08 setembro 2010

Crato realiza um dos maiores desfiles de 7 de Setembro

Mesmo enfrentando um sol de rachar, e um calor capaz de fritar ovo no asfalto, milhares de pessoas se acotovelavam pelas ruas do centro do Crato nesta manhã do dia 07 de Setembro de 2010, buscando um lugar melhor a fim de ver os desfiles em homenagem ao dia da pátria. Eu poderia aqui fazer um daqueles textos enormes, jornalísticos, descrevendo como foi cada etapa, desde o hasteamento das bandeiras, comandada pelo cerimonialista Huberto Cabral, passando pelo discurso excelente do prefeito Samuel Araripe, ao desfile do Tiro de Guerra, dos Bombeiros e das inúmeras escolas, que ficaram das 08 da manhã às 03 da tarde, com muita garra, com muita forçade vontade, e sobretudo alegria, que não faltou às diversas escolas que participaram do evento. Mas ao invés de um texto longo e enfadonho, eu prefiro mostrar uma pequenina parte daquilo que eu vi em fotografia. Quando digo pequenina, é porque do evento eu fiz mais de 400 fotos. Aqui vão apenas algumas delas, que nem são as melhores. Apenas algumas. Diga-se de passagem que eu também fiquei das 8 às 15h carregando 5Kg de equipamento fotográfico e agora que estou conseguindo postar essas primeiras fotos, às 17:05. Dêem uma olhada aí enquanto vou chegando...

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:

Milhares e milhares de pessoas no maior desfile de todos os tempos:

Img_7060

Gente bonita é o que não faltou, muito bem escolhidas pelas escolas:

Image3

A diversidade, a criatividade, tomou conta do desfile, e ao invés de termos apenas aquela clássica monotonia, o desfile deste ano proveu o povo de coisas maravilhosas, como um verdadeiro espetáculo que reuniu Arte...

Img_7063


Img_6988

Civismo...

Img_6967

Tradição...

Img_6959


Img_7099

Palavras de órdem da história recente do País, contra a Corrupção...

Img_7112

O desfile, pode-se dizer que teve até muita sensualidade...

Image4

E momentos de grande seriedade...

Img_7145

Teve gente cansada com carinha de prisioneira de um sol causticante. Isso é uma maldade...

Img_7176

Who´s Bad ?
O Michael Jackson apareceu no desfile, representando as escolas de dança, que promoveram um espetáculo que arrancou aplausos da platéia:

Img_7242

Michael visitou o Olodum, e trouxe toda uma coreografia, ensaiada, perfeita!

Img_7244


Img_7235


IMG_6950

Para o delírio dos fãs...

Img_7194


Pessoas se protegiam do sol como podiam...

Img_7422

Um belo retrato em plena Praça da Sé...

Img_7396

É impossível não parar para admirar a beleza das balizas...

Img_7480


Img_7486

Ao som ensurdecedor das fanfarras

Img_7103

Teve até desfile de Escola de Karatê...

Img_7126


Img_7011

E de muitas outras escolas...

Img_7294

Gente até aonde a vista alcança...

Image2


Img_7071

No palanque oficial, as autoridades: Vemos aqui, o prefeito SamuelAraripe e a primeira dama, Mônica Araripe. É "V" de Vitória !

Image5

E aqui, o Major Hermann, em farda impecável, muito elegante, ao lado da sua digníssima esposa:

Image6


Fotos e Texto: Dihelson Mendonça
O.B.S - Estas fotos estarão durante esta tarde no Blog do Crato, mas devido ao espaço exíguo, logo serão levadas para uma galeria à parte, onde poderão ser apreciadas.

10 comentários:

  1. Dihelson,

    Muitos outros pés já marcharam por essas ruas.
    Muitas outras crianças o fizeram em outras épocas.

    Fui uma delas.

    7 de setembro ainda me excita e me traz alegria, não sei porquê.
    Muitos sóis já passaram por sobre a menina que fui, mas um sentimento igual e singular continua arraigado trazendo de volta cenas e cenários do Crato.

    O que mudou de lá pra cá? "Tanta coisa", diriam. Mas o encanto do Crato permanece em mim intocável, mesmo depois de todo esse tempo de mudanças inegáveis.

    Esta data é marca precisa de tempos imprecisos. É eco. É fato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claude, eu concordo contigo. Inclusive eu também já marchei por essas mesmas ruas. Isso nos força de uma certa forma, a ter mais respeito por nossa terra, e até a gerar o amor que temos por ela.

    O calor do dia de ontem estava assim uma coisa que poderíamos dizer "Infernal", mas fiquei muito feliz por não ver em nenhum momento, qualquer cara de tristeza nas pessoas participantes. Cada escola se preparava para fazer o melhor possível, a dar o melhor de si.

    Srve para que a gente possa ainda acreditar nas futuras gerações, de achar que a coisa toda ainda vai continuar e em boas mãos.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Crato. Vi os desfiles e concordo com o redator esse foi um dos maiores e mais bonitos.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o desfile escolar mais longo e cansativo que já presenciei. Algumas escolas esperaram das 9 até às 15 horas para então chegar a Praça da Sé. Debaixo de um sol escaldante, estudantes, professores e populares reclamavam da falta de água, da carência de lixeiras nas ruas e da organização do citado evento. Espero que no próximo ano, tais erros sejam evitados.
    Eldinho Pereira
    Crato - CE

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Dihelson

    Estou bastante triste, em ver através do seu noticioso, um episódio que me faz sentir vergonha , de tamanha imbecilidade, ao colocar a figura do cantor pop americano ( Michael Jackson ) na nossa maior manifestação cívica. É falta de representatividade do nosso povo, ou simplesmente fatos dos adeptos da cultura Coca - Cola.
    Heladio

    ResponderExcluir
  6. Heládio,

    Eu sabia com certeza, que mais cedo do que tarde, alguém viria dizer isso que você falou, só não sabia quem. Imaginava que seria o Armando Rafael.

    Pois bem, o desfile congregou inúmeras escolas do Crato, incluindo escolas de Arte, de Dança, etc. Na parte das escolas de dança, houve apresentaçao de diversas danças, NUMA DAS QUAIS, foi a de Dança pop, e como nesse tipo de dança o asto do pop é o Michael Jackson, a escola dentre inúmeras danças apresentadas, resolveu apresentar o "Rei do Pop" também. Mas teve Dança Cigana também, que não sei se você é contra...

    O certo é que nesse ano, em inúmeras cidades Brasileiras, os desfiles inovaram. Fizeram uma mistura, como eu disse no artigo, de Desfile Cívico, Desfile Alegórico, etc...

    Acho que já se acabou o tempo de vermos nas ruas apenas crianças marchando e nada mais. É tempo de inovar, de fazermos algo mais criativo, talvez carros alegóricos mostrando a Independência do Brasil e muitos outros temas. Um grande desfile, criativo pode ser feito sobre o nosso país sem precisar se restringir apenas a coisas do passado.

    Agora, sobre o Michael jackson estar na "passarela", isso foi opçao da escola.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Dihelson... com certeza foi uma opção da escola colocar Michel no desfile. Veja: Chegou nas escolas públicas estaduais e municipais o Programa Mais Educação, do governo federal. E em uma destas atividades está a dança popular dentre delas o hip,hop e dança de rua. Com certeza a escola que apresentou este número artístico,porque tem na sua proposta pedagógica esta atividade. Como também salientamos que a nossa juventude é adepta da dança de rua e dança pop. Por isso que a nossa escola trabalha anualmente o Projeto Folclore para que a cultura popular seja importante para a formação dos nossos alunos. Isto não impede de trabalharmos outras culturas.

    ResponderExcluir
  8. Minha cara Otília

    Eu ficaria super realizado, caso acontecesse ver a Baianada Axé, na quinta avenida , em Nova York , no Indepence Day! Aconselho vc a viajar e pessoalmente constatar o patriotismo escandinavo, inglês , americano e francês, e saber realmente o que podemos chamar CULTURA.
    Heladio

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.