30 janeiro 2010

Crato consegue aprovação em assembléia de Museus- Por Alessandra Bandeira


Assembléia que ocorreu no dia 28 de janeiro de 2010, no Museu do Ceará ,reuniu os maiores nomes da museologia cearense, em clima descontraido e de confraternização foram eleitos delegados e suplentes e aprovadas as propostas para a Pré Conferência de Cultura que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 26,27 e 28 de fevereiro.
O Crato conseguiu duas vitórias a primeira a proposta de interioriozação de cursos dessa aréa para capacitar os profissionais que ja estão na ativa e para os que querem trabalhar nos museus , sendo que seria 50% de cursos para a capital e 50% de cursos para o interior, e elegemos um suplente , numa lista onde todos eram veteranos e velhos conhecidos.
Vale ressaltar que foi a primeira vez que o Crato mandou representante para assembléias e conferências especificas para Museus .
Os delegados eleitos terão passagem e estadia pagas pelo Ministério da Cultura para irem ao Rio de Janeiro.
Além dessas duas eleições ocorreu também a aprovação da Moção de apoio aos Estatutos dos Museus indo contra São Paulo que fez Moção de Repudio e desaprovação.
A adminsitração do Prefeito Samuel foi muito elogiada por estar compromissada com os Museus Vicente Leite e Museu Histórico.
Lamentavelmente o Cariri só teve duas representantes, Deusimária coordenadora do Museu dos Salesianos e Alessandra Bandeira historiadora da Fundação J. de Figueiredo Filho, ficando claro a necessidade de maior articulação e reativação da rede de Museus do Cariri.
A lista de delegados eleitos ficou assim:

1º Lugar M.Plattini - Museu da Imagem e do Som -Fortaleza- 24 votos
2º Lugar Maria Dolores - Museu dos Inhamuns- 19 votos
3º Lugar Chiquinho Aragão- Museu da Imagem e do Som- Fortaleza - 16
4ºLugar Graciele Siqueira- Museu de Arte do Ceará - Fortaleza- 14 votos (SUPLENTE)
5º Lugar Aterlane Martins- Sobrado Dr José Lourenço- 12 votos(SUPLENTE)
6º Alessandra Bandeira- Fundação J.Figueiredo Filho-10 votos(SUPLENTE)

Parabéns a todos e a todas que se fizeram presentes neste evento , em especial a Cristina Holanda e Alexandre Gomes do Museu do Ceará por terem feito um belíssimo e organizado evento , ao Prefeito Samuel Araripe e ao Dr Cicéro França , que tem dado o verdadeiro suporte e demonstrado a preocupação em reabrir os Museus sem deixar a desejar aos museus de capital.

Por Alessandra Bandeira
Foto Alessandra Bandeira

12 comentários:

  1. Primeiro quero dizer que adorei o Blog, realmente a propaganda feita pela nossa amiga Alessandra é justa!
    Segundo venho aqui fazer um protesto foi a primeira vez que o Crato mandou representante, mas faltou a presença da secretaria de Cultura e do Presidente da Fundação, isso demonstra um descaso muito grande da parte da Cultura , inadmissivel a ausência dos dois, pelo menos um deveria estar presente.

    Terceiro é o mais importante, parabéns Crato por ter uma carioca defensora da história de vocês.
    Senhor Samuel , parabéns pela contratação dessa profissional, pegou o museu num momento critíco mas teve ídeias maravilhosas, ficamos encantados com ela,e com uma certa pontinha de inveja de vocês, não é a toa que a jovem em questão venceu nomes que são fortes dentro dessa aréa.
    Alessandra o convite está de pé!

    Abraços a todos vocês ai dessa terra linda e mais uma vez parabéns prefeito Samuel e a historiadora Alessandra, e prefeito de um puxão de orelha nestes dois pois não se concebe uma assembleia dessa importancia sem a presença de nenhum dos dois!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente reportagem, e pela realização.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Ana

    Estamos esperando sua vinda, tenho certeza que vc vai amar o Crato e seu povo hospitaleiro.
    como disse na assembléia infelizmente estamos com muitos editais de cultura aberto e temos que dividir a equipe para contemplar todas as atividades.

    Dihelson realmente foi maravilhoso estar lá vi o quanto os museus do Crato estão no caminho certo, como o trabalho tem rendido frutos

    Pena que não pude fazer fotos da assembléia, apenas da fachada, mas está ai para que o povo tenha certeza do nosso compromisso com os museus.

    Aninha não me tentes!!rsrs!Faço por amor no dia que se tornar dor eu vou embora!rsrs.
    Agradeço novamente o carinho seu e de todos , sai relamente muito feliz, e a renovação é o caminho, acho que depois de anos sempre os mesmos nomes cansam né?

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, como boa funcionária que você é, entendemos sua desculpa, mas que foi uma falta de respeito muito grande a ausência do seu chefe e da Secretaria de Cultura, esse é um daqueles momentos únicos em que não se admite uma falha dessa, ainda mais com o museu de vocês passando por uma reforma dessas, isso só demonstra o despreparo e a falta de visão de muitos gestores, por mais empenho que o prefeito possa vir a ter , seus secretarios precisão comungar disso, se não fica difícil!

    Dihelson, seu blog foi muito divulgado aqui , inclusive soubemos das dificuldades que vem atravessando para mantê-lo no ar, não entenda como promessa, mas tentarei sensibilizar alguns empresários de Fortaleza para apoiar esse trabalho majestoso feito por todos vocês, hoje passei o dia lendo até as postagens antigas, bom trabalho.

    O Crato está bem servido de entusiastas!

    Abraços a vocês!

    ResponderExcluir
  5. Ana

    Isso mesmo ajude o Blog do Crato, fico muito feliz que tenha gostado do Blog, adoro indicar coisas boas as pessoas!

    E Dihelson mais do que merece essa força, ele praticamente tem que se desdobrar em mil, mas nunca nos deixa na mão e sempre tenta agregar!

    Fico feliz mesmo!

    Bjos e o convite esta feito venha conhecer as belezas do Crato e a historia deste povo, eles merecem mesmo nosso carinho!

    ResponderExcluir
  6. acompanho esse blog, nunca me pronunciei mas agora me sinto na obrigação de falar,sei que vc não vai publicar , mas fica meu protesto, cade os defensores da cultura? essa semana que passou houve um embate aqui por conta da reunião em que artistas não foram convidados, mas cade o senhor moises, o senhor océlio, a senhora janinha indgnar- se com a ausêcnia da secretaria e do Presidenta da fundação?

    a ausencia de danielle e ate explicavel, mas cade o senhor george que na quinta qdo liguei p a fundação fui informado por sua secretaria que estava em fortaleza, se estava em fortaleza por que não foi defender o museu?

    Nem a senhora edilma se manifesta, defende tanto os museus e esta calada?

    A historia esta abandonada ,a arte esta abandonada a cultura esta abandonada.

    CADE A UNIÃO DEFENDIDA POR PACHELLY?

    Todos calados, não é ?

    Duvido se fosse do grupo dos iluminados se não estariam aqui rasgando elógios, a mas e a zuadenta alexsandra, q nem cearense é, atrevida que so ela , olha ai qtas homenagens a Jairo, que nada fez em defesa da nossa historia , da nossa cultura e nenhum apoio a essa jovem

    parabéns pimenta carioca, obrigado por defender nossa cidade!

    FAça um favor a vc volte para sua terra quem sabe la vc tera apoio e solidariedade, pq no crato vc nunca tera

    ResponderExcluir
  7. Dihelson desconheço esse ser, nem sei de quem se trata e não entendi patavinas disso! o que Jayro tem a ver com a assembléia e esse negocio da Unesco ??

    A Ana eu conheço demais e ja disse para ela fazer o cadastro ela disse que iria lhe enviar ainda essa semana, mas esse eu não sei quem é e nem sei do que se trata, gostaria ate que se possivel passasse por email o cometario ou explicasse melhor, pois não entendi foi nada

    ResponderExcluir
  8. João,

    Não sei quem é você, sinceramente acho que você foi muito infeliz , eu fui a trabalho e sou paga para defender os interesses do município, não fiz nada demais e nem mereço medalha .

    Dispenso sua defesa e suas palavras me perdoe se estou sendo grossa, mas são pessoas como você que mais faz quer cada vez mais me afastar dos blogs, odeio covardia e odeio anônimos.

    ResponderExcluir
  9. Dihelson,

    Posso lhe pedir um grande favor , não publique mais comentários deste tipo!

    Não acrescentam em nada !

    Acabei de ligar para a Aninha que disse que ainda hoje enviará o cadastro dela completo, e pediu desculpas por qualquer inconveniente

    obrigado !

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Alessandra!

    Vanmos esperar pra ver quem é esse João Fernandes. Eu so publiquei porque pensei se tratar do nosso amigo João Paulo Fernandes.

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir
  11. Para consertar um equívoco, estou postando esse comentário novamente:

    É muito estranho o comentário desse "João Fernandes". Quem é João Fernandes? É o João Paulo ? E se é o João Paulo, porque eu tive que liberar o comentário ? Eu liberei o comentário por pensar se tratar de uma pessoa conhecida minha, mas acho que me enganei.

    Eu poderia deletá-lo agora mesmo, mas ao invés, vou deixá-lo a fim de questionar essas aparências esquisitas, e mais uma vez requisitar o preechimento também do Cadastro de comentarisgta, Ele, ANA MARIA, e muita gente que desconheço. O blog do Crato não aceita anônimos.

    Quanto ao comentário dele sobre a cultura:

    Fui informado posteriormente de que aquela reunião era apenas do CONSELHO, um grupo escolhido pelos próprios artistas. Eu mesmo fui quem escreveu a matéria. Embora baseado num equívoco, por causa da postagem anterior feita pelo Wilson Benardo, vários pontos são edificantes para a discussão, e ela deveria prosseguir.

    Agora, a segunda parte do comentário, é simplesmente horrível. Querer exaltar uma pessoa denegrindo outra.

    No momento em que diz:

    "olha ai qtas homenagens a Jairo, que nada fez em defesa da nossa historia , da nossa cultura e nenhum apoio a essa jovem"

    Olha, isso aí nem merece uma resposta, mas vou dizer apenas que:

    JAYRO STARKEY se confunde com a própria história recente do Crato, como MESTRE que é de toda uma geração, de milhares de Cratenses que já passaram por suas mãos, há 40 anos de ensino de manhã, Tarde e Noite. O que sabemos em muitos aspectos do conhecimento, dessas milhares de pessoas, devemos à rigidez, ao método, à coerência do professor Jayro Starkey. Ninguém tira seu mérito. Além do mais, ele é artista, a arte está em suas veias como o maior percussionista do Cariri, e o maior conhecedor da cultura musical Latino Americana que nós temos. Além de grande cronista, quando o deseja, é grande estudioso da Órdem Rosa Cruz, dispensando então qualquer consideração trivial sobre o seu mérito em conhecimentos e pesquisas.

    Quero dizer que para receber uma homenagem que o professor recebe hoje, de milhares de pessoas que estão em débito com ele pelo muito que se aprendeu, é preciso bem mais do que fazer o "dever de casa".

    Quanto a Alessandra, é uma jovem combativa, como muitos de nós também é. Tem um futuro brilhante pela frente. Tem até um e-mail aí circulando sobre a UNESCO. Provavelmente ela ainda poderá ser a Presidente da ONU. Tem capacidade para isso. Mas aí...é outra estória.

    O fato é que lamento que uma pessoa venha querer exaltar uma pessoa em detrimento de outra.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.