08 abril 2010

Meus Parabéns, Raimundo Bezerra Filho !


O Dever do homem Público exige Coragem !

A Autoridade precisa ser exercida por quem é Autoridade.

Vendo os últimos comentários e o desenrolar da denúncia do trator que abriu uma clareira no sopé da Chapada do Araripe, eu gostaria de me solidarizar com o nobre Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho, ao contrário de alguns que acham que ele ainda fez pouco.

Muitos aí na cidade podem até considerá-lo um homem "fraco" ou "sem pulso" para a política, como sugere alguns comentários, mas eu que convivo bastante com ele, posso assegurar que isso não é verdade. Pelo contrário, a exemplo de seu amado pai, é uma pessoa de pulso forte, firme e decidido. Prova disso é que mesmo sabendo que iria se indispor para com os proprietários da terra em questão, não se acovardou, não se omitiu, como muitos fariam. Cumpriu o seu dever de cidadão de bem, como qualquer bem intencionado.

No momento em que vejo alguns aí dizendo que ele deveria ter feito mais, que deveria ter ido até o local e impedido a obra, estão se comportanto igual à fábula: "Quem vai colocar o chocalho no Gato?" - Ora, isso não é fácil. Agora que a denúncia já está no IMABA e na SEMACE ( e SEMAC ), é muito cômodo para alguns dizerem que ele deveria ter ido lá, que isso ou aquilo. Não enxergam essas pessoas, por outro lado, que existe Polícia Ambiental, que existe IMABA, que existem órgãos competentes para fazer o resto.

Convenhamos: O cidadão não pode se expor a certas coisas. Se ele tivesse ido lá no momento da execução da obra e tentado impedi-la, poderia ter acontecido de tudo, coisas muito desagradáveis, poderia encontrar por lá talvez o proprietário, gerar-se um bate-boca, e ter até sofrido uma agressão pessoal gratúita. Creio mesmo que agora, se ele conhece o tal proprietário da terra, este deve lhe estar enchendo o saco, destilando o ódio do cara que além de ERRADO, ainda quer ter razão. Ora, um Indivúduo é pego em Flagrante com um trator desmatando áreas que "poderão" ser APP - Área de Preservação Permanente, mas ainda fica com raiva de quem o denuncia. Como se fosse pra pessoa ver algo de errado na cidade e ficar omisso.

Mas o Raimundo fez a sua parte. Ele não foi omisso. Acho que as pessoas de bem dessa cidade deveriam ter respeito e consideração pelo gesto de boa vontade, e não querer que diante do acontecido, ele tivesse tido ainda uma melhor atitude. Não é o Caso. Alguns estão equivocados.

Aqui no Crato temos esse problema. Se cada um assumisse o seu dever de cidadão, como fez aí o Raimundo, nós teríamos uma cidade bem melhor. Se cada um denunciasse o seu vizinho quando este liga um som alto demais que incomoda, se denunciasse quando vê alguém jogando lixo nas ruas, faríamos desta uma cidade bem melhor.

Quem quiser ser um homem público, entrar na política, não pode abrir nem para um trem carregado de pedras! Não pode se acovardar. Não pode ser fraco. Esses grandes homens, os grandes políticos tem em comum uma característica: A Coragem. Admiro esta qualidade nas pessoas como o Samuel Araripe, o Nivaldo Soares, e tantos outros que diante de um problema não se acovardam com medo das consequências, porque para se investir de pessoa pública, trabalhar pelo bem comum não basta ser o "queridinho" não... deve-se saber que nao contará com a aprovação de 100% da população, principalmente daqueles que procedem em coisas erradas. Mas não importa ser odiado por uma minoria. O que importa é ser AMADO pela grande maioria, pelo povo.

Uma frase que nunca me esqueci no filme: "O Gladiador" é uma em que ele pergunta como deve proceder, e alguém lhe diz: "Fique do lado do Povo e você vencerá". E assim deve ser sempre. Parabéns Raimundo Filho, por ser um cidadão. O Cargo que exerce, exige coragem e responsabilidades para com a cidade. E certamente isso você tem.

Dihelson Mendonça

6 comentários:

  1. Dihelson:

    Justas, verídicas e oportunas suas considerações.
    Raimundo Filho é um jovem político, inteligente e lhano no trato.
    Sábio, sabe ser discreto porquanto tem consciência de que é o “vice-prefeito” e não o primeiro mandatário do município.
    A virtude primordial de quem é “Vice” é ser discreto, leal, ter espírito de equipe e não de puxar tapete do titular.
    Isso Raimundo Filho faz!
    Tenho visto o vice-prefeito – quando designado por Samuel Araripe para representá-lo – participando de eventos promovidos por instituições, órgãos da Prefeitura e entidades de classe.
    Ele ainda tem o mérito da humildade, colocando-se no seu devido lugar.
    No entanto, nunca foi omisso.
    Ora, ninguém é tolo.
    Quando vemo certas “cobranças” da identificação do “proprietário do trator” dá para enxergar a “ponta do punhal” da inveja, da frustração e do ódio dissimulado daqueles cavilosos que gostam de ferir por puro sadismo.
    E pensar que a denúncia da devastação partiu exatamente do Raimundo Filho...
    Até onde vai a vilania de alguns.

    (Isso me fez lembrar o infamante “estrondo publicitário” – ora em curso – contra o Papa Bento XVI que teve a coragem de punir escândalos de pedofilia de muitos anos atrás, mas a odienta e hipócrita histeria anti-católica tenta culpá-lo tachando-o de “omisso”. Exatamente o contrário do que o Papa fez)

    ResponderExcluir
  2. Armando,

    Sábias as suas colocações. Exatamente! Ora, se foi o próprio Raimundo Bezerra Filho quem troxe a público o flagrante da coisa toda, como é ainda que alguns querem que ele ainda tivesse ido até o local, submeter-se talvez à humilhação, e á possível violência física ? Para isto existem órgãos apropriados, como a Polícia AMBIENTAL.

    E aqui faço um Apelo à população, pois eu mesmo fui vítima de destratos quando fui reclamar há alguns meses na minha própria rua a um pessoal que estava infringindo a lei: Não se metam em confusões. Olhe, fotografe, e ENCAMINHE ÀS AUTORIDADES COMPETENTES. O Raimundo fez absolutamente a coisa certíssima.

    O dever od cidadão é não ser omisso. É denunciar, é mostrar algo errado. Ele poderia muito bem ter visto e fazer de conta que não viu. Não se entende como alguns ainda querem que ele tivesse feito mais ?

    Sem Essa!
    Bom-Sendo é uma Virtude.

    E sobre o Papa Bento XVI, é apenas uma opinião pessoal minha, como já expressei de que ele tem sido um dos grandes batalhadores contra a pedofilia na Igreja, que está infelizmente incrustrada no coração. Ele não pode ser responsabilizado por isso. Não vi NENHUMA reportagem em que ele tenha se omitido de fazer algo contra. O problema existe, é grave, e talvez tenha sido até bom ter vindo a público, tanto para que se exerça a Justiça, como passar a limpo coisas hediondas e sérias.

    Quando um mal desses vem a público ( no caso da Igreja ), eu vejo com muito bons olhos, porque é a chance de a gente ver de que lado as pessoas de bem estão posicionadas. Creio que não se quer omitir nada. Os culpados deverão ser punidos, E OS INOCENTES DEVERÃO SER RESPEITADOS.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Dihelson.
    Raimundo Filho teve a coragem de mesmo acossado na posição de vice- prefeito, mostrar a sua indignação por um fato tão impressionante.
    Não importa se a obra é legal, se é de A, B, ou C, ou não, o importante é que a sociedade está se preparando para a busca de uma explicação para a ocorrência.
    Parabéns ao José Nilton Mariano, Wilson, e todos que tiveram a coragem de ficar vermelho, azul ou preto de indignação. Esperamos que não apareça nenhum babaca, querendo mostrar diferenças de ordem política partidária, de credo, de cor, ou qualquer outra conotação para o fato, pois uma sociedade se organiza, quando se une na defesa dos sues direitos de cidadão.
    E que não role cascalho para se tentar calar essa interrogação da sociedade, que tem todo direito de querer saber a verdade sobre o fato, doa a quem doer.
    Se for legal e justa, tudo bem. Se for ilegal, os rigores da lei, sem o perigo de uma mão molhada, ou um afago.
    Parabéns ao povo do Crato, pelo fato de estar acordando dessa letargia, na busca dos seus direitos, e também dos seus deveres.

    ResponderExcluir
  4. Como o Elmano falou aí, é preciso primeiro saber se é Legal e Justa, a fim de que injustiças não venham a ser cometidas. Se estiver dentro da lei, documentos de liberação existirão.

    E enquanto isso é averiguado, mais cautela se tem que ter para não acusar ninguém injustamente. Reparar uma injustiça é muito mais difícil.

    DM

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro Dihelson
    Realmente devemos ter todo cuidado com essas criticas. Mas, uma vez, verificada tratar-se a área desmatada ser uma APA ou FLONA como uma comentarista deste blog disse ter pesquisado ai tem outra conotação. Devemos lembrar de um episidio recente onde o Secretario do meio ambiente do Estado foi detido pela Policia Fedral por concessões irregulares na Serra de Guaramiranga e em Aracati, segundo noticias veiculadas pela nossa imprensa
    abraços
    jair rolim

    ResponderExcluir
  6. "...Parabéns ao José Nilton Mariano, Wilson, e todos que tiveram a coragem de ficar vermelho, azul ou preto de indignação. Esperamos que não apareça nenhum babaca, querendo mostrar diferenças de ordem política partidária, de credo, de cor, ou qualquer outra conotação para o fato, pois uma sociedade se organiza, quando se une na defesa dos sues direitos de cidadão". (Elmano Rodrigues Pinheiro)
    ****************
    É isso aí, ilustre Elmano, não há o que acrescentar. Parabéns !!!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.