01 dezembro 2010

Ocupação pela Educação - Por quê não ? - Porf. Djacyr Souza


A recente ocupação pela polícia no Complexo do Alemão provou que nossos gestores só fazem algo quando querem e que a eficiência em qualquer ação do governo é possível a partir de uma real tomada de posição e interesse para enfrentar as situações dos dias de hoje. A ocupação do morro é passível de entendimento e de reflexão sobre o verdadeiro sentido da violência que toma de conta do estado do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A questão sobre violência tem de ser tratada com medidas mais fortes no sentido de dar guarida a uma nova visão de mundo onde as pessoas sejam tratadas com mas respeito e consideração e onde as demandas sociais sejam objeto de planos de governo e ação firme do mundo político e de todo o sistema econômico.

Vemos neste sentido que é preciso mudar os rumos da vida social de nosso povo dando a todos educação de qualidade para poder se agente ativo de mudança e passe a compreender o mundo político e todo os processos de ideologia dos que supostamente chegam ao poder pelas mãos do povo. A grande ocupação seria de nossos bairros, favelas e periferias pela educação de qualidade que ainda é negada à grande maioria da população que tragada pelos interesses dos que dominam a vida política e econômica acabam utilizando um processo de sucateamento da educação de forma descarada para gerar pessoas desprovidas de senso crítico e firmes na luta por um mundo onde floresçam justiça social e construção de cidadania firme e ativa.

Precisamos ocupar os locais onde a população pobre vive e se submete aos ritmos de vida ditados pelos poderosos de educação de qualidade que não é apenas a construção de prédios suntuosos ou de implementação de projetos que nem sempre promovem o desenvolvimento de um processo educativo de qualidade para todos indistintamente. A ocupação das áreas hoje povoadas pela violência deveria ser repleta de cultura para o povo com ideais de transformação, com mobilização firme contra as ações de grupos políticos desafinados com os ideais de justiça e liberdade.

Ocupar nossos ambientes mais pobres com educação seria uma tarefa que todos os gestores deveriam garantir , mas infelizmente sabemos que este não seria o propósito dos que estão no poder, pois educar o povo pode ser um perigo para quem utiliza da dominação e da corrupção para se perpetuar em poderes podres e que precisam de povo alienado e inculto para continuar. É preciso está atento e forte para gerar um mundo melhor e ocupar todos os locais do país com educação, formação cultural e cidadania ativa.

Por: Djacyr Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.