09 outubro 2010

Abacaxi tem produtividade maior na Chapada do Araripe - Reportagem: Antonio Vicelmo


Produtores agrícolas do Cariri participaram do Dia de Campo sobre o cultivo de abacaxi, no Sítio Canafístula, em Santana do Cariri. Mesmo sem irrigação, a fruta se desenvolve - FOTOS: ANTÔNIO VICELMO - Produtores do Cariri estão entusiasmados com o resultado do cultivo do abacaxi em cima da Serra do Araripe.

Santana do Cariri. Cerca de 300 produtores agrícolas de 28 Municípios do Cariri participaram do Dia de Campo promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). O trabalho ocorreu no Sítio Canafístula, neste Município. Mesmo diante de uma seca que destruiu mais de 50% das plantações de milho, feijão e arroz, a Serra do Araripe está produzindo abacaxi de ótima qualidade, sem uma gota d´água para irrigação.

Os produtores estão colhendo 13 mil abacaxis por hectare. "A unidade é vendida a R$ 2,00 dentro da roça", diz o agricultor Antonio Nogueira, responsável pelo cultivo de cinco hectares da fruta. Nogueira, que trabalha no cultivo da fruta há oito anos, acrescenta que não tem do que reclamar. "Estou ganhando dinheiro com abacaxi", comemora o produtor.

Qualidade

O entusiasmo de Nogueira é compartilhado com mais 74 produtores espalhados numa área de 180 hectares, no Município de Santana do Cariri. O produtor José Leite, que veio com a caravana de Porteiras participar do evento, garante que a fruta que está sendo produzida em seu Município é maior e apresenta melhor qualidade do que o de Santana do Cariri.

Segundo o gerente regional Ematerce, Francisco Adonias Sobreira, a Chapada do Araripe, com altitude acima de 600 metros, tem um microclima favorável ao cultivo dessa cultura. Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com PH em torno de 5.0. Não devem ser sujeitos ao encharcamento. A Serra do Araripe atende as estes requisitos, conforme Adonias Sobreira.

Semiárido

O objetivo do Dia de Campo é mostrar que existem alternativas para convivência com o semiárido. "O exemplo está aí na qualidade da fruta e no entusiasmo dos produtores", comemora o agrônomo Antônio Novais, responsável pela assistência técnica no Município de Nova Olinda. Já o técnico Sérgio Linhares, que foi o pioneiro na restauração da cultura do abacaxi em cima da serra, adverte que a fusariose é a principal doença desta cultura. O controle é feito a partir das mudas sadias. Estas são selecionadas a fim de eliminar os sintomas de fusariose, passando por vistoria do plantio periodicamente.

Os técnicos da Ematerce espalharam tendas dentro do plantio com a finalidade de repassar informações técnica para os visitantes. Os agricultores são beneficiados pelo Pronaf e os financiamentos de seus projetos são pelo Banco do Nordeste.

Após o dia de campo, a gerência regional do Banco do Nordeste liberou um crédito de R$ 180 mil destinado à compra do Sítio Ventura, com mais de 300 hectares em Santana do Cariri, beneficiando 16 produtores rurais, que explorarão a cultura. A programação foi iniciada na última quarta-feira, em Várzea Alegre, onde foram entregues 20 kits de ordenha higiênica de leite, seguindo-se a liberação de vários projetos de crédito pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado à pecuária leiteira. Foi encerrado ontem no Crato com a distribuição de 103 kits do Programa Hora Sazonal, para produtores de 12 municípios da região caririense.

Produtividade

"O exemplo está na qualidade da fruta, no entusiasmo dos produtores e nos lucros"
Francisco Novais
Engenheiro agrônomo

"Selecionamos as mudas sadias para eliminar os sintomas da fusariose"
Sérgio Linhares
Técnico agríciola

"Não tenho do que reclamar. Estou ganhando dinheiro com o cultivo do abacaxi"
Antônio Nogueira
Produtor

MAIS INFORMAÇÕES

Escritório da ematerce no Crato, ao lado do Parque de Exposições - Centro
Telefone: (88) 3102-1293

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.