xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 dezembro 2009

Argentina tem o primeiro casamento gay da América Latina-Por Moisés Rolim


O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na América Latina foi celebrado nesta segunda (28) na cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Alex Freyre e José María Di Bello se casaram m um cartório civil da cidade de Usuahia (3.500 km ao sul de Buenos Aires). Di Bello disse que estão "muito felizes e orgulhosos".

O casamento ocorreu graças a uma autorização especial da governadora da Província de Terra do Fogo, Fabiana Ríos, já que a lei argentina não permite o casamento de pessoas do mesmo sexo. Freyre, de 39 anos, e Di Bello, de 41, tinham previsto se casar em Buenos Aires no último dia 1º, o Dia Internacional de Luta contra a Aids, doença da qual ambos sofrem. Porém, decisões judiciais contraditórias levaram o Registro Civil da capital argentina a não concretizar o casamento.

Felizes e agradecidos

Di Bello agradeceu a governadora em declaração no canal de TV Todo Noticias:

- Sabíamos que a governadora é uma pessoa que simpatiza com esta causa e estamos agradecidos.

Segundo Di Bello, o casamento foi organizado "reservadamente" para evitar "o duro momento" que o casal atravessou quando não pôde concretizar seu sonho em Buenos Aires no dia 1º deste mês.
- Esperamos que não haja novas objeções judiciais.

Di Bello manifestou seu desejo de que este seja o primeiro passo para que outros casais gays possam se casar no país. Atualmente, quatro cidades da Argentina reconhecem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, que não é equiparável juridicamente ao casamento. A Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, representou o primeiro antecedente no país e o primeiro reconhecimento legal dos casais gays na América Latina.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência

FONTE: WWW.R7.COM

CONVÍVIO ENTRE AMIGOS - Por: José de Arimatéa dos Santos


Fiquei dois dias sem acessar internet ou ver televisão. Só no bem bom das festividades natalinas. Não tive tempo. E pra que acessar internet se temos melhores coisas a fazer? A reunião com amigos de verdade, celebração em família do nascimento de Jesus Cristo com orações e agradecimentos por estarmos vivos e com saúde e o desejo que os nossos entes queridos mortos estejam ao lado do Pai Celestial. E como não somos de ferro comemoramos o aniversário da pessoa certa: Jesus Cristo. Mesmo em momentos como esse se faz necessário lembrarmos dos nossos irmãos relegados pela desigualdade social que ainda teima no nosso país e no mundo. Mesmo com avanços do governo federal no combate a essa desigualdade, ainda está longe, infelizmente, que a diferença entre pobre e rico seja um pouco equidistante.

Se eu falar que não senti falta do mundo da web, estarei a mentir. Mas é necessário de vez em quando nos desligarmos um pouco desse mundo e sentir o ser humano em carne e osso presente no nosso amigo. Conversar cara-a-cara. Jogar conversa fora, contar piada e histórias engraçadas de pessoas próximas da gente. Não tem momento melhor que esse. O natal aproxima todo mundo, graças a Deus. Nos faz mais humanos e nos mergulha no mundo do companheirismo, alegria e bem viver quando estamos próximos das pessoas queridas.

A tecnologia tem uma grande importância hoje por que ela nos faz aproximar de pessoas tão distantes geograficamente e faz uma comunicação mais rápida. Mas no nosso mundinho onde moramos, na nossa rua, nosso bairro ou até em cidades próximas o contato humano é mais aconchegante e eficaz. Faz-nos mais humanos e mais felizes. Afirmo que este natal para mim foi um dos mais completos para mim e deixa para mim a certeza que a amizade é essencial e obrigatória.

Que todos nós possamos cativar e conquistar novas amizades e através destas amizades possamos viver em outro mundo em que a paz seja o objetivo principal de todo ser humano. Mas que o respeito entre todos seja o motor principal. Divergências são salutares. Todos nós temos a nossa opinião e que todos respeitem a opinião do amigo. Assim viveremos numa harmonia que respeita as diferenças de todos nós. Paz, fraternidade e amor!

Por: José de Arimatéa dos Santos


Boas Festas - Waltedário Brito

Tudo o que vcoê percsia sbear nsesa vdia etsa cnotdio nstee cdogio mituo emlenatr. Tlaevz qierua etnedner cmoo fnuocnia tduo dstea menaria. Msiretois dseses, Dues epxicla. A mtene cnoesuge feazr mituo mias cioass dfienternes. Tntne vçoê, lgoo prbecereá pisoslve tmaebm fzaer o msmeo. Bsata cmeoaçr.

Fielz Ntaal e Psorrpeo 2010.
Ctrao – Careá, 24 Dzmerbreo 2009.
Vdaltiareo Bitro.

Mais um ano em nossas Vidas - Por: Antonio paiva Rodrigues


Nota do Editor - ...E como diria o Millor Fernandes: "Menos um ano..."

A esperança do ser humano é normalmente um mundo de fantasias, com dias melhores, situação auspiciosa, objetivos concretizados com felicidade, saúde, e momentos feéricos, direcionados para o bem estar da família e de sua comunidade. Infelizmente, nem tudo almejado é alcançado. O viés, o azimute que nos levam ao desejo feliz tem uma conotação divina, o merecimento. São trezentos e sessenta e dias que se renovam com o passar do tempo recheados de esperanças, de planejamentos, de inspirações, que ao frigir dos ovos a concretização direciona-se para uns e para outros não. Se somos filhos de Deus qual o motivo dessa disparidade? O filho de Deus, Jesus Cristo esteve neste orbe para pregar o amor, o perdão, a caridade, a fraternidade e a sintonia entre irmãos. Mas nem sempre o amor corresponde à realidade e as demais sinonímias seguem a mesma dialética e o mesmo diapasão. Seria a influência do livre-arbítrio? Da ignorância, do orgulho, do egoísmo humano? Talvez sim ou não! Colocaríamos em primeiro lugar a imperfeição humana, que por sua formação ética, educacional tem o pêndulo variando pelos dois pólos do livre arbítrio.



Nas festas natalinas rogamos e pedimos ao Pai Maior e ao menino Jesus que nos proporcionasse um Natal prospero, onde a sintonia entre irmãos fosse imantada por uma luz brilhante abastecida pelo amor, mas infelizmente depois das festividades a mídia trás estatísticas deleterianas com muitos acidentes e mortes para infelicidades de muitas famílias. Será que o ser humano jamais irá imantar o bem e tornar o mundo mais humano? Parece-nos que não. A festividade que deveria ser plena de paz e de alegria no final se reveste num teatro de desespero, choro e tristezas. Muitas vidas ceifadas de jovens promissores, de famílias tradicionais e de muitos profissionais que teriam muitos serviços a prestar a humanidade, mas o exagero, o abuso e a imprudência transformaram um cenário que deveria ser de alegrias em escaninhos de tristezas.



Vem aí o dia da Confraternização Universal. Pelo menos devemos respeitar a sinonímia do dia. O ato de confraternizar será o ato de ligar, unir como irmãos; irmanar. Conviver ou tratar fraternalmente, ter os mesmos sentimentos, crenças ou idéias de outrem; dar, mais ou menos efusivamente, demonstração de confraternidade e tratar fraternalmente; demonstrar respeito ou carinho, etc. Que os acontecimentos tristes do Natal não se repitam na passagem de um ano para o outro. Almejamos que nossos pedidos sejam ouvidos, e cheguem aos ouvidos insensatos. Passa ano, entra ano, mas os exageros não diminuem. E no final da festa o balanço será trágico. Queríamos um Natal de luz e esperanças e uma Confraternização cheia de paz e felicidades, entretanto, o sofrimento somado as preocupações deveriam num passe mágico transforma-se no dia mais lindo da humanidade.



Está difícil de alcançarmos esse objetivo. O mundo Jovem nos facilita a alcançarmos a origem e como a semente foi plantada e regada. “O Dia da Confraternização Universal é comemorado em quase todo o mundo em 1º de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, quando se comemora com muitas festas a passagem do ano. No Brasil, a chegada do ano-novo acontece em meio a simbologias diversas: a queima de fogos de artifício, o uso da cor branca nas vestimentas; na culinária, temos a presença de determinados alimentos como lentilha e romã, e pratos como rabanada, entre outros. Esses rituais têm o objetivo de trazer sorte para o ano que se inicia”. “No litoral, as pessoas têm o costume de dirigir-se às praias onde, em meio às comemorações, são feitas oferendas a Iemanjá, divindade que na umbanda - uma forma de culto religioso de origem afro-brasileira - é considerada a rainha do mar”. Várias crenças e costumes acontecem nesse dia.



O ano que se inicia é sempre acompanhado de várias manifestações, independentes de crenças, raças e classe social. Este dia têm uma origem como os demais. “Na maioria dos países do mundo, essa contagem regressiva é realizada na passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro. É o início de um novo ano, segundo o calendário gregoriano, instituído em 1582 d.C. pelo papa Gregório 13. De acordo com estudos astronômicos, um ano é o tempo que a Terra demora a girar em torno do sol. Este calendário é utilizado atualmente por todo o ocidente e é considerado oficial no mundo todo. Há culturas que celebram a passagem do ano em outras datas e estão em uma contagem muito maior do que o nosso 2008. É o caso dos chineses e dos judeus. Independente de quando acontece à passagem do ano, todas as nações celebram esse momento como uma saudação à vida e com desejos de fraternidade e paz para o próximo período. É apenas uma data, a vida continua da mesma maneira e nem as guerras deixam de acontecer somente porque o ano mudou. No entanto este dia serve para muitas pessoas como um incentivo para realizar mudanças de atitudes, a fim de viver melhor. Assim, diversos rituais são realizados, conforme a crença ou a cultura: soltar fogos, beber champagne, pular ondas, comer lentilha... cada um escolhe como vai marcar o novo ano. E como todos nós comemoramos e, juntos, criamos esperanças de uma vida melhor, esta data é chamada de Confraternização Universal. Esperamos que a violência e os - acidentes não escureçam o brilhantismo desta grande festa. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

BlogHumor - O TURBO VÉIO DO JOÃO - Por: José Flávio Vieira


Prezados Amigos,

Aquela crônica do João Marni passando dos 60 anos, rendeu...olha...daí recebi por e-mail essa preciosidade aqui, que antes de publicar, achei por bem consultar o autor Zé Flávio, e ele me disse que já é até de domínio público, rs rs - Então, aqui vai o treco, com o prefácio do próprio Dr. Zé Flávio. Olha, João Marni, aceito uma réplica sua para contra-atacar também, rs rs

Caros amigos,

Recentemente o nosso querido companheiro João Marni se tornou sexy(agenário) e publicou um texto muito bonito sobre a nova situação por que estava passando: se trnasformara num motor turbo 6.0. . Amigos de todos , nós pensei em homenageá-lo, mas não tendo o dom da poesia, pedi a um poeta popular do arajara , conhecido por "Jacu da Imbiribeira", para fazer alguns versos sobre o Motor do nosso João que não parece estar em estado tão perfeito como ele vive a se vangloriar. Aí vão os versos para o Turbo 6.0 do nosso querido João.
Abraço,

Zé Flávio

O TURBO VÉIO DO JOÃO

O turbo véio do João
Dá um trabalho do cão,
Só anda no solavanco,
Pelo cano ele fumega,
E na chave já não pega,
Só vira se for no tranco.


O filtro tá entupido,
Cem grilo com seus zumbido
Pedem um pouco de graxa.
E Baixa um óleo danado,
Os dois farol tão queimado
E ta saltando de marcha.


O rolamento não morga,
A porta tem uma folga,
As roda tão empenada.
Tem batida na biela,
Tão suja todas as vela,
A direção ta quebrada.


Pois o relé já pifou,
A bateria secou,
E a barra da direção
Quebrou em mais de cem tora.
Estanca a toda hora
O turbo véio do João.


O tanque de gás secou,
O fundo dele furou
E o eixo ta sem bitola.
Tem falha no retentor,
Golpa pelo radiador,
Quebrou o feixe de mola.



O véu não tem quem destape,
Lascou o cano de escape
E a bobina bem no meio.
O trinco não há quem mova,
Queimou o benzo e a escova,
Secou o óleo do freio.


Modelo quarenta e nove,
Não há mais quem renove
Um carro fora de linha.
Ele mora na oficina,
Mesmo assim inda buzina
Como uma Ferrari novinha.


Falhando a carburação,
O turbo velho do João
Já não queima a espoleta.
Só pega com um remendo:
Com Dona Fátima metendo
O dedo na borboleta.


O turbo ta mei dolente,
Já não anda mais pra frente,
Até já disse o Zezé:
Se é pra ter serventia
Pegue a carta de alforria
Engatando a marcha ré.


Jacu da Imbiribeira
Arajara - 21/12/09

Tasso diz que Aécio deve se preparar para ser vice de Serra


Para o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), com a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de disputar a Presidência da República em 2010, a candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem que estar na rua em janeiro. A declaração foi feita em entrevista à repórter Isabela Martin, publicada na edição deste domingo (27) do Jornal O Globo.

- Serra é uma pessoa que gosta de tomar decisões de última hora. Faz parte da sua personalidade. Mas o partido está exigindo agora em janeiro uma decisão. Em outras circunstancias não seria tão necessário. Mas Lula precipitou a campanha em mais de um ano. É difícil você ver uma foto do Lula hoje em que a Dilma não esteja como papagaio de pirata do lado - diz o senador. Informado da decisão do mineiro enquanto passava por um check-up anual nos Estados Unidos, Tasso classificou a atitude como um “gesto espetacular” porque força o partido a antecipar a decisão sobre a candidatura e buscar alianças. Aécio, segundo ele, será pressionado a aceitar compor com Serra a chapa puro-sangue.

Fontes: O Globo - Via Blog de Iguatu

Perguntas sem Respostas - Pra quem souber responder...



Pergunta 1:

Se a Voz do povo é a voz de Deus, porque o povo entregou Jesus para ser crucificado ?
Porque quando Pilatos perguntou ao povo: A quem devo crucificar: Jesus ou Barrabás, o povo disse: "Crucifica Jesus !!!"

Pergunta 2:

Numa queda de um avião, 300 passageiros morreram e 1 sobreviveu. Os repórteres perguntam:
"Como você sobreviveu ? "
"Um Milagre! - Na hora em que caía, eu rezei para Padre Cícero ( ou outro santo ), e ele me atendeu. A pergunta que fazemos é: E os outros que morreram, também não fizeram promessas de última hora? Que santo é esse ? Porque a estatística só leva em conta quem sobreviveu pra proclamar um milagre, e quem morreu não conta também não ?

Pergunta 3:

Se os evangélicos, os budistas, os praticantes de outras religiões não dançam nem escutam Axé music, Funk de Rua e Forró Eletrônico, podemos concluir que essa desgraça cultural musical do Brasil é toda feita pelos católicos e Ateus ?

Pergunta 4:

Se o homem nasce igual a qualquer animal, come igual aos animais, adoece, morre e apodrece igual a qualquer animal, porque ele acha que SÓ ELE é capaz de reencarnar em outras existências e os animais não ? Porque nenhuma religião foi feita visando o céu ou reencarnação para os animais também ? Preconceito ou Egoísmo mesmo ?

Pergunta 5:

Se na Bíblia, a que se atribui conter a palavra de Deus diz que o chefe de uma Igreja deve casar e ter filhos, porque "quem não souber conduzir bem sua família, não saberá conduzir a igreja de Cristo", porque os padres são proibidos de casar, desobedecendo assim a Lei de Deus ?

Abraços,

Dihelson Mendonça


Obras do governo Cid Gomes ficaram para 2010

Assim como as promessas de fim de ano, 2009 ficou para o ano que vem. Coincidência ou não, boa parte das grandes obras que marcarão o jeito Cid Gomes (PSB) de governar estarão concluídas - assim está prometido - em 2010: ano em que o governador deve buscar a reeleição. E é quando os cearenses devem questionar até onde foram de fato as ações.

Mesmo propagandeando resultados de sua gestão, Cid preferiu ser cauteloso quanto à avaliação que fez de seu próprio Governo. ``Eu tenho de ser disciplinado. Nós temos muita coisa para fazer. Nós temos muito desafio e eu sou rigoroso. Eu, comigo mesmo, dou nota 5, e fazendo um favor``, disse o governador. Ao reconhecer que tem ``muito o que fazer``, de qualquer forma, ele não está lançando mão do artifício da falsa modéstia.

As ações que são apostas como trampolim para o salto no Governo e na economia cearense ainda estão um pouco longe da realidade. Como as de preparação do Porto do Pecém, para receber as obras da Refinaria Premium II da Petrobras e da Siderúrgica, além do Acquario Ceará e do Centro de Feiras e Eventos, em Fortaleza. O saldo até aqui pode ser percebido não só a partir das chamadas obras estruturantes, mas também de ações em setores bombardeados pela oposição, como o da Segurança Pública. Com exceção do programa Ronda do Quarteirão e da construção de dois presídios, várias ações ficaram para 2010.

Para 2009, estavam previstas 15 delegacias e, segundo a Casa Civil, nove foram inauguradas. No total, a promessa é de que sejam 50 novas delegacias até o fim do primeiro mandato de Cid. Além disso, a Academia de Polícia, o Instituto de Perícia e a Divisão de Homicídios também estão previstos para primeiro semestre de 2010. Na saúde, os prometidos e esperados hospitais regionais de Juazeiro do Norte e do Cariri, além das 21 policlínicas, só devem mesmo sair do papel no ano que vem. Dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estipulados, apenas cinco terminarão o ano construídos.

Na área social - principal mote do Governo Lula (PT) -, 2010 também deve registrar a principal ação do Estado nesse sentido. A urbanização das margens dos rios Maranguapinho e Cocó - onde estão moradores das chamadas áreas de risco - podem vir a ser um trunfo de Cid. As obras referentes ao primeiro rio estão prometidas para o final de 2010, enquanto as do segundo correm o risco de nem sair até lá. Outra promessa é de que 50 novas escolas profissionalizantes estejam funcionando até o final do próximo ano. Por enquanto, tudo ainda é promessa. Mas, pelo visto, está funcionando. Conforme pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 22 pela Folha de São Paulo, Cid lidera todos os cenários de disputa ao Governo do Estado & chegando a quase 50% em pesquisas estimuladas, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.

Agora, o desafio de Cid é conseguir manter a liderança nas pesquisas e o andamento das obras. Nas páginas seguintes, veja mais do ano de 2009 e as perspectivas para 2010, em busca do "salto" no desenvolvimento prometido para o Ceará.

NÚMEROS

3.800
NÚMERO DE OBRAS DO ESTADO EM ANDAMENTO ATUALMENTE

802
LICITAÇÕES DO GOVERNO CID GOMES ESTÃO EM ANDAMENTO

5.657
PROCESSOS DE LICITAÇÃO FORAM CONCLUÍDOS ATÉ OUTUBRO DE 2009

2,9 BI
DE REAIS É O VALOR PREVISTO DAS NOVAS OBRAS LICITADAS

5,9 BI
DE REAIS FORAM CONTRATADOS EM OBRAS LICITADAS ATÉ ENTÃO

3,6 BI
DE REAIS JÁ FORAM APROVADOS EM EMPRÉSTIMOS DESDE 2007

Por Giselle Dutra/ O Povo

Farc denunciam plano colombiano para desestabilizar Equador

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) alertaram para a existência de um suposto plano de desestabilização do governo do presidente equatoriano, Rafael Correa, por parte de paramilitares colombianos infiltrados. A suposta trama foi denunciada pela frente 48 das Farc em comunicado divulgado hoje na internet pela Anncol ("Agência de Notícias Nova Colômbia"), próxima à organização insurgente.

O reduto insurgente atua na fronteira sul da Colômbia com o Equador e era o responsável pela segurança de "Raúl Reyes", segundo no comando das Farc e seu porta-voz internacional. Reyes morreu no bombardeio colombiano de março de 2008 contra seu acampamento nas selvas do norte equatoriano, ataque que gerou a crise diplomática que Quito e Bogotá começaram a superar em setembro passado. Em uma chamada às comunidades fronteiriças, as Farc pediram uma maior colaboração e a criação de um "inquebrável muro humano" na região.

Este "muro" serviria para evitar "a entrada no Equador de elementos paramilitares com fins desestabilizadores, obedecendo aos planos de desintegração latino-americanos do 'Império gringo', através do 'Caim' da América, Álvaro Uribe Vélez (o presidente colombiano)", segundo a nota rebelde. Na mensagem, a mesma facção insurgente prometeu aos equatorianos que continuará denunciando ao mundo "a agressão e provocação permanente do Exército colombiano na zona fronteiriça e suas incursões em território da república irmã". São ações que acontecem sob as "ordens do Pentágono e dos planos expansionistas de Washington, que pretendem achatar a soberania de nossas nações", acrescentou a frente das Farc.

Os rebeldes também asseguraram que oficiais colombianos destacados na fronteira se referem a seus colegas do Equador em "tom arrogante e depreciativo".

da Efe, em Bogotá - Via Folha OnLine


CRATO - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Mourão


A CONFUSÃO

O meu tio-avô Hermógenes Martins, tio do Luís, foi um personagem ímpar, no Crato. Homem de pouca instrução formal, mas detentor de um grande conhecimento, fruto de sua incrível curiosidade. Profundo conhecedor da geografia, da hidrogeologia do Vale do Cariri e da Serra do Araripe. Era o geólogo e o paleontólogo do Crato. Sabia classificar animais, plantas, pássaros, fosseis e árvores. E o Cariri é o maior depositário de fósseis de peixes do mundo. Recentemente foi descoberto um dinossauro carnívoro. Localizou e mapeou fontes e a estrutura mineralógica do sul do Ceará, com rara paciência e método beneditino. Qualquer cientista que chegasse à cidade, para desenvolver pesquisas, trazia o seu nome e endereço: Coronel Secundo, 8. Cientistas brasileiros, japoneses, americanos e europeus não davam um passo sem ter a assessoria do Tio Hermógenes. Abaixo, vemos o cartão do Dr. Shozo Yamamoto da Universidade de Tóquio.




Também dominava, como poucos, os estudos genealógicos. Foi ele quem descobriu onde nasceu o grande Delmiro Gouveia. Foi colaborador do Instituto Cultural do Cariri desde a sua fundação. Em sua casa recebia, sempre, com permanente bom humor, todas as caravanas estudantis ou de técnicos que vinham a busca de informações sobre a região. A cidade o homenageou com um nome de rua. Outra característica, que se sobressaia sobre as demais, era a facilidade de fazer amizades. Um dos seus grandes amigos era o notável Luiz Gonzaga, o sanfoneiro e o pai dele. A amizade era tanta que o velho Januário se hospedou durante quinze dias na casa do tio Hermógenes, para submeter-se a tratamento médico, enquanto o filho (fotos seguintes), famoso e querido de todos, fazia shows pelas cidades vizinhas.




O Tio Hermógenes teve quatro filhas: Ruth, Norma, Fátima e Célia. As três últimas eram pequenas, quando se hospedou o Sr. Januário. Uma delas foi atender alguém que batia à porta e, falando com um vozeirão, disse:

- “O velho Hermógenes está?”

- “Está lá dentro”
- “Pois diga que é o Luiz Gonzaga”.
A menina, meio confusa, pensando no primo Luís Gonzaga, disse para o pai:
- “Papai, tem um negro lá fora, dizendo que é o Luis Gonzaga!!”



Tio Hermógenes, a esposa Aracy e a filha Ruth logo após mudarem-se de Crateús para o Crato. Ao fundo, à direita, a casa onde moravam.


Tio Hermógenes e a esposa Aracy, pouco antes dele ser acometido da doença de Parkynson.

PÉ DE MESA

Nas cidades do interior, e o Crato não fugia a esta regra, todas as pessoas ficavam sabendo dos homens que tinham certas partes anatômicas do corpo avantajadas. Era sempre motivo de papos nas praças e calçadas. As putas não gostavam de ter como clientes aqueles a quem chamavam: “pé de mesa”. Estavam sempre avisando para as outras:

- “Não vai com fulano que ele é pé de mesa”.
E acabavam por contar para os clientes normais, que tratavam de espalhar pela cidade toda.
O “pé de mesa” mais famoso do Crato era um promotor que morou na cidade por um curto período. A Glorinha, para bajular o Doutor, avisou-lhe da chegada de uma menininha bem novinha linda de morrer. Só quinze anos. Ele foi logo experimentar esta preciosidade. A Glorinha, sabendo dos seus atributos, advertiu:

- “Olhe, vá com jeito. Seja moderado. A menina é nova e tem poucos quilômetros rodados.”
Poucos minutos depois que o casal entrou para o quarto, ouviu-se um barulho e um grito da menina:

- “Me acudam, me acudam, que este homem está me ‘ajojando’ !!!
Alguns dos fregueses, apavorados com os gritos, botaram a porta abaixo e depararam-se com a menina acocorada na cabeceira da cama e dizendo:

- “Tirem este jumento de lote daqui de dentro!”

RODILHA

A raça humana, como é hoje, surgiu após milhões de anos de evolução, há cerca de cem mil anos, no sul da África e às margens do Oceano Índico. Como eram nômades, se espalharam pelo mundo inteiro. Ou seja, desde aquela época já existia a globalização. Primeiramente na África. Quando chegaram no Oriente Médio, uns dobraram para esquerda e foram povoar a Europa. Outros dobraram para a direita e foram habitar a Ásia. Nesse período ocorreram duas glaciações, provocando o drástico rebaixamento do nível dos oceanos, possibilitando o acesso, a pé, das atuais ilhas do Pacífico e mesmo da Austrália. A América foi alcançada caminhando pelo estreito de Behring. Uma outra hipótese é que alguns chegaram à América do Sul cruzando o Oceano Atlântico reduzido, quando das glaciações. Estes nômades se alimentavam da caça e da colheita de frutas e raízes que a natureza oferecia. Desde o primeiro núcleo familiar, no sul da África, houve uma divisão de tarefas que perdura até hoje no nosso interior e, por conseguinte, no Crato. Os primeiros homens perceberam que as mulheres e as crianças não poderiam participar da caça. As mulheres falavam demais e as crianças faziam muito barulho, gritando e correndo. Com isso espantavam a caça. Assim, decidiram que as mulheres ficariam no acampamento, cuidando das crianças e da feitura dos alimentos. Uma outra tarefa estabelecida para elas foi a de abastecer o acampamento com água. Esta é uma tarefa, até hoje, século XXI, que as mulheres do sertão cumprem religiosamente, sem nenhum questionamento, como a coisa mais natural do mundo (na verdade é uma tradição de cem mil anos). As nossas sertanejas desenvolveram uma habilidade fantástica de equilibrar o pote ou a lata na cabeça. Mas evoluíram, usando um pano enrolado, conhecido como rodilha, que serve de proteção à cabeça e possibilita maior equilíbrio ao pote. Por isso surgiu um ditado: “Se não pode com o pote não pegue na rodilha”. Ou seja, se alguém não tem capacidade de desenvolver uma tarefa não deve nem tentar.
Mas tudo isso para dizer que uma sertaneja, “pupila” da Glorinha, no Crato, encontrou uma outra ‘função’ para a rodilha. Recebeu como cliente um conhecido ‘pé de mesa’. E ele, tentando convencê-la:

- “Mas minha filha, eu só ponho a cabecinha”.
- “Não, cabecinha sem ombro, não quero não”.
Conversa vai, conversa vem, até que ela se saiu com esta:
- “Tá bom, eu deixo, mas desde que você use esta rodilha como esbarro”.


Fonte: Livro "Só no Crato" de Ivens Mourão - Direitos de Publicação concedidos ao Blog do Crato pelo autor - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 28 de Dezembro de 2009


Bom Dia!

Faltam apenas 2 dias apenas para o término de 2009. Estas últimas 2 semanas têm sido um longo feriadão, pois o Natal e o Ano Novo caíram no meio da semana, e a tradição do Brasileiro é de enforcar os dias que antecedem e que sucedem o Natal. Os bancos funcionam normalmente no dia de hoje. Quero enviar um abraço especial para os leitores: Valdetário Siebra, Valnê, seu irmão, e para o Tércio Viana. Um grande abraço!

Previsão do Tempo:

Nos últimos dias, o tempo em Crato tem sido predominantemente de dias nublados. Prnúncios da estação chuvosa que se aproxima. As temperaturas também tem caído. Ontem, por exemplo, verificamos uma queda acentuada para 27 graus em média, contrastando com as medições de até 32 graus das últimas semanas. Hoje a previsão do tempo indica dia de sol com poucas núvens e não chove. Temperatura máxima de 29 e mínima de 19. Informa o Site Climatempo, um dos especialistas em Meteorologia no país.

ALMANAQUE

28 de dezembro. Dia de Santos Inocentes

Somente a monstruosidade de uma mente assassina, cruel e desumana, poderia conceber o plano executado pelo sanguinário rei Herodes: eliminar todas os meninos nascidos no mesmo período do nascimento de Jesus para evitar que vivesse o rei dos judeus. Pois foi isso que esse tirano arquitetou e fez. Impossível calcular o número de crianças arrancadas dos braços maternos e depois trucidadas. Todos esses pequeninos se tornaram os "santos inocentes", cultuados e venerados pelo Povo de Deus. Eles tiveram seu sangue derramado em nome de Cristo, sem nem mesmo poderem "confessar" sua crença. Quem narrou para a história foi o apóstolo Mateus, em seu Evangelho. Os reis magos procuraram Herodes, perguntando onde poderiam encontrar o recém-nascido rei dos judeus para saudá-lo. O rei consultou, então, os sacerdotes e sábios do reino, obtendo a resposta de que ele teria nascido em Belém de Judá, Palestina.

Herodes, fingindo apoiar os magos em sua missão, pediu-lhes que, depois de encontrarem o "tal rei dos judeus", voltassem e lhe dessem notícias confirmando o fato e o local onde poderia ser encontrado, pois "também queria adorá-lo". Claro que os reis do Oriente não traíram Jesus. Depois de visitá-lo na manjedoura, um anjo os visitou em sonho avisando que o Menino-Deus corria perigo de vida e que deveriam voltar para suas terras por outro caminho. O encontro com o rei Herodes devia ser evitado.

Eles ouviram e obedeceram. Mas o tirano, ao perceber que havia sido enganado, decretou a morte de todos os meninos com menos de dois anos de idade nascidos na região. O decreto foi executado à risca pelos soldados do seu exército. A festa aos Santos Inocentes acontece desde o século IV. O culto foi confirmado pelo papa Pio V, agora santo, para marcar o cumprimento de uma das mais antigas profecias, revelada pelo profeta Jeremias: a de que "Raquel choraria a morte de seus filhos" quando o Messias chegasse.

Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e mereceram a glória eterna, segundo a promessa de Jesus. A Igreja preferiu indicar a festa dos Santos Inocentes para o dia 28 de dezembro por ser uma data próxima à Natividade de Jesus, uma vez que tudo aconteceu após a visita dos reis magos. A escolha foi proposital, pois quis que os Santinhos Inocentes alegrassem, com sua presença, a manjedoura do Menino Jesus.

EVENTOS HISTÓRICOS

* 419 - É eleito o Papa Bonifácio I, 42º papa, que sucedeu o Papa Zósimo.
* 1065 - A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro.
* 1557 - Mem de Sá chega a Salvador, Bahia.
* 1826 - Iowa torna-se o 26º estado norte-americano.
* 1832 - John C. Calhoun é o primeiro vice-presidente norte-americano a renunciar, alegando diferenças com o presidente Jackson.
* 1882 - Fundação da cidade de Rio Branco, capital do Acre.
* 1895 - Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual.
* 1897 - A peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, estréia em Paris.
* 1908 - Na Itália, um terremoto de 7,5 graus na escala Richter, deixau cerca de 300 mil mortos. Foi o pior da história da Europa.
* 1911 - O médico Sun Yat Sen, fundador do Partido Nacionalista da China, o Kuomintang, torna-se o primeiro presidente do país.
* 1937 - Adoptada a primeira Constituição da República da Irlanda; na época, o primeiro-ministro era Eamon de Valera, fundador do Exército Republicano Irlandês (IRA).
* 1956 - Criação do município de Cândido Mota (São Paulo, Brasil).
* 1965 - O presidente do Vietnã do Norte, Ho Chi Minh, rejeita negociações de paz oferecidas pelos Estados Unidos.
* 1972 - Fundação da PROCERGS, Empresa do Governo estadual do Rio Grande do Sul.
* 1975 - Primeira vez que o Hino nacional de Timor-Leste é cantado.
* 1981 - O presidente Ronald Reagan dos EUA anuncia sanções econômicas contra a União Soviética, após a imposição de lei marcial na Polônia.
* 1982 - Por exigência do FMI, Brasil corta subsídios ao petróleo e aumenta gasolina e gás.
* 1986 - O especial comemorativo,dos 20 anos de Os Trapalhões na Globo, é dedicado à campanha Criança Esperança.
* 1987 - O presidente José Sarney do Brasil eleva o piso salarial em 25%, contra os 33% indicados pelo Ministério do Trabalho.
* 1989
o O Brasil bate o recorde negativo de inflação na sua história, a qual chegou a 1.764,86% ao ano.
o Alexander Dubcek, ex-líder comunista da Checoslováquia, é nomeado líder do parlamento.
* 1990 - Editada a Lei Orgânica da Saúde, que criou o Sistema Único de Saúde no Brasil.
* 1992 - O parlamento iugoslavo vota a remoção do primeiro-ministro Milan Panic.
* 1993 - O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel.
* 1994 - O Ministério das Comunicações do Brasil, por meio de um portaria, aprova a Norma de Execução do Serviço de Radioamador (veja Estação de radiocomunicação).
* 1995
o Aniversário de emancipação do Município de Macuco (Rio de Janeiro).
o Aniversário de emancipação do Município de São José de Ubá (Rio de Janeiro).
* 1997 - O governo de Hong Kong mata e incinera 1,3 milhões de galinhas na tentativa de eliminar o vírus da gripe aviária, que havia matado quatro pessoas e causado temor de uma epidemia.
* 2001 - Ratificado o ato que designa que o Recife do Dollabarat seja incluído na Lista de Sítios de Interesse Comunitário da União Européia.

Nascimentos

* 1164 - Rokujo, 79º imperador do Japão.
* 1522 - Margarida de Parma, regente dos Países Baixos (m. 1586)
* 1630 - Ludolf Backhuysen, pintor germano-neerlandês (m. 1708)
* 1686 - Dom Guilherme de São José, 2º Bispo do Pará (m. 1751)
* 1775 - João Domingos Bomtempo, oboísta na Corte de Lisboa (m. 1842)
* 1813 - Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Souza), industrial e político brasileiro (m. 1889)
* 1853 - Inglês de Sousa, professor, advogado, jornalista e escritor brasileiro (m. 1918)
* 1856 - Woodrow Wilson, 28° Presidente dos EUA (m. 1924)
* 1862 - Saturnino Arouck, militar brasileiro (m. 1915).
* 1882 - Arthur Stanley Eddington, astrofísico britânico (m. 1944).
* 1900 - Ted Lyons, jogador de beisebol estadunidense (m. 1986).
* 1903
o Earl Hines, pianista de jazz norte-americano (m. 1983).
o John von Neumann, matemático húngaro, naturalizado norte-americano (m. 1957).
* 1907 - Erich Mielke, Ministro para a Segurança do Estado da RDA (antiga Alemanha Oriental) (m. 2000).
* 1908 - Lew Ayres, ator norte-americano, famoso por interpretar o personagem Dr. Kildare no cinema (m. 1996).
* 1922
o Stan Lee, escritor norte-americano de histórias em quadrinhos.
o Mariana Rey Monteiro, atriz portuguesa.
* 1924 - Milton Obote, ex-presidente de Uganda (m. 2005).
* 1927 - Simon Raven, escritor norte-americano (m. 2001).
* 1935 - Fernando Lopes, cineasta português.
* 1934
o Maggie Smith, atriz inglesa.
o Alasdair Gray, escritor e artista britânico.
* 1936 - Abílio Diniz, empresário brasileiro.
* 1937 - Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto.
* 1944 - Edgar Vivar, médico e ator mexicano, famoso por interpretar o Seu Barriga e o Nhonho em El Chavo del Ocho.
* 1945 - Rei Birendra do Nepal (m. 2001).
* 1950 - Alex Chilton, compositor, cantor, guitarrista e produtor musical estadunidense.
* 1951 - José Pedro Gomes, ator, autor e encenador português.
* 1953
o James Foley, cineasta estadunidense.
o Richard Clayderman, pianista francês.
* 1954 - Denzel Washington, ator norte-americano.

Falecimentos

* 1622 - São Francisco de Sales, santo francês (n. 1566).
* 1694 - Rainha Maria II de Inglaterra e Escócia (n. 1662).
* 1706 - Pierre Bayle, filósofo e escritor francês (n. 1647).
* 1801 - Samuel Holland, engenheiro e general do éxercito britânico (n. 1728).
* 1829 - Jean-Baptiste Lamarck, biólogo francês (n. 1744).
* 1889 - Teresa Cristina, ex-imperatriz do Brasil (m. 1822).
* 1894 - Francisco II de Bourbon, último rei das Duas Sicílias (m. 1836).
* 1918 - Olavo Bilac, jornalista e poeta brasileiro (m. 1865).
* 1937 - Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século XX.
* 1947 - Rei Vítor Emanuel III da Itália (n. 1869).
* 1959 - Ante Pavelić, fundador do movimento nacionalista e fascista croata "Ustaše" (n. 1889).
* 1963 - Paul Hindemith, compositor, violista e maestro alemão (n. 1895).
* 1986 - Andrei Tarkóvski, cineasta soviético (n. 1932).
* 1989 - Aurélio Buarque de Holanda, lexicógrafo brasileiro, organizador do Aurelião (n. 1910).
* 1992
o Daniella Perez, atriz brasileira (n. 1970).
o Otto Lara Resende, jornalista e escritor brasileiro (n. 1922).
o Admildo Chirol, técnico de futebol brasileiro (n. 1934).
* 1997 - Víctor Rodríguez Andrade, futebolista uruguaio, campeão mundial em 1950 (n. 1922).
* 1999 - Clayton Moore, ator estadunidense (n. 1914).
* 2004 - Susan Sontag, escritora e ativista estadunidense (n. 1933).

Feriados e eventos cíclicos

* Dia da Marinha Mercante
* Dia do Salva-vidas

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia


O Príncipe dos Poetas Brasileiros - OLAVO BILAC - é o Homenageado do Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA


Nesta data, em 1918, falecia o príncipe dos poetas Brasileiros: Olavo Bilac.

Filho de Brás Martins dos Guimarães Bilac e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac, era considerado um aluno aplicado, conseguindo, aos 15 anos - antes, portanto, de completar a idade exigida - autorização especial de ingressar no curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a gosto do pai e a contra gosto próprio, que era médico da então Guerra do Paraguai.

Começa a frequentar as aulas, mas seu trabalho da redação da Gazeta Acadêmica absorve-o mais do que a sisuda anatomia. Do mesmo modo, no tempo de colégio, deliciara-se com as viagens que os livros de Júlio Verne lhe ofereciam à fantasia. No menino e no jovem já se manifestavam as marcas de sua paixão futura: o fascínio poder criador da palavra. Há relatos que contam que Olavo Bilac não concluiu seu curso de Medicina devido a sua necrofilia. Bilac segundo algumas fontes, as quais tentam ser abafadas, tinha relações sexuais com os cadáveres de sua faculdade.

Bilac não concluiu o curso de Medicina e Direito, que frequentou posteriormente, em São Paulo. Bilac foi jornalista, poeta, frequentador de rodas de boêmias e literárias do Rio. Sua projeção como jornalista e poeta e seu contato com intelectuais e políticos da época conduziram-o a um cargo público: o de inspetor escolar. Sua estreia como poeta, nos jornais cariocas, ocorreu com a publicação do soneto "Sesta de Nero" no jornal Gazeta de Notícias, em agosto de 1884. Recebeu comentários elogiosos de Artur Azevedo, precedendo dois outros sonetos seus, no Diário de Notícias. No ano de 1897, Bilac acabou perdendo o controle do seu Serpollet e o bateu contra uma árvore na Estrada da Tijuca, no Rio de Janeiro - RJ, sendo o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil.

Aos poucos profissionaliza-se: produz, além de poemas, textos publicitários, crônicas, livros escolares e poesias satíricas. Visa contar através de seus manuscritos a realidade presente na sua época. Em 1891, com a dissolução do parlamento e a posse de Floriano Peixoto, intelectuais perdem seu protetor, dr.Portela, ligado com o primeiro presidente republicano Deodoro da Fonseca. Fundado O Combate, órgão antiflorianista e a instalação do estado de sítio, Bilac é preso e passa quatro meses detido na Fortaleza da Laje no Rio de Janeiro. O grande amor de Bilac foi Amélia de Oliveira, irmã do poeta Alberto de Oliveira. Chegaram a ficar noivos, mas o compromisso foi desfeito por oposição de outro irmão da noiva, desconfiado de que o poeta era um homem sem futuro. Seu segundo noivado fora ainda menos duradouro, com Maria Selika, filha do violonista Francisco Pereira da Costa. Viveu só sem constituir família até o fim de seus dias. Mas, como lendas e mitos amorosos cercam a história de todos os poetas, consta que Amélia se manteve fiel à ele por toda vida, não se casando e depositando romanticamente um mecha de seus cabelos no caixão do poeta. Como não tivera herdeiros, preferiu educar várias gerações de brasileiros escrevendo diversos livros escolares, ora sozinho, ora com Coelho Neto ou com Manuel Bonfim.

Participação cívica e social

Já consagrado em 1907, o autor do Hino da Bandeira é convidado para liderar o movimento em prol do serviço militar obrigatório, já matéria de lei desde 1907, mas apenas discutido em 1915. Bilac se desdobra para convencer os jovens a se alistar. Já no fim de sua vida, em 1917, Bilac recebe o título de professor honorário da Universidade de São Paulo. E talvez seja considerado um professor mesmo: dos contemporâneos, leitores de suas crônicas e ouvintes de sua poesia; dos que se formaram na leitura de seus livros escolares; de modo geral, dos que até hoje são enfeitiçados por seus poemas. É como poeta Bilac se imortalizou. Foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon em 1907. Juntamente com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, foi a maior liderança e expressão do Parnasianismo no Brasil, constituindo a chamada Tríade Parnasiana. A publicação de Poesias, em 1888 rendeu-lhe a consagração.

Discurso de 1907

Ao tomar palavra no banquete-homenagem que lhe fora oferecido a 3 de dezembro de 1907, Bilac enfatizaria o fato de ser sua figura representativa de toda uma geração:

" O que estais, como brasileiros, louvando e premiando nesta sala, é o trabalho árduo, fecundo, revolucionário, corajoso da geração literária a que pertenço, e o papel definido, preciso, dominante, que essa geração conquistou com o seu labor, para o homem das letras, no seio da civilização brasileira... Que fizemos nós? Fizemos isto: transformamos o que era até então um passatempo, um divertimento, naquilo que é hoje uma profissão, um culto, um sacerdócio: estabelecemos um preço para nosso trabalho, porque fizemos desse trabalho uma necessidade primordial da vida moral e da civilização de nossa terra.."

Principais Obras

Membros da Academia de Letras; Olavo Bilac encontra-se em pé, o quarto da esquerda para a direita. Dentre outros escritos de Bilac, destacam-se:

* Através do Brasil
* Poesias (1888)
* Crônicas e novelas (1894)
* Crítica e fantasia (1904)
* Conferências literárias (1906)
* Dicionário de rimas (1913)
* Tratado de versificação (1910)
* Ironia e piedade, crônicas (1916)
* Tarde (1919) - Poesia, org. de Alceu Amoroso Lima (1957)
* Contos Pátrios
* Teatro Infantil
* Livro de Leitura
* Tratado de Versificação - em colaboração com Guimarães Passos
* Antologia poética
* Hino à Bandeira
* Última Flor do Lácio, soneto sobre a língua portuguesa.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 28 de Dezembro de 2009


"As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo."

Marcel Proust

"Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino."

Leonardo da Vinci

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito."

Allan Kardec

"Infeliz daquele que, nos primeiros instantes de uma ligação amorosa, não acredita que ela vai ser eterna!."

Benjamim Constant

"De todos os remédios caseiros, uma boa esposa é o melhor."

Elbert Hubbard

"Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos."

Carlos Drummond de Andrade

Publicidade: Shopping RESIDENCE - No Crato, você compra bem...


IMG_0959


As festas de fim de ano se aproximam!
Compre bem! Compre nas lojas do Shopping Residence, em Crato.
Conforto e Qualidade.

Dsc04012


Dsc03933



Dsc03892



Dsc03980


Shopping RESIDENCE - Parceiro do Blog do Crato

A chapa cabocla: José Serra e Marina Silva - Postado por: José Sales


Uma chapa formada por José Serra e Marina Silva embaralharia a campanha de 2010, pegando o PT no contrapé e enterrando de vez a desastrada candidatura de Dilma Rousseff, deu na coluna do jornalista Diogo Mainardi.

Os dois juntos, na mesma chapa. Quem? José Serra e Marina Silva. Isso mesmo: José Serra, presidente, e Marina Silva, vice-presidente. A ideia ainda é embrionária. Só é debatida no interior de um grupelho do PSDB. Mas ganhou impulso na semana passada, depois que Aécio Neves renunciou à candidatura presidencial e assoprou para a imprensa petista que rejeita terminantemente uma vaga de vice-presidente na chapa de José Serra - a chamada chapa puro-sangue. Apesar de todos os apelos do PSDB, Aécio Neves repetiu aos seus interlocutores que pretende candidatar-se ao Senado e dedicar-se integralmente à campanha para eleger seu sucessor em Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Uma chapa presidencial formada por José Serra e Marina Silva - a chapa cabocla ou, melhor ainda, a chapa mameluca - embaralharia a campanha de 2010, pegando o PT no contrapé e enterrando de vez a desastrada candidatura de Dilma Rousseff. O plano petista de contrapor Lula a Fernando Henrique Cardoso - o único atributo que, depois de muito empenho, os marqueteiros conseguiram arrumar para Dilma Rousseff - iria para o beleléu, considerando que Marina Silva, por mais de cinco anos, também fez parte do governo Lula. E a impostura bolivariana de que o PSDB defende o interesse dos ricos e o PT defende o interesse dos pobres seria imediatamente desmascarada. Em matéria de pobreza, ninguém pode competir com Marina Silva.

José Serra e Marina Silva saíram do armário duas semanas atrás, em Copenhague, na COP15. Um elogiou o outro, um apoiou as propostas do outro. Eles conseguiram até deter o aquecimento global, congelando o Hemisfério Norte e matando de frio algumas dezenas de poloneses. José Serra já está com a campanha presidencial pronta. O que ele representa é a “continuidade sem continuísmo”. Para o eleitorado, ele manterá as conquistas de Fernando Henrique Cardoso e de Lula, e ainda poderá dar um passinho adiante. Apesar de atemorizar os banqueiros, José Serra é capaz de sossegar o lulista mais conservador. Se Marina Silva concordasse em se unir a ele, sua candidatura ganharia também um aspecto mais moderno, um caráter mais inovador.

Marina Silva, por outro lado, como candidata a vice-presidente poderia dar um sentido prático à sua plataforma ambiental, coordenando essa área no futuro governo José Serra. Reinaldo Azevedo, em seu blog na Veja on-line, disse que Marina Silva, mais do que candidata a presidente, é candidata a santa. Cruzei com ela recentemente e confirmo: ela levita. Elegendo-se na chapa de José Serra, ela teria a possibilidade de, finalmente, voltar a pisar no chão.

Fonte: Blog de Diogo Mainardi
Postado por José Sales



Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri


Pensou em Som ? Pensou AMILTON SOM !


IMG_7567

Presentes, CDs e DVDs é com Amilton Som.
AMILTON SOM. A maior loja de CDs e DVDs da Região do Cariri.

Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

A simpatia e atendimento de quem trabaha no ramo há mais de 35 anos...


Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...


Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs
Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato
Tel: (088) - 3521-3270

Internet na China ameaça controle do regime comunista


Crescimento da web deve continuar acelerado, o que aumentará o trabalho para censurar informações que trafegam pela rede. O regime comunista da China, com várias restrições de imprensa e informação, vê na internet uma das grandes ameaças ao controle do que é divulgado dentro e fora do país. Para blogueiros chineses entrevistados pelo iG, a internet tem papel fundamental na busca por mais liberdade de expressão e de organização social, mas também é usada pelo próprio governo para atrair militantes e buscar dissidentes. A China já é o país com mais usuários de internet no mundo. Segundo o China Internet Network Information Center, dos 22 milhões de internautas de 2000, a China alcançou 338 milhões neste ano. O total, no entanto, corresponde a apenas 22,5% dos chineses, número muito baixo se comparado a países como EUA, com mais de 70% da população online, e Dinamarca, com 90%.

China é o país com o maior número de internautas do mundo / Getty Images

Para 2010, o crescimento da internet chinesa deve continuar acelerado, o que aumentará o trabalho de Pequim para censurar as informações que trafegam pela rede. O forte crescimento se deve ao grande salto que a economia chinesa deu nos últimos dez anos, possibilitando a uma maior parte da população acesso às novas tecnologias. "Apesar de a riqueza não crescer igualitariamente, é claro que a China está se tornando um país cada vez mais rico, possibilitando a mais gente ter acesso à internet e a novas tecnologias", diz Fauna, pseudônimo da blogueira do ChinaSmack.com, site que traduz para o inglês textos e artigos encontrados na "blogosfera" chinesa.

Ativismo digital e uso de novas tecnologias para burlar a censura e divulgar informação são importantes em todas as partes do mundo. Mas, na China, a internet é uma ferramenta essencial para o acesso ao conhecimento. "A cultura online na China não preenche apenas o papel de mídia e enciclopédia. Ela é uma janela para que as pessoas conheçam o mundo e também para que o mundo conheça a China", explica o colaborador de um grande blog sobre a vida cotidiana de Xangai, que pede para ser identificado apenas como Wang e para não ter o nome de seu site divulgado. Por ser um país que restringe fortemente as liberdades civis, a internet chinesa virou terreno fértil para a organização de pessoas, veiculação de denúncias e reclamações e divulgação do que ocorre no país. "Com a internet, mais chineses podem se comunicar e compartilhar suas ideias, opiniões e preocupações", diz Fauna.

Segundo a blogueira, antigamente era impossível juntar um grupo grande para falar de política ou direitos humanos, por exemplo. "Hoje é mais fácil encontrar pessoas que pensam como você, o que nos torna mais confiantes sobre nossas convicções", afirma.

"Busca de carne humana"

Apesar dos lados positivos da internet e da interação que os chineses conseguem com ela, "a tecnologia está aí para todos", diz Fauna. Ela explica que, do mesmo jeito que um blog pode reunir centenas de ativistas pró-democracia, outro pode juntar milhares de partidários do Partido Comunista. Um fenômeno que ocorre com frequência na China, e preocupa os blogueiros e ativistas do país, é o chamado "Human Flesh Search" ("Busca de Carne Humana", em tradução literal), em que centenas de pessoas se organizam para vasculhar, via internet, dados normalmente sigilosos sobre a vida de outras pessoas.

Na China, os maiores alvos são os dissidentes, blogueiros políticos e opositores do regime comunista. Os milhares de internautas que se organizam para buscar e divulgar os dados dos "inimigos" são conhecidos como "Human Flesh Search Engines" ("Buscadores de Carne Humana", em tradução literal). Wang afirma que essa é uma das maiores preocupações dos internautas atualmente. "Na blogosfera chinesa, o anonimato é muito comum. As pessoas têm medo de colocar seu nome online e depois ter a vida devassada por esses grupos", diz.

A mesma opinião tem Fauna. "Os leitores não se importam se o autor de um blog não mostra sua identidade. Todos sabem que fazer isso na China pode trazer problemas", explica. "Fazemos isso por segurança", diz.

Censura na "Grande Muralha Virtual"

A Grande Muralha da China, uma das maiores construções já feitas pelo homem, tem sua versão online. E essa não é digna de admiração ao redor do mundo. "The Great Firewall of China" é o apelido dado ao sistema de censura que o governo comunista exerce sobre a internet no país, oficialmente criado em 2003 pelo governo sob o nome de "Golden Shield Project" ("Projeto do Escudo Dourado", em tradução literal). Esse sistema de censura bloqueia completa ou parcialmente muitos dos principais sites visitados no resto do mundo. Twitter, Facebook, YouTube, CNN e BBC são alguns exemplos do que os internautas chineses não têm acesso de forma legal. "Há sempre um jeito de burlar a censura usando alguns 'atalhos', mas isso é ilegal e pode ser punido", explica Fauna.

O blog dela, por exemplo, traduz diariamente para o inglês artigos e notícias que são publicadas em sites e blogs chineses. "Minha proposta é traduzir conteúdo interessante em inglês, o que torna a censura mais difícil e ajuda a divulgar o que o país tem de bom e ruim", explica.

Fonte: Último Segundo


Em 2010, 52 municípios podem eleger novos prefeitos

Um total de 900 mil eleitores deve voltar às urnas para escolher novos prefeitos, um processo que invadirá o ano de eleições presidenciais. Dados de 26 Tribunais Regionais Eleitorais mostram que, em pelo menos 52 cidades, candidatos eleitos em outubro de 2008 com mais de 50% dos votos válidos tiveram o mandato cassado pela Justiça em segunda instância. A legislação vigente determina a realização de eleições suplementares nesses casos. Recursos e embargos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, seguram a maior parte dos prefeitos nos cargos.

Caso os ministros do TSE confirmem as decisões das cortes inferiores, esses eleitores participarão do que se pode chamar de eleições gerais no ano que vem. Escolherão do sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao prefeito - além de governador, senadores e deputados federais e estaduais.

Fonte: Lindomar Rodrigues

CINEMA - Com Demétrius Silva - OS MELHORES FILMES DE 2009

Não vi muitos filmes em 2009, mas vi um bocado mesmo assim, com isso, no costume de mostrar no fim do ano a lista dos melhores de 2009, Brad Pitt aparece brilhando no limiar do Cinema Mundial com seus dois filmes surpreendentes: Benjamin Button e Inglrious Basterds. Como toda lista, será injusta com alguns filmes, e perfeitas para alguns. Mas é por isso que faço lista de tudo. Para discussões. Divirtam-se, na listinha do Demetrius.



1 - BASTARDOS INGLÓRIOS


Talvez o melhor filme do ano. Digo talvez por ser suseito a falar, já que sou Tarantiniano no sangue. O longa teve vários momento inesquecíveis. Desde da fuga de Shosanna do malvado (podemos dizer assim) Hans Landa (sem falar em seu gosto escroto por "leite" ' mas é genial') , até seu clímax monumental no cinema da dita cuja, o filme tem momentos extraordináriso de alguém que ama cinema como um cinéfilo que sai de sua casa até a Locadora atrás de saber um pouco mais sobre os faixas vermelhas da história cinematográfica. Cheio de sitações, de Truffaut, Pabst, King Kong, Riefesthal, dentre outras peças importantes do cinema, estão lá, caracterizando uma época e um estilo que só Quentin Tarantino tem. E dobradinha de Brad Pitt nas primeiras colocações é até bom ressaltar.


2 - O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON



Vi no ano passado, mas um filme lançado no Brasil em Janeiro faz dele um espetáculo de cinemão. Não porque Brad Pitt aparecendo em cada frame ou uma Cate Blanchett enxuta e enrugada (como o Brad) encantou o mundo inteiro com sua narrativa intrínsecae coagulante aos nossos olhos que se enrugavam também de tanta soberba técnica que o meu favorito do momento David Fincher conseguiu transformar na adaptação do livro de F. Scott Fitzgerald (baseado num conto no "Os 6 contos da Era do Jazz", entre elas está'As costas do camelo'; 'Ó feiticeira ruiva'; 'O curioso caso de Benjamin Button'; 'O resíduo da felicidade'; 'O Boa-Vida'; 'O conciliador'; 'Sangue ardente, sangue frio'; 'Tarquínio de Cheapside'; 'A soneca de Gretchen'. de 1922), tão cômica quanto dramática como o filme apresenta com ternura aos olhos de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo, confrontando com uma sabedoria que vai adquirindo e percebendo: as pessoas que amam partem rápido demais diante de seus olhos. Contemplativo.


3 - UP - ALTAS AVENTURAS

O canastrismo de Chico Anysio só fez embelezar mais ainda esta fantástica obra com o selo Pixar. O filme interessa Gregos e Troianos. Uma obra-prima que já pode colocar em sua prateleira um novo Oscar para 2010 de melhor Animação. A busca por uma nova vida, uma nova esperança de aventura, de voar ao encontro do que sempre tentou não é novo no cinema. Carl Fredricksen passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance na vida. Numa jornada emocionante, esses parceiros improváveis encontram uma paisagem inóspita, vilões inesperados e criaturas selvagens. Palmas para o cão Dug que emociona e faz rir como os estúdios Disney sempre souberam fazer personagens assim.



4 - WATCHMEN

Talvez este filme esteja aqui na lista por ter sido adorado e odiado ao mesmo tempo pela crítica e público. E aqueles que mais criticaram foram os fãs do quadrinho absoluto de Alan Moore, a Bíblia dos quadrinhos no cinema poderia ter corrido o risco de caricato e inferior ao ideal de Moore com a estória. O filme teve seus percalços, mas manteve uma cripta similar à epopéia criada pelo rei do haxixe das HQ's. Watchmen agora é cinema, é literatura, é como o Dr. Manhattan. Uma onisciência poderoasa da arte.


5 - QUEM QUER SER MILIONÁRIO


Você queviu este filme, teve vontade de jogar Show do Milhão? O filme de Danny Boyle que arrastou 8 Oscar's, colocou Bolywood como olhos mais merecedores e trouxe respeito para um cinema que visa dinâmica com técnica e boa estória para ser mostrada nas telonas. Com atores todos indianos o filme teve grande repercussão, destronando o favorito Benjamin Button (que levou só 3 prêmios) e levando a ìndia na Moda. Acho que tem dedo da Globo, logo após, a novela Caminho das Índias estreou e fez um sucesso, que como toda novela das 8 faz no mundo afora, mas ganhar até Emmy, putz... De toda forma, um ótimo filme, e com uma dancinha fabulosa e vislumbrante no final.


6 - STAR TREK - O FILME

Uma nave prestes a se destruir, comandada pelo pai do Capitão Kirk, e o telefone Nokia da Nave toca. daí, percebi que o clássico de Jornada nas Estrelas estava virando um Rock in Roll estilo Star Wars sem comerciais que se encaixam na graça e na dinâmica industrial do cinema Hollywoodiano. J.J Abrams dirige esta pérola recontando uma origem nunca perdida da série de TV mais conhecida do mundo. Star Trek é engraçado, chocante nos efeitos e um trabalho de Luz impecável que dá gosto de ver as melhores cabeças pensantes da nova safra norte-americana trabalhar. Um filme ensurdecedor com todas as homenagens possíveis (para quem conhece a série) lá, explícitas e implícitas. E o melhor, quem não conhece a série, não ficará perdido, e vai aprender a curtir ou conhecer Star Trek bem melhor.



7 - CHE 1

O primeiro Che é sensacional, o segundovale pela maneira que Steven Soderberg conseguiu mostrar a morte do maior revolucionário da América latina de maneira nunca vista, mas indeterminante e piegas, o que não foi o primeiro filme liderado por Benício Del Toro, que nasceu para ser Ernesto Guevara. O filme mostra com um estudo bastante delicado do próprio cinema Cubano, como de Tomáz Gutiérrez que represento uma estética da Nova Onda francesa de estilo único. Sodenberg alterna todo o filme em cenas de falatório na ONU, com uma fotografia arrojada e diferenciada do resto do filme. Palmas sinceras a Rodrigo Santoro, que se fortalece em frente a películas mais caras e faz uma interpretação forte na pele de Raul Castro.




8 - JEAN CHARLES


"Brasileiro é que nem Gremlin, se jogar água nasce uns 300". Frase de Jean Charles no filme onde leva seu nome interpretado por Selton Mello que arrasa mais uma vez e cada vez mais presente em filmes importantes no mercado do cinema brasileiro. Este filme dirigido por um brasileiro digerido da Inglaterra (onde se passa todo o filme) Henrique Goldman e tendo um produtor executivo de mão cheia, Stephen Frears, narram o fato de um cara comum (ou um brasileiro comum pra ser mais especifico) vivendo na Inglaterra e mais tarde sendo assassinado pela polícia Londrina confundido-o com um terrorista o qual vivia no mesmo apartamento queo do Jean. Um filme simples, sem apetrechos que comove principalmente a família de Jean que luta até hoje por justiça. Detalha: Uma das primas de Jean interpreta ela mesmo no filme, e a cena do enterro foi recosntituída com a própria família de Jean.




9 - O EXTERMINADOR DO FUTURO - A SALVAÇÃO


Não irei esticar-me com este filme. Só o fato de Arnold Schwarzanegger arremessar Chrstian Bale longe, já valeu o ingresso numa das franquias mais esperadas do ano. A obra não corresponde aos antecessores (tirando o terceiro que é o ópio do trivial), mas enlouquece um que conhece a obra iniciada por James Cameron e ressucitada nas mãos de McG. Parece até um exagero nesta lista, mas um filme que empolga e que demorou a sair da minha retina.




AVATAR

falta ver Avatar, será que ele será merecedor de está entre os 10 melhores?
Amanhã saberei a resposta. Curtem a lista, e até mais.

Por: Demétrius Silva - Editor de Cinema do Blog do Crato - Editor do site Cinemania Cariri


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30