26 abril 2010

Meu Crato tem Lindas Palmeiras ! - Por: Dihelson Mendonça ( Adpt. Gonçalves DIas )

palmeiras do crato - Por: Wilson Bernardo


Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Meu Crato tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Meu Crato tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Adaptação da
Canção do Exílio
de Gonçalves Dias
( Dihelson Mendonça )

8 comentários:

  1. Aqui não tem palmeiras mas o sabiá canta em frente a minha porta na cassia (Cassia Senna Sianea)exuberante. "Aquela casia amarela que é tão linda e tão bela"(Luiz Gonzaga)

    Rose

    ResponderExcluir
  2. As palmeiras tudo bem..dificil agora é o nosso sabiá, mas quem sabe..
    A foto ficou legal, parabens!

    ResponderExcluir
  3. Antonio ALTANEIRA fco: da rocha sp27 de abril de 2010 09:26

    o crato é sem duvida uma linda cidade por este motivo que ela é chamada de a precezinha do cariri acho o crato bem organizado isso a uns 17 anos a traz agora nem sei como a andas é isso ai.

    ResponderExcluir
  4. Dihelson ficou ruim a adaptação. Sempre vou a Mossoró-RN. lá também teve essa polêmica com palmeiras. Na inauguração de um belo teatro, lembro bem porque a casa do meu sogro fica defronte; a Prefeita declamou esse mesmo poema, isso foi nas férias de julho de 2007,acho que foi, tinha 12 palmeiras exuberantes no pátio do teatro, mostraram em vídeo uma mega estrutura para o plantio das árvores... há alguns meses fui por lá e as pobres palmeiras estavam mortas, não existiam mais, pois não se adaptam ou outro fato semelhante, e até então ficou feio para a gestão da Prefeita, que segundo o jornal local menciona cifras popudas por cada unidade, que digo de passagem foram muitas e essas não vingaram. Vê que coisa.

    ResponderExcluir
  5. No Crato tem gente tão ruim que eu soube de um boato que tem gente destruindo as árvores para tentar prejudicar a reputação de quem as defende.

    O Crato é um Poço de Inveja Política!
    Aqui, alguns aí são capazes de envenenar as Palmeiras, para que se plante outras coisas. Intriga da Oposição.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Se isso estiver ocorrendo é jogo rasteiro. Agora, já que você divulgou o possível crime é mais que obrigatório denunciá-lo para minunciosa apuração e punir exemplarmente. Isso não se faz. Uma coisa é o embate, democrático e perfeito, a sabotagem é injusta antidemocrática, imperfeita, sórdida e covarde...Seria interessante apurar, já que está ocorrendo o definhamento das palmeiras. Mais do que tudo, antes dos previsíveis achismos, seria bom investigar a causa!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Podemos mostrar aqui, com fotos documentais Palmeiras recém plantadas na cidade e que foram destruídas, danificadas sem propósito algum, simplesmente pela maldade de alguns. O crato está acima dessas picuinhas.

    Não é possível se fazer uma grande cidade se tem gente trabalhando contra e sabotando os empreendimentos dessa forma. A própria População deveria denunciar quem está por trás dessas sabotagens, dessas destruições.

    É sabido que alguns aí não querem que essas palmeiras vinguém, que desde o começo são contrários a elas. Inclusive parte da população, quer por mero ódio ou pura maldade. Precisamos que a população zele mais pelo patrimônio público. O crato é a terra do vandalismo, e no ano passado, vândalos roubaram por várias vezes a instalação elétrica do Cemitério somente para prejudicar a Administração Samuel Araripe.

    O próprio prefeito foi um dia antes do dia de finados montar guarda no Cemitério e levou a guarda, a fim de garantir que o feriado de finados não transcorreria às escuras.

    ISSO É UM ABSURDO.
    JOGO BAIXO E RASTEIRO!

    A população precisa estar do lado de quem está fazendo algo de bom pela cidade. Outro caso grave, a instalação elétrica que ilumina a rodovia Crato Juazeiro já foi roubada 5 vezes, causando enorme prejuízo aos cofres públicos, e o prefeito estava até querendo colocar um anúncio que levasse à captura desses vândalos!

    Cada absurdo nessa cidade. O que a Inveja não faz!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  8. Injustificável essas atitudes. Estou pasmo.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.