17 setembro 2010

Fotógrafo Cratense Tiago Santana apresenta Exposição "CARIRI MÁGICO"


As cores do sertão em seus momentos cotidianos são mostradas através das lentes de Tiago Santana. O fotógrafo nascido no Crato inaugurou no último dia 16 a inédita exposição Cariri Mágico no Espaço Cultural Porto Freire.

A expressão de sofrimento, o consolo pela fé, o céu e uma foto. O preto e o branco, a interpretação da paisagem, a religiosidade e uma foto. A cultura de um povo, mais manifestações de fé, as cores latentes do sertão, o recorte exato e uma foto. A simplicidade e a autenticidade de Tiago Santana transpõem as fronteiras retalhadas pela câmera e fazem o expectador navegar pelos horizontes secos do Interior cearense.

O fotógrafo inaugura Cariri Mágico. Exposição inédita no Ceará que traz o sertão caririense em suas cenas do cotidiano. As imagens que já foram exibidas no Sesc Ipiranga São Paulo pousam no Espaço Cultural Porto Freire até o dia 30 de outubro. Agora, Tiago Santana resgata fotografias em cores que foram acumuladas durante momentos de verdadeira peregrinação. “As imagens do Cariri Mágico foram feitas ao longo de vários anos quando estava fazendo o projeto Benditos ou mesmo nessas minhas andanças pela região. Sempre sem nenhuma pretensão de fazer um ensaio específico em cor. Mas tenho um trabalho, feito silenciosamente em cor, que sempre estou desenvolvendo, mas que nunca mostro. Essas são raras imagens desse universo em cor que saíram do meu arquivo e foram mostradas”, comenta o fotógrafo.

Cearense do Crato, nascido em 1966, infância e adolescência vividas já em trôpegos contatos com o universo das artes visuais. Tiago Santana é um nome firmado na fotografia nacional com trabalhos publicados em jornais, revistas e livros no Brasil e no Exterior e participação em acervos e coleções. Recebeu os prêmios Marc Ferrez de Fotografia e Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico. Quando criança, acompanhava o pai em reuniões. Carregando um projetor e partilhava desenhos animados com os colegas. Em seguida, começou a produzir vídeos caseiros de temas variados. O poder da imagem começava a entrar na vida de Tiago Santana. “Foi por ter passado minha infância e parte da adolescência nesse universo que me fez fotógrafo. O convívio com as experiências visuais desse lugar é muito forte e me marcou de forma definitiva. Essa região ainda me alimenta nas minhas pesquisas, nos meus trabalhos, na minha busca em contar histórias através das imagens” enfatiza o fotógrafo.

Relançamento

Também aconteceu o relançamento de Benditos. Uma das mostras mais conhecidas e que neste ano completa uma década de existência. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi o primeiro espaço a receber Benditos, em 2000. “Deparei-me que faz exatamente 10 anos que fiz a minha primeira exposição individual e o meu primeiro livro que foi o Benditos. Isso é muito simbólico, pois esse trabalho, que levou oito anos para ser concluído, foi o meu processo de aprendizado e de amadurecimento como fotógrafo”, disse Tiago Santana.

A coletânea de fotos trata dos romeiros que lotam Juazeiro do Norte e seu entorno cheios de crença e esperançosos por milagres. De acordo com Tiago Santana, Benditos foi pensado em preto e branco, desde a sua concepção, pois a cor se tornava desnecessária ao discurso visual. “A cor naquele caso não agregaria, ela dispensaria a tensão o mistério que os Benditos tenta mostrar”, pontua o fotógrafo.

Pedaços de faces, detalhes de imagens, enquadramentos sinuosos, a paisagem humana do Nordeste e uma clara brincadeira de esconder e mostrar. Desse modo Benditos foi se definindo durante essa década. “A fotografia me completa. É fundamental para mim esse processo. Digo que a fotografia é apenas um pretexto para conhecer o mundo, para conhecer o outro, para descobrir-se. Essa experiência é muito mais importante do que o resultado do trabalho. E nesse processo as imagens surgem naturalmente. É mágico”, frisa Tiago Santana.

E MAIS

Tiago Santana já prepara seu novo trabalho. Intitulado Incompletudes deve mostrar os arquivos adormecidos no fundo de gavetas. Nas palavras do próprio artista a empolgação é muita. “Essas imagens soltas, essas histórias incompletas, esses fragmentos se tornarão um só ensaio onde o estado de incompletude seja o que unificará o trabalho”, enfatiza.

SERVIÇO

CARIRI MÁGICO - Abertura da nova exposição de Tiago Santana e relançamento do livro Benditos dia (16), às 20h. Haverá show de Manassés. Espaço Cultural Porto Freire (Parque del Sol, Rua Joãozito Arruda, s/n – Cidade dos Funcionários). A exposição é aberta ao público e prossegue até o dia 30 de outubro, das 10h às 18h. Outras informações: 3459 0061 / 3459 0062.

Isabel Costa - especial para "O POVO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.