23 janeiro 2010

Cariri Cangaço 2010 - Começam os Preparativos Por:Manoel Severo


O Cariri Cangaço, evento capetaneado pela SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha e URCA - Universidade Regional do Cariri e apoio do ICC, Fundação Pró Memória e ICVC, e ainda a parceria com o Blog do Crato; que reuniu durante seis dias do mês de Setembro de 2009 aqui no cariri cearense, 79 pesquisadores da temática; entre historiadores, pesquisadores, escritores e professores, e apresentou um total de 498 participantes de 11 estados do Brasil; começa ser trabalhado em sua edição 2010.

Neste ano, teremos o evento entre os dias 17 e 22 de agosto. Com o subtítulo: Coronéis, Beatos e Cangaceiros; o evento já tem confirmados inúmeros conferencistas para o desenvolvimento dos temas acima. Os grupos de trabalho já começam a se movimentar. Nesta última semana a curadoria do evento promoveu reuniões com representantes das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha e Barbalha, como também foram recebidos pelo prefeito Samuel Araripe e pelo presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Professor Renato Casimiro.

O Cariri Cangaço 2010 deve seguir o mesmo formato do acontecido ano passado, serão 16 Palestras, distribuidas em seis noites; serão 13 visitas técnicas e teremos ainda a apresentação de 18 grupos artísticos. Em sua nova edição o Cariri Cangaço contemplará ainda os municípios de Aurora, Jati, Porteiras e Brejo Santo, com visitas acompanhada de palestras durante o dia.

Dentro do esforço de construção do Cariri Cangaço 2010, seus organizadores, representados pela Curadoria através de Manoel Severo, das prefeituras, através da Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo e ainda da SBEC, através do diretor Aderbal Nogueira, realizaram um conjunto de visitas pelos principais estados do nordeste, divulgando o evento.

Ainda no primeiro trimestre de 2010, teremos o lançamento do Box DVD Cariri Cangaço 2009. Serão 10 Dvd's contendo o que de melhor aconteceu em sua edição 2009. O lançamento acontecerá nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Fortaleza, Mossoró, Natal, Recife, Maceió, Aracaju, Paulo Afonso, Cajazeiras e Serra Talhada. Num grande esforço de consolidação do evento que se mostra como uma das maiores iniciativas do gênero em todo o Brasil.

A programação completa e as informações posteriores serão divulgadas através de nosso Blog do Crato e também através do blog oficial do evento: cariricangaco.blogspot.com

Manoel Severo.

2 comentários:

  1. Severo,

    Meus parabéns por já começar os preparativos para o Cariri Cangaço 2010. Se em 2009 foi maravilhoso, imagine neste ano. Pode contar conosco, e dessa vez vamos nos preparar para fazer uma cobertura multimídia bem melhor que a do ano passado.

    Um forte abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Estimado Dihelson,

    Ter o prestigiado Blog do Crato ao lado de nossa iniciativa do Cariri Cangaço nos traz dois sentimentos: primeiro a enorme alegria, pois vc Dihelson, foi um dos primeiros a conhecer o Projeto ao lado do amigo Wilson Bernardo, e de pronto se aliou ao mesmo e nos deu total e irrestrito apoio, e aqui de público gostaria de mais uma vez ressaltar, e o segundo é que nossa responsabilidade aumenta significativamente, uma vez que o Blog do Crato é sem dúvidas um dos maiores blogs do país, tanto em número de colaboradores, como em número de postagens e o principal; em número de visitas, dessa forma, saiba que para nós do Cariri Cangaço é uma satisfação e um a grande honra tê-lo ao nosso lado.

    Receba nosso abraço,

    Manoel Severo - Cariri Cangaço

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.