21 abril 2010

URGENTE:PROCURA-SE O LIVRO A TOMADA DO CRATO-Por Wilson Bernardo.

URGENTE...
Caros confrades e amigos,em recente visita a sede da FGF TV,produtora da mini-série"Sedição de Juazeiro",nos foi solicitado a informação,se conhecíamos o livro"A TOMADA DO CRATO" do escritor LIVINO CARVALHO;que também se refere ao assunto do roteiro do filme.Pois eles a produção precisam urgentemente deste livro,para a concepção final do filme.Gostaria de solicitar por gentileza dos amigos que tiverem alguma informação,a cerca da referida obra que entre em contato connosco,através dos comentários da mesma postagem;pois a mesma será de grande valia para a finalização do roteiro e da produção do filme.Solicitação feita por Manoel Severo "CARIRI CANGAÇO" A sedição e a fé de quem labuta a terra...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

8 comentários:

  1. Grande amigo Wilson,

    Estamos tentando encontrar esta obra do Livino Carvalho mas não conseguimos "nem sinal"!

    Na verdade os produtores da mini-série "Sediçao de Juazeiro", que tem o amigo Jonasluis de Icapupi, à frente, necessita desse livro para a concepção final do espetacular roteiro criado por ele próprio sob a consultoria do confrade Renato Cassimiro.

    Obrigado pela atenção constante e quem souber o "rumo" para se chegar à essa obra do Livino Carvalho, agradecemos.

    Manoel Severo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Wilson,
    Encontrei esta referência bibliográfica: A tomada do Crato. In: CARVALHO, C. Livino. A couvada, egastenia, a tomada do Crato, Recife: GERSA-Gráfica Editora do Recife S/A, 1959. pp. 59-81. No IPESC-Instituto José Marrocos de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais-ITEC/URCA Av. Castelo Branco, 150 FONE: (088) 571.1696. Não consegui localizar o endereço da editora GERSA-Gráfica Editora do Recife S/A.

    Abraços

    Rosemary Borges Xavier

    ResponderExcluir
  3. Cara Rosemary,

    Agradeço a sua gentileza, muito obrigado.

    Manoel Severo.

    ResponderExcluir
  4. Prezados, Recebi do meu amigo pesquisador Pe. Fco. Roserlândio vossa consulta. Há mais de uma década pesquiso sobre a Sedição do Juazeiro na qual tomou parte ativa meu bisavô Antonio Ferreira Lobo como dispenseiro do Pe. Cícero. Envie endereço eletrônico para que eu possa anexar o resumée que consta no I.H.C. de 1934 de autoria do Desembargador Carlos Livino de Carvalho sobre a tomada do Crato. O então Juiz da Comarca do Crato Carlos Livino de Carvalho (1913-1914) matinha laços de estreita amizade com o Chefe de Jagunços e aventureiro Dr. Floro Barthomeu da Costa, bem como com o Cel. Antonio Luiz Alves Pequeno (O terceiro) O Dr. Livino de Carvalho fez esta súmula a pedido deste último, sendo até a presente data a melhor radiografia histórica sobre a tomada do Crato, outra excelente sonsulta seria o livro UMCrime Político de J.B. Holanda Cavalcante, o farmaceutico do Batalhão Militar sob ordens do Major Ladislau. A missiva tambem consta do livro do Dr. Irineu Pinheiro, O Joaseiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914 como tambem do livro Pe. Cícero Mito e Realizdade do Cap. Otacílio Anselmo.


    Clovis F.C.R.C. Lobo. Maj. Inf.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Manoel Severo,
    Fiz mais uma pesquisa para tentar conseguir o livro, encontrei este professor da URCA que tem vários trabalhos sobre a vida de Padre Cícero, não sei se o Sr. o conhece, mas em todo caso ai está.
    Daniel Walker, nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará, onde reside. Jornalista, biólogo, professor adjunto da Universidade Regional do Cariri-URCA, escritor, pesquisador da vida de Padre Cícero, a figura mais polêmica do clero brasileiro, sobre quem já publicou vários trabalhos.
    Aqui estão mais contatos para com ele:
    walker@baydejbc.com.br
    www.apoema.com.br

    Um abraço

    Rosemary Borges Xavier

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de dizer que somos muito gratos aos amigos pela gentileza e orientações.

    Agradeço em nosso nome em nome dos produtores da Mini-Série Sedição de Juazeiro; amigo Jonasluis da Silva, de Icapuí, da FGF Tv.

    Aos amigos Dihelson, Wilson Bernardo, Clóvis Lobo e a amiga Rosemary, minha gratidão.

    Manoel Severo - Cariri Cangaço.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Senhor Manoel Severo,

    agradeço vossa réplica diante minha humílima contribuição.

    Fiz o levantamento topográfico de toda região do conflito com distâncias medidas em GPS, outrossim, avaliações sob o critério das ciências militares, e.g.: Estudo situação do comandante e conduta de combate.

    Caso se faça necessária consultoria pertinente ao assunto em tela terei prazer em ajudar em tutti-quanti for possível.

    O senhor jah recebeu meu e-mail contendo a Tomada do Crato que tanto se fazia premente ao filme?

    Penhorado por vossa atenção, despeço-me

    Clovis F.C.R.C. Lobo

    ResponderExcluir
  8. Caro Manoel Severo,

    Tenho o livro caso ainda precise. Em todo caso, há uma transcrição do documento, inclusive com dados do autor, no endereço: www.focoregional.blogspot.com.

    Meu email de contato: fredlivino@yahoo.com.br

    Atenciosamente,
    Frederico G. Livino de Carvalho

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.