xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Repercussão sobre o sequestro de jornalista em Juazeiro do Norte | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 maio 2010

Repercussão sobre o sequestro de jornalista em Juazeiro do Norte


O jornal "O Povo" de Fortaleza publicou na edição deste sábado a matéria abaixo transcrita:


Dono de jornal de oposição é sequestrado e torturado

O dono do jornal Sem Nome, de Juazeiro do Norte, Gilvan Luís, foi sequestrado e torturado por suposto motivo político, na noite da última quinta-feira. Seu sócio e amigo, Fábio Sousa, atribuiu a autoria do crime ao prefeito do Município, Manoel Santana, que repudiou a agressão. O advogado promete entrar com ação por calúnia

O empresário Gilvan Luis, dono do jornal Sem Nome, do município de Juazeiro do Norte (493,4 km de Fortaleza), foi sequestrado e torturado na noite da última quinta-feira, no Município, por supostas motivações políticas.

Segundo o seu sócio, Fábio Sousa, por volta das 19 horas, Gilvan estaria entrando numa escola de Juazeiro, quando foi abordado por três homens encapuzados e armados. Os criminosos teriam amarrado e sequestrado Gilvan em um veículo Corola, de cor branca e placa HWJ 8602, com registro no município de Porteiras (520 km de Fortaleza). “Ele foi sequestrado e levado para um local esmo, na zona rural. Enquanto isso, no caminho, foi espancado violentamente”, afirmou Sousa.

De acordo com o sócio, uma professora teria visto toda a ação e acionado a Polícia. Quando uma viatura localizou o veículo, os criminosos teriam arremessado Gilvan para fora do carro. Os policiais o conduziram até o hospital e outras viaturas iniciaram a perseguição. Gilvan está internado na clínica São José, em Juazeiro. De acordo com Fábio seu estado de saúde é estável. “Ele teve 49 pontos na cabeça e passou por uma série de exames médicos. Está falando, mas bastante machucado. A gente acredita que se a Polícia não o tivesse encontrado, hoje ele estaria sem vida”, declarou. Fábio atribuiu a autoria do atentado a pessoas ligadas à administração do Município e até ao prefeito, Manoel Santana (PT).
“Acreditamos que o mandante deste atentado, mesmo sem ter prova, seja o pessoal da administração do Santana, o próprio prefeito, ou o vereador Roberto Sampaio (PSB)”, acusou. O empresário afirmou que ele e Gilvan já foram ameaçados várias vezes por pessoas que ocupam cargos na Prefeitura.
“Nosso jornal denunciou que a esposa do vereador (Sampaio) recebia recurso do Programa Bolsa Família, mesmo sendo professora concursada do Município na época”, afirmou. “Estamos vivendo um clima tenso com essa administração. Eu estou na lista dele, me sinto como a próxima vitima da administração do doutor Santana”, acusou Fábio.

Prefeito nega
Por meio de nota de repúdio, Santana afirmou que as autoridades policiais devem investigar o “odioso fato”, de forma “rápida e eficazmente”, para que os culpados sejam punidos “severamente”. “Minha índole não acalenta a imundície desse gesto nem qualquer tipo de atentado a vida alheia”. O advogado do prefeito, José Carlos Pimentel, disse que Santana não tem “a mínima relação” com o acontecido e adiantou que entrará com ação por denúncia caluniosa contra Gilvan e Fábio.

Fonte: JORNAL O POVO - Edição de Hoje, 22 de Maio de 2010

8 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Nossa!
Acordar já com uma notícia dessas é um terror. Mas é bom saber do que se passa...

DM

Alessandra Bandeira disse...

Esse é aquele tipo de noticia que vc nem sabe o que dizer...

Dihelson Mendonça disse...

Isso aí é Grave!
Muito Grave!
Muito, muito Grave!
Dá uma reportagem internacional. Crime de Sequestro seguido de Tortura. MENINO...
Se a situação no Juazeiro estava ruim, agora então, só com intervenção Federal.

Abraços.

Zé NIlton disse...

Dihelson,

Estamos do lado de todos que repudiam esta nefasta agressão. Seja de onde partir.
Prof. Zé Nilton

Maria Otilia disse...

Com certeza, não podemos mais admitir este tipo de ação. Vamos torcer para que não seja verdade que o prefeito Manoel Santana ou sua equipe esteja envolvida. Mesmo assim, isto não poderá mais acontecer. Que o setor de investigação da polícia descubra o mais rápido possível os autores desta tamanha violência.
Lembramos que não estamos mais na ditaura militar e que temos o direito de opiniar sobre qualquer administração pública. Pois o nome já diz... quem está no comando do governo é apenas um dos nossos representantes, eleitos pelo povo. Nenhum político é dono do que é público. Vamos refletir mais nesta próxima eleição de 2010. Vamos buscar candidatos de ficha limpa e com boas propostas de trabalho para o povo, não para o bolso.....

Carlos Rafael disse...

Nosso veemente repúdio!

Armando Rafael disse...

Está na coluna de Valdemar Menezes (Concidadania) publicado n’O POVO deste domingo:

Atentado abominável

A sociedade cearense aguarda com indignação e expectativa os resultados da apuração do sequestro e tortura de Gilvan Luiz, proprietário de um jornal, em Juazeiro do Norte. O caso ganhou repercussão nacional. O Cariri é uma região conhecida pela grande incidência de crimes de natureza hedionda. Uma contradição, pois abriga a meca da fé dos nordestinos (Juazeiro do Padim Cícero) um grande centro de peregrinação. O impressionante é que isso aconteça no momento em que o País vive o seu maior período de liberdades políticas e de divulgação dos direitos humanos. A violação desses direitos, contudo, põe o Brasil na companhia de ditaduras cruéis. A cultura da tortura é arraigada, em nosso meio, e ficou ainda mais fortalecida com a impunidade dos torturadores, a partir da decisão do STF sobre a Lei da Anistia. No caso do proprietário do jornal juazeirense é preciso identificar o quanto antes os autores e supostos mandantes, pois o Ceará não pode virar uma terra-de-ninguém.

juvenal disse...

Governo da revoluçao democratica

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30