BLOG DO CRATO - HÁ 7 ANOS, O CRATO NA INTERNET



Img_7118

Foto: Posse do novo secretário de Segurança de Crato - Dihelson Mendonça


Atenção: É Proibida a reprodução e utilização de qualquer forma, sem a autorização por escrito do autor.

Comunidade Cratense - Adicione a sua Foto !


=====================================================================================

02 Junho 2010

Crônica: A CELEBRAÇÃO DO ENCANTAMENTO - Por Olival Honor

Lida pelo radialista Heron Aquino como "A Crônica da Cidade" no programa radiofônico veiculado pela Radio Educadora do Cariri, no dia 01 de junho de 2010, ao meio dia e trinta minutos)

Foi no último sábado deste recém-findo mês de maio, quando o Crato Tênis Clube completou sessenta anos de fundação. Por inspiração de dois dos mais brilhantes intelectuais de nossa cidade – Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias- promoveu-se nos salões da querida agremiação recreativa, um inédito evento que se chamou com rara e feliz propriedade “A Celebração do Encantamento”.

Inicio parabenizando os dois jovens idealistas das artes em nossa terra, pela escolha da denominação. Encantamento é um substantivo mágico, síntese de emoções exclusivas a pessoas especiais. Sua formação vernácula tem raízes profundas no cadinho das sensitivas que habitam a alma humana. O seu poder de sensibilizar é ainda um mistério que a psicologia procura em vão esclarecer. Encantar seria mudar a roupagem das idéias e transportá-las para outra esfera do entendimento, onde a presença do belo contagia os conceitos e suas variações infinitas criadas pelas artes e pela cultura que lhes dão legitimidade. São essas infinitas variações as responsáveis pelo sucesso dos eventos puramente espiritual, como ocorreu sábado. Os que ali compareceram, homenageados ou não, de lá saíram encantados, graças exatamente a esse doce mistério que envolve as produções artísticas ou literárias. Esse fenômeno – é preciso que se diga- é gerado pela mágica que transforma palavras em poemas, conceitos em preceitos, ganga bruto em gema rara lapidada pelas mãos do artista. Os dois consagrados intelectuais – Luiz Carlos e Carlos Rafael – são mentores e dirigentes da Oca –Officinas de Cultura, Artes e da revista virtual CaririCult, que inspiram e desenvolvem atividades culturais abrangentes, homenageando e oferecendo espaço àqueles que se dedicam ao exercício de suas variações artísticas. Pelo dito e pelo muito que ficou a dizer, estamos de parabéns, eles e todos nós, os amantes das artes e da cultura.

Por Olival Honor
COMENTÁRIOS:

Sentimo-nos alegres e cheios de orgulho pelas palavras tão carinhosas deste cronista que aprendemos a admirar.
(Luiz Carlos Salatiel).
A "pena" do cronista Olival Honor é leve pela competência das palavras tão bem escritas; pela coerência com que as descreve e pela sua impecável elegância de estilo. Sua "pena" só peca quando pesa no desmedido elogio a uma ínfima réstia de luz da festa (os realizadores dela); quando o mérito maior foi daqueles que brilharam com luz própria: Os artistas homenageados!
(Carlos Rafael)

Uma mera curiosidade: Quem, de sã consciência, poderia cravar um DISCORDO a esta bela crônica de Olival Honor?
Parece coisa de espírito de porco...
(Armando Rafael)

Dissestes bem, Armando: um verdadeiro espírito de porco...
(Carlos Rafael)

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Uma mera curiosidade:

Quem, de sã consciência, poderia cravar um DISCORDO a esta bela crônica de Olival Honor?
Parece coisa de espírito de porco...

Carlos Rafael disse...

dissestes bem, Armando: um verdadeiro espírito de porco...

Entre em Contato Conosco !



Somente através deste formulário estamos aceitando comentários devidamente identificados. Os comentários somente serão publicados após a verificação do E-mail e em alguns casos, dos dados do cadastro. O preenchimento do formulário já é em si, o preenchimento do nosso cadastro de comentaristas. Fique à vontade para escrever seus comentários, mas faça-o com responsabilidade:






Destaques



.

Edições Anteriores:

Maio ( Dias ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31