18 julho 2010

EXPOCRATO: Vamos dar um Pé na bunda da Luam Produções e seus Facilitadores - Por Wilson Bernardo.

O Crato é bem mais do que a LUAM E seus Facilitadores mercenários de Shows medíocres que aqui chegam, e emporcalham as mentes das pessoas. Salve! SALVE! O palco sonoro da URCA, que nos delicia com preciosidades da verdadeira arte e música do cariri, em que todos poderiam ver e saber que realmente o Crato é e será para sempre a eterna capital da cultura do nordeste.

Um trio de peso sonoro e harmônico, Silvino, Clevan Paiva e Jairo Starkey na percussão.

O mago das cordas e violões encantados

Cleivam Paiva, eterno e místico homem fazedor de harmonias caririenses

Jairo e seu mais novo pupilo, a percussão eletrônica e Silvino com sua gaita chapadiana.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

14 comentários:

  1. COMO O TRIANGULO DO MAL FUNCIONA:

    Quando a programação da Expocrato já está definida, as estações de rádio começam a empurrar na cabeça das pessoas as músicas das bandas que vão tocar lá nesse ano, pra todo mundo ficar sabendo.

    O meu questionamento é se as Rádios tocam essas coisas assim De GRAÇA ou se rola um JABÁ da gravadora ou dos produtores dos discos e do próprio evento para que se faça PUBLICIDADE desses artstas.

    Preparado o povão sem massa encefálica, fica fácil dominar tudo.

    Os shows acontecem, milhares de idiotas vão assistir sem nem saberem porque que estão ali, levados pela publicidade.

    E o círculo vicioso continua: O Povo consome porque toca no Rádio. A Rádio toca, porque o povo consome.

    Eu estava a caminho da Expocrato, quando uma pessoa enfiou a mão pelo vidro do meu carro e me entregou dois CDs, um do Forró do Moído e outro de Aviões do Forró. O Marketing é enorme. Eles literalmente EMPURRAM essa coisa goela abaixo do povo, ao mesmo tempo em que retiraram todos os outros estilos musicais da mídia radiofônica.

    Você não escuta nenhum outro estilo a não ser forró eletrônico. Não tem mais Reggae, não tem mais Samba, não tem Bolero, não tem Mambo, não tem praticamente nada mais de Música Internacional, as Rádios do Cariri só tem Forró.

    Quanto precisa pagar a uma Rádio do Cariri pra tocar esse Forró ?
    Quem PAGA ? QUANTO PAGA ?

    Agora, depois da expocrato, os jovens, crianças e adultos, foram contaminados com mais porcaria e imaginem as lembranças que estão se formando na mente dos jovens, que nunca tiveram acesso a outros tipos de música, e de outras artes.

    Vendo aquela fila de Zumbis entrando no curral da expocrato, uma fila silenciosa, só me lembrou aquelas filas de Judeus que seriam mortos nos campos de concentração Nazistas na Segunda Guerra Mundial.
    A morte aqui, é a morte do Espírito crítico dessas pessoas.

    Pensem Nisso!
    Nada é por Acaso!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Cleivan Paiva, Silvino da gaita e ao nosso querido Jayro Starkey, que tem sido na última semana a verdadeira SENSAÇÃO dos palcos do Cariri, com esse novo instrumento, curioso, que todo mundo quer saber o que é.

    Na verdade, é uma percussão eletrônica que praticamente substitui a percussão tradicional e obviamente, é muito mais fácil de transportar.

    Parabéns a todos pelo fantástico show!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Por sinal, Wilson, parabéns pelas fotos, que estão ótimas!

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, como é de conhecimento de todos, mantenho deste 2004 a RPS - Rádiodifusora Ponta da Serra, tocando 90% de MPB. Sonhamos com a nossa FM comunitária, e nessa,com certeza faremos o mesmo.
    Parabéns ao Wilson Pela matéria, e aos três músicos, que são pessoas maravilhosas

    ResponderExcluir
  6. Corroborando com tudo o que disse o Dihelson, e louvando as fotos de W. Bernardo. Excelente!. Grande tocata Silvino, Jairo e Cleivan. De longe, e de onde olho, vejos os lampejos de raios dos que ainda creem em dias melhores para a música. Que música? Ora, a música!

    ResponderExcluir
  7. Na última Expocrato estava em um bar/restaurante próximo ao Parque de Exposição, num show de Fábio Carneirinho e, acintosamente, fui presenteado (como todos que estavam no recinto) com um CD de uma dessas bandas de pronô-music. Embora dizendo que não queria o 'presente', o reprsentante da banda jogou 4 ou 5 exemplares sobre a mesa, dizendo que era de graça (como se fosse o preço que me impedisse de quere-los). Imediatamente joguei-os todos no cesto de lixo próximo ao banheiro. Lugar, aliás, em que deveriam estar todos essas bandas, todos os seus divulgadores e, quem sabe, todos os seus admiradores.
    Salve os Cleivans, Silvinos, Jayros, Jamacarus e todos os outros que fazem música.
    XICO BIZERRA

    ResponderExcluir
  8. Na última Expocrato estava em um bar/restaurante próximo ao Parque de Exposição, num show de Fábio Carneirinho e, acintosamente, fui presenteado (como todos que estavam no recinto) com um CD de uma dessas bandas de pronô-music. Embora dizendo que não queria o 'presente', o reprsentante da banda jogou 4 ou 5 exemplares sobre a mesa, dizendo que era de graça (como se fosse o preço que me impedisse de quere-los). Imediatamente joguei-os todos no cesto de lixo próximo ao banheiro. Lugar, aliás, em que deveriam estar todos essas bandas, todos os seus divulgadores e, quem sabe, todos os seus admiradores.
    Salve os Cleivans, Silvinos, Jayros, Jamacarus e todos os outros que fazem música.
    XICO BIZERRA

    ResponderExcluir
  9. Pois é Wilson.... Estas promotoras de evento não entram sem convite prévio. Elas participam de uma licitação. Para que não seja privatizado a parte social da feira, faz-se necessário que nossos representantes políticios elaborem uma legislação específica, a exemplo de Campina Grande e Caruaru. Onde a cultura local foi preservada e colocada em primeiro plano, não impedindo de outras atrações nacionais façam parte do evento.
    Uma outra preocupação que devemos ter é com o monopólio de grandes empresas e marcas de bebidas.Você que está pagando, não consome o que gosta. E onde fica o direito de escolha ???? Porque sou obrigado a consumir este ou aquele único refrigerante ou cerveja vendida no parque ??? Isto é democrático ??? Vamos lembrar que a Feira é de caráter popular, é festa do povo , é de agronegócio variado. Não tem dono específico. A expocrato é patrimõnio nosso!

    ResponderExcluir
  10. Antonio ALTANEIRA fco:rocha -sp rocha-spa19 de julho de 2010 01:27

    eu sempre falo que quem faz propaganda na maioria das vezes é por que não tem qualidade e muitas bandas de forró das que fica na mídia quase direto são na verdade as mais ruins de todas e hoje a propaganda domina tudo neste país mesmo que u sujeito não tenha talento ou competências se faz muita propaganda e pronto vive venerado pela a maioria absoluta coisa de país de 3 mundo. que as pessoas não tem muito ki pra entender o que é realmente bom pra se mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Aqui fico triste com esses comentarios....todo ano é a mesma coisa....porrada nas bandas eletronicas e nada... Falta de um trabalho com pessoas que realmente gostam de uma boa musica não faltou.
    Sou testemunha que atraves desse blog, tentamos inumeras vezes, deletar isso tipo de programação da Expocrato, aí pergunto. Deu resultado? O que faltou? Porque tudo continua do mesmo jeito....de uma coisa tenho certeza...cada ano que passa a Expocrato cresce mais, ou seja, tá certo ou errado?
    Eu particularmente sou contra esse tipo de shows....acaba com nossa cultura musical. E ainda vou mais longe....crítico que sou dessas bandas imorais, porém, estava todo dia na area de shows por conviniencias....que diga meu amigo Bernardo...que ontem dia 18/07 estava lá curtindo com sua camara maravilhosa,rsrsrsrsrsr.
    Acabou a expocrato e agora partiremos para os shows politicos, esse sim, sem comentarios.

    ResponderExcluir
  12. grande Luis W.e na vedade eu também odeio essas bandas,mas fotografia é fotografia e é compusivo,nãol fiz Forro do muiro e nem avióe,porquestões pessoais,fiz os demais,e a ate não tem singularidade.e curimos todas né LUISe não capotei nem uma vez colega.abraços

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvidas, o palco da URCA vem sendo nos últimos anos a valorização da música e dos "verdadeiros artistas", opção real de diversão na Exposição.
    Espaço onde conseguimos visualizar a cultura da nossa região, podemos levar nossa família e amigos/as e apreciar a arte de Abidoral, João do Crato, Silvino, a turma nova do Liberdade e Raiz e demais artistas talentosos.
    Parabéns, ano que vem queremos bis.

    Jorge Pinto

    ResponderExcluir
  14. Realmente, é preciso que o Crato se livre dessa praga de empresários mafiosos e aproveitadores, mercenários que estão afundando a cultura da Princesa do Cariri.
    Essa cambada veio da Paraíba e de Pernambuco e atrasou tudo por aqui. O pior é que parte da imprensa falada, escrita e televisada recebe jabaculê desse pessoal, que só traz forroleiragem para cá.
    Barbalha, através do prefeito Zé Leite, já se livrou deles e a festa de 2011 será grátis. E todo mundo sabe do tamanho do prejuízo que a EXPOCRATO 2010 teve com esse pessoal.
    Crato merece coisa melhor, pessoal!!!
    Vamos voltar à cultura musical mais eletiva e deixar essas m... pra lá!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.