12 outubro 2010

12 de Outubro – Por João César Mousinho de Queiroz.


Parabéns, hoje é dia de seu aniversário. Saúde, Paz, Prosperidades e Muitos 12 de Outubro. O comércio está otimista com as vendas para o dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia da Criança. Dados preliminares da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), estimam que o aumento das vendas no setor podem chegar a 16,25%.

Durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o presidente da Alshop, Nabail Sahyon, afirmou que a estimativa de alta nas vendas está ligada ao aquecimento da economia brasileira e à facilidade das linhas de financiamento que permitem ao consumidor ousar mais durante as compras.
"As expectativas de venda para as lojas dos shoppings são as melhores. O crescimento da economia, a diversidade das linhas de crédito e a variedade de produtos colocados à disposição do consumidor vão ajudar que tenhamos esse aumento no setor", explica. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Antônio Augusto de Moraes, o crescimento das vendas na capital deve registrar a marca dos 5,5%. Ele enfatiza que, para este ano, os setores eletroeletrônicos e equipamentos de informáticas. Precisamos de uma lei que trate especificamente da propaganda voltada ao público infanto-juvenil, pois as crianças passam mais de cinco horas diárias vendo TV.

Este ano, nove campanhas voltadas para o público infantil foram alteradas ou retiradas do ar, após recomendação do Conselho. Contudo, o que o nosso ordenamento jurídico atual necessita é de uma lei que trate especificamente da propaganda destinada ao público infanto-juvenil, pois as crianças passam mais de cinco horas diariamente vendo TV. O que se deve coibir é a propaganda que faça uso de conteúdo e linguajar inadequados para o público infantil, bem como anúncios com apelo publicitário imperativo.

Quatro projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados, visando a limitar a propaganda voltada ao público infantil.Os projetos em análise têm como escopo proibir a transmissão de anúncio publicitário para crianças no horário de 6h às 20h e aumentar a pena prevista para os casos de publicidade enganosa ou abusiva dirigida à criança. Além disso, a proposta é alterar o parágrafo 2º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, para estabelecer como abusiva a publicidade que possa induzir o menor e, por último, regulamentar os anúncios em horários e. Na minha época de Criança nas ruas da VILA SILVESTRE brincava de bandeira, bola, bila, soltava pipa e jogava bola na rua, e deixava minhas tias Doninha, Graciela e Conceição preoculpadas pois além da bagunça era nas casa dela que ia beber água com todos os meus amigos para matar nossa sede.

Mas, NOSSA SENHORA APARECIDA nos protegia das quedas, dos chutes no chão e dedões estourados e dos bicho de pé. A Padroeira do Brasil, nós contemplamos Maria ao mesmo tempo como mãe solícita, intercessora poderosa e modelo de solidariedade. No texto do evangelho há pouco proclamado, nós ouvimos que “como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3). “Com os olhos postos em seus filhos e em suas necessidades, como em Caná da Galiléia, Maria ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho” (DA 272). Os pescadores Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves jamais poderiam imaginar que o encontro da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba, em 1717, marcava o início de uma das mais belas manifestações da devoção mariana em nosso País. Nem de longe, os humildes pescadores poderiam supor que, em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI estaria proclamando Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Ninguém poderia imaginar que a pequena capela, inaugurada a 26 de julho de 1745, daria lugar ao imponente Santuário Nacional de Aparecida. Nós mesmos fomos pegos por agradável surpresa quando, no dia 15 de outubro de 2005, a Oficina de Imprensa do CELAM informou que o Santo Padre Bento XVI manifestara que lhe parecia bem celebrar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, junto ao Santuário Mariano de Aparecida, no Brasil, e inaugurar aí a grande Assembléia, no mês de maio de 2007.

A breve recordação desses fatos nos leva a perceber que um grande mistério se esconde e, ao mesmo tempo, se revela na pequenez da imagem negra da Padroeira do Brasil. Com extraordinária propriedade o Documento de Aparecida afirma: “A Virgem Maria é a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo”. Aproxime sua criança de nossa Senhora Aparecida e verá que quando em 12 de outubro ela entrar na Adolescência, ela terá valores éticos, morais, religiososes e estará junto da familia comemorando o Feriadão longe por exemplo das Drogas ou da Gravidez Indesejada.

FILHO DE D. NAIR E SEU MOZIN LÁ DA VILA SILVESTRE.

Um comentário:

  1. Parabéns, Cesar Mousinho!

    É verdade. O mundo hoje transformou diversas datas que antes eram comemorações expontâneas das pessoas, em meios de fazer o comércio ganhar mais dinheiro. Tudo gira em torno de faturar mais.

    Foi muito bom que Jesus Cristo disse:

    "É preciso amar mais a Deus do que ao Dinheiro"

    O que acontece nos dias de hoje é um absurdo, da força da grana que faz e destrói coisas belas.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

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