24 agosto 2010

Juazeiro do Norte - N. SRA. DAS DORES - Programação religiosa começa com carreata


A procissão costuma receber, todos os anos, milhares de fieis vindos de vários estados da região Nordeste - ALEX COSTA - A festa começou sábado passado, com a caminhada de 3km que conduziu o pau da bandeira do santo. Os devotos já começam a se preparar para a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte. Começa no próximo domingo, dia 29, a programação religiosa da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, neste Município. Um dos mais tradicionais e festivos momentos religiosos da cidade, a programação inicia com uma grande carreata pela manhã e, à noite, a Procissão das bandeiras, com missa em seguida, no pátio da Basílica Menos de Nossa Senhora das Dores.

A festa da padroeira teve grande incentivo do Padre Cícero e, atualmente, atrai romeiros de vários estados da região Nordeste, sendo a segunda maior romaria em número de devotos. Cerca de 400 mil, segundo estimativa da igreja, deverão estar visitando Juazeiro até o dia 15 de setembro.

Importância

Este ano, a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é "Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho". O administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, destaca a importância deste mês de setembro, que sempre marca o Município com as festividades, expressões de fé, de devoção e amor à Mãe das Dores. Ele ressalta o exemplo profundamente cristão do Padre Cícero.

"Ele foi o grande incentivador da reza do rosário, lutando incansavelmente pela qualidade de vida digna do povo nordestino", diz.

A manifestação de fé neste período do ano atrai um grande número de romeiros do Estado de Alagoas. Mesmo com as tragédias causadas pelas enchentes durante o mês de junho, houve uma intensa participação de romeiros daquele estado na missa dos 76 anos do Padre Cícero. O que, mesmo depois dos prejuízos causados, os romeiros retornem à cidade. A vinda para agradecer por estarem vivos, com exibição de faixas foi um destaque durante esse período, incluindo também a participação de romeiros do Estado de Pernambuco.

Carreata

A carreata com a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja Matriz a partir das 8 horas, percorrendo diversas ruas do Centro da cidade e bairros. À noite, a partir das 17h30, os fiéis se deslocam para a matriz, durante a Procissão da Bandeira, da casa de Manoel Sebastião de Sousa e Iraci Nunes, na Rua do Horto, nº 598. Os noitários terão sequência até o dia 14, em residência, comércio, empresas, entidades, com realização do devocionário à Nossa Senhora, missas às 19 horas e, ainda, quermesses.

A cidade começa a se mobilizar e centenas de barraqueiros se instalam na cidade durante esse período. Um esquema especial, segundo a coordenação da Operação Romeiro, será dado sequência, enquanto se conclui o espaço definitivo do Centro de Apoio ao Romeiro. Uma programação paralela também passa a ser realizada pelos devotos de Nossa Senhora, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12, saindo do início da Rua São Pedro, terminando com a participação na celebração da missa na Basílica. A Procissão dos Carros também acontece dia 14. Uma grande mobilização é feita pela cidade e os romeiros agradecem a acolhida atirando bombons dos paus-de-arara aos juazeirenses.

Segurança

O esquema de segurança estará sendo fortalecido. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, poucos incidentes envolvendo romeiros e questões relacionadas a assaltos foram registradas. Ficou acertada a ida do oficial a pontos estratégicos da cidade que representam áreas de maior concentração popular, as quais serão delimitadas.

Nessa visita de campo, ele se fará acompanhar do secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, presidente da Comissão Permanente, e do comandante da Guarda Municipal, sargento Wladimir Carvalho. Em princípio, o Plano Operacional de Segurança terá reforço de contingente e, também, o apoio do ônibus no qual funciona a Delegacia Móvel.

Revezamento
Cerca de 40 homens da Guarda Municipal estarão se revezando por turno. No dia 2 de setembro, está programada uma reunião geral da Operação Romeiro, integrando todos os setores para socializarem os serviços que serão efetivados durante a festa religiosa. De 11 a 14 acontece o tradicional show do chapéu na Praça do Romeiro.

O devocionário das 18h30 será presidido pelo padre Paulo Lemos. A programação se intensifica com o tríduo da romaria, com a vinda do maior número de romeiros nos três últimos dias da festa. As missas acontecem a partir das 6 horas na Basílica e na Capela do Socorro, até às 19 horas. De 13 a 14 acontecem os encontros com a Juventude Romeira, no Círculo Operário São José, e, de 12 a 14, o encontro com o romeiro, no mesmo local.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Um comentário:

  1. Pena que a redação do “Diário do Nordeste” não ilustrou a matéria de Elizângela Santos com uma foto da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte.
    A foto colocada – pelo “Diário do Nordeste”, é bom repetir – é da igreja-matriz de São Raimundo Nonato, localizada em Várzea Alegre.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.