciência, a partir de erros absurdos sustentados pela intolerância, a exemplo do que aconteceu contra Galileu, Paracelso e Giordano Bruno.

Assim como, tantos outros personagens da história que se mantiveram muito além do seu tempo e que por isso tiveram que pagar com a própria vida a perspicácia ousada de dizer a verdade das coisas... Entrementes, já faz parte do senso-comum, a objeção de muitos a tudo àquilo que se encontra na esfera dos fenômenos inexplicáveis ou mesmo qualquer idéia nova que não faça coro com a mesmice das coisas preestabelecidas. No primeiro mundo, a existência dos Discos Voadores não constitui um assunto tubu, mesmo assim há um claro acobertamentos de casos reais por parte de vários governos que mantêm arquivos oficiais repletos de documentos sob a inscrição de ‘Top Secret’ e que comprovam a ocorrência de fatos verídicos bastante significativos em relação ao tema dos Et’s .

Mesmos com a resistência de alguns astrônomos da chamada ala conservadora da ciência e que por isso mesmo questionam a possibilidade dos Discos Voadores chegarem até nós; em virtude das incomensuráveis distâncias interplanetárias, o assunto vem dispertando o interesse de parcelas substantivas da sociedade atual. Ora, estamos falando de civilizações avançadas, tanto espiritual quanto tecnologicamente num patamar tão alto que para eles, ainda estamos vivenciando a idade da pedra. Temos que pensar os ET´s não pelo prisma da nossa ciência ainda tacanha e limitada, porém por uma tecnologia que há muito já superou a lei gravidade, a noção do espaço-tempo, a velocidade da luz, a tração por atrito, a propulsão por combustão e até mesmo a exploração do homem pelo homem etc.

São, por conseguinte, civilizações avançadas, inclusive, no aspecto espiritual ante uma visão holística e crística capaz de superar o gênero humano infinitamente. De maneira tal que as nossas velhas idiossincrasias precisam assumir novos padrões conceituais numa correlação de força em que o tradicional possa abrir espaço para a possibilidade de que o impossível venha a ser tão somente algo não-estanque para sempre, mas como tudo na vida, transitório. Assim, sempre ocorreu com as chamadas ciências não-oficiais. No mais, como aceitar que a Terra seja o único lugar habitável quando já sabemos que ela não passa de uma ínfima partícula de poeira no universo espacial? Só mesmo a ignorância cavalar humana para nos tornar tão cegos diante desta evidência cosmológica. Seria muitíssimo ingrato para nós se estivéssemos realmente sozinhos, solitariamente, na vastidão dos espaços universais.

* José Cícero Professor,
pesquisador e poeta
Secretário de Cultura Aurora-CE.

BLOGNoticias:Nesta Manhã de Terça-Feira a Policia Intercepta Carro Roubado-Por Wilson Bernardo.

TIROTEIO NAS RUAS DO CRATO !

Agora há pouco, a Policia Militar Interceptou um veiculo de marca D10, que havia sido furtado no Distrito de Arajara, Município de Barbalha,onde o assaltante se deslocou em fuga, para Cidade do Crato, depois de romper com os bloqueios da Policia, o Carro teve seus Pneus alvejados por balas nas proximidades da Praça Sigueira Campos.





Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

CRATO - Notícias do dia 19 de Janeiro de 2010


O Crato e o Estádio Mirandão estão de Parabéns. Federação libera Estádio Mirandão para os jogos.

A Federação Cearense de Futebol comunicou que liberou o Estádio Mirandão para todo o campeonato de futebol nas partidas que acontecerão na cidade do Crato, incluindo o jogo que ocorrerá hoje, logo mais, entre os times do Crato e de Itapipoca, pelo fato de o estádio haver preenchido todos os pré-requisitos exigidos pela federação Cearense de Futebol. Trata-se de uma verdadeira conquista para a cidade, considerando-se que no estado do Ceará, estádios muito reconhecidos como o "Castelão", o Presidente Vargas, o Campo do Quixadá, não conseguiram se enquadrar nos requisitos mínimos exigidos pela federação.

O prefeito Samuel Araripe comemorou a notícia, e em entrevista, disse ser um dos maiores incentivadores do esporte, e que a prefeitura é a maior patrocinadora do time do Crato, e a administradora do Estádio Mirandão, e que está feliz por ter assumido desde o último dezembro, a responsabilidade de restaurar o estádio Mirandão, deixando-o pronto para os jogos do campeonato. Na entrevista, o prefeito destacou e parabenizou a atuação do Time do Crato, que venceu por 4 a zero o time do Fortaleza, bem como convocou a população a se fazer presente logo mais no estádio Mirandão, para o Jogo entre o Crato e a seleção de Itapipoca.

Limpeza no Rio Grangeiro será iniciada

A Secretaria de Infraestrutura do Crato dará início ao trabalho de limpeza do canal do rio Grangeiro, em Crato, tendo em vista a fase de início da quadra invernosa no município. O secretário José Muniz destaca a necessidade de mobilização de um bom número de trabalhadores e máquinas serão locadas para a atividade. A limpeza acontecerá no leito do rio, além da realização de vistoria das galerias e canais

Matrículas abertas para escolas da rede pública municipal

Continuam abertas as matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Crato. Os pais que ainda não efetuaram as matrículas dos seus filhos devem procurar as unidades de ensino mais próximas de sua residência. O secretário de Educação do Município do Crato, Valentim Dantas, informa que as aulas do primeiro semestre das escolas da rede municipal de ensino serão reiniciadas no próximo dia 25. Ele lembra da importância dos pais ou responsáveis matricularem seus filhos nas escolas próximas de suas casas, para evitar problemas de transporte escolar.

Educação abre Semana Pedagógica 2010 para mais de mil professores do Crato

Aberta, na manhã de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes, em Crato, a Semana Pedagógica 2010, que terá continuidade até o próximo dia 22. O evento foi aberto pelo secretário de Educação do Município, Valentim Dantas, que deu boas-vindas aos participantes, contando com apresentação artística. A Semana marca a abertura do ano letivo 2010, direcionada a mais de mil professores da rede de ensino do Crato. A primeira palestrante foi professora mestra em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), Adriana Carvalho. Ela abordou o tema Filosofia e Educação. Os docentes, que estarão em salas de aulas no próximo dia 25, têm na semana um momento preparatório para o reinício das atividades. Na primeira etapa, a palestra será destinada a educação infantil. O professor mestre da URCA, Carlos Alberto Tolovi, proferirá palestra para professores do ensino fundamental, abordando o tema Educação como Elemento de Humanização. Já o Secretário de Educação, Valentim Dantas, falará sobre piso salarial dos professores, Reforma do Plano de Cargos e Carreiras e a formação por meio da Plataforma Paulo Freire.

Inscrições para o Crateando e Cratokidança iniciadas ontem

Iniciadas ontem, através da Escola Municipal de Cultura e Arte (EMCARTE) as inscrições do CRATEANDO (aulas de teatro) e do CRATOKIDANÇA (aulas de dança) do ano de 2010. As aulas serão destinadas às crianças e adolescentes do município do Crato e para a Melhor Idade (aula de teatro). O local das inscrições será no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no horário das 14 horas às 17 horas, até o dia 29, sexta-feira. As atividades reiniciarão no dia 01 de fevereiro. O material necessário para efetuação da matrícula é 01 Foto 3X4 (recente), Xerox da Certidão de Nascimento ou RG do aluno, Xerox da Identidade do Pai/Mãe ou Responsável e Xerox do comprovante de residência. As vagas são limitadas.

Outras Fotos dos trabalhos de Reforma no Estádio Mirandão:




Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CONHEÇA AS BELEZAS DO CRATO – Por Pedro Esmeraldo

O nobre folclorista cratense Francisco Correia Lima “O Popular Correinha” louvava a nossa cidade do Crato, cantando música popular: “Venha conhecer as belezas do Crato”, tudo aqui é natural".

Era uma exaltação ao Crato da qual temos a impressão que esse folclorista foi uma das figuras mais nobres da arte popular cratense e que atentava às nossas autoridades lembrando que deveriam fazer obras “d’artes”, construindo monumentos como: Estátua aos Revolucionários de 1817; reativação das fontes luminosas; todas cobertas com obras “d’artes” a fim de atrair turistas quer culturais, quer populares, incentivando a construção de pousada e gozando do panorama maravilhoso que há nas faldas desse imenso chapadão do Araripe.

Era uma exaltação louvável a terra comum o que poderia mostrar a arte primitiva que perdura no seio do povo até os nossos dias.

Correinha era um cratense autêntico, filho adotivo do Crato, natural de Farias Brito, amava o Crato mais que os próprios filhos da terra, vibrava entusiasticamente pelas suas belezas naturais, decifrava muito bem os seus encantos; ninguém mais do que ele expressava com melodias e vibrava através da música com magia de homem simples, louvando a cidade com várias expressões sonoras, muito prudentes, almejava com espírito sóbrio, dizendo que o cratense fosse estimulado a querer bem a esta cidade, livrando-nos das canseiras diárias com as músicas populares nordestinas.

Conhecemos Correinha em 1958, trabalhando em comícios eleitorais onde fazia poesias jacosas, e decifrava em comícios favorecendo a certo candidato que terminava em uma exaltação popular.

Depois conseguiu um emprego na polícia, exercendo com eficiência e dignidade a sua função. Era reto, circunspecto, granjeava simpatia e era amigo dos amigos em todas as camadas populares.

Tempos atrás, conseguiu um outro emprego no SESI, no setor de lazer, como professor de artes folclóricas. Apreciávamos assistir e louvar a sua arte folclórica. O seu objetivo era divulgar o folclore regional. Era um autodidata, poeta repentista, estudioso e destemido, pois sempre foi um baluarte da esfera folclorista regional.

Cansado de tanta opressão, motivada pela falácia de alguns companheiros, pediu afastamento do seu emprego, deixando uma lacuna irreparável na arte popular do SESI.

Correinha era um homem de larga visão, não aceitava falcatrua, espelhava-se no caminho da honestidade e conduziu com distinção e louvor as suas atividades folclóricas. Era um esteio exemplar da juventude e dedicado ao trabalho.

Crato, 16/01/2010

P.S.: Dedicamos esta crônica ao cratense da Ponta da Serra, o historiador Antonio Correia, homem sério, educado, culto e muito dedicado à sua área! Desejamos muita sorte seu Antonio, vibramos com o seu otimismo, mas fique com o Crato.

Autor: Pedro Esmeraldo


R$ 2,2 bilhões para a cultura


por Leonardo Brant 15 janeiro 2010

Passei o dia examinando o complexo universo do orçamento brasileiro. Considero-me um cidadão relativamente bem informado e percebo os avanços no processo de transparência pública. Sinto-me, no entanto, um tanto frustrado na tarefa que me impus esta semana. Tentar explicar como será o orçamento da cultura em 2010, que chegará, pela primeira vez na história ao patamar de 1% do orçamento federal. O mérito é todo de Juca Ferreira.

O Ministro fez barulho em 2009: incomodou seus colegas de governo, cutucou o Congresso, cobrou de todos a responsabilidade do Estado em relação à cultura. Seu principal feito, no entanto, foi alinhar-se politicamente com Dilma, mostrando que cultura pode ser útil no processo eleitoral.

Fez uma aposta arriscada, pois tudo o que é potencialmente forte do ponto de vista eleitoral, torna-se frágil programática e institucionalmente. Um bom exemplo disso é programa Cultura Viva. A partir do momento que foi engolido pelo Mais Cultura, perdeu sua força programática para tornar-se um mero programa de repasse de verbas em parceria com estados e munícipios, a ações culturais descentralizadas. Não sabemos para onde irá evoluir esta proposta, que é o grande cabo eleitoral da cultura na gestão Lula.

Até mesmo o processo de revogação da Lei Roaunet, ainda que eu o considere fraco e inadequado, não há como negar o impacto midiático da proposta. E a grande oportunidade política que ele gerou para o governo, vendendo esperança de dias melhores para a cultura de todo o país. Não há dúvida que essa esperança será levada em conta, sobretudo naqueles mares nunca antes navegados pelo sistema público de financiamento à cultura, na hora do voto.

O preço a pagar pela campanha política é grande, sobretudo com os setores estabelecidos do mercado cultural. O Ministro retornará de férias no final do mês, quando terá de encarar a crise do Procultura, apimentada com a demissão de Roberto Nascimento da secretaria do fomento, que cuida da gestão da Lei Rouanet.

O Procultura protocolado no Congresso é uma farsa. O projeto não foi liberado pela Casa Civil e deve sofrer mudanças. O prazo prometido para entrega da versão final é fevereiro. Mas nada disso será motivo de desânimo para o ministro, que vai tentar faturar, para si e para Dilma, os projetos e orçamento aprovados em 2009, sobretudo o Vale Cultura, que deverá ser regulamento ainda este ano.

2010 tem tudo para ser um grande ano para a cultura brasileira. Resta saber como será a ressaca deste ano. Disso dependerá o resultado das eleições, ainda incerto. À sociedade civil resta brigar por programas de governo avançados na área da cultura, buscando sobretudo a institucionalidade programática.

http://www.culturaemercado.com.br

Publicidade - DULARE MÓVEIS - Uma grande loja se instalou em Crato !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Barbalha - Demolição de casa é impedida - Reportagem: Elizângela Santos



CASA DO MAQUINISTA teve parte da edificação demolida. Como está entre prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, o imóvel deve ser restaurado e preservado, segundo defende a Prefeitura Municipal de Barbalha. No Centro de Barbalha, ainda há um prédio antigo que não foi tombado pelo Iphan. É a casa do maquinista

Barbalha. O prédio não é tombado, mas está numa área de uma das cidades do Cariri com maior número de edificações históricas preservadas. A "casa do maquinista", que teve sua demolição parcialmente iniciada, está num impasse e poderá ser demolida em breve. O prédio se encontra entre a Estação Ferroviária, inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o Palácio 3 Outubro, tombado por meio da Secretaria de Cultura do Estado. Esta seria uma das razões, segundo a Secretaria de Cultura da cidade, para impedir a demolição.

A casa do maquinista, segundo o subsecretário de Obras do município de Barbalha, Roberto Grangeiro, teve sua demolição impedida pela falta de alvará, cedido pela Secretaria. Será feito todo o processo com as condições necessárias para impedir a demolição do prédio, segundo o secretário de Cultura, Dorivan Amaro dos Santos. A demolição pretendida é para dar lugar a um centro comercial de lojas, com praça de alimentação.

Documentação

O documento com os levantamentos sobre o prédio e suas implicações do ponto de vista judicial foram entregues à Procuradoria Municipal, para ser encaminhado ao Ministério Público. O proprietário do Prédio antigo, Carlos Weslei Amorim, adquiriu o patrimônio de particular há cerca de quatro anos e afirma ter tido todo o cuidado de avaliar as condições judiciais para a compra. "A casa não tem nenhum documento que prove que é um prédio histórico e foi construída há menos de 50 anos", diz ele. O proprietário decidiu esperar pelos procedimentos a serem adotados. A sua pretensão é demolir totalmente o imóvel. O velho telhado e as madeiras já foram retiradas por pessoas, que, de acordo com ele, pediram o material por saberem que o prédio seria demolido. "Na verdade, eu não iria precisar daquele material", justifica o proprietário.

O técnico da Secretaria de Cultura, integrante da equipe de Defesa do Patrimônio do Município, professor Hugo Rodrigues, realizou um levantamentos para defender a preservação do patrimônio. Ele afirma que uma das alternativas para se manter a Casa do Maquinista é a preservação do sítio histórico da cidade, já que ela se encontra entre duas edificações de importante significado patrimonial para a cidade.

Fora da legislação

O prédio, segundo averiguou, não está inserido nas duas leis municipais de defesa do patrimônio, e nem tão pouco faz parte dos 44 prédios inventariados pelo Iphan na cidade.

Segundo dados históricos, a Estação Ferroviária teve sua construção em 1932, apesar de só ter sido inaugurada em 1950. Estima-se que a casa do maquinista foi construída entre esse período iniciado e os anos 50. Hugo explica que um decreto presidencial passou a responsabilidade da Rffsa para o Ministério dos Transportes. O patrimônio da rede ferroviária foi inventariado pelo Iphan.

No caso de Barbalha, foram incluídos no patrimônio da Rffsa de Barbalha, a casa do agente alguns itens, incluindo casa das chaves, casa do feitos, casa do motor, local da caixa d´água, e hoje o que resta é a casa do maquinista, já parcialmente destruída, e a estação, que serve de apoio rodoviário na cidade.

O técnico toma como base para defender a manutenção do patrimônio um caso acontecido no município de Quixeramobim. Um prédio antigo, que ficava entre edificações históricas, deixou de ser derrubado, ganhando valorização dentro da lei de defesa do patrimônio. Com isso, foi evitada a demolição da obra, havendo recuperação do prédio.

O proprietário do local teve que pagar uma multa de R$ 40 mil, de acordo com determinação judicial, e ainda teve que realizar um trabalho educativo de preservação do patrimônio com a comunidade daquele município do Sertão Central.

Barbalha foi inserida recentemente no Plano de Aceleração do Crescimentos (PAC) das cidades históricas do Brasil. E foi pela condição de ter parte dos seus prédios históricos preservados que deverá desenvolver projetos educativos junto à comunidade e ampliar o sentido de utilidade desse patrimônio, para gerar o turismo sustentável e dar vida e uma dinâmica ao centro histórico.

Esse caso do prédio da casa do maquinista, segundo Hugo Rodrigues, é uma situação nova para o município. Essa realidade alerta, conforme ele, para a situação de outros prédios na cidade. "É uma cidade histórica e requer uma nova visão, dos poderes públicos e da sociedade civil", afirma. Mesmo com dezenas de prédios antigos, o Centro de Barbalha ainda não é um sítio histórico. Isso depende de encaminhamento do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa).

Mas, mesmo assim, é cidade histórica, na nova nomenclatura, ressalta Hugo, dentro do programa do PAC de 2009. Para haver o reconhecimento do sítio histórico, um dos itens é o reconhecimento com assinatura dos proprietários dos imóveis. O secretário de Cultura, Dorivan Amaro, afirma que tudo será feito para impedir a perda do patrimônio. "Caso seja preciso solicitarei ao prefeito a negociação do prédio para compra por parte da Prefeitura", completa.

Alguns encontros para esclarecimento já foram feitos em relação ao imóvel. O proprietário já esteve na Secretaria de Obras para avaliar a documentação e ver como poderá proceder. Por pouco, o prédio não chegou a ser demolido. Havia uma máquina no local, no último dia 10, para derrubar a casa. Na esquina onde está o prédio, alguns vendedores informais ocupam espaço. O secretário de Cultura diz que o imóvel poderá ser tombado, nem que seja apenas por iniciativa da Prefeitura Municipal de Barbalha.

IMPORTÂNCIA

Roberto Grangeiro
Subsecretário de Obras de Barbalha
"É importante buscarmos a preservação desse patrimônio, que tem importância para a nossa cidade"

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha
Pinto Madeira, 149
Centro - Cariri
(88) 3532.0422

Elizângela Santos
Repórter
nada como
um jazz
atrás do outro

Crise no Hospital São Francisco do Crato


Amigos, não adianta querer tapar o Sol com uma Peneira!


Nota do Editor: Nesta semana, tivemos inúmeros artigos criticando o estado em que se encontra o Hospital São Francisco de Assis em Crato. São muitos relatos. Diversos depoimentos. Entretanto, mesmo com todas os depoimentos, ao invés de investigar a situação, alguns tentaram tapar o sol com a peneira, defendendo não o hospital em si, mas a Fé Católica, a entidade que o dirige.

É preciso não confundir Alhos com Bugalhos ! Se o Hospital está mesmo passando por uma crise, não é necessário nem correto tentar correr pra defender a instituição que o dirige, sem nem verificar os problemas. Se os problemas existem e sabemos que existem, o mais sensato é procurar resolvê-los dentro da realidade e dentro do conhecimento técnico. Saber o que fazer. Tem gente aí querendo desvirtuar as coisas, achando que criticar e mostrar os problemas do Hospital, é atacar a Igreja Católica, e uma coisa nada tem a ver com a outra. Se o Hospital passa por dificuldades, é preciso ter a HUMILDADE e a DECÊNCIA para reconhecer de público, e tentar solucionar esses problemas. Trazer advogados pró e contra a Sancta Inquisição não irá melhorar o funcionamento do famigerado Hospital São Francisco de Assis, que deveria atender os Cratenses de forma exemplar! Trago aqui dois comentários postado agora há pouco no Blog do Crato. O primeiro, de um médico que trabalhou no próprio hospital, Dr. Valdetário Siebra, e o segundo, pela nossa querida Maria Otília, acrescentando algumas informações sobre o Hospital:

Escreveu Dr. Valdetário algumas postagens abaixo em relação à postagem de defêsa do Armando Rafael:

Caro Armando, logo que os camilianos assumiram o HSF eu sugeri ao então diretor-geral (Samuel) que a gente lutasse para implantar no citado hospital uma Unidade para tratamento de pacientes queimados, algo que ainda não existe na nossa região. Essa era uma forma de diferenciar o hospital (E O NOSSO CRATO). Sabe qual foi a resposta dele?
"Primeiramente a gente precisa saber se uma Unidade de Queimados dá LUCRO. Se não der LUCRO, estamos fora."

Atualmente a maternidade do SF passa por uma grande reforma em sua estrutura física, ou seja, vivemos um momento oportuno para avançar e criarmos uma UTI Neonatal, algo muito importante para melhor assistir os nossos recem-natos. Inclusive o governo do estado está oferencendo uma ajuda mensal de R$ 40.000,00. Isso também diferenciaria não epenas a maternidade, mas o CRATO. Você sabia que a direção do hospital se coloca contra a tal UTI, mais uma vez alegando que este tipo de serviço NÃO DÁ LUCRO?

Mesmo antes dos camilianos assumirem o hospital, o Banco Mundial ofereceu, A FUNDO PERDIDO, um milhão de dólares para ser empregado em melhorias do hospital. A direção da época rejeitou tal ajuda alegando que "seria necessário fazer a prestação de contas do dinheiro enviado". Pode um negócio desses?! São essas coisas que contribuem para a decadência do nosso Crato. Por falar nisso, você está sabendo que a atual direção do HSF não aceita mais que nós cirurgiões recebamos crianças de cidades vizinhas para realizarmos uma simples cirurgia de Apencite Aguda?

Você não acha isso "UMA VERGONHA" para nós cratenses?
Não foi por acaso que a Faculdade de Medicina não se instalou em nosso município.
Tem muita coisa errada ali que a diocese não conhece, ou finge desconhecer.

Quanto ao seu discurso em defesa "DAS CARIDADES" praticadas pela igreja católica, nunca é demais lembrar que o que ela recebia e ainda recebe como doações para manter as alegadas "caridades", sempre foi muito superior aos gastos com a realização das "supostas" caridades, isso não apenas na nossa região; mas no mundo inteiro. Quanto às escolas da diocese, quero dizer que desconheço, em qualquer lugar, a existência das mesmas que funcionem sem a cobrança das respectivas mensalidades, com um agravante, se beneficiando da isenção fiscal."

Escreveu Maria Otília sobre o Hospital:

"Em relação a prestação de serviço pela Igreja Católica é louvável. Mas por outro lado, posso dizer que o Hospital São Francisco não precisa apenas de reforma física, mas redimensionar a lotação dos seus profissionais, principalmente alguns médicos. Mas precisamente, no dia 18 de dezembro, tive que levar o meu marido para a emergencia do Hospital São Francisco, com um quadro de angina aguda, e o médico do plantão, nem se quer verificou a pressão ou fez outro qualquer questionamento e foi medicando uma injeção de dipirona com plasil( o velho coquetel) para todos os pacientes. Graças a Deus e a equipe da Casa de Saúde São Miguel( mais precisamente Dr. Nicolai e Dr. Jonas ) meu marido não infartou.

Para servir a Deus e aos homens precisamos ser mais do que Igreja, devemos ser solidários e comprometidos com o que fazemos. Para ser médido não basta apenas do CRM, mas fazer valer o juramento feito com todo o empenho durante a formatura. "

Valdetário Siebra - Maria Otília
Edição: Dihelson Mendonça

Notícias Tecnológicas - Por Yuri Lacerda


A Revolução dos Netbooks

Uma nova categoria de computador invadiu o mercado nos últimos meses - o computador de rede, também chamado de netbook. O netbook é um computador mais portátil que o notebook, ou seja, possui dimensões menores e também um peso mais reduzido. Enquanto que os notebooks convencionais possuem um monitor com tamanho entre 13 e 15 polegadas (há alguns com até 17 polegadas), osnetbooks geralmente possuem uma tela de até 11 polegadas. Com relação ao peso, os notebooks variam entre 2 e 3 quilogramas, enquanto que osnetbooks possuem apenas 1 quilograma.

Um fator muito interessante com relação aos netbooks é que estes possuem um processador mais lento do que os computadores convencionais. Enquanto que os computadores convencionais possuem processadores que trabalham em alta frequência (2.5GHz) e com vários núcleos de processamento (Dual core, Core 2 Duo, ...), os netbookspossuem um processador mais simplório, que trabalha com apenas um núcleo de processamento e com uma velocidade menos acelerada (1.6Ghz). Outro fato marcante nessa nova categoria de computadores é que possuem também uma capacidade de armazenamento bem menor, atualmente os disponíveis no mercado possuem um disco rígido com aproximadamente 160 Gigabytes. A memória principal, ou memória RAM, também é mais reduzida que nos outros computadores, normalmente possuem entre 1 e 2gigabytes. Com essa menor capacidade de processamento e armazenamento é possível se fabricar computadores bem mais baratos. Atualmente é possível com aproximadamente R$ 1.000,00 comprar umnetbook de uma boa marca.

Mas, porque se fazer computadores com uma menor capacidade de processamento e armazenamento? Só porque é mais barato? A resposta é não. Uma característica peculiar do netbook é que ele possui uma ampla capacidade de conectividade, ou seja, ele possui placa de rede wireless, placa de rede ethernet (a do cabo azul semelhante ao cabo telefônico), modem dial-up (cabo da telefonia convencional) e alguns possuem até modem 3g embutido. Tudo isto, para possibilitar que o usuário tenha uma forma simples de se comunicar com o restante do mundo, ou seja, com a Internet. Nos últimos anos está havendo uma forte tendência de que os programas de computadores migrem para a plataforma Web, não necessitando mais que se tenha várias ferramentas instaladas no computador, mas que sejam acessíveis através de um browser (navegador da Internet).

Atualmente, temos vários serviços já disponíveis desta forma: caixas de e-mails (ex: Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail,...), editores de texto (ex: Writely, Google Docs), softwares de planilhas eletrônicas (ex: Google docs), tocadores de música e vídeo, editores de imagens, serviços de comunicação (ex: Meebo), entre vários outros. Estes software não estando instalados no computadores não demandam de muitos recursos do computador, como processamento e memória. Com essa tendência, dos softwares estarem na Web, surgiu este novo nicho de mercado, o dos netbooks, para as grandes empresas fabricantes de computadores, como a Acer, HP, Dell, Asus, entre várias outras. Além disso, muitas pessoas utilizam os computadores de forma bem simplificada, não necessitando de enormes capacidades de armazenamento e de processamento.

Texto: Yuri Lacerda Professor de Informática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande/PB

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri


Vestibular da URCA será encerrado hoje, com provas de línguas e redação

Cerca de 7 mil inscritos estiveram concorrendo a vagas nos 16 cursos oferecidos pela Instituição

Será encerrado hoje, com a aplicação das provas de línguas e redação, o vestibular 2010.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Cerca de 7 mil alunos estão pleiteando vagas nos 16 cursos oferecidos pela Instituição. Estão sendo aplicadas provas nos municípios de Campos Sales, Brejo Santo, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Segundo a Coordenação Executiva do Vestibular (CEV), todo o processo está transcorrendo dentro da normalidade, sem percalços relacionados à segurança nos locais de aplicação das provas. Os gabaritos estão sendo divulgados a partir das 14 horas e podem ser consultados no site da Universidade, no www.urca.br. O vestibular foi iniciado no último dia 17. Ontem, foram realizadas as provas de matemática, biologia e história. A previsão de divulgação do resultado é no próximo dia 12 de fevereiro.

CDPH da URCA avança na fase de identificação e catalogação histórica de documentos

O Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade Regional do Cariri, criado no ano de 2004, por iniciativa dos professores do Departamento de História da URCA e implantado no ano de 2007. O órgão tem como objetivos a realização de pesquisas históricas, a preservação de documentos e sua difusão entre a comunidade acadêmica e a população em geral.

Entre suas missões estão reunir, sistematizar, preservar e difundir fontes documentais para a pesquisa histórica. Para tanto, recebe a doação ou a custódia de fundos documentais, tendo como primeiro acervo custodiado, a documentação que se encontrava no Fórum da Cidade do Crato – CE, compreendendo inventários post-mortem, testamentos, autos de partilha, petições, processos criminais, hipotecas e outros documentos referentes aos séculos XIX e XX.

O acervo recebido está em fase de identificação e catalogação. Para a realização de tal tarefa, a coordenação do CDPH conta com o auxílio dos estudantes do Curso de História da URCA. Os alunos complementam suas atividades acadêmicas realizando a identificação, limpeza, catalogação e pesquisa e colaboram para a constituição de um catálogo que permitirá aos interessados na história da região do Cariri, ter mais uma fonte para suas consultas e pesquisas.

Seleção de estudantes para atuarem no CDPH acontece dia 21

No próximo dia 21 de janeiro de 2010, às 15 horas, haverá uma seleção para estudantes do Curso de História da URCA, para atuarem no CDPH na catalogação e pesquisa nos documentos. Assim, os estudantes poderão realizar as tarefas como Atividades Acadêmicas Complementares, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico. Para participar da seleção, basta comparecer no horário determinado, com a cópia do histórico escolar. Maiores informações pelo e-mail: professordarlan@gmail.com

Contato:
Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 19 janeiro de 2010.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31