03 outubro 2010

As novas lixeiras do Crato já começam a dar vexame !


NE - O nosso colega Valdir traz esse relato surpreendente de um fato presenciado há poucos minutos na Praça São Vicente:

"Quero só relatar aqui o que acabei de ver na Praça São Vicente, onde foram colocadas 8 dessas "manilhas" de lixo. Atenção: em TODAS elas, não havia nenhum saco de lixo, e TODAS estavam cheias. Ou seja, aconteceu o previsto, não colocaram sacos e a população começou ja a colocar lixo. Resultado, tubos de lixo fedendo no centro do Crato. Acompanhei a chegada do caminhão de coleta e nenhum dos garis limparam as lixeiras, um deles até tentou pegar o lixo mas a dificuldade é enorme e foram embora, deixando os tubos lotados.

É assim, o resultado da falta de planejamento e a visão pequena. Mas creio que todos estão satisfeitos, afinal nenhum popular quebrou ou roubou o tal tudo de concreto. "

Comentário de Valdir Silveira
Foto ilustrativa: Alessandra Bandeira

16 comentários:

  1. Eh mais uma forma do crato FEDER ja nao basta o canal ?. As lixeira vao acumular lixo, liquido, juntar mosquito da dengue, moscas varigeiras, os garis nao vao conseguir tirar o lixo e o Crato vai se tornar uma cidade mais fedorenta. Falta de saneamento, falta de higiene, causadora das maiores doenças. Um fiasco

    Essas lixeiras foram a maior pisada de bola que a prefeitura do Crato ja fez ate hoje. totalmente anti-higiencias. tanta cidade boa pra se espelhar contratar uma empresa pra desenvolver uma lixeira boa, na internet tem milhoes mas aqui pensam pequeno que somente em nao quebrar, e a higiene e saude ?????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não vou defender o que eu, cidadão, condidero um erro.

    Eu já pedi ao prefeito Samuel Araripe, pela proximidade que eu tenho a ele, que repensasse sobre essas lixeiras e o caráter anti-higiênico que elas têm, pois sabemos que elas vao acumular líquidos e moscas.

    Fico triste em saber deste relato aí do Valdir, de que as lixeiras estão cheias e os Garis não conseguem tirar o lixo de dentro delas. Acho que essa não foi a intenção quando se pensou em colocá-las nas praças do Crato. Pelo contrário, se procura resolver os problemas da cidade.

    Vou conversar com o Samuel e pretendo trazer alguma notícia a respeito do que o Governo Municipal irá fazer em relação a esses transtornos, e espero sinceramente, que encontrem uma solução rápida, pois o lixo não pode de forma alguma ficar ali acumulado.

    Atenciosamente,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. É Dihelson, o que eu vi aqui na praça São Vicente, hoje, agora a noite, são esses tubos de concreto com lixo, sem nenhum saco, o lixo jogado diretamente no tubo. Tanto o caminhão de coleta como os garis que varrem a rua, nenhum tocou nos tubos, apenas um deles, do caminhão, que ainda foi ate um dos tubos e tentou tirar o lixo, mas viu que era complicado e deixou de lado. Claro, meter a mão num tubo de concreto, sabe-se la o que tem dentro, restos de comida, cacos de vidro, vai saber ne? meter a mão é um risco.

    Quero repetir que não critico a iniciativa da prefeitura em colocar tambores de lixo, e o fato de ver os tubos com lixo indica que a população já tem sim uma consciência e muitos só jogam lixo no chão quando nao conseguem ver uma lixeira. Então o que me deixa chateado é ver o nível de pensamento dos responsáveis por esse projeto que se limitaram a ver o aspecto "destrutivo" da população e não a limpeza, a beleza da cidade, a organização, a educação... ainda acho que nivelaram por baixo o povo do Crato avaliando somente o lado negativo de uma minoria que vandaliza o negócio.

    ResponderExcluir
  4. Valdir, eu sei que você relatou uma coisa pelo bem da nossa cidade, e não há qualquer interesse em prejudicar quem quer que seja, porque eu lhe conheço e sei do seu apartidarismo político.

    Quando você fala, é para o bem da nossa cidade. Por isso mesmo que eu publiquei o seu comentário, porque é uma pessoa idônea, que não está contaminado por fofocas contra A nem B.

    É isso que queremos: A crítica construtiva, do cidadão que quer ver exercidos os seus direitos e apresenta soluções.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  5. As pessoas enlouquecidas, que escreveram há pouco comentários grosseiros e xingamentos à minha pessoa e às autoridades da cidade, saibam que isso eu não tolerarei. Nenhum comentário desses, e principalmente de anônimos será publicado.

    Partimos do princípio de que aqui, queremos o bem da cidade, de cidadãos de bem, que se identificam, e não de moleques!

    Estamos tentando resolver um problema do lixo da população. Dispensamos os xingamentos de pessoas que têm interesses contrariados nessa cidade.

    EDUCAÇÃO É TUDO !

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Dihelson e demais comentaristas,

    Estive pensando melhor sobre esse episódio e creio que podemos aqui, ao inves de apenas criticar (como até eu mesmo faço geralmente), também propor alternativas, soluções. Esse caso mesmo das "manilhas", será que não podemos dar sugestões e colaborar de alguma forma, dando idéias, ou para remodelar o que ja foi feito, ou mesmo reconstruir um modelo de lixeira nosso mesmo, daqui. Ou pelo menos sugerir/exigir que sejam colocados sacos diariamente para que facilite a coleta. Enfim, que esse espaço não seja só pra apontar o dedo, mas também propor soluções, e aí cabe ao prefeito e sua equipe avaliar e implementar, ou não, as sugestões.

    Alias, amigo Dihelson, poderia até ter um espaço no blog sobre como as pessoas querem o Crato, como as pessoas veem o Crato daqui alguns anos, ou sugestões para problemas atuais... enfim, algo mais "produtivo" e "positivo"

    É isso.

    ResponderExcluir
  7. Valdir,

    Parabéns pela lucidez!
    Nosso prefeito é uma pessoa acessível e com certeza lhe ouvirá .
    Acho que vc foi de uma sensatez incrível, esse papel de so criticar e não apontar soluções eu acho o fim, tipico de pessoas pequenas.
    Acredito que aquele que quer o bem da cidade deve dar sugestões, opiniões e contribuir.
    A gestão de Samuel Araripe é uma das mais democraticas que ja teve no Crato, e com certeza ele te ouvirá .

    Parabéns Valdir é assim que pessoas inteligentes fazem, criticam mas apontam soluções.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Amigo Valdir,

    Parabéns pelo seu último comentário. É dessas pessoas que o Crato precisa. Quando criamos o Blog do Crato, pensamos num grande Fórum de discussões sobre os problemas da nossa cidade e a MELHOR forma de resolvê-los.

    Não esquecendo também que a sociedade não precisa sempre esperar pelo poder público não! Muitas coisas podem e devem ser resolvidas pela iniciativa privada e pelos próprios indivíduos.

    Um dos maiores exemplos disso, é o problema do lixo. Seria tão bom se as pessoas se conscientizassem que não devem jogar lixo nas ruas. uma coisa tão primária, tão elementar, mas que no Crato, as pessoas ainda não tem educação suficiente para isso.

    O Espaço para como melhorar a cidade, creio que já está embutido do conteúdo do Blog, pois aqui visamos apenas isso.
    Há um espaço que eu publico periodicamente, que são as Reivindicações da população.

    Procuramos ouvir o que o povo tem a dizer, se críticas, sugestões, melhorias, e o que há de errado na cidade que precisa ser consertado. Reivindicação é uma coisa, alerta sobre um problema. Mas tem gente que estava confundindo e usando o espaço para tentar denegrir a imagem de outras gratuitamente, e anonimamente, coisa deplorável, e isso não é possível.

    Estamos aceitando todas as reivindicações da população, dicas d como podemos fazer para tentar melhorar o Crato, denúncias de coisas erradas, buracos, etc, que podem ser solucionadas.

    Vamos continuar conversando sobre as lixeiras, quem sabe encontramos uma solução que seja MENOS ruim para elas.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  9. Engraçado essas pessoas da administraçao. Porque essa Alessandra nao fala nada contra essas lixeiras ? sera que ela acha que essas lixeiras sao boas ? Sera que o povo do Crato ta todo errado em criticar ? sera que ela apoia mesmo sabendo que as lixeiras tao acumulando liquidos, que nao tem sacos, que junta mosca, que vai trazer mosquito da dengue, sera que essa mulher nao ve que isso ta tudo errado ? vai prum grande centro ver o que eh civilizaçao e lixeira de qualidade !

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a idéia de colocar lixeiras em espaços públicos foi muito sábia. Mas por outro lado,quem pensou em lixeiras feitas de concreto, não atentou para o peso e o trabalho que dá aos garis, para remover o lixo. E nem no grande consumo de sacos plástico para lixo, elemento a mais na degradação do meio ambiente. Acredito que existe na Prefeitura, bons profissionais ligados a Secretaria do Meio Ambiente, SEINFRA e Limpeza Pública que repensarão um outro tipo de lixeiras, com tampa, mais higiênicas e que sirvam para coleta seletiva.Valeu a idéia. Vamos apenas aprimorar!!!!!!!!!
    Vamos também colaborar com a limpeza, colocando o nosso lixo nos horários certos da passagem do caminhão, principalmente aqui na Rua Tristão Gonçalves( Rua da Vala).

    ResponderExcluir
  12. Eh bom que se ressalte para os que nao estao sabendo que essas lixeiras ai sao como o pinico do portugues, nao tem boca e nem fundo. se cair liquidos nao saem mais nunca ja pensou ?

    ResponderExcluir
  13. Caro senhor André Marques,

    Acho que minha opinião a mim pertence e não tenho obrigação nenhuma de divulga-la se não sentir vontade, até porque acho que ficou bem claro, eu sou a favor de qualquer coisa que venha beneficiar a cidade, a propósito as lixeiras tem um buraco para escoar líquidos e para poder serem higienizadas, sinal que eu ando e observo mto bem a cidade, aconselharia o senhor fazer o mesmo ao inves de criticar faça um projeto e leve a prefeitura, quem quer o crescimento da cidade contribui com ideias, nao fica so sentado na poltrona de boca aberta esperando a morte chegar,

    O Valdir disse tudo em seu lúcido comentário, não adianta so criticar mas trazer soluções.

    Quando algo nos incomoda vamos atras de soluções.

    Independente de ser ou não de administração eu tenho total liberdade como cidadã e pagadora de impostos de ir até a prefeitura pedir uma audiência com o prefeito e reivindicar o que for necessário.

    E graças a Deus possuímos um administrador que ouve e se importa com a opinião da população.

    Outro dia eu andava numa calçada em frente a uma clinica de olhos que tinha entulho dificultando a passagem , aquilo me incomodou e eu fui atras de soluções, sabe por que? porque eu quero contribuir para meu muncipio quero o melhor para o Crato, não sou cratense, mas adotei essa terra como minha, e essas lixeiras são usadas no rio de janeiro , minha terra e nada tem de errado ou ruim,feio e lixo nas ruas, não chãos, isso sim e feio.

    E para encerrar esse assunto aconselho ao senhor Andre Marques que não faça suposições sobre minha pessoa, e se possui qualquer duvida sobre mim me procure e nao use o Blog para fazer especulações.

    Um bom domingo,

    Alê

    ResponderExcluir
  14. Senhora Alexandra, vou dar minha contribuiçao LUCIDA para a prefeitura do Crato, uma sugestao que teria evitado todo esse transtorno:

    Na internet tem milhares de empresas que ja desenharam lixeiras funcionais para as cidades. tem modelos de primeiro mundo de metal, de plasticos de materiais reciclaveis. desenhos modernos projetados por especialistas que entendem de estetica e funcionalidade.

    basta que o secretario do setor contate uma dessas empresas, elas enviam catalogos completos coloridos e orçamentos para os municipios. Eh assim que toda cidade desenvolvida tah fazendo contratando profissionais. nao se depende mais de amadorismos de fundo de quintal pra resolver os problemas de uma cidade.

    crato hoje eh uma cidade que tem populaçao grande e merece ser tratada como tal ja que o prefeito se propoe a levar para primeiro mundo, tem de fazer coisas nao gambiarras.

    caminho taih, contrate empresas seria façam uma licitaçao, e deixem de amadorismos novamente a populacao nao foi consultada do mesmo jeito da reforma da praça siqueira campos, sempre que ela nao eh consultada da nisso chega deh amadorismos

    ResponderExcluir
  15. Prezado André, você está por aí ainda ? Por gentileza, meu caro, entre em contato através do nosso e-mail. Preciso conversar contigo rapidamente.

    Um forte abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  16. André e Alessandra,

    Quando falei que a gente (todo mundo) poderia usar esse espaço para também propor soluções, idéias, ao inves de apenas criticar, não quis invalidar as críticas anteriores, nem dizer com isso que alguem tem obrigação de propor uma idéia sobre o caso. Apenas que, quem entender do assunto e quiser contribuir, seria bom, principalmente para orientar o governo municipal, convencer o prefeito, mudar os rumos das coisas.

    Eu mesmo não tenho nenhuma ideia para as lixeiras que não seja usando marretas, mas quem entender do negócio, por favor dê uma contribuição, para mostrar ao prefeito que o problema não é só evitar que elas sejam destruídas (e daí a razão de usar uma manilha de concreto), tem muita coisa além disso que já foram comentados anteriormente. Em suma, essas lixeiras não tem a "cara" do Crato. Não tem nada a ver com uma possivel identidade que o Crato ainda possa ter.

    Concordo com o André, pra combater o amadorismo desse projeto, só contratando especialistas, ou pelo menos que a partir de agora pensem em projetos para a cidade com um pouco mais de bom senso, visão e profissionalismo, que tudo isso sirva de lição.

    Enquanto isso os tubos de lixo da praça são vicente continuam sem sacos e lotados de lixo... já já começam a feder. E falando nessa praça, tem outro problema em relação ao lixo, mas essa vou fotografar e publicar posteriormente para que os senhores entendam.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.