13 setembro 2010

Um Grande Maestro, Orgulho de nossa música: Por; Danielle Esmeraldo

.
.Maestro Bonifácio Salvador, nosso grande músico, compositor, diretor  de um dos grandes orgulhos da gestão Samuel Araripe, a EMMA-Escola de Música Maestro Azul, criada em maio de 2006, perpetuando e dando continuidade á nossa tradição na histórias de bandas de música; e atual Maestro, à frente da  nossa competentíssima  Banda Municipal, que em 2010, completa em 22 de Novembro os seus 130 anos. A nossa querida Banda Municipal, é uma das mais antigas do Brasil, fundada pelo Intendente Municipal Cel. Antonio Luiz Alves Pequeno.
O Festival da Canção conta com a assessoria e participação direta desse talento ímpar, que além de conselheiro é integrante da equipe de produção e da Banda Base do Festival, com certeza, interpretando com muita eficiência, todas as músicas que chegam às suas mãos!!

Muito obrigada, Maestro por sua simplicidade e dedicação!
Em seu nome gostaria de agradecer aos meninos da Banda Municipal, que para nós, são os melhores! 

Danielle Esmeraldo e Maestro Bonifácio Salvador


Banda de Música do Crato-no início da sua fundação


Banda Mirim- EMMA


Banda de Música do Crato!

A Banda de Música do crato, estará na programação Um Gole de Café com Arte- Mostra Cariri de Música Instrumental. Vocês são nossos convidados!!! É Sensacional!! Não percam!!
 
Fonte:http://culturacrato.blogspot.com
http://festivalcariridacancao.blogspot.com

3 comentários:

  1. De uma simplicidade e sinceridade extraordinárias, o Maestro Bonifácio Salvador é músico de primeira grandeza. Com muito orgulho posso dizer que o tenho na minha conta dos amigos sinceros, leais e também competente para aquilo que se propõe a realizar.

    Sempre que em meu estúdio precisei dos trabalhos desse maestro, fui agraciado com a sua presença marcante, cheio de boa vontade e zêlo em tentar atingir muitas vezes uma idéia que eu tinha na cabeça e que ele tentava dar corpo material.

    O Maestro Bonifacio é assim. Temos estilos musicais bastante diferentes, eu, sempre afeito aos músicos improvisadores de Jazz, e o maestro mais ligado às Bandas Marciais. São estilos contraditórios porque o músico de Banda lê fielmente o que há numa partitura, mas não se aventura à arte da improvisação. No Jazz, nós lemos as partituras, mas queremos nos aventurar mais, construir novas idéias, usar e abusar da criatividade musical, então, é preciso um direcionamento, uma dedicação à Arte da Improvisação.

    Então, certa vez aqui em Crato eu precisei de um improviso de Saxofone, e mesmo sabendo que o maestro aprecia o estilo mas não se dedicou à arte, fui procurá-lo na esperança de que ele pudesse fazê-lo mesmo assim. Uma das coisas que mais gostei foi logo da sua humildade e sinceridade iniciais. O Maestro disse-me:

    "Dihelson, eu não sei improvisar"

    Com esta frase ele ganhou a minha confiança, porque pela minha mão já passaram inúmeros saxofonistas que diziam saber improvisar bem, e na hora "H" me deixaram na mão. Então, o maestro foi sincero em dizer que não sabia, e eu sabia que ele não sabia, mas no caso, ele era a única pessoa aqui no Cariri ainda capaz de suprir essa deficiencia, caso contrário, eu teria que trazer um grande músico da capital, como o Márcio resende, ou o Bob Mesquita, ou do sul do país, coisas impensáveis . Com muita boa vontade, aliado à sua grande musicalidade, o maestro Bonifacio foi pegando parte por parte a idéia que eu ia ditando ao piano, e ao fim de algum tempo, eu pude lhe passar um solo completo que ele se pôs a repetir, até que ficou simplesmente impecável, e pudemos registrar num CD como se fora um improviso feito em tempo real.

    E assim foram tantos outros, pois o maestro é pessoa muito habilidosa.

    De modo que eu fico muito feliz quando eu vi essa pequena, porém sincera homenagem que a Dani fez ao Maestro Bonifacio, pois é tão bom quando a gente vê os valores da nossa terra enaltecidos. Se a gente não cuidar em fazer isso, essas pessoas caem no esquecimento.

    Eu estava há poucos minutos exatamente conversando por 3 horas seguidas com o Huberto Cabral e falamos muito no Maestro Azul, que não foi reconhecido em vida como deveria. O prefeito da época se negou até a fazer uma homenagem justa, há 19 anos, quando ele faleceu. Aliás, esse prefeito era jovem e tinha tudo para ter feito uma boa administração ao Crato, hoje o Crato teria um Deputado Estadual ou Federal, mas infelizmente essa pessoa preferiu deixar até a prefeitura às escuras e seguir o caminho do NADA, foi preciso o novo prefeito que assumiu até acender velas dentro da prefeitura.

    Ainda bem que na gestão de Samuel Araripe, o maestro Azul foi resgatado, com a criação da EMMA.

    Portanto, Parabéns a todos, Dani, Bonifacio, Maestro Azul e todo o pessoal.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Dihelson, tenho certeza que todos nós artistas, temos orgulho dos talentos da nossa terra... na música principalmente.... assim como Bonifácio, grandes gênios como você,Ibertson,João do Crato,Manel do jardim,Abdoral,Cleivan,Pachely,Salatiel,Janinha,Alci ventura,Hugo Linard,Izaíra Silvino e Silvino.
    Músicos com identidade própria,com músicas e composições autorais,que inebriam nossa alma.Em nome de todos,gostaria de saudar os artistas ainda anônimos e a geração de jovens músicos que estão surgindo e se firmando nessa linda profissão.
    O Festival vem aí.... e com certeza ouviremos boa parte desses talentos.Fico feliz por ter ao nosso lado, o nosso Prefeito Samuel e nossa Primeira Dama, mônica, os maiores entusiastas da nosso cultura e do Festival, que foi prioridade o seu resgate nessa gestão.
    Obrigado artistas da música,o Crato agradece, o cariri merece!
    Danielle Esmeraldo
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Danielle, envaidecida de ter sido incluída nessa nobre lista por você, Secretária da Cultura, nossa...
    Realmente, comecei bem o meu dia, todo artista é vaidoso, eu não poderia ser diferente...rsrsrs...
    Tô que não me "guento" agora...
    Obrigada, saiba que apesar de convivermos no trabalho mal temos oportunidade de dizer o quanto admiramos as pessoas que convivem com a gente, admiro seu trabalho e sua força nesse resgate diário da nossa Cultura!
    Bj!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.