11 outubro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Outubro chegou com muito calor e trouxe uma mudança na paisagem caririense: os paus-d’arco floridos. No entorno da Chapada do Araripe avista-se, em meio à vegetação, pontos nas cores amarela e roxa dos paus-d’arco.

Centenário de Juazeiro
Semanas atrás arrisquei uma opinião: o ponto alto das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte – a ocorrer em 22 de julho de 2011 – seria a solenidade de tombamento da estátua do Padre Cícero como patrimônio da cultura brasileira. Agora, o Superintendente no Ceará do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico–Iphan, Alexandre Jacó, informa que existe uma parceria entre aquele órgão e a Universidade Federal do Ceará–UFC sobre o tombamento do monumento ao padre nascido em Crato. Mas, segundo Jacó, não houve avanços nos estudos para concretização da idéia. Ele cobra maior rapidez da equipe de arquitetos e historiadores da UFC. E disse que se isso não ocorrer, o Iphan providenciará uma equipe mais variada, que incluiria sociólogos, arquitetos, historiadores e antropólogos para agilizar os estudos sobre o tombamento. Tomara que as coisas corram bem. Caso contrário, a única solenidade – dentro das festividades do Centenário de Juazeiro – que atrairá a presença do povo – se resumirá à vinda da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, fato ocorrido em maio último...

Nova revenda de carros
O empresário Paulo Lustosa se associou ao Grupo Belfort de Fortaleza e vai implantar em Juazeiro do Norte, nos primeiros meses de 2011, uma concessionária da marca Peugeot. A nova revenda ficará na Avenida Padre Cícero – em frente ao Cariri Shopping – principal corredor da conurbação Crajubar. Paulo Lustosa já possui a uma revenda Mitsubishi em Juazeiro e é empresário no ramo de peças há mais de quarenta anos.

Diminuiu a representação política
A eleição do último dia 3 trouxe perda na representatividade política do Cariri, região formada por 32 municípios que somam mais de 700 mil eleitores. Dos 46 deputados estaduais eleitos apenas 5 são do Cariri. Ou seja, a região terá 1,8% do total dos deputados estaduais cearenses. No pleito de 2006 foram eleitos sete. Mas nem por isso o Cariri deixará de continuar crescendo. Desde algum tempo o progresso do Cariri decorre mesmo é da iniciativa privada...

Prestígio em baixa
Os dados a seguir transcritos servem para medir o prestígio do prefeito Manoel Santana (PT) junto à população juazeirense. Foi frustrante o desempenho, em Juazeiro do Norte, do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), apoiado por Santana. Guimarães teve apenas 6.248 votos quando o eleitorado daquela cidade é de mais de 157 mil votantes. Para comparar: em Mauriti (que tem apenas 32 mil eleitores), Guimarães teve 12.877 votos. Na Terra do Padre Cícero, Dilma Rousseff teve o menor percentual de votos do Cariri: 57,3%. José Serra teve ali o melhor desempenho no sul cearense: mais de 28%. Por outro lado, o recém eleito deputado federal Raimundo Macedo (hoje na oposição a Santana) foi votado por mais 43 mil juazeirenses. E Manoel Salviano (PSDB) garantiu a reeleição à Câmara dos Deputados. Os dois citados, juntamente com o reeleito deputado federal Arnon Bezerra, fazem oposição ao prefeito Manoel Santana (PT).

TV Verdes Mares & Geopark Araripe
O que era para agradar acabou desagradando. Na última 2ª feira, dia 4, a TV Verdes Mares levou ao ar – dentro do noticiário CE TV – uma matéria sobre o Geopark Araripe. Bem intencionado, o repórter esqueceu apenas de fazer uma pesquisa prévia sobre as origens do empreendimento, o que ocasionou algumas omissões. Faltou informar, por exemplo, que o trabalho de implantação do nosso geopark (e seu posterior reconhecimento pela UNESCO) foi conduzido – entre os anos de 2004 e 2006 – pelo Governo do Estado do Ceará através da Universidade Regional do Cariri. Quem coordenou aquele trabalho foi o então reitor da URCA, André Herzog. Para tanto, ele contou com o auxílio dos professores Gero Hillmer e Alexandre Sales, bem como do arquiteto José Sales. Outra falha da reportagem foi desconhecer que a Rede Mundial de Geoparks não havia sido consolidada antes de 2004. Aquela época já existiam alguns geoparks na Europa, mas, só posteriormente é que surgiu a atual Rede Mundial de Geoparks, sob a coordenação da UNESCO.

Catolicidade
A foto abaixo mostra o grande público que acorreu à Catedral de Crato, no último dia 26 de setembro, para recepcionar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A veneração que o povo caririense manifesta pela “Senhora do Rosário de Fátima” é um fenômeno ainda não estudado, embora visível, palpável e crescente com o passar dos anos.
Curtas
*** Segundo fontes do Governo do Ceará as obras de construção da Rodovia padre Cícero já atingiram 45% do programado. Esta rodovia encurtará a distância da conurbação Crajubar a Fortaleza em mais de 90 km. Os recursos para a conclusão da obra já estão assegurados e o prazo de entrega está previsto para outubro de 2011.

*** O deputado federal Arnon Bezerra informou que a Fundação Leandro Bezerra de Menezes – atual proprietária do Hospital Joaquim Bezerra de Farias, localizado em Crato – pretende construir nova sede para aquela casa hospitalar. Segundo Arnon não há como ampliar as instalações do hospital que funciona em apertado prédio na Praça Teodorico Teles.

*** O livro Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão, do jornalista Lira Neto, não ganhou o prêmio Jabuti 2010, mas ficou com a segunda classificação. Ainda hoje a biografia do Padre Cícero, escrita por Lira Neto, vem vendendo bem nos grandes centros brasileiros.

7 comentários:

  1. A respeito da florada dos paus-d'arco, veja a beleza desses versos de Sílvio Ricciardi:

    Ontem floriste como por encanto,
    sintetizando toda a primavera;
    mas tuas flores, frágeis entretanto,
    tiveram o esplendor de uma quimera.
    Como num sonho, ou num conto de fada,
    se transformando em nívea cascata,
    tuas florzinhas, em sutil balada,
    caíam como se chovesse prata...

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Armando. Se a gente pudesse, essa coluna seria todo santo dia. Aqui a gente acaba sabendo de coisas que é raro encontrar em outros lugares, como essa excelente notícia aí do Zé Arnon de que vai ampliar a Casa Joaquim Bezerra de Farias. O Crato está mesmo precisando investir na área de saúde, seja iniciativa privada, ou não.

    E eu me esticaria muito para comentar cada coisa interessante que vi na coluna desta semana, mas gostei bastante da florada de Ipês, que você colocou, e que é evidente no município. O Pachelly fez até um ensaio sobre eles.

    Abração,
    Parabéns ( Como sempre ).

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o Crato desperdiçou a chance de eleger candidatos plenamente identificados com as reais necessidades do municicípio. A culpa, no entanto, não recai somente sobre os seus eleitores, mas também na falta de opção de voto. Era do tempo que havia alternativa em quem votar, em se tratando de candidatos essencialmente cratenses. Políticos, bons ou ruins, o Crato tem. Estes, no entanto, preferiram apoiar (em alguns casos, mero eufemismo para o ato de vender-se) candidatos de fora, alguns tão somente "paraquedistas", que depois de eleitos nunca mais porão os pés na "Terra de Frei Carlos" (se é que precisaram se submetar a este esforço).

    ResponderExcluir
  4. Carlos:

    -- Dizem que o brasileiro é tão manipulado que até quando vai para um estádio de futebol – assistir a uma partida – leva o radinho para ouvir e sair repetindo, depois, as mesmas opiniões ditas pelos locutores sobre o jogo. É verdade. Ora, se a pessoa assiste ao vivo uma partida de futebol por que colar o radinho no ouvido, como se estivesse a quilometros de distância? Assim é o “povão” brasileiro...

    -- Se parasse para refletir -- pelo menos um pouquinho -- nos últimos acontecimentos políticos esse “povão” teria constatado, por exemplo, que Juazeiro do Norte (157 mil eleitores) não elegeu NENHUM deputado estadual ali domiciliado. Nem por isso o povo daquela cidade anda dizendo que Juazeiro perdeu prestígio; que vai ser prejudicado por falta do “componente político”, etc e tal. No atual processo de globalização o progresso advém da iniciativa privada. Claro, existem raras exceções: Cuba, Venezuela, Bolívia, e mais outros países subdesenvolvidos da África e da América Latina, que ainda dependem 100% das iniciativas estatais.

    -- . Promissoras lideranças políticas de Crato que poderiam ter saído candidatos (com chances de se eleger deputado), mas preferiram apoiar candidatos paraquedistas a troco de dinheiro, ficaram sem perspectivas de futuro. Serão “ex-lideranças”.

    -- Anotem para conferir depois: surgirão novas lideranças políticas em Crato no pleito de 2012. é a lei da natureza que está sempre se renovando...

    ResponderExcluir
  5. Armando,
    Lamento demais esta pequenez dos homens. Custa dar crédito as realizaçõs humanas no tempo ?
    Custa ser correto ao dizer que quem criou o Museu de Santana foi o prof. Cidade ? Custa dizer que quem criou o Geoparque foi o prof. André, goste ou não goste deles ?
    Arre égua que dificuldades de quem serve ao rei do dia.

    ResponderExcluir
  6. Você tem toda razão Zé Nilton.
    Nas lutas intestinas pelo poder prevalece – quase sempre -- a pequenez dos interesses pessoais. Essas pessoas destilam o veneno que carregam dentro de si e o fazem, quase sempre, de maneira desairosa usando baixarias numa dimensão diminuta e pequena.
    Triste.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Armando...seriedade e verdade são características magníficas...uma lástima que pessoas que recebam o título de magníficas não atuem da maneira como se espera...essa amputação de fatos sobre a matéria de implantação do Geopark Araripe pecou pela falta de ética. Não foi a Verdes MAres, que falhou, mas sim, quem não teve verdade na construção da matéria na URCA. PArabéns pela coluna.
    Alexandre

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.