01 janeiro 2011

Catedral da Sé: Padre Edmilson anuncia recuperação das pinturas do forro da Catedral - Por Wilson Bernardo


O padre Edmilson Neves Ferreira tem se mostrado um administrador zeloso e eficiente da catedral de nossa senhora da Penha. O forro da Sé catedral do Crato está se desprendendo, devido aos longos anos de existência e precariedade do material utilizado na obra, colocando em risco as obras de arte do mesmo teto. De imediato ele tomou a decisão de utilizar a renda da festa da padroeira, realizada em Agosto deste ano, para a recuperação de todas as pinturas existentes no teto da catedral cratense.

Obras de Arte...O forro da capela de nossa senhora das Graças tem várias pinturas com temas marianos. Além disso, existem outras pinturas nas capelas laterais da Sé, como a Ressurreição de Cristo, no foro da capela de São José, e no teto da capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, uma pintura da Assunção da Virgem Maria, ambas pintadas por Waldemar Garcia. Além delas existem ainda no teto, a tela "Última Ceia", quadro sextavado em cujos ângulos figuram outras pinturas florais.Todas as obras de arte serão em breve recuperadas sob a supervisão da restauradora italiana,Maria Gabriella Federico.

Sé Catedral e detalhes da Santa Ceia

Teto em ruínas,colocando em risco obras de arte

Cupim,e o tempo inimigos de uma longevidade secular

Teto comprometido,e uma beleza única em risco

Obras de arte valiosas pela importância de quem as pintou...


Texto:Armando Lopes Rafael
Fotografia:Wilson Bernardo

Um comentário:

  1. Parabéns a mais essa dobradinha fantástica aí, o Prof. Armando Rafael e o Fotógrafo Wilson Bernardo, numa excelente reportagem de resgate destas peças, que poderiam se perder no tempo. Que bom que agora ficaram preservadas na lente do WB também.

    Valeu mesmo!
    Parabéns!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.