14 setembro 2010

O ENREDO DE WALDERÊDO - Por: Ulisses germano



O enredo de Walderedo
É polêmico e audaz
Se o cofre tem segredo
Com um palito ele desfaz
O estilo a gente cria
Quando a sede se sacia
De uma imitação fugaz
(Ulisses Germano – O Segredo do Enredo de Walderedo)

            A Arte duvida da própria dúvida para por em dúvida a dúvida que duvida da dúvida. Pode parecer , e é,  apenas um jogo de palavras, mas o verdadeiro artista no ato sublime da criação, sempre procura expressar em seu tempo o que o espírito, inquietado de incertezas, já não mais consegue conter. O resultado seja uma composição ou interpretação musical, uma pintura, uma escultura, um poema ou uma xilogravura, será sempre a materialização da expressão de vários sentimentos desejosos de libertação. Creio que é daí que surge o estilo.
           Faço esta introdução, para alguns absurda, apenas para avivar a memória e lembrar um ser lendário que este ano estaria fazendo 90 anos. Eu me refiro ao xilógrafo, tipógrafo, marceneiro e abridor de cofres Walderedo Gonçalves de Oliveira. Nascido em 19 de abril de 1920 na cidade do Crato. Até a presente data não fiquei sabendo de nenhuma comemoração a altura dessa figura ímpar da xilogravura brasileira. Em um artigo da década de sessenta do Diário de Pernambuco, Walderedo Gonçalves é citado como “o mais hábil buril do Norte e Nordeste do Brasil.” Dessa forma, não se pode negar que ele foi um dos precursores e inovadores da técnica da xilogravura de nossa região. Lendo a biografia de Walderedo escrita por Jurandy Temóteo (A Xilogravura de Walderedo Gonçalves no contexto da Cultura Popular do Cariri) e um artigo de Gilmar de Carvalho, pude constatar a grandeza dos fatos históricos que envolveram um homem polêmico que xilogravou uma parte bastante significante da história da xilogravura nordestina.


Ulisses Germano Leite Rolim

Compositor e pifeiro

P.S. Walderedo não jogava gamão.

2 comentários:

  1. Caro amigo Dihelson, vê se tu encontra nos teus arquivos uma foto do Walderedo.
    abraço fraterno
    Ulisses

    ResponderExcluir
  2. Ulisses, infelizmente eu não vou ter nenhuma foto do Walderedo, porque eu comecei a fotografar já depois que ele faleceu, ou próximo, então não entrou no arquivo, mas Pachelly e talvez Wilson Bernardo tenham alguma foto do Walderedo. A gente pode procurar alguém que tenha uma foto dele.

    Abração,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.