18 agosto 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 18 de Agosto de 2010


Aberto na URCA edição Cariri Cangaço 2010: Coronéis, Beatos e Cangaceiros

Aberto, na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço 2010, que este ano trata do tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O evento reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço envolve a participação de municípios da região do Cariri, Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e Prefeituras como a Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Serão seis dias de realização.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, fez a abertura oficial destacando e ao mesmo tempo agradecendo os apoios das administrações municipais que estão sendo partícipes desse trabalho. São cerca de 90 pessoas envolvidas no processo de organização. O tema, segundo ele, é palpitante e polêmico, e o Cariri Cangaço, conforme o curador dá oportunidade de se debater as nuances do processo histórico. Ele destacou a pretensão de reeditar o evento, que ontem foi aberto por uma das maiores autoridades sobre o tema, o pesquisador Antônio Amaury Correia Araújo.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, na abertura, afirmou que a universidade regional não poderia desconhecer o fenômeno do cangaceirismo, porque foi uma marca dos dias da nossa história. “A URCA deve debruçar-se para ver as suas causas e o reflexo para o desenvolvimento regional, com a responsabilidade acadêmica”, disse. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, ressaltou que os participantes se encontram não para estudar a história de Lampião, mas do Cariri e do mundo. “Tem muita coisa que a gente precisa se indagar. Esse evento é rico e tem assunto, por ter história. Tem tudo a ver com a nossa região”, frisou.

Ela destacou a atuação da Universidade dentro desse contexto de trabalho, que vem tendo o acompanhamento dos trabalhos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, além do apoio do Geopark Araripe e institutos culturais da região. Serão realizados durantes os próximos dias visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas de debate e palestras. O Cariri Cangaço assume um caráter itinerante por integrar cidades como Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha.

Especialista em Geoconservação visita Geopark Araripe

O diretor do Curso de Mestrado em Patrimônio Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho, em Portugal, José Brilha, visita o Geopark Araripe nos próximos dias 20 a 28/08. O motivo da visita é conhecer o projeto Geopark Araripe e apoiar o projeto do inventário do patrimônio geológico da instituição. O inventário geológico consiste num levantamento feito para identificar o patrimônio geológico dos geossítios, prevendo seus futuros usos e a estratégia de conservação, um dos pilares do GA. O professor doutor José Brilha, geólogo da Universidade do Minho, Portugal, também realizará palestra sobre ‘Geoparques e Seus Patrimônios Geológicos’, no próximo dia 26 de agosto, no Salão de Atos da URCA.

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Direito Penal e Criminologia

Estão abertas até o dia 30 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Criminologia, da Universidade Regional do Cariri –URCA. As inscrições podem ser feitas nos horários de manhã e tarde, no campus do Pimenta e à noite no campus São Miguel. Estão sendo ofertadas 50 vagas. Os interessados deverão comparecer com Cópia do certificado de conclusão do Curso de Graduação em Direito ou Sociologia, Psicologia, Ciências Sociais e áreas afins; Curriculum vitae, simples; Cópia carteira de identidade e CPF; Cópia do histórico escolar da graduação; e uma fotografia 3x4 colorida e recente.

A inscrição é gratuita e é facultativo a 2 kg de alimentos não perecível. O primeiro módulo da turma está previsto para ser realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no auditório da URCA, no campus do Pimenta. Serão 18 módulos, com parcelas de R$ 150,00. O curso tem duração de um ano de sala de aula, da sexta-feira à noite, aos sábados pela manhã e tarde e no domingo, também pela manhã e à tarde, durante um final de semana por mês. Além de seis meses para conclusão do curso, na elaboração de trabalho final.
Mais informações, contatar: Secretária Maria de Fátima Bezerra Cabral. Fone : (088) 9966.1988, 8819. 9631, 9241.8896. E-MAIL: fafabcabral@gmail.com. No curso de direito procurar: Maria Betania. Fone: (088) 8805.8770 ou 3102.1245.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 18 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.