18 outubro 2010

Chávez chega ao Irã para estreitar cooperação no setor energético


NE - Mas que eixo interessante. Recentemente, o presidente do Irã, Ahmadinejad fincou a colher no Líbano, ameaçando o estado Israelense. Daí agora vem o Hugo Chávez estreitar os laços com Teerã. Então, a coisa vai se firmando: Fidel Castro que amava Lula, que amava Chavez, que amava Ahmadinejad, que amava Kim Jong il. PERFECTO...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta terça-feira ao Irã para estreitar e ampliar as relações bilaterais, na sua nona visita ao país desde que chegou ao poder. O governante sul-americano foi recebido pelo ministro iraniano de Indústria e Minas, Ali Akbar Mehrabian, altos funcionários do governo iraniano e uma representação do corpo diplomático venezuelano credenciado em Teerã.

Chávez aterrissou no aeroporto de Mehrabad para uma visita de dois dias. Ele se reunirá amanhã com seu colega, Mahmoud Ahmadinejad, com quem nos últimos cinco anos cultivou uma estreita relação que ambos qualificam de "fraternal". Esta é a terceira viagem do presidente sul-americano a Teerã no último ano e meio, enquanto o líder iraniano visitou pela última vez Caracas em novembro de 2009. Durante este tempo, ambos os países assinaram mais de 200 memorandos de entendimento e acordos de cooperação em âmbitos como política, comércio, indústria militar, saúde, educação e mineração, lembraram fontes da embaixada Venezuelana em Teerã. Além disso, sublinharam que o volume de troca comercial entre os dois países superou os US$ 5 bilhões.

Neste sentido, Chávez se comprometeu na última visita a vender gasolina ao Irã, apesar das sanções previstas e depois impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) devido às suspeitas levantadas por seu programa nuclear.

Notícia da folha.com - DA EFE, EM TEERÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.