xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 dezembro 2009

O Espírito do Doce Natal não pode Acabar ! - Vamos de Novo...

A cidade se prepara...

IMG_8115

e recebe anjos, que entoam canções de um novo tempo...

IMG_8046

Tudo é paz, harmonia...

IMG_8025


e esperança...

IMG_8033

Reis Magos trazem tesouros incalculáveis para nós...

IMG_8093



IMG_8095


...LUZ, alegria e PAZ !

IMG_8066

E assim formamos uma família Feliz !

IMG_8090

O céu da cidade brilha ao clarão das luzes e da esperança

Image1

A boa nova de que há um novo amanhã nascendo...

IMG_8151

E deus se faz presente em cada criança que habita em nós...

Image2



IMG_8185

Papai Noel chega para o seu reinado de Paz e de Harmonia e é bem recebido...

IMG_8214


Enquanto isso, a cidade brilha, e o mundo é bem mais feliz !

Crato em Clima de Natal - Dihelson Mendonça


Feliz Doce Natal 2009 e um Próspero Ano Novo !

Atenção: É proibida e cópia, salvamento, reprodução e utilização de qualquer foto sem o consentimento expresso do autor. As infratores serão processados na forma das leis de Direito Autoral e propriedade Inteletual até as últimas consequências.

Fotos: Dihelson Mendonça

DOCE NATAL - Hoje, Sábado, às 16h no Mirandão !

Encerramento do Doce Natal acontece Hoje, Sábado no Mirandão

No intuito de disseminar carinho, atenção, alegria e Solidariedade, o município do Crato se une em torno do Projeto Doce Natal, que procura agregar bons corações que possam levar momentos de felicidade ao próximo. A partir de uma idéia de Mônica Araripe, primeira dama da Crato, nasceu o Doce Natal há 5 anos, um projeto social que objetiva levar alegria e humanismo para pessoas de baixa renda. A cada edição, a festa se agiganta, sobretudo, pela participação popular e pelas demonstrações de carinho e solidariedade.

Dentro desse contexto, o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realiza a quinta edição do Projeto. Nesse ano, o tema central é "Adoção": Adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição.

Ontem aconteceu no Centro Cultural do Araripe, desde as 19 horas, o Mundo Encantado na Fantástica Fábrica do Doce Natal, um Musical Infantil, com Show Pirotécnico. O Encerramento do Doce Natal 2009, acontecerá hoje, sábado, logo mais às 16h no Estádio Mirandão, onde serão realizados shows musicais, com a presença do Papai Noel, bem como serão distribuídos os presentes que foram arrecadados durante a campanha para as crianças carentes.

Participe dessa campanha e Faça uma criança Feliz!

Apoio: Blog do Crato - O Crato na Internet !

Chapa Serra-Aécio é o desejo da oposição, diz PPS

Nem bem o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), desistiu de concorrer à Presidência da República e o PPS já está em campo para que o mineiro ocupe o lugar de vice de uma provável candidatura do governador José Serra (PSDB). Aliado de tucanos de democratas, o PPS, mais chegado a Serra, acredita que a decisão do governador mineiro foi fruto da percepção de que o PSDB tendia à escolha do colega paulista, e julga que não há atritos entre os dois. "É a chapa que todo o Brasil oposicionista deseja. Aécio vai se sensibilizar", disse o presidente da sigla, Roberto Freire. "Dá competitividade maior." Freire afirmou que atuará diretamente nesta articulação. "Eu vou trabalhar pessoalmente por isso (Aécio como vice). O PPS acredita que Aécio não pode se contentar com um cenário de Minas Gerais. Tem que estar presente no cenário nacional", afirmou.

Ele vai procurar o governador mineiro depois das festas de fim de ano, mas admite que não foi comunicado antecipadamente da saída de Aécio da corrida presidencial. Informado que o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou que não abre mão da vaga de vice para seu partido caso Aécio não aceite o posto, Freire disse que não é hora de o aliado pensar nisso. "Não precisamos ter plano B para vice, vamos entrar nesse processo com o plano A (Aécio). Qualquer posição admitindo uma alternativa a esta enfraquece a posição perante a sociedade", afirmou. Freire diz que tem dois argumentos principais pela candidatura do vice: o fato de o governador não ter indicado seu futuro político na carta de desistência e o fato de que ele é o maior líder político de Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, o que daria musculatura à candidatura das oposições. Até agora, Aécio tem afastando esta hipótese. "Essa possibilidade não existe", assegurou em encontro com empresários há poucos dias.

Quanto à demora na decisão de Serra, líder das pesquisas de opinião, Freire diz que "já está anunciado" e que sem a presença de Aécio diminuiu a pressão sobre o anúncio, porque se retirou a insistência do mineiro por datas. Ao mesmo tempo que diz que declara não se preocupar com a pré-candidata Dilma Rousseff (PT), Freire diz que a eleição não vai ser fácil. "O governo tem popularidade e não tem limites, não vamos ter pato morto na campanha."

O PPS, que apoiou a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, rompeu com o governo em 2004, "antes do mensalão", segundo Freire. O motivo, segundo o ex-deputado, foi a contrariedade com a política econômica, que "continuamos criticando".

CARMEN MUNARI da Reuters, em São Paulo

Homem é condenado a três anos de prisão por ameaçar matar Obama


Uma corte federal americana sentenciou um morador da Flórida a três anos de prisão nesta sexta-feira por ameaçar matar o presidente Barack Obama, em um email que dizia "O sangue de Obama vai correr pelas ruas". Nathan Wine, 21, admitiu ao juiz, em Tampa, em agosto, que enviou o e-mail ameaçador para o Comando de Recrutamento do Exército em 5 de novembro de 2008, um dia depois que Obama venceu a eleição presidencial. Wine, que podia ser condenado a até cinco anos de prisão, reconheceu em sua declaração de culpa que mandara o e-mail como uma ameaça de morte, embora não tenha revelado o motivo da ação.

Em sua mensagem de e-mail mal escrita, Wine disse que não se importaria de "ficar atrás das grades por ser o homem a disparar contra esse tirano". Esta última palavra, grafada incorretamente. "Não vou descansar até que esse tirano da américa [sic] seja morto a tiros", escreveu ele. "O sangue de Obama vai correr pelas ruas de DC [Distrito de Colúmbia]. Ele foi indiciado em janeiro, após se entregar à polícia, que tinha um mandado por roubo de uma arma. A sentença foi anunciada nesta sexta-feira em um comunicado do procurador federal A. Brian Albritton.

da Folha Online

BlogHumor - As 6 Grandes Verdades. Para ler e Refletir !


Leia uma por vez e Reflita a cada passo...

As 6 Grandes Verdades !!!

1ª Verdade:
Ninguém consegue tocar em todos os dentes da boca com a língua.





2ª Verdade:
Todo idiota, depois de ler a 1ª verdade, tenta tocar com a língua em todos os dentes que tem na boca…




3ª verdade:
Descobre que a 1ª verdade é mentira.





4ª Verdade:
Começa a sorrir, porque concorda que é idiota.





5ª Verdade:
Tá pensando pra quem vai enviar essas verdades.





6ª Verdade:
E continua com o sorriso de bobo na cara… Fala sério, vc tocou a língua nos dentes, né?

EU TAMBÉM ! ! ! ..

Agora pega outro...
Texto enviado por E-mail.
PS - Eu também caí nessa porcaria...rs rs rs


Sobre um tal Comentário do Professor Armando Rafael sobre um Professor Deficiente


Assunto Importante:

Recado anônimo pede informações sobre o Prof. Armando Rafael

Olá, Pessoal,

Recebemos nesta tarde, um recado SUI GENERIS deixado na Secretária Eletrônica sem qualquer Identificação da pessoa, sem número telefônico para retorno, e sem dizer qual o assunto de que trata. No recado, a pessoa apenas diz querer saber como poderia ter acesso a um comentário escrito pelo Professor Armando Rafael sobre um "professor deficiente físico", mas não nos provê qualquer meio para que possamos entrar em contato, nem o próprio nome do interessado. Quero deixar registrado tal procedimento.

Quero dizer para esta pessoa sem identificação, que nosso espaço possui regras. Tudo o que se escreve aqui no Blog é da responsabilidade de quem escreve. Logo na entrada do Blog existe uma advertência bastante notória de que o Blog, a estrutura, se exime de quaisquer responsabilidades ( inclusive judiciais ) por qualquer coisa que venha a ser postada no Blog, em razão de que cerca de 80 escritores ( Incluindo o professor Armando Rafael ) possui senha de postagem própria, passe de livre expressão do pensamento, e PODE a qualquer momento, escrever o seu pensamento e as suas idéias, seja ele na forma de artigo ou de comentário. Se o Professor Armando escreveu algo que tenha ferido alguém, certamente ele é quem responderá por isso. Basta procurá-lo.

O que acho estranho é alguém ligar para o meu telefone fixo, deixar recado, não se identificar, e não fornecer nenhum telefone de retorno... Como é que eu poderei fornecer uma cópia do referido comentário, sem ter qualquer tipo de contato ? Então, peço a essa pessoa que ligou anonimamente, que ligue novamente, e forneça todos os meios para podermos entrar em contato a fim de conversarmos sobre esse assunto em particular, e tentar encontrar a melhor solução para o problema.

Eis o recado deixado na Secretária eletrônica, totalmente anônimo. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, solicito pausar antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog:



Por outro lado, verificando aqui os comentários que são escritos no Blog do Crato, encontrei a que se refere a consulta. Trata-se de um tópico sobre o Geopark Araripe postado pelo Professor José Sales, intitulado:

Novas candidaturas brasileiras ao Programa Geopark UNESCO

Que pode ser acessado no link abaixo:

http://blogdocrato.blogspot.com/2009/12/novas-candidaturas-brasileiras-ao.html

O comentário a que a pessoa se refere, foi postado pelo Professor Armando, no dia 11 de Dezembro. É bom que se leia em que contexto é que o comentário apareceu:

"11 de Dezembro - Armando Rafael deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Novas candidaturas brasileiras ao Programa Geopark...":

Caro José Sales:

Conversava há pouco com influente político e ele me confidenciou que foi o André Herzog quem organizou esse encontro e quem fez a lista de convidados já que conhecia as pessoas que ontem estiveramn aqui. Em reconhecimento ao trabalho foi desconvidado para o encontro. O mesmo político disse-me que sentiu uma grande inveja que algumas pessoas sentem do Herzog, e quem não perdem ocasião para criticar como aconteceu ontem quando um deles - por sinal deficiente físico - fez críticas ao trabalho do ex-reitor...

Postado por Armando Rafael no blog Blog do Crato - O Crato na Internet ! em 10:52 AM "


Atenciosamente,
Dihelson Mendonça

Administrador do Blog do Crato. ( postado às 15:52 )

Congregação Salesiana comemora 150 anos de fundação - Postado por Océlio Teixeira

NP: No Ceará a Congregação Salesiana está presente, desde 1937. Aqui no Cariri a Congregação mantém o Colégio Salesiano Dom Bosco(fundado em 1942) e o Santuário Sagrado Coração de Jesus(foto acima), em Juazeiro do Norte. Os padres salesianos administram também o Horto do Padre Cícero. Vale lembrar que a Pia Sociedade de São Francisco de Sales(nome oficial) foi uma das instituições beneficadas pelo testamento do Fundador de Juazeiro, que muito desejava sua presença na cidade.
"A Congregação Salesiana está celebrando os 150 anos da sua fundação. Em Fortaleza, o marco dessa comemoração será uma missa solene, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, às 19 horas desta sexta-feira (dia em que a Congregação foi fundada), na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à Rua Joaquim Torres, 185, bairro de Joaquim Távora.

A motivação para toda a sociedade partilhar deste momento de fé e devoção da igreja católica , é sabermos que o mesmo espírito que impulsionou São João Bosco a fundar a sociedade , em 1859, move os que hoje dedicam sua vida à educação e evangelização dos jovens. Nos tempos de Dom Bosco, a grande urgência era a retirada dos jovens das ruas, uma realidade que ainda persiste atualmente.

A grande aposta salesiana a nível mundial, de acordo com o país onde se insere, é a formação do ensino básico e na formação técnico-profissional. Em campos de missão, como em Fortaleza, a Congregação mantém entre as Obras Sociais , por exemplo, a ASPPADE – Ação Social da Paróquia da Piedade, que desenvolve atividades na profissionalização e ressocialização de jovens carentes e suas famílias, através de oficinas e cursos.

A Congregação salesiana está presente em 129 países, com 16 092 salesianos (10 669 sacerdotes, 2025 coadjutores ou salesianos irmãos, 2765 seminaristas, 515 noviços, 118 bispos, dos quais 5 cardeais). Em Fortaleza, mantém ss Colégios Dom Bosco, Juvenal de Carvalho e Dom Lustosa, além da Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco e Instituto Felippo Smaldonne."

Fonte: Congregação Salesiana, via Blog do Eliomar

Ao amigo Jackson Antero. por Elmano Rodrigues Pinheiro


Aprendemos a te respeitar, pelas atitudes corajosas que sempre tivemos a oportunidade de assistir, defendendo com mão de ferro e coração de leão , o meio ambiente, a natureza num sentido mais amplo, e o ser humano, respeitando-o em qualquer situação em que ele se encontre.

É dificil lutar num ambiente sujo e promíscuo, onde a falta de caráter abunda, e se atingem pessoas, que mereciam pelo menos serem preservadas, pelo o que representam na defesa do interesse de uma sociedade tão desmoralizada.

O vermelho da tua alma, faz parte de um caráter de homem, que herdartes com todo louvor de um Silva Antero, que fez a vida, dando do suor do rosto a educação e as diretrizes para que representasses muito bem, aqueles que comungam com a mesma fé, e o mesmo ideal.



Copenhague termina mal para Dilma


Ao dizer que o Brasil está disposto a oferecer dinheiro para um fundo internacional de financiamento de medidas de adaptação e redução de emissões nos países pobres, Lula deixou Dilma Rousseff, José Dirceu e outros que pensam como eles pendurados na broxa.

Foi o governador José Serra (PSDB) que propos em Copenhague que o Brasil oferecesse dinheiro para o fundo. Sugeriu algo como 1 bilhão de dólares. A senadora Marina Silva (PV-AC) fechou com a proposta de Serra. Dilma, chefe da delegação brasileira à conferência, foi contra. E ainda debochou dizendo que 1 bilhão de dólares não serviria nem para fazer cócegas.

Na ausência de Lula, Dilma pôde brilhar, mas não brilhou. A não ser quando cometeu o ato falho de afirmar que o meio ambiente ameaça o desenvolvimento econômico. Era para ter dito o contrário. Com Lula lá, Dilma sumiu - como seria natural.

Fonte: NOBLAT. Postado por José Sales

Mui Amigas... Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Estamos quase chegando à semana da festa do Natal. O momento é propício para refletirmos sobre o amor, a amizade, a solidariedade e o perdão. Podemos então nos questionar se estamos sendo bons pais, filhos, amigos e cônjuges. Estamos sendo fiéis aos nossos amigos?

Esse é também um momento de entrarmos em sintonia com Deus e pedirmos para sermos melhores. Deixar morrer o nosso coração de pedra e nascer um coração novo, de carne. E que esse coração novo seja capaz de receber todas as graças de Deus e se abrir para o perdão. A chegada do menino Jesus nos faz entrar na magia de um novo renascer. Renascer para uma nova vida de pratica do bem, de ser capaz de entender e perdoar pessoas que achamos não merecer nosso perdão. É difícil perdoar quem nos tratou mal. E se nós imitássemos o coração manso e humilde de Jesus? Talvez fosse possível.

Foi nesse clima de Natal que me lembrei das falsas amizades. Na Bíblia, em Eclesiástico 6,14-15, encontramos: “Um amigo fiel é um refúgio poderoso, e quem o encontra, achou um tesouro.” “Amigo Leal não tem preço e nada se iguala ao seu valor.” A amizade verdadeira é um sentimento muito gratificante para todo ser humano. Todos gostam de ter amigos. Tem também um ditado que diz “É melhor um amigo na praça do que dinheiro na caixa”. Tudo isso pela importância de se ter um amigo.

Muitos já foram traídos, mas mesmo assim não perderam a fé nos amigos, pois alguns são merecedores de toda nossa confiança. Também sabemos que o ser humano não é uma ilha, gosta de conviver com outras pessoas e usufruir de uma boa amizade.

A história que vou narrar ocorreu comigo, quando eu estava me preparando para o vestibular do curso de História da Faculdade de Filosofia do Crato. Devido a minha juventude, eu confiava cegamente nas pessoas e achava que todos que se aproximavam de mim e agiam como amigos seriam incapazes de me causar qualquer decepção.

Duas vezes por semana, eu freqüentava um curso de inglês. Foi nessas aulas, que conheci duas colegas que eu pensava serem minhas amigas. Através da convivência, a amizade foi se solidificando, pensava eu. Mas não foi isso que se passou com essas duas colegas. Elas, assim como eu, iam fazer vestibular, não para o curso de história, mas para outros cursos.

Saí de casa numa sexta feira à tarde, em direção ao centro da cidade, com o objetivo de comprar um livro. Já estava chegando à Rua João Pessoa, quando encontrei com essas duas amigas. Uma delas me convidou para passar uma semana numa fazenda de uma tia. Informou-me que iríamos nós três e que lá era um lugar bastante sossegado, ideal para estudar. Respondi que iria combinar com meus pais. Conversamos mais um pouco, depois nos separamos, e eu fui à livraria comprar o livro.

Ao Chegar à minha casa, falei com meus pais que me autorizaram a ir. Então eu telefonei para elas e ficou tudo combinado. A viagem foi marcada para a próxima segunda feira às três horas da tarde. Seria apenas duas horas de viagem.

No dia marcado arrumei a mala e fiquei esperando. Esperei tanto que o dia já estava anoitecendo, quando outra colega, uma verdadeira amiga me ligou e perguntou por que eu não tinha viajado. Acho que ela já sabia da traição. Expliquei que até àquela hora elas não tinham me dado notícia nenhuma. Então ela me disse que elas viajaram no horário marcado. Fiquei chocada com tal atitude. Foi uma grande falta de educação e deslealdade. Pelo menos elas deveriam ter dado qualquer desculpa, mas me deixarem esperando...

Essa minha amiga, que me telefonou e, que ainda hoje eu a considero como grande amiga me convidou para um sítio dos pais delas no Lameiro, onde fui muito bem acolhida. Estudamos com muita vontade e passamos no vestibular. Ainda hoje não entendo a atitude daquelas duas ex-amigas, pois tenho certeza que eu não merecia. Mas consegui perdoá-las, o que é mais importante.

Tudo que acontece na vida serve para o nosso amadurecimento. O desencanto com essas duas pessoas, não me desanimou, pois a atitude da amiga certa, me fez acreditar que ainda existem pessoas boas e amigas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Projeto de lei proíbe Ibama de fiscalizar desmatamento

Nota do Editor: Agora é que são elas...

Proposta já foi aprovada na Câmara e segue para o Senado. 'Floresta vai para o chão' se lei vigorar, diz chefe dos fiscais. Enquanto ambientalistas das ONGs e do governo estavam todos na Dinamarca na Conferência do Clima, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode impedir que o Ibama continue fiscalizando o desmatamento. Pela nova regra – que ainda precisa passar pelo Senado –, apenas as secretarias estaduais de meio ambiente teriam poder para multar atividades ligadas ao desmatamento, como a fabricação de carvão e as serrarias. O Ibama só teria poder de fiscalização nas atividades que licencia, como grandes hidrelétricas e estradas.


Acima. Foto. Ibama apreende toras retiradas ilegalmente da floresta no Pará. Caso projeto de lei seja aprovado no Senado, o órgão federal ficará impedido de fiscalizar, deixando a tarefa apenas para as secretarias de meio ambiente estaduais. (Foto: Ibama/Divulgação)

Para o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, o projeto de lei deixa o órgão ambiental federal de “mãos atadas”, especialmente na Amazônia. “Teríamos uma explosão do desmatamento incalculável, inimaginável”, afirma ele, que coordena a fiscalização ambiental em todo o país. Segundo Evaristo, as secretarias estaduais não estão preparadas para absorver toda a demanda pela repressão ao desmatamento ilegal. “As secretarias de meio ambiente dos estados estão com capacidade licenciadora, mas zero de capacidade fiscalizadora. É o Ibama que faz o monitoramento, é o Ibama que fiscaliza.”

Desmatamento

A redução do desmatamento é uma das principais apostas brasileiras para diminuir a emissão de gases causadores de efeito-estufa, representando mais de 60% da nacional. A menor derrubada da mata também é condição necessária para que o Brasil continue a receber recursos no Fundo Amazônia. Desmatamentos, queimadas e notícias sobre toda a Amazônia Legal podem ser encontradas no mapa interativo Amazônia.vc, que também permite a internautas protestar contra a destruição da floresta. Saiba como utilizar o mapa .

Fonte: Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

Cientistas concluem que Gatos e Cães são mais poluentes do que os Carros


Os mais carinhosos animais de estimação, sejam eles gatos ou cachorros, poluem duas vezes mais do que um carro. Quem chegou a essa conclusão foram cientistas na Nova Zelândia que calcularam a superfície necessária para produzir a carne e os cereais consumidos por eles. O estudo de Robert e Brenda Vale, publicado em outubro de 2009, na revista New Scientist, provocou reações hostis dos defensores dos animais domésticos e de seus proprietários. Em seu trabalho, os cientistas apontam que para alimentar Medor, um cachorro de tamanho médio que come 164 kg de carne e 95 kg de cereais por ano, o impacto no meio ambiente corresponde a uma superfície de 0,84 hectares.

Por outro lado, um veículo com tração 4x4 que percorre 10 mil km anuais, levando em conta a energia necessária para sua fabricação e a utilizada para seus deslocamentos, tem um impacto ecológico de 0,41 hectares, duas vezes menos que o cãozinho. Roland Sarda-Esteve, especialista em meio ambiente, explicou que o resultado tem a ver com o tipo de animal o que ele come.

- Quando se tem um animal ou um objeto, existe obrigatoriamente um preço e uma emissão de carbono. O uso de um 4x4 é menos nocivo em relação ao impacto sobre o clima que um animal de estimação consumidor de carne e cereais. Reha Huttin, presidente da Fundação 30 milhões de Amigos, uma ONG (Organização Não Governamental) de defesa dos animais.

- Os cientistas às vezes gostam de se divertir, e aqui, visivelmente, se divertiram com os números, porque é possível dizer o que se quer. Huttin também considerou perigoso atacar pessoas que criam animais sob risco de "impor normas, por exemplo, sobre o tamanho dos mascotes". Seria, a seu ver, mais razoável que cada um calculasse seu próprio impacto sobre o meio ambiente e se esforce diariamente.

Fonte: AFP através de R7

É Lei: 2009 é o Ano Patativa do Assaré” - Por: Inácio Arruda

Nota do Editor: Depois que o ano passa...

O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou a lei Nº 12.132, que institui 2009 como o “Ano Nacional Patativa do Assaré”, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta. A lei resulta de um projeto de lei de autoria do senador Inácio Arruda, apresentado no Senado Federal no início deste ano.

Para comemorar o centenário de Patativa do Assaré, o senador Inácio Arruda, por meio do Senado Federal, promoveu durante todo o ano de 2009, eventos em homenagem a esse cearense, reconhecido internacionalmente. Foi realizada, inicialmente, uma sessão especial, com a presença de familiares de Patativa e com a participação de Raimundo Fagner e Myrlla Muniz interpretando composições do poeta. “Essa sessão especial é o reconhecimento da beleza, da arte, da sabedoria e da universalidade da obra de Patativa do Assaré”, disse Inácio, na ocasião.

Também no Senado Federal aconteceu o lançamento do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal”, uma coletânea de artigos de escritores cearenses, organizados pelo senador Inácio Arruda, e apresentado o filme do cineasta Rosemberg Cariri sobre a vida e a obra de Patativa. O livro foi lançado também em Fortaleza, numa solenidade realizada no dia 04 de dezembro, no Centro Cultural Oboé.

Fonte: Texto enviado pelo Senador Inácio Arruda


Cores do entardecer - Por: Emerson Monteiro

LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO - TODAS AS HOMENAGENS


Acredito que homenagear grandes ícones da cultura é obrigação da nossa geração e de gerações futuras. Luiz Gonzaga está sendo homenageado no Brasil inteiro e uma das primeiras que vi logo cedo, domingo, foi a do Dihelson Mendonça no Blog do Crato. Deveras, fiquei impressionado pela riqueza de detalhes expostos na postagem sobre "Lua", o rei do Baião. E o interessante que não fica por aí, pois na tarde de domingo(13/12/09) acompanhei programa na Tv Brasil que também foi a fundo na biografia do cantor Luiz Gonzaga, filho da cidade de Exu e com identificação bastante forte com o Crato e o cariri.

No programa, o cantor Raimundo Fagner disse que muitos jovens iniciam na música ao aprender tocar o clássico "Asa branca". Acontecimento que lembrei que desde sempre na venda de pequenas flautas, acompanha junto com o instrumento, a citada música. Outra coisa que me encucava por que Luiz Gonzaga era chamado de Lua. O apelido vem do seu rosto arredondado que realmente parece o satélite natural do planeta terra.

Vendo também telejornais das grandes redes de televisão, pude observar as homenagens dos forrozeiros anônimos e suas sanfonas que alegram quem passa pelas ruas do nosso país, principalmente da região nordeste. Esses são os verdadeiros defensores da cultura e que faz com que se deliciamos com a genialidade de Luiz Gonzaga. E vejo o quanto está enraizada estas manifestações tão nossa, tão pertinha, tão popular. O forró de Luiz Gonzaga se confunde com outras manifestações do povo(folclore). Luiz Gonzaga é único, um dos verdadeiros gênios da música. É contemporâneo e sempre é atual. Não confundo e não vejo relação alguma da música dele com esse "forró? eletrônico" que toca nas rádios. A relação da música do rei do Baião vemos em Fagner, Elba Ramalho, Marinês, Waldonys, Alcimar Monteiro, Alceu Valença e principalmente o mestre Dominguinhos.

A música de Luiz Gonzaga está presente em todo sanfoneiro que toca suas músicas e que forma o trio junto com o triângulo e a zabumba. Quem nunca escutou o forró de primeira tocado ao pé da serra do Araripe? Essa é a música que engrandece a nossa alma e nos remete a um orgulho de ter nascido numa terra tão rica e abençoada por Deus.

José de Arimatéa dos Santos


Olhe aqui, meu senhor ! - Por: J. Flávio Vieira


Acredito que nada existe tão sincero e objetivo quanto aquele bilhete de despedida dos suicidas. Nele se colocam as verdades cruas e sem dissimulações, mesmo porque este tipo extremo de literatura não permite revisão e copidescagem. O estilo , normalmente , tende a ser mais substantivo e menos adjetivo. Quem mergulha nos mistérios da escrita busca a transparência dos suicidas. Percebe-se bem que os grandes textos são escritos com aquela certeza do testamento derradeiro, como se o autor estivesse subjetivamente deixando a vida para entrar na história. E num mundo tão pouco poético como o que vivemos, onde esmaeceram definitivamente as amarras do sonho, do mito, da transcendência; quem já não pensou, seriamente, em deixar este mundo pela porta dos fundos ? Muitos talvez tenham desistido com a certeza que a vida é insignificante demais para merecer um ato tão heróico. Este assunto veio à baila, quando me lembrei, esta semana da carta de um primo que , anos atrás, buscou a solução definitiva, na tentativa de afastar-se dos fantasmas que o perseguiam sem nenhuma trégua. Entre as mensagens que legava para a família, sem maiores ressentimentos, terminava com uma declaração de amor a uma de suas paixões : “E sempre fui Vascão!”

Não sei bem como, esta frase tocou-me a mente, já passados quase trinta anos do trágico acontecido, no momento em que, por ironia, o Flamengo chegava ao Hexa-Campeonato. Como rubro-negro, misturei minha alegria à satisfação de uma imensa torcida se que espraiou por todos os cantos do país. No fundo, imaginei que lá chegaríamos, pois, este ano, tínhamos enviado para junto dos anjos dois flamenguistas do mais fino jaez : Seu Almir Carvalho e o grande Orney Moura. Certamente eles lá estavam, cutucando nossos santos protetores, mexendo os pausinhos e secando, , dissimuladamente, concorrentes como o São Paulo e o Internacional. Observando aquela explosão coletiva de euforia por parte da seita rubro-negra e , por outro lado, os atos de vandalismo da torcida do Curitiba, pelo rebaixamento à segunda divisão, pus-me a refletir sobre a fonte de tamanha exaltação que , às vezes , chega a beirar o fanatismo. A televisão só se apoderou das casas e consciências , aqui no Cariri, aí pelos anos 70. Antes disso assistíamos às partidas de futebol apenas pelo Rádio. Até os jornais, entre nós, não chegavam com regularidade. Que magia fazia com que as crianças escolhessem um time para torcer ? Muitos delas nunca tiveram o prazer de ver seus times jogar e, tantas vezes, sequer jamais conheceram fotografias dos seus ídolos. E mais, time de coração é para toda a vida, independentemente de desempenho, de vitórias, de campeonatos. Talvez a paixão do torcedor seja aquela única eterna, definitiva: até que a morte os separe; ou talvez mesmo sobreviva à foice da velha, como , agora, Seu Almir e Orney parecem provar. De que fonte flui tamanho potencial de energia ? Que força misteriosa faz com que o menino ainda pequeno já comece a balbuciar o nome do seu time predileto?

As guerras tão freqüentes na história da humanidade foram, paulatinamente, sendo substituídas pela diplomacia. Nossa sanha quase selvagem de ver escorrer o sangue dos inimigos se foi transferindo, pouco a pouco, para os coliseus. As batalhas hoje se travam, na sua maior parte, nos estádios. No fundo, no inconsciente coletivo, se assiste ao embate não de duas equipes esportivas, mas de dois exércitos. Por isso mesmo é que muito facilmente os estádios se transformam em campo de guerra e o que aparentemente parecia uma simples competição esportiva termina por reeditar as antigas batalhas com muitas baixas e feridos. Os jogadores vencedores são heróis imediatos e louvados como guerreiros míticos. Quando a Seleção Brasileira ganha da Argentina é como se tivéssemos, novamente, vencido a Batalha de Monte Castelo.

Quando diplomata em Los Angeles , Vinicius de Morais conheceu um milionário que não compreendia a razão do poeta querer voltar desesperadamente para o Brasil. Como, se estava residindo no paraíso terrestre, arrodeado das maiores beldades de Hollywood, circulando nas mais sofisticadas rodas da capital mundial do cinema? Em um poema chamado : “Olha aqui, Mister Buster”, Vinicius definiu claramente como é construída a escala de valores de cada um de nós:

“Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster:
O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha?
O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?
O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?”

Além, muito além do paraíso artificial ofertado pela mídia, pelo consumo, existe, dentro de cada um de nós o sabor inefável dos pequenos prazeres, dos mais simples e inexplicáveis quereres. Ferrari novinha, Bolsa Louis Vuitron, Iate, Hotel 5 Estrelas ? Tudo bem, legal, legal... Mas sabe lá você o que é filhós, o que é um doce de leite da Isabel Virgínia, o que é um baião de dois com pequi, o que é um sanduíche do Enoque, meu Senhor ? O que é torcer pelo Mengão, Mister Buster ?

Por: José Flávio Vieira


Frente Sul de Prefeitos discute Recursos Financeiros para 2010.


SINOPSE: A Frente Municipalista do Sul do Estado do Ceará estará realizando hoje sexta-feira dia 18 de dezembro ás 14 horas no Pasárgada Parque Hotel – Crato – Ce, o último evento da FRENTE SUL neste ano de 2009. Será um encontro com os 44 municípios, estando prefeitos e secretários municipais de finanças. A temática central será a “Disponibilização de Recursos Financeiros para prefeitos municipais em 2010”, onde estaremos trabalhando dois eixos:

·Palestra: “Como Recuperar Recursos e Incrementar as Receitas Municipais em Momento de Crise”.

§ Palestrante: Dr. Marcio Passos – IBRAMA – Instituto Brasileiro da Modernização Administrativa.

·Palestra: “Disponibilização de Recursos Federais para 2010”

§ Palestrante: Dr. Gilmar Dominice – SAF – Secretaria de Assuntos Federativos – Brasília.

Maiores Informações ou dúvidas favor contactar:
(88) 3541 1864 – Frente Sul de Prefeitos
(88) 9231 6673 – Adriana Suad

Contamos com a valiosa presença!
JOSE HELDER MAXIMO DE CARVALHO
PRESIDENTE DA FRENTE SUL

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 18/12, sexta-feira

- 14h PROGRAMA DE RÁDIO: Cariri Encantado, com Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.

Programa de Rádio semanal que destaca a cultural emblemática da região do Cariri Cearense. No programa de hoje, além da produção musical e literária da região, a presença do gerente do CC BNB Cariri, Lenin Falcão, que falará sobre o seu trabalho à frente deste importante equipamento cultural para o Cariri.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

- ESPECIAIS - CURSO - ARTE RETIRANTE

15h A Bossa Nova, A Bossa Nossa. 240min.

Local: Campos Sales

- CINEMA - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h História e Estética do Videoclipe. 80min.

- ATO COMPACTO

18h O Auto do Divino Nascimento, com a Cia. de Teatro Livre Mente (Juazeiro do Norte -CE)

O Auto do Divino Nascimento de José Mapurunga retrata o nascimento do menino Deus em um universo moderno e humanístico. Com os personagens vivendo engraçadas situações políticas a trama se desenvolve de forma cômica sem perder a seriedade o encantamento sutil inerente a todas as representações natalinas. A divertida montagem da Cia. Livre Mente,com direção de Jean Nogueira e música de Francisco de Freitas, faz um passeio pelas tradicionais lapinhas do Cariri. Classificação indicativa: Livre. 60min.

Local: Praça Padre Cícero


Fonte: Centro Cultural BNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)


Presidente Lula em Copenhagen, de olho no "veredito" da História"



O Presidente Lula fez um curto e enfático discurso, de cerca de sete minutos, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhagen nesta quinta-feira, no qual deu seu recado aos países desenvolvidos. Disse que eles devem assumir "metas à altura das suas responsabilidades históricas". Depois ele se reuniu com vários chefes de Estado - entre eles o Presidente francês Sarkozy. Os dois concederam juntos uma entrevista coletiva.
Fonte: Blog do Noblat

Nota da postagem: O Presidente Lula resolveu mesmo assumir a coordenação da posição brasileira, depois das reinteradas e desastradas gafes da Ministra Dilma Rousseff, de o Brasil não participa de nenhuma maneira de um fundo global para dirimir os efeitos das mudanças do clima e das diversas e bruscas interrupções da falas do Ministro Carlos Minc, sempre com seu indicador em riste, como é postura de sempre.

Postado por José Sales.

Igreja registra na ´Terra do Padim´ Romaria de Natal - Postado por Océlio Teixeira

Foi na celebração de Natal que Padre Cícero deu início à sua missão de líder religioso em Juazeiro do Norte
Começa a se intensificar a chegada de romeiros do Padre Cícero, neste município, para vivenciar o período natalino, até o Dia de Reis. A escolha da cidade como destino turístico no fim do ano tem aumentado e já se fala em "Romaria do Natal". A escolha do destino se deve a vários fatores, em relação as outras romarias. Neste período, a cidade apresenta-se mais tranquila e com um clima mais ameno, além do fator econômico. Muitos podem contar com a ajuda providencial do 13º salário.

Neste fim de semana, a cidade deverá receber um maior número de visitantes pela proximidade das festas natalinas. Era uma tradição também estimulada pelo Padre Cícero, com a celebração da missa do galo, durante o dia de Natal, com grande participação de fiéis. O padre Paulo Lemos, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, afirma que esse período tem sido uma surpresa todos os anos, e que extraoficialmente já se pode considerar uma "Romaria de Natal", por não estar no calendário das grandes romarias, mas que vem ocupando um lugar importante dentro do calendário de visitação.

As áreas de segurança e atendimento ao romeiro são motivos de preocupação neste período do ano. Com frequência são levadas para as reuniões de organização das romarias da cidade, como forma de haver uma preparação maior e de forma permanente na cidade para atender aos visitantes.

"Pode-se dizer que existe uma romaria permanente em Juazeiro, durante o ano, já que todos os dias se registra a chegada de romeiros", diz o padre.

A fase de intensificação das visitações acontece principalmente a partir do segundo semestre, culminando nos meses de setembro, com a Festa de Nossa Senhora das Dores, no dia 15, padroeira da cidade, e a Romaria da Esperança, que vai de 29 de outubro até o dia 2 de novembro, no Dia de Finados. A partir de meados de janeiro, começa a preparação para a Festa de Nossa Senhora das Candeias, em 2 de fevereiro, considerada uma das mais belas manifestações de fé dos romeiros, que participam da procissão com velas de e lamparinas acesas.

Vendedores informais

A chegada de um maior número de romeiros no fim de semana é também aguardada pelos vendedores informais, que esperam fechar o ano com um volume maior de vendas no comércio. Nas barracas ao lado da Igreja Matriz, a movimentação maior aconteceu no início da semana. "Esperamos que melhore a partir de hoje, com essa proximidade do Natal", diz a vendedora Maria Cícera Oliveira.

Para o administrador de rancho, Lucas Marques, é bom que haja um estímulo maior por parte da administração, para divulgar e chamar mais os romeiros no final do ano. Os ranchos são pousadas populares que servem de abrigo para os romeiros. Ele diz que já está vindo muita gente para a cidade, mas tem de haver opções para fixar a data como roteiro de final de ano.

Significado histórico

Para o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, esse período continua sendo de romaria na cidade. A ornamentação natalina implementada na Praça Padre Cícero, dando um colorido especial à cidade, é uma forma de dar um tom diferenciado para receber os romeiros. Ele diz que esse um momento importante de ser valorizado, porque foi na celebração do Natal que o Padre Cícero começou a sua missão em Juazeiro.

Em 24 de dezembro de 1871, Padre Cícero celebrou a missa do galo quando Juazeiro ainda era Tabuleiro Grande e ainda pertencia ao Crato. "Foi nesse período que ele sentiu a força de seguir a sua missão de sacerdote e, a partir desse momento, Juazeiro cresceu. Então, tem esse significado histórico", diz.

A cidade, neste período, conforme José Carlos, recebe não apenas romeiros do Padre Cícero, mas muitos turistas também, que acabam fazendo o mesmo roteiro de visitação dos devotos do "Padim".

Grande parte dos visitantes vem do Rio Grande do Norte, por ser local de passagem para outros locais de visitação no Nordeste. Como forma de garantir uma estrutura mínima de atendimento, o secretário afirma que é mantida de forma permanente a equipe da Operação Romeiro, os serviços de segurança, assistência social e saúde, garantidos para atendimento.

Neste fim de ano, os lojistas de Juazeiro do Norte esperam um aumento nas vendas de cerca de 20% em relação ao ano passado, conforme já apontou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Antônio Anier Salustriano.

Com o aumento de visitantes neste período do ano, torna-se ainda mais provável que a meta dos lojistas se confirme.

As lojas que registram maior movimentação de consumidores são dos setores de calçados, vestuário, eletroeletrônicos e móveis. Com isso, Juazeiro do Norte confirma sua posição de polo comercial da Região Metropolitana do Cariri.

Fonte: Diário do Nordeste
Reportagem e foto: ELIZÂNGELA SANTOS

1972:A Liberdade Concebida Sem Pecados e uma Geração Consumada-Por Wilson Bernardo!

Homenagem ao Grande Mago das Palavras do Cariri... Geraldo Urano.


Em 1972 o Crato adormecia o chamado reflexo dos Paus-de-arara da tão famigerada ditadura.Na chamada opressão indireta, já que éramos uma pequena província ainda engatinhada nos rumores de uma cultura marginalizada, o que se salve por alguns dos seus filhos e outros incorporados a nossa velha filosofia de que se beber a nossa água se torna de imediato filho e nato herdeiro da mística chapada, e a história cultural do Crato foi e é trilhada por filhos naturais e os que adotaram nossa terra como porto de desembarque das novas e rebeldes tendências, o que já se consolidava em 1970 com os chamados festivais da canção que remava contra a maré do estado totalitário e intransigente as suas normas de repressão. Tínhamos o parque da cidade, este mesmo onde hoje é a quadra Bicentenária, o velho parque, onde também tinha um pequeno Zoológico e transpirava rebeldia, liberdade espiritualismo zen.



A liberdade de adolescentes fervilhados na cultura de mudanças de uma pacata cidade do interior que teimava se consolidar na tradição fé, família e moralismos antagônicos de princípios nefastos, mas a rebeldia prevalecia, e me foi relatado um maravilhoso vislumbre do nosso poeta maior, em volta de pergaminhos de lucilações poéticas, onde era comum se encontrarem no final de tardes artistas, ainda jovens como Salatiel ,o próprio Geraldo Urano e de tantos outros heterônimos,Rosenberg Cariri, e enfim uma dezena de refratários de uma cultura original e carirense que ainda nos dias de hoje resiste a tantas mudanças musicais e poéticas linguais. E eis que surge uma daquelas imagináveis e para época incompreensível para o momento a mas fina tradução da Odisséia para um futuro ainda distante,mas siquinificativo para o novo que tem a função de chocar e perturbar a compreensibilidade dos normais. Viva! Geraldo Urano e toda irmandade confrarteriana de sua época. E eis o poema daquela Tarde de mil novecentos e setenta e dois de uma chapada submersa, mística e renascedora de novos gurus da arte cariri.

O VISLUMBRE DO PLANETA URANOS.

Sardinhas não, biscoito!
Onde estaremos nós
Em dois mil e oito.
Geraldo Urano

Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Titulo do Poema(Wilson Bernardo)

A Permanência do "Filho Pródigo" - Por: Pedro Esmealdo


É triste, muito triste, quando deparamos com pessoas inconformadas querendo se promover à força, mesmo sem ter nenhuma condições essenciais para alcançar esse intento. A sociedade cratense está estarrecida com a atitude de alguns políticos, (talvez aventureiros), desejando emancipação de alguns distritos, que não têm a mínima condição de serem elevados à categoria de cidade. O que mais nos dói é que esses políticosm que vivem sonhando à toa, querendo aparecer, causam mal ao povo que lhe deu abrigo. Não queremos transformar esta cidade tão auspiciosa e trabalhadora numa comunidade pateta. Queremmos ve-la dotada de homens públicos sérios, que façam um bom trabalho em prol da população. Considere-se as dificuldades financeiras da administração pública, pois o pouco imposto arrecadado se presta "com pouquíssima exceção para a aquisição de veículo de luxo dando cobertura ao prefeito" (esta frase foi tirada de um recorte do Diário do Nordeste em 10/12/09). No mesmo dia, tiramos outra frase desse mesmo jornal, onde consta que dos 184 municípios do Ceará, “162 estão à margem da lei, no que se refere ao preceito constitucional, já que nenhum funcionário pode receber menos de um salário mínimo e isso nãovem acontecendo.

O dinheiro público vem se prestando aos “maiorais”. Esquisito não é?

No dia 12 deste mesmo mês, tiramos outro recorte do mesmo jornal que diz: a arrecadação (juntando IPTU, Fundo de Participação dos Municípios etc), não é suficiente para sustentar esses pobres lugarejos. Ora, o Ceará mal pode com 184 municípios, pois a grande maioria vive com o pires na mão e sem estrutura. Por que vai criar mais vinte municípios? Isso só vai acarretar prejuízos para o povo. Concluímos nosso pensamento afirmando que : nós – os cratenses autênticos – não desejamos desmerecer esse povo lutador, abnegado e afeito ao trabalho. Pelo contrário, queremos bem a todos e almejamos que saiam da linha da pobreza. Mas desejamos que não coloque o carro à frente dos bois. Avancem com os pés no chão. Utilizando a segurança e tecnologia moderna.

Temos conhecimento que um professor desse distrito, possuidor de mente equilibrada e visão de futuro vive a dizer: “Prefiro um distrito organizado do que uma cidade pobre e desorganizada. Ao mesmo tempo solicito aos políticos: já basta de enviar migalhas. Queremos um trabalho eficiente e melhor qualidade de vida para a população. Pessoal devemos tomar cuidado a fim de permanecermos no centro gravitacional da produção e do progresso ordenado. Neste caso, temos de pensar um pouco diferente: alertamos ao povo para abrir os olhos, para não cairmos no ridículo. Ponta da Serra já é beneficiado pela administração cratens. Não precisa mais se expandir sem poder. Precisamos cobrar mais dos senhores administradores do Crato com o intuito de elevar-mo-nos e promover-mo-nos a um estágio de futuro bairro elegante do Crato”.

Texto de Pedro Esmeraldo


CARIRI - Agricultura - Adiada para segunda-feira distribuição de sementes - Reportagem: Antonio Vicelmo


Crato. Adiada para segunda-feira, às 14h30, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar. As sementes estão armazenadas em prédios alugados de Brejo Santo e Campos Sales. Na segunda-feira, serão transportadas, em 10 caminhões, para o local de entrega. A solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. No Cariri, 22 mil agricultores serão beneficiados com o programa. Serão distribuídas 1. 350 toneladas de sementes de arroz, milho, feijão e girassol e mamona. O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Adonias Sobreira, justificou que o armazenamento foi feito nas duas cidades porque o depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Juazeiro do Norte, onde tradicionalmente as sementes eram estocadas, não aceitou a mistura de sementes com grãos.

Uma das culturas que está voltando ao Cariri, no Programa Hora de Plantar, é a mamona. Apesar de já ter tido tradição no plantio da mamona há cerca de 20 anos, a Secretaria pretende agora retomar essa produção, principalmente, por conta do biodiesel.

"Apesar das chuvas caídas na região, o solo ainda não oferece umidade suficiente para o plantio", adverte Adonias, lembrando que tradicionalmente o inverno na região só começa em janeiro. Segundo levantamento da Ematerce, o maior índice de precipitações, nestes primeiros 15 dias de dezembro, ocorreu em Barbalha (114 milímetros), Crato (87mm), Juazeiro (66mm), Missão Velha (53mm) e Santana do Cariri (10mm). Ontem voltou a chover na região. "São chuvas finas e isoladas que não caracterizam o início do inverno", diz ele, explicando que, mesmo assim, as sementes serão entregues aos agricultores para que não haja atraso no plantio. Depois da solenidade de lançamento do programa em Juazeiro, as sementes serão distribuídas em cada um dos municípios que fazem parte do programa, sob a coordenação dos escritórios da Ematerce.

O plantio iniciado com as primeiras chuvas é por conta e risco dos agricultores que estão plantando grãos comprados no comércio a mais de R$ 2,00 o quilo. Conforme os técnicos da Ematerce, normalmente, metade destes grãos não germina. Este ano, mais uma vez, de acordo com Adonias, a Ematerce vai estimular o plantio direto, um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas. Com este método, a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, como a erosão.

Ao apresentar estas vantagens, Sobreira lamenta a reação de alguns setores que condenam o uso de defensivos agrícolas nos cultivos.

O gerente explica que "o plantio direto traz diversos benefícios que diminuirão os custos de produção e o impacto ambiental, como a maior retenção de água no solo".

Plantio direto

O plantio direto traz diversos benefícios que diminuirão os custos de produção e o impacto ambiental"

Adonias Sobreira
Gerente regional da Ematerce

Mais Informações:
Escritório Regional da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Bairro Pimenta
(88) 3521.2835/ 3102.1293

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Notícias do Crato para o Dia 18 de Dezembro de 2009



Encerramento do Doce Natal acontece amanhã no Mirandão


No intuito de disseminar carinho, atenção, alegria e Solidariedade, o município do Crato se une em torno do Projeto Doce Natal, que procura agregar bons corações que possam levar momentos de felicidade ao próximo. A partir de uma idéia de Mônica Araripe, primeira dama da Crato, nasceu o Doce Natal há 5 anos, um projeto social que objetiva levar alegria e humanismo para pessoas de baixa renda. A cada edição, a festa se agiganta, sobretudo, pela participação popular e pelas demonstrações de carinho e solidariedade.

Dentro desse contexto, o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realiza a quinta edição do Projeto. Nesse ano, o tema central é "Adoção": Adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição.

Hoje acontece no Centro Cultural do Araripe, às 19 horas, o Mundo Encantado na Fantástica Fábrica do Doce Natal. Um Musical Infantil, com distribuição de brinquedos, guloseimas e Show Pirotécnico. O Encerramento do Doce Natal 2009, acontecerá amanhã, sabado, 19 no Estádio Mirandão, a partir das 16 horas, onde serão realizados shows musicais, com a presença do Papai Noel, bem como serão distribuídos os presentes que foram arrecadados durante a campanha para as crianças carentes. Participe dessa campanha e Faça uma criança Feliz!

Implante de Palmeiras em tamanho grande muda a paisagem do Crato

O Crato fica mais verde neste final de ano e com a paisagem transformada. Um projeto de arborização e paisagismo para a cidade, está sendo executado por meio da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com o governo federal, através do governo do estado. Trata-se da implantação de centenas de árvores já em tamanho grande, na sua maioria palmeiras de diversos gêneros. As primeiras 155 palmeiras implantadas já podem ser vistas na entrada da cidade, na Avenida Padre Cícero. Segundo Alex Nunes, arquiteto e coordenador da SEINFRA, lá foram plantados Sândalos, Jerivás e 105 Palmeiras Havaí. São árvores bem desenvolvidas e facilmente adaptáveis às condições climáticas. O projeto consiste em duas etapas, sendo que na primeira, até o fim do ano, serão plantadas cerca de 1200 árvores. Na segunda etapa, no início do próximo ano, vários bairros da cidade serão também beneficiados com o projeto de arborização e de paisagem, como o Mirandão, Seminário, São Miguel, dentre outros. A expectativa é que se chegue a um total de mais de duas mil mudas. O trabalho vem sendo coordenado pelo arquiteto Alex Nunes e foi idealizado por outro arquiteto, José Sales. Segundo Alex, a empresa licitada, PALMETTO DO BRASIL irá continuar nos próximos dias o plantio das mudas no Largo da RFFSA, quando lá serão implantadas 244 árvores, e em seguida, no bairro Mirandão, cuja previsão é de 450 árvores implantadas.

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participam de confraternização natalina


A Secretaria de Saúde do Crato, promoveu durante o dia de ontem na AABB do município, uma festa de confraternização com agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, com a presença da Secretária de Saúde, Nizete Tavares. O evento contou com um almoço, sorteio de brindes, além da integração dos profissionais da saúde e um momento de descontração. O coordenador do setor de Endemias da Secretaria, Marco Aurélio, disse que esse encontro, que ele classifica como um marco histórico, pela primeira vez acontecendo entre os agentes de saúde, reflete o carinho e a valorização profissional da Secretária pelos funcionários da saúde.

Crato terá representante na Conferência Nacional de Cultura

O município do Crato estará sendo representado com delegado, durante a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá no mês de março de 2010, em Brasília. O Crato conseguiu eleger um delegado, que irá representar a Sociedade Civil, o artista plástico e professor Alexandre Lucas. Ele participou da Conferência Municipal e da Conferência Estadual, onde o município do Crato também esteve representado pela Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo. A Conferência de Cultura realizada em Crato representou um marco na cultura do município, contando com o empenho da Secretária de Cultura e o total e irrestrito apoio do prefeito do Crato, Samuel Araripe. A cultura é um dos setores que tem se destacado em sua administração, pelos vários equipamentos que foram criados para cidade, a exemplo do Centro Cultural do Araripe e, o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, palco de grandes eventos nos últimos anos, e locais que trouxeram maior vitalidade para a arte.

Saúde representada em encontro voltado para o serviço público odontológico

Aconteceu em Fortaleza do dia 10 a 12 de dezembro o Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico – ECATESPO. Participaram do evento a coordenadora de Saúde Bucal do município, dra. Verônica Alves de Sousa, e o odontólogo do Programa de Saúde da Família, dr. Jonisvaldo Albuquerque. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho Amigos do Sorriso, que é um programa de promoção e prevenção da saúde bucal.

Crato é um dos municípios ganhadores do prêmio Selo Verde 2009

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde divulgou na tarde de ontem, quinta, 17, em reunião no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente CONPAM, os 27 municípios, dentre os 139 que se inscreveram no programa, que serão agraciados com o Selo Verde versão 2009. Os municípios participantes do programa passaram por três etapas de avaliação. Na primeira delas, a de Gestão Ambiental, as prefeituras receberam um questionário que avaliou o município em relação às questões de legislação ambiental, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental. Este ano, 120 municípios devolveram ao Conpam estes questionários devidamente preenchidos. Logo que a análise destes questionários foi concluída, 34 municípios foram pré-qualificados e receberam visita dos técnicos do Comitê Gestor para confirmar as informações fornecidas nos questionários. A última etapa de avaliação foi a de Mobilização Ambiental. Nessa fase, foram analisadas as formas e os níveis de organização da sociedade civil, tais como: Conselhos Municipais, Associações, Audiências Públicas, Plebiscitos e Ações Compartilhadas. O programa, de iniciativa do Conselho e instituído há 6 anos, dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Até hoje, nenhuma cidade conseguiu obter a certificação selo categoria A. Este ano, cada município certificado receberá uma prensa enfardadeira como estímulo para a realização da coleta seletiva dos resíduos sólidos, um dos critérios avaliados pelo Programa. O município do Crato está na lista das cidades certificadas tendo ficado com a categoria B. Os municípios cearenses receberão o prêmio Selo Verde, no próximo dia 21 na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), em Fortaleza às 19 horas.

Lista dos 27 municípios certificados com o prêmio Selo Verde

Lembrando que foram inscritos 139
Acaraú-B
Aracati-B
Barreira-B
Beberibe-B
Bela Cruz-B
Caucaia-B
Crateús-B
Crato-B
Croata-B
Cruz-B
Eusébio-B
Fortaleza-B
General Sampaio-B
Ibiapina-B
Iguatú-B
Itaitinga-B
Itarema-B
Lavras da Mangabeira-C
Maracanaú-B
Maranguape-B
Massapê-B
Novo Oriente-B
Ocara-B
Pacatuba-B
Quixeramobim-B
Redenção-C
Sobral-B

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30