12 março 2010

RMC - O CENTRO DO NORDESTE.- Por: Valdetário Siebra

Foram os Deuses muito benevolentes com a nossa terra Cariri. Deram-nos um verde vale com suas fontes de águas límpidas. Deram-nos a Chapada do Araripe com suas incalculáveis belezas e riquezas. Deram-nos rios e muita terra agricultável. Deram-nos uma gente boa, sábia e guerreira. Deram-nos um clima agradável. E, como para coroar tudo isso, nos deram uma privilegiada localização geográfica: o centro da Região Nordeste.

Se observarmos bem o mapa, a recém-criada Região Metropolitana do Cariri (RMC) fica bem no centro da Região Nordeste. Somos eqüidistantes a quase todas as capitais do Nordeste. “E qual a importância disso?” muitos se perguntarão. Guardadas as proporções, a mesma importância que teve e continua tendo o Nilo para o Egito.

Acredito não ser por coincidência a chegada desse conjunto de obras estruturantes que estão desaguando na Região Nordeste. O governo federal nos presenteia com a Ferrovia Transnordestina e com as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, dois seculares sonhos regionais. Já modernizou aeroportos e ampliou portos no Nordeste. Além de ter criado uma nova imagem do Brasil no exterior. Todo esse processo sinaliza possibilidades de grandes investimentos na nossa região.

Localmente, como num novo lampejar dos Deuses, o governo estadual nos brinda com a rodovia Pe. Cícero, com o Hospital Regional do Cariri, com o Centro de Convenções, com a Ceasa e com a criação da Região Metropolitana do Cariri. Todas estas obras quando concluídas, juntamente com outras que ainda virão (incluindo a construção de um Aeroporto Internacional no Cariri), nos colocarão num lugar de grande destaque no Nordeste e no Brasil. Para tanto é fundamental que muitos outros investimentos sejam feitos aqui. Precisamos nos unir e devemos melhor qualificar a nossa mão-de-obra com investimentos pesados em todos os níveis da Educação, inclusive com o fortalecimento e ampliação da nossa URCA, além da instalação de novas Universidades. Precisamos melhorar muito as condições de saúde, segurança, moradia, saneamento e lazer das nossas cidades.

Há muito reclamamos da perversa distribuição das riquezas nacionais. No estado de democracia plena são inconcebíveis tantas diferenças regionais. Já que o governo central dá sinais de querer diminuir essas diferenças, este é o momento de sonharmos alto e exigirmos mais alto ainda. Pois, se assim não agirmos, de que valerá tanto investimento em estrutura na região se não fizermos disso um meio para transformar o Nordeste?!

Faz-se mais que necessário que as esferas de governo se unam e também nos ofereçam condições que propiciem a instalação de um grande parque industrial em nossa região. Uma espécie de “Zona Franca do Cariri” abrangendo todos os segmentos da indústria. Enfim, devemos transformar a RMC num polo fomentador do desenvolvimento da Região Nordeste. Assim, mais que necessário, tornar-se-á obrigatório que a sociedade caririense se uma e comece a sonhar alto.

E quando digo “sonhar alto” estou pensando em coisas que muitos nem imaginam. Algo como instalar uma montadora de automóveis aqui no Cariri, bem como todas as indústrias de autopeças que alimentem esta montadora, inclusive uma indústria de pneumáticos. E se teremos mais carros, precisaremos de mais combustíveis; peçamos também numa refinaria de petróleo para o nosso povo, desde que se comprove a existência de reservas em nossa Chapada do Araripe em quantidade que justifique tal investimento.

Com tanta água de qualidade é legítimo que queiramos a instalação de uma grande fábrica de cerveja e de refrigerante em nossa região. Mas que seja algo muito grande, pra atender a todo Nordeste, gerando muitos empregos, divisas e riquezas para o nosso povo.

E aproveitando a excelência dos nossos solos, que tal nos transformarmos num grande centro produtor de frutas tropicais que têm mercado certo tanto interna quanto externamente?

Nossas riquezas naturais, nosso povo bravo e criativo, nossa história, nossa cultura e nossa localização geográfica nos credenciam a lutar por este futuro. Só nos falta UNIÃO.

2 comentários:

  1. Meu prezado Valdetário,

    Temos tudo para isso. Para sermos grandes. Poderíamos ser superiores em desenvolvimento sustentável do que a maioria das nações. O que tem emperrado esse processo, foi sempre a visão mesquinha dos governantes ( em todos os escalões ) por nunca compreenderem o imenso potencial que o Cariri tem.

    Agora, eles não se elegeram sozinhos. Se os governantes estão lá e não fazem nada, a culpa é nossa, que os elegemos.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Caro Valdetário:

    Numa coisa concordamos: esta sua análise sobre a Região Metropolitana do Cariri.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.