31 julho 2010

Merecemos notícias boas - Por José de Arimatéa dos Santos


Já tem um bom tempo e parece que a coisa aumentou agora. Ao ligar a televisão e o que se vê é notícia ruim e de preferência violência. Longe de me colocar uma venda nos olhos e simplesmente ignorar toda notícia ruim e de violência. Mas o que critico é o sensacionalismo e a insistência num mesmo assunto. É importante, claro que sim. Mas para quê a insistência em noticiar casos escabrosos nos mínimos detalhes? É um sadismo só de muita emissora de tv. Tem canal que se o telespectador apertar o controle remoto sai sangue.
O que defendo é que ao lado da notícia ruim se noticie também fatos bons que engrandecem o ser humano. Que tal noticiar cidadãos que cuidam dos animais, da natureza ou vive da solidariedade para com os demais semelhantes? Passar a mensagem que ao lado de notícia ruim tem também ótimas atitudes de belos seres humanos. No mundo em que os fatos ocorrem tão rapidamente se faz necessária uma reflexão sobre tudo que está a acontecer. Assim, poderemos ver tudo isso de uma forma crítica e encontrar as saídas para a resolução dos problemas que afligem o planeta e seus habitantes.

Em tempo: Vi na Globo uma notícia boa, na Inglaterra, em que um cidadão conserta equipamentos da cidade em que mora de forma voluntária. Anda com martelo e prego arrumando os bancos das praças. Com isso, vê-se que é possível noticiar atitudes boas e ótimas.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

5 comentários:

  1. Arimatéa, meu querido,

    Adorei essa sua colocação. faltava mesmo alguém dar esse grito de BASTA em toda essa esculhambação que é a TV Brasileira atualmente.

    Eu não aguento mais o que a mídia está fazendo com aquele ex-goleiro do Flamengo.

    Eles escolhem um pra Cristo!
    Naquele tempo foi aquela menininha que caiu da Janela, se foi o NARDONIS que empurraram ou se ela caiu, virou filme de Suspense...

    Agora a bola da vez é esse Goleiro do Flamengo. Cara, não aguento mais essa besteira. E na internet, a besteira continua via e-mail, com milhões de idiotas enviando mensagens tipo: A Fulana foi vista Viva no interior de São paulo.

    Até vírus de computador já existe com o nome do Goleiro.

    Aonde isso tudo vai parar ?

    Abraço.
    Muito pertinente esse seu questionamento, e parabéns pela Foto.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Pois é grande Dihelson, liga-se a tv e tome notícia, comentário de "especialista em segurança pública" sobre esses casos escabrosos atuais. De manhã, tarde e de noite. A tv ficou imprópria para as crianças.
    Tanta coisa boa acontecendo e eles preferem bater na mesma tecla. Haja paciência!
    Fico bastante agradecido pelas suas palavras. Tudo de bom!
    Abraço!
    José de Arimatéa dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Arimatéa, eu ja havia consertado aquele errinho de português aí "Mim Colocar" ( que não existe ), para "Me Colocar" e ele voltou. Consertei agora de novo.

    Um Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu caro Dihelson!
    Grande domingo e uma semana melhor ainda!
    Abraço!
    José de Arimatéa dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Certo dia estava assistindo TV e entre mudanças de canal, parei de apertar o botão do controle na TV Diário, o programa acho que era ROTA 22 (quando está no ar a TV jorra sangue). O apresentador falava de mais um crime envolvendo jovens por causa do tráfico de drogas. O repórter entra ao vivo, me deparo com aquela cena triste, a família do jovem aos prantos, sangue, enfim, cenas muito fortes mesmo.
    Encerrada a matéria o apresentador volta com um largo sorriso:
    - Coma frango abatido na hora, frango fresquinho.
    (merchandising) rsrsrs

    Essa turma vive da desgraça dos outros.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.