18 novembro 2010

CARIRI - Uma bolha surge no ar - Lucieldo Moreira


“A avaliação, quase unânime, é que os preços dos imóveis estão muito "inflados" e que não respondem pelo real valor destes. Estes preços estão tão inflacionados que chegaram a um ponto que não são sustentáveis e especula-se que a qualquer momento essa bolha estoure. A essa excessiva sobrevalorização do mercado de imóveis dos EUA é que chamamos de "bolha imobiliária" americana.”

Avaliando esse trecho de um comentário do que foi a bolha imobiliária americana, começo a me deparar de que como será aqui daqui a alguns anos, meses ou dias; Se continuar a especulação imobiliária em que se encontram os imóveis populares aqui em nossa região, onde casas com baixo padrão de qualidade, com metragens insignificantes são comercializados a preço de ouro, por conta de um programa mal acompanhado e pela falta de uma fiscalização coerente e severa por parte dos que fazem a engenharia responsável pela liberação dos recursos para se pagar essas aberrações. O cidadão hoje está sendo beneficiado por um programa que é o sonho de se ter a casa própria. MINHA CASA MINHA VIDA, pois é a grande oportunidade do mesmo se livrar do fantasma do aluguel, todavia, outro fantasma começa a aparecer pelos bastidores, o fantasma do negocio mal feito, do pesadelo da aquisição da casa própria e surge então a saudade do tempo em que o mesmo era inquilino e na insatisfação de sua moradia era fácil a mudança de domicílio. Portanto cabe única e exclusivamente aos órgãos responsáveis por esse programa de habitação a exercer a função de fiscalizador das construções como um todo. Desde ao padrão a ser oferecido ao mutuário, como no real valor de que o imóvel X ou Y deva ser avaliado. Sugiro também que se façam novas seleções para engenheiros avaliadores aqui para nossa região, pois os poucos que aqui tem exercem outras funções e estão ficando sobrecarregados ao ponto de atrapalhar o que seria a rapidez na concretização de um processo de financiamento, pois já enviei processos para a CEF e que os mesmos ficaram mais de 12 dias na mão de um avaliador. A construção de moradias deve continuar, porém com responsabilidade de que está sendo comercializado um sonho, O SONHO DA CASA PRÓPRIA.

LUCIELDO MOREIRA
CORRETOR DE IMÓVEIS
SECRETARIO DO CRECI CARIRI.

Um comentário:

  1. Está previsto para janeiro o início da pesquisa da Petrobras para detectatar a existência de petróleo no sopé da Chapada do Araripe.
    Agora imagine se a prospecção for positiva e descobrirem petróleo no
    Cariri...
    O preço dos imóveis atingirá a estratosfera...

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.