04 maio 2010

Crato sedia pela 2ª vez o Painel de Regência Coral da Funarte


De 24 a 29 de maio de 2010 acontecerá na cidade do Crato o Painel de Regência Coral promovido pela Funarte. O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal do Crato. Este ano, serão realizados Painéis nas cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores (com ou sem experiência) dessas localidades e de municípios vizinhos.

Com duração de uma semana, os cursos contam com aulas durante o dia e ensaios à noite. O repertório ensaiado será apresentado em um concerto de encerramento e a apresentação deste ano terá como novidade 12 obras compostas especialmente para coro juvenil, encomendadas pelo Centro da Música da Funarte a 12 compositores brasileiros. As partituras e as gravações estão disponíveis no Portal Funarte - www.funarte.gov.br. O objetivo é estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral e promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, além de fomentar a produção de música vocal coletiva e capacitar regentes e professores de música.

Crato - A estimativa é que 100 pessoas participem do Painel Funarte no Crato. As inscrições são gratuita e estão abertas até o dia 21 de maio, podendo ser realizadas através de envio da ficha preenchida (modelo em anexo) para normasantana@secult.ce.gov.br, edymarafreitas@hotmail.com ou diculturaceara@gmail.com; ou na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Edifício SEAD, Fortaleza - CE), Secretartia da Cultura de Crato (Rua Teopisto Abath, s/n, Crato-Ce - antiga RFFSA) - Centro ou Conselho dos Dirigentes de Cultura - DI CULTURA.

As aulas do Painel de Regência Coral acontecem no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (Rua José de Alencar s/n, Centro - Crato), de segunda (24) a sexta-feira (28), com 6 horas/aula diárias, ministradas pela musicista Lucy Schimitti (PR), bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); e pelo tenor André Vidal (DF), pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois serão acompanhados pelo pianista Leandro Souza (SP) , pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva (CE) e o Instrumentista de Sopro José Robson Maia (CE). O espetáculo de conclusão do Painel será na noite de sábado, dia 29.

Fonte: Secretaria de Cultura do Município do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.