11 novembro 2010

Você sabe a diferença entre GRIPE e RESFRIADO ?


NE - Há pelo menos 4 dias estou com uma gripe daquelas. Mas será que é gripe mesmo? os sintomas incluem: Irritação na garganta, coriza, moleza, dor de cabeça, cansaço fácil, desinteresse, e até náuseas. Aqui em casa, todo mundo "pegou" essa virose. Aliás, esse termo virose virou moda, tudo que acontece, as pessoas tratam logo de dizer "peguei uma virose", que coisa mais "chique"... ou pior ainda "tá dando uma virose", como se isso fosse assim uma determinação do governo, uma nova lei, ou nova tendência da moda ou da mídia. Na verdade, desde Louis Pasteur, se sabe que esse tipo de doença é transmitida por micro-organismos, e não como se acreditava, por algum tipo de mágica. Essa coisa de "tá dando uma virose" não existe. O que existe, são pessas contaminadas com o vírus, e que saem espalhando e propagando a doença pelo ar, pelos copos, pratos, talheres, maçanetas de portas, utensílios compartilhados, etc... E ainda há a diferenciação entre a famosa gripe e o resfriado. Leia mais, nesse artigo da Marta Maria Spohr:

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

RESFRIADO

É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aèreas superiores, com secreçao nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

GRIPE

É uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de ganganta. Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos. O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro. Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).

Marta Maria Spohr Diefenthaeler é formada pela Faculdade Católica de Medicina do Rio Grande de Sul - Porto Alegre. Curso de Pós-graduação em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. Cremers: 3918

Imagem meramente ilustrativa da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.