06 novembro 2010

ENEM 2010- Por Maria Otilia


N
os dias 06 e 07 de novembro, serão realizadas as provas do ENEM. Esse exame é uma das portas de entrada para a Universidade. É a esperança dos nossos jovens conquistar mais essa etapa da vida de estudante.
Deixo aqui , para todos os nossos alunos, uma mensagem de reflexão, de carinho e de otimismo.

Sucesso, boa prova , determinação, garra e muita vontade de vencer.


ABRINDO A PORTA


"Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, a qual haviam gravadas figuras de caveiras.
Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:
- vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados. Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.

Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:

Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?

- Diga, soldado. - O que havia por trás da assustadora porta? - Vá e veja.

O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, ate que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade. O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:

Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.

Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?"


Autor Desconhecido
Postado por Maria Otilia

2 comentários:

  1. É difícl para os jovens ter esperança de entrar em boas Universidades com este sistema perverso e cheio de falhas criado pelo governo. Os alunos que prestaram prova em todo o Brasil hoje relatam que os gabaritos estavam errados. O INEP reconheceu o erro mas DE FORMA DESONESTA afirma que deu orientação para que os fiscais orientassem os candidatos. Veja os jornais de todo o Brasil e veja o relato dos alunos dizendo o tumulto que foi sem os fiscais saberem orientar o que fazer. Tem locais que a orientação dos fiscais foi errada como relatam alunos pelos jornais em todo o país e aí como fica! Mesmo que depois de duas horas viesse a orientação, imagine o desgaste dos candidatos sem saber como proceder. Aí vem o Prsidente do INEP dizer que foi tudo tranquilo. Um verdadeiro absurdo. É lmentável que os movimentos estudantis hoje em dia sejam "filiais" de partidos políticos e não mobilizem os estudantes para protestar com esta lamentável situação.

    ResponderExcluir
  2. Wellington...
    Você tem toda razão.Infelizmente não se concebe mais que na era digital, um Exame em massa do nível do ENEM seja realizado de forma desorganizada. Cabe a todos nós educadores exigir esclarecimentos e que sejam punidos os verdadeiros culpados de tamanha falha.
    No que se refere aos movimentos de estudantes, realmente não temos uma juventude que pratique o protagonismo juvenil. Veja o caso da Casa dos Estudantes do Crato, fundada há mais de quarenta anos. Foi interditada e até hoje não sabemos como ficará a situação dos estudantes que precisam de uma residência para terminar os seus estudos.
    Cabe a nós educadores, desenvolver em nossas escolas, ações protagonistas para que nossos alunos possam construir uma cultura de luta por seus direitos, que construam sua identidade cidadã de fato e de direito.
    Parabéns pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.