14 abril 2010

Comunicado da Fundação Cultural J de Figueiredo Filho- Por Alessandra Bandeira


E com muita alegria e satisfação que a Fundação Cultural J de Figueiredo Filho comunica a sociedade cratense que o Projeto de Reforma e Restauração dos Museus Histórico e de Arte foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado, no III Edital de Preservação e Restauração do Patrimônio Histórico.
O projeto concebido pela historiadora Alessandra Bandeira com participação do arquiteto Waldemar Arraes e do engenheiro Jorge Ishimaru, prevê a troca do forro e piso de madeira, adequação da parte elétrica e climatização das salas de exposição.
Esperamos assim devolver a sociedade um museu reformado , restaurado e adequado as normas do IBRAM(Instituto Brasileiro de Museu) e nos portes dos principais Museus Nacionais.

Por Alessandra Bandeira
Historiadora Responsável da Fundação Cultural J de Figueiredo Filho

9 comentários:

  1. Parabéns Alessandra por mais essa bela notícia, e esperamos que deixem a nossa máquina fotográfica livre, para carregarmos as belas imagens desse belo trabalho, e de suas peças maravilhosas.
    Com uma equipe profissional e competente, se faz em breve o resgate do Crato ao seu devido lugar, a capital da cultura na região do Cariri.
    Parabéns a todos, e um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Ale, é dentro dos Museus que está a história de um povo, e quando se precisa resgatá-la é neste local certamente que se encontra, por isto, é necessária que esteja sempre em bom estado de conservação, claro que você sabe disto melhor do que eu. Parabéns, grande abraço.

    Rose

    ResponderExcluir
  3. Elmano,
    Estamos muito felizes pois há um ano estudamos todas as necessidades do prédio, e por ser tombado pelo patrimônio histórico estadual, temos que fazer tudo conforme as legislações, sinto me feliz em poder contribuir, e mais ainda em ver o empenho do prefeito Samuel, do vice Raimundo Filho, do Secretario de infristrutura José Muniz e do presidente da Fundação George Macario,que além de ser um excelente chefe, esta empenhado nisso,hoje podemos comemorar pois devolveremos em breve um museu renovado, tanto em seu acervo que foi restaurado quanto em sua estrutura.
    De fato o Crato volta a ser a capital da cultura, essa é uma vitória de toda a população.
    Obrigado mesmo pela força pois, sei o quanto você se empenha em defesa da cultura e da educação.
    Rose e verdade um museu não é um deposito de coisas velhas, mas é o lugar onde conta historia , cultura e luta de uma sociedade

    ResponderExcluir
  4. Em tempo , a nossa Secretaria de Cultura Daniele Esmeraldo que também tem se empenhado muito nessa batalha de devolvermos um museu de primeiro mundo!

    ResponderExcluir
  5. A familia de J de Figueiredo Filho fica muito feliz por esta nobre iniciativa de Alessandra. Parabens.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Alessandra e todos os que lhe deram apoio nessa empreitada.

    ResponderExcluir
  7. Alessandra,

    Quem são os "Pais" dessa criança mesmo?

    Parabéns!
    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  8. Dihelson

    Me perdoe mas não entendi a pergunta, até porque na postagem esta bem claro o nome dos pais dessa "criança",mas todo caso para dirimir quaisquer duvidas: A mãe lhe asseguro que sou eu,Alessandra Bandeira, e tenho todos os papéis que comprovam, relatorios ,indas e vindas a Fortaleza,a prefeitura, ao gabinete de Dr Cicéro,etc, na parte especifica de Arquitetura e Engenharia,que não é minha area, os pais são Waldemar Arraes e Jorge Ishimaru como coloquei na matéria, mas a justificativa, e o corpo do projeto são meus, e me orgulho disso, pois foi mais de uma mês e meio de batalha para chegarmos a esse resultado , se quiser posso lhe enviar as copias, sem nenhum problema ou até mesmo lhe enviar o telefone do Otavio da COPHAC que pode confirmar tudo que estou lhe falando.
    Essa não é uma vitória minha , do Ishimaru ou do Waldemar e sim da população que tem três profissionais unidos em prol desse projeto, que tem minha assinatura como responsável técnica.
    Obrigado, Roserlândio e Tatiana, mas apenas fiz meu trabalho, e posso dizer que temos uma administração empenhada nisso e que nos deu suporte para podermos criar esse projeto.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alessandra,

    Acho que agora a matéria ficou completa contando o desenrolar de como aconteceu mais esta conquista para a nossa cidade.

    Parabéns por estar entre esses idealizadores e construtores de um novo Museu do Crato, que certamente será orgulho de nossa cidade.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.