xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 dezembro 2009

Ponto de Mídia Livre verde vida Crato


A iniciativa Ações Culturais Para Povos Rurais, em sua primeira edição, capacitou no distrito de Ponta da Serra crianças e jovens, (da sede e das comunidades do entorno), nas diversas áreas da comunicação: audiovisual, rádio difusão, produção textual para jornal, artes cênicas entre outros. Com a aquisição do Prêmio Pontos de Mídia Livre o Projeto Verde Vida expandiu suas atividades levando oficinas e mini-cursos às comunidades circunvizinhas.

Desta forma, o jovem que foi instruído na sede do Projeto, teve oportunidade de repassar seus conhecimentos para os conterrâneos e a comunidade obteve condições de participar na escolha, elaboração execução dos produtos de comunicação.
Para tanto, foram adquiridos equipamentos para efetivar as referidas ações: notebooks, programas de edição, mesa de som, material de consumo e entre outros.
Podemos observar que o Projeto Verde Vida conclui o programa Ações culturais Para Povos Rurais totalmente fortalecido. Com o apoio Prêmio do Ponto de Mídia Livre Ministério da Cultura as atividades da iniciativa conseguiram abranger outras localidades e proporcionar acesso à informação e ao conhecimento a um maior número de pessoas.
Com as condições geradas pela aquisição do premio conseguimos identificar as aspirações e anseios dos jovens envolvidos. E após ouvir as propostas da juventude das diversas comunidades foi elaborado, coletivamente, o Projeto Rede de Comunicação e Cultura Popular do Semiárido Cratense. O referido projeto foi aprovado no edital Criança Esperança edição 2009/2010 e visa reunir a juventude das distintas localidade numa rede de comunicação popular de difusão da cultura e potencialidades locais.

Texto Paulo Fuisca





Vamos pegar o rato? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Relembro com saudades do companheiro rotariano Jósio de Alencar Araripe, um grande amigo, que a vontade maior, que vence a todos nós, roubou do nosso convívio.

O companheiro Jósio era um forte crítico das idéias desprovidas de inteligência e, principalmente do regime político que vigorou em nosso país por longos vinte e um anos.

Quando o Rotary Clube do Crato ainda se reunia no Crato Tênis Clube, a notícia que mais teve repercussão no noticiário daquela época foi a declaração de Nelson Chaves, um conhecido nutricionista pernambucano, que receitava uma dieta de ratos para acabar com a fome do nordestino. Na reunião plenária da semana em que essa notícia era o prato do dia, Jósio se inscreveu no “Período de Comunicações” para comentar a infeliz declaração do cientista pernambucano, que era ligado a uma agência governamental de combate à fome. Iniciou sua fala comentando que a Checoslováquia tinha muitas represas próprias para criação de peixes. Era uma excelente maneira de matar a fome do povo daquele país. Que o nordeste precisa de açudes e o Ceará com os açudes do Orós e do Castanhão, naquela época, ainda um projeto distante, poderia se transformar num grande criatório de peixes. Ele lembrou ainda, que o governo poderia montar um programa de construção de pequenos açudes, exclusivos para criação de peixes. E assim o companheiro Jósio encerrou sua comunicação: “O nosso sertanejo não tem o costume de comer peixe. Mas seria muito mais fácil habituá-lo a comer peixes do que ratos. Mas como esse governo tem muita propaganda, pode ser que investindo em uma maciça campanha publicitária, convença nosso povo a comer ratos. Agora, difícil mesmo vai ser pegar o rato...”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Album de Família


Esta foto em anexo é do tempo em que o menino prodígio era a grande promessa da família. Temos na foto papai, mamãe, vovô, vovó e titios, todos sorridentes e encantados com seu pupilo, o futuro da família. A foto foi tirada quando Arruda era cotado para vice na chapa presidencial tucana. Acredita-se que, depois do pupilo ter se mostrado recalcitrante, estes sorrisos tenham se desvanecido. Além do dito cujo, único governador do partido, podemos ver alguns próceres do partido na linha de frente tais como:
Marco Maciel
Jorge Bornhausen
Rodrigo Maia
José Agripino Maia
Ronaldo Caiado
Paulo Otávio
ACM Neto
Na foto, obviamente, temos representado o que o Brasil tem de melhor para oferecer ao futuro da nação - gente em quem os demais políticos e demais partidos deviam se mirar.

O recesso forçado da liberdade – por Augusto Nunes


O desembargador Dácio Vieira demorou alguns minutos para decidir que o empresário Fernando Sarney, filho do ex-patrão e eterno padrinho José Sarney, precisava de socorro. E proibiu o Estadão de publicar notícias que deixassem a Famiglia mal no retrato.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal demorou alguns minutos para decidir que o desembargador indicado por Madre Superiora era suspeito demais para julgar o caso. Demorou mais uma hora para decidir que a questão só poderia ser resolvida pelo Tribunal de Justiça da Capitania Hereditária do Maranhão.
O Supremo Tribunal Federal demorou uma tarde para decidir por, 6 votos a 3, que a censura prévia, embora expressamente proibida pela corte, não deve ser tão proibida assim. Além do mais, o direito à liberdade de expressão deveria ter sido reivindicado pela vítima com base em outros artigos, parágrafos ou incisos. E avalizou a afronta.
Fernando Sarney demorou uma troca de ideias com o pai para decidir que seria eleitoralmente arriscado virar o ano brindando à infâmia liberticida. E retirou a malandragem que mantém o Estadão em silêncio há 150 dias.
A Justiça vai demorar muito mais tempo para formalizar o fim da censura que nunca deveria ter existido e já não é reivindicada oficialmente por ninguém. O recesso do Judiciário está acima dessas miudezas e irrelevâncias. Os juízes precisam descansar.
Só no ano que vem o Tribunal de Justiça do Distrito Federal irá, primeiro, perguntar ao jornal se aceita livrar-se da mordaça e só depois decidir. No Brasil, o castigo não pode ser interrompido sem o consentimento do castigado.
É compreensível que a 1ª Conderência Nacional de Comunicações tenha produzido toneladas de papelório inútil e nem sequer uma vírgula sobre a censura ao Estadão. É compreensível que o rebanho companheiro, até agora cúmplice por omissão, comece a endossar com balidos aprovadores o estupro da Constituição. Os inimigos da liberdade já não enxergam motivos para constrangimentos ou inibições. Eles acham que está tudo dominado. Precisam saber que não.
Fonte: VEJA on line
Postado por Armando Lopes Rafael

Os vídeos vencedores do Festival do Minuto com o tema "Padre Cícero"

ATENÇÃO - Para ver os vídeos corretamente, sem ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, localizado no canto superior direito, na entrada do Blog.

O primeiro vídeo é de Rodrigo Aben-Athar, de Belém (PA), ganhou o Prêmio Aquisição BNB, no valor de R$ 2 mil, com o vídeo "O dia em que Padim voltou ao Crato".




O segundo vídeo é o do cratense Dadá Petrole, que conquistou o Prêmio Especial Romaria, no valor de R$ 1 mil, com o vídeo "Dia dos mortos"





O urubu e o gavião – por Pedro Esmeraldo




Esta fábula que eu vou narrar foi contada por um camponês e que por muito oportuno passo a historiar a fim de expressar pensamento sério e evolutivo do povo.
"Certa vez, um urubu pousava num galho de uma árvore, triste, faminto, aguardando a morte de algum animal para saciar a sua fome.
Após decorrer um quarto de hora, apareceu de repente um gavião espevitado, alegre e indócil, dizendo ser esperto e não esperava por tempo ruim, alimentava-se de qualquer maneira, mesmo não encontrando alimento suficiente, abatia os filhotes das aves que se diziam amigas.
O gavião falava para o urubu: e você, por que vive ai faminto, não faz como eu? Agora só vive esperando que seu companheiro morra a fim de abater a sua fome? Ora essa, eu não me compadeço de nada! Não espero oportunidade, mas persigo o animal de qualquer jeito e vou em frente, devoro-o pois eu só como carne quente.
O urubu por sua vez, ficava calado, não reagia aos insultos do gavião, deixava-o falando sozinho e não esboçava nenhuma pergunta. De repente, surgiu uma ave da família columbiforme, bem pertinho do gavião, visto que fazia pouco de suas conversas farofeiras.
O gavião esperneou e disse para o urubu: quer ver como eu sou ativo? Não perco oportunidade, pois vou atrás desse pombinho que está fazendo pouco de mim e espero saboreá-lo em alguns instantes. Partiu celeremente, esvoaçando atrás do pombinho, mas o dito pombinho muito esperto, passou entre dois galhos de um cactáceo espinhento, seguindo-o atrás o gavião apavorado que se estrepou num dos espinhos do mandacaru e não pode conseguir o seu intento. Ferido e abatido gritou para o urubu, solicitando que o socorresse, mas o urubu esperto respondeu: Não vou não, eu quero que você morra, pois fique sabendo que eu sou um animal saprófito e só como carne fria."
Queremos falar que esta fábula tem o aspecto de narrar história de alguns distritos sem condições de se manterem elevados, teimam em querer subir a força, isto é, acima da lei. Não podemos contribuir com esse problema sério, pois sempre têm que viver com o pires na mão, solicitando verbas do Poder Central, e deixa de lado a sinceridade que venha prejudicar o comportamento do homem em torno de melhoria de vida, através de geração de emprego e renda, visto que não havendo condições favoráveis, devem permanecer num grau de humildade e depois ajudar o município a desenvolver, através de trabalhos profícuos e sinceridade no seu comportamento de homem sério.

Pexto de Pedro Esmeraldo

Câmara de BH quer proibir fumo até em ambiente aberto

A capital mineira poderá ter uma lei antifumo mais restritiva do que a que foi recentemente sancionada para o Estado pelo governador Aécio Neves (PSDB). A Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte aprovou, na noite de ontem, projeto de lei que proíbe o fumo em espaços públicos fechados e abertos. Além disso, veta a possibilidade de os estabelecimentos construírem fumódromos com exaustores, como permite a lei estadual.

De acordo com o texto aprovado em primeiro turno, bares e restaurantes não poderão permitir o fumo nem mesmo em varandas, sacadas, terraços ou calçadas. Foram rejeitados dois dispositivos que permitiam fumar nas varandas e construir fumódromos. Conforme o projeto de lei, os proprietários dos estabelecimentos ficarão obrigados a afixar cartazes para informar os clientes sobre a proibição. O descumprimento da lei implicará em multa de até R$ 760. O fumo só estará permitido em tabacarias.

A expectativa na Câmara de Belo Horizonte é de que o projeto mais restritivo seja aprovado sem alterações em segundo turno. A presidente da Casa, vereadora Luzia Ferreira (PPS), justificou a rejeição dos dispositivos. Segundo ela, a possibilidade de fumar nos espaços abertos ou construir fumódromos é considerada "permissiva" e muito criticada por profissionais de saúde.

Agência Estado - Último Segundo

(in)Feliz Natais

"...EU PENSEI QUE TODO MUNDO FOSSE FILHO DE PAPAI NOEL,
BEM ASSIM FELICIDADE EU PENSEI QUE FOSSE UMA BRINCADEIRA DE PAPEL..."

Músicas Natalinas

Até o séc. IV, o Natal era comemorado em diferentes datas pelos países do mundo. Como a bíblia não diz claramente a data do nascimento de Cristo, as comemorações natalinas eram feitas geralmente no dia 25 de março, (dia da Anunciação à Maria do nascimento de Jesus), no dia 20 de abril (época da Páscoa) ou até no dia 6 de janeiro (dia de Reis). Foi somente a partir do ano de 336 d.C. que o Natal passou a ter uma data de comemoração: o 25 de dezembro, fixado pelo papa Júlio I.

É desse tempo que se originam as músicas natalinas, compostas para as celebrações oficiais da Igreja Católica. Embora não existam documentos definitivos sobre o tipo de produção musical do séc. IV, estudos etno-musicológicos revelam que as canções da época utilizavam linhas melódicas ligadas às escalas dos modelos da antiga cultura Greco-Romana.

A partir dos séc. 10 e 11, quando os compositores passam a registrar seus nomes nas partituras musicais, tem-se certeza da existência de uma produção artística muito mais elaborada. Desta forma, hoje conhecemos inúmeros cânticos sobre o Advento do Messias e o nascimento de Jesus, cantados regularmente por corais de todo o mundo. A criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis, em 1223, incentiva a escrita de novas Canções com letras poéticas e de novos Hinos, sobre textos religiosos. A partir do séc. 16, com a divisão da Igreja Protestante da Igreja Católica, dobra o número de composições natalinas.

Em 1818, na Áustria, o padre Joseph Mohr escreve um poema dedicado ao nascimento do Menino Jesus. No dia seguinte, numa visita ao compositor Franz Gruber, mostra-lhe seu poema. No mesmo dia, estava pronta a partitura da música mais cantada do mundo, principal símbolo das festas natalinas: Silent Night (Noite Feliz).

E essa é a origem dos clássicos natalinos que sempre ouvimos nesta época do ano.

Pesquisa:Ana Teresa de Farias

NO BRASIL

"Boas Festas"

"Boas Festas", de Assis Valente, é a mais conhecida música brasileira tendo como tema o Natal. O baiano Assis, que vivia então numa pensão em Icaraí (Niterói), expressou na marcha sua saudade da família. Composta no Natal de 1932, a música foi gravada por Carlos Galhardo na Victor em outubro de 1933 e lançada com grande êxito no Natal daquele ano, constituindo-se no primeiro sucesso do cantor e do compositor. O arranjo de Pixinguinha incluía um sino fazendo contracanto após o verso "o sino gemeu" e numa breve pausa no verso "Papai Noel, vê se você tem". Galhardo precisou regravá-la em 1942 (o termo exato é este: precisou, porque na época as matrizes eram de cera e iam se desgastando se eram feitas muitas cópias; nesses casos, a gravadora convocava o cantor a fazer novo registro para poder ter outra matriz copiável). Nova versão foi feita pro LP Datas Felizes (1968).

Mais tarde, a canção entraria para o repertório dos Novos Baianos (gravada num compacto simples ao vivo, em 1974, pela Continental).

Ciclo natalino dos anos 30

Outras músicas já haviam cantado o Natal desde 1913 (ocasião em que a Banda do 10º Regimento de Infantaria do Exército gravou o xote "Natal das Crianças Pobres", de Eduardo F. Martins), mas foi só com o espetacular sucesso de "Boas Festas", em 1933, que as gravadoras decidiram explorar o filão. Assim, em 34, Francisco Alves lançou "Meu Natal", que compusera com Ary Barroso, e Almirante gravou "A Bênção, Papai Noel" (Bide - Alberto Ribeiro). O mesmo Bide, em parceria com Ataulfo Alves, escreveu "Papai Noel" para Galhardo lançar em 1935. Neste mesmo ano, Carmen Miranda apareceu com "Dia de Natal" (Hervê Cordovil), em que o presente pedido a Papai Noel era "fazer chegar depressa o carnaval"...

Apesar do indiscutível talento dos autores e intérpretes citados, nenhuma dessas marchas repetiu o sucesso de "Boas Festas" nem entrou para o inconsciente coletivo, o que levou ao fim do ciclo.

Rocks de Natal

Os intérpretes do jovem rock brasileiro passaram a dedicar-se ao repertório natalino seguindo os passos de Elvis Presley, que lançara em 1957 seu Christmas Album, com os rocks de Natal pioneiros. Já em 1958, Os Golden Boys regravaram "Natal das Crianças" e uma versão de Evaldo Rui para "Jingle Bells", intitulada "Sinos de Natal" (que o Trio de Ouro já gravara). Pelo visto, era uma espécie de teste da gravadora Copacabana para ver a reação do púbico. Como este gostou, receberia nos anos seguintes novas músicas de Natal cantadas por Celly Campello, The Bells, Demétrius e Maria Regina.

Durante a Jovem Guarda, Os Populares lançaram O Natal dos Populares como compacto duplo em novembro de 1966 e como LP em dezembro. No mesmo ano, fizeram sucesso os compactos duplos Feliz Natal, de The Pops, e Natal com Lafayette, com o grupo do tecladista que acompanhava todo mundo na CBS.

Não mudou o Natal, mudou o mercado musical

Parafraseando o título da última gravação de Galhardo para as festas de final de ano - "Não Mudou o Natal" (Alcyr Pires Vermelho - Oswaldo Santiago), de 1967 -, acredito que as mudanças pelas quais o mercado fonográfico vem passando desde o início dos anos 70 levaram ao fim da música natalina como gênero. Durante os anos 50 e 60, dispunha-se de uma variedade de suportes musicais à disposição do público - compacto simples, compacto duplo, LP -, que permitiam, por exemplo, à gravadora lançar em dezembro um compacto com duas (ou quatro) músicas de Natal, que só venderia naquele período, recolhê-lo em janeiro e relançá-lo no final do ano seguinte. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Altemar Dutra, que fez sucesso com "Balada para Qualquer Natal" em 1966 e 1967.

O LP de Natal foi sempre uma exceção, para sucessos certos como o harpista Bourdon - como vimos no tópico anterior, Os Populares testaram a idéia lançando primeiro um compacto.

A partir de meados dos anos 70, com a opção das gravadoras pelo LP (depois CD) como formato único a ser oferecido ao público, era natural que o repertório natalino sumisse do mapa. Com a nova ordem, ou o artista lança um disco inteiro só de músicas de Natal (como o que Simone fez nos anos 90, puxado pela versão para "Happy X'mas" de John Lennon) ou inclui uma canção natalina num CD de carreira, o que em termos de mercado só parece interessante se o disco sair em dezembro. Mas quem faz isso? Nem Roberto Carlos, que desde 1965 lança seu disco nesse mês. Em todo esse período, ele só gravou uma canção de Natal - "Meu Menino Jesus" (parceria com Erasmo Carlos, 1998).

Presos noNegrito dia de Natal

única música brasileira que encontrei tendo o Natal como cenário é "In the Hot Sun of a Christmas Day" (Caetano Veloso - Gilberto Gil), em que os baianos comentam a sua prisão em 1968 no dia de Natal. A bem da verdade, a prisão aconteceu no dia 27 de dezembro, mas a antecipação ajuda a criar o clima dramático tenso da canção, escrita em inglês e incluída por Caetano no seu LP gravado em Londres em 1971 (intitulado apenas Caetano Veloso).

©Créditos das fotos: Joilson Kariri Rodrigues

Orçamento favorece campanha eleitoral do governo, diz líder do DEM


O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que a manobra do partido para impedir a votação do relatório final da proposta orçamentária é uma antecipação do clima político das eleições do próximo ano. “Não posso permitir que o governo tenha mais poder que o Congresso para colocar dinheiro em obras eleitoreiras”, disse. Caiado se referiu a um dispositivo da lei orçamentária que permite ao Executivo remanejar livremente até R$ 9 bilhões dentro das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O DEM quer reduzir o total de verbas que podem ser remanejadas. A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que participou da discussão da proposta na Comissão Mista de Orçamento, manifestou a mesma impressão do líder do DEM quanto à disputa política. “O que aconteceu aqui é uma prévia dos embates eleitorais em 2010”, disse a deputada.

Neste momento, o governo ainda tenta abrir a sessão do Congresso para votar a proposta orçamentária de 2010. Diversos parlamentares, no entanto, manifestaram-se pessimistas quanto à votação da proposta até a meia-noite de hoje, quando se encerram os trabalhos legislativos deste ano. A Comissão Mista de Orçamento decidiu hoje encaminhar a proposta orçamentária diretamente ao Plenário do Congresso, sem que fosse votada na comissão. Nos anos recentes, somente em 1993 é que a proposta foi remetida diretamente ao Plenário, sem análise da Comissão Mista de Orçamento.

Fonte: Agência Câmara

Cão de Nova York é o 1º infectado pela gripe suína nos EUA

Um cachorro de 13 anos da cidade de Bedford Hills, no Estado de Nova York, se tornou o primeiro cão do país a ser infectado pelo vírus da gripe A, informou nesta terça-feira a Associação Nacional de Veterinários (AVMA, na sigla em inglês). Segundo os diretores da associação, que agrupa os veterinários de todo o país, o animal já está em casa, embora tenha passado dois dias em um hospital para animais. Também foi informado que o cão, internado no último dia 13, pertence a uma pessoa que, uma semana antes, havia sido diagnosticada com a mesma doença.

Quando foi levado ao veterinário, o cachorro apresentava sintomas como febre alta, tosse seca, cansaço e falta de apetite. Só depois de vários exames é que os profissionais que atenderam o animal chegaram ao diagnóstico da gripe A. A AVMA explicou que os resultados das análises, realizadas em laboratórios do estado de Nova York, revelaram que o cachorro não tinha o vírus da gripe canina (H3N8), mas o da gripe A que atinge os humanos (AH1N1). Para se certificar do resultado, os veterinários encarregados do caso enviaram mostras à Universidade de Iowa, que confirmou o diagnóstico. O cão infectado se recupera bem em casa. De acordo com a AVMA, em breve ele se submeterá a novos exames.

da Efe, em Nova York - Via Folha Online

FELIZ NATAL:Na Reflexão da Fome e das Esmolas-Por Wilson Bernardo!

SÃO OS VOTOS DE WIlSON BERNARDO PARA TODA COMUNIDADE BlogdoCrato...


Wilson Bernardo(Fotografia)

Notícias do Crato para o Dia 23 de Dezembro de 2009



Crato realiza capacitação para agentes de endemias

A Secretaria de Saúde do Crato realiza de desde o dia 21 até hoje, 23, e do dia 28 a 30, capacitação para agentes de endemias, no auditório da Regional de Saúde. O curso tem a finalidade de promover a atualização no controle da dengue. Estão sendo capacitados 50 agentes, divididos em duas turmas. Semana passada foram capacitados enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF), dentro do Plano de Acompanhamento e de Controle dos casos de dengue.

Profissionais do PSF participam de confraternização

Um momento de confraternização natalina foi promovido pela Secretaria de Saúde do Crato, com os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF). O evento foi realizado na noite de ontem, no buffet Lagarta Pintada, com a presença de médicos, enfermeiros, auxiliares, odontólogos e a coordenação da Atenção Básica da Secretaria. Também contou com a presença da Secretária de Saúde do Município, Nizete Tavares.

Administração anima clima de natal com decoração na cidade

O Crato está iluminado. Em mais um ano, a administração se preocupou em proporcionar para os cratenses um momento especial durante o Natal, com a cidade inteira decorada. Dentro de todo esse período natalino, foi realizada a campanha do Doce Natal, no seu quinto ano vitoriosa. O evento foi encerrado no último final de semana, com grande participação popular, beneficiando as crianças mais carentes do Crato. Hospitais, abrigos, e comunidades tiveram a visita da primeira-dama do Crato, Mônica Araripe, e uma equipe de animadores, levando a mensagem de solidariedade para todos os cidadãos. As praças iluminadas e decoradas, contam com o trabalho conjunto da administração e Secretaria de Cultura da cidade do Crato.

Inicia em janeiro reforma das praças principais do Crato

Em janeiro será iniciado em Crato o projeto de revitalização das praças do município, começando com a colocação de tapumes na Praça da Sé, dentro do plano de reforma. Um trabalho especial, segundo o arquiteto Alex Nunes, será executado no sentido de recuperar ao máximo a originalidade desses espaços. As obras terão a coordenação da Secretaria das Cidades e acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura do Crato. O projeto está inserido no Plano de Requalificação Urbana do Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Climatempo prevê chuvas para o Crato nas próximas horas...


Bom Dia!

Hoje é o Dia 23 de Dezembro do ano da graça de 2009. Estamos já em pleno verão e a temporada invernosa se aproxima cada vez mais. Ontem à noite uma pequena neblina se fez sentir aqui no Crato, e estamos nesse momento com o tempo totalmente nublado. Temperatura local 27 graus. Natal, Fim de Ano, Boas Festas a todos os nossos leitores, colaboradores e Escritores do Blog do Crato.

Previsão do Tempo

Segundo o Site Cliamtempo, um dos grandes especialistas em meteorologia do País, a previsão para a cidade do Crato hoje, dia 23 de Dezembro é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 29 e mínima de 19 graus.

ALMANAQUE

23 de dezembro. Dia de São João Câncio

Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heróica Polônia, são João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria". Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro. João Câncio nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia. Lá, conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Mesmo depois de ordenar-se sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz. Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade.

Há um exemplo claro de sua personalidade em sua biografia, que remonta às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina. Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não.

Depois que os ladrões partiram, ele se lembrou de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.

Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473. Foi canonizado por Clemente II em 1767. São João Câncio era celebrado no dia 20 de outubro, mas agora sua festa acontece um dia antes daquele que marca sua morte.

Para homenagear o "professor santo", que foi modelo para gerações inteiras de religiosos, o papa João Paulo II foi à Polônia em 1979. Na ocasião, consagrou uma capela em memória do padroeiro da Polônia, são João Câncio, na igreja de São Floriano. Nela, na metade do século XX, o mesmo papa, então um jovem sacerdote, iniciava o seu serviço de vigário paroquial.

Eventos históricos

* 619 - Bonifácio V torna-se Papa
* 1493 - Publicação da Nuremberg Chronicle de Hartmann Schedel's, traduzida do alemão por Georg Alt
* 1768 - Criação da Junta da Providência Literária de apoio à política universitária do Marquês de Pombal
* 1783 - George Washington renuncia ao cargo de comandante-em-chefe do Exército Continental do estado de Maryland em Annapolis, Maryland
* 1793 - Tabela cronológica da Revolução Francesa: Batalha de Savenay esmaga a revolta monárquica em La Vendée
* 1823 - Uma visita de São Nicolau, atribuído a Clement Moore, é publicado pela primeira vez
* 1825 - Fundação dos condados de Lowndes e Thomas
* 1830 - Fundação do Condado de Stewart
* 1888 - Vincent Van Gogh corta sua orelha esquerda, a leva para um bordel e a dá a uma prostituta chamada Rachel
* 1891 - Recomendação do Conselho de Nomenclatura Geográfica dos Estados Unidos sugere trocar o nome da cidade de Pittsburgh para Pittsburg; o nome original só voltou a vigorar a partir de 1911
* 1905 - Tentativa frustrada de insurreição do Soviete de Moscou
* 1909 - António Teixeira de Sousa é eleito líder do Partido Regenerador
* 1916 - Batalha de Magdhaba, península de Sinai
* 1918 - José de Sousa Barbosa sucede a Sidónio Pais como Presidente da República Portuguesa
* 1947 - Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell
* 1979 - Unidades militares da União Soviética ocupam Kabul, a capital do Afeganistão
* 1990 - Eslovénia vota a sua separação da Jugoslávia
* 2003 - Recolhimento da moeda de 1 real de aço inox no Banco Central do Brasil
* 2004 - Aprovado pela Comissão de Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses o brasão da freguesia de Benfica, Lisboa.

Nascimentos

* 1513 - Thomas Smith, diplomata inglês (m. 1577)
* 1537 - Rei João III da Suécia (m. 1592).
* 1582 - Severo Bonini, compositor erudito italiano (m. 1663).
* 1597 - Martin Opitz von Boberfeld, poeta alemão (m. 1639)
* 1636 - Gregório de Matos, escritor brasileiro (m. 1695)
* 1689 - Joseph Bodin, compositor barroco francês (m. 1755)
* 1722 - Axel Fredrik Cronstedt, uímico e mineralogista sueco.
* 1732 - Richard Arkwright, inventor britânico.
* 1743 - Ippolit Bogdanovich, poeta russo (m. 1803)
* 1777 - Czar Alexandre I da Rússia (m. 1825)
* 1790 - Jean François Champollion, egiptologista francês, que decifrou a pedra de Roseta (m. 1832).
* 1805 - Joseph Smith, fundador do movimento religioso A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (m. 1844).
* 1807 - Antônio Maria Claret, fundador dos Claretianos (m. 1870)
* 1822 - Wilhelm Bauer, engenheiro alemão (m. 1875).
* 1850 - Victoriano Huerta, presidente do México (m. 1916).
* 1882 - Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica (m. 1955).
* 1885 - Pierre Brissaud, artista francês (m. 1964)
* 1887 - John Cromwell, ator e cineasta estadunidense (m. 1979).
* 1896 - Giuseppe Tomasi di Lampedusa, escritor italiano (m. 1957).
* 1891 - Alexandr Rodchenko, pintor e fotógrafo russo (m. 1956)
* 1911 - Niels Kaj Jerne, imunologista do Reino Unido (m. 1994)
* 1918
o Helmut Schmidt, chanceler alemão (1974 - 1982).
o José Greco, dançarino italiano (m. 2000).
* 1921 - Helena Rakoczy, ginasta polonesa.
* 1923 - Onofre Marimón, piloto argentino de F-1 (m. 1954).
* 1925 - Pierre Bérégovoy, político francês (m. 1993).
* 1926 - Robert Bly, poeta norte-americano.
* 1929 - Chet Baker, trompetista de jazz norte-americano (m. 1988).
* 1931 - Ronnie Schell, ator norte-americano.
* 1933 - Akihito, Imperador do Japão.
* 1936 - Frederic Forrest, ator norte-americano.
* 1938 - Bob Kahn, um dos pioneiros da internet.
* 1941 - Tim Hardin, compositor e cantor norte-americano de música folk (m. 1980)
* 1943 - Silvia Sommerlath, Rainha da Suécia.
* 1946 - Susan Lucci, atriz norte-americana.
* 1947 - Graham Bonnet, músico inglês.
* 1950 - Vicente del Bosque, ex-futebolista e treinador de futebol espanhol.
* 1953 - Serginho Chulapa, ex-futebolista e treinador de futebol brasileiro.
* 1955 - Bruce Hornsby, cantor norte-americano (Bruce Hornsby & the Range).
* 1956
o Dave Murray, guitarrista da banda Iron Maiden.
o Michele Alboreto, piloto de automóveis italiano, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 (m. 2001).
* 1958 - Victoria Williams, cantora norte-americana.
* 1959 - Luis Fernando Suárez, treinador de futebol colombiano.
* 1962 - Bertrand Gachot, ex-piloto belga de F-1 (nascido em Luxemburgo).
* 1964 - Eddie Vedder, vocalista e autor das letras do grupo Pearl Jam
* 1966 - Cláudia Raia, atriz brasileira.
* 1967 - Carla Bruni, ex-modelo e cantora italiana.
* 1968 - Quincy Jones III, músico sueco-americano.

Falecimentos

* 1230 - Berengária de Navarra, rainha consorte de Inglaterra (n. 1165)
* 1653 - João Pinto Delgado, poeta cripto-judeu português (n. 1580)
* 1822 - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, santo brasileiro (n. 1739)
* 1834 - Thomas Malthus, demógrafo e economista inglês (n. 1766).
* 1949 - Alfredo Balena, farmacêutico, médico e humanista brasileiro (n. 1881).
* 1939 - Anthony Fokker, fabricante de aviões (n. 1890).
* 1951 - Enrique Santos Discépolo, poeta, compositor, ator e autor de peças de teatro e de letras de tangos argentino (n. 1901)
* 1973 - Gerard Kuiper, astrônomo holandês, cuja estrutura do sistema solar leva seu sobrenome (n. 1905)
* 2000 - Victor Borge, comediante e pianista dinamarquês
* 2007
o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo Emérito de Aparecida (n. 1924)
o Michael Kidd, coreógrafo norte-americano

Feriados e eventos cíclicos

* Dia do Vizinho
* Início da Festa das Pastorinhas no Piauí
* Mitologia egípcia - Dia de Hathor, deusa do amor e da alegria

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia

O Hoje na História traz o Genial Trompetista de JAZZ, Chet Baker !

HOJE NA HISTÓRIA

O Hoje na História focaliza um dos maiores músicos do Jazz, o trompetista Americano Chet Baker, nascido nesta data, no ano de 1929.

Chet Baker (Chesney Henry Baker Jr.) (Yale, Oklahoma, 23 de Dezembro de 1929 – Amsterdã, 13 de maio, 1988) foi um trompetista de jazz norte-americano. Criado até os dez anos numa fazenda de Oklahoma, parte para Los Angeles no final dos anos 30, quando começa a estudar teoria musical. Chet Baker sempre foi influenciado por seu pai, guitarrista, de quem herdou a paixão pela música e de quem ganhou, aos 10 anos de idade, um trombone. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo apontado como um dos melhores trompetistas do gênero logo em seu primeiro disco. Ainda bem jovem, passou a integrar o grupo de renome da música americana da época. Seus primeiros trabalhos foram com a Vido Musso's Band e com Stan Getz, porém Chet só conheceu o sucesso depois do convite de Charlie Parker (Bird) em 1951 para uma série de apresentações na costa ocidental. Em 1952 entrou para a banda de Gerry Mulligan, alcançando grande notoriedade com a primeira versão de "My Funny Valentine". Entretanto, em razão dos problemas de Gerry com as drogas, o quarteto não teve vida longa, sustentando-se por menos de um ano.

O talento de Chet logo o transformaria num ídolo. Apresentou-se por toda América e Europa. Especialistas dividem a vasta obra do músico em duas fases: a cool, do início da sua carreira, mais ligada ao virtuosismo jazzístico e a segunda parte, a partir de 1957, quando a sensibilidade na interpretação torna-se ainda mais evidente. Avesso às partituras, não deixou, entretanto, de integrar as grandes bands americanas. Baker era dotado de extrema criatividade, inaugurando um modo de cantar no qual a voz era quase sussurrada. Chet teria exercido grande influência em músicos brasileiros, como João Gilberto e Carlos Lyra, alguns dos grandes nomes da Bossa Nova. Esta versão é, contudo, bastante controvertida. Sizão Machado, numa visão chauvinista, chegou a dizer, certa feita, que a Bossa Nova é que teria influenciado os músicos americanos, e não o contrário. Para tocar as músicas pedia apenas o tom. Econômico nas notas (ao contrário de outros trompetistas que preferiam o virtuosismo, como Dizzy Gillespie), Chet improvisava com sentimento. Certo dia, deram-lhe o tom errado de uma música de propósito, e mesmo assim Chet Baker conseguiu encontrar um caminho harmônico. Valorizava as frases melódicas com notas longas e encorpadas, o que acabou lhe valendo o rótulo de cool

No começo dos anos 60, Chet realizou diversas experiências com o flugelhorn, instrumento de timbre macio e aveludado.

No entanto, sua gloriosa trajetória na música não lhe rendeu uma vida segura, afastada de problemas. Por causa de seus envolvimentos com as drogas, especialmente com a heroína (durante suas crises de abstinência, que eram monitoradas por médicos, usava metadona), Chet foi preso muitas vezes. Conta-se que chegou a ser espancado por não ter pago uma dívida contraída com a compra de drogas. Este episódio teria lhe rendido a perda de vários dentes.

Para alguns especialistas, as falhas em sua arcada dentária teriam contribuído para uma inevitável piora de sua performance. Contudo, para outros, contraditoriamente, tal fato teria obrigado o músico a se enveredar por outras vertentes e nuances do instrumento, alcançando, deste modo, sonoridades ímpares e inconfundíveis.

Em 1985, Chet Baker esteve no Brasil para duas apresentações na primeira edição do Free Jazz Festival. A banda era formada pelo pianista brasileiro Rique Pantoja (com quem Chet já havia gravado um disco no início dos anos 80 - Chet Baker & The Boto Brasilian Quartet), pelo baixista Sizão Machado, pelo baterista americano Bob Wyatt e pelo flautista Nicola Stilo. A primeira apresentação, no Hotel Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, foi considerada decepcionante, mas a apresentação em São Paulo, tida como um sucesso, quase entra para a história do Jazz pela porta dos fundos: depois do espetáculo, já em seu quarto, no Maksoud Plaza, Chet surrupiou a maleta do médico que o acompanhava e tomou doses cavalares das drogas que lhe estavam sendo administradas para controlar as crises de abstinência. Chet teve uma overdose e quase morreu.

Neste mesmo ano, iniciou com Rique Pantoja, em Roma, as gravações de Rique Pantoja & Chet Baker (WEA, Musiquim), que terminariam em São Paulo, no ano de 1987. O LP foi um sucesso de crítica.

Em maio de 1983, durante uma de suas inúmeras viagens à Holanda, produziu gravações com o pianista Michael Graillier e com o baixista italiano Ricardo Del Fra, parceiro do baterista brasileiro Afonso Vieira.

Baker morreria em Amsterdã, de forma trágica e misteriosa, na madrugada de 13 de Maio de 1988, quando despencou da janela do hotel. Até hoje resistem muitas controvérsias sobre a causa de sua partida: suicídio ou acidente?

Chet foi enterrado no "Inglewood Park Cemetery", em Los Angeles.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 23 de Dezembro de 2009


Que neste Natal,
eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
e fazer por eles uma prece de paz.

Que eu possa lembrar dos que odeiam,
e fazer por eles uma prece de amor.

Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
e fazer por eles uma prece de perdão.

Que eu lembre dos desesperados,
e faça por eles uma prece de esperança.

Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
e faça uma prece de alegria.

Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
e faça por ele uma prece de fé.

Obrigada Senhor
Por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.

Por ter saúde,
quando tantos sofrem neste momento.

Por ter um lar,
quando tantos dormem nas ruas.

Por ser feliz,
quando tantos choram na solidão.

Por ter amor,
quantos tantos vivem no ódio.

Pela minha paz,
quando tantos vivem o horror da guerra.

Autor Desconhecido

Avião da American Airlines cai no aeroporto da Jamaica


Um avião da American Airlines caiu nesta madrugada ao aterrissar no aeroporto da capital da jamaicana, Kingston, sem que se saiba ainda se há vítimas. O avião, segundo meios de imprensa americanos, procedia de Miami com cerca de 150 passageiros, se partiu em dois ao chegar no meio de uma intensa chuva. Segundo a rede de televisão Fox News, dos EUA, se trata dos voos 331 da companhia aérea americana que acaba de chegar de Miami para por volta das 10 da noite local. Alguns passageiros foram levados para hospitais de Kingston, mas se desconhece por enquanto se há pessoas feridas ou mortas, embora a Fox News informe em seu site que há pelo menos 40 feridos.

da Efe - Folha OnLine
A foto é apenas ilustrativa

Mensagem de Natal - Apenas Observado...


O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim. Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.

E disse a oração que fazia:

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. 'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz: "Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando!"

O texto é de autor desconhecido e foi recebido via e-mail.

Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, denuncia Uribe


O governador do departamento (Estado) colombiano de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, morreu degolado pelos rebeldes das Farc ( Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que o tinham feito refém na segunda-feira (21) à noite na cidade de Florencia, assegurou nesta terça-feira (22) o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. "Foi degolado, miseravelmente o degolaram", disse Uribe durante um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão horas após saber-se da morte de Cuéllar, cujo corpo foi encontrado em uma zona rural próxima a Florencia.

Governador do Estado de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, foi sequestrado por grupo armado; governo acusa as Farc. Após ser sequestrado pelas Farc, governador do Estado de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, é achado morto na Colômbia. O corpo do governador foi encontrado por camponeses perto do local onde foi achado o veículo incinerado no qual Cuellar foi sequestrado, de acordo com o site na internet do jornal "El Espectador". O secretário de governo de Caquetá, Edilberto Ramón Endo, confirmou a informação à rádio colombiana RCN. Anteriormente, Uribe havia pedido ao Exército uma operação militar para o resgate do governador de Caquetá. O presidente confirmou ainda a oferta de uma recompensa de 1 bilhão de pesos (cerca de R$ 872 mil) por qualquer informação que levasse à libertação do governador.

Uribe, que liderou uma grande campanha militar contra as Farc, não falou em nenhum momento em negociar com os militantes. "Quem vai acreditar nestes bandidos? Por favor, não esperemos atos de generosidade resgatemos militarmente os sequestrados", insistiu Uribe, em breve declaração à imprensa. A guerrilha das Farc é o principal grupo insurgente do país e alvo da maior parte da ação militar do governo do presidente Uribe --que conseguiu enfraquecer o movimento nos últimos meses com a morte e captura de vários nomes do alto escalão do grupo.

Atualmente, as Farc mantêm em cativeiro 24 militares e policiais, alguns há mais de dez anos. A meta é trocar pelo menos 22 deles por 500 rebeldes presos --proposta que o presidente já anunciou que não aceita.

da Folha Online - da Efe

Terremoto de 5,9 graus atinge região ocidental de Sumatra, na Indonésia

Um terremoto de 5,9 graus de magnitude sacudiu hoje a costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra, sem causar vítimas ou danos materiais. O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, informou que o epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, a 113 quilômetros ao sudoeste da cidade de Padang, e a 311 da localidade de Sibolga, situadas em Sumatra. A Indonésia se localiza sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica na qual cada ano acontecem cerca de sete mil terremotos, a maioria moderados.

da Efe, em Jacarta

CARIRI - Festival de vídeo divulga premiados - Reportagem: Antonio Vicelmo


Cratense Dada Petrole ganha Festival Vídeo do Minuto.

A história dos romeiros no caminho para Juazeiro, em cima de pau-de-arara, foi contada por Dadá Petrole. O cearense Dadá Petrole e o paraense Rodrigo Aben-Athar ganharam o Festival Vídeo do Minuto. Crato. Um paraense e um cearense radicado na Alemanha foram os dois vencedores do Festival de Vídeo do Minuto com o tema "Padre Cícero", patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Rodrigo Aben-Athar, de Belém (PA), ganhou o Prêmio Aquisição BNB, no valor de R$ 2 mil, com o vídeo "O dia em que Padim voltou ao Crato". A animação 3-D feita por Rodrigo mostra o deslocamento da estátua do Padre Cícero da Serra do Horto para o Crato. O vídeo termina com Padre Cícero sentado na encosta da Serra do Araripe, contemplando o Cariri.

Já o cratense Dadá Petrole conquistou o Prêmio Especial Romaria, no valor de R$ 1 mil, com o vídeo "Dia dos mortos", que conta a história, o sofrimento e a catarse dos romeiros nordestinos no caminho para Juazeiro em cima de um caminhão pau-de-arara. Com essa proposta, o fotógrafo cratense foi premiado, em nível nacional, pelo "Festival do Minuto" do Estado de São Paulo. O trabalho de Dadá Petrole foi objeto de reportagem do Diário do Nordeste, no dia 23 de novembro deste ano, com o título "Fotógrafo lança novo olhar sobre as romarias".

Valorização

O vídeo valoriza a informação da imagem e da dramatologia do silêncio e da luz. "Ele incorpora a poesia e a emoção da vida dos romeiros que se deslocam dos seus municípios de origem para exaltar o que lhe é de valor na vida e assim lhes afastar da morte". O objetivo da captação dessas imagens, segundo Dadá Petrole, foi de criar um arquivo documental videográfico sobre as romarias do Padre Cícero. O diretor e produtor executivo do Festival do Minuto, Gustavo Steinberg, diz que foram inscritos 100 e selecionados 61 vídeos sobre o Padre Cícero pela curadoria do evento.

"Desses 61 vídeos, 34 (ou 55,7%) foram produzidos por realizadores da região Nordeste, traduzindo um recorde absoluto de participação da região no Festival do Minuto. Esses números demonstram uma escolha acertada do tema e do foco da ação durante a romaria em Juazeiro do Norte, no último dia 2 de novembro", analisa Gustavo Steinberg. O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que tinha acontecido um milagre.

A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que estão sepultados os restos mortais do "Padim Ciço", já considerado santo popular pelos milhares de devotos.

Fique por dentro - Surgimento

O Festival do Minuto foi criado no Brasil no ano d e 1991. Este evento é, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde o ano de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e, também, online. Passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet. Para assistir basta acessar: www.festivaldominuto.com.br .

Banco do Nordeste
Centro Cultural, Cariri -Juazeiro
(88) 3512.2855/ 2955
(88) 8802.0362

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30