03 junho 2010

Visitando Karimai - Postado por: Carlos Rafael Dias

Quando um mestre se pronuncia tudo se aquieta. O sol do final de tarde torna-se mais brilhante. Aquele passarinho na mangueira do quintal canta mais bonito e altaneiro. O vento, quase sempre irritante, vira brisa suave. E a noite desce sem pressa e sem aquele breu assustador.

Esta foi a sensação que se apoderou de mim e, com certeza, de todos os que estavam comigo – Salatiel, Zé Flávio e Reginaldo – na visita ao mestre Luiz Karimai. Foi neste final de tarde de feriado de Corpus Christi. Salatiel me ligou convidando pra visitar Luiz Karimai, que anda um pouco adoentado (ah, essas intempéries da vida). Fomos, pois, no carro de Zé Flávio. Destino: rua João Henrique Brasileiro, 596, Tiradentes, Juazeiro do Norte. Lá mora um mestre. Ou melhor, o mestre Karimai. Lá funciona o seu ateliê de vida e de sabedoria. “Lá o Tsé manifesta”. Lá o tempo pára esperando que a pressa se canse. O tempo é uma ampulheta nas mãos do mestre.

Salatiel levou umas oferendas: uma camiseta da copa e um estojo de lápis colorido. Zé Flávio, como um bom mecenas, escolheu “dois karimais”, retirando-os da parede como quem pega, naturalmente, dois pacotes de arroz integral da prateleira. Eu tentei fechar os olhos pra tão-somente ouvir o mestre falando. Karimai falou sem parar. Mas falou sem pressa, pausadamente e com o coração latente.

O cérebro do “japinha” é genial, como bem observou Zé Flávio, já na volta. Quem pouco falou foi Reginaldo (mas esse é discípulo e discípulo pouco fala).

Obs.: Salatiel fotografou

2 comentários:

  1. Aos deuses, as oferendas. Karimai é um deus na sua arte. O Cariri precisa antes que seja tarde, reconhecer e valorizar mais o trabalho desse mestre incontestável. Não tenho a menor dúvida de que seus trabalhos em breve estarão lado a lado com os maiores de todos os tempos naquilo que ele faz.

    Karimai, receba todo o meu carinho e afeto.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, verdadeira, também fomos entregar o diploma de Honra ao Mérito da nossa "Celebração do Encantamento!. Mas conversamos sobre muita coisa e nos emocionamos muito em vê-lo com o espírito emanando uma luz de paz e serenidade.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.