16 julho 2010

Luiz Domingos de Luna Presta Homenagem ao BLOG DO CRATO pelos 5 Anos de Existência


A Magia do Universo Paralelo- Blog do Crato - 05 anos.


Por: Luiz Domingos de Luna*

Não existe velha, nem nova Crato, pois o Crato é uma magia eterna, é um universo livre que circula no baile teatrológico da paisagem existencial, como uma estrela de luz, que conduz no seu DNA a composição química e estrutural da força que move a civilização na região do Cariri – A cultura – A cola sociológica do Crato é fonte de nascimento para todas as cidade que formam a constelação da linda região do Cariri cearense, desde o nascimento da via - láctea caririense aos dias atuais.

Fazer comparações ao Crato é uma abstração que sempre redundará em outra, vez que, o seu palco geográfico tem características tão intimas e peculiares que somente os desprovidos de emoções, talvez,não sejam capazes de captar esta energia que renasce a cada amanhecer, seja: no sabor de sua água, a paisagem geográfica, a sua diversidade cultural e a sua rica e inabalável história – Motor Primeiro da civilidade no cariri cearense.

No rumar do espaço tempo, no ano de 2005, ao paralelo da sua heróica história, ao universo on line, de forma pioneira, como de sempre, nasce o portal do Crato, corrente de integração entre a princesa do Cariri e o mundo. E, Já em 2006, a forma da globalização via Blog é finalmente talhada, com o zelo e o capricho dos que sabem fazer o alicerce – Dihelson Mendonça, o arquiteto primeiro desta força viva de comunicação, dá passagem as outras cidades filhas com a amostra pioneira do Blog do Crato.

Na verdade, o Blog do Crato já nasce como o tapete suntuoso para a ceia interativa, ao modelo seguir, a todos que primam por uma historicidade autentica,sempre a serviço dos filhos a gritar para a cidade que nunca se curvou a ser mãe a cuidar das demais, com zelo, altruísmo, elegância e grandeza de espírito. Sua proposta da essência maior é também fundamentada com solidez, pioneirismo, brilhantismo e espírito de serviço à sociedade conectado a rede mundial de computadores – Internet. A base sólida, já instalada, o cariri em berço esplêndido, parte para, à semelhança da nave mãe, dar um show apoteótico para os olhos atentos e sedento do mundo on – line. Não na frieza dos cálculos de probabilidades, do nada, do vazio para chegar a lugar algum, mas, com tenacidade, com suor, com responsabilidade de saber ser o primeiro e pioneiro, e,ser, não copias paras os outros, não o resto para os outros, mas ter sempre a grandeza do partilhar, do estar sempre a serviço da civilidade na linda região do cariri cearense.

(*) Professor-Aurora- Ceará
(*) Comentarista do Blog do Crato

2 comentários:

  1. O Blog do Cratro agradece muito essa gentil e sincera homenagem do Luiz Domingos de Luna, um dos grandes escritores que também viveu no Crato, ama a nossa cidade, e reside atualmente em Aurora-CE.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça
    Administrador do Blog do Crato

    ResponderExcluir
  2. Dihelson,
    Minha relação com a internet é muito recente. Tem mais ou menos 3 anos. E logo procurei o google para pesquisar sobre o cariri. Ao colocar a palavra Crato encontrei o Blog do Crato e apartir daí passei a le-lo aos sábados numa lan. Não tinha computador. Ao adquirir o computador passei a ler o blog todos os dias e muitas das vezes mais de uma vez.
    A homenagem do Luis Domingos ao blog merece todos os aplausos pelo que o blog do Crato promove. Leva para o mundo belas imagens e textos do cariri cearense. Região rica e emoldurada pela serra do Araripe.
    Todas as homenagens ao Blog do Crato!
    Parabéns!
    José de Arimatéa dos Santos

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.