21 setembro 2010

O SERTÃO JÁ FOI MAR!


Iguais a esta concha da foto (still do documentário Formação Romualdo - O Milagre Paleontológico, de Jackson Oliveira Bantim com roteiro de Dr. Álamo Feitosa) foram encontrados na região da Bacia do Araripe vestígios fossilizados da mesma concha de equinoderma, seres exclusivamente marinhos, ´nos dando a certeza de que a região do Araripe já esteve coberta por um mar cujas águas estavam sobre o continente.

FOTO: J.Oliveira Bantim

2 comentários:

  1. Sei dos esforços do Geopark, principalmente pelo apaixonado pelo torrão da região Bacia do Araripe, o Geólogo Dr. Álamo, que não mede esforços intelectual e físico , como também toda sua equipe. Mas também sei... que se esse estudo fosse em outro país , teria o valor e recursos necessários, para uma descoberta de tanta importância para a geologia em geral,mas também para nossa região, sem falar em nosso “país e o resto do mundo” muito já foi feito, e muito mais ainda tem a ser feito e descoberto. Como também não posso deixar de registrar, da minha própria vivencia, que nos anos 60 e 70 foram saqueados milhares e milhares de fosseis de toda região caririense, como troncos de árvores petrificadas, peixes e etc, acho que a Europa e USA juntos tem mais fósseis nossos ,que nós mesmos. Ainda hoje nós vemos em mercados de artesanatos ,como em Fortaleza e outros diversos lugares, vendendo os fósseis principalmente para turista estrangeiros. Mesmo assim deixo os meus Parabéns pelos que lutam incessantemente como Dr.Álamo , sua equipe, o Sr. Jackson O. Bantim ( meu amigo Bola) e também a quem postou essa matéria ,meu querido amigo Sr. Luiz Carlos Salatiel.

    Jacques Boris

    ResponderExcluir
  2. Sim, Salatiel. Aí está uma prova inequívoca, que merece ser estudada melhor pelos especialistas. O sertão já foi mar, e espero que não vire um mar novamente, rs rs

    Abração,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.