13 setembro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


NE - Matéria em Destaque no Blog do Crato

O “boom” da Construção civil
A CRC-Constutora Raimundo Coelho está concluindo – na Avenida Dr. Floro, bairro São Miguel em Juazeiro do Norte – o Condomínio Alberto Morais com 48 apartamentos. No bairro Lagoa Seca diversos outros edifícios e condomínios fechados estão sendo edificados. Impressiona os números da construção civil na Terra do Padre Cícero (foto acima). Lá estão trabalhando, nesse setor (tanto com carteira assinada, quanto informalmente) cerca de 10 mil pessoas. Por conta disso, na conurbação Crajubar há carência de profissionais qualificados na construção civil. Este é o mercado que mais cresce e o que mais emprega na Região Metropolitana do Cariri, segundo o Sistema Nacional de Emprego - Instituto de Desenvolvimento de Trabalho (Sine/IDT).

Pesquisa sobre a seriguela
Na região do Cariri, com a maior participação do município de Crato, cerca de dez mil pessoas obtêm alguma renda com a safra da seriguela, que ocorre entre dezembro e março. Por conta disso o Banco do Nordeste, Instituto Frutal e a Fundação Mussambê estão realizando uma pesquisa científica com a finalidade de obter um clone de maior rendimento para a fruta da seriguela. A Fundação Mussambê, de Crato, é hoje uma das ONGs mais respeitadas do Cariri.
Cariri será sede de evento nacional
As cidades de Crato e Juazeiro do Norte sediarão em 2013 (entre 23 e 27 de julho) o 13° Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil. A Diocese de Crato será a anfitriã do evento. Para coordenar o 13º encontro das Cebs foi escolhido o padre Vileci Vidal. Ele já se afastou da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Assaré, para dar assistência total à preparação do evento. Por conta disso, o padre Vileci vai residir, pelos próximos três anos, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, no bairro Granjeiro, em Crato.

Centenário de Juazeiro do Norte
Tempos atrás esta coluna afirmou que os dois grandes momentos das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte poderiam se restringir à abertura do evento (com a vinda da imagem-peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o que já se confirmou) e ao encerramento – em 22 de julho de 2011 – com a solenidade de tombamento – pelo Iphan ­– do monumento do Padre Cícero, localizado na serra do Horto, como patrimônio do povo brasileiro. Alguns contestaram esta afirmação. Pois bem, faltam apenas dez meses para o encerramento das comemorações. Perguntinha ingênua: ainda dá para ter esperanças de que as anunciadas obras estruturantes (dentre elas: a Praça do Centenário, o Marco Zero e os quatro arcos localizados nas quatro entradas da cidade) sejam construídas nesse curto espaço de tempo? Tudo está na estaca zero. Os mais otimistas esperam por um milagre do Padre Cícero. Enquanto isso, dois destacados membros da Comissão do Centenário – Daniel Walker e Renato Casimiro – se afastaram dessa comissão, desiludidos com o marasmo como ela vem sendo conduzida.

Ainda o Centenário
Quando pensou em concorrer à Prefeitura de Juazeiro do Norte, em 2008, o empresário Ivan Bezerra tinha um grande sonho: ser o Prefeito do Centenário de sua terra natal e comemorar a data com uma programação inesquecível. Diante do crescimento vertiginoso da candidatura de Manoel Santana (foi o prefeito mais votado em toda a história da Terra do Padre Cícero), Ivan Bezerra, com realismo e inteligência, desistiu de postular a Prefeitura. Agora, muita gente se volta para os irmãos Bezerra de Menezes na esperança de que eles façam – na esfera particular – alguma iniciativa na passagem dos cem anos de Juazeiro do Norte.

Curiosidades da história de Crato
Muitos perguntam se os nomes de uma rua existente em Crato (Carolino Sucupira) e outra de Fortaleza (Carolina Sucupira) são da mesma pessoa. Não verdade são duas pessoas distintas: mãe e filho. Durante a Guerra do Paraguai o presidente da Província do Ceará dirigiu,em 1865, apelo ao povo cratense para formar um grupo de voluntários destinado a combater o ditador Solano Lopez, que invadira o solo brasileiro. O Crato colaborou com dois grupos, financiados pelo Sr. Antônio Luis Alves Pequeno, o homem mais importante da cidade àquela época. Um dos voluntários era um jovem de apenas 14 anos: Carolino Sucupira. Sua mãe, a respeitável cratense Carolina Clarence de Alencar Sucupira, escreveu ao presidente do Ceará oferecendo seu único filho homem como voluntário, “para sacrifício dos interesses da Pátria, a jóia mais preciosa de que dispunha”. Segundo o jornalista José Jeser de Oliveira: “o garoto correspondeu aos anseios patrióticos da mãe. Lutou bravamente como um adulto, durante todo o período da guerra, ao término da qual já havia atingido o posto de major do Exército. Ao retornar ao Brasil, como herói, fixou residência em Jundiaí, São Paulo. E ali viveu até sua morte. Naquela cidade foi erigido um monumento em memória desse ilustre cratense”.


Curtas
*** O Governo do Estado está concluindo, no município de Barbalha, uma Unidade-Escola Sucroalcooleira, uma mini-usina de álcool, que também produzirá diariamente 220 litros de cachaça artesanal, tipo exportação; 22,5 litros de álcool carburante e cerca de 500 quilos de rapadura ou açúcar mascavo.
*** A crise nos Correios: na Agência da ECT de Crato foi fixado o seguinte Aviso "caro cliente: informamos que será modificado o horário de atendimento a clientes, referente à distribuição domiciliar atendidos pelo CDD-Crato. A partir de 02/08/2010 o atendimento será feito entre 14:00 e às 16:00 hs. Desde já agradecemos a compreensão. A gerência”.
*** Outra estatal que precisa melhorar o atendimento é a única agência do Banco do Brasil na cidade de Crato. Além das filas enormes e sempre crescentes faltam cadeiras para os clientes que aguardam atendimento pelo sistema senha. É comum pessoas idosas sentarem na escada que dá acesso ao primeiro andar. E imaginar que a Superintendência Regional do Banco do Brasil, em Juazeiro do Norte, fica a apenas 10 km da Agência - Crato...

*** O novo site da diocese de Crato deverá ser disponibilizado ao público no próximo dia 16. Totalmente renovado, com excelente layout, o site destacará a Diocese de Crato como “missionária e romeira”.

*** O empresário Fernando Lacerda e o jornalista Jurandy Temóteo assumem, nos próximos dias, as presidências do Rotary Clube de Crato e Rotary Clube Crato-Centro. Eles pensam numa agenda comum para os dois clubes rotários da Cidade de Frei Carlos.

6 comentários:

  1. Armando,

    Parabéns pela coluna, tanto ela qualidade como pela pontualidade. Apenas uma correção a fazer: o empresário Fernando Lacerda e o jornalista Jurandy Temóteo só irão assumir as presidências do Rotary Clube de Crato e Rotary Clube Crato-Centro, respectivamente, em julho de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Carlos:
    Agradeço pela retificação.
    Você está certo.
    Fernando Lacerda e Jurandy Temóteo, já foram eleitos, mas só assumem daqui a dez meses.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua publicação Armando, aliás todas,culturalmente muito interessantes para mim, especialmente como restauradora, e acho a mais essa a melhor forma de política de crescimento social universal.
    Obrigada.
    Um grande abraço,
    Maria Gabriella Federico
    Gabí

    ResponderExcluir
  4. Parabéns caro Armando

    Seus comentários enobrece a nossa combalida sociedade, dita como a capital da cultura, sul cearense.
    Heladio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Armando!

    Deus sabe o quanto é difícil manter compromissos assumidos que exigem periodicidade. Estou CPDA ( Comendo o pão... ) para conseguir manter os diversos sites atualizados. Mas é possível, não impossível.

    A grande dificuldade do Chapada do Araripe é que acaba sendo um Diário do Cariri. É complicado, e sem a ajuda de muita gente...

    Abraços,
    Boa Sorte!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Prezado Armando,
    Parabémem pela coluna. Você bem que poderia abordar a questão do "shopping popular" que substituiria o camelódromo. Ninguém fala mais nada!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.