25 janeiro 2010

Grande Campanha Contra a POLUIÇÃO SONORA começará em Crato !


NOTA: As postagens aqui no Blog do Crato descem numa velocidade vertiginosa. Mas certas coisas importantes precisam ser trazidas à tona de vez em quando.

Postada originalmente no dia 15 de janeiro.

ATENÇÃO FORAS-DA-LEI !
EVITE SER MULTADO !


SOM ALTO AGORA VAI DAR MULTA E APREENSÃO

Estive conversando esses dias com o Dr. Nivaldo Soares, secretário de Controle Urbano do Crato e estamos firmemente determinados a promover uma grande campanha contra a poluição sonora. O Blog do Crato fará milhares de panfletos alertando a população sobre a legislação em vigor, e a secretaria empregará meios para que a lei seja cumprida. Já estamos marcando uma reunião com o Capitão Rabelo também, que tem sido muito correto e atencioso para com a secretaria de meio ambiente, e estaremos convidando o Ronda do Quarteirão também.

O objetivo da reunião é elaborar primeiramente o formato de uma campanha educativa, que deverá ser veiculada nos Blogs da Região, nas estações de Rádio e se possível, queremos contar com o apoio das Estações de TV do Cariri. Conforme explica em entrevista ao Blog do Crato, a secretaria de controle urbano do Crato tem feito o possível para coibir os abusos sonoros na cidade, através de Blitz, Multas e até algumas detenções, mas isto tudo ainda é ineficiente, porque a população não tem consciência de que quanto mais alto o som, maior é o desrespeito ao próximo e é descumprimento da legislação.

Na verdade, vemos no Crato coisas simplesmente inadmissíveis. Condutores de veículos abrem os porta-malas dos carros e jogam som para quem nem deseja escutar, perturbando a PAZ dos outros. Pois isso com certeza, irá se acabar, no momento em que a própria sociedade também fizer o seu papel e começar a denunciar esses abusos. Estamos estudando a possibilidade da criação do "DISQUE-SILÊNCIO", um número telefônico para onde seriam encaminhadas todas as denúncias do município, não só no tocante ao volume alto do som, mas também aproveitando a disponibilidade, denúncias de outras espécies.

Em conversa, Dr. Nivaldo se mostrou um pouco pessimista com o resultado de uma campanha educativa, porque disse que isso já foi feito, e que muitos desses "indivíduos" foras-da-lei, só entendem mesmo é o Papal da Multa "O Bolso ainda é o órgão mais sensível do corpo humano"; Mas eu tenho vontade de tentar mais uma vez. Teremos possivelmente um prazo de educação, e após isso, assumindo que todo mundo já está a par da legislação sobre barulho na cidade, a aplicação da lei seria incontinenti ( sumária ). Quem não quiser ser multado, que trate de cumprir a lei. As leis não foram feitas para serem discutidas. As leis foram feitas para serem cumpridas, e garantir a Paz, Segurança e Tranquilidade dos cidadãos. Quem não quiser se submeter à abrangência das leis, tem dois lugares: A Cadeia, e outro planeta. Cada um que escolha!

Então, como diz o prefeito Samuel Araripe, este ano será um ano de campanhas educativas: Campanhas de conscientização acerca do trato com o Lixo, não jogar lixo nas ruas, campanhas sobre poluição visual e sonora e outras.

Nós do Blog do Crato estaremos totalmente empenhados em todas as campanhas elaboradas por qualquer instituição que vise o bem-estar da população do Crato. E já se adiantando, após essa reunião que pretendemos realizar, eu mesmo terei o prazer de custear todos os panfletos e cartazes da campanha contra a Poluição Sonora no crato. É dever do cidadão cumprir a sua parte.

Evite ser Multado. Evite som Alto.
Denuncie seu Vizinho, Denuncie o Carro que estaciona na Vizinhança perturbando a PAZ, Denuncie quem não estiver cumprindo as Leis.
O Crato PRECISA parar de ser a cidade da IMPUNIDADE com relação às leis de Poluição Sonora. Para sermos uma cidade de primeiro mundo, teremos que ter cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar de todos, baseado no respeito mútuo, e no cumprimento das Leis.

Dihelson Mendonça
Blog do Crato -
www.blogdocrato.com


14 comentários:

  1. Caro Dihelson,
    Tenho fé que isso possa dar certo, mas que vise não apenas multar os donos de carros que exageram no som, sirva também para outras pessoas que teimam em desrespeitar o outro. Como exemplo cito uma famosa academia da cidade que por infelicidade minha fica vizinha ao meu comércio e que de 'segunda a quinta' invalida o meu direito de atender o telefone, de conversar com meus clientes, pois é como se o som fosse dentro do meu estabelecimento, simplesmente porque a proprietária crê que o som no volume máximo serve como motivação. Este fato, aliás, já foi comunicado ao Dr. Nivaldo, que ficou de tomar algumas providências, razão pela qual ainda aguardamos. Infelizmente, caso o problema não seja resolvido, já estamos providenciando uma ação na justiça. Uma vez disseram que a solidão era o mal do século, estou convicta de que o desrespeito supera qualquer outro mal da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Vale e aplica-se a Igreja Catolica e ao Missão Resgate ou continuara a sanha da impunidade?

    ResponderExcluir
  3. Alessandra,

    A esperança é que cada um dê o Bom exemplo. A Igreja Católica, através do seu poderoso sistema de som da Praça da Sé vive a tentar atingir a antipatia das pessoas que moram nas redondezas, e a Missão Resgate funciona DENTRO de uma Zona se Silêncio.

    Estou convicto de que Deus está na quietude e na PAZ. Não é deus de Barulho nem de Arruaceiros. Quem quiser conhecer a Deus, deve ir pelo caminho da contemplação e da PAZ.

    O que essas Igrejas ( todas elas ) fazem provocando barulho e tirando a Paz das pessoas, não tem nada a ver com deus. Querem fazer proselitismo forçado, assim como as bandas de forró querem empurrar o som dentro do ouvido das pessoas, como se ouvido do povo fosse PINICO.

    É preciso que antes de tudo, as leis sejam respeitadas.

    Abraços,

    Saúde e Paz.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Livraria e Sebo Kariri, preciso passar aí pra gente conversar sobre aquela proposta. Entre em contato por e-mail.

    Você está certa. Não deve se aplicar somente aos Arruaceiros, mas a Lei prevê aplicações para os Bares e outros estabelecimentos.

    Em suma, quem estiver importunando a Vizinhança já está errado.

    É preciso que a população perca o medo de denunciar também. Tem que botar a boca no trombone e DENUNCIAR os ABUSOS.

    Sem a denúncia, é impossível se tomar providências. Os telefones por enquanto, podem ser os da própria Secretaria de Meio Ambiente, mas a Polícia Civil e o Ronda do Quarteirão podem ser acionados se alguém se sentir prejudicado em seus direitos.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  5. Tem uma Assembléia de Deus no bairro seminário ( bairro onde minha mãe reside) que não deixa ninguem ter paz!É ela de um lado, e do outro a Igreja Coração de Jesus, que além do som alto, ainda "solta" bomba de manhã bem cedo!Já pensou?

    ResponderExcluir
  6. Dihelson

    Veja essa foto que tiraram quase em frente a um templo religioso

    http://www.osvigaristas.com.br/imagens/jesus-nao-e-surdo-92.jpg

    ResponderExcluir
  7. Agora a pergunta que não quer calar--> Será que essa lei pega no Crato? e outra, Será que ela vai servir para todos ou só para alguns? Vôte..

    ResponderExcluir
  8. É...

    A idéia é ótima.

    Claro, haverá dificuldades, intransigências e tudo o mais.

    Contudo não deverá ser impedimento para por em prática uma decisão que beneficiará a todos.

    Não esqueçam de convidar a promotoria para essas reuniões, ela detém um grande poder para coibir abusos.

    Campanha educativa, multa e apreensão dos instrumentos de som e até prisão do indisciplinado pelo excesso cometido, será um bom começo.

    Uma parte do ser humano ainda não compreende o limite dos seus direitos.

    Se alguém se sentir incomodado, deve recorrer à justiça. Se deixar o tempo passar, significa que se acomodou ou aceitou a situação. E realmente necessário ir a luta para obter seus direitos.

    ResponderExcluir
  9. Tem um bar perto de minha casa que fim de semana vira quase um "prostíbulo"! Pior é que o Ronda passa meia hora p/ chegar...

    ResponderExcluir
  10. Dihelson,

    é uma excelente iniciativa para ver se conseguimos por paz na nossa cidade, Parabéns! Seria muito importante também que essa lei passasse a valer também para os motoqueiros que teimam em colocar aqueles "canos de escapamentos" que fazem um barulho estupendo, atrapalhando qualquer cristão que queira um momento de tranquilidade para desempenhar suas atividades rotineiras.

    ResponderExcluir
  11. Dihelson,

    é uma excelente iniciativa para ver se conseguimos por paz na nossa cidade, Parabéns! Seria muito importante também que essa lei passasse a valer também para os motoqueiros que teimam em colocar aqueles "canos de escapamentos" que fazem um barulho estupendo, atrapalhando qualquer cristão que queira um momento de tranquilidade para desempenhar suas atividades rotineiras.

    ResponderExcluir
  12. Yuri,

    Este problema dos motoqueiros tem sido também uma das maiores preocupações. Os caras simplesmente alteram o escapamento das motos.

    Oh como eu queria ter o prazer de autuar um motoqueiro desses, e tacar uma multa bem pesada! A campanha é geral. Não se vai conseguir obter o silêncio deixando algum ítem de fora! Os motoqueiros terão de ser autuados, multados, quem não estiver dentro da Lei.

    Abraços,
    E quero depois falar contigo via E-mail.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  13. Dihelson,

    Com certeza seria ótimo se essas pessoas fossem autuadas, pois como já foi dito aqui no blog, "o bolso é onde se mais se sente quando é afetado". Seria ótimo aplicar uma multa para estas pessoas.

    Como você falou que quer entrar em contato comigo, te enviei um e-mail do meu endereço pessoal.

    Abraços,
    Yuri Lacerda

    ResponderExcluir
  14. eu desafio ,e ,e,mais uma, nada no crato vai em frente ,pobre sim vai preso e multado nao deviam inventar pois duvido ,o ministerio publico devia ha muito tempo ter interditado o mercado wilson roriz na parte de baixo uma verdadeira imundice sr prefeito ,osr e cego ou maluco va visitar aquela pocilca belo cartao postal..

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.