06 A 10 DE FEVEREIRO 2010
Residências Artísticas
A 11ª edição do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga inicia com uma nova etapa voltada para a arte, cultura e educação. A novidade deste ano é a realização de residências artísticas destinadas aos jovens músicos do Estado do Ceará com uma paixão em comum: a música. Se você tem entre 18 e 24 anos, possui ampla noção de música instrumental e pretende aprimorar-se no ramo, esta é a oportunidade imperdível de fazer valer cada nota musical despendida ao longo dos últimos anos. Você poderá participar deste projeto que beneficiará até 70 novos talentos, mediante a realização de aulas de prática instrumental e de conjunto, harmonia, improvisação e história do jazz. As residências serão conduzidas por músicos de reconhecida notoriedade e experiência, grandes mestres e destaques da arte musical, convidados especialmente para a realização do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga.
Nosso objetivo maior é estimular e colaborar continuamente para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade. Contamos com o seu talento para tocar em frente e ecoar, em uma só nota, um novo futuro baseado na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva para todos.
Informações, inscrições: http://www.jazzeblu es.com.br/
Fone: 85 3262.7230
Seleção em Sobral dia 7 de Janeiro.
Em Fortaleza dia 9 de Janeiro- Escola Viva Música- 9 horas-
1º HORÁRIO // 9H30 AS 11H30
CRIAÇÃO MUSICAL (HERIBERTO PORTO)
Prática da criação musical instantânea onde o intérprete-composito r poderá expandir suas idéias em solos ou em grupo. Teoria e prática da improvisação. Desenvolvimento da capacidade improvisatória do aluno. Escuta musical ativa.
OFICINA DE GUITARRA (MANOCA BARRETO)
Aspectos históricos e técnicos da guitarra elétrica. Relaxamento e postura.Técnicas de execução. Sonoridades. Acordes: tríades, tétrades e inversões.Arpejos e escalas. Introdução a improvisação.Grades e progressões harmônicas
OFICINA DE PRÁTICA DE CONJUNTO - PERCUSSÃO E BATERIA (ROBERTINHO SILVA)
RITMOS BRASILEIROS EM FORMA DE RUDIMENTOS E PRÁTICA DE CONJUNTO.
Oficina de Percussão e Bateria como prática de conjunto:
-Aprendizagem através de rudimentos em forma de ritmos da cultura brasileira, sua técnica e coordenação.Aproximaçã o dos elementos rítmicos Brasileiros para os participantes. Levadas e arranjos – Ritmos da Cultura Brasileira*Samba/ Maracatu, Ciranda/Frevo/ Forró/Congada Mineira,etc.
OFICINA DE BAIXO ELÉTRICO ( Jr. PRIMATA)
Fundamentos Teóricos: Partitura & Cifragem Popular. Tríades & Tétrades (Técnica e Harmonia). Peças Solos (Chorinho)
OFICINA DE TECLADO (PAULO CESAR VITOR “PC”)
Breve contextualizaçã o da historia do piano no Jazz; Técnica instrumental aplicada a harmonia funcional; As diferentes escalas usadas na improvisação; Harpejos e sua aplicação; A realização de ritmos brasileiros no teclado; Construção das “voicings” e sua aplicação na musica popluar; Ferramentas para construção de arranjo para piano/teclado; Princípios de bitonalidade.
2º e 3º HORÁRIO // 14h ÀS 16H e 16h às 18h
HARMONIA E IMPROVISAÇÃO (MANOCA BARRETO)
Improvisação através dos centros tonais. Aspectos rítmicos e melódicos. Padrões diatônicos (exercícios). Modos e escalas. Campo harmônico. Arpejos, desenhos de escalas, frases.Forma e desenvolvimento das idéias. Aplicação prática
PRATICA DE CONJUNTO
( CARLOS MALTA- JR. PRIMATA - PAULO CÉSAR VITOR)
Sonoridade. Interpretação e fraseologia. Harmonia. Ritmos brasileiros. Improvisação na prática de conjunto. Para instrumentos de sopro (madeiras e metais), cordas e percussão. As aulas serão direcionadas para a criação, composição e concepção musical, desenvolvendo um material original elaborado a cada aula, tendo como resultado final o concerto de encerramento da oficina.
3º HORÁRIO // 16H ÀS 18H
LEITURA MUSICAL E RÍTMICA ( HERIBERTO PORTO)
Desenvolvimento da leitura musical com instrumento. Prática de leitura a primeira vista e transposição. Leitura dos diversos sinais, termos e cifras.
CURRICULO DOS PROFESSORES
PROFESSORES:
Manoca Barreto – Músico, professor e compositor natalense, estudou Guitarra, Harmonia e improvisação na Rio Música (Rio de Janeiro) com o Prof. Sérgio Melo Benevenuto. Formou-se em Educação Artística (Habilitação – Música) na UFRN e concluiu Mestrado em Música na UNICAMP desenvolvendo pesquisa na área pedagógica do seu instrumento. Lecionou na Fundação Hélio Galvão, no Instituto de Música Waldemar de Almeida durante oito anos, e desde 1998 é professor da Escola de Música da UFRN na qual ministra as disciplinas de “Guitarra Elétrica” e “Harmonia e Improvisação”. Como Instrumentista idealizou e participou de vários projetos de música instrumental do Estado, atuando também com freqüência como acompanhante de artistas da terra em shows e gravações. Em 2005 lançou o CD de música instrumental intitulado “Bom Sinal” com músicas autorais. No ano de 2006 foi agraciado com o II Prêmio Cultural do Diário de Natal, pelos trabalhos desenvolvidos na área de música.
Robertinho Silva (Prática de Conjunto – Percussão e Bateria)
Robertinho Silva é sem dúvida nenhuma, um dos artistas brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua arte é tocar bateria e percussão. Carioca e auto didata, descobriu a potencialidade da bateria ainda menino e teve influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova (Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão) e dos bateristas de Jazz norte americanos (Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach). Destacou-se com o grupo “Som Imaginario” junto de Wagner Tiso e Luiz Alves. E desde o início de sua carreira, no final dos anos 60, até hoje, participa de gravações e concertos com grandes nomes da música nacional e internacional.
Participou de grandes festivais como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux, Midem e muitos outros. Sua carreira inclui, não só gravações em estúdio, como apresentações ao lado de Milton Nascimento (com quem trabalhou por 26 anos), João Donato, Tom Jobim, Wayne Shoter, Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purin, Raul de Souza, Dori Caymmi, Calt Tjader, Sarah Vaughn, Gilberto Gil, João Bosco, Toninho Horta, Gal Costa, Nana Caymmi e Chico Buarque, dentre outros. Mais recentemente com Lisa Ono, Guilherme Vergueiro, Wanda Sá, Mônica Salmaso, o saxofonista Bud Shank e o guitarrista George Benson. Atualmente Robertinho se dedica à carreira solo e à pesquisa dos ritmos folclóricos de todas as regiões do Brasil. Faz concertos, ministra cursos, oficinas, seminários e workshops sobre ritmos brasileiros para todo Brasil e Exterior. Realiza também trabalhos com “A Família Silva” composta por ele, o patriarca da família Silva e os filhos Ronaldo, Vanderlei, Pablo e Thiago. Desenvolve projetos com companhias de dança e teatro. Em breve Robertinho Silva lançará seu livro sobre ritmos brasileiros.
Carlos Malta (Prática de conjunto).
O músico dos sopros Carlos Malta ,conhecido como “Escultor do Vento”é multinstrumentista , compositor , orquestrador , educador e produtor cultural, possuindo um estilo totalmente original e criativo . Lançou 9 CDs , entre eles Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp, “ O Escultor do vento” ; Pife Muderno , indicado ao Grammy Latino ,Tudo Coreto ; Pimenta , homenagem a “Pimentinha” Elis Regina, recriando clássicos eternizados pela voz da cantora ; Pixinguinha Alma e Corpo, Ponto de Bala ,e em 2006 “PARU” com o Pife Muderno em homenagem ao grande amigo pajé, da tribo Yawalapiti do Xingu. Em2009 Malta lança Live Brasil com o Pife Muderno,a Big Band do Conservatório Real de Música ; e After the Carnaval em trio.
Como educador, já deu aulas na Berklee School, no Conservatório da França, Universidade da Flórida e na Dinamarca dentro da Royal Academy of Music, onde em Fevereiro/Març o de 2005, ministrou curso de 2 meses , encerrando com um concerto de Gala a frente da big band da academia.
Liderando seus diferentes grupos , apresentou-se na França , Suíça , Inglaterra , Estados Unidos, Alemanha , Holanda , Dinamarca , África do Sul, Marrocos ,Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz em 2004. Carlos Malta segue esculpindo seus múltiplos timbres nos saxofones barítono, tenor, alto e soprano, nas flautas em sol, dó , baixo , piccolo e flautas étnicas , traduzindo através de seu sopro , a alma da música do Brasil
Heriberto Porto ( Criação Musical- Leitura Musical e Rítmica)
Flautista, estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas de 1983 a 1995. Estudou flauta com Alejandro Beresi, Gerard Noack, Jean- Michel Tanguy , Baudoin Giaux e Vincent Cortvriendt conseguindo os Primeiros Prêmios de Flauta Transversal e de Música de Câmera e os Diplomas de Solista em Música de Câmera e em Flauta transversal. De 1990 a 1995 participou de diversos cursos na Bélgica e na França com os professores Baudoin Giaux, Philippe Bernold, Alain Marion, Michel Noiret e Jean-Pierre Rampal. Estudou Jazz e improvisação com Steve Houben e Fabrizio Cassol(AKA MOON) em Bruxelas. Heriberto Porto foi membro da Orquestra Oratório da Bélgica de 1990 a 1995. Fundou em Bruxelas o grupo Cheiro de Choro em 1991, contribuindo para a difusão da música brasileira na Europa. Este grupo lançou dois CDs e se apresentou em diversos festivais como o "Belga Jazz Festival","Viva Brasil" e Jazz-Rallye ao lado de grandes nomes do Jazz e da MPB. Em 1995 regressou ao Brasil e participou de gravações de artistas como Fausto Nilo, Nonato Luiz, Manasses, Aroldo Araújo , Dona Mazé do Bandolim, Nélio Costa, Esperando a Feijoada, Aparecida Silvino e Idilva Germano. Em 1996 lançou na Bélgica o CD "Music of Latin-América" ( Selo René Gailly), junto com o violonista Pierre-Paul Rudolph com peças de Astor Piazzolla, Gabriel Senanes, Garoto, Celso Machado dentre outros compositores. Se apresentou diversas vezes como solista com a Orquestra Eleazar de Carvalho.Heriberto é professor do Curso de Música da UECE, do Festival de Ibiapaba e flautista da Marimbanda, do Syntagma e do Quinteto Alberto Nepomuceno.Em fevereiro de 2009 realizou com a Marimbanda turnê na França e na Bélgica conquistando grande sucesso no Festival "Altitude jazz' de Briançon na França.
Jr. Primata (Baixo – Prática de Conjunto)
O contrabaixista norteriograndense Jr. Primata é músico com grande experiência no cenário potiguar, tendo atuado profissionalmente desde 1992. Entre os artistas com os quais se apresentou e/ou gravou destacam-se: Sueldo Soares, Cleudo Freire, Pedro Mendes, Banda Alphorria, Valéria Oliveira, Tarcísio Flor, Babal, Cida Lobo, Cida Airam, Renato Borghetti, Raimundo Fagner e Marina Elali. Também desenvolve trabalhos na área de música instrumental, tendo participado de vários grupos, entre eles o cearense Marimbanda e o Quartetoque. Atualmente compõe o duo Groove Primata, juntamente com o contrabaixista Sérgio Groove, e o Caninga Trio, junto com Manoca Barreto (guitarra) e Heleno Costa (sax).
No início de 2009 foi responsável pela coluna Fusão Nordestina da revista Baixo Brasil.Compõe atualmente o quadro de professores do Curso Técnico da Escola de Música de UFRN, como professor de Contrabaixo Elétrico.
Paulo Cesar Vitor (Prática de Conjunto – Teclado)
Paulo César Vitor nasceu em Natal - RN. Em 2003 ingressa no curso de graduação em música - habilitação em piano - sob orientação da Prof. Ms. Adriana Aguiar. Estudou com grandes professores da área erudita e popular entre eles Eduardo Tauffic (Brasil), Luci Montssarrat ( Canadá ), Paulo Steinberg ( Brasil-EUA). Em 2005 foi contemplado com uma bolsa para o Festival Internacional de Inverno de Brasília onde teve aulas com a pianista Ayami Ykeba (Japão-Austria) . Participou de shows e gravações com musicos como Artur Maia, Sergio Groove, Nelson Farias, Júnior Primata, Jubileu Filho, Gilberto Cabral entre outros. Fez parte de 2005 a 2007 da companhia musical Sobre as Ondas trabalhou como pianista no navio pacific desenvolvendo um trabalho voltado para wold music.
Participou como professor de piano popular da semana da musica da UFRN em 2008 e 2009 e do I Festival de musica da cidade de Macaiba em 2009. Atualmente faz parte corpo docente da Escola de Música da UFRN.
Dias de Horários no Cariri
FESTIVAL DE JAZZ E BLUES DE GUARAMIRANGA - 2010
Estamos informando sobre a seleção para as vagas nas residências.
Em Juazeiro do Norte as audições/entrevistas acontecerão dia 12- terça- feira a partir das 16 H.
No SESC- Crato. E dia 13-Quarta, no mesmo local a apartir das 8 horas.
Quem não se inscreveu pode se inscrever pelo site e/ou no local mesmo.
Eu mesmo farei as audições. Levar um peça para tocar. Uma música. O estilo será o que você preferir. O principal é sua motivação e vontade. Haverá uma entrevista.
Serão selecionados ao todo 75 alunos de todo Estado para as diversas oficinas.
Destes 75, 25 serão bolsistas integrais, quer dizer com transporte, alimentação e hospedagem.
O restante terá que fazer isso por sua conta. Os 25 ficarão durante o festival de Jazz de De 13 a 16 de fevereiro de 2010, em Guaramiranga,
Os cursos são gratuitos.
Dependendo das vagas alguns alunos poderão ser remanejados para outros cursos na 2da e 3ra opção. (prática de conjunto)
Para outras informações mande um e mail.
Divulgue na sua região entre seus colegas.
Heriberto Porto
Coordenação
www.myspace.com/betoporto